• Nenhum resultado encontrado

S A N T O R E S T A U R O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "S A N T O R E S T A U R O"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

R u a T o m é d e S o u z a , 1 2 4 4 . F u n c i o n á r i o s . B e l o H o r i z o n t e / M G e-mail: santorestauro@gmail.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

RESTAURAÇÃO DE ELEMENTOS ARTÍSTICOS DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM CEDRO DO ABAETÉ

RESTAURAÇÃO DO RETÁBULO-MOR E IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO

RELATÓRIO 03

(2)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147 RELATÓRIO 03

Nome do projeto: Restauração do retábulo da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Cedro do Abaeté -MG

Objeto: Retábulo-mor e imagem de São Sebastião Município: Cedro do Abaeté/MG

Serviço: Medidas de conservação e restauração Fonte do recurso: Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Cultura - SEC

Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura - SFIC Diretoria do Fundo Estadual de Cultura - FEC

Nº do protocolo: 0093/01/2012 FEC Acompanhamento: Senhora Norma Borges

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório decorre dos serviços executados no terceiro mês, conforme Projeto de Restauração do retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário do município de Cedro do Abaeté / MG. As atividades previstas em contrato são:

Retábulo e mesa do altar:

Fixação da policromia e douramento, testes e remoção de vernizes e consolidação do suporte. Imagens:

Fixação da policromia e douramento e consolidação do suporte.

Os serviços estão em dia e seguindo o cronograma previsto em contrato.

A higienização foi realizada, ainda nesse terceiro mês, na mesa do altar, em áreas somente acessíveis após o desmonte. O mesmo ocorre para o serviço da consolidação do suporte em superfícies antes não visualizadas. O serviço de faceamento também é realizado toda vez que se faz necessário para proteger áreas limítrofes às regiões onde será feito o tratamento estrutural. As atividades se concentraram na finalização de revisão estrutural e consolidação do suporte do retábulo e também na recomposição estrutural das imagens. A descrição dos serviços, sua metodologia e materiais seguem a mesma orientação constante nos relatórios anteriores.

(3)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 2.1. Higienização

Realizada a limpeza das regiões com sujidades antes não identificadas e que, durante o processo de revisão estrutural, ficaram acessíveis. Essas áreas, na mesa do altar, com sujidades e particulados acumulados foram limpas de forma controlada. A limpeza foi executada com pincel ou trincha macia.

Contíguo à limpeza, em áreas onde a policromia apresenta desprendimento, continua sendo realizada a fixação emergencial garantindo, assim, a manutenção dos elementos originais para os demais procedimentos.

2.2. Faceamento

O faceamento continua a ser executado de forma pontual, em áreas onde o trabalho localizado exigiu a proteção da camada da pintura original adjacente.

2.3. Fixação de policromia

Nas áreas de desprendimentos superficiais e quando necessária para a atuação sobre a peça é feita a aplicação do adesivo, sendo realizada a fixação da policromia, como descrito nos relatórios anteriores.

2.4. Consolidação do suporte

Nas esculturas, as áreas de perda são pequenas e o preenchimento das obturações é realizado com pós de serra de cedro seco aglutinado com cola polivinílica e umectado com água (50:50). A mistura, quase seca, é aplicada cuidadosamente sobre a área perdida, em camadas finas, intercalando secagem e conferindo o resultado da adesividade antes da aplicação da camada superior.

Em alguns furos e obturações, de pequenas dimensões, em regiões não estruturais, onde não se consegue aplicar o pó de madeira devido ao pequeno diâmetro e configuração da galeria, estão sendo preenchidos com mistura de cera de abelha, cera de carnaúba e cera microcristalina.

A consolidação das áreas da madeira fragilizadas em sua estrutura foi realizada com a resina acrílilca Paraloid B72 dissolvido em solução de xilol entre 5 a 10%.

2.5. Revisão estrutural

O processo de fixação de partes soltas e desajustadas e de revisão e substituição parcial de partes danificadas continua sendo executado. A remoção das partes é realizada de modo cuidadoso,

(4)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

protegendo as áreas adjacentes da madeira do retábulo. As partes desmontadas são devidamente acondicionadas em áreas preparadas para seu acondicionamento. As novas partes ou enxertos são entalhados e recortados e afixados respeitando o sentido dos veios e o sentido de movimentação das partes da mesa.

Concluídas as revisões nas madeiras laterais do retábulo e a substituição de peças inadequadas para sua remontagem.

A mesa foi revisada, nessa etapa, também na parte frontal, na região das colunas e pés. Essa parte, depois de desmontada, indicou ter sofrido intenso ataque de xilófagos. Esses ataques comprometeram parcialmente as regiões. As áreas afetadas foram retratadas com aplicação de produtos para extermínio do ataque de insetos.

As peças danificadas foram substituídas em sua totalidade ou parcialmente. As peças fraturadas foram fixadas com travas e parafusos adequados à evitar a movimentação e desgaste das peças. As partes de entalhe do retábulo refeitas em talha de madeira, cedro seco, estão sendo afixadas de acordo com a localização e condição do substrato onde estão suportadas.

As madeiras da estrutura da mesa que estavam irremediavelmente danificadas, assim como as de qualidade duvidosa, foram substituídas por peças tratadas de cedro seco, respeitando o sentido dos veios das madeiras e composição da mesa. Os encaixes e ajustes foram retificados. Fixações anteriores, inadequadas, realizadas com colas ou pregos nos mais diversos sentidos e tamanhos foram substituída por encaixes adequados, fixados por parafuso galvanizados.

2.6. Complementação das partes faltantes

Juntamente com os serviços de revisão estrutural, os de complementação de partes faltantes são priorizados nessa etapa. Eles se estendem também para as imagens do retábulo. Nas imagens de Santa Catarina, São Boaventura e Santa Clara foi realizada a complementação do suporte em partes faltantes dos entalhes, bordas, dedos, quinas, etc. A fixação foi realizada com pinos de madeira e cola.

2.7. Nivelamento

Foi iniciado o procedimento de nivelamento na imagem de São Sebastião e Santa Catarina.

O nivelamento se faz necessário para proteção das bordas da pintura em áreas perdidas e também para a preparação de áreas que receberam complementação de suporte e que receberão um tratamento estético.

(5)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

A massa de nivelamento foi preparada pela mistura de partes de Massa corrida, Acetato de Polivinila (PVA), Álcool Polivinílico (mowil) e Carbonato de Cálcio, água destilada até a consistência desejada e fungicida de amplo espectro. A aplicação está sendo feita com espátula e bisturi. A aplicação é controlada visualmente com o auxílio da lupa.

A limpeza do nivelamento é feita durante a aplicação com a própria espátula, tomando-se o cuidado para que a área de contato da espátula com a camada pictórica fosse o mínimo.

Após a secagem do nivelamento, em áreas onde a massa ficou retida nas bordas das áreas de perda, o excesso é removido com swab ligeiramente umedecido, aplicado suavemente sobre a área.

2.8. Remoção de verniz oxidado

A espessa cada de verniz oxidado sobre as imagens começou a ser removido com o método mecânico. Esse método mostrou-se eficiente, principalmente para as áreas sobre pinturas em vermelho. A remoção do verniz oxidado sobre a imagem de São SEBASTIÃO foi completada no mês de agosto. O verniz excedente sobre a imagem de Santa Catarina foi removido. Estão sendo realizados testes para a remoção ou suavização dos vernizes nas demais peças e retábulo.

2.9. Ações complementares

O retábulo havia sido tratado contra ataque de insetos xilófagos em 2011. Na ocasião, os ataques ativos foram eliminados, restando no interior das madeiras, galerias inacessíveis por vias externas, com excremento dos insetos. Por segurança, após a desmontagem da parte frontal da mesa do altar, as madeiras aparentes foram novamente tratadas para preveni-la contra novas infestações de insetos.

Nos dias 16,17 e 18 de setembro, a Santo Restauro preparou palestras e atividades para alunos da comunidade, dentro do programa de educação patrimonial. As palestras esclareciam sobre os conceitos de conservação e restauração e explicavam as atividades desenvolvidas nas peças da Igreja pela equipe de restauradores.

Foram elaborados desenhos dos santos pertencentes ao retábulo para que as crianças se familiarizassem com os objetos, conhecessem a identidade e iconografia dos santos e se conscientizarem da importância de conhecer para preservar. Também foi mostrado na prática a atividade do restaurador, com seus instrumentos, ferramentas e materiais.

(6)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147 3. DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Fig. 1 Complementação da remoção de verniz oxidado na imagem de São Sebastião

Fig. 2 Complementação de partes faltantes, dedos da imagem de São Sebastião

Fig. 3 Complementação de suporte na borda do chapéu de São Boaventura e remoção de

material incrustrado

Fig. 4 Revisão estrutural na fixação da mão de Santa Clara

Fig. 5 Remoção mecânica de verniz oxidado na imagem de Santa Clara

Fig. 6 Complementação de suporte na imagem de Santo Antônio

(7)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 7 Complementação de suporte na coroa de Santa Catarina

Fig. 8 Revisão geral da remoção de verniz da imagem de Santa Catarina

Fig. 9 Detalhe da remoção de verniz oxidado na imagem de Santa Catarina

Fig. 10 Detalhe da remoção de verniz oxidado na imagem de Santa Catarina

Fig. 11 Detalhe da remoção de verniz oxidado na imagem de Santa Catarina

Fig. 12 Detalhe de áreas com perda da base de preparação e policromia a serem niveladas e

(8)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 13 Detalhe do nivelamento em áreas de perda de policromia e revisão estrutural na

fixação da mão de Santa Catarina

Fig. 14 Detalhe do nivelamento sobre área de recomposição estrutural na coroa de Santa

Catariana

Fig. 15 Vista geral da imagem de Santa Catarina após nivelamento - Frente

Fig. 16 Vista geral da imagem de Santa Catarina após nivelamento - Posterior

Fig. 17 Revisão estrutural na base da mesa do altar

Fig. 18 Detalhe do pé da mesa com fratura, pregos, sujidades e galeria

(9)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 19 Detalhe de encaixes não originais e desajustes nos pés da mesa do altar

Fig. 20 Detalhe da desmontagem parcial da base da mesa do altar

Fig. 21 Desinfestação complementar nos elementos internos da madeira da base, na

mesa do altar

Fig. 22 Detalhe do calçamento e sustentação da mesa para revisão estrutural na base

Fig. 23 Ajuste e aplainamento de madeira do suporte na mesa do altar

Fig. 24 Remoção de intervenções anteriores para adequada refixação de madeira estrutural

(10)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 25 Ajuste nos encaixes e enxertos da base da mesa

Fig. 26 Detalhe de complementação de suporte em galerias internas no tabuado da

mesa

Fig. 27 Detalhe de complementação de suporte em galerias internas no tabuado da

mesa

Fig. 28 Marcação de prumo e nível da mesa do altar para a revisão estrutural adequada

Fig. 29 Complementação de suporte em áreas que necessitam passar por revisão estrutural

Fig. 30 Travamento de fraturas que poderão movimentar as peças e causar danos futuros à

(11)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 31Detalhe da fixação adequada com parafusos galvanizados e cortes, respeitando o

veio da madeira original

Fig. 32 Detalhe da fixação de revestimento nas torres do altar

Fig. 33 Detalhe de complementação de partes estruturais para a sustentação dos pináculos

Fig. 34 Complementação de suporte em áreas cuja madeira estava danificada, respeitando o veio da madeira e promovendo travamento da

peça

Fig. 35 Fixação de entalhes novos, dos ornamentos dos pináculos

Fig. 36 Refixação de ornamentos soltos e fixação de ornamentos de complementação do

(12)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 37 Refixação de ornamentos soltos e fixação de ornamentos de complementação do

suporte

Fig. 38 Complementação do suporte com pó de serra e adesivo em galerias na parte

superior do retábulo

Fig. 39 Complementação do suporte com pó de serra e adesivo em galerias ao receber

revisão estrutural

Fig. 40 Complementação do suporte com pó de serra e adesivo em galerias irregulares e de

pequenas dimensões sobre o sacrário

Fig. 41 Vista geral do acondicionamento das peças

Fig. 42 Vista geral do acondicionamento das peças

(13)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 43 Vista geral do acondicionamento das peças

Fig. 44 Vista geral do acondicionamento das peças e das áreas de trabalho

Participação da Santo Restauro em atividade de Educação Patrimonial promovida pela

Prefeitura Municipal de Cedro do Abaeté

Fig. 45 Acolhimento e explicação sobre os serviços de restauração executados pela Santo

Restauro

Fig. 46 Apresentação sobre educação patrimonial e preservação

Fig. 47 Palestras e atividades voltadas para a faixa etária dos alunos

Fig. 48 Proposta de atividades interativas para estimular a curiosidade e conhecimento dos

(14)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147

Fig. 49 Proposta de atividade interativa- Desenho e colorido de reprodução das

imagens do altar

Fig. 50 Familiarização dos alunos com as pinturas sacras

Fig. 51 Familiarização dos alunos com as esculturas do altar e sua iconografia

Fig. 52 Possibilidade de ver a atuação, in loco, de um restauradora de bens culturais

Fig. 53 Apresentação prática de atividades executadas

(15)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147 4. CONCLUSÃO

Os serviços estão sendo conduzidos conforme cronograma físico. A restauração das imagens e do retábulo está sendo acompanhada pela comunidade e Prefeitura. Todos os procedimentos estão sendo realizados dentro de critérios de restauração, que visam a integridade estrutural das peças, sua conservação para a preservação no tempo e a manutenção de suas características estéticas e estilísticas.

(16)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147 5. MEDIÇÃO 1 RETÁBULO DO ALTAR

1.4 Fixação da policromia e douramento R$ 420,00 1.5 Testes e remoção de vernizes R$ 3.000,00 1.6 Consolidação do suporte R$ 2.400,00

2 MESA DO ALTAR MOR

2.3 Fixação da policromia e douramento R$ 350,00 2.4 Testes de remoção de vernizes R$ 2.250,00 2.5 Consolidação do suporte R$ 750,00

3 IMAGENS

3.3 Fixação da policromia e douramento R$ 105,00 3.5 Consolidação do suporte R$ 750,00

4 MATERIAL E SERVIÇO

4.1 Pagamento do Coordenador Restaurador R$ 2.796,25 4.2 Pagamento do Restaurador R$ 2.500,00 4.3 Pagamento Técnico Restaurador R$ 1.750,00

4.4 Pagamento Marceneiro R$ 1.295,00

5 CONTRAPARTIDA R$ 2.040,00

6 ADMINISTRATIVO R$ 1.292,15

(17)

e-mail: santorestauro@gmail.com www.santorestauro.com LaylaBorgatti Tel: (31) 9975-2790 Lilian Ramos Tel: (31) 9189-0264 Maria Caldeira Tel: (31) 9477-2147 6. FICHA TÉCNICA

SERVIÇO: RESTAURAÇÃO DO RETÁBULO-MOR E IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO RELATÓRIO 03: AGOSTO E SETEMBRO DE 2013.

FONTE DO RECURSO: GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA - SEC

SUPERINTENDÊNCIA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA - SFIC GESTÃO DO RECURSO: DIRETORIA DO FUNDO ESTADUAL DE CULTURA - FEC PROPONENTE DO PROJETO: PEFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO DO ABAETÉ

REPRESENTANTE DO CONSELHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: NORMA BORGES PINTO SILVA EMPRESA CONTRATADA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO: SANTO RESTAURO CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO LTDA.

RESPONSÁVEL TÉCNICO: LAYLA SILVEIRA BORGATTI LILIAN DA CRUZ RAMOS

MARIA DA CONCEIÇÃO CALDEIRA LOCAL: BELO HORIZONTE

DATA: 30 DE SETEMBRO DE 2013

__________________________________________________________ LAYLA SILVEIRA BORGATTI

__________________________________________________________ LILIAN DA CRUZ RAMOS

__________________________________________________________ MARIA DA CONCEIÇÃO CALDEIRA

Referências

Documentos relacionados

Considerou-se que um medicamento apresentava limitações quanto à administração em sonda enteral, quando foi identificada no compilado de dados informações sobre: (1)

Nosso escopo é examinar que significados são produzidos para os objetos financeiro- econômicos diante de situações-problema de consumo, como são feitas as escolhas e tomadas

A finalidade deste trabalho foi contribuir com os debates acerca de processos privatizantes na política pública de saúde brasileira, colocando luz sobre dois

Mas, a utilização de adaptadores funcionais no posto de trabalho ao computador também são medidas necessárias, como os apoios de monitores, cadeiras adequadas a estatura do

Logo após o término do recreio, todos entraram atentos e curiosos com a minha presença, e com as figuras que pus na mesa, ficavam me perguntando o que era, sobre o que

Este estudo apresenta uma análise desses problemas críticos enfrentados por empresas de software durante o processo de Engenharia de Requisitos, sob a ótica da

na qualidade de REPARADOR e INSTALADOR de taxímetros, estando autorizado a realizar a 1.ª e 2.ª Fases da Primeira Verificação a taxímetros novos e reparados, e a colocar a

Propõe-se ainda um método para avaliar a dureza do rebolo em trabalho (durante o processo de retificação) através do monitoramento do sinal de emissão acústica captado na dressagem