• Nenhum resultado encontrado

Detector Automático de Incêndio Série 420 Detecção inteligente. Protecção superior.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Detector Automático de Incêndio Série 420 Detecção inteligente. Protecção superior."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Detector Automático de Incêndio Série 420

Detecção inteligente. Protecção superior.

(2)

Fiabilidade total

No mundo da detecção de incêndio, a precisão e a fiabilidade são essenciais. Os falsos alarmes representam um elevado número de intervenções das corporações de bombeiros, todos os anos, em todo o mundo, e constituem um desperdício inquantificável de tempo e dinheiro. E quando ocorre realmente um incêndio, o tempo é essencial. A detecção antecipada e precisa permite uma maior capacidade de resposta e minimiza os danos e o tempo de inactividade. A Série 420 inclui detectores multi-sensor que oferecem e também combinam a detecção óptica, térmica e química. A combinação destes três tipos específicos de sensores constitui uma abordagem desenvolvida pela Bosch. Todos os detectores da Série 420 utilizam a tecnologia de Processamento Inteligente de Sinais (ISP) exclusiva da Bosch, que atinge o mais elevado nível de detecção inteligente de incêndios. Para o passo seguinte em termos de precisão, as novas variantes de óptica dupla (FAP-DO 420, FAP-DOT 420, FAP-DOTC 420) possuem

a Tecnologia de Duplo Feixe da Bosch. Combinadas, estas características oferecem a mais elevada fiabilidade e a garantia de que só será accionado um alarme numa verdadeira situação de emergência.

Detecção inteligente

para

protecção superior

Equipado com a Tecnologia de Duplo Feixe e com

o Processamento Inteligente de Sinais (ISP), o Detector Automático

de Incêndio Série 420 detecta incêndios mais rapidamente do que

nunca e minimiza os falsos alarmes, para obter os mais elevados

níveis de protecção e fiabilidade em qualquer ambiente.

Um investimento seguro

O Detector Automático de Incêndio Série 420 é um investimento seguro que maximiza o retorno. Construídos com componentes que respeitam os mais elevados padrões de qualidade da Bosch, cada detector da Série 420 é extremamente fiável e apresenta uma longa vida útil.

(3)

Precisão para todos os ambientes

Com sete detectores à escolha, a Série 420 constitui a solução ideal para todos os tipos de incêndios, aplicações e ambientes. Cada modelo cumpre os requisitos rigorosos da norma EN54, e os novos modelos estão equipados com a Tecnologia de Duplo Feixe, o que permite à variante FAP-DO 420 detectar as mais pequenas partículas de fumo resultantes de um Teste de incêndio TF1. Detector Automático de Incêndio Série 420 1 FAH-T 420 Detector de Calor 2 FAP-O 420 Detector Invisível Óptico de Fumo 3 FAP-OT 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico 4 FAP-OTC 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico, Químico

Detectores com Tecnologia de Duplo Feixe 5 FAP-DO 420 Detector de Fumo de Óptica Dupla 6 FAP-DOT 420 Detector Multi-sensor de Óptica Dupla, Térmico 7 FAP-DOTC 420

Detector Multi-sensor de Óptica Dupla, Térmico, Químico

Novo

(4)

Uma gama ampliada,

para detecção em qualquer aplicação

Para suportar a mais ampla gama de aplicações, os detectores da Série 420 são equipados com sensores de tipos diferentes.

Sensor de óptica simples: as partículas de fumo

que entram na câmara de medição dispersam a luz a partir de um único LED.

Sensor de óptica dupla: são utilizados dois LEDs

para dispersão da luz. Com a Tecnologia de Duplo Feixe, os diferentes comprimentos de onda de um LED de infravermelhos e de um LED azul são utilizados para determinar a densidade do fumo e o tamanho das partículas.

Sensor térmico: é accionado um alarme quando

a temperatura máxima é ultrapassada ou se a temperatura aumentar para um determinado valor num período de tempo especificado.

Sensor químico (gás CO): o sensor detecta

monóxido de carbono (CO) resultante da combustão de um incêndio e também pode detectar hidrogénio (H) ou monóxido de azoto (NO).

Manutenção inteligente e eficiente

Os anéis coloridos de cada detector identificam as variantes de sensor, permitindo verificações visuais precisas e eficientes que facilitam a manutenção dos detectores. Está disponível um modo de manutenção e teste para manutenção eficiente e uma fechadura mecânica inteligente e amovível para protecção contra sabotagem (tamper). Dois isoladores de linha integrados previnem os curto-circuitos a fim de manter a função de loop LSN. Também é possível desligar sensores individualmente.

Ligação a um painel de incêndio

A tecnologia de bus LSN da Bosch para sistemas de incêndio e de intrusão pode ser utilizada para ligar a Série 420, bem como todos os outros periféricos de incêndio, a painéis de incêndio endereçáveis da Bosch – desde aplicações de pequena a muito grande dimensão e ligadas em rede CAN. O painel de incêndio pode ser utilizado para programar os detectores, indicar o estado e efectuar o diagnóstico avançado do desempenho.

Informações Gerais do Sensor Série 420

Sensor de óp tica sim ples Tecnologia de Duplo F eix e com sensor de óp tica dupla Sensor t ér mico Sensor q uímico (gás C O) Pr oces sament o Int eligent e de Sinais (PIS)

FAH-T 420 Detector de calor

FAP-O 420 Detector Invisível Óptico de Fumo

FAP-DO 420 Detector de Fumo de Óptica Dupla

FAP-OT 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico

FAP-DOT 420 Detector Multi-sensor de Óptica Dupla/Térmico

FAP-OTC 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico, Químico

FAP-DOTC 420 Detector Multi-sensor de Óptica Dupla/Térmico/Químico

Novo

Novo

Novo

Novo

(5)

Estabilidade CEM de 50 V/m, de 1 MHz a 3 GHz para utilização em áreas com uma WLAN f

Compensação de desvio em medições ópticas e químicas para uma excelente e constante f

capacidade de detecção

Comutação entre o modo dia/noite para uma configuração individual do sensor f

Dois isoladores integrados para manter a funcionalidade e operacionalidade do loop f

em caso de interrupções na cablagem ou curto-circuitos

Sensor químico (gás CO) Medição dos gases

Tecnologia PIS

Microprocessador para análise do sinal

Sensores ópticos

Tecnologia de Duplo Feixe LED de infravermelhos e azul Sensor térmico

Fotodíodo

Câmara de medição Para um excelente desempenho na entrada de fumo

Área de luz difusa

(6)

Tecnologia de Duplo Feixe:

o nível seguinte de precisão

Detecta mesmo as mais pequenas partículas

As novas variantes de óptica dupla da Série 420 (FAP-DO 420, FAP-DOT 420, FAP-DOTC 420) utilizam a Tecnologia de Duplo Feixe da Bosch para uma maior precisão. A Tecnologia de Duplo Feixe tira partido do princípio de Mie para determinar a densidade do fumo e o tamanho das partículas, comparando a intensidade da luz difusa a partir dos comprimentos de onda diferentes dos dois emissores LED, um de infravermelhos e um azul.

O poderoso algoritmo de detecção de incêndios da Bosch permite uma diferenciação ainda mais fiável entre partículas de fumo e outras partículas – como pó e vapor – que podem provocar um falso alarme noutros detectores. Como resultado, as variantes de Tecnologia de Duplo Feixe permitem uma detecção de incêndio ainda mais antecipada e fiável e produzem menos falsos alarmes.

(7)

Tecnologia de Duplo Feixe Os detectores equipados com Tecnologia de Duplo Feixe são suficientemente precisos para detectar as mais pequenas partículas de fumo, resultando num menor número de falsos alarmes.

1 LED azul

2 LED de infravermelhos 3 Luz difusa

4 Fotodíodo

Uma abordagem rentável

O elevado nível de precisão torna a variante FAP-DO 420 com a Tecnologia de Duplo Feixe uma solução rentável para detectar o teste de incêndio TF1, mesmo sem a combinação de outros sensores. O FAP-DO 420 oferece uma vantagem significativa em relação a alguns sistemas concorrentes, que necessitam de um detector multi-sensor (sensores óptico e térmico ou de óptica dupla e térmicos duplos) para proporcionar uma detecção fiável de incêndios TF 1. O detector FAP-DO 420 também pode ser utilizado para substituir detectores de ionização, que utilizam material radioactivo extremamente difícil de reciclar e que necessita de um

(8)

Processamento Inteligente de Sinais (ISP)

para protecção personalizada

Regra geral, quanto maior for o número de sensores de um detector, mais cedo pode detectar um incêndio e menos falsos alarmes gera. Isto é particularmente verdadeiro na tecnologia multi-sensor utilizada pela Série 420. Possui a exclusiva e poderosa tecnologia ISP, através da qual todos os sinais dos sensores são pré-processados continuamente pelos componentes electrónicos internos de avaliação dedicados, analisados e interligados através do microprocessador integrado.

Análise mais precisa

Os sinais dos sensores são processados por um poderoso algoritmo desenvolvido com os dados obtidos a partir de testes de incêndio e de testes com valores de perturbação conhecidos. O próprio algoritmo baseia-se em regras derivadas da experiência obtida a partir de 5000 padrões de incêndio. Um alarme só é automaticamente accionado caso a combinação de sinais dos sensores corresponda ao padrão específico de um incêndio real.

Ainda menos falsos alarmes

Os parâmetros específicos, separados dos padrões de incêndio, aumentam a precisão do detector. Existem definições pré-programadas, por exemplo, para utilização em ambientes particularmente poeirentos ou na presença de fumadores. Estes parâmetros tornam o detector ainda mais eficaz a distinguir incêndios de outras perturbações numa vasta gama de condições de funcionamento.

Detecção antecipada

Além disso, os parâmetros do algoritmo do multi-sensor estão adaptados a diferentes tipos de aplicação, para optimizar ainda mais a detecção antecipada de incêndio e a imunidade a falsos alarmes. Melhoram igualmente a imunidade a influências ambientais como o pó, humidade e variação de temperaturas. Isto permite

assegurar a melhor diferenciação entre incêndios reais e perturbações.

Fumo com Processamento Microprocessador

Inteligente de Sinais (PIS)

Sensores

Gases provenientes da combustão

Temperatura Os sinais dos

sensores são analisados e ligados em conjunto e processados através da tecnologia ISP, usando um algoritmo exclusivo. Se os sinais combinados corresponderem a um padrão de incêndio específico, é accionado um alarme.

Alarme

Sem Alarme

(9)

personalizado em função das necessidades individuais.

Modelo Sensor Aplicação

Tes

te de incêndio TF1 — Incêndio celulósico

(madeir a) aber to Tes te de incêndio TF2 — Pir ólise de combus tão rápida (madeir a) Tes

te de incêndio TF3 — Incêndio incandescent

e

(combus

tão r

ápida) em algodão

Tes

te de incêndio TF4 — Incêndio aber

to em plás ticos (poliur et ano) Tes te de incêndio TF5 — Incêndio em líq uido (hep tano) Tes te de incêndio TF6 — Incêndio em líq uido (álcool me tílico) Tes te de incêndio TF8 — Incêndio em líq uido de baix a t em per atur

a com fumo negr

o (decalina)

FAH-T 420 Detector de Calor Usado em locais com

probabilidade de ocorrência de um incêndio aberto

de rápida propagação (•)

FAP-O 420 Detector Invisível

Óptico de Fumo

Usado em locais com probabilidade de ocorrência de um incêndio de combustão lenta

FAP-DO 420 Detector de Fumo de

Óptica Dupla

Usado em locais onde é essencial uma resposta homogénea a diferentes tipos de incêndio FAP-OT 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico

Usado em locais com probabilidade de ocorrência de incêndios abertos de rápida propagação, bem como de combustão lenta

FAP-DOT 420 Detector

Multi-sensor de Óptica Dupla, Térmico

Usado em ambientes com condições variáveis FAP-OTC 420 Detector Multi-sensor Óptico, Térmico, Químico

Usado em locais onde o gás CO possa prejudicar as pessoas FAP-DOTC 420 Detector Multi-sensor de Óptica Dupla, Térmico, Químico

Usado em ambientes com condições especiais a manter e onde o gás CO possa prejudicar as pessoas

(10)

Protege pessoas, propriedade e instalações

Detecção precisa, onde necessário

As diferentes substâncias ardem de maneira diferente e não existem dois incêndios iguais. O papel em combustão lenta num cesto para papéis, por exemplo, gera fumo mas muito pouco calor, enquanto que um incêndio industrial que envolva álcool etílico, não produz fumo mas emite um forte fluxo térmico. A Série 420 tem em conta todas estas possibilidades, cumprindo todos os requisitos dos tipos de incêndio contemplados nas normas EN54 e oferecendo opções que cobrem todos os critérios de incêndio, desde o tipo de material e fluxo térmico para o fluxo de ar, emissão de fumo e características do aerossol. Em áreas com muita humidade, por exemplo, cozinhas e casas de banho, pode ser utilizado um detector da Série 420 para detectar a diferença entre o vapor comum e fumo nocivo. Em outros locais, onde as pessoas se juntam, trabalham ou dormem, tais como espaços públicos, edifícios de escritórios, hotéis e hospitais, pode ser utilizado um detector da Série 420 para detectar partículas de monóxido de carbono invisíveis nas fases muito prematuras de um incêndio de combustão lenta.

Os novos modelos de dupla óptica, com a sua Tecnologia de Duplo Feixe de alta precisão, proporcionam um novo nível de fiabilidade e permitem uma detecção antecipada mesmo nos ambientes mais difíceis, incluindo discotecas, parques de estacionamento e salas de

computadores. 7] Sala do servidor FAP-DOTC 420 Monitoriza condições precisas, para proteger equipamento sensível e evitar a perda de dados 6] Sala técnica FAP-OTC 420 Detecção rápida para reduzir o tempo de inactividade do equipamento

(11)

1] Escritórios FAP-O 420 Uma forma rentável e fiável para detectar antecipadamente incêndios de combustão lenta 2] Sala de conferências FAP-OT 420 Para identificar incêndios de rápida propagação ou de combustão lenta 3] Cozinha FAH-T 420 Detecta flutuações na temperatura num local com um incêndio aberto 4] Bar/lobby FAP-DO 420 Sensor de óptica dupla para uma detecção fiável em ambientes com valores de perturbação 5] Estacionamento subterrâneo FAP-DOT 420 A Tecnologia de Duplo Feixe monitoriza condições ambientais

(12)

Bosch Security Systems

Para mais informações, visite a nossa página: www.boschsecurity.com ou envie um e-mail para: pt.securitysystems@bosch.com

© Bosch Sicherheitssysteme GmbH, 2010 Reservado o direito a alterações

Impresso na Alemanha I 04/10 I Printer FS-OT-pt-01_F01U521321_01

é significado de qualidade e confiança. A Bosch é o fornecedor global na escolha de tecnologia inovadora. A Bosch Security Systems detém orgulhosamente uma vasta gama de equipamentos de segurança, comunicações e soluções de som que asseguram o seu negócio em todas as partes do mundo, desde infraestruturas governamentais, públicas, comerciais, escolas e residências.

Referências

Documentos relacionados

Nessa hipótese igualmente não cabe alegar coisa julgada, pois esta não se cristaliza se, quando da fixação dos alimentos, foi desrespeitado o princípio da proporcionalidade..

Se a empresa vencedora recusar-se a assinar a Ata de Registro de Preços, injustificadamente, sujeitar-se-á penalidades prevista nesse edital, sem prejuízo de

No que diz respeito ao objeto desse trabalho, que viria a ser chamada como “a área de políticas públicas”, a diferença nos estudos se faz nítida: Enquanto a Ci- ência

Mesmo os resultados indicando a existência de adequação da missão institucional com as ações e práticas evidenciadas sobre o desempenho quanto ao compromisso

Para contacto por curtos períodos de tempo (p.e. protecção contra salpicos), recomenda-se de acordo com EN 374, luvas de protecção de borracha butílica. espessura material > 0,7 mm

RIBEIRO,.C..Estrutura de classe e mobilidade social no Brasil..Bauru:.Edusc,.2003. SANTOS,.J..Estrutura de posições de classe

Conteneur High Cube 40', et/ou Flat Rack 20' Container High Cube 40', und/oder Flat Rack 20' Container High Cube 40', and/or Flat Rack 20' Contenedor High Cube 40', y/o Flat

Automóveis e Utilitários , Partes e Peças Automotivas, Partes e Peças para Caminhão e Ônibus, Partes e Peças para Equipamentos Agrícolas, Equipamentos Eletrônicos, Equipamentos