• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 062/2012 REGISTRO DE PREÇOS Nº 037/2012 PROCESSO ADMINISTRATIVO: /2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 062/2012 REGISTRO DE PREÇOS Nº 037/2012 PROCESSO ADMINISTRATIVO: /2011"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, que o INCA - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ DE ALENCAR GOMES DA SILVA, vinculado ao Ministério da Saúde, com inscrição no CNPJ/MF sob o nº 00.394.544/0171-50,

realizará licitação conduzida por Pregoeiro e sua Equipe de Apoio, nomeados pela

Portaria nº 633 de 07 de outubro de 2011, do Sr. Diretor Geral do Instituto Nacional

de Câncer José Alencar Gomes da Silva, para REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, do Decreto nº 3.931, de 19 de setembro de 2001, da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11 de outubro de 2010, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, do Decreto n° 6.204, de 05 de setembro de 2007, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as exigências estabelecidas neste Edital.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.

AMPLA PARTICIPAÇÃO

FORMA DE EXECUÇÃO DO OBJETO: fornecimento parcelado.

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÂO: O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da Internet, mediante condições de segurança – criptografia e autenticação – em todas as suas fases.

ABERTURA: Dia: 28/03/2012 HORÁRIO: 14:00 horas ( Horário de Brasília)

ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.comprasnet.gov.br

INFORMAÇÕES: Comissão de Licitação

Rua Marquês de Pombal nº 125 - 8º andar – Centro CEP: 20230-240 - Rio de Janeiro – RJ

E-mail: cpl@inca.gov.br

RETIRADA DO EDITAL – Cópia do edital encontra-se no sítio do INCA no

endereço http://www1.inca.gov.br/editais/, onde serão também disponibilizadas

todas as informações alusivas ao certame licitatório. DOS DOCUMENTOS INTEGRANTES

Compõem o presente Edital, dele fazendo parte integrante e indissociável, os seguintes anexos:

Anexo I - Termo de Referência

Anexo II - Modelo de Ata de Registro de Preços

(2)

1- DO OBJETO

1.1. O objeto da presente licitação é o registro da(s) proposta(s) de preço(s) mais vantajosa(s) para a Administração, com vistas à eventual AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO, conforme especificações e quantitativos indicados no Termo de

Referência, Anexo I do presente Edital.

1.2. A licitação apresenta-se dividida em itens, conforme tabela constante do Termo de Referência, facultando-se à licitante a participação em quantos itens forem do seu interesse.

1.3. O valor total estimado da presente aquisição está indicado no termo de referência, ANEXO I deste edital, bem como encontra-se descrito o valor unitário máximo que a administração do INCA se dispõe a pagar para cada item.

1.4. Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério de menor preço unitárioofertado por item.

2- DO CREDENCIAMENTO

2.1. O credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF, que permite a participação dos interessados na modalidade licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.

2.2. O credenciamento deverá ser realizado no prazo de até três dias úteis antes da data prevista para a realização do Pregão Eletrônico (Inciso I, art 13º, Decreto 5.450/2005).

2.3. O credenciamento da licitante dependerá do seu registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

2.4. O cadastramento e habilitação parcial no SICAF poderão ser realizados pelo interessado, mediante a apresentação da documentação discriminada na Instrução Normativa - MARE nº 5/95, e suas alterações posteriores.

2.5. O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio www.comprasnet.gov.br, com a solicitação de login e senha pelo interessado.

2.6. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade da licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes a este Pregão.

2.7. A licitante descredenciada no SICAF terá sua chave de identificação e senha suspensas automaticamente.

(3)

3- DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar deste Pregão entidades empresariais cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, conforme disposto no § 3º do artigo 8º da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11.10.10. 3.2. Para participar do Pregão Eletrônico a licitante deverá dispor de chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto à SLTI, no sítio www.comprasnet.gov.br onde também deverá informar-se a respeito do seu funcionamento e regulamento e receber instruções detalhadas para sua correta utilização.

3.3. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua exclusiva responsabilidade, incluindo qualquer transação por ela efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao INCA, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros (§ 5º, Artigo 3º do Decreto nº 5.450/2005).

3.4. A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances (Artigo 13, inciso III do Decreto nº 5.450/2005).

3.5. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no Sistema Eletrônico durante a sessão pública do Pregão Eletrônico, ficando responsável pelo ônus decorrente de perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo Sistema Eletrônico ou de sua desconexão (Artigo 13, inciso IV do Decreto nº 5.450/2005).

3.6. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema para imediato bloqueio de acesso.

3.7. Como condição para participação no Pregão, a licitante deverá assinalar, “sim” ou “não”, em campo próprio do sistema eletrônico, relativo às seguintes declarações: 3.7.1. que cumpre os requisitos estabelecidos no artigo 3º da Lei Complementar nº 123, de 2006, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos artigos 42 a 49 do mesmo instrumento legal.

3.7.2. independentemente da declaração acima referida, o sistema eletrônico executará verificação automática, junto à Receita Federal quanto ao porte da empresa participante (ME/EPP).

3.7.2.1. a assinalação do campo “não” apenas produzirá o efeito de a licitante não ter direito ao tratamento favorecido previsto na lei complementar nº 123/2006, mesmo que microempresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa;

3.7.3. que está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos, bem como de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no Edital; 3.7.3.1. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

(4)

3.7.4. Que inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no certame e que se encontra ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores;

3.7.5. Que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, salvo menor, a partir de 14 anos, na condição de aprendiz, nos termos do artigo 7º, XXXIII, da Constituição;

3.7.6. Que a sua proposta foi elaborada de forma independente, nos termos da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 16 de setembro de 2009.

3.8. Independentemente das declarações expressas, a simples apresentação da proposta implica submissão a todas as condições estipuladas neste Edital e seus anexos, sem prejuízo da estrita observância das normas contidas na legislação mencionada no preâmbulo deste Edital.

3.9. Não será admitida nesta licitação a participação de:

3.9.1. entidades empresariais proibidas de participar de licitações e celebrar contratos administrativos, na forma da legislação vigente;

3.9.2. entidades empresariais declaradas suspensas de participar de licitações e impedidas de contratar com o órgão responsável por esta licitação (art. 87, inciso III, Lei 8.666/93); entidades empresariais estrangeiras que não tenham representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente;

3.9.3. quaisquer interessados que se enquadrem nas vedações previstas no art. 9º da Lei nº 8.666/93).

3.9.4. entidades empresariais que estejam sob falência, em recuperação judicial ou extrajudicial, concurso de credores, concordata ou insolvência, em processo de dissolução ou liquidação.

3.9.5. entidades empresariais que estejam reunidas em consórcio, sejam controladoras, coligadas ou subsidiarias entre si.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS

4.1. O encaminhamento de propostas terá início com a divulgação do Aviso de Edital no sítio www.comprasnet.gov.br, até as 00:00 h do dia 00/00/2012, hora e data da abertura da sessão, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

4.2. A licitante deverá encaminhar sua proposta, por meio do sistema eletrônico, até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

4.3. Para o envio da proposta de preço a licitante deverá digitar, em campo próprio do

Comprasnet, o seu login e senha privativa e subseqüentemente encaminhar sua(s) proposta(s) de preço(s), mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

(5)

4.3.1. Valor unitário e total do item;

4.3.2. a quantidade de unidades, observada a quantidade mínima fixada no Termo de Referência para cada item;

4.3.2.1. em não havendo quantidade mínima fixada, deverá ser cotada a quantidade total prevista para o item.

4.3.3. Nos itens em que for admitido oferecer quantitativos inferiores, se a proposta da licitante vencedora não atender ao quantitativo total estimado para a contratação, respeitada a ordem de classificação, poderão ser convocados tantas quantas forem necessários para alcançar o total estimado, observado o preço da proposta vencedora. 4.3.4. Marca

4.3.5. Fabricante;

4.3.6. Descrição complementar do objeto, indicando, no que for aplicável, o material empregado, modelo, prazo de validade ou de garantia, número do registro ou inscrição do bem no órgão competente, quando for o caso.

4.3.7. É obrigatório o preenchimento do campo “descrição complementar” do objeto, sob pena de desclassificação da proposta.

4.3.8. Todas as especificações do objeto contidas na proposta vinculam a Contratada. 4.4. Nos valores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente no fornecimento dos bens.

4.5. O prazo de validade da proposta não será inferior a 90 (noventa) dias , a contar da data da sua apresentação. Qualquer elemento que possa identificar a licitante importará a desclassificação da proposta.

4.6. Até a hora marcada para abertura da sessão, a licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada (§ 4º do Art. 21 do Decreto nº 5.450/2005). 4.7. Após o início da fase de lances, não cabe desistência da proposta.

4.8. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no Sistema Eletrônico durante a sessão pública do Pregão Eletrônico, ficando responsável pelo ônus decorrente de perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo Sistema Eletrônico ou de sua desconexão (Artigo 13, inciso IV do Decreto nº 5.450/2005).

4.9 Para o Pregoeiro:

4.9.1. A proposta de preços deverá conter especificações detalhadas do objeto ofertado, e deverá ser formulada e enviada ao Pregoeiro, pelo Licitante, contendo os seguintes dados:

(6)

4.9.2. Prazo de validade da proposta, não inferior a de 90 (noventa) dias corridos,

contados da abertura deste Pregão Eletrônico e, da validade da ata de registro de preços de 12 (doze) meses.

4.9.3. Especificação e características detalhadas do produto, bem como: Nome do fabricante, marca, modelo, cor, espessura, procedência, etc ou outros elementos que identifiquem, de forma inequívoca, o produto ofertado.

4.9.3.1. Tendo em vista Portaria do Diretor Geral do INCA nº 718, publicada no

D.O.U em 03/01/2011, somente serão aceitas ofertas de produtos previamente aprovados na Instituição, cuja relação encontra-se disponível para consulta na

página http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2557. Podendo ainda antes

da realização do certame, ser entregues amostras para homologação na área de Assessoria Técnica situada na Rua Marquês de Pombal nº 125, 9º andar, tel: 3207-5522.

4.10. Os licitantes vencedores deverão encaminhar ao Pregoeiro, logo após o encerramento da fase de lances, via fax (021 – 3207-5701), no prazo máximo de 02 (duas) horas, cópia do original da proposta ajustada ao preço do lance vencedor ofertado ou negociado, devendo o original ser encaminhado para a Rua Marquês de Pombal nº 125, 8º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20.230-240, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, incluindo os seguintes dados da vencedora: Razão Social, endereço, telefone/Fax, número do CNPJ/MF, banco, agência, número da conta-corrente e praça de pagamento e os dados do responsável pela assinatura do contrato.

5- DA ABERTURA DA SESSÃO

5.1. Na data e horário previsto neste Edital, será declarada aberta a sessão pública do presente Pregão Eletrônico, quando o Pregoeiro procederá a verificação das propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

5.1.1. A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

5.1.2. A não desclassificação da proposta não impede o seu julgamento definitivo em sentido contrário, levado a efeito na fase de aceitação.

5.2. O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pelo Pregoeiro, sendo que somente estas participarão da fase de lances.

5.3. Classificadas as propostas, o Pregoeiro dará início à fase competitiva, quando então as licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observando-se as regras estabelecidas no presente Edital.

(7)

6. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

6.1. Para participar da fase competitiva (lances), a licitante deverá ter sua proposta de

preços unitários, por item, previamente cadastrada no endereço www.comprasnet.gov.br.

6.2. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

6.3. Iniciada a etapa competitiva, as licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo a licitante imediatamente informada do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

6.4. O lance deverá ser ofertado pelo valor unitário do item.

6.5. A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado pelo sistema.

6.6. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro.

6.7. Durante o transcurso da sessão pública as licitantes serão informadas, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação da licitante.

6.8. Caso a licitante não apresente lances, concorrerá com o valor de sua proposta e, na hipótese de desistência de apresentar outros lances, valerá o último lance por ela ofertado, para efeito de ordenação das propostas.

6.9. Durante o transcurso da sessão pública, o Pregoeiro enviará mensagens às licitantes, mas estas só poderão se comunicar com o Pregoeiro por iniciativa deste, após o encerramento da fase de lances.

6.10. O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e as licitantes.

6.11. No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

6.12. Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após comunicação expressa aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

7. DO ENCERRAMENTO DA ETAPA DE LANCES

7.1. Por decisão do Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento

(8)

7.2. Após o aviso de fechamento iminente, transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente, determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances (Artigo 24, § 7º do Decreto 5.450/2005).

7.3. Encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em coluna própria as microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades Em relação aos itens não exclusivos de microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas, uma vez encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em coluna própria as microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas participantes, procedendo à comparação com os valores da primeira colocada, se esta for empresa de maior porte, assim como das demais classificadas, para o fim de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204, de 2007.

7.4. Nessas condições, as propostas de microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas que se encontrarem na faixa de até 5% (cinco por cento) acima da proposta ou lance de menor preço serão consideradas empatadas com a primeira colocada.

7.5. A melhor classificada, nos termos do item anterior, terá o direito de encaminhar uma última oferta para desempate, obrigatoriamente em valor inferior ao da primeira colocada, no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após a comunicação automática para tanto.

7.6. Caso a microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão convocadas as demais licitantes, microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas, que se encontrem naquele intervalo de 5% (cinco por cento), na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito, no prazo estabelecido no subitem anterior.

7.7. Caso não se ofertem lances e sejam identificadas propostas de preços idênticos de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedades cooperativas empatadas na faixa de até 5% (cinco por cento) sobre o valor cotado pela primeira colocada, e permanecendo o empate até o encerramento do item, o sistema fará sorteio eletrônico entre tais fornecedores, definindo e convocando automaticamente o vencedor para o encaminhamento da oferta final de desempate.

7.8. Havendo êxito no procedimento de desempate, o sistema disponibilizará a nova classificação de fornecedores para fins de aceitação do valor ofertado. Não havendo êxito, ou tendo sido a melhor oferta inicial apresentada por microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, ou ainda não existindo microempresa, empresa de pequeno porte e sociedade cooperativa participante, prevalecerá a classificação inicial.

7.9. Na ocorrência de eventual empate entre propostas, o critério de desempate será aquele previsto no artigo 3º, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993, assegurando-se a preferência, sucessivamente, aos bens:

(9)

7.9.1. produzidos no País;

7.9.2. produzidos ou prestados por empresas brasileiras;

7.9.3. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

7.10. Persistindo o empate, o critério de desempate será o sorteio, em ato público para o qual as licitantes serão convocadas, vedado qualquer outro processo.

8. DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA

8.1. Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para a contratação e verificará a habilitação do licitante conforme disposições do edital, conforme art. 25 do Decreto 5.450/05.

8.2. No julgamento e classificação das propostas será adotado o critério de menor preço unitário por item, sendo levados em consideração também, critérios objetivos definidos no Edital, que não deverão contrariar as normas e princípios estabelecidos na Lei 8.666/93.

8.3. Será assegurada às microempresas e às empresas de pequeno porte, como critério de desempate, preferência de contratação desde que as propostas

apresentadas sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores ao melhor preço ofertado na fase de lances, observado o seguinte procedimento:

8.3.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela detentora do melhor preço, no prazo estipulado pelo sistema comprasnet, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

8.3.2. Não ocorrendo à contratação na forma do subitem 8.3.1., serão convocadas as microempresas ou empresas de pequeno porte remanescentes que se enquadrem na hipótese do subitem 8.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito; 8.3.3. No caso de serem idênticos os valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no subitem 8.3., será realizado sorteio pelo sistema, para que se identifique aquela que em primeiro lugar apresentará melhor oferta;

8.3.4. A não-contratação nos termos previstos no subitem 8.3, ensejará a adjudicação do objeto licitado em favor da proposta originalmente vencedora;

8.3.5. O disposto no subitem 8.3 somente será aplicado quando o melhor preço ofertado na fase de lances não houver sido apresentado por microempresa ou empresa de pequeno porte;

(10)

8.4. Após a aplicação das regras de preferência para as ME/EPP dispostas acima, conforme art. 5º do Decreto nº 7.174, de 12 de Maio de 2010, será assegurada

preferência na contratação, nos termos do disposto no art. 3º da Lei nº 8.248, de 1991, para fornecedores de bens e serviços, observada a seguinte ordem:

8.4.1. Bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o Processo Produtivo Básico (PPB), na forma definida pelo Poder |Executivo Federal;

8.4..2. Bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País;e

8.4.3. Bens e serviços produzidos de acordo com o PPB, na forma definida pelo Poder Executivo Federal.

8.5. Para aplicação das regras de preferência previstas no item 8.4, será observado o disposto no art. 8º do Decreto nº 7.174/2010.

8.5.1. Aplicação das regras de preferência previstas no art. 5º, com a classificação dos licitantes cujas propostas finais estejam situadas até dez por cento acima da melhor proposta válida, conforme o critério de julgamento, para a comprovação e o exercício do direito de preferência;

8.5.2. Convocação dos licitantes classificados que estejam enquadrados no inciso I do art. 5º do Decreto nº 7.174/2010 (item 8.4.1), na ordem de classificação, para que possam oferecer nova proposta ou novo lance para igualar ou superar a melhor proposta válida, caso em que será declarado vencedor do certame;

8.5.3. Caso a preferência não seja exercida na forma do item 8.5.2, por qualquer motivo, serão convocadas as empresas classificadas que estejam enquadradas no inciso II do art. 5º do Decreto nº 7.174/2010 (item 8.4.2.) na ordem de classificação, para comprovação e o exercício do direito de preferência, aplicando-se a mesma regra para o inciso III do art. 5º do Decreto nº 7.174/2010 (item 8.4.3.) caso esse direito não seja exercido; e

8.5.4. Caso nenhuma empresa classificada venha a exercer o direito de preferência, observa-se-ão as regras de classificação e julgamento previstas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e na Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002.

8.6. Até que o sistema COMPRASNET seja alterado para operar automaticamente as preferências citadas no item 8.4., o Pregoeiro deverá aplicar manualmente os

benefícios. Para Tanto:

8.6.1. O pregoeiro solicitará, por meio do chat, que as licitantes se manifestam, dentro do prazo de 5 (cinco) minutos, quanto ao enquadramento nos incisos I a III do art. 5º do Decreto nº 7.174/2010.

8.6.1.1. Caso haja licitantes que se declarem portadores de um ou de dois certificados, aplica-se a seguinte ordem de classificação:

8.6.1.1.1 Tecnologia no País + Processo Produtivo Básico + ME/EPP; 8.6.1.1.2. Tecnologia no País + Processo Produtivo Básico;

(11)

8.6.1.1.3. Tecnologia no País + ME/EPP; 8.6.1.1.4. Tecnologia no País;

8.6.1.1.5. Processo Produtivo Básico + ME/EPP; 8.6.1.1.6. Processo Produtivo Básico.

8.6.1.2. O pregoeiro convocará as licitantes, de acordo com a ordem de classificação acima, para exercerem no prazo de 5 (cinco) minutos, o direito de preferência.

8.7. Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o Pregoeiro anunciará o licitante vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame.

8.8. Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, ou se o licitante desatender às exigências e habilitação, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subseqüente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à sua habilitação, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital.

8.8.1. Na situação a que se refere o item anterior, o Pregoeiro poderá negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.

8.9. A indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas à sessão pública do Pregão Eletrônico constarão de Ata

divulgada no Sistema Eletrônico, sem prejuízo das demais formas de publicidade previstas no art. 30, XII, alíneas “a”, “b”, “c” e “d” do Anexo I do decreto 5.450 de 31 de maio de 2005.

8.10. No pregão, na forma eletrônica, realizado para o sistema de registro de preços, quando a proposta do licitante vencedor não atender ao quantitativo total estimado para a contratação, respeitada a ordem de classificação, poderão ser convocados tantos licitantes quantos forem necessários para alcançar o total estimado, observado o preço da proposta vencedora.

8.11. No caso de microempresa e empresa de pequeno porte, havendo alguma

restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir do momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogável por igual período, a critério da Administração, para a

regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e apresentação de certidão negativa ou positiva com efeito de negativa.

8.12. Observados os subitens 8.3, 8.3.1. e 8.3.2., a não-regularização da documentação, no prazo previsto no subitem 8.10 implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no item 20, sendo facultado à Administração convocar para contratar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, ou revogar esta licitação.

8.13. Encerrada a etapa de lances e depois da verificação de possível empate, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar para fim de aceitação.

8.14. Será desclassificada a proposta ou o lance vencedor com valor superior ao preço

máximo fixado, ou que apresentar preço manifestamente inexequível, assim considerado aquele que não venha a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos são coerentes com os de mercado.

(12)

8.15. O Pregoeiro poderá convocar a licitante para enviar documento digital, por meio

de funcionalidade disponível no sistema (“enviar anexo”), estabelecendo no “chat” prazo razoável para tanto, sob pena de não aceitação da proposta.

8.15.1. Dentre os documentos passíveis de solicitação pelo Pregoeiro, destacam-se os que contenham as características do material ofertado, em compatibilidade com o Termo de Referência, minudenciando o modelo, tipo, procedência, garantia ou validade, além de outras informações pertinentes, a exemplo de catálogos, folhetos ou propostas.

8.15.2. O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justificada da licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

8.16. Se a proposta ou lance de menor valor não for aceitável, o Pregoeiro examinará

a proposta ou lance subsequente, e, assim sucessivamente, na ordem de classificação.

8.17. O Pregoeiro poderá solicitar à licitante, classificada em primeiro lugar, a apresentação de amostra do material em licitação, a qual deverá ser apresentada no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data e hora da solicitação, registrada no sistema.

8.18. Se a amostra apresentada pelo primeiro classificado não for aprovada, o Pregoeiro analisará a aceitabilidade da proposta ou lance ofertado pelo segundo classificado. Seguir-se-á com a verificação da(s) amostra(s) e, assim, sucessivamente, até a verificação de uma que atenda às especificações constantes no Termo de Referência.

8.19. Havendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

8.20. O Pregoeiro poderá encaminhar, por meio do sistema eletrônico, contraproposta à licitante que apresentou o lance mais vantajoso, com o fim de negociar a obtenção de melhor preço, vedada a negociação em condições diversas das previstas neste Edital.

8.21. Se a proposta ainda assim, permanecer com valor superior ao limite orçado pela Administração no Termo de Referência – Anexo I deste Edital, a mesma será desclassificada em conformidade com o art. 48 - II, da Lei 8.666/93.

8.21.1. Na hipótese de o Pregoeiro não aceitar a proposta e passar à subsequente, poderá, o mesmo, negociar com a licitante para que seja obtido preço melhor.

8.21.2. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

8.22. Sempre que a proposta não for aceita, e antes de o Pregoeiro passar à subsequente, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do

(13)

empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida, se for o caso.

8.23. Uma vez aceito o objeto quanto ao seu preço e à sua conformidade, o Pregoeiro passará à fase de habilitação.

9. DA HABILITAÇÃO

9.1. A habilitação da licitante vencedora será verificada pelo Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica e à regularidade fiscal, conforme disposto nos arts. 4º, caput, 8º, §3º, 13, 14 e 43 da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.

9.1.1. Também poderão ser consultados os sítios oficiais emissores de certidões, especialmente quando os licitantes estejam com alguma documentação vencida junto ao SICAF.

9.2. Os licitantes que não estiverem cadastrados, ou estiverem com seu cadastramento vencido no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, e também do nível de credenciamento exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação relativa à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal, nas condições seguintes:

9.2.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA:

9.2.1. No caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis;

9.2.2. Em se tratando de sociedade comerciais, contrato social ou estatuto em vigor, devidamente registrado, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentas de eleição de seus administradores;

9.2.3. Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde opera, com averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser participante sucursal, filial ou agência;

9.2.4. Inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedade simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

9.2.5. No caso de sociedade cooperativa: ata de fundação e estatuto social em vigor, com a ata da assembléia que o aprovou, devidamente arquivado na Junta Comercial ou inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da respectiva sede, bem como o registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971;

9.2.6. Decreto de autorização, em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País.

9.3. REGULARIDADE FISCAL:

(14)

9.3.2. Prova de regularidade com a Fazenda Nacional (certidão conjunta, emitida pela Secretaria da receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, quanto aos demais tributos federais e a Divida Ativa da União, por elas administrados, conforme art. 1º, inciso I, do decreto nº 6.106/07);

9.3.3. Prova de regularidade com a Seguridade Social (INSS);

9.3.4. Prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); 9.3.5. Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade compatível com o objeto contratual;

9.3.6. Prova de regularidade com a fazenda Estadual do domicílio ou sede do licitante; 9.3.6.1. Caso o fornecedor seja considerado isento dos tributos estaduais relacionados ao objeto licitatório, deverá comprovar tal condição mediante a apresentação de declaração da Fazenda Estadual do domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da lei;

9.3.7. Caso o licitante detentor de menor preço seja microempresa ou empresa de pequeno porte, enquadrada no art. 34 da Lei nº 11.488, de 2077, deverá apresentar toda documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

9.4. Os licitantes que não estiverem cadastrados, ou estiverem com seu cadastramento vencido no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF no nível da Qualificação econômico-financeira, conforme Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, 2010, deverão apresentar a seguinte documentação:

9.4.1. Certidão Negativa de falência ou concordata expeditas pelo Distribuidor da sede da Licitante, não sendo aceitas Certidões emitidas com mais de 60(sessenta) dias anteriores à data da realização da licitação, podendo estas, serem revalidadas pelo Distribuidor que a expediu.

9.4.1.1. As LICITANTES sediadas em outras Comarcas ou Estados, deverão apresentar juntamente com as Certidões exigidas, declaração passada pelo foro da sua sede, indicando quais os Cartórios ou Ofícios de Registro que controlam a distribuição de falências ou concordatas.

9.4.2. Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do ultimo exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanço provisório, podendo ser atualizados por índicies oficiais quando encerrado há mais de 03 (três) meses da data de apresentação da proposta;

9.4.2.1. No caso de bens de pronta entrega, não será exigido da microempresa nem empresa de pequeno porte, enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, a apresentação de balanço patrimonial do último exercício financeiro.

(15)

9.4.2.2. No caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstração contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

9.4.3. Comprovação da situação financeira da empresa será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultante da aplicação das fórmulas:

At. Circ. + Real. L. Prazo

I - Índice de Liquidez Geral =

Pass. Circ. + Exig. L. Prazo > 1,00

Ativo Circulante

II - Índice de Liquidez Corrente =

PassivoCirculante > 1,00

Ativo Total

III - Índice de Solvência Geral =

Pass. Circ. + Exig. L. Prazo > 1,00

9.4.4. A empresa, que apresentar algum índice igual ou inferior a 1(um), deverá comprovar possuir patrimônio Líquido ou capital social mínimo no valor abaixo indicado, conforme dispõe o artigo 44 da IN/SLTI nº 02 de 11/10/2010 c/c §§ 1º e 2º do art. 31 da Lei 8.666/93.

9.4.4.1. O valor do patrimônio líquido ou capital social a ser comprovado, para atender ao item 8.5.4. será de valor equivalente a 10% da contratação.

9.5. Se a menor proposta ofertada for microempresa, empresa de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2(dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a proponente for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

9.5.1. A prorrogação do prazo previsto no referido item será sempre concedida pela administração quando requerida pelo licitante, salvo se existir urgência na contratação ou prazo insuficiente para o empenho, devidamente justificados.

9.5.2 A não regularização da documentação implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

9.6. As empresas, cadastradas ou não no SICAF, deverão comprovar, ainda, a QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, por meio de:

9.6.1. Apresentar, se for o caso, Declaração de Certificação de Tecnologia do País e Processo Produtivo Básico para usufruto dos benefícios previstos no Decreto nº 7.174 de 12 de maio de 2010, conforme modelo (Anexo IV).

9.6.1.1. Juntamente com a Declaração requerida no item 8.6.1, deverá(ao) ser apresentada(s) a(s) Portaria(s) do Ministério da Ciência e Tecnologia, que comprove(m) a condição de atendimento ao PPB.

(16)

9.7. Quando o cartucho não for o original do fabricante da impressora, será obrigatório a apresentação, de Laudo técnico emitido, há menos de um ano, por laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, que atestem, conforme regulamentação específica, a adequação aos seguintes requisitos mínimos: perfeito funcionamento e adaptabilidade com o modelo e marca da impressora, capacidade (número de cópias) e qualidade de impressão. O cartucho deverá estar acondicionado em embalagem individual protegida, com instrução de uso em português, número de lote, data da fabricação, validade, identificação do fornecedor, documento do fabricante comprovando originalidade e garantia do produto.

9.8. Os documentos exigidos para habilitação relacionados nos subitens acima, deverão ser apresentados pelos licitantes, via fac-símile (fax) número 21 –3207-5701,

ou via e-mail cpl@inca.gov.br, no prazo de 02 (duas) horas, após solicitação do

Pregoeiro no sistema eletrônico. Posteriormente, serão remetidos em original, por qualquer processo de cópia reprográfica, autenticada por tabelião de notas, ou por servidor da Administração, desde que conferidos com o original, ou publicação em órgão da imprensa oficial, para análise, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após encerrado a aceitação dos lances no sistema eletrônico, sob pena de inabilitação. 9.8.1. O Pregoeiro não estará mais enviando fax ou realizando ligação para o licitante que apresentar o menor preço. Ressaltamos que o Sistema Comprasnet deverá ser acompanhado diariamente pelo licitante a fim de evitar sua inabilitação, pois o Pregoeiro seguirá a respectiva ordem de classificação dos outros participes, dando continuidade ao certame.

9.8.2. Os referidos documentos deverão ser apresentados no seguinte endereço: Rua Marquês de Pombal, 125, 8º andar – Centro - Rio de Janeiro/RJ – Cep: 20.230-240. 9.9. Os documentos exigidos para habilitação relacionados nos subitens acima, deverão ser apresentados pelos licitantes, via fac-símile (fax) número 21 –3207-5701,

ou via e-mail cpl@inca.gov.br, no prazo de 02 (duas) horas, após solicitação do

Pregoeiro no sistema eletrônico. Posteriormente, serão remetidos em original, por qualquer processo de cópia reprográfica, autenticada por tabelião de notas, ou por servidor da Administração, desde que conferidos com o original, ou publicação em órgão da imprensa oficial, para análise, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após encerrado a aceitação dos lances no sistema eletrônico, sob pena de inabilitação. 9.10. Havendo alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, o licitante será convocado para, no prazo de 02 (dois) dias úteis, após a solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico, comprovar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual período.

9.10.1. A não regularização fiscal no prazo previsto no subitem anterior acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultada a convocação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para os quais será cedido o mesmo prazo especial para a regularização da situação fiscal.

(17)

9.11. Havendo necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

9.12. As licitantes que deixarem de apresentar quaisquer dos documentos exigidos para a habilitação na presente licitação, ou os apresentarem em desacordo com o estabelecido neste Edital ou com irregularidades, ressalvado o disposto no subitem 9.6, serão inabilitados, não se admitindo complementação posterior.

9.13. A inobservância das disposições de quaisquer dos itens acima, será motivo de inabilitação da licitante.

10. DOS RECURSOS

10.1. O Pregoeiro declarará o vencedor e, depois de decorrida a fase de regularização fiscal de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, se for o caso, concederá o prazo de no mínimo vinte minutos, para que qualquer licitante manifeste a intenção de recorrer, de forma motivada, isto é, indicando contra qual(is) decisão(ões) pretende recorrer e por quais motivos, em campo próprio do sistema. 10.2. Havendo quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro verificar a tempestividade e a existência de motivação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não o recurso, fundamentadamente.

10.3. Nesse momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas verificará as condições de admissibilidade do recurso.

10.4. A falta de manifestação motivada do licitante quanto à intenção de recorrer importará a decadência desse direito e a consequente adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao licitante vencedor.

10.5. Uma vez admitido o recurso, o recorrente terá, a partir de então, o prazo de três dias para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa de seus interesses.

10.6. acolhimento do recurso invalida tão somente os atos insuscetíveis de aproveitamento.

10.7. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, no endereço constante neste Edital.

11. DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

11.1. O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, por ato do Pregoeiro, caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a regular decisão dos recursos apresentados.

11.2. Após a fase recursal, constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente homologará o procedimento licitatório.

(18)

12. DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

12.1. Homologado o resultado da licitação, terá o adjudicatário o prazo de 10(dez) dias, contados a partir da data de sua convocação, para assinar a Ata de Registro de Preços, cujo prazo de validade encontra-se nela fixado, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

12.2. Alternativamente à convocação para comparecer perante o órgão ou entidade para a assinatura da Ata de Registro de Preços, a Administração poderá encaminhá-la para assinatura, mediante correspondência postal com aviso de recebimento (AR) ou meio eletrônico, para que seja assinada no prazo de 3 (três) dias, a contar da data de seu recebimento.

12.3. O prazo estabelecido no subitem anterior para assinatura da Ata de Registro de Preços poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo(s) licitante(s) vencedor(s), durante o seu transcurso, e desde que devidamente aceito.

12.4. Serão formalizadas tantas Atas de Registro de Preços quanto necessárias para o registro de todos os itens constantes no termo de referência, com a indicação do licitante vencedor, a descrição do(s) item(ns), as respectivas quantidades, preços registrados e demais condições.

13. DO PREÇO

13.1. Os preços são fixos e irreajustáveis.

13.2. A Ata de Registro de Preços poderá sofrer alterações, obedecidas às disposições contidas no art. 65 da Lei n° 8.666/93 e no Decreto nº 3.931, de 2001.

14. DA ENTREGA E DO RECEBIMENTO DO OBJETO E DA FISCALIZAÇÃO

14.1. Os critérios de recebimento e aceitação do objeto e de fiscalização estão previstos no Termo de Referência.

15. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

15.1. As obrigações da Contratante e da Contratada são as estabelecidas no Termo de Referência.

16. DO PAGAMENTO

16.1. O pagamento será realizado no prazo máximo de até 30(trinta) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de ordem bancária, para crédito em banco, agência e conta-corrente indicados pelo contratado.

(19)

16.2. Os pagamentos decorrentes de despesas cujos valores não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do art. 24 da Lei 8.666, de 1993, deverão ser efetuados no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da data da apresentação da Nota Fiscal, nos termos do art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.666, de 1993.

16.3. O pagamento somente será autorizado depois de efetuado o “atesto” pelo servidor competente na nota fiscal apresentada e depois de verificada a regularidade fiscal do contratado no SICAF.

16.4. Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal ou dos documentos pertinentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da despesa, como, por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que a Contratada providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para a Contratante.

16.5. Será considerada data do pagamento o dia em que constar como emitida a ordem bancária para pagamento.

16.6. Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.

16.7. A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de documento oficial, de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto na referida Lei Complementar. 16.8. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido, de alguma forma, para tanto, fica convencionado que a taxa de compensação financeira devida pela Contratante, entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, é calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela a ser paga.

I = Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado:

I = (TX) I = (6/100) 365

I = 0,00016438

TX = Percentual da taxa anual = 6%.

(20)

17. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS.

19.1. Comete infração administrativa, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, o licitante/adjudicatário que:

17.1.1. não assinar a ata de registro de preços quando convocado dentro do prazo de validade da proposta, não aceitar/retirar a nota de empenho ou não assinar o termo de contrato decorrente da ata de registro de preços;

17.1.2. apresentar documentação falsa;

17.1.3. deixar de entregar os documentos exigidos no certame; 17.1.5. ensejar o retardamento da execução do objeto;

17.1.6. ,não mantiver a proposta;

17.1.7. comportar-se de modo inidôneo; 17.1.8. cometer fraude fiscal;

17.2. O licitante/adjudicatário que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem anterior ficará sujeito, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções:

17.2.1. Multa de 05% (cinco por cento) sobre o valor estimado do(s) item(s) prejudicado(s) pela conduta do licitante;

17.2.2. Impedimento de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo de até cinco anos;

17.3. A penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com a sanção de impedimento.

17.4. A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa ao licitante/adjudicatário, observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.

17.5. A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade,

17.6. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

17.7. As sanções por atos praticados no decorrer da contratação estão previstas no Termo de Referência.

(21)

18. DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

18.1. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados exclusivamente ao Pregoeiro (email: cpl@inca.gov.br), até 03 (três) dias

úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública.

18.1.1. Até 02 (dois) dias úteis, antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este Edital.

18.2. A impugnação poderá ser realizada por forma eletrônica, pelo e-mail cpl@inca.gov.br,.

18.3. As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no certame.

18.4. Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

18.5. Acolhida a impugnação, será designada e publicada nova data para a realização do certame.

18.6. As impugnações protocoladas intempestivamente não serão levadas em consideração.

18.7. As respostas às impugnações e os esclarecimentos prestados pelo Pregoeiro serão entranhados nos autos do processo licitatório e estarão disponíveis para consulta por qualquer interessado.

19. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

19.1. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário.

19.2. No julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

19.3. A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação. 19.4. As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da contratação. 19.5. Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

(22)

19.6. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na Administração.

19.7. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará o afastamento do licitante, desde que seja possível o aproveitamento do ato, observados os princípios da isonomia e do interesse público.

19.8. Em caso de divergência entre disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que compõem o processo, bem como a da nota de empenho, prevalecerá a do Termo de Referência.

19.10. O Edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico www.inca.gov.br/editais, e também poderão ser lidos no endereço localizado à Rua Marquês de Pombal, 125 – 8º andar, nos dias úteis, no horário das 09:00 horas às 16:00 horas, mesmo endereço e período no qual os autos do processo administrativo permanecerão com vista franqueada aos interessados.Rio de Jeneiro, 08 de março de 2012

Rio de Janeiro, 08 de março de 2012

JAMES HENRIQUE MACEDO

(23)

ANEXO I

REGISTRO DE PREÇOS – PREGÃO ELETRÔNICO PROCESSO 25410.001548/2011

REGISTRO DE PREÇOS – PREGÃO ELETRÔNICO PROCESSO 25410.001548/2011

TERMO DE REFERÊNCIA

(Decreto 3.931/2001 e 5.450/05 combinado com a Lei 10.520/2002) 1 – JUSTIFICATIVA

Os materiais abaixo relacionados são bens comuns e serão adquiridos para atender o Almoxarifado Central do Instituto Nacional de Câncer, cujo valor máximo que a Instituição se dispõe a pagar é de R$ 284.628,96( Duzentos e oitenta e quatro mil seiscentos e

vinte e oito reais e noventa e seis centavos ) e valor máximo para cada item conforme

planilha abaixo e está de acordo com os preços praticados no mercado:

2 – OBJETO Ite

m Código Material Unidade Quant.

Vlr.

Unit(R$) Vlr. Total(R$)

1 A13241

bobina p/impressora bematech mod.MP-20MI - 76mm de largura x 65mm de diâmetro x 0,07 à 0,09mm espessura -sidec:BR0135143

UN 270 1,33 359,10

2 A11769 bobina p/terminal em papel acetinado

-89mm x 60mm - sidec BR0338574 RL 230 1,04 239,20

3 A14894

Cartucho de filme KX-FA57A, p/ fax da marca Panasonic, KXFHD333/353BR -Sidec:.BR0388798

UN 20 10,94 218,80

4 A14991

Cartucho de filme KXFA52A, para fax da marca Panasonic, modelo KXFP207. Sidec:BR0352028

UN 300 9,00 2.700,00

5 A12723 cartucho de filme p/fax panasonic kxfp200.

Sidec:BR0388945 UN 30 9,00 270,00

6 A15256 Cartucho de filme para Fax marca Elgin,

modelo FXI3150 - Sidec:.BR0386978 UN 4 115,99 463,96

7 A12585 Cartucho de filme, p/fax panasonic

kxfp101. Sidec:BR0282038 UN 10 9,00 90,00

8 A14911 Cartucho de Fita SDLT II de 600GB.

(24)

9 A12145

Cartucho de impressão térmica para aparelho de fax marca Brother modelo 560.Sidec:BR0388845

un 170 9,00 1.530,00

10 A14993

Cartucho de limpeza para unidades de dados 300/600 GB SDLT II -Sidec:BR0150597

UN 70 143,14 10.019,80

11 A14910 Cartucho LTO Ultrium 3 (400/800GB)

-Sidec:BR0322000 UN 10 98,33 983,30

12 A13427 CD-ROM gravável 1X - 24X(HIGH SPEED)

mínim 700mb/80mim. Sidec:BR0111554 UN 11600 0,43 4.988,00 13 A09630

disquete 3,5' dupla face alta densidade -1.44mb - caixa c/10 unidades -sidec:BR0245436

cx 50 4,19 209,50

14 A15165 DVD-R 4,7GB 16X, Premium INJET

printable branco - Sidec:.BR0382331 UN 3000 1,41 4.230,00 15 A15093 DVD-R 4.7GB 8X, em caixa individual

(Slim) - Sidec:.BR0300389 UN 1000 0,83 830,00

16 A15094 DVD-RW 4.7GB 4X, em caixa individual

(Slim) - Sidec:.BR0316899 UN 100 2,56 256,00

17 A15182

Filme de poliéste (Ribbon), medindo 450m de comprimento x 110mm de largura, com base em cera com back coating, para uso em impressoras Zebra S300 e S600, para impressão de etiquetas em papel couche. Sidec:BR0392964

UN 30 21,40 642,00

18 A12478

filme de poliéster (Ribbon) c/ base em resina pura c/ back coating, entintamento externo, c/ medida 110 x 91mts, p/ impressora T402, usado no banco de sangue de cordão umbilical -Sidec:BR0388844

rl 1000 12,73 12.730,00

19 A14799

filme de poliéster (Ribbon) c/ base em resina pura c/ back coating, entintamento p/ Zebra S600, c/ 110mm X 450.000mm, usado no Banco de Sangue - Sidec:

BR0312365

UN 60 69,53 4.171,80

20 A13440

filme de poliéster (Ribbon) c/ base em resina pura, c/ back coating, entintamento p/ Datamax Alegro/Prodigy Plus, c/ 110mm x 360.000mm, usado no banco de sangue -Sidec:BR0383590

UN 60 52,12 3.127,20

21 A13228

filme de poliéster (Ribbon) c/ base em resina pura, c/ back coating, p/ impressora zebra mod. S300/S600, resistente a produto químico e a água, rolo c/ 83mm x 450m, usado no laboratório de patologia clínica - Sidec:BR0228837

(25)

22 A13731

Filme de poliéster (Ribbon), com base em resina pura, com back coating, para impressora Zebra T-402, medindo 110mm de largura X 90 a 91m de comprimento -sidec:BR0388844

UN 420 18,73 7.866,60

23 A14982

Filme de polyester resinado (Ribbon), com 110mm x 60m, para impressora tipo tlp 2844 - Sidec:BR0388843

UN 50 13,12 656,00

24 A15161

Fita de impressão entintada, preta, haste longa, para impressoras marca Bematech MP 20 FI e Bematech 20 CI -Sidec:.BR0062197

UN 30 4,12 123,60

25 A15232

Fita magnética, tipo cartucho LTO - 4 RW, capacidade de 800 GB/1,6TB, velocidade de transferência de 240 MB/s, partículas metálicas, número de pistas de dados 896,

densidade de gravação 343

kbits/polegada, com 820 metros de comprimento X 12,65mm de largura, tempo de vida em arquivo igual a 30 anos. Sidec:BR0390140

UN 560 91,80 51.408,00

26 A09799

fita p/impressora epson rx-80, epson ap2000, ap3000 e ap5000 - apex80 - fx70, fx80, fx80+, fx85, fx86, fx800, fx850, fx870 e fx880 - grafix mx70, mx80, gs800, lq200, 400, 500, 510, 550, 570, 800 e 850 - lx300, lx400, lx800, lx810, lx850 e lx860 - t1000 e t2000 - sidec 127000 - sidec:BR0062197 UN 70 6,23 436,10

27 A06137 fita p/impressora mx100, Lx100 e fx1170

-ref.1235 - sidec:BR0062197 UN 30 5,83 174,90

28 a12216 fita p/impressora printer ribbon ref.1264.

Sidec:BR0062197 UN 30 8,17 245,10

29 A12783

Fita para impressora Bematech mp 20mi, com mecanismo de impressão Epson, cód ERC03 - Sidec:BR0338711

UN 70 3,20 224,00

30 A00589

formulário contínuo 80 colunas 1 via microsserilhado nos 4 lados branco -caixa c/3.000 folhas - sidec BR0033685

cx 50 38,99 1.949,50

31 A00904

papel de impressão, p/ Video Printer UP890MD, 110mm x 18m, ref. UPP 110HA -Sidec:BR0276722

RL 200 57,48 11.496,00

32 A15034

Papel e fita(cartucho) , para Video Printer marca Sony serie UP-20, caixa contendo 4 pacotes de papel e 4 cartucho, ref UPC-21L - Sidec:BR0353546

cx 40 416,45 16.658,00

284.628,96

3- INFORMAÇÕES GERAIS

(26)

Informações sobre o acesso às dependências ao INCA;

Processo permanente de padronização e pré-qualificação das marcas na Instituição.

A Divulgação encontra-se no site: www.inca.gov.br, no link INCA/orientações para fornecedores.

4 - DISPOSIÇÕES GERAIS

Registro de Preços – Pregão Eletrônico

Quantidade mínima a ser cotado por item: 50% (cinquenta por cento)

Vigência da Ata de Registro de Preços: 12 meses a contar da data da sua assinatura; Forma de Fornecimento: Conforme a necessidade da Instituição;

Prazo de Entrega: em até 15 (quinze) dias corridos após o recebimento da Nota de

Empenho, que será transmitida através de fax ;

Forma de Pagamento: Através de ordem bancária;

Forma de Contratação: Através de Nota de Empenho de Despesas a ser emitida em

favor da licitante, conforme preços constantes na Ata de Registro de Preços;

Local de entrega do INCA: Rua André Cavalcante, 37 – Centro – Rio de Janeiro – RJ –

Almoxarifado Central.

5 – CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO

Todos dos materiais de que trata a presente licitação serão recebidos nos endereços abaixo:

Materiais para o INCA: Almoxarifado Central do INCA, sito à Rua André Cavalcante nº 37, Centro – Rio de Janeiro – RJ, no horário de 9h às 15h, nos dias em que houver expediente na Instituição, desde que entregues seguindo as especificações contidas neste Termo de Referência;

A entrega será de forma parcelada, de acordo com a demanda do INCA. O prazo de entrega será em até 15 (quinze) dias corridos após o recebimento da Nota de Empenho, que será transmitida através de fax.

Na forma do que dispõe o inciso II letras “a” e “b” do art. 73 da Lei 8.666/93, os materiais objeto da licitação e da Ata de Registro de Preço, serão formalmente recebidos:

Provisoriamente, em até 10 (dez) dias após recebidos fisicamente, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com a especificação do Termo de Referência; Definitivamente, em até 05 (cinco) dias após o recebimento provisório, depois da verificação da qualidade e quantidade do material e conseqüente aceitação;

6 – OBRIGAÇÕES:

(27)

Entregar os materiais conforme estabelecido neste Termo de Referência, no Almoxarifado Central do INCA, sito na Rua André Cavalcante nº 37, Centro – Rio de Janeiro – RJ, no horário de 9h às 15h, nos dias em que houver expediente na Instituição, desde que entregues seguindo as especificações contidas neste Termo de Referência juntamente com a nota fiscal contendo as indicações referente a: marca, fabricante, modelo, procedência e prazo de validade;

Substituir no prazo de até 7(sete) dia, os materiais entregues, após o aceite no recebimento provisório ou desde que fique comprovada a existência de fato que impeça seu regular consumo, cuja verificação somente seja possível quando de sua utilização;

Reconhecer todos os direitos do INCA, em caso de rescisão administrativa da Ata, com a finalidade de que a Administração não sofra solução de continuidade nas suas atividades; Manter, durante o período de duração da Ata, todas as condições de habilitação e qualificação previamente exigidas, quando da fase de habilitação da licitação que lhe deu origem;

Aceitar acréscimos até o limite de 25%(vinte e cinco por cento) das quantidades registradas, na forma prevista no art. 12, do Decreto 3.931/2001;

Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, em decorrência de sua culpa ou dolo, na execução da Ata, na forma do que dispõe o art. 70 da lei 8.666/93.

Responsabilizar-se pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução da Ata, na forma do que dispõe o art. 71 da Lei 8.666/93.

Responsabilizar-se pela atividade da correta e pontual entrega do material registrado na Ata de Registro de Preços, evento que se estende até o momento em que o material é posto no endereço indicado para a entrega, após devidamente descarregado, depois de acolhido pelo Almoxarifado Central e em condição de conferência, dentro prazo estabelecido na Ata de Registro de Preços;

Responsabilizar-se pelas providências administrativas e pelos pagamentos de frete, seguro, eventuais autorizações para trânsito do material, bem como, pelo cumprimento de toda legislação geral e específica de transporte para o item transportado;

Responsabilizar-se integralmente por quaisquer danos verificados no material ou provocados contra terceiros, até o momento em que o material esteja totalmente descarregado no local indicado pelo INCA, acolhido pelo Almoxarifado Central e em condições de conferência;

Responsabilizar-se pelos vícios e danos decorrentes do objeto, de acordo com os artigos 12, 13 e 17 a 27, do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990).

Ao assinar a Ata de Registro de Preços, o FORNECEDOR REGISTRADO tem ciência de que o prazo de entrega dar-se-á por atendido apenas quando integralmente atendidas as

Referências

Documentos relacionados

18.7.1 Notas fiscais de fornecimento de material de consumo, bens e ou serviços ao Hospital Municipal Getulio Vargas (HMGV): O fornecedor deverá emitir a Nota Fiscal em nome da

22.3.5 Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato, deixar de entregar documentação exigida pela Administração,

Se a empresa vencedora recusar-se a assinar a Ata de Registro de Preços, injustificadamente, sujeitar-se-á penalidades prevista nesse edital, sem prejuízo de

A presente Ata tem por objeto o registro de preços para AQUISIÇÃO DE COBERTORES, PARA O HOSPITAL MUNICIPAL GETULIO VARGAS, HOSPITAL TRAMANDAÍ, UPA SAPUCAIA DO

O preço ofertado pelas empresas signatárias da presente Ata de Registro de Preços é o especificado na proposta, de acordo com a respectiva classificação na Ata

22.3.4 Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que

§2º Durante o prazo de validade desta Ata de Registro de Preços, o HOSPITAL MUNICIPAL DE CHARQUEADAS/ FHMGV não será obrigada a adquirir o produto referido na CLÁUSULA

24.1 NA participação na presente licitação implica a concordância, por parte da licitante, com todos os termos e condições deste Edital e seus anexos.. 24.3 Na contagem dos