• Nenhum resultado encontrado

SOBRE OS AUTORES. Alexandre Freire. Alexandre Freitas Câmara. Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia. Alexandre Martins Flexa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOBRE OS AUTORES. Alexandre Freire. Alexandre Freitas Câmara. Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia. Alexandre Martins Flexa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Alexandre Freire

Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professor das pós-graduações em Direito Processual Civil da PUC-Rio e da USP (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – FDRP). Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Alexandre Freitas Câmara

Desembargador no TJ-RJ. Doutorando em Direito Processual da PUC-MINAS. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro da Associação Internacional de Direito Processual – IAPL. Presidente do Instituto Carioca de Direito Processual – ICPC.

Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia

Mestre e Doutor pela UFMG. Professor Adjunto na UFOP e no IBMEC-BH. Advogado.

Alexandre Martins Flexa

Pós-graduado em Direito pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Coordenador do curso de pós-gra-duação em Direito Processual e Gestão Jurídica do IBMEC. Professor dos cursos de pós-grapós-gra-duação em Direito Processual Civil da Fundação Getulio Vargas – FGV, IBMEC, PUC-Rio e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Advogado e coach jurídico.

Aluisio Gonçalves de Castro Mendes

Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região – TRF-2. Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Regensburg (Alemanha). Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e na Universidade Estácio de Sá – UNESA. Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. Di-retor do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP e do Instituto Carioca de Processo Civil – ICPC.

Antonio Adonias Aguiar Bastos

Doutor e Mestre pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor no Programa de pós--graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador – UCSal e na pós-graduação lato sensu em diversas instituições no Brasil. Professor na gradua-ção da Faculdade de Direito da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro fundador da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual – ANNEP. Advogado.

(2)

VIII

Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte

Juiz de Direito do TJ-RJ. Mestre em Processo pela UERJ. Professor Visitante da Universidade de Barcelona. Professor e Expositor da EMERJ, da ESAJ, do IBMEC e da UNESA. Membro do IBDP e do Instituto Carioca de Processo Civil – ICPC. Autor de livros e artigos publicados nas mais conceituadas revistas do país.

Antonio do Passo Cabral

Professor Adjunto de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutor em Direito Processual pela UERJ em cooperação com a Universidade de Munique, Alemanha (Ludwig-Maximilians-Universität). Mestre em Direito Público pela UERJ. Pós-doutorando pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Procurador da República no Rio de Janeiro.

Bruno Dantas

Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Ministro do Tribunal de Contas da União.

Bruno Freire e Silva

Graduado em Direito na UFBA. Mestre e Doutor em Direito Processual na PUC-SP. Pro-fessor Adjunto de Teoria Geral do Processo na UERJ. ProPro-fessor do programa de mestrado da UNAERP. Advogado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Bruno Garcia Redondo

Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor na PUC-Rio e na UFRJ. Advogado. Procurador da UERJ.

Carolina Tupinambá

Professora Adjunta de Direito Processual do Trabalho, Doutora em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Advogada.

Carolina Uzeda

Professora de Direito Processual Civil da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e do curso de pós-graduação de Direito Processual Civil da PUC-Rio. Advogada.

Cassio Scarpinella Bueno

Professor Doutor de Direito Processual Civil nos cursos de graduação, especialização, mes-trado e doutorado na Faculdade de Direito da PUC-SP. Livre-docente em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Diretor de Relações Institucionais e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

Christian Garcia Vieira

Mestre pela PUC-SP. Doutorando pela USP. Professor da pós-graduação lato sensu da PUC-SP. Membro Fundador e do Conselho do Centro de Estudos Avançados de Processo – CEAPRO. Advogado em São Paulo.

(3)

IX

Daniel Amorim Assumpção Neves

Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela USP. Professor assistente do Prof. Antonio Carlos Marcato na USP, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Professor de Processo Civil do Curso Forum (Rio de Janeiro) e LFG (São Paulo). Advogado em São Paulo, Rio de Janeiro e Natal.

Daniel Colnago Rodrigues

Mestrando em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP (FD-USP). Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Presidente Prudente/SP (Centro Universitário Toledo). Advogado.

Eduardo de Avelar Lamy

Advogado. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor Adjunto dos cursos de gra-duação, mestrado e doutorado da UFSC. Diretor-Geral da ESA/OAB-SC. Secretário-Geral Adjunto do IBDP.

Eduardo José da Fonseca Costa

Juiz Federal Substituto em Ribeirão Preto-SP. Especialista, Mestre e Doutorando pela PUC--SP. Membro do IBDP e do IPDP. Membro do Conselho Editorial da RBDPro.

Eduardo Talamini

Livre-docente, Doutor e Mestre pela USP. Professor de Direito Processual Civil, Processo Constitucional e Arbitragem pela UFPR. Advogado em Curitiba, São Paulo e Brasília.

Erik Navarro Wolkart

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Doutorando em Direito Processual Civil pela UERJ. Professor do Curso Ênfase. Juiz Federal. Membro do Instituto Brasileiro de Di-reito Processual – IBDP.

Fabiano Carvalho

Doutor e Mestre pela PUC-SP. Professor da especialização da PUC-SP. Professor da graduação e da pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

Felippe Borring Rocha

Doutorando pela UFF. Mestre pela UNESA. Professor da UFRJ. Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Medina Pantoja

Doutoranda e Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro –UERJ. Pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Professora da PUC-Rio. Advogada.

Fernando da Fonseca Gajardoni

Doutor e Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP (FD-USP). Pro-fessor Doutor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDRP-USP) e do programa de mestrado em Direitos Coletivos e da Cidadania da UNAERP. Juiz de Direito no Estado de São Paulo.

(4)

X

Firly Nascimento Filho

Juiz Federal no Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-Rio. Professor da PUC-Rio.

Flávio Galdino

Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela UERJ. Professor da UERJ. Advogado.

Flávio Luiz Yarshell

Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado.

Frederico Price Grechi

Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB-RJ. Pós-Doutor em Direito pela UERJ. Advogado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fredie Didier Jr.

Professor-Associado da Universidade Federal da Bahia. Livre-docente pela USP. Pós-dou-torado pela Universidade de Lisboa. Doutor pela PUC-SP. Mestre pela UFBA. Advogado.

Guilherme Kronemberg Hartmann

Mestre e Doutorando em Direito Processual pela UERJ. Professor em cursos de graduação e de pós-graduação da EMERJ, UNESA e UCAM. Advogado.

Guilherme Peres de Oliveira

Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Membro do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual. Advogado no Rio de Janeiro.

Heitor Vitor Mendonça Sica

Professor Doutor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela mesma instituição. Advogado.

Helder Moroni Câmara

Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. MBA em Direito Empresarial pela FGV. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado em São Paulo.

Hermes Zaneti Jr.

Professor Adjunto dos cursos de graduação e de mestrado da Faculdade de Direito da Uni-versidade Federal do Espírito Santo – UFES. Doutor e Mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Università degli Studi di Roma Tre. Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Torino. Promotor de Justiça no Espírito Santo – MPES.

Ivan Nunes Ferreira

Professor de Direito Processual da PUC-RJ (licenciado). Presidente da Comissão de Direito Processual Civil do IAB. Advogado.

(5)

XI

Jefferson Carús Guedes

Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC-SP. Professor da graduação, do mestrado e do doutorado do UniCEUB-Brasília. Advogado da União.

José Augusto Garcia de Sousa

Professor de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e da Fundação Getulio Vargas – FGV-Rio. Mestre em Direito da Cidade pela UERJ e dou-torando em Direito Processual pela UERJ. Defensor público no Estado do Rio de Janeiro.

José Roberto dos Santos Bedaque

Livre-docente, Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela USP. Professor Titular de Direito Processual da USP. Foi membro da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto do novo CPC. Advogado.

Leonardo Faria Schenk

Professor Adjunto de Direito Processual Civil da UERJ. Doutor em Direito Processual pela UERJ. Advogado.

Leonardo Duncan Moreira Lima

Mestre pela PUC-Rio. Professor de Direito Processual Civil da PUC-Rio. Advogado.

Leonardo José Carneiro da Cunha

Mestre em Direito pela UFPE. Doutor em Direito pela PUC-SP, com Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Professor adjunto da Faculdade de Direito do Recife – UFPE.

Luciano Rinaldi

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB.

Luciano Vianna Araújo

Doutorando em Direito Processual Civil na PUC-SP. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil na graduação e na pós-graduação da PUC-Rio. Advogado.

Lúcio Delfino

Pós-doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Membro do Ins-tituto dos Advogados de Minas Gerais. Diretor da Revista Brasileira de Direito Processual

– RBDPro. Advogado.

Luis Guilherme Aidar Bondioli

Doutor e Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Advogado.

(6)

XII

Luiz Henrique Volpe Camargo

Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Especialista em Direito Pro-cessual Civil pela UCDB/INPG. Advogado e professor da graduação e da pós-graduação em diversas Universidades. Integrou as duas comissões de juristas formadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados para revisão do Código de Processo Civil de 2015.

Luiz Paulo da Silva Araújo Filho

Desembargador Federal do TRF da 2ª Região. Professor de Direito Processual Civil da UERJ. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

Luiz Rodrigues Wambier

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor no curso de mestrado em Direito Processual Civil e em Cidadania da Universidade Para-naense – UNIPAR. Professor nos cursos de Especialização em Direito Processual Civil da Cogeae – PUC-SP. Professor no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba-PR). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, do Instituto Ibero-americano de Direito Processual – IIDP, do Instituto Panamericano de Derecho Procesal – IPDP. Membro do Conselho Consultivo da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP e da Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira – CARB. Membro do Conselho Consultivo da RT (Editora Revista dos Tribunais/Thomson Reuters). Advogado nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e no Distrito Federal. 

Marcela Melo Perez

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e Mes-tranda em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Advogada.

Marcello Miller

Procurador da República. Membro do Grupo Executivo da Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria-Geral da República. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco.

Marco Antônio dos Santos Rodrigues

Professor Adjunto de Direito Processual Civil da UERJ. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito Processual pela UERJ. Pós-doutorando pela Universidade de Coimbra. Membro da Associação Internacional de Direito Processual, do Instituto Ibero--americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Mirna Cianci

Procuradora do Estado. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professora e Coordenadora da Escola Superior da PGE-SP.

Mônica Júdice

Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito Marítimo pela Universidade de Oslo (Noruega) – UIO.

(7)

Especia-XIII

lista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Membro da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM. Membro do Instituto Pan-americano de Direito Processual Civil – IPDP. Advogada.

Paula Sarno Braga

Mestre e Doutoranda em Direito Público pela UFBA. Professora de Processo Civil da Universi-dade Federal da Bahia, da FaculUniversi-dade Baiana de Direito e da UniversiUniversi-dade Salvador. Advogada.

Paulo Cézar Pinheiro Carneiro

Professor Titular de Teoria Geral do Processo, Doutor e Livre-docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Membro das comissões de juristas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados que elaborou o novo Código de Processo Civil. Advogado.

Paulo Henrique dos Santos Lucon

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP nos cursos de graduação e pós-graduação. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Vice-Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo. Participou da Comissão Especial da Câmara dos Deputados do novo Código de Processo Civil.

Paulo Magalhães Nasser

Bacharel, Mestre em Direito Civil e Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Mestre (LL.M.) em Direito Comercial Internacional pela London School of Economics – LSE. Professor dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil da PUC-SP e da PUC-Rio. Advogado.

Pedro Henrique Reschke

Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo CESUSC e em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Advogado.

Pedro Miranda de Oliveira

Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela PUC-PR. Professor de Processo Civil dos cursos de graduação e de mestrado da UFSC. Advogado e consultor jurídico.

Rafael Alexandria de Oliveira

Mestre em Direito Público pela UFBA. Especialista em Direito Processual Civil (Fac. Jorge Amado/JusPodivm). Procurador do Município do Salvador-BA. Advogado.

Robson Renault Godinho

Pós-doutor pela UFBA. Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Promotor de Justiça no MPRJ.

Rodolfo Kronemberg Hartmann

Juiz Federal Titular. Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela UGF-RJ. Professor e coor-denador da pós-graduação em Direito Processual Civil na EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

(8)

XIV

Rodrigo Barioni

Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP. Advogado.

Rodrigo Mazzei

Pós-doutor pela UFES. Doutor pela FADISP. Mestre pela PUC-SP. Professor (graduação e mestrado) da UFES.

Ronaldo Cramer

Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil da PUC-Rio. Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual. Membro do Instituto Carioca de Processo Civil – ICPC. Advogado.

Ronaldo Vasconcelos

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sócio de Lucon Advogados. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Presidente da Comissão de Estudos de Direito Falimentar do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP.

Sarah Merçon-Vargas

Mestre e Doutoranda em Direito Processual pela USP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP e do Centro de Estudos Avançados de Processo – CEAPRO. Professora universitária. Advogada.

Sofia Temer

Mestranda em Direito Processual na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Advogada.

Susana Henriques da Costa

Professora Doutora da Faculdade de Direito da USP e do programa GVlaw da FGV Direito SP. Mestre e Doutora em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP e Pós-doutora pela University of Wisconsin – Madison Law School. Promotora de Justiça do Estado de São Paulo.

Teresa Arruda Alvim Wambier

Mestre, Doutora e Livre-docente pela PUC-SP. Professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma Universidade. Advogada.

Virgílio Mathias

Professor convidado da PUC-Rio. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC-Rio. Advogado.

Welder Queiroz dos Santos

Doutorando e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor da Faculdade de Direito da UFMT. Advogado.

Referências

Documentos relacionados

Indiscutível a necessidade de limitação de alguns direitos, sob pena de possibilitar a instauração de um cenário jurídico e social caóticos, situação esta que

Entretanto, a ineficiência da racionalidade científica e o fracasso em conhecer os riscos, fez com que os cientistas e produtores de risco, delegassem parte do seu poder de

No entendimento de que a aplicação da pena do caso em questão serve exclusivamente para a proteção de bens jurídicos, procura-se responder a problemática

Torna-se visível a carência de uma teoria jurídica que possa abranger uma base epistemológica evolutiva, apta a acompanhar a rápida alteração da reorganização social.

Após a compreensão dogmática das agências reguladoras, deve ser analisada a teoria da captura, que envolve a problemática questão da captura dos agentes

Os objetivos específicos são mais reduzidos, voltados ao núcleo da problemática, procurando dissertar sobre o que consiste o transexualismo; avaliar se a transição de

Ademais, Luiz Eduardo afirma que há necessidade de uma reforma democrática de modo que as instituições de segurança de cada estado cumpram seu papel de servir à sociedade

O objetivo geral do trabalho é analisar os possíveis impactos, que serão gerados pela reforma, para os estudantes e futuros profissionais no que se refere a