• Nenhum resultado encontrado

Entrevistado por Maria Augusta Silva ABRIL 2001 ENTREVISTA REALIZADA NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entrevistado por Maria Augusta Silva ABRIL 2001 ENTREVISTA REALIZADA NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

M

ALACA

C

ASTELEIRO

Entrevistado por Maria Augusta Silva

ABRIL 2001

ENTREVISTA REALIZADA NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO

DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA

Nasceu na Covilhã, em 1936. João Malaca Casteleiro,

catedrático, filólogo e presidente (à data desta

entrevista) do Instituto de Lexicologia e Lexicografia

da Academia das Ciências de Lisboa. Coordenou a

equipa que elaborou o polémico Dicionário de Língua

Portuguesa Contemporânea, o qual contou, entre

outros, com o apoio da Fundação Gulbenkian. Uma

obra em dois volumes que inscreve quatro milhões e

meio de «ocorrências»; nesse conjunto de palavras

há 240 mil vocábulos diferentes.

(2)

Foi difícil vencer alguns cânones para criar o Dicionário da

Língua Portuguesa Contemporânea?

Houve consenso sobre princípios fundamentais. A atitude da Academia é, hoje, moderada: nem de excessivo purismo, nem de excessiva permissividade. Os obstáculos maiores tiveram a ver com a dificuldade de compatibilizar horários. Ao longo de doze anos houve necessidade de vár i a s m u d a n ç a s n a e q u i p a .

Não receia que este dicionário vá gerar muita polémica?

É melhor fazer alguma coisa e agitar as águas do que não fazer nada. Haverá quem não concorde, mas a maioria, nomeadamente jornalistas, penso que aceitará as nossas propostas. Os jornalistas são os que mais labutam com as palavras, sob pressão.

Os critérios divergem. Por exemplo, rock é adotado com a grafia inglesa, mas briefing passa a brífingue. Dualidades?

Pensou-se por áreas. Na música, rock ou jazz são universais.

E os termos musicais italianos? Allegro perde uma consoante...

Estão mais próximos de nós. Alegro, eliminámos uma consoante.

E robot não é universal? Ou não se resistiu à tentação de adota r o b r a s i l e i r i s m o r o b ô ?

Robot vem do checo robota. E robota entrava bem na nossa

língua, pois obedece à morfologia do português. Mas robot chega-nos do francês e, se para bibelot adotamos bibelô (e mais exemplos há), procurámos uniformizar.

Alguém irá dizer «registo de embarque/entrada», quando todo o mundo aprendeu check-in?

(3)

Se tomássemos o exemplo de povos que confinam connosco..., os espanhóis defendem muito mais a sua língua do que nós. Trata-se, também, de uma questão de defesa da língua, último reduto da nossa identidade.

Por um lado integram-se e adequam-se estrangeirismos e galicismos, por outro fala-se de identidade de um povo. Um dicionário de compromisso?

Procurámos uma posição intermédia, defendendo e promovendo também a identidade da língua, sem excessivo purismo. Veremos qual a aceitação desta posição de compromisso. Não elaborámos o dicionário para ficar numa redoma, mas para ser útil.

Demasiadas cedências, nomeadamente no que respeita a brasileirismos e africanismos?

Apenas uma forma equilibrada de promovermos a interculturalidade. São povos que comunicam connosco em português. A língua portuguesa tem de ser capaz de servir de instrumento de comunicação entre esses povos.

A interculturalidade não terá de passar mais pelo ensino do português junto desses povos?

Creio que pela primeira vez nos estamos a envolver em Timor de uma forma plena, ao contrário do que acontece u em África . Foi pena não se ter criado um serviço cívico nacional alternativo ao serviço militar. Salvaguardámos as relações humanas e, quando vamos a África ou a Timor, não nos sentimos estrangeiros.

Mas somos estrangeiros numa E u r o p a a q u e p e r t e n c e m o s e onde ninguém se esforça por falar a língua portuguesa. Será falac i o s o d i z e r - s e q u e d u z e n t o s

(4)

m i l hões falam português?

Só no Brasil são 160 milhões. E noutros países há um grande interesse pela língua portuguesa e não apenas entre filhos 'de emigrantes. Há interesse entre homens de negócios, nos turistas. Mas não tem havido meios suficientes para corresponder a esse interesse pela língua portuguesa.

N o B r a s i l c h e g a p o r v ez e s a ser chocante não entenderem o nosso português...

O po r tu g uê s do Br a s il é m a is clássico, conserva as vogais átonas, abertas. Em Portugal comemos as vogais átonas. Há dificuldade em fazermo-nos compreender pelos brasileiros e pelos espanhóis e italianos, porque temos uma pronúncia fechada.

Fazer um dicionário é um frete?

Uma tarefa aliciante. Um dicionário é como um pu lmão . Um g r a n d e p u lm ã o q u e te m a s u a rede de artérias pelas quais a língua respira e vive.

Se Camões ou Vieira saíssem dos seus túmulos como olhariam para o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea?

Com prazer e um certo orgulho. Viam mais rica a língua que tão bem cultivaram. O progresso de um povo avalia-se igualmente pela riqueza e evolução do idioma e pela sua adequação às necessidades comunicativas.

Em nome das necessidades comunicativas não poderá subjugar-se a identidade de uma língua ao poder do

marketing?

Não se trata de subjugação. Lembre-se do slogan «Portugal é uma democracia de sucesso». Se fosse «Portugal é uma democracia de

(5)

êxito», não tinha o mesmo impacte. Quando utilizamos as palavras, fazemo-lo com uma intenção comunicativa e pragmática.

Com um mundo em permanente transformação, era inevitável levar a mudança às palavras?

As línguas são os instrumentos c o m o s q u a i s c o m u n i c a m o s , sempre sujeitos à mudança. Têm de evoluir e acolher a inovação, a que se produz no interior da própria língua e a que deriva de termos que chegam do exterior. Ao longo da sua história, a língua portuguesa esteve sempre aberta a importações, anteriores, até, às palavras latinas. Depois, foi o contacto com o mundo dos Descobrime n t o s p o r t u g u e s e s . H o je , o grosso das palavras que entram na nossa língua provém do inglês (geralmente pela via americana), mas também do francês, que continua a ter grande influência. Se não houver a preocupação de as integrar e adequar às regras morfológicas e ortográficas do português, a dada altura, em vez de um texto em português, temos um texto numa língua mista.

A ortografia não é, em si mesma, uma identidade cultural?

É uma espécie de convenção social. Tivemos épocas da história em que a mesma palavra se escrevia de muitas maneiras. No caso de Portugal e do Brasil, foi pena que, ao realizar-se a primeira reforma ortográfica em Portugal (1911), não tenha havido a preocupação de associar o Brasil a essa reforma. Se uma mudança ortográfica for no sentido de se eliminarem barreiras, porque não?

E as razões etimológicas?

(6)

Esquece-se muito a riqueza das expressões populares?

Está por fazer o grande levantamento dos regionalismos.

Já se trabalha para uma segunda edição deste dicionário?

Sim e terá mudanças e acrescentos. Por exemplo, vê-se corticeira e falta lá um significado: o de fábrica de produtos de cortiça ou de empresa que trabalha com cortiça. Um dicionário é uma obra sempre incompleta e imperfeita.

Novos projetos?

Um dicionário escolar de aprendizagem da língua, que possa estar na mão dos alunos do ensino básico e do público em geral. Um dicionário da língua portuguesa clássica (séculos XVI, XVII e XVIII). E a versão lusitana do grande dicionário produzido no Brasil por António Houaiss. Ainda um dicionário de sinónimos da língua portuguesa.

A p a l a v r a p o r t u g u e s a d e q u e mais gosta?

Amor. Amor e saudade. © MARIA AUGUSTA SILVA

NOTA ATUAL

O Professor João Malaca Casteleiro foi afastado da presidência do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia na sequência de diferendo resultante do seu envolvimento na elaboração de dicionários conformes ao novo Acordo Ortográfico.

Referências

Documentos relacionados

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea , Academia das Ciências de Lisboa, 1ª ed., Lisboa: Editorial Verbo. CUNHA, Celso e

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Assim, corrobora-se com Cavalcanti (2001, p.140), que diz que “propor problemas com números maiores cria uma situação na qual o recurso do desenho será dificultado à criança, que

Reutilizar dois parafusos de cabeça cilíndrica (7) para instalar a tampa inferior de montagem da ficha da bateria (6) com a ficha da bateria.. Não apertar totalmente os parafusos

1.000 MW (mil megawatts) no ano de 2029, para Estados que possuam ponto de suprimento de gás natural na data de publicação desta Lei, e de 1.000 MW (mil megawatts)

Não obstante, discutir o empreendedorismo nos países de língua portuguesa soa-me desde logo a um reconhecimento da existência de oportunidades de negócio e investimento

O desenvolvimento de um protocolo eficiente de duplicação cromossômica é essencial para a obtenção de plantas DH, em programas de melhoramento, uma vez que, em geral,

Enquanto nas narrativas de Burton, Bruce Wayne não possui interação com Gotham, Nolan insere a personagem em diversas situações que foram levantadas no