• Nenhum resultado encontrado

Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Desenvolvimento de processo e produto Engenharia de processo e desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Desenvolvimento de processo e produto Engenharia de processo e desenvolvimento"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Departamento Acadêmico de Mecânica

Coordenação de Estágio

Relatório Final de Estágio – Engenharia Mecânica

Desenvolvimento de processo e produto – Engenharia

de processo e desenvolvimento

Banca: Davi Fusão

Felipe Barreto Campelo Cruz Luciano Augusto Lourençato

Realizado por:

Danilo Luiz Segato 982782

(2)

- O Termo de Aprovação assinado encontra-se na Coordenação do Curso -

TERMO DE APROVAÇÃO

do

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO por

Danilo Luiz Segato

A Defesa Final desse Estágio Curricular Obrigatório foi realizada em 16 de setembro de 2013 como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica. O candidato foi arguido pela Banca Examinadora composta pelos professores abaixo assinados. Após deliberação, a Banca Examinadora considerou o estágio aprovado.

________________________________________ Prof. Dr. Eng. Davi Fusão

Prof. Orientador

____________________________________ Prof. Dr. Eng. Felipe Barreto Campelo Cruz

Coordenador de Estágios dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica UTFPR/ Campus Ponta

Grossa

__________________________________ Prof. Dr. Luciano Augusto Lourençato

Membro Titular

____________________________________ Prof. Dr. Thiago Antonini Alves Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e

de Engenharia de Produção Mecânica UTFPR/Campus Ponta Grossa

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Ponta Grossa

Coordenação de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica

(3)

Figura 1. Ferramental blistadeira. ... 6

Figura 2. Desenho do projeto da instalação da Sala de Misturador Alimentos ... 7

Figura 3. Misturador de Medicamentos. ... 7

Figura 4. Pagina de aprovação da ERU. ... 8

Figura 5. Parte do requerimento técnico da ERU do sistema de água PW. ... 10

Figura 6. Setor produtivo e almoxarifado Módulo III... 11

Figura 7. Proposta de aumento de setor produtivo e almoxarifado Módulo III. ... 12

Figura 8. Mapa de Risco referente ao térreo do Módulo III. ... 13

Figura 9. Formulário de Solicitação de Mudança (CM). ... 14

Figura 10. Verificação de necessidades e ações do setor de Engenharia e Manutenção (CM). ... 15

(4)

1. Identificação ... 1

2. Responsabilidade pelas Informações ... 2

3. Introdução ... 3

4. Descrição da Empresa ... 4

4.1 Herbarium ... 4

4.2 Produto ... 4

4.3 Planta Industrial ... 4

4.4 Local de Atuação do Aluno... 5

5. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio ... 6

5.1 Desenvolvimento e elaboração de peças em CAD ... 6

5.2 Elaboração de ERU ... 8

5.3 Montagem de propostas e projetos para alterações de setores produtivos, administrativos e almoxarifados ... 11

5.4 Mapas de Risco ... 13

5.5 Elaboração e aprovação de CM (Controle de Mudança) ... 14

5.6 Gestão de Projetos ... 16

6. Dificuldades Encontradas ... 17

7. Áreas de Identificação com o Curso ... 18

8. Resultados ... 20

(5)

1. Identificação

Aluno: Danilo Luiz Segato Telefone Celular: (41) 9920-7458

Curso: Engenharia Mecânica Código: 982792 e-mail: segato.danilo@gmail.com

Empresa: Herbarium Laboratório Botânico LTDA

Endereço: Av. Santos Dumont, 1100 –Bairro Roça Grande. CEP: 84043-735 Colombo / Pr

Supervisor de Estágio: Willian Farley Monteiro Alkmim

Formação: Engenheiro Mecânico/ Engenheiro de Segurança no Trabalho Cargo: Supervisor do Setor de Engenharia e Manutenção

Telefone: (41) 2104-5516 e-mail: willian@herbarium.net

Orientador: Prof. Dr. Davi Fusão

e-mail: davi@utfpr.edu.br

Estágio:

Início: 20 de fevereiro de 2012 Conclusão: 17 de maio de 2013

Carga horária: 1800 horas (mínimo de 400 horas).

(6)

2. Responsabilidade pelas Informações

ALUNO:

Eu, Danilo Luiz Segato, estudante do Curso Superior de Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, sob número de matrícula 982792, portador do RG nº. 7907918-9 declaro estar ciente da veracidade das informações contidas neste relatório referente às atividades de estágio desenvolvidas na empresa Herbarium Laboratório Botânico Ltda., Colombo-PR.

___________________________________ Danilo Luiz Segato

Aluno/ Estagiário

SUPERVISOR:

Eu, Willian Farley Monteiro Alkmim, Engenheiro Mecânico/ Segurança no Trabalho na empresa Herbarium Laboratório Botânico Ltda., onde ocupo o cargo Supervisor de Engenharia e Manutenção, supervisor do estagiário Danilo Luiz Segato, afirmo que todas as informações contidas neste relatório são verdadeiras e responsabilizo-me pelas mesmas.

___________________________________ Willian Farley Monteiro Alkmim

(7)

3. Introdução

Este relatório objetiva descrever as atividades desempenhadas pelo aluno-estagiário no setor de Engenharia e Manutenção da empresa Herbarium Laboratório Botânico Ltda. A empresa, com sede industrial em Colombo/PR, está no mercado desde 1985.

O estágio foi de caráter obrigatório com duração de um ano e seis meses, sendo este realizado no departamento de engenharia e manutenção da empresa. O setor e o supervisor de engenharia tinham como responsabilidades a parte ambiental, a manutenção industrial e predial, a segurança, a melhoria contínua, projetos e compra de máquinas e ferramentais.

As atividades desenvolvidas no estágio ficaram relacionadas ao auxilio e ao desenvolvimento de projetos de peças e ferramentais, dentre outros projetos de natureza variada, a realização de orçamentos de compra de materiais e a consulta de fornecedores de serviços. Com o tempo, o estagiário passou a executar tarefas de maior complexidade e responsabilidade dentro do setor.

(8)

4. Descrição da Empresa

4.1 Herbarium

Localizado no Bairro Roça Grande no Município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, o Herbarium Laboratório Botânico foi fundado em 30 de Setembro de 1985, sendo responsável pela introdução da maioria dos fitoterápicos existentes no mercado nacional.

O Herbarium é um laboratório farmacêutico que tem como referência o trabalho em Fitoterápicos no Brasil. A empresa possui reconhecimento em pesquisa e desenvolvimento, sendo composta sua linha de produtos por fitoterápicos tradicionais, suplementos nutricionais e fitomedicamentos. O laboratório Herbarium é uma das Empresas do Grupo FQM, que ainda conta com a Farmoquímica, FQM Derma e recentemente adquiriu a empresa SQL.

4.2 Produto

Medicamentos fitoterápicos são aqueles que utilizam como matéria-prima parte de plantas, como caule, folhas e raízes. Esses medicamentos, quando utilizados de maneira correta, podem trazer uma série de benefícios à saúde, principalmente porque não causam efeitos colaterais na mesma proporção que os medicamentos sintéticos (HERBARIUM, 2013).

Os produtos fitoterápicos possuem ação mais suave que os medicamentos comuns. Isso se deve ao fato de que o princípio ativo não é utilizado de maneira isolada, atuando juntamente com várias outras substâncias presentes nas plantas.

O tratamento de doenças com base em medicamentos derivados de plantas pode ser feito de várias maneiras: uso de tinturas, pomadas, gel, comprimidos, chás, entre outros.

4.3 Planta Industrial

A Planta Industrial da Fábrica localizada em Colombo é composta por 06 módulos com

a seguinte denominação e descrição:

Módulo I, com dois andares, compõe no Térreo: Linha de Produção de Medicamentos e Líquidos Orais; e no Mezanino: Setor Administrativo e Laboratórios de Pesquisa.

(9)

Módulo II, com dois Andares, compõe no Térreo: Almoxarifado e Laboratório de Amostragem de Materiais; e no Mezanino: Administrativo.

Módulo III, com três andares, compõe no Térreo: Almoxarifado e Linha de Produção de Alimentos; Mezanino I: Laboratório Físico-Químico; e no Mezanino II: Laboratório Microbiológico;

Módulo IV: Setor de Engenharia e Manutenção; Módulo V: Restaurante e Sala de Jogos;

Módulo VI: Enfermaria, Fisioterapia e Farmácia Natural.

4.4 Local de Atuação do Aluno

O local de trabalho do estágio foi no Módulo IV. No térreo se encontra a oficina de manutenção e almoxarifado de equipamentos, contando com profissionais mecânicos e eletricistas, responsáveis pela manutenção industrial preventiva e corretiva de toda a fábrica. Ainda no térreo há o local de separação de resíduos sólidos (embalagens, papéis e afins) e a oficina de serviços externos, com profissionais responsáveis pela manutenção predial e externa da empresa (jardins, calçadas, locais de circulação).

O local onde realizava o estágio compreendia ao Setor de Engenharia, localizado no Mezanino do Módulo IV. Nesta sala trabalham os seguintes profissionais: Supervisor de Engenharia, Supervisor de Infra-Estrutura, Supervisor Ambiental, Técnica de Segurança no Trabalho, Analista de PCM (Programação de Controle da Manutenção), Auxiliar Administrativo e Estagiário de Engenharia.

(10)

5. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio

Estágio realizado no setor de Engenharia e Manutenção da Herbarium, que teve como objetivo principal e inicial a realização das atividades descritas no plano de estágio. Com o passar do tempo, o estagiário passou a assumir outras responsabilidades como tomadas de decisões e participações em reuniões.

5.1 Desenvolvimento e elaboração de peças em CAD

O departamento de engenharia é responsável pelo desenvolvimento e melhoria de ferramentais e ferramentas ligadas ao processo produtivo. As atividades solicitadas durante o estágio consistiram em auxiliar no desenvolvimento de ferramentais e peças para melhorias ou substituição nas máquinas envolvidas no processo produtivo de medicamentos. Durante o desenvolvimento dos projetos de ferramentais, a partir do molde do produto a ser fabricado nas máquinas, elaborava-se a concepção inicial do ferramental, fazia-se o esboço, realizavam-se reuniões para auxilio e aprovação da idéia, e posteriormente concluía-realizavam-se o projeto, enviando os desenhos e memoriais para a empresa responsável pela usinagem do material.

Na Figura 1 representa um ferramental desenvolvido para a Blistadeira, uma máquina que consiste no fechamento de blisters, que são as embalagens em formato de cartela dos comprimidos de medicamentos.

Figura 1. Ferramental blistadeira. Fonte: HLB

A Figura 2 tem-se o desenho do projeto realizado para instalação de um setor de mistura de alimentos (Shakes e Sopas) em uma sala, possuindo escadas para acesso a entra do misturados, e em baixo a saída para coleta do alimento misturado.

(11)

Figura 2. Desenho do projeto da instalação da Sala de Misturador Alimentos Fonte: HLB

Na Figura 3, um misturador de medicamentos projetado, com capacidade de mistura de componentes de medicamentos de 1000L.

Figura 3. Misturador de Medicamentos. Fonte: HLB

(12)

Estas atividades comentadas e ilustradas acima tinham como objetivo a solução de problemas e otimização de projetos já existentes, como o caso dos ferramentais, e a criação de setores, como a sala e o misturador. Durante o desenvolvimento dos projetos concebia-se em reuniões a idéia da atividade, fazia-se o esboço, e se aprovada à idéia, posteriormente concluía e executava-se o projeto a partir de modificações e sugestões orientadas pelo supervisor responsável da atividade. Este tipo de atividade se prolongou durante todo o tempo de estágio, onde com o passar do tempo o estagiário foi obtendo mais confiança dos envolvidos, de modo a sugerir modificações, e se responsabilizar por alguns projetos.

5.2 Elaboração de ERU

ERU (Especificação de Requisitos de Usuário) confere a um documento para aquisição de equipamentos, ou sistemas complexos de responsabilidade do setor de engenharia. A sua elaboração é realizada pelo requisitante juntamente com o setor de engenharia, qualidade, compras e setor contábil, sendo posteriormente aprovada pela gerência dos envolvidos na elaboração, mais o setor de validação e gerência industrial. Na Figura 4, encontra-se a capa de aprovação

Figura 4. Pagina de aprovação da ERU. Fonte: HLB

(13)

A ERU tem inicio com um pedido via SAP da necessidade de obtenção do equipamento pelo requisitante, contendo informações e obrigações para a sua compra. A partir dessas informações o estagiário, relacionava as utilidades e requisitos necessários da empresa para a compra e funcionamento da máquina ou sistema. A ERU consiste nos seguintes itens e elaboradores:

- Descrição do Projeto/Equipamento (Requisitante);

- Especificações técnicas do Projeto/Equipamento (Engenharia); - Especificações funcionais do Projeto/Equipamento (Engenharia); - Documentação exigida (Qualidade);

- Especificações do sistema computadorizado (Se houver – Engenharia); - Ambiente operacional (Engenharia);

- Obrigações contratuais (Fiscal);

- Ciclo de vida/manutenção (Engenharia);

- Anexos – desenhos sistema/ambiente operacional (Engenharia).

O papel do estagiário na elaboração do documento compreendia também, o desenho do sistema ou equipamento necessário, e em conjunto com outros setores a definição das especificações técnicas e funcionais necessárias conforme Figura 5. O ciclo de vida e estratégias de manutenção é previamente estudado com o setor de engenharia e manutenção.

(14)

Figura 5. Parte do requerimento técnico da ERU do sistema de água PW. Fonte: HLB

Após a aprovação de todos os envolvidos, o setor de compras com a ERU em mãos escolhe o fornecedor que atenda e se comprometa com as necessidades, e envia uma copia do documento para a empresa escolhida para sua assinatura. De modo conclusivo, uma ERU bem elaborada e aprovada implicará na diminuição de problemas devidos falta de clareza ou informações para a compra de um equipamento ou material.

(15)

5.3 Montagem de propostas e projetos para alterações de setores produtivos, administrativos e almoxarifados

Após estar executando certas tarefas individualmente e já conhecer os processos produtivos e necessidades da produção na fábrica, o estagiário freqüentava reuniões intersetoriais para coletar informações e realizar montagem de propostas para alterações referentes a necessidades de otimizações produtivas e de estoque no almoxarifado.

A Figura 6 e 7 representam respectivamente o módulo atual e uma proposta aprovada pela gerência da empresa para ampliação de um barracão pré-moldado em 500m2, de modo a aumentar duas linhas de produção de medicamentos, ampliando salas de formulação e área de encapsulamento e blistagem. Esta proposta contemplou também a ampliação do setor de expedição de produtos e almoxarifado, de modo a aumentar em 40 porta-pallets, gerando 482 posições no estoque de matéria prima, e de produto acabado.

Figura 6. Setor produtivo e almoxarifado Módulo III. Fonte: HLB

(16)

Figura 7. Proposta de aumento de setor produtivo e almoxarifado Módulo III.

Fonte: HLB

Nesta complexa proposta realizada, foi elaborado escopos da parte estrutural do módulo, elétrica, hidráulico, HVAC (heating, ventilation, and air conditioning), lógica (internet e pontos de rede), utilidades nas áreas produtivas (componentes para ligar uma maquina, como elétrica dedicada, ar comprimido, etc.), maquinário novo, layout e fluxo de pessoas e produtos, saídas de emergência, iluminação e cronograma para a obra.

Este extenso trabalho realizado pelo setor de engenharia a partir de necessidades dos setores de produção teve a duração de duas semanas, onde o estagiário teve como função a coleta de informações de cada setor envolvido, a montagem de todos os escopos em CAD, montagem do layout produtivo e de almoxarifado aprovado, listagem de empresas para realizarem os diversos serviços, e montagem da apresentação aprovada pela gerência. O estagiário participou de modo integral em todas as etapas, desde a idéia de ampliação do Módulo, até a aprovação da proposta. A obra teve liberação de verba concedida pela gerência, mas ainda não teve inicio. Além desta obra o estagiário participou em vários projetos que envolviam projeto de utilidades e aprovações complexas da gerência, como modificação de salas e fluxos produtivos e de almoxarifado da fábrica.

(17)

5.4 Mapas de Risco

Mapa de risco é uma identificação que a empresa deve possuir em toda a fábrica, consistindo em informações a respeito de riscos possíveis em um setor, e a necessidade e tipo de EPI (Equipamento de Proteção Individual) a ser utilizado. Como comentado anteriormente, no setor de Engenharia da Herbarium, estava incluso a área de segurança, que era composto pelo supervisor do setor de Engenharia (Engenheiro Mecânico/ Segurança no Trabalho) e a técnica de Segurança no Trabalho.

No inicio do ano de 2012, foi detectado que os mapas de risco estavam desatualizados, e fora das normas de atendimento impostas pela NR05 do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).Como uma das primeiras atividades realizadas pelo estagiário, o estagiário juntamente com a técnica de segurança identificaram os riscos necessidades de equipamentos em todos os setores da fábrica, posteriormente montando os mapas de risco. Segue na Figura 8 o mapa de risco referente ao térreo do módulo III.

Figura 8. Mapa de Risco referente ao térreo do Módulo III. Fonte: HLB

Os mapas de risco elaborados tem duração de 2 anos, vigente durante o ano de 2012 e 2013, sendo expostos em quadros de vidros, estando estrategicamente colocados em cada área que o corresponde, de modo a orientar os funcionários e visitantes que circulam no setor.

(18)

5.5 Elaboração e aprovação de CM (Controle de Mudança)

Controle de Mudança é um documento referente a alguma alteração que possa vir a influenciar em um ou mais setores além do que propôs a alteração. Este documento redigido em excel detalha a alteração proposta, local, data e responsável pela idéia. A Figura 9 representa o formulário de solicitação de mudança, preenchido pelo solicitante.

Figura 9. Formulário de Solicitação de Mudança (CM). Fonte: HLB

Após a solicitação de mudança e o envio do formulário de solicitação ao setor responsável do fluxo do documento, setor de qualidade, o CM vai para fase de aprovação de cada setor. A aprovação de cada setor compreende em aprovar a alteração, identificar cada ação referente à sua área e determinar atividades e prazos para se cumprir a atividade no tempo determinado pelo solicitante. A Figura 10 retrata a etapa de identificação de ações do setor de engenharia e manutenção.

(19)

Figura 10. Verificação de necessidades e ações do setor de Engenharia e Manutenção (CM). Fonte: HLB

Após cada setor que será influenciado para a execução da atividade indicar suas ações, todas as medidas necessárias tem seus prazos sincronizados pelo setor de qualidade, onde é gerado a planilha conforme a Figura 11.

Figura 11. Medidas necessária para a alteração(CM). Fonte: HLB

Após estas etapas, o setor de qualidade ficará responsável de cobrar as ações informadas por cada área. Nestas atividades o estagiário era responsável no recebimento da requisição do solicitante, e junto com o setor de engenharia e manutenção aprovava e ajudava na determinação de prazos e ações a ser realizadas pelo setor. O aluno também participava juntamente com o supervisor do setor em todas as reuniões referentes a controle de mudanças.

(20)

5.6 Gestão de Projetos

Com o passar do estagio demonstrando bom conhecimento dos processos, fluxos e necessidades da fábrica, foi passado à responsabilidade ao estagiário da organização e fluxo de projetos.

Quando da necessidade de algum setor de conferir ou propor alguma alteração em um projeto (Anvisa, arquitetônico, bombeiros, planialtimétrico, etc.) entrava em contato com o estagiário para providenciar o projeto oficial físico, ou em formato eletrônico (Auto Cad), que era entregue ao solicitante após assinar um documento de retirada de projetos que foi elaborado pelo estagiário.

A manutenção de projetos atualizados e assinados são de extrema importância, lembrando que são itens prioritários de verificação em uma auditoria ou vistoria de órgãos reguladores (Bombeiros, ANVISA e MTE) são necessários para receber a autorização da fabricação de um produto novo.

(21)

6. Dificuldades Encontradas

A primeira dificuldade encontrada foi à necessidade de ampliar a multidisciplinaridade, onde se fez necessário recordar e aplicar não apenas uma matéria cursada, mas sim alguns conceitos de toda uma graduação para uma atividade. A falta de alguns conhecimentos além do universo mecânico, e o seu aprendizado, foi uma barreira que foi encontrada e superada durante todo o tempo de estágio. Com o surgimento de diversas atividades e projetos, começaram a surgir atrasos e falta de discriminação de prioridades na execução das tarefas.

Uma grande característica que foi necessária a evolução, foi à comunicação, por lidar com projetos que envolviam profissionais de diversas áreas e graus de formação (farmacêuticos, administradores, compradores, auxiliares de produção, etc.), para saber abordar e colher informações para aperfeiçoar projetos que envolviam diversos setores.

O curso de Engenharia Mecânica na UTFPR forneceu um bom embasamento teórico para tratar os problemas que vieram a surgir, mas uma lacuna que teve de ser preenchida foi à montagem e entrega normatizada de projetos técnicos, a multidisciplinaridade das atividades, e outros desafios que só são conhecidos e superados com a vivência diária na indústria.

(22)

7. Áreas de Identificação com o Curso

Estágio realizado em um setor de Engenharia e Manutenção. Teve como característica a participação e execução de atividades que envolviam diversos setores e profissionais, e outra plataforma de trabalho até aquele momento desconhecida, como o SAP, e outro programa pouco instruído no curso, como o AutoCAD.

Devido aos softwares utilizados serem de necessidade extrema para execução das atividades, foi necessário um aprofundamento e capacitação do estagiário, a partir de breves treinamentos na empresa e leituras de passo a passo e tutorias para o funcionário se tornar suficiente na utilização dos programas.

Nos projetos e atividades se fez necessário a proposta de soluções mais viáveis tecnicamente e financeiramente, havendo a realização de pesquisas comerciais e técnicas para o aluno ajudar ao setor tomar a melhor decisão.

Os pontos citados acima referem a algumas capacidades e necessidades que precisaram ser superadas devido à falta de conhecimento e instrução para execução de algumas atividades.

A seguir, as principais disciplinas que forneceu o embasamento teórico para a execução de atividades propostas:

 Desenho Técnico, Mecanismos, Elementos de Máquina e Metrologia: disciplinas que deram suporte para desenvolvimento de peças, projetos, ferramentais e acessórios.

 Materiais de Construção Mecânica: disciplina que proporcionou o conhecimento para seleção de materiais a partir de requisições técnicas e financeiras.

 Mecânica dos Sólidos:

 Eletrotécnica: auxilio para compreensão e necessidade de dimensionamento de circuitos e montagem de projetos de salas e novos equipamentos.

 Engenharia do produto: auxilio na parte organizacional e programação de variáveis em um projeto.

 Fundamentos de Engenharia e Segurança no Trabalho: auxilio para identificação de riscos e necessidades de EPI e montagem de mapa de risco.

 Usinagem, Soldagem, Conformação, Fundição e Metalurgia do Pó: disciplinas que deram o embasamento na área de fabricação, que permitia a escolha do

(23)

processo para fabricar um material a partir de necessidades técnicas e financeiras.

 Mecânica dos Fluidos, Máquinas de Fluxo, Máquinas Térmicas, Refrigeração: disciplinas térmicas que forneceram embasamento para discussão e argumentação para o estagiário ser incluído em decisões e projetos que envolveram conhecimentos específicos técnicos. (Câmara fria, dimensionamento de tubulações, HVAC, troca de Chillers, etc. )

(24)

8. Resultados

Por realizar diversas funções conferentes ao setor de engenharia, obtiveram-se resultados significativos a partir da evolução na execução das atividades e conhecimento dos processos envolvidos na fábrica.

Desde o início da elaboração das CM’s e ERU’s, houve diversas modificações nos fluxos de aprovação e confecção dos documentos, e no que se abrange ao modo de abordagem, a fim de evitar e procurar anular a não discriminação ou compreensão de algum item. Estas etapas em que o estagiário se envolveu ajudou na evolução do documento de modo a otimizar o tempo e eficiência de compra de equipamentos e sistemas.

Os mapas de risco elaborados pelo estagiário e técnica de segurança foram os primeiros na empresa a possuírem a planta baixa e layouts do setor envolvido. Com os riscos detalhadamente identificados, para as próximas versões de mapas, será necessário a partir do arquivo montado apenas atualizar a data e modificações referentes aos layouts e projetos arquitetônicos que vieram a alterar a estrutura e os riscos da fábrica.

Os ferramentais desenvolvidos tiveram como característica a diminuição de micro-canais q eventualmente apareciam nos blisters, de modo a gerar contaminação de uma cápsula a outra, sendo reprovada pela qualidade e gerando retrabalho.

O fluxo atual de controle, alteração e criação de projetos, foi criado após o estagiário se responsabilizar desta área.

Com o tempo, buscava-se manter ligado e atento de modo a detectar e solucionar problemas que aconteciam tanto no setor de trabalho, quanto no setor produtivo.

(25)

9. Conclusão

Trabalhar em um setor de Engenharia e Manutenção, onde estava relacionado e trabalhando na execução de atividades que envolviam outros setores e profissionais com diversas formações e graus de instrução viera a somar para meu desenvolvimento profissional e interpessoal.

Durante este tempo de estagio participei de diversos treinamentos, capacitações, como a NR35 (Norma Regulamentadora) referente ao trabalho em altura, módulo PM (Plaint Maintenance) no SAP para o setor de manutenção e outras diversas reuniões e atividades que me levaram para além dos conhecimentos obtidos na Engenharia Mecânica.

Os projetos realizados tiveram como ferramenta de auxilio na execução de desenhos o software AutoCAD 2012. Para a execução das atividades foi necessário uma contínua capacitação para suprir as necessidades para utilizar o programa, lembrando que ele não teve nenhum enfoque na engenharia quanto a sua necessidade e importância na indústria.

Cada atividade, reunião e conversas com meus colegas de trabalho vieram a contribuir em aspectos variados em minha formação como engenheiro mecânico. Desde a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a graduação até na evolução da minha capacidade de relacionamento e comunicação. A falta experiência prática foi uma barreira vivenciada e superada durante este um ano e meio de estágio, mas veio a somar a meu futuro pessoal e profissional.

Como um “quase” Engenheiro Mecânico, venho a agradecer a meus professores da UTFPR Campus Ponta Grossa pelo embasamento técnico extremamente bem ministrado durante o tempo de graduação. Sou grato pelo professor e amigo Dr. Davi Fusão pelas agradáveis conversas onde pacientemente me transmitia conselhos e idéias que vieram a somar em minha formação e minhas escolhas. Agradeço imensamente a Herbarium Laboratório Botânico e pelo meu Supervisor, Engenheiro Mecânico Willian Monteiro Farley, por me confiar este estágio, execução e responsabilidades de diversas atividades realizadas. E sou muito grato a meu Supervisor de estágio e toda a equipe do Setor de Engenharia e Manutenção da Herbarium pela paciência e atenção em me ensinar muito sobre trabalho, de modo a completar minha formação pessoal e profissional para atuar como Engenheiro Mecânico.

(26)

Referências

Herbarium Laboratório Botânico. Disponível em: <http://www.herbarium.net/>. Acesso em Agosto de 2013.

Ministério do Trabalho e Emprego – MTE – NR05. Disponível em:

<http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D311909DC0131678641482340/nr_05.pdf>. Acesso em Setembro de 2013

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de