• Nenhum resultado encontrado

V- DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA QUANTO AO SEU ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS. UNA DE CATALÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "V- DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA QUANTO AO SEU ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS. UNA DE CATALÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

V- DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

QUANTO AO SEU ACERVO DE

LIVROS E PERIÓDICOS.

(2)

FACULDADE UNA DE CATALÃO

BIBLIOTECA

OUTUBRO 2018

(3)

SUMÁRIO 1 CONCEITO ESTRUTURAL ... 2 1.1 Princípios Fundamentais ... 2 2 ACERVO ... 3 2.1 Desenvolvimento de Acervo ... 3 2.1.1 Biblioteca Digital ... 3 2.2 Usuários ... 4 2.3 Informatização ... 5 2.4 Serviços ... 5

2.4.1 Serviço de Empréstimo Domiciliar ... 5

2.4.2 Renovação ... 5

2.4.3 Reserva ... 6

2.4.4 Bases de Dados Digitais ... 6

2.4.5 Acesso a Internet ... 6

2.4.6 Referência ... 6

2.4.7 Treinamento de Usuários... 6

2.4.8 Normalização de Trabalhos Científicos – Orientação ... 7

2.5 Projetos ... 6

2.5.1 Menos Papel, mais sustentabilidade ... 6

3 BIBLIOTECA FACULDADE UNA CATALÃO ... 8

3.1 Quadro de Pessoal ... 8

3.2 Acervo ... 8

3.3 Acervo do Curso Graduação Direito ... 8

3.3.1 Periódicos do Curso Graduação Medicina Veterinária ... 7

3.3.1.1 Periódicos online ... 7

3.4 Área Física ... 9

3.5 Equipamentos e Mobiliário ... 10

(4)

1 CONCEITO ESTRUTURAL

A Biblioteca Faculdade UNA de Catalão, é mantida por verbas incluídas anualmente no orçamento do centro de custo a que está subordinada.

O gerenciamento da biblioteca é exercido por uma Bibliotecária, assessorada por uma auxiliar. A profissional Bibliotecária Ana Carla Cardoso, CRB1/3147 é bacharel em Biblioteconomia, devidamente registrada no Conselho Regional de Classe (CRB-1).

A Biblioteca é depositária de todo o material bibliográfico e especial destinando-se a prover de informações o ensino, a pesquisa e a extensão de acordo com as políticas da Instituição.

1.1 Princípios Fundamentais

A Biblioteca segue normas nacionais e internacionais para o desenvolvimento de suas atividades cujos princípios são:

• Regras universais de controle bibliográfico; • Democratização do acesso à informação;

Participação atenta na manutenção da qualidade da informação; Maximização do uso de equipamentos;

(5)

3

2 ACERVO

O acervo é organizado pelo sistema Classificação Decimal Universal (CDU), devidamente sinalizado e de livre acesso para alunos, professores e funcionários. O acervo é composto por materiais de diversas áreas do conhecimento, mas com foco nas áreas dos cursos que são ofertados no Campus.

O acervo patrimoniado é composto por 2.864 exemplares e 232 títulos, nas diversas áreas do conhecimento.

Nosso acervo é constituído dos seguintes tipos de obras: 1. Livros

2. Periódicos

3. Obras de Referência

Tabela 1 – Acervo da Faculdade UNA de Catalão*

Títulos Exemplares

232 2.864

Parcial até dia 10.10.2018*

2.1 Desenvolvimento de Acervo

A Política de Desenvolvimento de Acervo define critérios que possibilitam a formação do acervo de acordo com os objetivos da Instituição e a disponibilidade de recursos financeiros, proporcionando o crescimento racional e equilibrado das diferentes áreas do acervo que dão suporte ao ensino, pesquisa e extensão.

O desenvolvimento e a avaliação do acervo devem ser entendidos como o processo utilizado para se determinar o seu valor e a adequação em função dos objetivos das bibliotecas e da Instituição, possibilitando traçar diretrizes que vão desde a aquisição, acessibilidade e ao descarte de materiais. A Biblioteca realiza a avaliação do seu acervo por ocasião da aquisição de materiais empregando métodos quantitativos e qualitativos para que os resultados alcancem os objetivos da Política de Desenvolvimento do Acervo, considerando o percentual por área, listas de bibliografias indicadas para os cursos, sugestão dos usuários entre outros.

São considerados no desenvolvimento do acervo os cursos de graduação e tecnológicos que serão avaliados pelo MEC, novas disciplinas, novos cursos, atualização das obras e áreas de desenvolvimento de pesquisa. A responsabilidade pela seleção do material adquirido é do coordenador de curso e seu corpo docente, do bibliotecário e diretores.

• Corpo docente: o corpo docente deverá contribuir para a formação de boa qualidade do acervo, visto que estes são conhecedores da literatura nas suas respectivas áreas, indicando criteriosamente os

(6)

materiais a serem adquiridos através do Projeto Pedagógico (PP). Compete ainda ao corpo docente, na figura do coordenador, enviar os Projetos Pedagógicos, para avaliação da aquisição dos materiais solicitados, respeitando o prazo definido pela Biblioteca Universitária.

Comunidade Universitária: a comunidade universitária (docente, discente e funcionários) poderá sugerir a compra de materiais. Estas indicações serão avaliadas pelo bibliotecário do campus e coordenador do respectivo curso de acordo com a disponibilidade orçamentária da Biblioteca.

Além de estabelecer os critérios para seleção, aquisição e avaliação do acervo, a Política de Desenvolvimento de Acervo estabelece também os critérios para desbaste, descarte e conservação do acervo.

2.1.1 Biblioteca Digital

A Biblioteca Virtual disponibiliza, em meio digital, títulos universitários e tem como intuito auxiliar nas pesquisas e suprir as demandas informacionais dos alunos da Instituição.

As duas plataformas disponíveis, a Biblioteca Virtual Pearson e a Minha Biblioteca, irão contribuir para o aprimoramento e aprendizado do aluno. Elas possuem diversos recursos interativos e dinâmicos que contribuirão para a disponibilização e o acesso a informação de forma prática, acessível e eficaz. Na plataforma da Biblioteca Virtual, disponibilizada pela editora Pearson e seus selos editoriais: Pearson, Manole, Intersaberes, Papirus, Ática, Contexto, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Casa do Psicólogo, Jaypee Brothres, Rideel, Editora Aleph, Lexikon, Callis, Sumus, Grupo Autêntica, Vozes, Oficina de Textos, o aluno terá à sua disponibilidade o acesso a cerca de 5.865 títulos das mais variadas

editoras.

Na plataforma Minha Biblioteca, uma parceria dos Grupos A e Gen e seus selos editoriais: Grupo A (Artmed, Artes Médicas, Bookman, Penso; McGraw-Hill); Grupo Gen (Atlas, LTC, Guanabara Koogan, Santos, Roca, Forense, Saraiva, Manole) e editoras convidadas: Cengage, Cortez, Grupo Autêntica e Zahar o aluno terá acesso a cerca de 8.766 títulos.

As duas bibliotecas digitais, que juntas oferecem 14.631títulos, possuem acesso ilimitado para todos os alunos, professores e funcionários. Seu acesso é disponibilizado pelo Portal do aluno ou do professor. A Biblioteca Digital tem como missão disponibilizar ao aluno mais uma opção de acesso aos conteúdos necessários para uma formação acadêmica de excelência através de um meio eficiente, acompanhando as novas tendências tecnológicas. A Faculdade UNA de Catalão, desta forma, está comprometida com a formação e o desenvolvimento de um cidadão mais crítico e consciente.

(7)

5

2.2 Usuários

A Biblioteca atende tanto os usuários da comunidade interna (alunos da graduação, professores e funcionários), como os usuários da comunidade externa – de outras instituições, pesquisadores, alunos de intercâmbio e demais visitantes.

2.3 Informatização

A Biblioteca é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O Sistema conta com arquitetura cliente/servidor, interface gráfica, programação em Delphi e banco de dados relacional Oracle. Utiliza o formato Machine Readable

Cataloging (MARC) − padrão internacional de catalogação. O Pergamum permite a importação e

exportação de registros com intercâmbio de informações entre acervos bibliográficos e dispõe de eficientes recursos direcionados para as várias atividades desenvolvidas em bibliotecas, com destaque para os que favorecem a consulta ao catálogo por meio das redes internas e da Internet. O acervo está totalmente inserido no Sistema Pergamum, com possibilidade de acesso à base de dados local e remotamente para consulta (autor, título, assunto e booleana), reserva e renovação on-line.

2.4 Serviços

A Biblioteca tem como objetivo principal, oferecer serviços que colaborem para o aprimoramento e desenvolvimento constante do conhecimento dos usuários, além disso, tem como preocupação o incentivo à leitura e a cultura propondo projetos e ações que promovam o debate e a disseminação de informação.

2.4.1 Serviço de Empréstimo Domiciliar

Tabela 3 – Normas para Empréstimo Domiciliar

Usuário Material Prazo de Empréstimo Itens

Aluno Graduação Livro 7 dias 5

Colaborador Livro 7 dias 5

Professores Livro 15 dias 5

Todos Obras de Referência Consulta Local -

Todos Obras de Consulta Interna 3 horas 2

2.4.2 Renovação

Local e através da internet. O usuário poderá renovar o material por até três vezes seguidas, se o material não estiver reservado.

(8)

2.4.3 Reserva

A reserva é feita localmente e informatizada através do Sistema Pergamum, permitindo inclusive a realização da reserva pela Internet.

2.4.4 Bases de Dados Digitais

Outras bibliografias são obtidas por meio de base de dados nacionais ou internacionais. Os dados são citações, resumos, textos na íntegra, imagens, estatísticas, etc. A UNA mantêm assinatura de base de dados.

Tabela 4 – Base de Dados Assinada

Bases de

Dados Endereço Eletrônico Conteúdo

EBSCO https://aluno.una.br/SOL/aluno/index.php/biblioteca/ebsco Ciências físicas, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes, teologia, e literatura.

Revista dos Tribunais

Online https://www.revistadostribunais.com.br.

Revistas atualizadas, coleções de doutrinas essenciais, legislação comentada e pareceres da área jurídica.

2.4.5 Acesso a Internet

Os usuários da Biblioteca contam com terminais exclusivos para consulta local dentro da biblioteca além de terminais exclusivos para acesso à internet nos laboratórios.

2.4.6 Referência

Auxiliamos na realização de pesquisas e orientamos os usuários a lidarem com as diversas fontes de informação disponibilizadas atualmente.

2.4.7 Treinamento de Usuários

Proporcionamos, durante o atendimento, o treinamento dos usuários com o objetivo de capacitá-los na utilização das fontes de informação disponibilizadas para a comunidade acadêmica da UNA Catalão. A expectativa das bibliotecas é de que o usuário utilize esses recursos de forma autônoma, sistematizada e que tenha o bibliotecário como referencial para otimizar suas pesquisas.

(9)

7

2.4.8 Normalização de Trabalhos Científicos – Orientação

Prestamos serviços de orientação à normalização de trabalhos científicos.

2.5 Projetos

2.5.1 Menos Papel, mais sustentabilidade

A Campanha “Menos Papel, Mais Sustentabilidade”, realizada em 2018, teve como objetivo a retirada do recibo de empréstimo em papel. Para promover a sustentabilidade, a partir de fevereiro de 2018, as Bibliotecas passaram a enviar o comprovante de empréstimo por e-mail, desta forma foi possível evitar o desperdício de 28 mil metros de papel por ano.

(10)

3 BIBLIOTECA FACULDADE UNA CATALÃO

O horário de atendimento da Biblioteca UNA Catalão é 13h as 22h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 08:00h as 12:00h.

Oferece espaço para estudos e pesquisas, computadores para consulta, serviço de referência, atendimento presencial, empréstimos, devoluções e renovações.

3.1 Quadro de Pessoal

Tabela 5 – Quadro de Pessoal Biblioteca Faculdade UNA de Catalão

Função Quantidade

Bibliotecária 1

Auxiliar Administrativo 1

3.2 Acervo

Tabela 6 – Acervo Geral da Biblioteca Faculdade UNA *

Material Títulos Exemplares

Livros 232 2.864

Total 232 2.864

3.3 Acervo do Curso Graduação Medicina Veterinária

O acevo do curso Graduação de medicina Veterinária da Biblioteca UNA de Catalão, segue as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso e a Política de Desenvolvimento de Acervo UNA.

3.3.1 Periódicos do Curso Graduação em Medicina Veterinária

1. ACTA SCIENTIAE VETERINARIAE. Porto Alegre: Ufrs. ISSN 1679-9216. Disponível em:

http://www.ufrgs.br/actavet/index.htm

2. ACTA SCIENTIARUM: ANIMAL SCIENCES. Maringá, PR: Uem. Trimestral. ISSN 1807-8672. Disponível

em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/issue/archive

3. ACTA VETERINÁRIA BRASILICA. Mossoró, Rn: Ufersa. Trimestral. ISSN 1981-5484. Disponível em:

https://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/acta/issue/archive

4. ANIMAL REPRODUCTION. Belo Horizonte: Cbra. Trimestral. ISSN 1806-9614. Disponível em:

http://www.cbra.org.br/portal/publicacoes/ar/ardivision.html

5. ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE Curitiba: Ufpr. Trimestral. ISSN 1517-784X. Disponível em:

(11)

9

6. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA= BRAZILIAN JOURNAL OF

VETERINARY AND ANIMAL SCIENCE. Belo Horizonte: Ufmg/ Escola de Veterinária. Bimestral. ISSN 1678-4162. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0102-0935&lng=pt&nrm=iso

7. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO. São Paulo: Apta/ Governo de São Paulo. ISSN 1808-1657.

Disponível em: < http://revistas.bvs-vet.org.br/arqib/issue/archive

8. BRAZILIAN JOURNAL OF VETERINARY PATHOLOGY (BJVP). Botucatu, SP: Abpv. Quadrimestral.

ISSN 1983-0246. Disponível em: http://bjvp.org.br/category/bjvp-archive/

9. BRAZILIAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH AND ANIMAL SCIENCE. São Paulo: Usp.

Trimestral. ISSN 1678-4456. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/bjvras/issue/archive

10. CIÊNCIA ANIMAL BRASILEIRA. Goiás: Ufg/ Escola de Zootecnia. Trimestral. ISSN 1809-6891.

Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/vet/issue/archive

11. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA. Lavras, MG: Ufl. Bimestral. ISSN 1981-1829. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1413-7054&lng=pt&nrm=iso

12. NEOTROPICAL ICHTHYOLOGY. Maringá, PR: Sociedade Brasileira de Ictiologia. Trimestral.

ISSN 1982-0224. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-6225&lng=pt&nrm=iso

13. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Brasília, DF: Embrapa. Mensal. ISSN 1678-3921.

Disponível em: http://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/issue/archive

14. PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA = BRAZILIAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH. Rio

de Janeiro: Cbpa/Embrapa. Mensal. ISSN 1678-5150. Disponível em: http://www.pvb.com.br/

15. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Jaboticabal, SP: Colégio Brasileiro de

Parasitologia Veterinária. Trimestral. ISSN 1984-2961. Disponível em: http://cbpv.org.br/rbpv/

16. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia. Mensal.

ISSN 1806-9290. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1516-3598&lng=pt&nrm=iso

17. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA VETERINÁRIA. ISSN 1984-7130. Disponível em:

http://www.rbcv.uff.br/rbcv/issue/archive

18. REVISTA DE CIÊNCIA VETERINÁRIA E SAÚDE PÚBLICA. ISSN 2358-4610. Disponível em:

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/issue/archive

19. JOURNAL OF MEDICAL PRIMATOLOGY. ISSN 0047-2565. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=mdc&jid=0320626&lang=pt-br&site=ehost-live.

20. POLISH JOURNAL OF VETERINARY SCIENCES. ISSN 1505-1773. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=mdc&jid=101125473&lang=pt-br&site=ehost-live.

21. TRANSBOUNDARY & EMERGING DISEASES. ISSN 1865-1674. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=6MOC&lang=pt-br&site=ehost-live.

22. VETERINARY & COMPARATIVE ONCOLOGY. ISSN 1476-5810. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=Q14&lang=pt-br&site=ehost-live.

23. ACTA VETERINARIA SCANDINAVICA (OJS). London, UK: Biomed Central. Quartely. ISSN 0044-605X.

Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=GZD&lang=pt-br&site=ehost-live.

24. ANATOMIA, HISTOLOGIA, EMBRYOLOGIA: JOUNAL OF VETERINARY MEDICINE SERIE C. Oxford,

UK: Wiley-Blackwell. Monthly. ISSN 0340-2096. Disponível em:

(12)

25. ANIMALS. Basel, CH: Mdpi Publishing. Quartely. ISSN: 2076-2615. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=DRYD&lang=pt-br&site=ehost-live.

26. ANIMAL SCIENCE JOURNAL. Oxford, OX: Wiley-Blackwell. Monthly. ISSN 1344-3941. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=K8O&lang=pt-br&site=ehost-live.

27. BMC VETENARY RESEARCH. ISSN 1746-6148. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=38LV&lang=pt-br&site=ehost-live.

28. CASE REPORTS IN VETERINARY MEDICINE. ISSN 2090-7001. Disponível em:

http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&jid=EGTT&lang=pt-br&site=ehost-live.

3.4 Área Física

A Biblioteca da Faculdade UNA de Catalão possui um salão de estudo com 123 m². 9p mesas de estudo, 44 cadeiras, 5 baias de estudo individual, 02 computadores de consulta e 2 salas de estudo em grupo.

3.5 Equipamentos e Mobiliário

Tabela 8 – Mobiliário Biblioteca Faculdade UNA de Catalão

Móvel Acervo Salão de Estudos Atendimento Total

Balcão de Atendimento - - 1 1

Cadeiras 12 30 2 44

Computadores 2 - 2 4

Estante de Periódicos - 1 - 1

Estante Exposição de Periódicos - 1 - 1

Estante de Livros - 9 - 9

Mesas 1 6 - 7

Salas de Estudo em Grupo 2 - - 2

Tabela 10 – Equipamentos Biblioteca Faculdade UNA de Catalão

Equipamentos Quantidade

Micros para pesquisa ao acervo 02

Micros para trabalhos administrativos 02

Impressoras para atendimentos de empréstimos 01

Impressoras para serviços administrativos Óculos Orcam

01 01

Leitoras de códigos de barras 02

(13)

11

3.6 Estatísticas de Empréstimo Biblioteca Faculdade UNA Catalão

Tabela 13 – Estatística de Empréstimo Biblioteca Faculdade UNA de Catalão 2017

Empréstimo Devolução Renovação

565 568 145

Tabela 14 – Estatística de Empréstimo Biblioteca Faculdade UNA de Catalão 2018*

Empréstimo Devolução Renovação

977 919 258

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão