• Nenhum resultado encontrado

O REINO DE DEUS CRESCE EM MEIO AOS CONFLITOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O REINO DE DEUS CRESCE EM MEIO AOS CONFLITOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano A - XXIV - Nº 1463 - 16º Domingo do Tempo Comum - cor verde - 20/07/2014

O REINO DE DEUS CRESCE EM MEIO AOS CONFLITOS

Preparar o espaço celebrativo com um painel, contendo: símbolo do dízimo, fotos dos avós da comunidade (se possível), de motoristas e agricultores. Iniciar a celebração, cantando de forma orante.

Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. (bis)

01. ACOLHIDA

Animador(a) - Queridos irmãos e irmãs de nossa comunidade e visitantes, sejam todos bem-vindos

a esta celebração do mistério pascal. Para bem celebrarmos nossa fé e nossa vida vamos trazer presente os fatos que marcaram esta semana na família, na Igreja e na sociedade (recordação da

vida). Lembremos, também, o encerramento do XVI Congresso de Casais com Cristo do Regional

Leste II, Minas Gerais e Espírito Santo e a abertura do Ano Jubilar em nossa Diocese. Em comunhão com todas as pessoas e motivos que celebramos o Dia do Senhor, alegres, cantemos.

Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL

É Deus quem me abriga, o Senhor, quem sustenta a minha vida! De todo o meu coração, porque és bom, vou fazer-te a oblação.

1 - Alegrai-vos no Senhor! Quem é bom, venha louvar. Peguem logo o violão e o pandeiro pra tocar! Para Ele um canto novo vamos, gente, improvisar.

2 - Ele cumpre o que promete: podem Nele confiar! Ele ama o que é direito e Ele sabe bem julgar. Sua Palavra fez o céu, fez a terra e fez o mar.

3 - Ele faz do mar um açude e governa os oceanos. Toda a terra a Ele teme, mesmo os corações humanos. Tudo aquilo que Ele diz, não nos causa desenganos.

Presidente - Reunidos como irmãos, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)

Presidente - O Deus da esperança, que nos cumula de alegria e paz em nossa fé, pela ação do

Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus...

03. DEUS NOS PERDOA

Presidente - De coração arrependido e humilde aproximemo-nos do Deus Justo e Santo para que

(2)

1 - Quando peço em oração, nunca posso me esquecer, se recebo Teu perdão, se recebo Teu perdão, também devo conceder. Entender dizer que sim, sem ferir quem me afrontar, se o mal doeu em mim, se o mal doeu em mim, porque então vou machucar?

Que meu Deus eterno e bom, com a luz do Seu olhar, faça vivo em mim o dom, faça vivo em mim o dom, de aprender a perdoar.

2 - Todo o peso do rancor, alojado no meu peito vai embora, leva a dor, vai embora, leva a dor na desculpa que eu aceito. Se suplico por piedade, pela paz no coração e me dás Tua bondade, e me dás Tua bondade, posso dá-la ao meu irmão.

Presidente - Deus rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos

conduza à vida eterna. Amém.

- Senhor, tende piedade de nós! Senhor... - Cristo, tende piedade de nós! Cristo... - Senhor, tende piedade de nós! Senhor...

04. ORAÇÃO

Presidente - Ó Deus, vós que nos ensinais a sermos pacientes em nossa caminhada, ajudai-nos a

entender a dinâmica do vosso Reino, para crescermos na fé e na esperança, de que um dia vosso plano de amor chegará em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Sem comentário, a assembleia senta-se, todos cantam o refrão preparando-se para ouvir o que Deus nos fala.

Louvarei a Deus, seu nome bendirei! (bis) Louvarei a Deus, sua Palavra nos conduz! (bis)

05. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (12, 13.16-19) 06. SALMO RESPONSORIAL (85)

Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel! (bis)

- Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento de minha oração!

- As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!

- Vós, porém, sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão. Tende pena e olhai para mim! Confirmai com vigor vosso servo.

07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 26-27) 08. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)

1 - Eu te louvo, ó Pai Santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas!

09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (13, 24-43)

(3)

11. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente - No Deus paciente e misericordioso, professemos a nossa fé, cantando.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos

infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

12. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente - Ao Senhor Deus, nosso Pai, supliquemos confiante. Após cada pedido cantemos. Ó Senhor, escutai a nossa prece.

- Ó Pai, iluminai nossa Igreja Particular de Colatina, os bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, todos nós batizados e todas as pessoas de boa vontade, para que possamos ser fiéis anunciadores da Vossa Palavra. Nós vos pedimos.

- Ó Pai, fortalecei todos nós dizimistas, que com nossa doação contribuimos na evangelização, na caridade com os necessitados e na manutenção da nossa Igreja, para que não deixemos de doar nossos bens e nossos dons. Nós vos pedimos.

- Ó Pai, concedei a todos os participantes do XVI Congresso do Encontro de Casais com Cristo, que se encerra neste domingo, a graça do fortalecimento na fé e na união, para que voltando às suas comunidades possam ajudar na evangelização e no serviço ao Vosso Reino. Nós vos pedimos. - Senhor, abençoai todos os trabalhadores rurais, os motoristas e os avós que hoje comemoram o seu dia, para que sejam fortalecidos em sua fé e protegidos dos perigos em seu trabalho cotidiano. Nós vos pedimos.

Presidente - Rezemos juntos, a Oração para o Jubileu de Prata de nossa Diocese.

Estamos diante de Ti, Senhor, cheios de Júbilo, para contemplar, agradecidos, as admiráveis manifestações de Tua presença salvadora e transformadora ao longo destes 25 anos de ação evangelizadora de nossa Igreja Particular de Colatina. Para celebrar a vida de nossas comunidades eclesiais manifestada na dedicação de leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos para reencantar nosso coração no fogo de Teu Espírito afim de que nossa Igreja Particular reassuma, com ainda mais ardor, sua missão de ser samaritana a serviço da vida. Que Tua e nossa Mãe, que invocamos como Nossa Senhora da Saúde, continue nos amparando e guiando para que nunca nos fechemos e nem nos detenhamos na paixão por instaurar o Teu Reino a caminho do Pai. Amém.

13. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Durante o comentário, membros da comunidade apresentam diante do Altar do Senhor o cartaz ou banner em preparação ao Jubileu de Prata (onde houver), ou um bonito cartaz escrito bem legível: JUBILEU DE PRATA DA DIOCESE DE COLATINA (15/07/2015).

Animador(a) - No último dia 15, foi realizada a abertura do Ano Jubilar com a Celebração

Eucarística na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Apresentemos ao Altar do Senhor nossa disponibilidade em participar desta preparação para celebrar dignamente nossas lutas e vitórias, no decorrer dos 25 anos de instalação de nossa Diocese.

(4)

Igreja Samaritana a serviço da vida

1 - Uma Igreja Samaritana, vê o caído e tem compaixão, aproxima-se, o acolhe e o liberta do preconceito e de toda exclusão. Nova Igreja onde renasça a esperança, que fascina a cada cristão, sob o olhar da Mãe da Saúde, a serviço da vida e missão. (bis)

14. CANTO DAS OFERENDAS

(Onde houver Celebração da Palavra)

Lá, laiá, lá, laiá, lará, laiá.

1 - Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela vida, derramada neste chão, pois és tu o Deus da vida, quem dá vida à criação. (bis)

2 - Os presentes da natureza, o amor do coração, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procissão. Abençoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas para celebrar o amor. (bis)

(Onde houver Celebração Eucarística)

Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão. (bis)

1 - Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.

2 - Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.

15. HINO DO GLÓRIA

Presidente - Glorifiquemos ao Senhor, nosso Deus, pelas maravilhas realizadas em nossa Diocese,

ao longo de sua existência.

Glória, glória, anjos no céu cantam todos seu amor! E na terra, homens de paz: “Deus merece o louvor!”

1 - Deus e Pai nós vos louvamos, adoramos bendizemos, damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos!

2 - Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!

3 - Vós que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!

4 - Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito divino, de Deus Pai no esplendor!

16. PAI NOSSO

Presidente - Como filhos amados do Pai, rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos

ensinou. Pai Nosso...

17. ABRAÇO DA PAZ

Presidente - Toda pessoa que semeia o bem colhe muita paz e amor, porque sua vida está em Deus.

Saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.

Como é bom viver em harmonia, os irmãos na paz e na alegria! É como o orvalho da manhã se abrindo em flor, como o saboroso mel que nos renova e dá vigor! Como é bom, como é bom, irmãos unidos na alegria do Senhor! (bis)

(5)

18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)

1 - Eis Jesus, o pão da vida, imolado neste altar, nosso pão de cada dia, para o nosso caminhar!

Tomai, comei, meu Corpo e Sangue que vos dou: eu sou o pão da vida, Deus fiel, Deus amor! (bis)

2 - Nesta Santa Eucaristia, Deus nos mostra o seu caminho; quer a nossa comunhão neste pão e neste vinho.

3 - Vem, Jesus, ser alimento, pra vivermos teu amor! Nossa força e sustento,és somente tu, Senhor! 4 - Precisamos de tua força, vem, Jesus, nos redimir. Vem, inspira os que têm tanto: que eles saibam repartir!

5 - Obrigado, meu Senhor, pela santa comunhão! Nesta mesa da partilha quero amar o meu irmão!

19. ORAÇÃO

Presidente - Ó Pai, fonte de amor e misericórdia, frutificai em nós, a semente da vossa Palavra, e

assim possamos trabalhar para o crescimento da vossa Igreja, alimentando no meio em que vivemos a esperança de uma nova sociedade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

20. GESTO CONCRETO (Partilha)

Animador(a) - Para a Celebração do próximo domingo trazer alimentos e outros donativos para

ofertar aos necessitados.

21. NOTÍCIAS E AVISOS 22. BÊNÇÃO

Presidente - O Senhor faça brilhar sobre nossa Igreja e todo o povo a sua face amorosa e vos seja

favorável. Amém.

- O Senhor volte para vós o seu rosto de paciência e ternura e vos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-vos o Deus que nos une: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

- Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

23. CANTO FINAL

1 - Conhecer Jesus, Verbo da vida, amando-o em cada irmão, seguir os seus passos e exemplos. Anunciá-lo é nossa missão. Mar bravio e ventos contrários não fizeram calar sua voz. É o Caminho, a Verdade e a Vida que encanta a todos nós. (bis)

Igreja Samaritana a serviço da vida

PARTILHA DA PALAVRA

A Liturgia da Palavra deste domingo apresenta três parábolas sobre o Reino de Deus. Elas iluminam uma questão que nos colocamos muitas vezes: por que o bem e o mal se apresentam juntos? Por que é que Deus permite que haja a imperfeição, o mal, o pecado, mesmo nas Comunidades mais perfeitas? Com todos os meios deixados por Cristo para se atingir a perfeição, por que tantos maus discípulos? Estas questões certamente eram colocadas no tempo em que foi escrito o Evangelho. A parábola do trigo e do joio mostra-se o grande respeito que Deus manifesta pela liberdade das pessoas. Deus semeia o bem no campo do mundo. Mas não força ninguém a receber o presente. Deixa conviver o mal com o bem. Existe um desenvolvimento, um crescimento. Este fenômeno verifica-se não só dentro da Comunidade. Existe também dentro de cada pessoa. Importa que cultivemos com paciência o bem. Ele não se impõe. É como o grão de mostarda. Pequenino, vai se desenvolvendo e aparece como arbusto vistoso. O bem é comparado ainda ao fermento que,

(6)

invisível, acaba transformando toda a massa. Assim é o Reino de Deus. Não se impõe de fora, mas age a partir de dentro, pela ação do Espírito Santo. Deste modo de agir de Deus a Comunidade eclesial tem muito a aprender. É preciso valorizar a semente de trigo presente no coração de cada pessoa; cultivá-la com paciência e profundo respeito. Respeitar o processo de amadurecimento de cada pessoa, usando de paciência. Acreditar na possibilidade de arrependimento e de conversão. Dar tempo para que as pessoas se arrependam. A mística do Reino de Deus exige perseverança no bem e profundo respeito diante de cada pessoa.

LEITURAS DA SEMANA 2ª feira: Mq 6,1-4.6-8; Sl 49; Mt 12,38-42 3ª feira: 2Cor 5,14-17; Sl 62; Jo 20,1-2.11-18 4ª feira: Jr 1,1.4-10; Sl 70; Mt 13,1-19 5ª feira: Jr 2,1-3.7-8.12-13; Sl 35; Mt 13,10-17 6ª feira: 2Cor 4, 7-15; Sl 125; Mt 20,20-28 Sábado: Jr 7,1-11; Sl 83; Mt 13,24-30 Domingo: 1Rs 3,5.7-12; Sl 118; Rm 8,28-30; Mt 13,44-52

Referências

Documentos relacionados

Grupo A e B Pagamento das Retenções relativas às prestações de serviços pagos durante o mês anterior 31 28 30 30 31 29 31 31 28 31 30 31 Secção A e B Entrega da Declaração

T.: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria,

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (todos se ajoelham até “da Virgem Maria”) que foi concebido

Todas as espécies de microorganismos estudadas apresentaram sensibilidade à associação valerato de betametasona, sulfato de gentamicina, tolnaftato e clioquinol igual ou superior

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu

T.: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (todos se ajoelham até “da Virgem Maria”) que foi concebido

PROFISSÃO DE FÉ - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito