• Nenhum resultado encontrado

Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Desenvolvimento de processo e produto Engenharia de processo e desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Final de Estágio Engenharia Mecânica Desenvolvimento de processo e produto Engenharia de processo e desenvolvimento"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Departamento Acadêmico de Mecânica

Coordenação de Estágio

Relatório Final de Estágio – Engenharia Mecânica

Desenvolvimento de processo e produto – Engenharia

de processo e desenvolvimento

Banca: José Roberto Okida Ana Maria Bueno

Felipe Barreto Campelo Cruz

Realizado por:

Bianca Marin 817147

(2)

- O Termo de Aprovação assinado encontra-se na Coordenação do Curso -

TERMO DE APROVAÇÃO

do

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO por

Bianca Marin

A Defesa Final desse Estágio Curricular Obrigatório foi realizada em 10 de junho de 2013 como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica. A candidata foi arguida pela Banca Examinadora composta pelos professores abaixo assinados. Após deliberação, a Banca Examinadora considerou o estágio aprovado.

________________________________________ Prof. M. José Roberto Okida

Prof. Orientador

____________________________________ Prof. Dr. Eng. Felipe Barreto Campelo Cruz

Coordenador de Estágios dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de

Produção Mecânica

__________________________________ Prof(a). M. Ana Maria Bueno

Membro Titular

____________________________________ Prof. Dr. Thiago Antonini Alves

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica UTFPR/Campus Ponta Grossa

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Ponta Grossa

(3)

Figura 1: Organograma ContiTech Ponta Grossa. ... 4

Figura 2: (a) Projeto de um poka yoke para inserção de flanges; (b) dispositivo instalado na máquina. ... 9

Figura 3: Relatório dimensional fornecido pelo software do braço de medição. ... 10

Figura 4: Requisição de compras elaborada no CEOS. ... 11

Figura 5: Instrução de trabalho. ... 12

Figura 6: Lista técnica. ... 13

(4)

1. Identificação ... 1

2. Responsabilidade pelas Informações ... 2

3. Introdução ... 3

4. Descrição da Empresa ... 4

5. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio ... 6

5.1 Atividades contempladas no plano de estágio ... 6

5.2 Atividades não contempladas no plano de estágio ... 12

6. Dificuldades Encontradas ... 15

7. Áreas de Identificação com o Curso ... 16

8. Resultados ... 17

(5)

1. Identificação

Aluno: Bianca Marin Telefone: (42) 9992-9180 Curso: Engenharia Mecânica Código: 817147

e-mail: bi_marin@hotmail.com

Empresa: Continental do Brasil Produtos Automotivos LTDA

Endereço: Av. Continental, 2777 - Distrito Industrial. CEP: 84043-735

Supervisor de Estágio: Rafael Dalzotto

Cargo: Supervisor de Engenharia de Processos e-mail: rafael.dalzotto@continental-corporation.com

Orientador: Prof. M. Eng José Roberto Okida e-mail: okida@utfpr.edu.br

Estágio:

Início: 18 de junho de 2012 Conclusão: 07 de junho de 2013

Carga horária: 900 horas (mínimo de 400 horas).

(6)

2. Responsabilidade pelas Informações

ALUNO:

Eu, Bianca Marin, estudante do Curso Superior de Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa, sob número de matrícula 817147, portador do RG nº. 9276766-2 declaro estar ciente da veracidade das informações contidas neste relatório referente às atividades de estágio desenvolvidas na empresa Continental do Brasil Produtos Automotivos Ltda, Unidade de Ponta Grossa-PR.

___________________________________ Bianca Marin

SUPERVISOR:

Eu, Rafael Dalzotto, Tecnólogo Mecânico na empresa Continental do Brasil Produtos Automotivos Ltda, onde ocupo o cargo Supervisor da Engenharia de Processos, supervisor da estagiária Bianca Marin, afirmo que todas as informações contidas neste relatório são verdadeiras e responsabilizo-me pelas mesmas.

___________________________________ Rafael Dalzotto

(7)

3. Introdução

Este trabalho tem por finalidade relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Continental do Brasil Produtos Automotivos, no setor de Fluid, responsável por produzir circuitos de ar condicionado e direção hidráulica para automóveis. A empresa está no mercado há 142 anos, com filial em Ponta Grossa há 13 anos.

O estágio foi de caráter obrigatório com duração de seis meses, sendo este realizado no departamento de engenharia da empresa. A Engenharia é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, ferramentas e processos, bem como novos clientes e fornecedores.

As atividades desenvolvidas no estágio estão relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos, processos e ferramentas, tais como auxílio no desenvolvimento de protótipos de peças e relatórios dimensionais, projetos de peças, ferramentas e dispositivos mecânicos através de desenhos assistidos por computador - CAD (Computer - Aided Design). Realizar cotações e requisições de compras de ferramentas e peças de reposição.

(8)

4. Descrição da Empresa

A ContiTech é especialista em tecnologias de borracha e de material sintético. Com produtos e sistemas high-tech é mundialmente parceira no desenvolvimento da indústria automobilística de fabricantes de equipamentos originais para a mesma, além de muitas outras indústrias. Atualmente está presente em mais de 140 países (CONTINENTAL, 2013).

O grupo empresarial ContiTech é uma divisão autônoma da Continental AG, com sede em Hannover - Alemanha, e abrange oito campos de competência especializados e operacionais. Apostando na liderança descentralizada das unidades operacionais, cada unidade assume plena responsabilidade pelos seus resultados. É assim que se desenvolvem potenciais inovadores e são fomentadas sinergias. Participa também nas parcerias de desenvolvimento e sinergias dentro do grupo Continental assim como no seu poder financeiro.

Os mercados principais são a indústria automobilística, a indústria de veículos ferroviários, a indústria de construção mecânica, a indústria mineira e a indústria de impressão.

A ContiTech Ponta Grossa é estruturada de acordo com o organograma ilustrado na Fig. 1.

Figura 1: Organograma ContiTech Ponta Grossa.

Legenda:

ADM Administração ENG Engenharia CBG Conveyor Belt Group FLT Fluid Technology CQ Qualidade LOG Logística

EI Engenharia Industrial MA Manutenção CONTITECH - Ponta Grossa

CBG PTG FLT VC ADM TI

PRO CQ ENG MA

PRD PRC MET EI

(9)

MET Métodos PTG Power Transmission Group PRC Processo TI Tecnologia da Informação PRD Produto VC Vibration Control

PRO Produção

O estágio foi desenvolvido na divisão de Fluid, que abrange o desenvolvimento e fabricação de tubulações de ar condicionado e direção hidráulica para automóveis. As atividades desenvolvidas foram voltadas à engenharia de processos e engenharia de produto, tendo pouco contato com engenharia de métodos e nenhum com a engenharia industrial.

A ContiTech Fluid Technology é parceira no desenvolvimento e fabricante de equipamento original para mangueiras e tubulações de mangueiras utilizados na indústria automobilística e em muitas outras indústrias. É líder na produção de mangueiras e tubulações para veículos na Europa, estando entre os 3 primeiros a nível mundial (CONTINENTAL, 2013).

(10)

5. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio

O estágio foi realizado no setor de Fluid, da Continental ContiTech Ponta Grossa, responsável pela fabricação de tubulações de ar condicionado e direção hidráulica para automóveis. O estágio teve como objetivo realizar atividades descritas no plano de estágio, concentrando-se nas áreas de conformação mecânica e metrologia.

5.1 Atividades contempladas no plano de estágio

Efetuar desenhos CAD para ferramentas componentes mecânicos: O departamento de

Engenharia é responsável pelo desenvolvimento e melhoria de ferramentas para o processo produtivo. As principais ferramentas necessárias no processo produtivo são:

 Conjunto de ferramentas de perfilamento: as quais são responsáveis por conferir o perfil desejado no tubo através do método de deformação à frio - endforming. O que define o conjunto de ferramentas de perfilamento a ser utilizado é o tipo de perfil que se deseja obter e o diâmetro do tubo a ser perfilado. Tal ferramental deve ser minuciosamente projetado, devido à restrita faixa tolerâncias no perfil, principalmente rugosidade, e tolerâncias dimensionais. As consequências de um ferramental de perfilamento mal projetado são: má vedação, presença de arestas cortantes que podem danificar as mangueiras do circuito, dificuldade de realizar a conexão adequada no carro.

 Calibrador: trata-se de um dispositivo mecânico para a rápida verificação das tolerâncias geométricas e dimensionais de perfis simples, indicando quando algum ponto a ser controlado na peça está acima da tolerância superior ou abaixo da tolerância inferior.

 Ferramental de dobra: compostas por raio, mordente, guia de dobramento e pinça. Assim como no perfilamento, o ferramental de dobra varia de acordo com o raio de curvatura que se deseja nas dobras do tubo e ao diâmetro do mesmo. Para conformação adequada, deve-se projetar as ferramentas e ajustar as máquinas de forma a evitar o “esmagamento” dos tubos, nos pontos de dobra. Tais defeitos

(11)

podem causar trincas que podem gerar vazamentos ou ainda turbulências durante o escoamento do fluido refrigerante, ou fluido hidráulico para direção.

 Ferramental de controle de dimensão/posição: tais ferramentais são conhecidos como gabaritos e utilizados em diversos postos de trabalho. Durante os processos de furação e soldagem o emprego do gabarito tem por finalidade garantir o posicionamento adequado do furo e/ou da peça a ser soldada ao tubo. Função similar tem-se durante o parafusamento de sensores e válvulas de enchimento. Já durante as dobras dos tubos os gabaritos são utilizados são utilizados para conferência da geometria da peça, sendo que, quando a peça dobrada não encaixa adequadamente ao gabarito é necessário fazer correções no programa de dobra da máquina. Algumas peças são compostas por tubos e mangueiras. Nessas, a função dos gabaritos posicionar os tubos adequadamente, antes de efetuar a prensagem da mangueira.

 Gabaritos de vedação: após fabricação e montagem dos circuitos, esses são testados para verificar a presença de vazamentos. Os circuitos de ar condicionado são testados através da injeção de um gás nobre. Cada circuito tem um gabarito específico, onde em pontos estratégicos da peça (regiões prensadas e soldadas) são feitas leituras da concentração desse gás nobre (através de espectrômetros de atmosfera) por tempo determinado por norma, e comparadas às concentrações atmosféricas em condições normais. Se a concentração medida excede a máxima tolerância aceitável como normal, significa que há vazamento na peça. A má vedação dos circuitos de ar condicionado implica no não funcionamento do mesmo. Para os circuitos de direção hidráulica o teste ocorre com o enchimento da tubulação com fluido pressurizado conforme norma do cliente e verificado a existência de vazamentos de maneira visual por tempo determinado também por norma. A má vedação dos circuitos de direção hidráulica compromete a segurança e integridade física dos passageiros.

As atividades solicitadas durante o estágio consistiram em auxiliar no desenvolvimento de tais ferramentas, em especial ferramental de dobra; sistemas de controle após perfilamento e dobra; dispositivos para fixação dos circuitos durante parafusamento da válvula de enchimento;

(12)

dispositivos para fixação dos tubos e circuitos durante solda e ressolda manual; bocais para a vedação de circuitos durante teste de vedação. Durante o desenvolvimento dos projetos, elaborava-se a concepção inicial do ferramental, fazia-se o esboço, pedia auxílio/aprovação da idéia e posteriormente concluía o projeto, executando as modificações solicitadas pelo supervisor da atividade.

Auxiliar na execução dispositivos mecânicos: os dispositivos mecânicos contemplam

peças e conjuntos utilizados para auxiliar na produção/montagem das peças. Dispositivos mecânicos e/ou eletrônicos conhecidos como poka yoke estão inclusos nessa categoria. Calarge & Davanso (2004) definem poke yoke como “mecanismos de prevenção de erros, ou à prova de falhas”.

Durante o período de estágio foram desenvolvidos alguns poka yokes, visando à eliminação de defeitos provenientes do erro humano. As consequências desses erros podem ser uma elevada taxa de refugos ou ainda reclamações provenientes de clientes, que receberam peças não conformes.

Desenvolveu-se um novo bocal para o teste de vedação com encaixe para o maior diâmetro de perfil de um tubo (DN08 e DN13). Assim, quando o diâmetro do anel da peça perfilada estava acima da máxima tolerância indicada, não ocorria o encaixe do mesmo no bocal, não permitindo a execução do teste de vedação, sendo necessário o descarte de tal circuito. Outros poke yoke foram projetados para a inserção de flanges nos tubos. A Figura 2 exemplifica um dos projetos de

(13)

(a) (b)

Figura 2: (a) Projeto de um poka yoke para inserção de flanges; (b) dispositivo instalado na máquina. Fonte: Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

A função do poke yoke ilustrado na Fig. 2 é inserir a flange no tubo, antes de realizar o perfilamento, sempre na mesma posição. Tal dispositivo é instalado nas conformadoras e a alimentação das flanges no mesmo é realizada pelo operador.

Auxiliar na execução de projetos de peças: essa atividade contempla desenhar os

circuitos e seus componentes com as especificações solicitadas pelo cliente. A confecção física da peça ocorre na fase de protótipos, onde se verifica a viabilidade de fabricação, o desempenho das ferramentas propostas e a necessidade de melhorias. De acordo com o pedido do cliente, essas peças são enviadas em número e datas previamente estipuladas.

O programa de dobra inicial bem como conferência da geometria das peças físicas é realizado através do braço de medição. Inicialmente é construída uma peça virtual, com os valores nominais de cada ponto. É possível então obter as coordenadas de dobra para confecção da peça física. Em seguida, mede-se a peça obtida e, através de alinhamento proposto por

(14)

cálculos interativos do software, obtém-se os valores de desvios que a peça física apresenta, quando comparada ao seu modelo virtual.

O auxílio nessa atividade durante o estágio foi através da elaboração de desenhos de peças, coordenadas de dobra, auxílio na montagem e medição dos circuitos, elaboração de relatórios dimensionais, inspeção final e embalagem.

A Figura 3 ilustra um relatório dimensional, fornecido pelo software do braço de medição, de vários pontos de uma determinada peça.

Figura 3: Relatório dimensional fornecido pelo software do braço de medição. Fonte: Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

(15)

valores nominal e medido. Observa-se que o ponto 5 está fora das especificações solicitadas pelo cliente, pois o desvio esta 0,063mm acima da máxima tolerância. Com esse resultado verifica-se a necessidade de fazer correções nas coordenadas do programa de dobra da peça.

Efetuar cotações e requisições de compras: após realização do projeto de

peças/ferramentas, faz-se necessário entrar em contato com possíveis fornecedores, solicitando orçamentos dos itens propostos. Após receber os orçamentos é feita a análise, avaliando custos e qualidade dos serviços oferecidos. A solicitação para compra de tais materiais é feita através de um sistema informatizado (CEOS), onde descreve-se o material ou serviço que deseja-se comprar, incluindo valores, prazos e negociações. Essas informações seguem ao setor de compras, onde um responsável fará a avaliação se a requisição de compra foi elaborada adequadamente. Após aprovada pelo comprador, segue ao gestor do departamento, que verifica a necessidade de compra do material. Se aprovada, segue ao setor fiscal e ao diretor da empresa, para conferência e aprovação. Depois do processo de aprovação é emitido o pedido, pelo departamento de compras. Assim que recebe-se o material solicitado é feita a conferência do mesmo e encaminha-se a nota fiscal para pagamento. A Figura 4 exemplifica uma requisição de compras elaborada no CEOS.

Figura 4: Requisição de compras elaborada no CEOS. Fonte: Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

(16)

5.2 Atividades não contempladas no plano de estágio

Atualização e elaboração de instruções de trabalho: Instruções de trabalho descrevem

máquinas, ferramental, métodos a serem utilizados pelo operador durante realização de uma determinada atividade. É um manual simplificado e objetivo do equipamento e da atividade a ser realizada. Exemplificando: no posto de prensagem de mangueiras há uma instrução de trabalho que descreve os principais características e comandos básicos da máquina, a sequência de trabalho, como proceder em caso de emergência, como realizar a troca de ferramental. A Figura 5 ilustra uma instrução de trabalho.

Figura 5: Instrução de trabalho. Fonte: Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

Descrição da Máquina

1. Botão liga/desliga 6. Punção

2. Botão de acionamento do punção 7. Trava

3. Botão de emergência

4. Suporte 9. Botão "mode"

5. Chapa de apoio 10. Botões seta (+ e -)

Setup

1. Com a máquina desligada e botão de emergência acionado, colocar o suporte (A).

2. Selecionar a chapa de apoio de acordo com o diâmetro do tubo e colocá-la no canal do suporte (B).

3. Encaixar o Punção no Bocal (C). 4. Colocar a trava do Punção (D).

Elaboração: Bianca Controle: Rafael Aprovação: Steveson Data: 30.04.2013 Data: 30.04.2013 Data: 30.04.2013 Doc/n.º/índex - CDB 307 EI 63A/0

Operação e Setup Máquina de Prensar Anilhas

Edição: EI CDB 307 EI 63A /0 pág. 1 de 2

Válido a partir de: 30.04.2013

8. Tabela de pressão de acordo com o diâmetro do tubo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A B C D

5. Determinar a pressão adequada ao diâmetro do tudo de acordo com a tabela 8. 6. Para selecionar a pressão

6.1 - Pressione "mode".

6.2 - Com o auxílio dos botões seta, selecionar a pressão desejada. 6.3 - Pressione "mode" novamente, para confirmar.

Operação

1. Montar tubo, porca e anilha, conforme ilustrado em (E).

Obs.: O maior diâmetro da anilha deve ficar voltado para a porca (F).

2. Posicionar o conjunto na máquina, mantendo a porca encostada na Chapa de apoio (G). 3. Pressionar o botão de acionamento do punção.

Elaboração: Bianca Controle: Rafael Aprovação: Steveson Data: 30.04.2013 Data: 30.04.2013 Data: 30.04.2013 Doc/n.º/índex - CDB 307 EI 63A/0 Válido a partir de: 30.04.2013

OBS.: Em caso de acionamento do botão de emergência, todos os comandos da máquina desliga e o

punção retorna a posição inicial.

Operação e Setup Máquina de Prensar Anilhas

Edição: EI CDB 307 EI 63A /0 pág. 2 de 2

E F

G

Figura apenas ilustrativa.

Nunca colocar a mão na região de prensagem com a máquina em movimento.

Este lado para fora.

(17)

Atualização de roteiros e listas técnicas em SAP: listas técnicas descrevem todo material

necessário para confecção de uma peça/circuito já considerando eventuais sobras de material, provenientes do processo de corte. Por exemplo: mangueiras são cortadas em rolo. Ao final de cada rolo resta um pequeno pedaço que é contabilizado juntamente com o refugo, visto que não há aproveitamento para o mesmo. O mesmo ocorre no corte de tubos. A Figura 6 exemplifica uma lista técnica.

Figura 6: Lista técnica.

Fonte: SAP – Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

Já os roteiros descrevem o processo de fabricação da peça/circuito, de acordo com a sequência correta das operações. Nos roteiros também está presente o tempo médio para a realização de cada atividade. As quantidades aqui descritas não consideram sobras, visto que as peças deverão ser confeccionadas exatamente com as dimensões aqui descritas. A Figura 7 ilustra um roteiro.

(18)

Figura 7: Roteiro.

Fonte: SAP – Continental ContiTech/ Ponta Grossa.

Durante a realização do estágio foi necessário realizar algumas alterações nos roteiros e listas técnicas em virtude de mudanças nos comprimentos de corte de tubos e/ou mangueiras ou mudança de algum componente. Assim, as atualizações eram feitas via SAP e impressas duas cópias, uma seguia para o arquivamento, mantendo o histórico da peça, e outra para a produção.

Visto que a produção deve seguir o roteiro e lista técnica para fabricação das peças, um erro na redação pode impossibilitar o processo, implicar na fabricação de peças fora das especificações do cliente ou ainda elevar os custos do produto, uma vez que são levantados a partir dos tempos de processo.

(19)

6. Dificuldades Encontradas

Pode-se dizer que a falta de conhecimento do processo foi inicialmente uma barreira que foi superada apenas com a vivência diária na indústria. Ao passo que os primeiros projetos foram surgindo, foi notória a dificuldade de finalizá-los no período de tempo proposto. Isso perdurou durante todo o estágio. Alguns projetos necessitavam de análises mais morosas. Outros eram mais simples, porém havia um grande volume de atividades a serem realizadas simultaneamente.

Embora o curso de Engenharia Mecânica na UTFPR tenha um bom embasamento teórico, há uma lacuna no conhecimento voltado a formação de engenheiros para atuar na indústria. Acredito que isso poderia ser minimizado através da oferta de disciplinas com maior carga horária de laboratório, além da utilização de exemplos que apliquem os conhecimentos teóricos, adquiridos em sala de aula, em atividades práticas da indústria.

(20)

7. Áreas de Identificação com o Curso

Devido ao estágio ser realizado na área de Engenharia de Processos, a maioria dos conhecimentos adquiridos estão voltados à fabricação de peças. As principais atividades desenvolvidas apoiaram-se em projetos a serem executados e simulados em software de desenho (CATIA - Computer Aided Three-dimensional Interactive Application).

Devido ao fato do software utilizado para desenho ser bastante específico e não existir instituição na cidade que ofereça cursos, todo o conhecimento foi adquirido na própria empresa, através de breves treinamentos e leitura de tutoriais.

Para cada projeto foi necessário propor a solução mais viável, tecnicamente e financeiramente. Nesse contexto, algumas vezes houve necessidade da realização de pesquisas, tanto comerciais quanto técnicas.

As principais disciplinas que forneceram embasamento teórico para a execução das atividades propostas foram:

 Elementos de Máquinas, Mecanismos e Desenho Técnico: disciplinas que dão suporte para o desenvolvimento de projetos peças, ferramentas e dispositivos mecânicos;

 Metrologia Mecânica: realização de medições e relatórios dimensionais de peças e gabaritos;

 Conformação Mecânica: compreensão e auxílio nas atividades relacionadas ao perfilamento e dobra dos tubos;

 Comando Numérico Computadorizado: programação de grande parte das máquinas utilizadas no processo de fabricação das tubulações;

 Ensaios Mecânicos e Materiais de Construção Mecânica: disciplinas que dão suporte na seleção de materiais que podem ser utilizados, de acordo com os requisitos técnicos e econômicos;

 Usinagem e Soldagem: auxiliaram durante a confecção de projetos, de forma a trabalhar com a minimização de custos durante a fabricação de peças. Além disso, o processo de brasagem é um dos processos utilizado na confecção das tubulações de ar condicionado e direção hidráulica.

(21)

8. Resultados

Os resultados mais significativos dizem respeito às propostas para redução dos refugos gerados no processo produtivo. Durante o parafusamento da válvula interna de enchimento ocorria danificação da rosca interna da base que alojava a válvula. Tal problema ocorria devido ao mau alinhamento entre a ferramenta interna de parafusamento e a base, soldada ao tubo. Para minimizar tal defeito foi proposto a utilização de um suporte para a parafusadeira, limitando os movimentos da mesma. Através dos conhecimentos adquiridos de resistência dos materiais e mecanismos foi possível projetar tal suporte, que eliminou 50% do problema. Entretanto, ainda havia o desalinhamento e movimentação do tubo durante o parafusamento. Tal solução foi mais simples, uma vez que foi necessário apenas adaptar um grampo vertical no gabarito de fixação da peça, impedido sua movimentação e posicionamento incorreto.

A célula de fabricação de mangueiras vulcanizadas também teve seu índice de refugo minimizado. Tal projeto havia sido iniciado por outro membro da equipe, anteriormente ao meu ingresso no estágio. Os batentes utilizados para redução do comprimento de corte proposto haviam sido projetados, porém não testados. Juntamente realizamos a instalação e teste dos mesmos, os quais se mostraram satisfatórios do ponto de vista de aplicação. Foi possível reduzir a comprimento de corte das mangueiras, resultando em uma redução de custo de matéria prima. Porém, após alguns ciclos de vulcanização, os parafusos dos batentes, de aço carbono, começaram a apresentar oxidação, provocada pelas altas temperaturas combinada a presença de vapor. Ainda, o produto utilizado para limpeza dos mandris deteriorava o material dos batentes (alumínio). Dessa forma, foi proposto mudar o material dos batentes e parafusos para aço inoxidável, visando maior durabilidade dos mesmos.

Cabe ressaltar ainda os projetos de gabaritos de dobra desenvolvidos, com tolerâncias dimensionais menores, garantindo a geometria das peças que estavam apresentando problemas para o cliente. Projetos de calibradores para controle de dimensões específicas.

Sempre que possível buscava-se soluções para manter a organização e limpeza dos postos de trabalho, tais como instalação de bandeja na prensa, com a finalidade de alocar os terminais e o óleo utilizado na inserção das mangueiras. Essa simples proposta melhorou não apenas a organização, mas também a ergonomia do posto de trabalho. Nesse âmbito, pode-se ainda incluir:

(22)

separação dos gabaritos de corte de mangueira obsoletos, liberando espaço no armário e tornando o setup do corte mais rápido; proposta da instalação de um suporte para caixas que armazenam peças durante montagem (válido para circuitos com grande variedade de itens em um mesmo posto de trabalho).

(23)

9. Conclusão

As atividades desenvolvidas no estágio contribuíram para consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Devido ao setor da Engenharia estar diretamente relacionado com a produção, manutenção e qualidade, o período de estágio favoreceu meu desenvolvimento profissional e interpessoal.

Foi possível adquirir conhecimento do sistema SAP, módulo desenvolvimento de produto. O conhecimento de tal ferramenta é válido para minha formação profissional por se tratar de um programa de desenvolvimento de produto vastamente difundido na indústria.

Os projetos de peças, ferramentas e dispositivos mecânicos propostos foram desenvolvidos no CATIA. Isso permitiu ampliar meus conhecimentos na área de projetos, mas também aprender a trabalhar com o software, fundamental para elaboração de desenhos e simulações.

Cada atividade realizada contribuiu em um aspecto diferente da minha formação como profissional. Foi possível aplicar na prática alguns conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação e ainda melhorar a capacidade de relacionamento interpessoal. A falta de experiência na área bem como a falta de alguns dados técnicos durante realização das atividades foram algumas das dificuldades vivenciadas no cotidiano. Acredito que isso se deve, em partes, a uma deficiência do curso, o qual tem uma vasta carga horária de matérias de gestão, que poderiam ser substituídas por matérias técnicas. Ainda, percebe-se que o curso tem seu foco voltado a área de pesquisa, não preparando seus acadêmicos a atuar em indústrias, especialmente no “chão de fábrica”.

(24)

Referências

Continental Contitech. Disponível em: <http://www.contitech.com.br/>. Acesso em 29 mai. 2013.

CALARGE, F. A.; DAVANSO, J. C. Conceito de dispositivos à prova de erros utilizados na meta do zero defeito em processos de manufatura. Revista de Ciência & Tecnologia. V. 11, n. 21, p. 7-18, April 2004.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

E é justamente por uma doença respiratória, sistema do qual a boca faz parte, que a personagem morre, sendo a boca um dos primeiros objetos da sexualidade

Nesse sentido, entende-se que escola deveria procurar desenvolver um trabalho baseado em brincadeiras, incentivando as crianças por meio do brincar, pois seria um passo

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial