• Nenhum resultado encontrado

NOTA DE ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA DE ESCLARECIMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 6 NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINDICATO DOS CONCESSIONÁRIOS E DISTRIBUIDORES DE VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS, TRATORES, COLHEITADEIRAS E MOTOS DO ESTADO DE MATO GROSSO – SINCODIV – MT, vem a esclarecer quanto à divulgação omissiva do Sindrecauto/MT, quanto ao funcionamento dos concessionários aos domingos somente a cada último domingo do mês.

O Sindrecauto por meio de informativo afirma que manteve na Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 a proibição de funcionamento aos domingos que não sejam o último domingo de cada mês, e que o empregado, que tenha trabalhado em algum domingo que não tenha sido o último do mês, em uma empresa com média de 50 empregados, tem direito a receber R$268,83(duzentos e sessenta e oito reais e oitenta e três centavos), conforme previsão no §1º da cláusula 9ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. Pede aos empregados que denunciem por meio de fotos e vídeos ao sindicato laboral.

Diante de tal "informação", o Sincodiv/MT se preocupa com a divulgação parcial da CCT e fatos, os quais temos a esclarecer:

1) A cláusula de não funcionamento aos domingos, que não sejam o último domingo de cada mês, ESCLARECEMOS que essa REGRA existe desde 2014, ou seja, em 03(três) Convenções Coletivas de Trabalho onde o Sindrecauto não celebrava CCT´s com este sindicato. Portanto, esse é um pleito do sindicato patronal há 05(cinco) anos!

2) Quanto aos domingos, a informação foi omissa pois existe previsão de funcionamento em outros domingos SIM, conforme previsão na CCT 2018/2019 abaixo transcrita:

CLÁUSULA NONA - DO FUNCIONAMENTO AOS DOMINGOS.

Fica autorizada pela presente Convenção Coletiva, a abertura dos Concessionários, somente no último domingo de cada mês, nos demais proibidos, sendo que as empresas representadas pelo Sindicato Patronal convenente ajustarão diretamente com seus vendedores o sistema de

(2)

Página 2 de 6 jornadas. As datas autorizadas por esta CCT são: 25/03/2018; 29/04/2018; 27/05/2018; 24/06/2018; 29/07/2018; 26/08/2018; 30/09/2018; 28/10/2018; 25/11/2018; 30/12/2018; 27/01/2019 e 24/02/2019.

Considera-se Concessionário a loja física, como também deslocamento de equipes para feirões externos, exposições, pontos de venda, ou seja, qualquer forma de atendimento ao público interna e externamente.

§1º - Para o descumprimento desta Cláusula, a notificação do Concessionário quanto à infração desta convenção, deverá ocorrer no prazo de até 30(trinta) dias da sua realização, contando também da postagem do AR, pelo representante legal do sindicato laboral, devendo constar na notificação que a multa corresponde a 25 (vinte e cinco) vezes o salário normativo da categoria, por CNPJ participante, cujo valor será de R$ 26.883,00(vinte e seis mil, oitocentos e oitenta e três reais). A multa será encaminhada pelo sindicato laboral ao(s) representante(s) legal(s) do Concessionário, com prazo para pagamento de 30(trinta) dias a contar do recebimento da notificação encaminhada pelo Sindrecauto/MT, sendo que 50% do valor da multa a favor de todos os empregados do Concessionário multado.

§2º - A multa aplicada pelo descumprimento do caput desta cláusula, não caberá recurso a nenhum dos sindicatos, laboral ou patronal, exceto se aplicada sem observância da forma prescrita nesta convenção, cabendo recurso ao sindicato laboral no prazo de 05(cinco) dias úteis a contar do recebimento da notificação.

§3º - O sindicato laboral deverá comprovar ao sindicato patronal, em até 30(trinta) dias, após o pagamento da respectiva multa, a forma de sua aplicação e destinação na forma do §2º desta cláusula, sob pena de devolver em dobro o valor, sendo 50% para o Concessionário multado e 50% para o sindicato patronal.

§4º - Para feirões promovidos por calendário regional(evento do município/estado) ou determinados pela marca(leia-se: exclusivamente montadora e não grupo empresarial) em feirão nacional, fica facultado a troca do ultimo domingo do mês pela data designada, mediante notificação simultânea aos sindicatos laboral e patronal, com pelo menos 05(cinco) dias de antecedência.

Portanto temos a esclarecer que os parágrafos destacados significam que: §1º - O Sindrecauto tem o dever de notificar o Concessionário em até 30 dias da realização do evento, sob pena de nulidade da multa aplicada. O valor da multa é dividido é 02(duas) partes iguais, metade aos empregados e a outra metade ao sindicato laboral.

(3)

Página 3 de 6 §2º - Caso a multa esteja em desacordo com a CCT, o concessionário tem o prazo de 05(cinco) dias úteis, a contar do recebimento da notificação, para solicitar a nulidade e cancelamento da multa imposta sem observar as cláusulas da CCT;

§3º - É obrigação do Sindrecauto comprovar ao Sincodiv a destinação do valor da multa na forma ajustada no §1º, sob pena de indenizar em dobro o valor recebido a favor do concessionário multado e sindicato patronal;

§4º - Para feirões locais, que geralmente ocorre no interior do Estado, existe a possibilidade de permuta mediante simples notificação simultânea aos sindicatos patronal e laboral, com pelo menos 05(cinco) dias de antecedência. Neste caso já está autorizado nas condições ajustadas.

3) Existe ainda exceção ainda prevista na Cláusula 10ª da CCT, em eventos agropecuários, a qual transcrevemos:

CLÁUSULA DÉCIMA - DO TRABALHO AOS DOMINGOS NÃO PREVISTO NA CLAÚSULA NONA - EVENTOS DE AGRONEGÓCIO, AGROPECUÁRIA, AGRÍCOLA E PECUÁRIA.

Para o trabalho nos domingos nos eventos como feirões, plantões de vendas, exposições, feiras do agronegócio, agropecuária, pecuária e agrícola, não se aplica a Cláusula Nona, e o empregador deverá respeitar: § 1º – Da Jornada de Trabalho.

O horário de trabalho será de até 08(oito) horas, devendo o empregador estabelecer escala a ser ajustada diretamente com os empregados que participarão do evento.

§2º - Compensação do dia trabalhado.

A compensação de 01(um) dia de folga pelo DSR deverá ocorrer na semana seguinte ao evento, sob pena de indenizar ao empregado as horas trabalhadas acrescidas de adicional de 50%, podendo ocorrer acordo entre empregado e empregador.

§3º - Eventos fora da Concessionária.

Para os feirões realizados fora da Concessionária, os empregados receberão alimentação, estacionamento gratuito para seu veículo no período do

(4)

Página 4 de 6 evento, e terão intervalo para descanso de no mínimo 15 (quinze) minutos a cada 04 (quatro) horas trabalhadas, não se confundindo com intervalo intrajornada (refeição). Fica facultado utilizar ou o sistema de reembolso ou antecipação de valores mediante comprovação, de acordo com os limites estabelecidos pela empresa.

§4º- Eventos em outro Município.

Nos casos de feirões e eventos realizados em municípios fora do local de trabalho, o empregador deverá arcar também com as custas de deslocamento (hospedagem, combustível ou passagens, etc.), acrescidos das verbas e do intervalo mencionados no parágrafo anterior.

§5º - Eventos Externos.

Para os eventos externos, no período diurno, as empresas deixarão à disposição dos empregados água potável e protetor solar de fator 30, ou de maior fator, podendo ser de uso coletivo.

§6º - Da limitação ao Empregado.

Não poderá o empregado trabalhar por 02(dois) domingos seguidos.

Nota-se que em eventos agropecuários existe a possibilidade de trabalho em outros domingos, desde que respeitadas as condições descritas na cláusula décima e seus parágrafos.

4) Para trabalho de assistência técnica para linha amarela, máquinas e implementos agrícolas, também possui tratamento diferenciado pela CCT, onde é possível o trabalho devendo o empregado gozar de pelo menos 01(um) domingo por mês. Vejamos:

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DO TRABALHO NOS DOMINGOS E FERIADOS DO CONCESSIONÁRIO DE LINHA AMARELA, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS - ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

Considerando que o Estado de Mato Grosso tem como base da economia a agronegócios, e que é necessário atendimento diferenciado para este setor de assistência técnica ao produtor rural do segmento de máquinas e implementos, será permitido o trabalho aos domingos, mediante escala interna, devendo o empregado gozar pelo menos 01(um) domingo por mês.

(5)

Página 5 de 6 §1º - Da Compensação.

A compensação do DSR poderá ocorrer antecipadamente ou na semana subsequente ao domingo trabalhado. Fica facultado ao concessionário conceder a compensação ou indenizar o empregado com o pagamento em dobro equivalente ao salário do mesmo.

Mais uma vez, as regras para o trabalho estão previstas em Convenção Coletiva de Trabalho.

5) Por fim, existe a previsão de trabalho em Shopping Center, com previsão na cláusula 13ª, a saber:

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DOS CONCESSIONÁRIOS COM LOJAS EM SHOPPINGS CENTERS.

O horário de funcionamento de empresas em shoppings centers possuem regras específicas, no que se refere aos dias e horários de atendimento ao público, por meio do estatuto interno de cada shopping center.

§1º - Os concessionários estabelecerão escala de funcionamento aos domingos, devendo o empregado compensar o dia trabalhado por 01(um) dia de folga na semana seguinte, sob pena de indenização pelas horas trabalhadas acrescidas de adicional de 50%.

§2º - Para o trabalho em feriado, que não coincida com o domingo, o empregado deverá compensar o dia trabalhado em até 30 dias, sob pena de indenização pelas horas trabalhadas acrescidas de adicional de 50%.

Os trabalhos aos domingos possuem exceções conforme acima destacado, e deve ser observado por todos, empregadores, empregados, sindicato laboral e sindicato patronal.

(6)

Página 6 de 6 Diante do acima exposto, o SINCODIV/MT esclarece que preza pela divulgação de informações, desde que o conteúdo corresponda com a verdade dos fatos, pois a sua função social sempre foi, é e será de garantir o equilíbrio social dos concessionários e seus empregados!

Paulo Boscolo

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política