• Nenhum resultado encontrado

TRANSPLANTE DE CELULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: O processo de comunicação na enfermagem entre cliente e família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSPLANTE DE CELULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: O processo de comunicação na enfermagem entre cliente e família"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

102

TRANSPLANTE DE CELULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS:

O processo de comunicação na enfermagem entre cliente e família

Flávia da Costa Sanches Enfermeiro, pós-graduando de Enfermagem Oncológica pela Universidade Veiga de Almeida.

E-mail: flavinha.sanches@hotmail.com Janaina Nery Vieira Acadêmica de Enfermagem daFaculdade CNEC de Rio das Ostras.

E-mail: jananery84@hotmail.com Rafaela Xavier Silva Acadêmica de Enfermagem daFaculdade CNEC de Rio das Ostras.

E-mail: rafaaxavier@gmail.com Valéria Nascimento de Farias Acadêmica de Enfermagem daFaculdade CNEC de Rio das Ostras.

E-mail: valeryfarias@hotmail.com Aretuza Cruz da Silva Acadêmica de Enfermagem daFaculdade CNEC de Rio das Ostras.

E-mail: are.cruz@yahoo.com.br Antônio Augusto de Freitas Peregrino Enfermeiro e Doutor em Saúde Coletiva / UERJ. Coordenador da Pós-graduação de Enfermagem Oncológica pela Universidade Veiga de Almeida. Docente Adjunto da UERJ. E-mail: peregrino@uva.br Claudemir Santos de Jesus Enfermeiro e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Duque de Caxias e da Faculdade CNEC de Rio das Ostras. E-mail: udemi34@yahoo.com.br Resumo: O Transplante de Medula Óssea (TMO) apresenta como opção terapêutica uma abordagem ao paciente com doenças onco-hematológicas. O estudo tem como objetivo identificar as contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas. Trata-se de uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, que teve como critério de inclusão artigos disponíveis em português publicados no período de 2005 a 2015. A discussão teve como resultado a unidade temática: As contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas e a categoria 1: A comunicação interpessoal como contribuição do cuidado de enfermagem ao paciente oncológico e a família. Observou-se ser importante a inserção da família durante o processo de descoberta do câncer, perpassando pelo tratamento e a alta, em que o profissional de enfermagem é de grande valia nas orientações ao cliente e à família.

Palavras-chave: Enfermagem Oncológica. Cuidados de Enfermagem. Transplante de medula óssea. Abstract: Bone Marrow Transplantation (BMT) presents as a therapeutic option an approach to the patient with onco-hematological diseases. The study aims to identify the contributions of the communication process in the nursing care to the oncologic client in the transplantation of hematopoietic stem cells. It is an integrative review, with a qualitative approach, which had as inclusion criteria articles, available in Portuguese published in the period from 2005 to 2015. The discussion resulted in the thematic unit: The contributions of the communication process in nursing care to the oncologic client in hematopoietic stem cell transplantation and category 1: Interpersonal communication as a contribution of nursing care to cancer patients and the family. It was concluded that it is important to insert the family during the process of cancer discovery, through the treatment, high, in which the nursing professional is of great value in the client and family orientations.

(2)

103 INTRODUÇÃO

Existem diversos serviços que são destinados a atender cada especialidade oncológica, como no transplante de células-tronco hematopoiéticas, em que o profissional atua com autonomia e tomada de decisões acerca dos cuidados de enfermagem necessários ao paciente e família (LACERDA; LIMA; BARBOSA, 2007).

O Transplante de Medula Óssea apresenta como opção terapêutica uma abordagem ao paciente com doenças onco-hematológicas, sendo considerado efetivo para o aumento da sobrevida dos pacientes, é um procedimento terapêutico agressivo, que necessita de cuidados especiais (FERREIRA et al., 2011)

O Transplante de Medula Óssea pode ser realizado em três tipos distintos: autólogo ou autogênico, singênico e alogênico, que envolve no procedimento situações singulares, que acontece na admissão do cliente em que fará um regime preparatório ou de condicionamento, em que consiste na submissão a um protocolo de quimioterapia em altas doses e/ou radioterápico; a infusão da medula óssea, que é realizada por meio de um cateter venoso central, imunossupressão por ação da quimioterapia; e finaliza-se com o suporte clínico das complicações pós-transplante, em que inclui o acompanhamento ambulatorial após a alta, com possibilidade de complicações decorrentes deste tratamento, com chance do retorno da doença de base (FERREIRA et al., 2011; FONSECA; SECOLI, 2007)

O tratamento Transplante de Medula Óssea é complexo, pois pode surgir diferentes complicações, como: Pancitopenia, imunossupressão, predisposições a infecções, alopecia, mucosite, náuseas e vômitos, distúrbios gastrointestinais, toxicidade vesical e renal, comprometimento hepático, neurotoxicidade, cardiotoxicidade, desequilíbrio hidroeletrolitico e pneumonia intersticial (LACERDA; LIMA; BARBOSA, 2007; PIMENTA, 2015).

O enfermeiro deve atuar em cada complicação, através do planejamento e implementação de ações que possam reduzir os riscos, e orientar o pacientes e familiares nos cuidados necessários, pois o transplante significa recomeço, mas até atingir a etapa de um pós-transplante saudável há uma longa caminhada (PIMENTA, 2015).

Dessa forma, o estudo tem como objetivo identificar as contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas.

(3)

104 METODOLOGIA

O estudo faz uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, que consiste na construção de uma análise ampla da literatura, que tem o intuito de verificar as publicações no campo científico (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010).

Na primeira etapa elaborou-se a questão de pesquisa: Quais as contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas?

Na segunda etapa iniciou-se a busca na leitura, sendo definidos os critérios de inclusão: artigo disponível em português, publicados no período de 2000 a 2015 e os descritores “Enfermagem Oncológica” and “Cuidados de Enfermagem” and “Transplante de medula óssea”, através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS e BDENF. Ressalto que os critérios de exclusão estabelecidos foram: indisponibilidade de acesso, publicações duplas, resumo, textos na forma de projetos, em outros idiomas, fora do recorte temporal definido nos critérios de inclusão e todos os artigos que não são articulados a temática.

Quadro 1: Cruzamento dos descritores

DESCRITORES T O T A L F IL T R O S E L E Ç Ã O 2 0 0 5 2 0 0 6 2 0 0 7 2 0 0 8 2 0 0 9 2 0 1 0 2 0 1 1 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

Enfermagem Oncológica and Cuidados de Enfermagem and transplante de medula óssea

63 03 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Enfermagem Oncológica and

Cuidados de Enfermagem 4.947 149 03 0 0 0 0 0 0 01 01 0 0 01

Enfermagem Oncológica and

transplante de medula óssea 83 5 01 0 0 01 0 0 0 0 0 0 0 0

Cuidados de Enfermagem and

transplante de medula óssea 488 39 04 0 0 0 01 0 0 01 01 0 0 01

TOTAL 5.581 196 09 0 0 01 01 0 0 02 03 0 0 02

Fonte: Instrumento construído pelos autores, conforme busca na BVS.

Ao utilizar Enfermagem Oncológica and Cuidados de Enfermagem and Transplante de medula óssea, foram encontrados 63, dos quais foram filtrados apenas 03, porem nenhum foi

(4)

105

selecionado. Já quando se utilizou os dois descritores Enfermagem Oncológica and Cuidados de Enfermagem, foram encontrados 4.947, dos quais foram filtrados 149, sendo selecionados 03. Fazendo uso de Enfermagem Oncológica and Transplante de medula óssea, foram encontrados 83, dos quais foram filtrados 05, sendo selecionado 01. E por fim, utilizando Cuidados de Enfermagem and transplante de medula óssea, foram encontrados 488, dos quais foram filtrados 39, sendo selecionados 04.

Dessa forma, encontramos entre todos os descritores o total de Tendo como um total de 5.581, em que filtramos 196, em que captamos 09 artigos, que atenderam aos critérios de inclusão, nos anos de 2007(01), 2008(01), 2011(02), 2012(03), 2015(02).

Na terceira etapa utilizamos um instrumento de coleta de dados, que tem como objetivo extrair as informações chaves de cada artigo selecionado.

Quadro 2: Instrumento de Coleta de Dados dos Artigos

Título Periódico Base de

Dados Ano Local

Profissão dos Autores Autores Tipo de Documento Cateter de Hickman no transplante de células-tronco hematopoéticas: implante cirúrgico, retirada e assistência de enfermagem Rev. Enferm. UERJ

LILACS 2015 SP Enfermeiro RODRIGUES

et al. Artigo Original A hospitalização do cliente oncohematológico subsídios para o cuidado de enfermagem Rev. pesqui. cuid. fundam

BDENF 2012 RJ Enfermeiro SOUSA et

al. Artigo Original Vivências de adultos submetidos ao transplante de medula óssea autólogo Ciênc. Cuid. saúde LILACS 2012 MG Enfermeiro e psicólogo ANDRADE et al. Artigo de Relato de Experiência Autocuidado após o transplante de medula óssea autólogo no processo de cuidar pelo enfermeiro Rev.

RENE BDENF 2012 MG Enfermeiro

CASTRO et al. Artigo Original Transplante de medula óssea e a assistência de Ciênc. Cuid. BDENF 2011 MG Enfermeiro e médico FRAGUAS et al. Artigo de relato de

(5)

106 enfermagem fundamentada no modelo calgary saúde experiência Tratamento da mucosite em pacientes submetidos a transplante de medula óssea: uma revisão sistemática

Acta. Paul.

Enferm. LILACS 2011 SP Enfermeiro

FERREIRA et. al. Artigo de Revisão A prevenção das complicações relacionadas ao cateter venoso central no transplante de medula óssea REME Rev. Min. Enferm.

BDENF 2008 MG Enfermeiro SANTOS et.

al. Artigo de Revisão Prática de enfermagem em transplante de células tronco hematopoéticas Rev. Eletrônica Enferm.

LILACS 2007 PR Enfermeiro LACERDA

et al.

Artigo de Revisão

Fonte: Instrumento construído pelos autores, conforme seleção na BVS.

Ao evidenciar as informações dos artigos selecionados, relacionado ao periódico foram publicados na revista: Acta. Paul. Enferm. (01); Ciênc. Cuid. Saúde (02); REME Rev. Min. Enferm. (01); Rev. Eletrônica Enferm. (01); Rev. Enferm. UERJ (01); Rev. pesqui. cuid. Fundam (01); Rev. RENE (01).

Referente a base de dados, foram observadas apenas a utilização de 02 base de dados, contendo 04 artigos utilizando BDENF e 04 artigos utilizando LILACS. Relacionado ao local de publicação, houve uma grande variedade, sendo em grande maioria os artigos publicados em Minas Gerais 04, 02 em São Paulo, 01 no Rio de Janeiro e apenas 01 em Paraná.

Pertencente a profissão dos autores, em todos os artigos há presença de enfermeiros, porém em 02 estudos penso ser de abordagem multiprofissional, sendo 01 com médico e o outro tendo 01 psicólogo. Por fim, relacionado ao tipo de documento, identificou-se artigos de: relato de experiência (02); revisão (03); e original (03).

Na quarta etapa os artigos que foram selecionados para revisão integrativa foram analisados para a verificação da autenticidade, qualidade metodológica, importância das informações e representatividade, por esta razão construirmos um quadro, conforme a seguir:

(6)

107

Quadro 3: Nível de evidência dos estudos

TÍTULO OBJETIVOS TIPO DE

PESQUISA DADOS EVIDENCIADOS NÍVELDE EVIDÊNCIA Comunicação como instrumento terapêutico para pacientes submetidos ao transplante de medula óssea: revisão Identificar as evidências do uso de intervenções comunicacionais em pacientes submetidos ao TMO Revisão sistemática da literatura A valorização da comunicação interpessoal para obter condições para decidir a realização do

TMO e adaptar às condições do tratamento, com melhor qualidade de

vida. 06 Autocuidado após o transplante de medula óssea autólogo no processo de cuidar pelo enfermeiro Compreender como as orientações fornecidas no momento da alta sobre os cuidados relacionados ao transplante de medula óssea influenciam no autocuidado após a alta.

Qualitativo As necessidades de autocuidado evidenciadas reforçam a importância da sistematização do cuidado de enfermagem para as orientações no momento da alta representem efetiva contribuição à reabilitação. 04 Transplante de medula óssea e a assistência de enfermagem fundamentada no modelo calgary Discutir a experiência de uma família em relação a um transplante de medula óssea e à assistência de enfermagem fundamentada no Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção de Família Relato de experiência, qualitativo Compreender como a enfermagem encontra soluções para a família cuidar, identifica potencial

e dificuldades para partilhar responsabilidades diante da insegurança e sofrimento ante o prognóstico pouco favorável. 05 Vivências de adultos submetidos ao transplante de medula óssea autólogo Apresentar as vivências de adultos submetidos ao transplante de medula óssea autólogo

Relato de experiência, qualitativo O cuidado de enfermagem influencia e promove impactos na recuperação do paciente desde o diagnóstico até a alta, sendo relevante que o plano de cuidados para a

alta. 05 A hospitalização do cliente oncohematológico subsídios para o cuidado de enfermagem Caracterizar os clientes hospitalizados com doenças oncohematológicas; descrever os riscos e benefícios na hospitalização do cliente oncohematológico; Qualitativo Os membros da equipe de enfermagem cuidam desses clientes identificando e priorizando as necessidades em um ambiente adequado contribuem para adaptação da situação de 04

(7)

108 discutir as implicações do cuidado de enfermagem a esses clientes. hospitalização, favorecendo a recuperação da saúde, a prevenção e controle de complicações. Prática de enfermagem em transplante de células tronco hematopoéticas Descrever de forma reflexiva a prática de enfermagem em transplante de células-tronco hematopoéticas. Reflexivo O papel do enfermeiro no TCTH precisa ser melhor discutido e divulgado,

sendo um espaço específico da enfermagem que carece de publicações

nacionais e maior visibilidade a sociedade 04 Cateter de Hickman no transplante de células-tronco hematopoéticas: implante cirúrgico, retirada e assistência de enfermagem Descrever o implante cirúrgico e a retirada do cateter de Hickman e suas interfaces na assistência de enfermagem a pacientes submetidos ao transplante alogênico de células-tronco hematopoéticas Estudo transversal Uma equipe de enfermagem capacitada na identificação de complicações é necessária para manejo e manutenção

segura do dispositivo. 03 Tratamento da mucosite em pacientes submetidos a transplante de

medula óssea: uma revisão sistemática Identificar as medidas terapêuticas para redução da gravidade da mucosite oral em pacientes adultos submetidos ao Transplante de Medula Óssea (TMO). Revisão sistemática A heterogeneidade dos resultados dessas intervenções e a falta de melhor elucidação para a

prática assistencial indicam a necessidade de

pesquisas mais precisas para identificar a efetividade de terapias tópicas para a reparação

celular das mucosas.

06 A prevenção das complicações relacionadas ao cateter venoso central no transplante de medula óssea Descrever as principais complicações relacionadas ao Cateter Venoso Central. Descrever e analisar as ações para prevenção e

minimização das complicações relacionadas ao cateter venoso central em transplante de medula óssea. Revisão da literatura Defendem a técnica asséptica para o manuseio

deles, o uso de diferentes anti-sépticos, além de um

protocolo rígido de enfermagem como o maior diferencial para a diminuição das taxas de infecção relacionadas aos cateteres venosos centrais.

06

(8)

109

Correlacionado ao tipo de pesquisa, os estudos encontram-se em estudos: transversal (01); Relato de experiência, qualitativo (02) Qualitativo (02); Reflexivo (01) Revisão da literatura (01); Revisão sistemática (02).

Os estudos evidenciaram que o delineamento da pesquisa, a analise foi baseada no níveis: 3: evidências de estudos quase-experimentais; 4: evidências de estudos descritivos (não-experimentais) ou com abordagem qualitativa; 5: evidências provenientes de relatos de caso ou de experiência; e 6: evidências baseadas em opiniões de especialistas.

Na quinta etapa, consistiu na realização da interpretação e discussão dos dados e resultados encontrados que estavam relacionados com o objetivo e questão de pesquisa, que emergiu a unidade temática: As contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas e a categoria 1: A comunicação interpessoal como contribuição do cuidado de enfermagem ao paciente oncológico e a família.

Mediante toda busca, foi necessário buscar artigos fora dos critérios de inclusão e exclusão, para fundamentar a discussão.

Quadro 05: Artigos de Suporte para a Discussão dos Dados

Título Ano Periódico,

Editora Autores

Tipo de Documento

Práticas integrativas e complementares no

tratamento oncológico e o papel da enfermagem 2015

Rev. pesqui. cuid. fundam ALVES et al. Artigo de Revisão Vivência da mulher jovem com câncer de mama

e mastectomizada 2015 Esc. Anna Nery Rev. Enferm. ALMEIDA et al. Artigo Original Percepções de enfermeiros e manejo da dor de

pacientes oncológicos 2015 REME rev. min. enferm STUBE et. al Artigo Original Condutas terapêuticas utilizadas no manejo da

dor em oncologia 2015 Rev. pesqui. cuid. fundam PEREIRA et. al. Artigo Original O adolescente frente ao transplante de células

tronco-hematopoiéticas: contribuições para as ações do Enfermeiro na equipe multiprofissional

2015 UERJ PIMENTA Monografia

Caracterização de teses e dissertações acerca do

cuidar em enfermagem na oncologia 2015

Rev. pesqui. cuid. fundam BARROS et al. Artigo de Revisão Comunicação interpessoal: valorização pelo

paciente oncológico em uma unidade de alta complexidade em oncologia 2014 REME rev. min. enferm RENNO et al. Artigo Original Padronização das atividades em centro cirúrgico

oncológico segundo a Classificação das

Intervenções de Enfermagem 2013 Rev Esc Enferm USP POSSARI et. al. Artigo Original

(9)

110

Prática profissional de enfermeiras que cuidam de

pacientes com câncer em hospitais gerais 2012

Rev Bras

Enferm SILVA et. al.

Artigo Original

Avaliação da dor em pacientes oncológicos 2011 Rev. enferm.

UERJ SILVA et. at.

Artigo original Medicamentos utilizados em transplante de

medula óssea: um estudo sobre combinações dos antimicrobianos potencialmente interativos

2008 Rev Esc Enferm USP FONSECA et. al. Artigo Original Câncer na adolescência, um estudo com

instrumento projetivo. 2004 Revista SBPH

CAPITÃO; ZAMPRON

HA

Artigo de Revisão

Fonte: Instrumento construído pelos autores.

Nesse quadro podem ser observados 12 artigos, de acordo com o recorte temporal foi identificado na grande maioria 06 artigos no ano de 2015, apenas 01 no ano de 2013, 2013, 2012; 2011; 2008; e 2004.

Obteve artigos publicados em variados periódicos, sendo eles Revista pesquisa é fundamenta (02); Escola Anna Nery revista de enfermagem (01); REME, revista mineira (02); Revista escola de enfermagem USP (02); Revista brasileira de enfermagem (01); Revista de enfermagem da UERJ (02); Acta. Paul. Enferm. (01); Revista SBPH (1).

Relacionado ao tipo de documento, foi observado 04 artigos no modelo de Artigo de revisão e 08 como Artigo original. Nesta etapa, foi demonstrada a revisão e síntese do conhecimento que foi visto em artigos analisados sobre a temática. A análise dos dados foi realizada, baseada nos artigos selecionados, em que foi possível observar, contar e somar, descrever e qualificar os dados, para aglomerar o conhecimento produzido através da temática nessa revisão (SOUZA; SILVA; CARVALHO, 2010).

DISCUSSÃO: As contribuições do processo de comunicação no cuidado de enfermagem ao cliente oncológico no transplante de células tronco hematopoiéticas

Categoria 1: A comunicação interpessoal como contribuição do cuidado de enfermagem ao

paciente oncológico e à família

O cuidado de enfermagem com ênfase na família tem sido ampliado no contexto mundial desde a década de 1980, pelo fato da família ter sido reconhecida como uma unidade de cuidado, ainda mais que já foi citado pelos autores que o câncer é uma doença familiar, por causa da vivência em todo processo e tratamento que perdura da descoberta até o produto

(10)

111

final do tratamento, que pode ser a cura ou infelizmente o óbito (BARROS; LIMA; SANTOS, 2015, p.02; FRAGUAS et al., 2011, p.01; CAPITÃO; ZAMPRONHA, 2004, p. 03).

O tratamento do câncer, especificando aos pacientes sobmetidos ao transplante de

medula óssea, deve ser valorizada a comunicação interpessoal como formas de obter

condições para decidir a realização da terapêutica e se adaptar às condições que tal tratamento exige, por ser um fator significativo na escolha do tratamento, aumentou a participação no cuidado à saúde e liberdade para compreender a complexidade dos procedimentos

(CARDOSO; SILVEIRA; CARAVLHO, 2008).

Dessa forma, é importante a orientação da equipe de enfermagem ao cliente e a família, em relação as complicações da doença e do tratamento para o entendimento e adesão da terapêutica, principalmente após a alta pelo suporte na residência, o que atende a direito do paciente, pois de acordo com Sousa; Santo; Costa (2012, p.12) “a hospitalização e a própria patologia de base tornam os clientes onco hematológicos suscetíveis a uma série de complicações que podem agravar o quadro clínico deles, e estas devem ser analisadas e explicadas ao paciente”.

Possari et al. (2012, p.2) reforça que “as intervenções de enfermagem incluem cuidados diretos, que são os tratamentos realizados por meio da interação com o usuário, configurando ações de enfermagem de aspecto fisiológico, e psicossociais, que abrangem ações práticas”.

Tanto, que Castro et al (2012 p.9) revela que desde o “pré-transplante e ao longo de todo o processo, as orientações no momento da alta representem efetiva contribuição ao processo de reabilitação dos pacientes e apoio e orientação aos familiares cuidadores”.

Um dos pontos reforçados é o cateter venoso central, por ser um procedimento que deve ser explicado ao paciente, pois por meio deste é realizado o transplante, que Santos; Rodrigues (2008, p.3) diz que o indivíduo pode fica suscetível as complicações como “sangramento, pneumotórax, embolismo aéreo infecção relacionada ao cateter, colonização, infecção no local de inserção, obstrução e perda do posicionamento com prejuízo para o funcionamento.”

O processo de orientação e envolvimento da equipe multiprofissional repercute no sucesso relacionado ao tratamento e reestruturação da vida pós transplante, no cuidado

(11)

112

integral realizado pela enfermagem, para haver qualidade no atendimento, com reflexo na satisfação dos pacientes (ANDRADE; et al., 2012, p.07; LACERDA; LIMA; BARBOSA, 2007).

Assim, foi citada a necessidade de identificar o potencial de autocuidado, o tipo de abordagem e de orientações a serem incluídas no planejamento de enfermagem da alta após o transplante, na necessidade de desenvolver o plano de cuidado individualizado, para ajudar a preparar e apoiar o paciente e familiares, a partir do diagnóstico, durante a internação e pelo tempo que houver necessidade (CASTRO et al., 2012, p.9)

A qualidade do cuidado depende do aprimoramento contínuo da equipe, para executar ações cada vez mais embasadas em princípios e dados científicos, por lindarem com vidas, em que o cuidar inclui além do cliente o familiar, que está presentes desde o momento da descoberta do diagnóstico até a alta (LACERDA; LIMA; BARBOSA, 2007; SILVA et al., (2012, p. 04).

O cuidado de enfermagem, quando envolve paciente oncológico e familiar, deve ser interativo e participativo, com enfoque no componente emocional, principalmente quando vivencia um transplante de medula óssea, em que todos sofrem juntos (BARROS; LIMA; SANTOS, 2015, p.07).

A comunicação da equipe com os pacientes, também é algo de extrema importância, deve-se ressaltar as diferentes medidas para alívio da dor oncológica ou outras terapêuticas que promovam o bem-estar físico e psicológico, por isso, o profissional deve estimular o paciente a falar da dor nas diversas formas, para que haja intervenção eficaz, por trazer

conforto, acalma, alivia sintomas, diminui angústias e equilibra (SILVA et al., 2011, p.05).

Contudo, reforçamos que a contribuição da enfermagem ao paciente acontece através da importância da inserção da família, que será essencial no pré e pós transplante, durante o processo de descoberta do câncer, até o momento em que se define o transplante de medula (RENNO; CAMPOS, 2014).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo evidenciou como a equipe de enfermagem tem importância quando se trata do paciente oncológico, mas não apenas sobre condutas terapêuticas, mas por lidar com os

(12)

113

aspectos emocionais, tendo a necessidade de se obter um olhar diferenciado, pois além de um tratamento adequado, ele precisa de atenção, e é nesse âmbito que vem a necessidade da comunicação.

É essencial para a enfermagem traçar a conduta, de acordo com o sentir do “ser humano” em meio ao tratamento, as dores, em que é importante também procurar a melhor forma da aplicabilidade do cuidado, sendo assim, a relação entre profissional e paciente tende a crescer e melhorar os aspectos emocionais do cliente e familiar.

Um fator importante mencionado pelos autores, é a inserção da família durante o processo de descoberta do câncer até o final do tratamento, em que o cliente será submetido a um transplante de medula, e como essa família será essencial no pré e pós transplante, no sentido de apoio e confiança.

Pode-se perceber a necessidade das orientações do profissional de enfermagem ao cliente e familiares, primeiramente porque necessita saber sobre diagnóstico, procedimentos, benefícios e complicações para ajudar no tratamento. Reforçando a importância de um plano de cuidado no momento de alta do paciente, já que é nesse momento que terá uma nova vida.

Os estudos mostraram que os profissionais de enfermagem devem ser capacitados e atualizados, pois quanto maior é o embasamento científico, melhor será para o paciente e familiares assistidos, em que haja as intervenções e orientações, principalmente para o auto cuidado.

No que tange à busca, foram evidenciados poucos estudos sobre a temática, mostrando a necessidade de novos estudos e uma discussão mais aprofundada sobre o tema, por ser um procedimento com vários processos e vital ao cliente que passam pelo transplante de células-tronco hematopoiéticas.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, T. G. et al. Vivência da mulher jovem com câncer de mama e

mastectomizada. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Alagoas, v. 19 n. 3, p.432-438,

(13)

114

ALVES, K. Y. A. et al. Práticas integrativas e complementares no tratamento oncológico

e o papel da enfermagem. Rev. pesqui. cuid. Fundam, Rio Grande do Norte, v. 7, n. 4, p.

3163-3174, out./dez. 2015.

BARROS, A. G.; LIMA, K. Y. N.; SANTOS, V. E. P. Caracterização de teses e

dissertações acerca do cuidar em enfermagem na oncologia. Rev. pesqui. cuid. Fundam.

Pernambuco, v. 7, n. 4, p. 2550-2560, abr./jun. 2015.

CAPITÃO, C. G.; ZAMPRONHA, M. A. G. Câncer na adolescência, um estudo com

instrumento projetivo. Revista SBPH, Belo Horizonte, v.7, n.1, p.3-16, Jun. 2004.

CARDOSO, A. F.; SILVEIRA, R. C. C. P.; CARVALHO, C. C. Comunicação como

instrumento terapêutico para pacientes submetidos ao transplante de medula óssea:

revisão. Online brazilian journal of nursing. v. 8, n. 2, 2008.

CASTRO, E. A. B. et al. Autocuidado após o transplante de medula óssea autólogo no

processo de cuidar pelo enfermeiro. Rev. Rene, Minais Gerais, v. 13, n. 5, p. 1152-62,

mar./out. 2012.

SILVA, T. O. N. et al. Avaliação da dor em pacientes oncológicos. Revista de enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 359-363, jul/set. 2011.

FERREIRA, P. et al. Tratamento da mucosite em pacientes submetidos a transplante de

medula óssea: uma revisão sistemática. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 24, n. 4, p.

563-570, dez./fev. 2011.

FRAGUAS, G. et al. Transplante de medula óssea e a assistência de enfermagem

fundamentada no modelo calgary. Cienc. Cuid. De saúde, Minas Gerais, v. 10, n.1, p.

051-057, Jan/Mar. 2011.

LACERDA, M. R.; LIMA, J. B. G.; BARBOSA, R. Prática de enfermagem em transplante

de células tronco hematopoéticas In: Rev. Eletr. Enf.Goias, v. 9, n.1, p. 242-250, out./ abr. 2007.

(14)

115

PEREIRA, D. T. S. et al. Condutas terapêuticas utilizadas no manejo da dor em oncologia. Fundam. Care. Online, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 1883-1890, jan./mar. 2015.

FONSECA, R. B.; SECOLI, S. R. Medicamentos utilizados em transplante de medula

óssea: um estudo sobre combinações dos antimicrobianos potencialmente interativos. Rev Esc

Enferm USP, São Paulo. v. 42, n. 4, p. 706-714, mar./dez. 2008.

PIMENTA, S. L. O adolescente frente ao transplante de células tronco-hematopoiéticas: contribuições para a ação do enfermeiro na equipe multiprofissional. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Faculdade de enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

POSSARI, J. F. P. et al. Padronização das atividades em centro cirúrgico oncológico segundo a Classificação das Intervenções de Enfermagem. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 600-606, abr./out. 2012.

RODRIGUES, H. F. et al. Cateter de Hickman no transplante de células-tronco

hematopoéticas: implante cirúrgico, retirada e assistência de enfermagem. Rev.

Enfermagem/ UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 304-309, mai/jun. 2015.

SANTOS, K. B.; RODRIGUES, A. B. A prevenção das complicações relacionadas ao

cateter venoso central no transplante de medula óssea. REME, Minas Gerais, v. 12, n. 1,

p. 119-126, jan./mar. 2008.

SILVA, J. T. et al. Prática profissional de enfermeiras que cuidam de pacientes com

câncer em hospitais gerais. Revista brasileira de enfermagem, São Paulo, v. 65, n. 3, p.

460-4655, mai./jun. 2012.

SOUSA, R. M.; SANTO, F. H. E.; COSTA, R. A hospitalização do cliente

oncohematológico subsídios para o cuidado de enfermagem. Revista de pesquisa cuidado

(15)

116

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

STUBE, M. S. et al. Percepções de enfermeiros e manejo da dor de pacientes oncológicos. REME, Rev Min Enferm, Minas Gerais, v. 19, n. 3, p. 696-703, jul/set. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na