• Nenhum resultado encontrado

OS CRISTÃOS DEVEM SER COMO CRISTO John Stott

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS CRISTÃOS DEVEM SER COMO CRISTO John Stott"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL

Fundada em 15 de junho de 1902

Metodismo – no Brasil desde 29 de agosto de 1835 Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400 – Vila Isabel – Rio – RJ CEP 20.551-031 – (21) 2576-7832 Biblioteca Metodista online: www.metodistavilaisabel.org.br BOLETIM DOMINICAL Nº 44 – 30 DE OUTUBRO DE 2011 BISPO DA I REGIÃO

Revmo Paulo Lockmann PASTORES PASTOR TITULAR:

Ronan Boechat de Amorim ronan.boechat@globo.com PASTORES COADJUTORES

Adilson Nunes Monteiro Pr. Luciano Vergara

CONGREGAÇÃO

DO COCOTÁ

Praia do Olaria, 577 Fundos

Cocotá - Ilha do Governador PONTO MISSIONÁRIO

Betel Vila Isabel PARCERIAS MISSIONÁRIAS → Campo Missionário Distrital em Bom Jesus do Itabapoana – RJ → Alto Paraíso - GO CALENDÁRIO LITÚRGICO 20º Domingo após Pentecostes TEMA: A autenticidade Cristã

“Um só povo de Deus”

OS CRISTÃOS DEVEM SER COMO CRISTO

John Stott Há 4 grandes tendências seculares que ameaçam subjugar a comunidade cristã: pluralismo, materialismo, relativismo e narcisismo.

Em face dessas tendências, somos chamados a um inconformismo radical, não a um conformismo medíocre.

Diante do desafio do pluralismo, devemos ser uma comunidade de verdade, declarando a singularidade de Jesus Cristo.

Diante do desafio do materialismo, devemos ser uma comunidade de simplicidade, considerando que somos peregrinos aqui.

Diante do desafio do relativismo, devemos ser uma comunidade de obediência. Diante do desafio do narcisismo, devemos ser uma comunidade de amor.

Não devemos ser como caniços agitados pelo vento, dobrando-nos diante das rajadas da opinião pública; mas tão inabaláveis quanto pedras em uma correnteza. Não devemos ser como peixes que flutuam na corrente do rio (como diz Malcolm Muggeridge, “somente peixes mortos nadam com a corrente”); devemos nadar contra ela, contra a tendência cultural. Não devemos ser como camaleões, que mudam de cor de acordo com o ambiente; devemos nos opor de forma visível ao ambiente em que estamos.

Não devemos ser como caniços agitados pelo vento, dobrando-nos diante das rajadas da opinião pública, mas tão inabaláveis quanto pedras em uma correnteza Então, a que os cristãos devem se assemelhar, se não de-vemos ser como caniços, peixes mortos ou camaleões? Será que a Palavra de Deus é totalmente negativa, nos dizendo simplesmente para não sermos moldados à forma daqueles que estão no mundo ao nosso redor? Não. Ela é positiva. Devemos ser como Cristo, “conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8.29).

ESCALA DOS PASTORES NO PÚLPITO

+ HOJE:

→ Culto Matutino, 9h – Direção e mensagem do Pr. Ronan. → Culto Vespertino, 19h – Direção e mensagem do Pr. Ronan.

+ PRÓXIMO DOMINGO, dia 06/10

→ Culto Matutino, 9h – Direção e mensagem do Pr. Ronan. → Culto Vespertino, 19h – Direção e mensagem do Pr. Adilson.

OBS: Hoje pela manhã o Pastor Adilson está na Igreja de Cascadura participando do culto de ação de graças pela eleição do Bispo Paulo Lockmann como presidente do Concílio Mundial.

(2)

Na noite do domingo passado o Pastor Ronan esteve ausente de nossa igreja por ter ido pregar no culto de ação de graças pelos 105 anos da Igreja Metodista de Cascadura.

ORAÇÃO & INTERCESSÃO

Guarde em lugar acessível o seu Caderno de Oração de outubro, publicado dia 9/10, e ore diariamente pelas pessoas cujos nomes estão lá. Acrescente ao Caderno:

- Áureo Marques Barbosa (depois de alguns dias internado, recupera-se em casa) - Carlos Eduardo Silva (enfermo. Filho da Raimunda Ticó)

- Creny Gomes de Oliveira (em tratamento médico)

- Josias Gonçalves (na última 6ª-feira fazia 4 dias que estava internado no Hospital Pan-Americano. Está bem, graças a Deus).

- Pastor César da Silva (recuperando-se de uma cirurgia de vesícula ocorrida na última 5ª-feira, dia 27/10. César é pastor da Igreja Metodista Jardim Carioca, no Distrito da Penha, Rio).

ANIVERSÁRIOS – Parabéns!

o Dia 30 – Érika Mariana de Castro Freitas, Luiza Alves dos Santos, Ramon Ronê Duarte de Carvalho. o Dia 31 – Eliel Cunha de Magalhães.

o Dia 1º de novembro – Aline Sibelle Ferreira da Silva, Valmy Guanaes de Miranda. o Dia 3 – João Trancoso Filho.

o Dia 6 – Pérside Duarte Albuquerque, Sérgio José Alves Furtado (Diretor da Sociedade Bíblica do Brasil – Região Sudeste)..

BODAS – Parabéns!

Dia 4/11 – Bianca e Luiz Eduardo S. Carvalho completam 11 anos de casados.

ÊNFASES DE HOJE E DA SEMANA Domingo, 30 de outubro

→ 9h – Culto de Adoração

→ 10:30h – CONCÍLIO LOCAL (eleição dos 4 delegados ao Concílio Distrital e dos 2 delegados ao Concílio Regional) → 11h às 12h – Escola Dominical

OBS: A lição de hoje para as classes de adultos e jovens da Escola Dominical foi publicada como encarte no boletim do domingo passado. Tema: Reforma Protestante.

→ 17h – Café Missionário com os irmãos angolanos de nossa Igreja. → 19h – Culto de Louvor e Adoração

→ 21:45h – No Cenáculo (programa da Igreja Metodista na rádio 93,3 FM) 2ª-feira

→ 8h às 12h e das 13h às 17h (de 2ª à 5ª) – Reforço Escolar → 9h – Ginástica para Terceira Idade

→ 19h (de 2ª à 6ª) – aulas do Projeto de Educação de jovens e adultos (PAEJA) → 20h – Culto da Igreja no Lar

3ª-feira, dia 1º de novembro → 13:30h – Discipulado de Mulheres.

→ 14:30h – Reunião da Soc. de Mulheres – Nessa reunião acontecerá a eleição da diretoria da sociedade para o próximo biênio. → 20h – Culto de Oração

4ª-feira (FERIADO)

→ 8h às 9h – Reunião de Oração na Capela → 15h – Encontro de oração Tarde com Cristo → 19:30h – Esporte dos juvenis (na quadra). → 19:30h – Grupo de discipulado (casa da Alice) → 20h – Ponto Missionário Betel Vila Isabel → 20h – Ensaio do Coral

5ª-feira

→ 5h às 12:30h – Manhã de Jejum

→ 18h – Futebol com crianças e adolescentes da Ação Social (Grupo 1) → 19:30h – Discipulado de Adultos.

6ª-feira

→ 9h – Ginástica para Terceira Idade → 14:30h – Grupo de discipulado da 3ª Idade. → 15:30h – Atividades da 3ª Idade

→ 18h – Futebol com crianças e adolescentes da Ação Social (Grupo 2) → 20h – Grupo de Discipulado de Jovens

(3)

Sábado

→ 8h – Reunião de Oração (capela)

→ 10h – Programa Vida e Missão, da Igreja Metodista, na TV CNT. Domingo, 06 de novembro

→ 9h – Culto de Adoração

→ 11h às 12h – Escola Dominical → 19h – Culto de Louvor e Adoração

NOTÍCIAS

OFERTAS DE HOJE SÃO PARA O FUNDO DE OBRAS PARA REFORMA DO TELHADO DO TEMPLO – Sejamos generosos. Esse fundo tem hoje R$ 6.236,15 do supostos 30 mil reais que precisaremos para a reforma do telhado.

REVISTA PARA AS CLASSES DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA DOMINICAL – O plano é que o Caderno nº 8 com 19 lições seja distribuído hoje aos alunos(as) das classes de jovens e adultos da Escola Dominical. O Caderno 8, que tem por título “A Missão da Igreja é a Missão de Deus” tem 19 lições que tratam da tarefa missionária da igreja e devem ser estudadas de 6 de novembro (próximo domingo) ao dia 12 de março de 2012.

Esse será o último Caderno feito por nossa Igreja para a Escola Dominical, pois a partir de março/2012 utilizaremos as revistas preparadas pela Igreja Metodista.

Infelizmente não deu para fazer o Caderno 8 num tamanho menor, como alguns sugeriram, pois teríamos de fazer uma paginação especial, dificultando a encadernação do mesmo como temos feito até agora.

FALECIMENTO – Faleceu no último sábado o nosso querido irmão Licínio Loureiro, 83 anos, esposo da nossa querida irmã Dirce Guaranys Loureiro, com quem era casado há 35 anos. Nossas orações pela Dirce, pela Anita Campos da Silva (que reside com o casal), pelos 3 filhos do primeiro casamento do Licínio (Maria de Fátima, Maria Adelaide e Arlindo) e pelos demais familiares enlutados.

SÉRIE DE PREGAÇÕES – O Pastor Ronan, ainda animado pela participação no 6º Congresso Brasileiro de Missões, fará hoje e nos próximos dois cultos matutinos uma série de 3 pregações sobre missões.

CASAMENTO – Casam-se aqui em nossa Igreja às 19:30h do sábado dia 12 de novembro os jovens Marcos Godinho e Ana Luisa Carvalho. O noivo é filho do casal Maria Regina e Heitor e a noiva é filha do casal Denise Lúcia e José Jorge. Nossas orações e carinho para com os noivos.

OBRIGADO – Agradecemos à Anna Luisa Carvalho, a noiva, que doou para a nossa Igreja uma bela passadeira (tapete) vermelha para colocar em toda a extensão do corredor do templo, que vem da entrada ao altar.

CONCÍLIO DO DISTRITO DO CATETE – Se reunirá em Vila Isabel no sábado 12/11 das 9h às 17h. Além de Concílio Distrital, será também um encontro “Pré-Concílio Regional” com participação dos delegados(as) das Igrejas do Distrito ao Concílio Regional.

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO

responsabilidade de todos e de cada um de nós

SEJA MUITO BEM VINDO!

TEMAS DOMINICAIS DO CALENDÁRIO CRISTÃO

2011

Fonte: Igreja metodista Unida – EUA

http://www.gbod.org/site/c.nhLRJ2PMKsG/b.3879973/k.9C35/Lectionary_Planning_Helps_for_Sundays.htm

Data Liturgia Significado/Tema Leituras Bíblicas do domingo

HOJE

30/10

20º Domingo após

Pentecostes A autenticidade Cristã

Josué 3:7-17

Salmo 107:1-7 e 33-37 1 Tessalonicenses 2:9-13 Mateus 23:1-12

1º/11 Todos os Santos Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus

Apocalipse 7:9-17 Salmo 34:1-10 e v.23 1 João 3:1-3 Mateus 5:1-12 6/11 21º Domingo após Pentecostes A vigilância Josué 24:1-3a e 14-25 Salmo 78:1-7 1 Tessalonicenses 4:13-18 Mateus 25:1-13

DIA DE TODOS OS SANTOS – Não é um dia para celebrar os santos da igreja católica, mas para lembrar que todas as pessoas

(4)

dia são as Bem-aventuranças.

A IGREJA METODISTA TEM ALGUNS FÓRUNS DECISÓRIOS QUE ELA CHAMA DE CONCÍLIOS. CONCÍLIO LOCAL – É a reunião de todos os membros da Igreja Local e de suas congregações sob a presidência do Pastor Titular. Decide coisas da Igreja Local.

CONCÍLIO DISTRITAL – É composto pelos pastores(as) nomeados para as igrejas do Distrito e pelos representantes leigos(as) de cada igreja do distrito ao qual a igreja faz parte.

O Concílio Local elege o(s) representante(s) leigo(s) da Igreja. O Concílio elege um representante para cada 250 membros da Igreja Local. Assim, se a Igreja tem 250 membros ou menos do que isso, ela tem direito a um representante. Se ela tem mais de 250 membros e não mais do que 550, ela terá 2 representantes. Cada 250 membros ou fração dão direito a um representante (delegado).

A Igreja de Vila Isabel está localizada no Distrito do Catete. A Igreja de Vila Isabel tem direito a 4 representantes leigos no Concílio do Distrito do Catete.

O Concílio Distrital é presidido pelo Pastor Superintendente Distrital, o Rev. Antônio Faleiro, e aprova o planejamento distrital, inclusive a criação de Campos Missionários Distritais.

CONCÍLIO REGIONAL – É composto pelos pastores(as) e representantes de todas as Igrejas da Região Eclesiástica. A Igreja de Vila Isabel faz parte da I Região Eclesiástica, que corresponde ao território do Estado do Rio. Cada Igreja elege 1 representante leigo(a) para cada 500 membros ou fração. Como Vila Isabel tem 773 membros, pode enviar 2 representantes, que serão eleitos pelo Concílio Local. O Bispo Paulo Lockmann, Bispo da I Região, é quem preside o Concílio Regional.

O Concílio Regional aprova o planejamento para a Região Eclesiástica.

Boletim da Igreja

Metodista de Vila Isabel

30 DE OUTUBRO DE 2011

GENTE DA VILA – 45

Wilma Antônia Donato Braggio

, nasceu em 13 de junho de 1935, é a segunda filha de uma família de quatro filhos e por ser a única menina, sempre foi muito querida pelos irmãos.

Filho de um italiano e uma brasileira, seu pai, Waldemar Donato, homem de muita alegria e talentos (sabia trabalhar como carpinteiro e entalhador), gostava de cantar e tocar violão para ser acompanhado por Wilma, com canções da época.

Sua mãe, Menália Mendanha Donato, após casar, saiu da Companhia Telefônica, para dedicar-se à família. Mulher mais rígida, criou os filhos mostrando-os a fé que tinha em Deus e nos santos da Igreja Católica; só muitos anos mais tarde, após ganhar uma Bíblia, converteu-se ao amor de Jesus.

Wilma ao completar 18 anos, conheceu, através de um casal de amigos de seu pai, Uldarico Braggio, jovem da mesma idade. Logo começaram a namorar e casaram-se aos 20 anos de idade. Foram morar em São Paulo por um ano e ao retornarem para o Rio, residiram no bairro do Grajaú. Uldarico nesta ocasião trabalhava na Shell e Wilma nunca havia trabalhado fora, pois esta idéia desagradava a seu esposo.

Da união de Wilma e Uldarico nasceram cinco filhos; dois homens e três mulheres.

Após onze anos de casamento, Uldarico saiu de casa e tempos muito difíceis começaram. Wilma precisou contar com a ajuda de seus familiares para continuar a criação dos filhos, todos muito pequenos. Desde então, ela que ainda não era uma mulher convertida à fé em Jesus, sabia que Deus estava no controle daqueles anos, pois trabalhava e não dispunha mais de muito tempo para ficar com as crianças.

Somente quando os filhos mais velhos tornaram-se jovens adultos e começaram a trabalhar é que a vida começou a melhorar.

(5)

Na ocasião em que morava no bairro de Quintino, no mesmo prédio que uma cunhada, Wilma começou a freqüentar a Igreja Universal, e lá permaneceu por oito anos.

Sua filha, do meio, Maria Esther, seu genro, Paulo César e sua neta Paula Marina, convertidos a Jesus e membros da igreja presbiteriana, com freqüência testemunhavam sua fé perante toda a família.

A filha mais velha, Maria Lúcia, casada com Nelson e pais da Esther, buscaram criá-la na Igreja Batista, o que, com freqüência, levava Wilma e Maria Regina, a filha caçula, a freqüentarem alguns cultos em que havia participação das crianças. Hoje, Lúcia e Nelson são membros da Igreja Presbiteriana da Taquara onde têm recebido muitas bênçãos.

Um dos filhos de Wilma, de nome Wallace, é casado e tem um filho de nome Pietro, e seu outro filho chamado Robson, é também casado, tem dois filhos, Filipi e Rafael. As duas famílias são católicas e muito cheias de fé.

Em 1998, quando Wilma e a filha caçula Regina se mudaram para Vila Isabel, começam uma breve caminhada em busca de uma igreja onde pudessem professar sua fé e, após algumas visitas a igrejas evangélicas do bairro, sentiram a presença forte de Deus na Igreja Metodista, e aqui permaneceram freqüentando os cultos por aproximadamente dois anos, até que resolveram aceitar ao convite do Pastor Ronan, de participar do curso preparatório para o batismo e para que novos membros da Igreja, que naquela época era ministrado pela querida irmã Djanira Saraiva Corrêa, a Jane. Mãe e filha se batizaram juntas no domingo 19 de agosto de 2001, tornando-se assim membros da Igreja Metodista de Vila Isabel.

“O carinho dos pastores e a fé que transmitem ao falarem de Deus, é algo que comove cada um que chega. Esta igreja é uma grande benção”, diz Wilma.

Atualmente Wilma mora com a filha Regina e o genro Carlos no bairro do Grajaú e mãe e filha permanecem na igreja, participando com muita alegria da Escola Bíblica, na classe Maturidade Cristã, das professoras Jane Gonçalves e Cleli de Oliveira Rezende. Wilma também participa das atividades do Ministério da Terceira Idade, sob os cuidados da Coordenadora Marli Coelho, onde se sente acolhida por todas as Senhoras e não perde um Encontro Devocional do grupo de Discipulado da Terceira Idade coordenado pelo Pastor Ronan nas tardes das 6ªs-feiras e também o encontro com a Rosa Albuquerque, que carinhosamente lidera as atividades dinâmicas e saudáveis para o grupo nas chamadas Tardes Alegres.

Embora o genro Carlos não seja membro da Igreja, é um amigo da Igreja. Participa com alguma regularidade dos cultos dominicais matutinos. “O Pr. Ronan não cansa de convidá-lo par ser aluno da Escola Dominical”.

“Hoje eu me sinto feliz e realizada na casa de Deus, tenho muita alegria em aprender trabalhos que são feitos para a obra Dele. Sou grata as bênçãos na minha vida, na vida dos meus cinco filhos, cinco netos e a oportunidade de pertencer hoje, a esta grande Família Metodista. Agora, quero alcançar a chegada de um bisneto, pois minha neta mais velha está casada a cinco anos”, diz Wilma.

Referências

Documentos relacionados

Nas parcelas foram testadas os níveis de f6sforo deO, 50, 100 e 150 kg P 2 0 5 /ha, sob a fomia de superfosfato simples e o nível 100 + cala gem (ap]icaço de 1,8 t/ha de

A vari´ avel resposta do experimento ´ e o n´ umero de vagens em cada parcela, ent˜ ao usar a distribui¸c˜ ao Poisson para o componente aleat´ orio (CA) de um modelo

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

No ensaio em contínuo registou-se uma taxa específica de nitrificação inferior à que se encontra referida na literatura, mas superior à que foi determinada para

A variação da fração volumétrica de gás imposta para o escoamento, na entrada do duto, como observado na Figura 7, não influencia, significantemente, no processo

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present