• Nenhum resultado encontrado

Boletim de Serviço - UFRN Nº Fls. 37. Escola de Música - EMUFRN PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC/MEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim de Serviço - UFRN Nº Fls. 37. Escola de Música - EMUFRN PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC/MEC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 37

Escola de Música - EMUFRN

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC/MEC

EDITAL Nº 11/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC BOLSA FORMAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

O Diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), no uso de suas atribuições legais e considerando a Lei Federal no 12.513/2011, a Resolução CD/FNDE no 04, de 16 de março de 2012, a Portaria no 1007/2013, torna público as normas e procedimentos para a realização do Processo Seletivo Simplificado com vistas a preenchimento de vagas e formação de cadastro de professores bolsistas para atuarem em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos no âmbito do PRONATEC BOLSA FORMAÇÃO instituídos na capital e no interior do Estado do RN, no ano de 2014.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente seleção será regida por este Edital e será executada pela EMUFRN. Os selecionados receberão bolsas e atuarão com carga horária prevista de acordo com a Lei Federal no 12.513/2011.

2. DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

2.1. Os cursos FIC destinam-se a atender uma demanda de estudantes da rede pública de ensino, que tenham minimamente a idade de 15 anos no ato da inscrição, ou que sejam trabalhadores.

2.2. Os cursos FIC na área de música têm como objetivos: a) facilitar ou promover o ingresso ou reingresso no mundo do trabalho; b) promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e atualização de profissionais; c) atender as demandas de formação artístico musical em consonância com o contexto regional, local e nacional.

3. DAS VAGAS

3.1 Está disponível 01 (uma) vaga para inscrição de professor bolsista ministrar aulas nas seguintes disciplinas/área de conhecimentos:

Vagas Disciplina/área de conhecimento 01 Percussão/bateria

3.2. O valor da remuneração será de R$ 50,00 por hora/aula ministrada.

3.3. A carga horária para cada disciplina/área de conhecimento será de até 140 horas.

3.4. De acordo com as demandas, poderão ser convocados mais candidatos aprovados do que o número previsto de vagas neste Edital.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

(2)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 38

4.1 Poderão se inscrever candidatos que estejam minimamente cursando graduação em música - percussão/bateria

4.2. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, documentos que comprovem, minimamente, matrícula na graduação em música, experiência musical na área pleiteada na inscrição, bem como em aulas coletivas/prática de conjunto, projetos sociais e prática de banda/orquestra.

4.3. Os candidatos deverão ter disponibilidade para ministrar aulas nos finais de semana, das 8h às 18h.

4.4. Os candidatos deverão estar cientes de que, uma vez aprovados, poderão ser encaminhados para qualquer um dos municípios do Rio Grande do Norte, segundo adequação administrativa;

4.5. Não poderão se inscrever servidores que sejam vinculados a outro programa de concessão de bolsa pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 05 a 07 de maio de 2014, no horário de 13 às 17h, sala da vice-direção/Pronatec, situada na Escola de Música da UFRN, no seguinte endereço: Rua Passeio dos Girassóis, s/n, Lagoa Nova, Campus Universitário. Telefone: 3342-2229.

5.2. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I); 2. Currículo comprovado;

3. Cópia do diploma de graduação em música ou declaração que comprove que o candidato é aluno regular de curso de graduação em música.

4. Cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

5. Documento comprobatório de que o candidato possui experiência musical na área pleiteada, ministrou aulas coletivas/prática de conjunto, participou de projetos sociais e prática de banda.

6. Para candidatos que já atuam como docente na rede federal de ensino: documento comprobatório de vínculo com o serviço público - cópia de contracheque recente ou declaração de vínculo funcional com carga horária de trabalho e cargo, expedida pela chefia imediata da unidade de lotação;

5.3. O candidato com deficiência, que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas, deverá requerê-lo no ato da inscrição, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas. O mesmo também deverá encaminhar justificativa à Coordenação Geral do PRONATEC-EMUFRN acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID);

5.4. Não serão aceitas inscrições incompletas, ou após a data limite estabelecida no item 5.1.

6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. A homologação das inscrições será divulgada no dia 07 de maio de 2014, no site da EMUFRN: www.musica.ufrn.br, a partir das 18 horas.

(3)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 39

6.2. Não caberá recurso para as inscrições não homologadas em função da ausência de documentação exigida, ou, pelo não cumprimento dos requisitos deste Edital.

7. DAS ATRIBUIÇÕES

7.1. Conforme Resolução CD/FNDE nº 4 de 16 de março de 2012, são atribuições do professor bolsista:

1. Elaborar plano de curso e plano de aula, bem como material didático compatível com as demandas locais;

2. Ministrar aulas e atividades didáticas; 3. Ministrar todas as aulas previstas;

4. Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia às necessidades dos estudantes;

5. Propiciar espaço de acolhimento e debate aos estudantes;

6. Avaliar continuadamente o desempenho dos estudantes e propor atividades de intervenção pedagógica, quando couber;

7. Participar de reuniões e encontros promovidos pela coordenação do PRONATEC EMUFRN.

8. DO PROCESSO SELETIVO

8.1. O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção (CS) designada pela Direção da EMUFRN, composta por membros do quadro docente da EMUFRN, e constará de fase eliminatória e fase classificatória.

8.2. A fase eliminatória constará de prova didática. 8.3. A fase classificatória constará de prova de títulos.

8.4. As provas serão realizadas na sede da Escola de Música da UFRN, localizada no Campus Universitário, Rua Passeio dos Girassóis, s/n - Lagoa Nova - Natal/RN.

9. DA REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

9.1. As provas serão realizadas no dia 08 de maio de 2014.

9.2. O local, data e hora das provas serão divulgados no dia 07 de maio de 2014, no site da EMUFRN, a partir das 18 horas.

10. DA PROVA DIDÁTICA

10.1. A prova didática destina-se a avaliar o candidato quanto ao domínio de conteúdo e adequação de abordagem metodológica, consistindo em aula a ser ministrada perante a Comissão de Seleção (CS).

10.2. A prova didática, para cada área de conhecimento/disciplina constará de aula expositiva, conforme programa definido no Anexo III deste Edital.

10.3. A CS atribuirá a cada candidato uma nota final classificatória (NFC), de acordo com a fórmula abaixo, em que PD é a nota final da prova didática e PT, a nota final da prova de títulos: NFC = 0,7 . PD + 0,3 . PT.

(4)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 40

10.4. A CS atribuirá nota 10,0 (DEZ) à prova de títulos do candidato que obtiver o maior número de pontos, atribuindo aos demais candidatos, notas diretamente proporcionais à da melhor prova.

10.5. Os candidatos serão classificados na ordem decrescente de NFC.

10.6. A CS atribuirá à prova didática nota de 0,0 (ZERO) a 10,0 (DEZ), sendo eliminado o candidato que obtiver NFC inferior a 7,0 (SETE).

10.7. Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes. 10.8. O plano de aula é item obrigatório da prova didática, devendo o candidato entregar uma cópia a cada examinador, antes do início da prova, sob pena de eliminação do processo seletivo.

10.9. Os candidatos poderão ser submetidos à arguição, não sendo permitida réplica.

11. DA PROVA DE TÍTULOS

11.1. Aos candidatos aprovados na prova didática, a CS atribuirá pontos aos títulos e à produção intelectual, constantes no currículo lattes, para o estabelecimento da nota final da prova de títulos.

11.2. A atribuição de pontos aos títulos e à produção intelectual será feita segundo os parâmetros do Anexo II.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1. No caso de empate será realizada uma avaliação dos candidatos com base nos critérios abaixo descritos, considerando a ordem de prioridade:

I . Maior titulação;

II. Maior tempo de docência (comprovado);

III. Maior tempo de experiência profissional na área (comprovado); IV. Maior idade.

13. DO RESULTADO

13.1. O resultado será divulgado no dia 09 de maio 2014 no site da EMUFRN: www.musica.ufrn.br a partir das 18 horas.

13.2 O resultado gerará uma ordem classificatória dos candidatos tornando aptos todos os classificados, não gerando, todavia, obrigatoriedade de contratação dos mesmos pela EMUFRN.

13.3. A contratação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação apresentada, e serão convocados de acordo com a demanda de realização de curso deste edital, podendo ser realizada a qualquer tempo, durante o período dos cursos, com antecedência de dois dias úteis, sendo que sua recusa ou ausência de manifestação ensejará a imediata chamada do próximo classificado e realocação do anterior para o final da lista.

13.4. O candidato selecionado deverá assinar o TERMO DE COMPROMISSO, antes do início das suas atividades.

(5)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 41

14. DOS RECURSOS

14.1 O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo deverá fazê-lo até 24 (vinte e quatro horas) contadas a partir da divulgação do resultado, formalizando o pleito por escrito na secretaria administrativa da EMUFRN, mediante preenchimento de requerimento, conforme modelo do anexo IV deste edital.

14.2. O candidato deverá consultar a EMUFRN no dia e horário a ser definido no parecer da CS sobre os recursos impetrados.

14.3. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso ou recurso de recurso. 15. DA CONTRATAÇÃO

15.1. A contratação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação apresentada como resultado final desta chamada pública.

15.2. A convocação para contratação estará vinculada às demandas da EMUFRN, que incide no fechamento de turmas e quadro de vagas disponíveis neste Edital.

15.3. Fica a critério da instituição, convocar os próximos candidatos classificados para cada cargo, conforme necessidade de ampliação de vagas.

15.4. Fica a critério da instituição, ampliar ou reduzir a carga horária do bolsista, de acordo com as necessidades do PRONATEC.

15.5. No caso dos bolsistas que não possuem vínculo efetivo com a Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, o valor total a ser recebido sofrerá desconto das obrigações tributárias e contributivas (INSS, ISS e IR), cabíveis.

15.6. A permanência do bolsista no PRONATEC da EMUFRN estará sujeita à avaliação de desempenho didático-pedagógico realizado pela coordenação do Programa.

15.7. O afastamento do bolsista das atividades para as quais foi selecionado implica no imediato cancelamento da bolsa.

16. DA VALIDADE

16.1. O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade de um ano a contar da data de publicação do resultado final deste Edital podendo ser prorrogado por igual período a critério da EMUFRN.

17. DO PERÍODO DAS ATIVIDADES LETIVAS

17.1. As atividades letivas estão previstas para inicio imediato, maio de 2014, com data a ser confirmada pela Coordenação Geral do PRONATEC da EMUFRN.

17.2. O cronograma dos horários e a distribuição da carga horária nos cursos serão definidos pela Coordenação do PRONATEC/EMUFRN, cabendo ao bolsista acatar integralmente essas definições sobre pena de desligamento da bolsa.

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar os resultados e demais publicações referentes a este Edital.

18.2. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação Geral do PRONATEC EMUFRN, ouvido às Comissões de Seleção.

(6)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 42

Natal, 02 de maio de 2014. (a) Zilmar Rodrigues de Souza - Diretor

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO No. ________ IDENTIFICAÇÃO PESSOAL/FORMAÇÃO Nome:_____________________________________________________________ Data de nascimento:_____ /_____ /_______ CPF:_______________________ RG:_____________Órgãoexpedidor:_______Formação/Titulação_____________ ENDEREÇO Rua: ______________________________________________________ No. ___________

Complemento: _________ Bairro: ____________________________Cep: _____________

Telefone: _____________Celular: _______________ E-mail: ____________________________________

DADOS PROFISSIONAIS

Instituição/Empresa:________________________________Cargo:____________ ________ Matrícula:__________________CH semanal de trabalho: ____________________ Dias de trabalho: _____________________________________________ DADOS DA INSCRIÇÃO: Disciplina/área de conhecimento: _________________________ Natal, ____de __________ de 2014. ________________________________ Assinatura do candidato ANEXO II AFERIÇÃO DE TÍTULOS

Item Descrição Pontuação Classificação 1 Titulação (Técnico, Graduação,

Especialista, Mestre ou Doutor)

01, 02, 05, 10, 15 respectivamente por titulação (não acumuláveis).

(7)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 43

2 Exercício de docência em projetos sociais

2 (dois) pontos por semestre de docência em área específica do concurso (máximo 08 pontos).

3 Exercício de docência em prática instrumental no Pronatec.

5 (cinco) pontos por semestre de docência em área correlata.

4 Exercício de docência em linguagem

e estruturação e percepção musical no Pronatec.

5 (cinco) pontos por semestre de docência em área correlata.

5 Exercício de monitoria (cursos e projetos de extensão e disciplinas de graduação)

1 (um) ponto por semestre de docência em área específica do concurso (máximo 04 pontos). __________________________ 0,5 (meio) ponto por semestre de docência em área correlata (máximo 02 pontos).

6 Experiência profissional na área específica do concurso (participação como ministrante em cursos, máster classes, oficinas, festivais etc.).

3 (três) pontos por evento na área específica do concurso por ano (máximo de 30 pontos).

PROGRAMA DAS PROVAS DIDÁTICAS ANEXO III

A prova didática será distribuída em duas etapas:

I) Execução de uma peça de livre escolha, com duração de até 10 minutos, representativa do repertório do instrumento e que demonstre aspectos técnicos contrastantes.

II) Aula expositiva, com duração de até 20 minutos, baseada em uma peça musical de livre escolha, abordando os seguintes aspectos:

a) linguagem e estruturação musical: leitura rítmica e percepção, análise formal, análise fraseológica, análise motívico-temática.

b) aspecto técnico do instrumento

Obs. No momento da prova os candidatos deverão apresentar à banca avaliadora: 1) plano de aula;

2) duas cópias da partitura da obra a ser executada; 3) duas cópias da partitura referente à aula expositiva. ANEXO IV REQUERIMENTO/RECURSO Identificação

(8)

Boletim de Serviço - UFRN Nº082 07.05.2014 Fls. 44 Nome:_____________________________________________________________ No de inscrição:___________Telefone: _______________Celular: ___________________ E-mail: _____________________________________________________ Detalhamento do recurso/justificativa Telefone: 3342-2228 – R-106 Editores:

José Aribério Tavares Julliane Michelle Freire de Almeida

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de