• Nenhum resultado encontrado

Este é um momento muito significativo para a Universidade de Aveiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Este é um momento muito significativo para a Universidade de Aveiro."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 Cerimónia de assinatura do contrato de investimento do projeto de inovação

Smart Green Home e inauguração do novo edifício de I&D

Bosch Termotecnologia,S. A., em Aveiro, 2 de dezembro de 2016

Intervenção do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção

Este é um momento muito significativo para a Universidade de Aveiro. Nascemos há quase 43 anos com o desígnio de ser uma Universidade virada para fora, atenta ao que se passa à sua volta, com capacidade de diálogo e espírito de iniciativa, e desse modo vir a ser mais útil à área geográfica onde nos situamos e ao País.

Crescemos com a preocupação de nos capacitarmos ao mais alto nível enquanto produtores de conhecimento novo; de educar jovens e qualificar capital humano, em particular, em domínios pioneiros, complementares aos que o país já detinha; em nos dotarmos com uma estrutura organizativa, leve e flexível, que permitisse uma resposta rápida aos estímulos e necessidades que nos chegavam.

É sabido que foi de sucesso o caminho que trilhámos. E não sendo necessário este projeto para prová-lo, também é verdade que a natureza e o grau de exigência do que aqui nos reúne, a grandeza do parceiro em causa e a dimensão do impacto que se advinha, tornam o ter atingido este ponto em algo muito especial.

A presença do Primeiro-Ministro de Portugal é disso evidência; mas simultaneamente qualifica o ato. Quero, assim, agradecer-lhe, Sr. Dr. António Costa, a honra que nos concede ao apadrinhar a assinatura deste contrato.

O dia de hoje é também muito importante para a cidade e para a região de Aveiro. Vem sendo realizado um trabalho conjunto, persistente e sistemático, entre a Universidade, os onze municípios, as empresas e outras entidades da unidade territorial onde nos encontramos que se

(2)

2

revela de grande fôlego. Pensar a região com a região é o lema que nos vem guiando a todos. A relação da UA com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro já valeu termos sido singularizados como caso de estudo pelo Observatório do QREN. Entretanto, a parceria aprofundou-se e fomos capazes de construir, em comunhão de esforços, uma estratégia para a região, consubstanciada no Portugal 2020. A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, em ligação estreita com a nossa Incubadora, faz parte dessa estratégia. Como faz o ECOMARE, infraestrutura da UA, partilhada com vários parceiros, dedicada à Economia Azul.

O programa Região de Aveiro Empreendedora está em marcha. E a breve prazo, o Parque de Ciência e Inovação, iniciativa maior englobando 19 acionistas de tipologia muito variável, e integrando uma Design Factory, abrirá as suas portas em área contígua à própria Universidade.

Na frente específica de relacionamento da Universidade com a cidade, queria ressaltar a parceria tripartida na área da saúde que estamos a estabelecer com o Hospital; e a ação EUNIVERCITIES que persegue objetivos no domínio da inovação, do desenvolvimento económico e social, e da afirmação internacional e atratividade de Aveiro: absolutamente sobreponíveis ao que de melhor nos traz este contrato de financiamento que hoje assinamos.

O que se passa hoje aqui é, por isso, igualmente determinante para o ambiente e a dinâmica de inovação que se vive neste território. Tem Aveiro o mérito e a sorte de possuir um tecido industrial pujante, rico na diversidade dos seus setores, moderno em muitas facetas da sua atividade e de grande capacidade exportadora: fatores que na sua soma colocam a região num lugar de grande destaque nacional, se excluirmos

(3)

3

Lisboa e Porto. A esta realidade podemos juntar outros instrumentos que induzem ou reforçam lógicas de investigação aplicada, de transferência de tecnologia, de criação de novos produtos, marcas ou serviços.

Os Clusters: das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica; do Habitat e dos Materiais Eco-Inovadores; ou do Conhecimento e Economia do Mar. A InovaDomus. O Instituto de Telecomunicações. A Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a InovaRia. As Plataformas Tecnológicas que a própria Universidade criou. Todos eles, entre outros

mecanismos, são motores auxiliares dessas dinâmicas de

desenvolvimento industrial, de inovação, de crescimento económico, de fixação de emprego que ajudam a fazer de Aveiro um bom lugar para estudar, trabalhar e viver.

É, portanto, neste contexto que o projeto entre a Bosch e a Universidade de Aveiro deve ser lido. É um contrato que honra a UA numa parceria que nos orgulha. Sendo a Universidade e a Bosch os maiores empregadores do distrito, a transcendência deste acordo é ainda maior. Deixem-me, todavia, privilegiar a nossa relação na sua verdadeira essência. Não é uma relação de hoje; não é uma relação que se resume ao que se celebra agora. Existe um lastro de colaboração na área de Investigação & Desenvolvimento e da prestação de serviços. Existe um presente de estágios e de recrutamento de graduados da UA. Tem sido manifesto o interesse da Bosch em ajudar a conformar a nossa Escola Doutoral. A parceria tem, aliás, ido bem para lá dos aspetos científico-tecnológicos e já está enraizada na componente da responsabilidade social: a corrida solidária Bosch, onde a UA é um dos parceiros, é hoje em dia a prova que em Portugal maior montante distribui pelas entidades patrocinadas.

(4)

4

Mas, claro, nada é maior do que este bom sentimento de podermos contribuir, através do Smart Green Homes, para consolidar a posição da Bosch Termotecnologia enquanto Centro de Competências da empresa a nível mundial; e, em qualquer caso, em valor absoluto, enquanto pólo de excelência situado em Portugal.

Estamos perante um projeto que vem confirmar a importância que a Universidade de Aveiro atribui à cooperação com o tecido empresarial, colocando o conhecimento nela gerado ao serviço das empresas e da economia do País. É uma iniciativa exemplar de cooperação universidade-empresa alargada, envolvendo investigadores nas áreas das TICE, da Energia, do Ambiente e dos Materiais, que realizarão investigação multidisciplinar, visando o desenvolvimento de produtos inovadores.

O meu agradecimento à Administração da Bosch por ter confiado em nós para esta tarefa. Chegar aqui deveu-se a um trabalho de bastante gente.

Alguns, por razões distintas, já não estão ligados ao processo. O anterior Administrador-Delegado da Bosch, João Paulo Oliveira, o ex-Secretário de Estado, Pedro Gonçalves, e o meu antigo Vice-Reitor Carlos Pascoal Neto, pelo papel desempenhado, justificam ser invocados conjuntamente com os meus colegas e os colaboradores da Bosch que tornaram este projeto exequível.

Nas pessoas do Presidente da Bosch Termotecnologia, Ruediger Saur, e do Vice-Presidente para a área da I&D, Sérgio Salústio – aliás antigo

aluno da UA –, agradeço a dedicação das equipas mistas que, com a

dose equilibrada de harmonia e tensão, conjeturaram o que foi preciso conjeturar até ao desenho final. No Dr. Luís Castro Henriques da AICEP,

(5)

5

inexcedível a todos os títulos, deposito o agradecimento merecido a todos os interlocutores com quem nos relacionámos.

Sr. Primeiro Ministro

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Esta é uma ilustração do contributo que as Universidades podem dar. Naturalmente, não falo apenas da UA, falo da generalidade das Universidades Públicas Portuguesas; que qualificam os jovens por padrões que os habilitam para o mercado global; que realizam pesquisa reconhecida e validada por métricas internacionais; e que estenderam a

sua missão – também em consonância com tendências mundiais – a

muitos outros domínios, aí se incluindo o trabalho com e para empresas, igualmente comparável com o que de bom se faz noutras partes do globo.

As exigências do mundo presente são grandes e crescentes. A revolução digital que já cá está pressupõe um caldeamento apropriado entre iniciativa da indústria, políticas públicas corretas e incorporação de mais conhecimento a todos os níveis. As melhores Universidades Públicas Portuguesas estão, certamente, prontas para assumir a sua quota parte de responsabilidade.

Foi com contentamento que acompanhei o desenrolar da Web-Summit. Foi uma jornada fantástica, pondo na montra com grande destaque o nosso país.

Mas importa agora persistir nesse trabalho de casa, contínuo, de criar novas empresas, de incorporar mais conhecimento e modernizar outras, de formar melhor mais portugueses, de potenciar mais emprego diferenciado, de ajudar a criar mais produtos com maior valor acrescentado, de promover mais exportação. Como diz o provérbio “não é rasando as espigas mais altas que as mais baixas se tornam maiores”.

(6)

6

É nessa diligência perseverante e sustentada que estamos firmemente empenhados; porque o nosso compromisso é com o desenvolvimento de Portugal e com o bem-estar dos portugueses. O caso da Bosch Termotecnologia, com a sua aposta num novo edifício de Investigação & Desenvolvimento e na consolidação do seu centro de competências de abrangência mundial é, em todos os sentidos, um exemplo a aplaudir e a seguir.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Assim sendo, no momento de recepção de encomendas é necessário ter em atenção vários aspetos, tais como: verificar se a encomenda é para a farmácia; caso estejam presentes

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares