• Nenhum resultado encontrado

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20o. Prêmio Expressão de Ecologia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

20

o

.

Prêmio Expressão de Ecologia

2012 - 2013

Vista do mirante 01 para a antiga barragem da

cidade (cascata artificial da mini usina hidrelétrica).

Estrutura em eucalipto tratado para acesso

aos visitantes.

Monitor em acompanhamento de crianças

junto ao mirante 02, com vista para

a cachoeira natural.

Equipe organizadora do

evento de inauguração

do Parque Ambiental

Frimesa.

Quioesque de eucalipto tratado, como ponto

para Educação Ambiental em meio á mata e

trajeto de pedra barmac.

(2)

1. Título do projeto ambiental participante:

Parque Ambiental Frimesa

2. Categoria de inscrição:

Selecione: Educação Ambiental

3. Sobre a organização participante:

Razão social: - FRIMESA COOPERATIVA CENTRAL Nome fantasia: - FRIMESA

Setor de atuação: - INDUSTRIA DE ALIMENTOS Data de fundação:

(dd/mm/aaaa) - 13/12/1977

Número de colaboradores: - 4.213 (em 31/12/2011)

4. Informações de contato:

Endereço: - RUA BAHIA - 159 Bairro: - FRIMESA

Cidade: - MEDIANEIRA Estado: - PARANÁ CEP: - 85884000

Telefone com DDD: - (45) 3264-8375

5. Informações do responsável pelo preenchimento do questionário:

Nome completo: - Gisele Maria Brod Caldereiro

Cargo: - Encarregada Ambiental E-mail: - gisele@frimesa.com.br Telefone com DDD: - (45) 3264-8175

6. Informações do responsável pelo projeto:

Nome completo: - Erivelto Costa

Cargo: - Coordenador Gestão Integrada E-mail: - erivelto@frimesa.com.br Telefone com DDD: - (45) 3264-8375

(3)

7. AUTORIZO a divulgação de informações cadastrais no Guia de Sustentabilidade 2013 e no site

do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

1. Data de início do projeto: (ex.: 01/02/2011)

22/10/2011

2. O projeto está em andamento?

Sim

3. Data do término do projeto: (se aplicável, ex.: 01/02/2011)

NÃO APLICÁVEL

4. Número de pesssoas que participaram do projeto: (favor digitar somente o valor numérico, ex.:

"10.868")

Remuneradas - 04

5. Quantas pessoas, animais e/ou espécies já foram beneficiados pelo projeto? (favor digitar

somente o valor numérico, ex.: "5.850")

Pessoas - 2664 Famílias - 60 Animais - 12 Espécies - 2500

6. Parceiros que apoiaram financeiramente o projeto:

Nenhum

7. O projeto é decorrente de exigências de órgãos regulamentadores? (máx. 2.000 caracteres)

O Parque Ambiental Frimesa partiu da principal idéia de transformar a área de mata nativa (anexa à indústria) num local com a função de educar, protegendo a área preservada e ao mesmo tempo, apresentar à circunvizinhança e à

sociedade a importância de manter e valorizar os recursos naturais. OBJETIVO GERAL: Idealizar a política ambiental da Frimesa, qual seja, “Respeitar e conservar o meio ambiente, praticando ações preventivas.” OBJETIVOS

ESPECÍFICOS: 1. Promover a conscientização ambiental; 2. Manter o equilíbrio sustentável entre a produção industrial e o meio ambiente; 3. Converter a receita obtida da venda dos resíduos sólidos recicláveis, gerados nas unidades fabris, em um parque de preservação ambiental; 4. Promover a educação ambiental, de forma dinâmica, através da interação com a área de preservação ambiental; 5. Preservar a fauna e flora locais; 6. Fornecer à comunidade o conhecimento dos aspectos históricos culturais (época da colonização do município), existentes dentro da área preservada pela empresa; 7. Propiciar a comunidade em geral a vivência da educação ambiental, a todas as faixas etárias da sociedade em geral; 8. Promover a interação teórico-prática aos alunos e professores, por meio de explanação feita por monitores capacitados e treinados.

(4)

8. Descreva o problema ambiental identificado no projeto: (máx. 3.000 caracteres)

42% do total de mata nativa de Medianeira estão dentro do território da Frimesa. A mesma se encontra entre meio a 5 comunidades vizinhas, sendo estas: Bairro Frimesa, Vila Alegria, Bairro Condá, Jardim Irene e Jardim Laranjeiras. A problemática era justamente o tráfego de pessoas dentro da mata, para trasladar entre os bairros como forma de atalho; com esta atitude, as consequências eram a depredação do ambiente natural, caça e pesca predatórias; além da invasão a uma área particular (Frimesa) sempre comprometida com a preservação do mesmo. Para minimizar estes impactos, a solução era conscientizar a população da importância quanto a preservação do local e, ao mesmo tempo, propiciar a visitação ao principais pontos históricos do munícipio, existentes dentro da mata, de forma organizada e monitorada.

9. Qual a solução encontrada? (máx. 3.000 caracteres)

As reuniões para início da conscientização da população iniciaram em 2006, mobilizando colaboradores da Frimesa e membros das 5 comunidades vizinhas, diretamente envolvidas no processo. A partir destas reuniões periódicas, que se repetiram por 3 vezes em cada bairro, culminando com ações práticas em benefício do meio ambiente, em cada local, foram assinadas as Cartas de Cooperação com o Meio Ambiente, no intuito de explicar à comunidade as ações que seriam, na sequência, desenvolvidas pela cooperativa: cercar toda a área da mata, identificar o local e potencializar a visitação aos principais pontos histórico culturais, com acompanhamento de monitores capacitados. Em concordância da Diretoria, o projeto do Parque Ambiental Frimesa, teve suas obras de terraplenagem iniciadas em 2008, após liberação da 1ª etapa de licença ambiental emitida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná); seguindo da elaboração de projetos e recebimento da licença de instalação, quando em 2009, iniciaram-se as obras efetivas do projeto. Em julho de 2011, recebemos a licença de operação e em outubro do mesmo ano, deu-se a inauguração oficial do local, para visitação da comunicade geral, sob a responsabilidade da Frimesa. O tráfego, pesca e caças diminuiu em 95% da incidência existente em 2006.

10. Descreva detalhadamente o que constitui(u) o projeto e de que forma é(foi) desenvolvido: (máx.

5.000 caracteres)

O Parque Ambiental Frimesa foi idealizado para proteger área preservada e promover a educação ambiental, o espaço está aberto a comunidade e comprova como é possível combinar produção com o respeito ao meio ambiente. O Parque está integrado à unidade industrial de carnes, em Medianeira-Paraná. Na prática, dos 70 hectares de área, 20 estão a infraestrutura industrial e 50 hectares são cobertos por floresta nativa. Por estar no perímetro urbano a área contribui para a qualidade do ar e do clima no município. 42% do total de mata nativa da cidade está dentro do território da Frimesa. Rico em biodiversidade e em aspectos históricos culturais, o Parque é mantido pela Frimesa como área de preservação permanente e local para propiciar a educação ambiental, aos diversos públicos e faixas etárias, ao ar livre, contemplando belas paisagens e levando o conhecimento e expansão dos princípios de sustentabilidade da Frimesa, concretizados neste parque. Para viabilizar a visitação ao parque, a Frimesa precisou readequar a infraestrutura com um projeto arquitetônico que envolveu a construção de uma trilha ecológica - com 916 metros de comprimento - dois portais e dois mirantes, além da reconstituição da flora com o plantio de forrageiras, flores e espécies de árvores nativas (para manutenção da mata ciliar) e exóticas. Um dos principais desafios do planejamento desse projeto foi minimizar ao máximo possível os impactos ambientais negativos. No solo do percurso batizado de “bosque “ foram realizadas limpeza para implementação das estruturas, terraplanagem e construção de murundus (curva de nível para minimizar a erosão). A reconstituição da flora envolveu o plantio de mais de 1.800 árvores nativas para a recomposição da mata ciliar.

11. Quais os resultados alcançados com o projeto? (máx. 4.000 caracteres)

O envolvimento e o interesse da comunidade, escolas, familiares e colaboradores em conhecer o Parque Ambiental, oportuniza aos monitores acompanhantes dos visitantes repassar informações e propiciar a educação ambiental. Internamente, na empresa, percebe-se que as pequenas ações, de alguns colaboradores, confirmam a absorção da importância da valorização do ambiente natural, desde a prática da coleta seletiva até ações de mudanças de hábitos. Os professores buscam o conhecimento do local com o intuito de mostrar na prática ações repassadas em sala de aula, através da interação direta com o meio ambiente; os grupos de idosos voltam suas caminhadas para o local, com o interesse em resgatar a história do município, preservada dentro da mata, na estrutura que abrigava uma mini hidrelétrica, cascata e cachoeira natural do rio que abastece o município. A comunidade circunvizinha passou a respeitar os limites do parque, propiciando a preservação da fauna e flora; os grupos de famílias, jovens, alunos de graduação e pós graduação, cada grupo diferenciado, com suas especificidades, vislumbra o ambiente natural preservado, com o intuito, expresso nos olhos, de conservar, ajudar, divulgar e principalmente, praticar os conceitos relembrados quanto à importância da preservação do meio ambiente para a perpetuação da própria espécie.

(5)

12. Quantifique em números os resultados obtidos com o projeto: (Essa questão exige ao menos

um resultado quantificado. Exemplo: 150 árvores foram plantadas; 10 kg de material reciclado; 25

crianças atendidas pelo programa ambiental; 150 animais beneficiados)

Resultado 1 - 9.684,54 toneladas de resíduos sólidos encaminhados a reciclagem, de 2003 a 2011.

Resultado 2 - 23.775 unidades de lâmpadas fluorescentes usadas encaminhadas para descontaminação e reciclagem, de 2003 a 2011.

Resultado 3 - Valor arrecadado com venda de resíduos sólidos recicláveis (2008 a 2011) R$ 1.463.751,10. Resultado 4 - Horas de treinamento visitantes desde a inauguração: 3656h26min.

Resultado 5 - Visitantes 2011/2012 trilha ecológica: 2.664.

Resultado 6 - Número de árvores nativas plantadas para recomposição área de preservação permanente: 1.800. Resultado 7 - Número de árvores exóticas plantadas para criação de bosques: 400 árvores.

Resultado 8 - Espécies de árvores contabilizadas integrantes do parque ambiental: 2.500. Resultado 9 - Número de entidade visitantes: 30.

Resultado 10 - Número de municípios: 10.

13. AUTORIZO a disponibilização de download gratuito do arquivo digital do projeto inscrito

através do site do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

1. Faça um breve histórico da organização participante e suas principais práticas de gestão

ambiental adotadas: (máx. 4.000 caracteres)

Desde a sua fundação, em 1977, a Frimesa sempre procurou oferecer o melhor a seus consumidores. Ao longo do tempo a empresa avançou na industrialização de carne suína e leite, diversificando cada vez mais seus itens e levando até o consumidor produtos saudáveis com conceitos inovadores. Com uma forte administração estratégica e objetivos claros em seu posicionamento perante o mercado, a Frimesa ganhou notoriedade. No cenário mundial está presente em mais de 20 países e dentro do mercado brasileiro ocupa posição de destaque, estando entre as maiores indústrias de alimentos do país. A Frimesa mantém junto ao SGI (Sistema de Gestão Integrada) o setor ambiental com uma equipe de profissionais responsáveis por desenvolver diversas ações de sustentabilidade para assegurar que o princípio da Frimesa de respeitar o meio ambiente praticando ações preventivas seja cumprido. Veja as principais.

Gerenciamento de recursos hídricos: acompanhamento da qualidade da água de abastecimento, emissão de outorgas. Gerenciamento dos sistemas de tratamento de efluentes líquidos; Águas de utilidades: monitoramento dos resultados das análises e encaminhamento de ações corretivas para garantia do funcionamento adequado dos sistemas da caldeira, torres, condensadores e tanques de água gelada; Gerenciamento de resíduos sólidos: treinamentos com os colaboradores para segregação dos resíduos sólidos e prática da coleta seletiva; encaminhamento dos resíduos para as empresas de reciclagem, preferencialmente licenciadas junto aos órgãos ambientais; Gerenciamento de emissões atmosféricas: monitoramento e emissões de relatórios de ensaio dos gases originados no processo de queima de biomassa das caldeiras, em todas as unidades fabris e postos de recebimento, para atendimento dos padrões legais; Educação ambiental: ações de interação ambiental junto aos colaboradores em datas comemorativas ambientais; palestras, seminários junto as escolas e entidades sobre assuntos relacionados ao meio ambiente; Auditorias ambientais: auditoria ambiental interna nos moldes de auditoria compulsória, para verificação do atendimento a requisitos legais ambientais vigentes; Parque ambiental Frimesa: área de preservação voltada à educação ambiental dos colaboradores e comunidade em geral; Laboratório: realização de analises de águas e efluentes, auxiliando o gerenciamento dos sistemas de tratamento; Gestão ambiental: elaboração de projetos, licenciamentos, relatórios para administração dos aspectos ambientais da cooperativa.

2. Quais foram os principais beneficiários das ações ambientais de sua organização?

Comunidades vizinhas Organizações comunitárias Entidades educacionais

(6)

3. Sua organização divulgou, seja em meio impresso ou internet, suas ações ambientais em

relatórios ou balanços?

Divulgou em 2009 Divulgou em 2010 Divulgou em 2011

4. Em relação à questão anterior, no caso de a divulgação ter sido feita via internet, favor colar o(s)

link(s) de acesso:

Link 1: - http://www.frimesa.com.br/br/frimesa_relatorios.php

5. Possui profissional(is) encarregado(s) de segurança, saúde e meio ambiente?

Sim

6. Possui procedimentos para redução, reutilização e reciclagem de materiais?

Sim

7. Possui um plano de redução das emissões de carbono?

Não

8. Por quais normas a organização é certificada?

Nenhuma certificação

1. Faturamento (R$) anual em 2011: (favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

1.047.665.014,00

2. Investimento (R$) em ações ambientais em 2011: (favor digitar somente o valor numérico, ex.:

"25.868,52")

1.835.164,52

3. Investimento (R$) total com o projeto inscrito no 20º Prêmio Expressão de Ecologia: (favor digitar

somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

(7)

4. Investimento (R$) com projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura em

2011: (favor digitar somente o valor numérico, ex.: "25.868,52")

0,00

5. AUTORIZO a divulgação de informações financeiras no Guia de Sustentabilidade 2013 e no site

do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

1. AUTORIZO a divulgação das imagens do projeto inscrito no Guia de Sustentabilidade 2013 e no

site do Prêmio Expressão de Ecologia?

Sim

2. Embora não seja obrigatório, você pode complementar sua inscrição enviando anexos

(documentos, jornais, revistas, fôlderes, relatórios ambientais ou de sustentabilidade, CDs, DVDs

ou qualquer material institucional sobre o projeto) pelo correio, via Sedex, para a sede da Editora

Expressão (Av. Rio Branco, 380 – 6º andar – Centro – 88.015-200 – Florianópolis–SC) até o dia 26 de

outubro de 2012. Você enviará anexos para complementar sua inscrição?

Referências

Documentos relacionados

(2004), para testar o uso de bioestimulantes a base de citocinina, giberilina e ácido indolcanóico na cultura do milho, realizaram uma pesquisa na qual os resultados

Neste contexto, os impactos ocasionados pelo uso e manejo na estrutura física do solo, vêm sendo quantificado através de diferentes propriedades físicas do solo, tais como

É possível argumentar que havia uma tendência conservadora dos governos ditatoriais que vigoraram na América Latina na segunda metade do século XX. Pregavam a

Plantio: Março (sementes), outubro e novembro (estacas) Característica botânica: Planta subarbustiva, perene.. Os ramos são

O fato da contagem total de hemócitos no experimento com o agroquímico Talcord não ter sido diferente significativamente entre o controle e os dois tratamentos onde os

Para listas de mais de 200 objetos, o desempenho no cenário A voltou a ser pior, não sendo possível concluir que a comunicação entre as máquinas do cliente e do