• Nenhum resultado encontrado

UM SINAL CONTRA A VIOLÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM SINAL CONTRA A VIOLÊNCIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Entre em contato com a redação

(62) 98531-2554

redacao@dmanapolis.com.br

dmanapolis

PÁGINA 13 -

Seja livre para servir - Sérgio Batista

abre espaço nobre para o pensamento nas páginas do jornal

A VIOLÊNCIA

Prefeitura sanciona projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que

institui o sinal vermelho na mão como medida protetiva à mulheres que

sofrem algum tipo de violência física e psicológica. Página 16

Acima da média nacional,

Anápolis já vacinou um

terço da população

Eles estão de volta

Mais de 163 mil doses já foram aplicadas no município.

Pioneirismo da cidade em relação ao estado de Goiás e ao Brasil

formam um cenário que favorece toda a população. Página 2

Candidatos que concorreram na última eleição para prefeito

de Anápolis buscam vagas na próxima eleição para deputado

estadual e federal.. Página 4

Azulão segue

empatando

Anápolis e

Índia buscam

acordos

comerciais

Time de Goianésia continua

empatando na Série D do

Campeonato Brasileiro. Depois do

jogo com o Brasiliense finalizar em 1 a

1, agora foi a vez de um 3 a 3 com o

União de Rondonópolis. Página 13

Moradores de

rua ganham

festa junina

Tampamania:

projeto

arrecada 4

toneladas

De olho na

natureza

Café da manhã com clima junino

contou com músicas e comidas

típicas para beneficiários de ações

do Centro de Referência para

População em Situação de Rua

(Centro Pop) de Anápolis. Página 2

Ação da rede municipal de

Educação vai converter tampinhas

de plástico em cadeiras de

rodas que serão doadas a quem

precisam. Página 2

Projeto na Câmara Municipal quer

possibilitar ações permanentes de

conservação e preservação do

meio ambiente. Página 3

Reunião envolvendo Associação dos

Empresários do DAIA (ASSEDAIA),

Sindicato das Indústrias Farmacêuticas

no Estado de Goiás, e do Rotary Club

DAIA vai discutir as possibilidades

de comércio entre a cidade e a

Índia, uma das maiores potências

econômicas mundiais da atualidade.

Página 3

(2)

Anápolis já imunizou 30% da

população com primeira dose

Desde o início da pande-mia, Anápolis é uma referên-cia para o Estado e para o país no combate à Covid-19. Quan-do o assunto é vacina, os nú-meros impressionam com re-sultados acima da média. Até final da manhã de sexta-feira, 11, o momento, 163.728 do-ses foram aplicadas na cida-de, sendo 118.878 de primeira dose e 44.850 da segunda. Ou seja, em uma população de

391.772 – conforme o censo de 2020 –, 30% já está imunizada com a primeira dose da vaci-na.

Em todo o Brasil, o total de imunizados com a primeira dose está em pouco mais de 24%, o que mostra mais uma vez que Anápolis segue à fren-te no enfrentamento à pande-mia. Foi a primeira cidade do Estado a aplicar a vacina. O pioneirismo também veio com a vacinação dos profissionais de educação entre os muni-cípios goianos, sem falar que ainda está no pódio das cida-des, a começar a imunização para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

A expectativa é que novas remessas cheguem nessa se-mana para avançar ainda mais

no processo, já que o cadastro está aberto para pessoas de 40 anos ou mais. No site oficial

da Prefeitura, é possível que o cidadão obtenha todas as in-formações necessárias diaria-mente sobre o funcionamento da vacinação na cidade.

Pandemia

Não é só no processo de imunização que Anápo-lis mostrou seu diferencial. Quando a pandemia surgiu no País, já foi iniciado o plano de enfrentamento e controle com a criação de canais de moni-toramento e controle do vírus, unidades de referência para acolhimento e tratamento, além de leitos de UTI e enfer-maria exclusivos para pacien-tes de Anápolis.

Média nacional é de 24%.

Mais de 160 mil doses da

vacina contra a Covid-19

já foram aplicadas em

Anápolis

Alunos da rede municipal arrecadam mais de 4 toneladas

de tampas plásticas para o Projeto Tampa Mania

Pessoas em situação de rua ganham festa junina em Anápolis

Mais de 4 toneladas de

tam-pinhas plásticas foram arrecada-das nas 106 unidades de ensino da rede municipal de Educação para o projeto Tampamania, que tem a finalidade de arreca-dar tampas plásticas que serão revertidas em cadeiras de ro-das às pessoas que precisam. O evento contou com a presença da primeira-dama Vivian Naves, da secretária de Educação Ee-rizania de Freitas, da secretária de Integração Social, Esporte e Cultura Andréa Lins, do secre-tário de Meio Ambiente Mauro Douglas e da coordenadora do Programa Voluntários de Cora-ção, Renata Prado. As tampinhas arrecadadas foram entregues ao representante do Rotary Club, William Sabino. As unidades de ensino que mais arrecadaram foram premiadas no dia 10, no Planetário Digital.

As unidades que mais arre-cadaram o material receberam premiações, como: bicicleta, caixa de som e kit literário. O Cmei Cibele Teodoro Telles, o CEI Rainha da Paz e o CEI Betes-da Primavera foram os

contem-plados da Educação Infantil. A Escola Paroquial Santo Antônio, a Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães e a Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paiva foram os ganhadores do Ensino Fun-damental.

“Quero parabenizar ao Pro-grama Voluntários de Coração e a equipe da Secretaria de Educa-ção pelo trabalho realizado. Es-tou muito feliz pela quantidade de tampinhas arrecadadas, grata aos estudantes da rede munici-pal de Educação pelo empenho e na expectativa que continue-mos a juntar tampinhas para ajudar a quem precisa. O desejo do prefeito Roberto Naves é que a Prefeitura continue a cami-nhar de forma integrada para que a cidade de Anápolis saia ganhando”, destaca a primeira--dama Vivian Naves.

A secretária de Integração So-cial, Esporte e Cultura, Andréia Lins, também exaltou o compro-metimento das unidades, dos estudantes e de toda a comuni-dade escolar com o projeto. “A integração social acompanha estas famílias que serão

ajuda-das, e teremos grande satisfação em entregar as cadeiras de rodas a elas. Quero agradecer a todas as secretarias que foram parcei-ras desse projeto, pois ajudar as pessoas é nosso principal objeti-vo”, ressalta a secretária.

"Este projeto é essencial para conscientizar os estudantes so-bre a importância de não joga-rem lixo no chão, de reciclajoga-rem aquilo que é usado em casa e de cuidarem do local onde vivem. A Secretaria de Meio Ambien-te é parceira na busca por uma maior preservação da nature-za", reforça o secretário de Meio Ambiente, Habitação e Plane-jamento Urbano, Mauro Dou-glas.

Para a secretária Eerizania de Freitas, trabalhar o projeto de forma pedagógica promove nos estudantes uma mudança de hábitos e de consciência. “Nossa gratidão ao programa Voluntá-rios de Coração por ter nos apre-sentado esse projeto, às unidades de ensino e aos gestores pelo em-penho e dedicação, e à assessoria pedagógica por mediar tão bem todo esse processo. O que fica é a

esperança de que o cuidado com o meio ambiente e a solidarieda-de serão práticas constantes da sociedade”, enfatiza a secretária.

A gestora Rosana Aparecida, do Centro de Educação Infan-til Rainha da Paz, desenvolveu ações que também ajudaram na arrecadação. “Fizemos um bazar, onde a cada dez tampinhas, tro-cávamos por uma peça de roupa. Estar aqui hoje é um presente, porque vimos que se realmente quisermos, podemos fazer uma grande diferença na sociedade”,

ressalta a gestora.

Para a Luísa Montalvão, es-tudante do 5º ano da Escola Paroquial Santo Antônio, é uma satisfação participar de um projeto que ajuda tanta gente. “Foi incrível participar do Tampamania. Eu pedi tam-pinhas para todo mundo da minha família, e fiquei mui-to feliz com a quantidade que conseguimos juntar. É muito bom poder preservar o meio ambiente e ajudar as pessoas”, conta a estudante.

O Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Anápolis ama-nheceu com um clima para lá de especial. Para incentivar o acesso à cultura brasileira e proporcionar um momento de lazer para os usuários do equi-pamento, vinculado à Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, a equipe preparou um café da manhã temático com músicas e comidas típicas da tradicional festividade popular que acontece em todo território brasileiro no mês de junho. En-tre os alimentos distribuídos aos moradores em situação de rua, foram: canjica, bolo de fubá, pi-poca, milho cozido, bolo de

mi-lho, arroz doce, chocolate quen-te e suco, além de kits de higiene e limpeza, e kits de produtos da Linea Alimentos, do programa Voluntários de Coração.

Segundo a secretária de Inte-gração Social Trabalho, Empre-go e Renda, Andrea Lins, neste ano, por conta da pandemia do

novo coronavírus, a festividade foi comemorada seguindo to-das as orientações técnicas do Ministério da Saúde. “Hoje es-tamos aqui no Centro Pop, na nossa unidade de atendimento a pessoas em situação de rua realizando a festa junina em um delicioso café da manhã com

comidas típicas, muito acolhi-mento e amor, seguindo todas as orientações recomendadas pela Saúde. É a Prefeitura de Anápo-lis sempre cuidando de pessoas”, destacou.

O Centro Pop realiza fre-quentemente momentos de la-zer às pessoas em situação de

rua. Carlos Alberto, pessoa em situação de rua atendida pelo equipamento, destaca sobre os serviços oferecidos. “Sou muito grato a esse lugar, as diretoras e todos os profissionais. Sou grato à Prefeitura pelo tratamento e por toda ajuda em situações di-fíceis”, elencou.

Sobre o Centro Pop

O espaço possui estrutura e equipamentos para atender, por mês, cerca de 185 pessoas em situação de rua. Além de te-rem acesso a quatro refeições diárias, os usuários podem dor-mir na casa de passagem, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, e ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais. Para auxiliar no combate ao novo coronavírus, também estão sendo distribuídos kits para hi-gienização pessoal.

Centro Pop organizou o

café da manhã temático

respeitando todas as

normas recomendadas

pelo Ministério da Saúde

(3)

www.dm.com.br

UNIGRAF UNIDAS GRÁFICAS E EDITORA LTDA

CNPJ: 00.424.275/0001-52 Fundado em 12 de março de 1980 Av. Anhanguera, 2.833, Setor Leste Universitário. Caixa Postal: 103 CEP: 74.610-010, Goiânia-Goiás

Os artigos e matérias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do veículo

Diário da Manhã

Fábio Nasser

FUNDADOR

Departamento Comercial (62)3267-1028 diretoriacomercial@dm.com.br Atendimento Redação (62)3267-1035 /1048/ 1037 Circulação - Assinatura (62)3267-1000

Preço das Assinaturas

Diário da Manhã - R$ 49,90 mensal / R$ 598,00 anual DM Anápolis - R$ 49,90 mensal / R$ 598,00 anual

Vendas Avulsas

Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso Dias Úteis: R$ 2,50

Domingo: R$ 3,50'

Ulisses Aesse

Editor-chefe de Reportagem e coordenador de pauta

Cidades: Carlos Pereira Política: Helton Lenine DM Revista: Marcus Vinícius Beck

Opinião Pública: Welliton Carlos DM Online: Hélio Lemes

WELLITON CARLOS

EDITOR-GERAL

PRESIDENTE

Júlio Nasser

Alex Pereira Editor Chefe Paulo Henrique Macedo

Editor Executivo

Departamento comercial: Redação: (62) 98531-2554

www.dmanapolis.com.br

Diagramação: Mateus Cardoso

DM Anápolis

Câmara de Anápolis terá projeto

ambiental de consumo sustentável

Marcos Vieira

A Câmara Municipal de Aná-polis caminha para ter uma cam-panha permanente de consumo sustentável e ações de conscien-tização e preservação do meio ambiente. Um projeto de decreto legislativo dos vereadores Jakson Charles (PSB) e Seliane da SOS (MDB) estabelece os objetivos da propositura, que deve ser apre-ciada pelo plenário nas próximas sessões.

Será estimulada a redução do consumo de água e energia elétri-ca nas dependências do Legislati-vo e incentivada a reciclagem, en-fatizando a problemática do lixo na atualidade. O projeto propõe debates e palestras sobre o

assun-to, que também podem se esten-der para escolas e a sociedade de um modo geral.

De acordo com Jakson Charles, não adianta os vereadores faze-rem projetos e mais projetos para a cidade se não derem exemplo para a população. “E é isso que estamos fazendo com essa inicia-tiva”.

O vereador explica que a ideia é que a Câmara Municipal possa aproveitar todo o material reci-clável que hoje está sendo jogado eventualmente no lixo comum.

Ele informa ainda que o Legis-lativo também deve aderir à cam-panha do Rotary Club de arreca-dação de tampinhas de plástico, trocadas por cadeiras de rodas. “Essa iniciativa já acontece no meu gabinete”, informa Jakson.

Propositura em tramitação é iniciativa dos vereadores Jakson

Charles e Seliane da SOS

O projeto é de autoria dos vereadores Jakson Charles (PSB) e Seliane da SOS (MDB).

Vânio Limiro

Integrantes da Câmara de Co-mércio Brasil - Índia participam de um encontro com empresá-rios do Distrito Agroindustrial de Anápolis nesta segunda-feira (14), a reunião e um almoço será realizada no Porto Seco Centro Oeste.

O encontro é resultado de uma ação conjunta da Associa-ção dos Empresários do DAIA (ASSEDAIA), do Sindicato das

Indústrias Farmacêuticas no Es-tado de Goiás, e do Rotary Club DAIA, entidade que congrega vários empresários que tem ne-gócios estabelecidos naquele distrito industrial.

O encontro terá a presença do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ìndia, Roberto Paranhos do Rio Branco, com o objetivo de iniciar conversações sobre a possibilidades de parce-rias de negócios na indústria e comércio bilaterais com aquele país, bem como, promover in-terações à respeito de logística, seguro, créditos e tecnologia.

O empresário Amaury Esbe-rard, que preside o Rotary Club Daia, e é um dos organizadores do evento, foi um dos fundado-res da Câmara Brasil-Índia e já realizou outras iniciativas para promover interação com a Índia, um dos mais promissores canais

de negócios para o comercio in-ternacional. Para Esberard, esta é uma grande oportunidade de fomentar iniciativas para que in-dústrias estabelecidas no DAIA

possam ter a possibilidade de exportar para aquele país.

No âmbito econômico, a Índia é um país com uma complexa rede burocrática,

que pode dificultar ou mesmo atrasar processos de impor-tação ou de exporimpor-tação, que por sua vez pode espantar o investimento estrangeiro.

O país tem potencial para crescimento, e tem investido no aperfeiçoamento de seus processos comerciais, a apri-morado sua indústria para a geração de mais empregos e maior desenvolvimento inter-no. O Brasil pode se benefi-ciar imensamente dessa rela-ção, exportando para Índia.

A Índia é gigante na ex-tensão do seu território e no tamanho da sua população. Tudo indica que, também, será gigante na economia, de vez que a mesma está crescendo ao ritmo chinês e, como consequência, a ren-da per capita ren-da população também.

Câmara de Comércio Brasil - Índia visita o

DAIA e visa comércio bilateral

Reunião e almoço com

empresas do DAIA

ocorrem no Porto Seco

nesta segunda, 14/09

Presidente da Câmara de Comércio Brasil-India, Roberto Paranhos do Rio Branco participa de encontro com empresário do DAIA

Operação Cerrado Vivo 2021 será lançada hoje

Redação

O governador Ronaldo Caiado lança nesta segunda--feira (14/06), às 8h30, a Ope-ração Cerrado Vivo 2021, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), em Goiânia. Depois, às 11h, entrega cartões alimen-tação a quase mil estudantes do Colégio Estadual Verany

Machado de Oliveira, tam-bém na capital. Os alunos te-rão mensalmente um crédito de R$ 30 para a compra de itens alimentícios.

O lançamento da Opera-ção Cerrado Vivo será no Co-mando Geral do CBMGO, no Jardim América. A iniciativa visa prevenir e combater in-cêndios em vegetações goia-nas. Desde o início do ano, os

bombeiros realizam diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação.

A corporação contará com o reforço de drones, que vão monitorar áreas sujeitas a in-cêndios, devido à baixa umi-dade relativa do ar e aumen-to da temperatura. Em 2020, foram registradas em Goiás 10.311 ocorrências de

incên-dio - destas, 9.955 em vege-tação. Neste ano, foram con-tabilizadas até junho 1.649 ocorrências, sendo 1.629 em vegetação.

Em seguida, o governa-dor vai ao Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira para fazer a entrega dos car-tões alimentação. O crédito de R$ 30 vai substituir os kits de alimentação, que foram

entre-gues mensalmente pelas esco-las estaduais desde o segundo semestre do ano passado.

O objetivo da iniciativa é dar mais autonomia às famí-lias na aquisição dos alimen-tos. Além dos 983 alunos do colégio, todos os estudantes da rede pública estadual de ensino, incluindo os 71 mil matriculados na capital, se-rão contemplados.

(4)

Agora é Lei

Presente e Futuro

Daniel Vilela

é cotado

para vice do

governador.

Gustavo

Mendanha

pode disputar

a Prefeitura de Goiânia em 2024.

Decepcionado

A vinda do presidente Jair

Bolsonaro em Anápolis foi um

fiasco tão grande que o “mito”

sequer postou uma foto da visita

em suas movimentadas redes

sociais

Decepcionado II

Pessoas que estavam no evento

teriam dito que Bolsonaro estava

incomodado com a falta de

organização e a ausência das

principais lideranças políticas da

cidade

Decepcionado III

O deputado Major Vitor Hugo

conseguiu a proeza de trazer um

Presidente da República para uma

agenda política/religiosa e não

agradar nem os políticos, nem os

religiosos

MaMa quer voltar...

Marconi

e Mabel

desistem de

Mendanha

e um deles

deve disputar

o governo.

Ciência

Três médicos mastologistas

goianos estarão entre os

fundadores da Academia

Brasileira de Mastologia, em

evento a ser realizado no dia 17

de junho, com transmissão pelo

YouTube, às 20h. A cerimônia

marcará a inauguração da

entidade. São eles: João Bosco

Machado da Silveira e Ruffo de

Freitas Júnior, como titulares,

além de Carlos Inácio de Paula,

como patrono.

Vai Entender...

A coluna

bastidores do

Jornal Opção

noticiou que o

prefeito de Aparecida de Goiânia,

Gustavo Mendanha, recebeu

na última sexta feira a visita do

presidente e do vice-presidente

da Câmara de Anápolis, Leandro

Ribeiro e Dominguinhos do Cedro,

que foram conhecer a gestão do

emedebista, acompanhados por

Jovair Arantes e Henrique Arantes.

Jornal Opção

O prefeito de Anápolis, Roberto

Naves

(Progressistas),

vai apoiar o

vice-prefeito, Márcio

Cândido, para deputado federal

na disputa eleitoral de 2022.

Márcio Cândido, da Assembleia de

Deus, uma das mais importantes

igrejas do país, não vai entrar na

disputa só para marcar posição.

Ele pretende entrar no jogo para

ganhar.

Recomendação médica

Brasil deve dispensar o uso

de Bolsonaro em 2022, dizem

pesquisas.

Bula

Parecer emitido pela população

brasileira aponta para a

desobrigação do uso de Bolsonaro

em todo o território nacional em

outubro de 2022.

Apontando o SBT

Já dizia o Silvio

Santos: Má quem

quer dinheiro? A

Conmebol gostou.

Ernani de Paula

ernanidepaula007@gmail.com 62 98344-1055

Foi sancionada pelo prefeito Roberto Naves (PP) e publicada no Diário Oficial do Município, a lei de autoria da vereadora Andreia Rezende (SD) que implementa o programa de cooperação e código sinal vermelho, como forma de pedido de socorro para ajudar mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. A vereadora diz que a lei carrega em si a força de uma transformação social, no sentido de quebrar paradigmas, colaborando com a mudança de costumes a respeito da violência contra a

mulher. “O código é necessário porque esse tipo de violência pode ser cometida por qualquer pessoa, inclusive por outra mulher que tenha uma relação familiar ou afetiva com a vítima. Com isso, os agressores geralmente moram na mesma residência que a mulher agredida”, explica Andreia. A vereadora Andreia Rezende é militante e palestrante dos direitos das mulheres e fez questão que seu primeiro projeto de lei fosse em defesa das anapolinas.

"Quando se trata de poder, ofuscar o mestre é talvez o pior erro de todos!"

48 leis do Poder

Maioria dos candidatos

a prefeito deve voltar às

urnas em 2022

Até agora pelo menos cinco nomes que estiveram na eleição

majoritária de Anápolis aparecem como pré-candidatos a deputado

Marcos Vieira

Pelo menos cinco dos sete nomes que disputaram a eleição contra Ro-berto Naves (PP) devem voltar às ur-nas em 2022.

Adversário de 2º turno do prefei-to de Anápolis, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) vai tentar a re-eleição. A decisão de buscar um novo mandato no ano que vem foi confir-mada em reunião essa semana do di-retório municipal do Partido dos Tra-balhadores.

Derrotado nas urnas para prefeito em 2020, Gomide foi eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Le-gislativa, em 2018, com 36.998 votos. Dois anos antes conseguiu mandato na Câmara Municipal de Anápolis. O ciclo de campanhas a cada dois anos se completa com a disputa para go-vernador em 2014.

Terceiro colocado na eleição ana-polina, o presidente do MDB, Már-cio Corrêa, é cotado para a disputa de deputado estadual. Embora não tenha assumido a pré-candidatura, o odontólogo tem ampliado o núme-ro de reuniões políticas atualmente. Seus aliados seguem ativos nas redes sociais, em um movimento homogê-neo, com manifestações que indicam a quase certa presença de Márcio na campanha.

O emedebista estreou nas urnas em 2020 com 29.044 votos para pre-feito. Sua presença na cabeça de cha-pa no ano cha-passado fez cha-parte de um projeto de reestruturação do partido na cidade, iniciado a partir da sua as-censão ao comando da agremiação. A continuidade dessa retomada passa, lógico, por novas disputas.

O advogado Valeriano Abreu já anunciou que é pré-candidato a de-putado estadual pelo PSL, em um acerto com o deputado federal Dele-gado Waldir. Ele teve 7.237 votos para prefeito no ano passado. Na eleição de 2018, candidato a deputado fede-ral pelo Podemos, conquistou 33.554 votos.

Valeriano também mantém o

rit-mo de campanha a cada dois anos desde que disputou a eleição para prefeito de Anápolis pela primeira vez em 2016, pelo PSC, ficando em quarto lugar com 23.520 votos.

Quinto colocado no pleito do ano passado, José de Lima voltará às urnas em 2022, em mais uma tentativa do empresário em retomar um mandato eletivo. Para isso ele deixou o Patriota e se filiou ao Avante, com a promessa de que o partido deve conseguir uma cadeira de deputado estadual com cerca de 13 mil votos.

Outro que trocou de partido para a eleição do ano que vem é Humberto Evangelista. O candidato derrotado a prefeito de Anápolis saiu do PSD e foi para o PL, com o acerto de uma can-didatura para deputado federal. O de-legado aposentado da Polícia Federal teve 1.439 votos para prefeito e, em 2018, ainda no PSL, conquistou 8.414 votos para a Assembleia Legislativa.

A incógnita é saber se o ex-prefeito João Gomes (PSDB) deve entrar em uma nova disputa em 2022. Após per-der a reeleição em 2016, ainda no PT, João amargou uma derrota em 2018, na disputa para deputado estadual, apesar de ser considerado um dos fa-voritos na cidade – teve apenas 6.343 votos. Na campanha para prefeito em 2020 ficou em penúltimo lugar, com 1.291 votos.

Uma candidatura de João Gomes passa pelo projeto dos tucanos de tentarem se reerguer a partir de um melhor desempenho nas urnas em 2022. Próximo de Marconi Perillo, o político anapolino pode ser convo-cado pelo ex-governador para estar presente na futura campanha.

Douglas Carvalho, do PSOL, 519 votos na eleição para prefeito, tam-bém não se manifestou sobre a pos-sibilidade de uma candidatura no próximo ano. O bom desempenho na campanha municipal, no que diz respeito à divulgação das ideias do partido, o coloca como nome importante da esquerda em Goiás e com chances de nova presença em um pleito. Valeriano Abreu João Gomes Antônio Gomide Zé de Lima Douglas Carvalho Márcio Corrêa

(5)

Olimpíada com pandemia

assusta japoneses

Agência Estado

A Olimpíada de Tóquio se aproxima e os moradores da ca-pital japonesa estão assustados. A nova onda de contaminação pela covid-19, com o aumento do número de mortes compa-rado à lentidão das campanhas de vacinação, é o motivo. Ainda mais com a iminente chegada de 11 mil estrangeiros ao país.

A reportagem do Estadão andou pelos bairros e ruas de Tóquio, nas proximidades das arenas esportivas dos Jogos e centros comerciais da cidade para flagrar o comportamento dos japoneses comuns com a aproximação do grande evento. Constatou a enorme preocupa-ção com a 'invasão' de atletas e membros de delegações de ou-tros países.

Há um sentimento forte de que os Jogos Olímpicos deve-riam ser cancelados. As ruas não estão como antes. Nem as empresas, os restaurantes e os parques da cidade. Estão mais vazias e tristes O transporte pú-blico reduz o número de ôni-bus, metrôs e trens nos fins de semana para forçar o cidadão da capital a ficar em casa. Tudo por causa da pandemia. Há muito medo no ar.

Um recorrente aumento da epidemia está colocando a opi-nião pública contra a realização dos Jogos. A capital e outras nove províncias estão em esta-do de emergência. Os governos do Japão e de Tóquio, no entan-to, aceitam o desafio de reali-zar o evento para, segundo o Comitê Organizador, "iniciar a vitória sobre o vírus a partir da conformidade e do respeito ao próximo", valores presentes na cultura japonesa.

Na teoria, isso é lindo. Na prática, o cidadão comum, que depende do sistema de saúde público, vê a aproximação dos Jogos com reticência. Por cau-sa das novas variantes do vírus, a epidemia que parecia estar controlada no fim do inverno (fevereiro), volta a crescer. A média diária de casos é de cin-co mil novos cin-contaminados em todo o país, sendo 700 na capi-tal japonesa, que já está enfei-tada para a competição, cuja abertura está marcada para 23 de julho. O clima é de muita desconfiança.

Pesquisas de opinião mos-tram que posições contrárias à competição agora são de 60% a 65%, no momento em que mobilizações contra sua reali-zação ganham força nas mídias

sociais e em locais movimenta-dos como Shibuya e Shinjuku. Manifestações e abaixo-assina-dos são cada vez mais frequen-tes pedindo o cancelamento da Olimpíada. Jornais locais, como Japan Times e Asahi Shimbun, têm revelado pes-quisas em diversos segmentos da sociedade.

Os empresários japoneses defendem que os Jogos devem ser adiados (32%) ou cancela-dos (37%). O clamor cancela-dos po-pulares segue na mesma linha. Cerca de 43% das pessoas pe-dem o cancelamento da Olim-píada e 40%, o seu adiamento. No geral, 65% das pessoas não aprovam a disputa. O COI e o Comitê Olímpico Local não admitem nem uma coisa nem outra.

Prejuízos

O adiamento dos Jogos ele-vou seu custo de US$ 12,6 bi-lhões (cerca de R$ 66,4 bibi-lhões) para US$ 15,4 bilhões (aproxi-madamente R$ 80,6 bilhões). O valor é US$ 2,8 bilhões (R$ 14,5 bilhões) superior, sendo que a ausência de turistas não trará dividendos ao Japão. Os Jogos do Rio-2016 custaram US$ 13,2 bilhões (cerca de R$ 43,3 bi-lhões).

Wandell Seixas

A Atvos é uma das maiores empresas de energia limpa do Brasil e uma das maiores ge-radoras de empregos no Cen-tro-Oeste e se faz presente em Mineiros, Perolândia e Caçu. Na Semana do Meio Ambien-te, destacou a importância da restauração e preservação dos ecossistemas para a manuten-ção da vida.

A iniciativa tem o apoio da Universidade Federal de Goi-ás. Este é o tema da campanha educativa que está sendo fei-ta junto a escolas públicas do ensino fundamental e médio nas cidades onde as unidades agroindustriais da empresa es-tão localizadas. Educadores re-cebem materiais digitais sobre tema definido pela Organiza-ção das Nações Unidas (ONU) como prioridade para os

próxi-mos dez anos.

Para a empresa, originária da Odebrecht, o equilíbrio en-tre as responsabilidades eco-nômicas, sociais e ambientais é fundamental para o desen-volvimento sustentável. “Ao sensibilizar crianças e ado-lescentes sobre os impactos das ações dos seres humanos no meio ambiente, fortalece-mos a agenda de recuperação e proteção dos ecossistemas, um compromisso que deve ser toda a sociedade”, afirma Da-niel Decurcio, gerente de meio ambiente da Atvos.

A degradação dos ecossis-temas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta, e, visando contribuir para a mudança dessa realida-de, a Atvos participa de diver-sas iniciativas para recuperar ambientes danificados.

Escolas goianas têm

restauração de ecossistemas

O motivo é nova onda de contaminação pela covid-19, com o aumento

do número de mortes comparado à lentidão das campanhas de vacinação

Há um sentimento forte de que os Jogos Olímpicos deveriam ser cancelados (Foto: Agência Brasil)

(6)

COVID-19

Goiânia segue com vacinação

a partir de 52 anos

São 21 postos para atendimento aos grupos prioritários e população

em geral, além do drive thru no Shopping Passeio das Águas

Redação

Com 21 postos de atendimento, a Prefeitura de Goiânia segue com a vacinação contra a Covid-19 nes-ta segunda-feira (14) para grupos prioritários e pessoas a partir de 52 anos, sem comorbidades, das 8h às 17h, por agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Tem também drive-thru no Shopping Passeio das Águas. Este último, destinado a pessoas a partir de 52 anos, sem comorbidades, das 8h às 15h, por demanda espontânea.

Nos grupos prioritários, são atendidos pessoas com comorbi-dades e deficiência, trabalhado-res da Saúde e Educação (Infantil, Fundamental e Médio). Quanto à população em geral, segue a va-cinação em pessoas a partir de 52 anos. Além do agendamento para os 21 postos, exceto drive thru, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, é ne-cessário levar documento pessoal com foto, CPF e documentação específica de cada grupo.

Quem pode se vacinar

-Pessoas a partir de 52 anos sem co-morbidades

- Trabalhadores da Saúde - Trabalhadores da Educação

(In-fantil, Ensino Fundamental e Mé-dio)

- Pessoas com comorbidades e de-ficiência

Postos de atendimento:

Drive-thru, sem agendamento, das 8h às 15h, somente para pessoas a partir de 52 anos, sem comorbidades Shopping Passeio das Águas

Pedestres, com agendamento, das 08h às 17h

Área I da PUC

CIAMS Novo Horizonte CSF Pq Santa Rita CSF Residencial Itaipu CSF Boa Vista CSF Novo Planalto CSF Vila Mutirão CS Cidade Jardim CSF Leste Universitário

CS Marinho Lemos (Setor Negrão de Lima)

CSF Jardim Guanabara I Ciams Urias Magalhães CSF Bairro São Francisco CSF Vera Cruz II CS João Braz

CSF Jardim do Cerrado IV UPA Chácara do Governador UPA Jardim Novo Mundo CSF Dom Fernando UPA Jardim América

C.S Parque Amazônia Grupos prioritários e pessoas a partir de 52 anos, sem comorbidades, têm que fazer agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas

DIVULGAÇÃO

Prefeitura oferece mais de 3 mil testes de antígeno

Redação

Mais uma ação de testa-gem ampliada de antígeno da Covid-19 será realizada pela Prefeitura de Goiânia, nesta segunda-feira. Para realizar o exame, é necessário agendar pelo site, a partir deste sábado, às 12h, de acordo com a dis-ponibilidade de vagas. Serão oferecidos 3.500 testes em sete unidades.

O objetivo é testar pessoas assintomáticas e isolá-las, evi-tando o contágio de mais pes-soas pela doença. Podem fazer o teste pessoas com 12 anos ou mais, que não apresentam sin-tomas. Aqueles que estiverem sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde para a realização do exame RT-PCR, recomendado para esta situa-ção. O resultado do teste é

libe-rado entre 10 e 20 minutos. O objetivo é testar pessoas assintomáticas e isolá-las, evitando o contágio de mais pessoas pela doença

Liberado trânsito na Avenida Goiás

Redação

O trecho da Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Aveni-da Anhanguera, no Centro de Goiânia, que estava interdita-do desde o dia 26 de abril para obras do BRT Norte-Sul, foi li-berado com 17 dias de anteci-pação do previsto.

“Nossas equipes estão tra-balhando com afinco para en-tregar para a população até o aniversário de Goiânia o trecho II, entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Isidória. Com essa etapa liberada, avan-çamos para um trânsito melhor na nossa cidade”, explica o se-cretário de Infraestrutura Urba-na, Fausto Sarmento.

Nesse último local que esta-va interditado, foram executa-dos os serviços de fresagem, a

rede de drenagem, pavimenta-ção e o pavimento rígido e fle-xível do BRT.

O BRT Norte-Sul tem exten-são de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos: o trecho I, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e o tre-cho II, do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da ci-dade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Pra-ça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul. Os terminais planejados funcionarão como um ponto de chegada e partida dos ôni-bus do corredor, com estrutura em perfis metálicos e cobertura em telhas de aço zipadas com acabamento de pintura eletros-tática branca e proteção

termo-acústica. Trecho da Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera é liberado

DIVULGAÇÃO

(7)

Marco Maciel: político com

perfil discreto e conciliador

Três mulheres querem

chegar à Reitoria do IFG

Agência Estado

Vice-presidente da Repú-blica nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, Marco Maciel morreu, sába-do, aos 80 anos, em Brasília, em decorrência de quadro infeccioso respiratório. Ele lutava havia sete anos contra o Alzheimer e estava interna-do desde o dia 30 de março no Hospital DF Star.

De perfil conciliador, o re-cifense foi deputado estadual, federal, senador e governador de Pernambuco, além de mi-nistro da Educação e da Casa Civil.

Marco Maciel teve sua car-reira marcada pela discrição e pela habilidade como arti-culador político, inclusive no processo de redemocratização do País. FHC destacou a leal-dade do seu vice e outros no-mes da política apontaram a

integridade como sua princi-pal qualidade. "Se me pedirem uma palavra para caracterizá--lo, diria: lealdade", disse o ex--presidente FHC.

ACM Neto, presidente do DEM, ex-PFL, partido que Ma-ciel ajudou a fundar, afirmou que ele foi uma "liderança ca-paz de motivar políticos de to-das as idades".

O governador de Goiás, Ro-naldo Caiado (DEM), ressaltou o perfil conciliador do "profes-sor e conselheiro". "Era um ver-dadeiro estadista, cuja biografia deve servir como exemplo para o Brasil, especialmente neste momento tão tristemente mar-cado pelo acirramento ideoló-gico e pela cega confrontação."

Vilmar Rocha, ex-deputado federal e presidente do PSD de Goiás, classifica Marco Maciel como um “democrata, conci-liador e com elevado espírito público”.

Redação

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), vão votar, nesta segunda--feira, para eleger a futura reito-ra e também os diretores-gereito-rais dos 14 câmpus da Instituição. O cargo maior da Reitoria cer-tamente será ocupada por uma mulher, porque a disputa será entre três professoras: Fabiane Costa Oliveira, Maria de Lour-des Magalhães e Oneida Cristi-na Gomes Barcelos Irigon.

A professora Fabiane é gra-duada e mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca) e doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou IFG como professora do Câmpus Goiânia em agosto de 2011.

A professora Maria de Lour-des (Lurdinha) possui doutora-do em Economia de Empresas

(UCB), mestrado em Transpor-tes (UnB) e graduação em En-genharia Civil (UFG). É profes-sora do IFG desde 1994, quando ingressou no Câmpus Jataí. Foi transferida para Goiânia em 1996.

A professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon é gradu-ada em Pedagogia, especialista em Gestão: Educação e Ensino, mestra em Educação e douto-randa em Educação pela Uni-versidade Santiago de Compos-tela (Espanha). Ingressou no IFG em 2010, como professora da área de Educação.

As candidatas defendem a autonomia da Instituição, de-mocracia interna, mais trans-parência da gestão, valorização dos servidores e estudantes e o fortalecimento das políticas de ensino, pesquisa e extensão, dentro da perspectiva de uma formação integral e inclusiva.

Marco Maciel: vida pública dedicada a Pernambuco e ao País

INEDITISMO

Fabiane Oliveira, Maria de Lourdes Magalhães e Oneida Barcelos Irigon

Notícias sempre promissoras. O anúncio de que o Brasil receberá milhões de doses da vacina Janssen, vinda dos

EUA, e, também, da chegada de IFA para a produção de

milhões de novas vacinas, dá um alento a um País onde a imunização ainda está lenta, muito lenta. O positivo nisso tudo, lógico, é a quantidade de vacinas ofertadas à população. Em Goiânia, o suficiente para fazer com que a fila da vacinação por faixa etária ande um pouco mais depressa do que cronogramado. A previsão é que nessa semana as vacinas cheguem até as pessoas com menos de 50 anos. O G7 pretende doar aos países pobres mais de um bilhão de doses de vacinas como forma de irradicar de fato a Covid do Planeta. Só assim para a economia retornar à sua normalidade. Sem vacinação, com a economia fragilizada, a inflação ganha terreno sólido no Brasil, o que pode comprometer ainda mais o crescimento do País.

lNo registro, a fotógrafa

Patrícia Neves, o músico e

gestor cultural Almir Luiz; o organizador da Feira de

Antiguidades da Praça Tamandaré, Erom Bira

e o advogado Eduardo

Mesquita, num encontro,

durante a realização de mais uma edição da feira, no último domingo. Um sucesso de expositores e de público, aliás!

lCricrise. O Dia dos Namorados não aconteceu nem mesmo

nas redes sociais. No comércio, muitos lojistas reclamaram da falta de consumidores. Um ano atípico e sem muita movimentação econômica. Os sites, de e-commerce, entretanto, deram um jeito de faturar um pouquinho mais.

lA Cooper-Rubi, usina em Rubiataba, recebeu pela sexta vez

a certificação internacional FSSC 22000. A primeira foi em 2016. A Food Safety System Certification tem o objetivo monitorar e garantir a produção e distribuição de alimentos com segurança e qualidade em toda cadeia produtiva.

l‘Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que

a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna .‘- Judas 1:21

Anúncio de mais vacinas

dá ânimo à economia

‘CONHECI MARCO MACIEL HÁ MUITOS ANOS. ESTREITAMOS NOSSAS RELAÇÕES. DEPOIS, HOUVE UMA ALIANÇA E DESSA ALIANÇA RESULTOU QUE ELE FOI O VICE-PRESIDENTE NAS DUAS VEZES EM QUE EU FUI ELEITO PRESIDENTE. SE HÁ UMA PALAVRA PARA CARACTERIZAR O MARCO MACIEL, É LEALDADE. EU VIAJAVA MUITO PARA FORA DO BRASIL, E ENTREGAVA TRANQUILAMENTE O GOVERNO AO MARCO’, EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Sem poder

Benjamin Netanyahu (foto) é um exemplo clássico de que muitos anos no poder desgasta quaquer líder ou ditador político. O primeiro ministro de Israel foi destituido do cargo após ficar 12 anos no poder. Lógico, que o ataque covarde à Faixa de Gaza, deixando centenas de mortos civis

ajudou nessa queda.

Dar respostas

Netanyahu, fora do poder,

vira cidadão comum e terá que responder a vários processos. Netanyahu vai ter que enfrentar os tribunais pelas acusações de suborno, fraude e quebra de confiança, além de outros.

Pêsames

A imprensa perde um de seus grandes colaboradores: Dorival

de Melo Sobrinho. No jornal Cinco de Março, na época,

editado pelo jornalista

Batista Custódio, Sobrinho

deu importante contribuição.

Setenta anos

Dori, como era chamado, deixa

esposa e dois filhos. Dorival morreu aos 70 anos.

Negacionismo

É na Rússia, para que todos se vacinem, o governo já começa com alguns sorteios de carros e apartamentos. Se não fizer isso, o povo negacionista não vacina.

Fim das fakes!

No Brasil, o que as autoridades precisam fazer é justamente acabar com as ondas fakes news, surgidas da própria base de apoio do presidente Bolsonaro. Inclusive, colocar essas

pessoas na cadeia.

Complica...

A quebra dos sigilos bancários do ex-ministro Eduardo Pazuello, do ex-ministro Ernesto Araújo e da Capitão Cloroquina pode prejudicar o governo Bolsonaro. As coisas, só complicando!

Aniversário

Danillo Augusto, da Comurg, à disposição da Secretaria Municipal Desenvolvimento Humano e

Social, celebrou idade nova

no último domingo e ganhou comemoração surpresa, dos colegas do CRAS, em um clube, depois, celebrou a data só com a família.

UPAs com atendimentos demorados

O prefeito Rogério Cruz precisa visitar as UPAs de Goiânia para, assim, conhecer de perto as dificuldades dos pacientes que elas procuram. Na UPA do Jardim América, pacientes esperam até 8 horas na fila para serem atendidos por um médico e depois fazer o teste da Covid-19. Não são poucos os pacientes que reclamam, mas, na verdade, eles não têm nem mesmo a quem reclamar. Afinal, os atendimentos burocráticos nas UPAs, que de pronto atendimento, não têm nada, são frios e em nada lembram uma administração nova em Goiânia. O prefeito precisa conhecer para, de fato, melhorar esses atendimentos, que irritam a população.

Hemocentro funciona aos sábados agora

Após reforma e ampliação, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona agora aos sábados. A ampliação do horário de atendimento é uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde. ‘Sabemos que muitas pessoas não podem ou não querem faltar ao trabalho durante a semana, ou têm

outros compromissos. Por isso, nos preparamos e partir do último fim de semana e estendemos o funcionamento do Hemocentro, também, para os sábados, das 8h às 12 h’, diz o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino..

(8)

FINANÇAS PÚBLICAS

Goiás formaliza adesão ao

RRF para equilibrar contas

Helton Lenine

O governo de Goiás vai for-malizar, esta semana, o pedido de adesão ao Regime de Recu-peração Fiscal (RRF) ao Minis-tério da Economia, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O governador Ronaldo Caiado sancionou e foi publi-cada sexta-feira (11), no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei n° 21.023 que dispõe sobre o Plano de Recuperação Fiscal do Estado de Goiás.

De acordo com o governa-dor Ronaldo Caiado, “estamos trazendo Goiás para dentro da responsabilidade fiscal, que é fundamental para a população porque o Estado que respei-ta os critérios fiscais, repõe ao cidadão qualidade no serviço prestado na saúde, educação, segurança e programas sociais”, defende.

O Regime de Recuperação Fiscal fornece dois instrumen-tos principais para o reequilí-brio das contas: a suspensão da dívida pública, dando fôlego ao Estado enquanto as medidas de ajuste implantadas trazem os resultados esperados, e a rees-truturação da dívida em condi-ções melhores de taxas de juros e prazos.

“A entrada de Goiás no RRF possibilita ajustar as contas a fim de atingir o equilíbrio en-tre receitas e despesas, poden-do, assim, fazer investimentos em políticas públicas que be-neficiem a população goiana, principalmente os mais vulne-ráveis”, afirma a secretária da Economia, Cristiane Schmidt. “Permite a melhoria da quali-dade de vida do povo goiano, por meio da prestação de ser-viços eficientes e investimentos em escolas, hospitais, seguran-ça pública, rodovias, dentre ou-tros”, pontua. “Este é um legado

positivo não só para esse gover-no, mas para os futuros tam-bém”, destaca.

Desequilíbrio fiscal

O desequilíbrio fiscal de Goi-ás vem desde 2010, com despe-sas continuamente superiores às receitas. Tanto é assim que o estoque de restos a pagar em cada ano está na ordem de R$ 3 bilhões desde 2015 e a folha salarial dos servidores públi-cos não pôde ser paga em 2018, bem como as vinculações obri-gatórias federais de saúde e de educação. Com a reestrutura-ção da dívida, Goiás volta a ter capacidade de crescimento e de investimento.

“Quando o governador Ro-naldo Caiado assumiu o

Es-tado, em 2019, parte da folha de novembro, a de dezembro, o 13º salário, além do consig-nado dos servidores públicos estavam atrasados”, lembra a secretária. “Também não fo-ram honradas dívidas de curto prazo assumidas com mais de 4.500 fornecedores de bens e de serviços, restando em torno de R$ 3,1 bilhões, acumulados desde 2012, para serem pagos nos anos seguintes. Por isso, a necessidade de reestruturação da dívida”, explica.

Além disso, o Estado de Goi-ás possui uma dívida acumu-lada de R$ 23,6 bilhões, que consome anualmente um valor aproximado de R$ 2,5 bilhões em pagamento de principal e juros, incluindo os precatórios.

Embora a lei federal preve-ja a vigência do RRF para até 9 anos, o Estado de Goiás mos-trou sua capacidade de equili-brar as contas estaduais em seis anos. Mantidas as trajetórias de receitas e de despesas, estima-das para serem realizaestima-das com a adoção das medidas de ajuste já implementadas, Goiás atingi-rá o equilíbrio em 2027. Se for atingido antes desse prazo, a sa-ída pode ser antecipada.

“Conforme assegura a le-gislação, Goiás poderá realizar concurso ou aumentar a folha, desde que o teto de gastos seja respeitado (despesa do ano anterior corrigida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumi-dor Amplo – IPCA) e que esteja previsto no Plano de

Recupera-ção Fiscal”, diz a secretária. “Se, futuramente, o Estado quiser fazer trocas dentro do plano sem impacto fiscal, também será possível. A realização de convênios com municípios está ressalvada no PRF”, afirma. “So-madas às demais despesas, as transferências voluntárias para municípios precisarão respeitar o teto de gastos”, pontua Schmi-dt.

Benefícios

Com as medidas de ajuste, Goiás elevará sua capacidade de investir em políticas públi-cas, aumentando, assim, a ofer-ta de serviços à população. Com a entrada no RRF, o pagamento da dívida pública será suspenso parcialmente em 2022, sendo destinado um valor de R$ 400 milhões.

A partir de 2023, por um pe-ríodo de 30 anos, a dívida volta a ser quitada aos poucos, sendo cerca de R$ 790 milhões, em 2023, R$ 960 milhões, em 2024, e assim por diante, aumentan-do gradativamente até alcan-çar os R$ 2 bilhões somente a partir de 2028.

Vale ressaltar que, graças às medidas de ajuste já rea-lizadas pelo Estado e à sus-pensão da dívida, foi possível pagar 80% das dívidas com fornecedores herdadas em 2019. Isso significa que eles conseguiram receber pelos bens e serviços ofertados e as despesas contratadas atual-mente estão sendo quitadas em dia.

Os gastos e investimentos em saúde e educação tam-bém puderam ser ampliados, com cumprimento integral das vinculações constitucio-nais, ou seja, dos gastos obri-gatórios nessas áreas, deter-minados pela Constituição Federal.

Cristiane Schmidt: novos investimentos com geração de empregos em Goiás

Governador Ronaldo Caiado fará, esta semana, pedido de participação ao Regime de

Recuperação fiscal ao Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional

(STN). Crise fiscal do estado vem deste 2020, diz secretária de Economia Cristiane Schmidt

Agência Estado

O instituto XP-Ipespe de pes-quisa divulgou o resultado do seu levantamento a respeito das eleições presidenciais de 2022. Em comparação com o último mês, o ex-presidente Lula (PT) cresceu três pontos percentuais enquanto o presidente Jair Bol-sonaro (sm partido) oscilou na margem de erro e perdeu um ponto.

Caso as eleições fossem hoje, o petista teria 34% dos votos válidos. Já o capitão do Exérci-to obteve 28% das intenções de

voto. Ciro Gomes foi o presiden-ciável que mais caiu nas pes-quisas, passando de 9% no

últi-mo mês, para 6%. Sérgio Moro e Luciano Huck perderam um ponto percentual cada e foram

de 8% para 7% e de 5% para 4%, respectivamente.

Em um cenário de segundo

turno, o Lula abriu nove pon-tos de diferença de Bolsonaro. Na última pesquisa realizada, a vantagem do petista era de apenas dois pontos. O ex-pre-sidente foi de 42% para 45% enquanto o capitão foi de 40% para 36%. Ciro Gomes, caso fosse ao segunto turno, tam-bém venceria Bolsonaro com 41% contra 37%.

O instituto realizou 1.000 entrevistas por telefone, em todo o país, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos per-centuais.

Pesquisa mostra empate técnico

entre Lula e Bolsonaro para 2022

Ex-presidente Lula Ex-presidente Lula Ex-presidente Lula

XP-IPESPE

(9)

N O R M A S G R Á F I C A S

F E V 2 0 2 1

Conheça todas as ações em

goiassocial.go.gov.br

Amparar a população em um momento tão difícil para a saúde é um ato de amor. Por isso, o Governo de Goiás segue avançando com o Goiás Social, um conjunto de programas

desenvolvido para devolver a dignidade ao nosso povo. Com o funcionamento pleno da Policlínica de Posse, mais de

1 milhão de pessoas das regiões Nordeste e Entornos Sul e Norte já estão sendo benefi ciadas com atendimento de

qualidade. Além disso, 355 mil máscaras faciais foram doadas a usuários do transporte coletivo. Porque, com saúde e

proteção, a gente faz de coração.

Rávila Noleto

Enfermeira do HCAMP.

Aqui tem saúde transformando

necessidade em atendimento e

doação em proteção.

GOIÁS SOCIAL.

É POR VOCÊ QUE

A GENTE FAZ.

ESPORTE

BRASIL ESTREIA COM VITÓRIA

NA COPA AMÉRICA 2021

Hélio Lemes

Depois de muita confusão, a Copa América 2021 enfim começou. E o Brasil abriu os trabalhos no Estádio Mané Gar-rincha na noite de otem,13, ao vencer a Venezuela pelo placar de 3 x 0. Com a vitória, a equipe comandada por Tite assume a ponta e volta a campo na pró-xima quinta-feira, 17, contra o Peru.

A competição que inicial-mente estava marcada para ser disputada na Argentina e Co-lômbia, parou em solo brasilei-ro, após os problemas políticos na Colômbia impedir o torneio, e no solo argentino a piora na pandemia fez com que os her-manos desistissem de sediar o torneio. Com isso, a Confedera-ção Sul-Americana pediu para que o Brasil fosse sede do tor-neio deste ano, o que foi aceito pelo governo brasileiro.

Os primeiros minutos

fo-ram com o Brasil em busca de criar oportunidades, e a melhor chance veio aos 9′ da etapa ini-cial. Após jogada pela esquerda, Neymar tocou para Richarly-son que tentou dominar, mas a bola escapou um pouquinho e o goleiro venezuelano apareceu para colocar para escanteio.

Depois da pressão inicial, o Brasil conseguiu abrir o placar aos 23' da primeira etapa com o zagueiro Marquinhos. Após co-brança de escanteio de Neymar, Richarlyson desviou e a bola encontrou Marquinhos, que tocou na saída do goleiro vene-zuelano para fazer 1 a 0.

Por pouco o Brasil não am-pliou o placar dois minutos depois, Renan Lodi cruzou e o atacante Richarlyson apareceu para completar para o fundo do gol, mas a arbitragem encontrou o atacante brasileiro adiantado e o gol foi anulado.

Aos 29' do primeiro tempo, Neymar recebeu dentro da área e buscou espaço para finalizar, após tirar do zagueiro, o craque da se-leção brasileira e do PSG arriscou, mas a bola passou do lado do gol adversário e a partida seguiu 1 a 0.

Mesmo com poucas chances e um jogo de ataque contra a

de-fesa, a seleção brasileira desceu para o intervalo com a vitória par-cial pelo placar de 1 a 0.

Segundo Tempo

A segunda etapa começou da mesma maneira que terminou a

primeira, com o Brasil com mais volume de jogo e com as melho-res chances, no entanto, faltava a seleção comandada por Tite colo-car a bola na rede.

Aos 7' da etapa final no bate e rebate a bola sobrou com o Brasil,

Alex Sandro encontrou Gabriel Jesus do outro lado, que brigou e conseguiu ficar com a bola, o ata-cante do Manchester City invadiu a área e cruzou para dentro da área, mas Neymar chegou atrasa-do e perdeu a chance de marcar o segundo gol do Brasil no jogo.

O Brasil chegou com chan-ces de marcar, mas Richarlyson foi fominha e não tocou para o companheiro, a zaga da Vene-zuela por sua vez colocou para a lateral. Após cobrança de lateral, Everton Ribeiro tabelou com o lateral Danilo que invadiu a área e foi derrubado, e o árbitro da par-tida marcou a penalidade aos 16' do segundo tempo, e Neymar foi para a cobrança e não deu chan-ces para o goleiro Graterol e fazer assim Brasil 2 a 0.

Neymar por pouco não mar-cou o segundo dele no jogo e o terceiro da seleção, após tabela com Gabriel Barbosa, o craque do PSG recebeu e tocou na saída do goleiro, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 44' após bela jogada pela esquerda, Neymar cruzou para Gabriel Barbosa de pei-to marcar o primeiro dele na competição e ampliar o placar na partida, 3 a 0.

Marquinhos, Neymar e

Gabriel Barbosa marcaram

os gols da vitória do Brasil

sobre a Venezuela

Copa América 2021 enfim começou para o Brasil em jogo realizado ontem no Estádio Mané Garrincha em Brasília (Foto:CBF)

(10)

Desde que assumiu o Governo de Goiás, Ronaldo Caiado se dedica a um processo de reestruturação fiscal das contas públicas. Depois de herdar uma gestão com a folha de dezembro de 2019, 13º e consignados em atraso (cerca de R$ 1,5 bilhão em salários empenhados e não pagos) e restos a pagar de R$ 3, 1 bilhões, de pelo menos 4.500 fornecedores à curto prazo, sem contar os problemas estruturais com organizações sociais, obras paralisadas, deficiências de gestão com o Detran e Saneago, uma crise com a Enel, que havia adquirido a CELG em recentemente, Caiado ainda teve pela frente uma pandemia que começou em março de 2020 e se arrasta até agora, sem previsão de término. Mesmo diante do desafio, o governador conseguiu reequilibrar as contas, iniciando o pagamento do que estava em atraso, reiniciando e concluindo obras que pareciam “nunca acabar” e apresentando novas frentes de serviços com a marca de seu governo. Para aliados do Palácio das Esmeraldas o ano de 2021 é uma espécie de marco essencial do governo Caiado: “Apesar do ano de 2020 ter apresentado um bom desempenho da gestão, com obras entregues e a luta diária contra a covid-19, 2021 é como um trampolim para 2022. Tanto no aspecto administrativo quanto no político. O que vai consolidar o governo Caiado como uma gestão que recuperou contas, fez obras, combateu firmemente a corrupção e colocou o estado pra andar forte novamente.” afirma um dos seus assessores mais próximos: “2021 e 2022 serão períodos de agenda positiva em Goiás e o governo deve manter seu padrão de só inaugurar obras que estão 100% concluídas, garantindo que vão funcionar assim que entregues para população, diferente de outros tempos.” Conclui.

O deputado Bruno Peixoto (foto), líder do Governo na Assembleia Legislativa, comemora a vitória da base aliada na aprovação, por 24 votos contra 12, do projeto do Plano de Recuperação Fiscal. Ele e os demais operadores políticos do governo Caiado atuam para que a base aliada assegure 29 votos em plenário, a partir de agora, até o final da legislatura.

Bruno comemora vitória

da base aliada na Alego

Caiado abre temporada

com agenda propositiva

- Nunca houve tanto assédio, em Brasília, aos partidos políticos que estão na ativa em Goiás. Alguns presidentes estão recebendo até duas visitas diárias de goianos de olho nos diretórios estaduais. - Partidos de direita são os preferidos.

Linha cruzada

Asfaltamento

O governo Caiado vai dobrar as ações do Goiás em Movimento, que promete recuperar ruas e avenidas nos 246 municípios, ao custo de R$ 230 milhões.

Asfaltamento II

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, quer a ampliação do programa de asfaltamento de 100 para 200 cidades até 1º de julho.

Novo rumo

Presidente Jair Bolsonaro comunica, nesta quarta-feira, a um grupo de parlamentares, sua decisão de se filiar ao Patriota, partido pelo qual pretende concorrer à reeleição em 2022.

É dele

Foi Bolsonaro que sugeriu, em 2018, o nome Patriota para o partido resultante da fusão do PEN com o PRP.

Vai antecipar

Caso a executiva estadual do PSDB decida pela expulsão, o deputado Francisco Oliveira simplesmente vai antecipar sua filiação ao DEM caiadista.

Determinado

Embora o MDB tenha dois nomes cogitados para o Senado – Daniel Vilela e Iris Rezende -, o senador Luiz do Carmo diz que vai concorrer à reeleição em 2022.

Reforma

É dado como certo um novo momento de reforma no governo estadual. Alguns partidos já estariam dialogando há algum tempo com o governador Ronaldo Caiado.

Técnico e político

Caiado já fez mudanças em sua equipe com o objetivo de montar um time técnico, mas com perfil político. No início do governo: “com o caos herdado (diz um governista) era preciso um choque técnico. Agora, podemos ter perfis mais políticos.”

Água e óleo

Em uma hipotética chapa puro sangue do Bolsonarismo em Goiás, já é fato consumado que os grupos que apoiam o presidente não se entendem. Pelo menos três nomes falam em nome de Bolsonaro.

Marconi

Na semana passada o ex-governador tucano foi dar “um tapa no visual” no Ruimar Ferreira, na Praça Tamandaré, em tradicional barbearia frequentada pela classe política goiana.

Perdas

Depois de perder Chiquinho de Oliveira, (que deverá retornar ao DEM) é muito possível que um segundo deputado estadual deixe (até dezembro deste ano) o grupo que compõe a base de apoio do governo passado.

Patriota

O anúncio da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Patriota abriu uma série de divergências entre os dirigentes nacional e estaduais da sigla, inclusive em Goiás. O vereador Romário Policarpo, presidente da Câmara de Goiânia, já cogita deixar o partido e buscar outra legenda para garantir uma eventual candidatura à Câmara Federal, condição que, na sua avaliação, não seria possível com a chegada de Bolsonaro e seu grupo.

Aposta

O deputado estadual pelo MDB Paulo Cezar Martins, que cogita disputar a presidência do partido em Goiás contra Daniel Vilela, defende que a legenda lance candidato próprio ao governo do Estado no ano que vem e diz acreditar que o presidente da Fieg, Sandro Mabel, vai disputar mandato de deputado federal pelo MDB.

REDES SOCIAIS

Gayer: 2º que mais lucrou

com fake news na pandemia

Caiado e Glaustin discutem

política e ações de governo

Redação

O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) visitou, sá-bado (12) o governador Ronal-do CaiaRonal-do (DEM) no Palácio das Esmeraldas. “Em pauta: o futuro do estado e dos municí-pios goianos”, segundo o pró-prio anfitrião informou em suas redes sociais. O parlamentar, por sua vez, destacou os bons frutos rendidos para Goiás pela parceria “consolidada” com seu mentor na política.

“Caminho com esse gover-no porque acompanho de perto todo o esforço e dedicação de Ronaldo Caiado e sua equipe

para fazer sempre mais e me-lhor pelos goianos. Esse é o resultado do olhar atento e do diálogo constante dessa gestão, com a qual me orgulho de cola-borar”, justificou o parlamentar. Glaustin citou como resul-tados de seu trabalho junto ao governador melhorias sociais e investimentos em infraestru-tura e desenvolvimento econô-mico. Glaustin mantém estreita cooperação com os secretários estaduais da Educação, Fátima Gavioli, da Retomada, César Moura, e da Saúde, Ismael Ale-xandrino, além do presidente da Agência Goiana de Habita-ção (Agehab), Lucas Fernandes.

Ronaldo Caiado e Glaustin da Fokus: diálogo e parcerias

Agência Globo

Dados sigilosos enviados pelo Google à CPI da Covid mostram que canais no You-Tube, entre eles de apoiado-res do papoiado-residente Jair Bol-sonaro, ganharam dinheiro disseminando notícias falsas sobre a pandemia antes que seus vídeos fossem apagados da rede social. As informa-ções são do jornal O Globo.

A pedido da comissão, a empresa de tecnologia for-neceu uma lista de 385 víde-os removidvíde-os pelo Youtube ou deletados pelos próprios usuários após serem identi-ficados como disseminado-res de desinformação sobre formas de tratamento para a Covid-19 ou a pandemia.

Grande parte é de vídeos com propagandas de drogas comprovadamente ineficazes contra o coronavírus, como a ivermectina e a cloroqui-na, denunciando um suposto complô contra o uso desses medicamentos da parte de opositores de Jair Bolsonaro.

A listagem foi acompa-nhada de quanto cada publi-cação rendeu aos donos dos

canais até saírem do ar. Nela, consta o político e youtuber goiano Gustavo Gayer, que, segundo o Google – que é dono do YouTube – recebeu quase US$ 8 mil (mais pre-cisamente US$ 7.951,07), ou R$ 40,7 mil em valores atuais, com os vídeos removidos por espalhar desinformação.

Nas últimas eleições, Gus-tavo Gayer foi candidato a prefeito de Goiânia pelo DC e obteve 45,928 votos, 8% do total dos votos válidos, se tornando a surpresa do pleito – ficou em 4º lugar, à frente do deputado Major Araújo (PSL), que foi ofi-cialmente apoiado por Bol-sonaro. Gayer é conhecido por grande engajamento nas redes sociais de extrema-di-reita.

Na relação do Google, o goiano só perde para o jorna-lista Alexandre Garcia. O ex--global e hoje comentarista da CNN encabeça a relação com 126 postagens fora do ar, retiradas por ele próprio ou pela plataforma. Esse total lhe havia rendido quase R$ 70 mil em remuneração por audiência e publicidade.

Gustavo Gayer: notícias falsas sobre pandemia da Covid-19

Fio

Direto

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos