• Nenhum resultado encontrado

EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA MARCO/CE THE SONG OF GLORY

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA MARCO/CE THE SONG OF GLORY"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EEEP MONSENHOR WALDIR DE CASTRO LOPES SANTA ROSA – MARCO/CE

THE SONG OF GLORY

Kelvy Jhonys Lavor do Carmo Matheus Teófilo Sales Yandra Meire dos Santos

MARCO/CE 2015

(2)

Kelvy Jhonys Lavor do Carmo Matheus Teófilo Sales Yandra Meire dos Santos

THE SONG OF GLORY

Projeto de iniciação científico submetido a comissão de avaliação da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - FEBRACE

Orientador: Tony Thiago Souza Ferreira

MARCO/CE 2015

(3)

SUMARIO 1.INTRODUÇÃO --- 05 2. PROBLEMA --- 06 3. JUSTIFICATIVA --- 07 4. OBJETIVOS --- 08 5. METODOS E MATERIAIS --- 09 6. CONCLUSÃO --- 10 7. REFERÊNCIAS --- 11

(4)

RESUMO

Os celulares se tornaram essenciais na vida do ser humano por sua compatibilidade e sua variedade de recursos podendo ter a mão tudo que necessita em um único aparelho. Uma pesquisa feita pela Accenture, indica que de 2013 a 2014 teve um aumento de 150% em média do uso desse aparelho, e só tende a crescer. Porém, um levantamento publicado pelo Bem Mais Seguro mostra que o número de celulares roubados no Brasil cresceu muito durante o último ano. Mesmo com medo, as pessoas não conseguem sair de casa sem seu celular e acabam correndo o risco de perder seu telefone. Os serviços oferecidos para rastrear ou bloquear os aparelhos, em caso de perda ou roubo, requerem que o usuário crie uma conta de acesso, fato este que dificulta sua utilização quando necessário, pois requer conhecimentos básicos de informática, e muito dos usuários de smartphone não possuem este conhecimento. Diante do exposto propomos desenvolver um aplicativo android, “The Song of Glory”, usando o desenvolvedor eclipse e criar um dispositivo externo com um microcontrolador Arduino, que ofereça um serviço de localização do aparelho celular de maneira ágil e fácil, permitindo a utilização do mesmo por qualquer usuário, mesmos aqueles que não possuem conhecimentos básicos de informática.

(5)

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia cada dia se desenvolve, são lançados vários modelos por ano de aparelhos eletrônicos, os celulares se tornam essenciais na vida do ser humano por sua compatibilidade e sua variedade de recursos podendo ter a mão tudo que necessita em um único aparelho. O uso deste aparelho vem a crescer cada dia. Uma pesquisa feita pela Accenture, indica que de 2013 a 2014 teve um aumento de 150% em média do uso desse aparelho, e só tende a crescer. Os smartphones atualmente, supera o número de venda dos computadores (Daquino, 2015), por serem portáteis, bonitos e atraentes, são mais suscetíveis as questões de furtos. Mesmo com medo, as pessoas não conseguem sair de casa sem seu celular e acabam correndo o risco de perder seu telefone, o medo das pessoas se dá tanto pelo valor financeiro como pela exposição de dados pessoais. Por este motivo recorrem a dispositivos que oferecem métodos para recuperação em caso de perda ou roubo do aparelho, já que a segurança pública não é muito eficiente.

(6)

2 PROBLEMA

Um levantamento publicado pelo Bem Mais Seguro mostra que o número de celulares roubados no Brasil cresceu muito durante o último ano. De acordo com um comunicado enviado pela empresa de seguros, o número de roubos realizados em 2014 chegou a crescer mais de 100% em algumas cidades — em comparação com a quantidade de crimes do mesmo tipo realizados em 2013. Na tentativa de evitar roubos, as operadoras oferecem o serviço de bloqueio do aparelho, diminuindo assim a atratividade. No entanto esta medida apenas bloqueia para fazer ligações e acessar a rede, dificultando a venda ilegal. Outras medidas utilizadas na tentativa de recuperar o aparelho perdido ou furtado, é a instalação de aplicativos que rastreiam ou fazem o bloqueio do aparelho de forma remota, Alguns com instalação prévia ou mesmo após a perda ou roubo podem ser instalados e acessar o aparelho remotamente, possibilitando rastreamento e bloqueio. Mas todos estes aplicativos requerem do usuário o conhecimento mínimo de internet, pois necessitam da criação e acesso uma conta de usuário.

(7)

3 JUSTIFICATIVA

Os serviços oferecidos para rastrear ou bloquear os aparelhos, em caso de perda ou roubo, requerem que o usuário crie uma conta de acesso, fato este que dificulta sua utilização quando necessário, pois requer conhecimentos básicos de informática, e muito dos usuários de smartphone não possuem este conhecimento e acabam por criar ou pedir que alguém crie estas contas, apenas para ter acesso ao aplicativo. Este déficit de conhecimento em informática, e dificuldades de acesso as estas contas, acabam por esquecer os dados de usuário e senha, tornando impossível ou dificultando o acesso em momentos de tensão.

Partindo deste princípio, propomos a criação de um dispositivo que permite o rastreamento e localização do celular, mesmo com a opção de criação de contas de acesso do usuário, oferece também o serviço de localização do aparelho mesmo sem a necessidade de criar uma conta de usuário, possibilitando assim, o acesso a qualquer pessoa sendo ela leiga ou não.

O aplicativo proposto levará o nome “The Song of Glory”, e oferecerá, serviço de localização sonora. Com um dispositivo externo poderá emitir um sinal ao aparelho celular que responderá emitindo um som de alarme, tornando possível sua localização instantânea, em casos de pequenas distancias.

(8)

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivos gerais

Criar um aplicativo, “The Song of Glory” que ofereça um serviço de localização do aparelho celular de maneira ágil e fácil, permitindo a utilização do mesmo por qualquer usuário, mesmos aqueles que não possui conhecimentos básicos de informática.

4.2 Objetivos específicos

 Desenvolver um aplicativo de rastreamento e localização do aparelho celular;

 Produzir um dispositivo externo que poderá emitir um sinal ao aparelho celular que responderá emitindo um som de alarme, tornando possível sua localização instantânea, em casos de pequenas distâncias (Anti-Perda).

 Criar uma conexão bluetooth que permita acionar o alarme no celular em caso de afastamento do dispositivo externo (Anti-Furto)

(9)

5 METODOS EMATERIAIS

A pesquisa foi realizada na EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro, localizada a BR-402 Km-03, S/N, Marco-Ce.

Para a execução do trabalho foram realizadas pesquisas sobre desenvolvimento de Aplicativos Android e o microcontrolador Arduino.

Para o desenvolvimento do aplicativo para android foi utilizado o ambiente online de aplicativos para android, APP Inventor 2.

No entanto, este ambiente do APP Inventor não foi possível criar um dispositivo que rodasse em segundo plano, sendo necessário migrar para o desenvolvedor ECLIPSE. Este aplicativo se comunica com o dispositivo externo via bluetooth.

Para construção do dispositivo externo foi utilizado um arduino UNO, um módulo bluetooth RS232 HC-05, um botão, um led, jumpers e uma placa protoboard.

(10)

6 CONCLUSÃO

Desenvolvemos um dispositivo externo que, ao pressionar um botão, ele envia uma mensagem, via bluetooth, a um aplicativo no celular, também desenvolvido neste projeto, o qual nomeamos por “THE SONG OF GLORY”, que oferece um serviço de localização do aparelho celular de maneira ágil e fácil, permitindo a utilização do mesmo por qualquer usuário, mesmo aquele que não possuem conhecimentos básico de informática. Ao receber o sinal, via bluetooth, ele responde emitindo um som de alarme, tornando possível sua localização instantânea, em casos de pequenas distancias. O conjunto, aplicativo dispositivo externo, consegue ainda emitir um som de alarme quando o celular se afasta do dispositivo, dificultando o furto do celular.

(11)

7 REFERÊNCIAS

ARDUINO. Biblioteca do arduino. Disponível em:

<https://www.arduino.cc/en/Tutorial/HomePage>. Acesso em: 26 jun. 2015.

DAQUINO, Fernando. Brasil: Um dos maiores consumidores de

eletronicos. Disponível em:<http://www.tecmundo.com.br/mercado/38519-brasil-um-dos-maiores-consumidores-de-eletronicos.htm>.Acesso em: 10 jun. 2015.

DEITEL, Paul. et al. Android para programadores: Uma Abordagem

Baseada em Aplicativos. Tradução de João Eduardo Nobrega Tortello. Porto

Alegre: Bookman, 2012.

EVANS, Martin; NOBLE, Joshua; HOCHENBAUM, Jordan. Arduino em ação. São Paulo: Novatec, 2013.

LABORATÓRIO DE GARAGEM. Disponível

em:<https://www.youtube.com/user/LabdeGaragem/videos>. Acesso em: 10 ago. 2015.

MARTINS, Rafael; FEIJÓ, Bruno. Desenvolvimento de Aplicativo para Smartphone com a Plataforma Android. Rio de Janeiro, 2009. 50. Relatório Final de Projeto Final de Graduação – Departamento de Informática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

SERRANO, Rafael Peres. Et al. Protótipo controlado por meio de

dispositivo de movimento em plataforma android: uma proposta para o ensino de robótica em cursos de engenharia e tecnologia. In: International Conference on Engineering and Technology Education, XIII, Guimarães,

PORTUGAL, 2014.

SILVA, Eduardo. AppBluetooth - App Inventor 2. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?

v=Dm8SJEMrnTI&list=PLssIKrX2yyQFWNB5e0hNQnSLlFITxV3UJ>. Acesso em: 01 ago. 2015.

SILVA, Eduardo. App Bluetooth - Eclipse & Amarino. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?

v=RXHBLcmnDRE&list=PLssIKrX2yyQHlwIMn0yJXgsTE-__ogcMG>. Acesso em: 04 out. 2015.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Avaliação Somativa: Avaliação dos Temas de Estudos + Prontuário (pasta do cliente: organização, documentos obrigatório; preenchimento das datas de atendimentos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo