• Nenhum resultado encontrado

Editorial. Na área de formação o CISM acolheu estudantes, médicos, residentes, e especialistas de saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editorial. Na área de formação o CISM acolheu estudantes, médicos, residentes, e especialistas de saúde"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Editorial

O presente Boletim Informativo corresponde à 25a edição e reporta as actividades que tiveram lugar entre os meses de Março e Junho de 2016. Agrade-cemos a todos colaboradores, parceiros e financia-dores que tem contribuído para a realização e al-cance das metas das actividades nele reportadas. Na área de pesquisa o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça/Fundação Manhiça em colabo-ração com o Instituto de Saúde Global de Barce-lona publicaram no presente ano 37 artigos cien-tíficos. Encontram-se em curso vários estudos nas diferentes áreas de pesquisa (Malária, Tubercu-lose, HIV/SIDA, Diarreias, Infecções respiratórias, Saúde Materno e Reprodutiva e Ciências Sociais). Na área de formação o CISM acolheu estudan-tes, médicos, residenestudan-tes, e especialistas de saúde

de diversas instituições académicas e de pesquisa nomeadamente Faculdade de Medicina da Univer-sidade Eduardo Mondlane, Hospital Materno In-fantil da Unidade de Barcelona, Hospital Sant Joan de Deus, Universidade de Califórnia em San Diego. Os destaques neste boletim são para realização do Simpósio anual em Saúde Global da Funda-ção Manhiça com realce a homenagem ao Dr Pascoal Mocumbi, o Encontro estratégico entre o CISM e o Instituto de Saúde GLOBAL de Bar-celona/Centro de Investigação em Epidemiolo-gia Ambiental (CREAL), as Celebrações dos dias mundiais de luta contra a Malária e Tuberculo-se e as visitas do ConTuberculo-selho de Administração da FDC, do Presidente da Fundação Manhiça e da Administradora do Distrito da Manhiça.

(3)

Simpósio em Saúde Global

da Fundação Manhiça

Decorreu em Maputo um Simpósio em saúde global

organi-zado pela Fundação Manhiça, que tinha como objectivo

prin-cipal debater sobre os desafios e oportunidades de sinergia

das Instituições de Investigação em Saúde em África para a

concretização dos objectivos de Desenvolvimento

Sustentá-vel.

(4)

Simpósio anual em Saúde Global da Fundação Manhiça

No contexto das comemorações do 20o aniversário da criação do Centro de Investigação e Saúde de Manhi-ça (CISM), a Fundação ManhiManhi-ça organizou, no dia 8 de Março, o Simpósio em Saúde Global para reflectir so-bre os desafios para a realização e desenvolvimento da pesquisa em saúde no continente Africano com vista a melhorar o bem-estar das populações mais vulnerá-veis.

O Simpósio tinha como objectivo principal debater sobre

os desafios e oportunidades de sinergia das Insti-tuições de Investigação em Saúde em África para a concretização dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Simpósio contou com a participação de Directo-res de Centros de Investigação em Saúde em África, parceiros internacionais chaves, pesquisadores, au-toridades, o sector privado, a academia e a socieda-de civil.

Primeira sessão

Painel de debate

O Simpósio decorreu em 3 sessões de deba-te. A Sessão de abertura foi moderada pelo Dr. Eusébio Macete e teve como oradores, nomeadamente, o Prof. Dr. Mohsin Sidat, Dra Ariadna Bardolet, Excia Sr. Alvaro Alabart e o Dr. Francisco Mbofana.

Sessão de abertura

Dr Eusébio Macete

Director do CISM Presidente do Conselho deProf Mohsin Sidat Administração da Fundação

Manhiça

Ariadna Bardolet

Directora de Programas Internacionais, Espanha

S. Excia. Alvaro Alabart

Embaixador de Espanha em Moçambique

Dr Francisco Mbofana

Director Nacional de Saúde Pública, Ministério da Saúde

Prof Michael Makanga

Director Executivo da EDCTP

(5)

Sessão 1: Logros de instituições de

pesquisa Africanas

A primeira sessão contou com a moderação do Dr. Inácio Mandomando e da Dra. Khátia Munguambe. Teve como oradores, nomeadamente, Dra. Clara Me-néndez, Prof Stephen Tollman. O painel de discussão era composto por Prof Innocent Valea, Dr. Betuel Si-gaúque, Dr. Eduardo Samo Gudo e Dr. Miguel Brito.

Dr Inácio Mandomando

Director Adjunto Científico do CISM Dra. Khátia MunguambeInvestigadora do CISM Directora da Iniciativa de SaúdeDra. Clara Menéndez Materno, Infantil e

Reproductiva, ISGlobal

Prof Stephen Tollman

INDEPTH Network. Director, Agincourt, Escola de Saúde

Pública

Dr. Betuel Sigaúque

Investigador do CISM

Dr. Eduardo Samo Gudo

Instituto Nacional de Saúde, INS

Sessão 2: Oportunidades e novas

abordagens para o futuro da

investigação em África

A segunda sessão foi moderada por Dr Martim Men-gel e pela Dra Esperança Sevene. A sessão teve como oradores o Dr Ilesh Jani e o Dr Antoni Plasència. O painel de discussão era composto por Prof Joel das Neves Tembe, Prof João Salavessa e o Dr. Quique Bassat.

Painel de debate

Depois da abertura oficial do simpósio, seguiu a sessão inaugural, proferida pelo Dr. Michael Makanga, Direc-tor Executivo da Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP) que falou da promoção de capacidades sustentáveis de pesquisa em África onde foi destacado a im-portância de desenvolver capacidades locais com habilidades de resolver problemas locais/regionais/globais. Depois da sessão inaugural, seguiram as apresentações nos três blocos de sessões descritas a continuação:

Esta sessão decorreu em apresentações em forma de “Keynote speech” sobre a contribuição das ins-tituições de pesquisa no alcance das metas de mi-lénio. Aqui destacaram-se os progressos no cumpri-mento dos MDGs(Millennium Development Goals); bem como as novas oportunidades de financiamen-to que surgiram durante o período que duraram os MDGs; e por outro lado foi referido o aumento de número de centros de pesquisa em África que

tem crescido graças ao espírito de melhorar as ca-pacidades de pesquisa em África. Como desafios para os centros de pesquisa fica a necessidade de melhorar a translação dos conhecimentos gerados para implementação em políticas; bem como criar melhores parcerias para coordenar e potenciar os esforços de modo a responder a agenda não con-cluída das metas de desenvolvimento sustentável.

Como parte de apresentação introdutória deste bloco de sessão o Dr. Antoni Plasència fez uma resenha de um exemplo de parceria efectiva em saúde global dan-do como exemplo a parceria entre o Instituto de Saú-de Global Saú-de Barcelona (ISGLOBAL) e o CISM/Fundação Manhiça, e explicando o funcionamento de governação

e colaboração que permitiu colocar ambas ins-tituições nos patamares mais altos da investiga-ção científica a nível internacional. Nesta apre-sentação foi também abordada a importância de alinhar as estratégias entre as instituições parceiras identificando e partilhando

neces-Dr. Miguel Brito

Representante do Centro de Investigação em Saúde

(6)

Sessão de encerramento

5

Sessão 3

Por sua vez, a terceira sessão discutiu o tema “os de-safios de sustentabilidade e modelos de financia-mento para colmatar as lacunas de financiafinancia-mento”. Foi moderada pela Dra Núria Casamitjana (Directora de Formação do ISGlobal). Como oradores a sessão contou com o Representante do Fundo Nacional de Investigação e com o Dr Tomáz Salomão (Presiden-te do Conselho de Administração do Standard Bank).

Painel de debate

sidades e objectivos comuns. Tomando como base esta experiência de parceria foram também abordados alguns desafios importantes nas colaborações entre autoridades de saúde principalmente na tomada de decisões; colabo-rações com universidades que jogam um papel importan-te na formação; necessidade de adoptar novos modelos

desde fazedores a praticantes, interligando a ciência as acções de políticas de saúde. Por outro lado o Dr. Ilesh Jani falou do papel dos Institutos Nacionais de Saúde Pública como órgão regulador e coordenador da pesquisa nos países.

Como “keynote speach” introdutório, a representante do Fundo Nacional para Investigação de Moçambique, Enga. Dirce Madeira, teceu o esforço que o governo através de Ministério de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior tem vindo a fazer para promover a investi-gação científica e desenvolvimento tecnológico atra-vés de convocatórias periódicas. A iniciativa do FNI, desde a sua concepção em 2005 tem vindo a registar um crescimento continuo em termos de número de propostas submetidas nas 10 áreas estratégicas, com destaque a área da saúde que constitui a segunda área mais financiada com 16% depois da agricultura (48%). Estes financiamentos tem até certo ponto contribuí-do para geração de evidências de peso de diferentes doenças no país, dados importantes para tomada de decisões especificas.

O segundo ponente, o Dr. Tomáz Salomão, fa-lou da sua experiencia na vida política incluindo a

passagem pela SADC, destacando a necessidade de definir bem as prioridades, sob o risco de se minimizar algumas áreas prioritárias como exem-plo saúde, educação, água, transportes, quando os problemas são tantos. Destacou a necessidade de engajar as parcerias público-privadas no financia-mento da pesquisa mostrando-lhes evidências do impacto que a pesquisa pode ter para as empresas privadas. Utilizou o caso da Manhiça como exem-plo no controlo da malária, e como as evidências geradas pelo CISM podem contribuir na redução da malária e consequentemente no aumento da produção das açucareiras de Xinavane e Maragra e na melhoria do bem estar dos seus trabalhado-res, contribuindo assim para o desenvolvimento da região. Estes factores segundo Tomáz Salomão podem servir de alicerce para uma aposta no fi-nanciamento da pesquisa pelo sector privado.

A sessão de encerramento contou com a modera-ção do Dr Eusébio Macete e do Prof Mohsin Sidat e teve como oradores, o Prof Pedro Alonso, Prof Michael Makanga e S. Excia. Dra. Nazira Abdula (Ministra da Saúde e Representante do Governo).

De referir que durante o Simpósio foi homena-geado o Dr Pascoal Mocumbi pela dedicação e envolvimento que este teve na criação do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça. O acto da homenagem foi dirigido por Sua

Ex-Sessão de encerramento

Dr Martim Mengel

Líder do Programa – Doenças entéricas, Agência de Saúde Preventiva de Paris, França

Dra Esperança Sevene

Investigadora do CISM, Faculdade de Medicina-UEM

Dr Ilesh Jani

Director, Instituto Nacional de Saúde, INS

Prof João Salavessa

Director Científico, UniLúrio

Prof Joel das Neves Tembe

Director dos Arquivos Históricos, UEM

Dr Quique Bassat

Investigador ISGLOBAL/CISM Director Geral, Instituto deDr Antoni Plasència Saúde Global de Barcelona,

Espanha

Dra Julie Cliff

Docente e Investigadora da UEM e membro do CCEFM

(7)

Encontro estratégico entre o CISM e o ISGLOBAL/CREAL

Teve lugar um encontro estratégico que reuniu a di-recção, Investigadores, Gestores e técnicos do Cen-tro de Investigação em Saúde de Manhiça, do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e o Centro de Investigação em Epidemiologia ambiental (CREAL) nos dias 4 e 5 de Março em Maragra no distrito da Manhi-ça.

Um dos principais objectivos do encontro foi partilha e discussão das agendas científicas dos 3 Centros para impulsionar as sinergias entre o CISM e a parceria es-panhola. Esta foi a primeira vez em que o CREAL, que efectivará sua junção com o ISGlobal em Junho deste ano, participa no encontro científico com o CISM.

O encontro reuniu cerca de 50 investigadores, que fizeram breves apresentações descrevendo os ac-tuais planos estratégicos de cada Centro e dando conta de suas realizações ao longo dos últimos três anos. De seguida à sessão introdutória, os investi-gadores principais de cada centro apresentaram os desafios e futuras prespectivas de suas respectivas áreas de trabalho.

As áreas de pesquisa discutidas durante os dois dias foram Malária, HIV/SIDA, Tuberculose, Resistência antibiótica, Saúde Materno-Infantil e reprodutiva e a Exposição à quimicos e a Poluição do ar. cia. Joaquim Chissano (Antigo Presidente da

Re-pública) que congratulou o CISM, e agradeceu à Fundação por ter lhe endereçado o convite para participar deste evento. E frisou que esta-va certo de que os resultados obtidos deste se-minário serão muito importantes para o país. Durante sua intervenção, o antigo Presidente con-tou a história do inicio da Investigação em Mo-çambique: “Naquele tempo parecia que investir na investigação era perda de dinheiro. Quando vi-sitamos o Japão, o segredo foi apresentado, o se-gredo da investigação. E aí tivemos a ideia de criar

um órgão para coordenar a investigação no país, para que o Governo e a Sociedade civil falasse sobre este assunto, e o sector da saúde era a prioridade.” O Antigo presidente dedicou

parte da sua intervenção descrevendo a trajec-tória do Dr Pascoal Mocumbi, como cidadão, técnico, político entre outros aspectos da sua vida e obra.

Houve também momentos solenes e culturais, trazidos pelo grupo coral do CISM e pela Sónia Mocumbi que abrilhantou os presentes com um música clássica, foi lindo.

(8)
(9)

Inciativa para a eliminação da Malária

Está a decorrer no distrito de Magude a fase piloto da Iniciativa para a Eliminação da Malária no Sul de Mo-çambique (IEMa) que consiste na geração de evidências que permitiriam guiar aos tomadores de decisão na elaboração de estratégias de eliminação custo-eficazes para a região e posteriormente para o país. Entre Mar-ço e Maio de 2016 estiveram a decorrer diferentes estudos e/ou actividades no âmbito da Iniciativa de entre as quais destacamos:

Estão a decorrer desde princípios de Maio em Magude e na Ma-nhiça os estudos X-MAG (Cross Magude) e X-MAL (Cross Manhi-ça), que têm como objectivo medir a prevalência de infecções de malária a nível comunitário.

Aproximadamente 60% da amostra necessária para terminar o estudo já foi colhida. Resultados preliminares indicam uma preva-lência de 6% (44 casos de malária) na Manhiça e 1% (13 casos de malária) em Magude.

Pela primeira vez no Centro está-se a usar o sistema electrónico de colheita de dados ‘’Redcap’’ (Research Electronic Data

Captu-Estudos de Seguimento (Cross)

Entomologia

A entomologia no CISM é uma área muito jovem que nasceu no âmbito da IEMa. Tem como objectivo o planifi-cação guia, a implementação, a monitoria e a avaliação de medidas de controlo vectorial. Nesta área estiveram a decorrer três estudos:

Com o objectivo de determinar os principais vectores e monitorar continua-mente a intensidade de transmissão da malária no distrito de Magude, assim como medir a variação da distribuição sazonal e espacial nos vectores da ma-lária.

Vigilância entomológica para calcular a Taxa de Inoculação Ento-mológica

Tem como principais objectivos: avaliar o estado da susceptibilidade aos in-secticidas nos vectores de malária, quantificar a intensidade da resistência; e determinar o nível de variação da resistência e sua intensidade ao longo do espaço e tempo.

As principais actividades envolvidas neste estudo são a captura manual no interior das casas nas manhãs; criação da primeira geração dos mosquitos no insectario e testes de resistência com tubos da OMS.

Resistência aos insecticidas nos mosquitos Anopheles dos distritos de Manhiça e Magude

(10)

Consiste em avaliar a eficácia das ferramentas de controlo (Pulverização Intra Domiciliaria, PIDOM e Redes Mosquitei-ras Tratadas com Insecticida de Longa Duração, REMILDs). Iniciou durante este período, a segunda fase do estudo que consiste na avaliação das redes mosquiteiras distribuídas pelo PNCM na campanha massiva de 2014.

Avaliação da eficácia das ferramentas de controle do mosquito vector da malária no distrito de Magude

Destacar que no mês de Março finalizou o apetrechamento do insectario onde os vectores da malária (mos-quitos do género Anopheles) são mantidos e criados sob condições necessárias a sua sobrevivência.

Notificação semanal de dados de malária na comunidade

O CISM, em parceria com os Serviços Distritais de Saúde Mulher e Acção Social (SDSMAS) do Distri-to de Magude, realizou entre os dias 29 de Feve-reiro e 01 de Março de 2016, um treinamento para os 27 Agentes Polivalentes Elementares (APEs) des-te Distrito, para implementação de Sisdes-tema Rápido

de Notificação de dados de malária reportados nas comunidades.

Este sistema permite que os APEs notifiquem se-manalmente aos supervisores da área de saúde, todos os casos de malária diagnosticados e trata-dos na comunidade, usando celulares adquiritrata-dos no âmbito da Iniciativa para a Eliminação da Malá-ria (IEMa), implementada pelo CISM. Este sistema permitirá que as equipas dos SDSMAS e da IEMa observem e analisem em tempo real a tendência de casos de malária no Distrito de Magude.

A sessão de abertura do treinamento foi dirigida pelo respectivo Director dos SDSMAS, Sr. Milagre Macheieie e contou com a participação da Médi-ca-Chefe Distrital, Dra. Helga Guambe e de 7 Su-pervisores do APEs com a facilitação dos técnicos do CISM.

Avaliação das redes mosquiteiras após 2 anos da sua distribuição

Insectário onde são realizados estudos de

entomologia Laboratório onde são feitos os ensaios de susceptibilidade Laboratório onde são conserva-das as amostras

Participantes da formação, durante exercício prático de digita-ção de dados

(11)

Celebrações do dia mundial de luta contra a Malária

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Malária, 25 de Abril de 2016, tiveram lugar vá-rios eventos comemorativos que contaram com a participação activa do CISM através da equipa da IEMa. A participação foi, a nível nacional, provincial e local. Este ano as celebrações decorreram sob o lema: “Para o bem de todos nós, vamos acabar com a malária”.

As cerimónias centrais de comemoração do Dia Mundial de Luta contra a malária tiveram lugar na província de Nampula, e foram dirigidas pela Mi-nistra de Saúde, Dra. Nazira Abdula. O evento foi organizado pela Direcção Provincial de Saúde de Nampula em estreita colaboração com o PNCM e seus parceiros , dentre os quais se encontra o CISM. Na sua intervenção a Ministra destacou que hou-ve um aumento de 6% de casos de malária res-peito ao mesmo período em 2015 mas uma re-dução no que diz respeito aos óbitos. Em 2015, foram registados 6.4 milhões de casos e 2.465 óbitos por malária em Moçambique. Comparados com os dados de 2014, estes números mostram

um aumento de 6% de casos e uma redução de 24% de óbitos por malária.

Anunciou também, que no contexto da nova aborda-gem de cobertura universal, terá lugar em Nampula, o lançamento da Campanha Nacional de Distribuição de Redes Mosquiteiras em todo o país.

O Centro esteve representado por Sónia Mocumbi, Res-ponsável de Advocacia e Relações Institucionais.

As cerimónias à nível provincial tiveram lugar no Distrito de Marracuene e foram dirigidas pelo Di-rector Provincial de Saúde, Dr. Alcido Gimo, com a participação de líderes distritais e locais, bem como parceiros de controlo da malária na provín-cia, assim como alguns meios de comunicação. No seu discurso o Director Provincial de Saú-de elogiou o trabalho que está a ser feito pelo CISM no Distrito de Magude; sublinhou que o país está comprometido com a estratégia

A nivel central

global e com os esforços regionais e sub-regionais para eliminar a malária em África.

O Centro esteve representado pelo Dr. Francisco Saú-te, Director da Iniciativa da Eliminação da Malária, que pretendia estabelecer os primeiros contactos com as autoridades do distrito de Marracuene, pois Marracue-ne, Manhiça e Moamba serão os três próximos distritos visados para a expansão, no contexto do Projecto Piloto da Iniciativa para a Eliminação da Malária.

A Nível distrital

Por sua vez as cerimónias no Distrito de Magude, organizadas pelos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, tiveram lugar no Posto Administrativo de Motaze e foram dirigidas pelo Director Dis-trital de Saúde Mulher e Acção Social (SDSMAS), Milagre Macheieie. Durante o evento aproveitou-se falar dos esforços que se estão a re-alizar no distrito para lutar contra a malária, informou-se a população de que esses esforços estão a dar os seus frutos já que os números indicam uma diminuição acentuada dos casos de malária de 92%, res-peito ao mesmo período do ano passado no distrito e no Centro de Saúde de Motaze em concreto. Em Magude no 1º trimestre de 2015 foram registados 3600 contra 286 casos no 1º trimestre de 2016; e no Centro de Saúde de Motaze foram registados no mesmo período 583 contra 47 casos de malária.

As autoridades presentes assim como os seus parceiros, aproveitaram

Nampula, Reverendo Dom Dinis Matsomo e S. Excia Ministra da Saúde, visitam a Feira

Motaze, Director dos SDSMAS durante a sua intervenção

a ocasião para agradecer a população pela sua colaboração, e apelar para que continuem a cooperar na luta contra a malária, usando devidamente as ferramentas existentes e colaborar no âmbito do projecto piloto de eliminação da malária, levado a cabo pelo CISM.

(12)

Celebrações do dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Foi comemorado a 24 de Março o dia mundial da luta contra a tuberculose no Município da Vila da Manhiça, Bairro Mulemb-ja, com o lema “Unidos para acabar com a TB”.

O evento contou com a presença da equipe do Governo Distri-tal da Manhiça, parceiros, convidados, membros do Governo Provincial e populares.

A convite do SDSMAS o CISM esteve representado pela equi-pe da área de equi-pesquisa em tuberculose, que encarregou-se de explicar a população sobre as actividades desenvolvidas pelo CISM, especificamente na área de pesquisa em tuberculose com vista a reduzir e eliminar o elevado índice da doença que se verifica no distrito da Manhiça.

A feira do dia mundial da luta contra a tuberculose con-tou com várias outras actividades como peças teatrais edu-cativas, cânticos de grupos corais, danças tradicionais, do-ação de sangue, rastreio de TB, saúde oral e gastronomia tradicional, todas realizadas com vista a conciencializar

a população para a prevenção não só da tuberculose mas também de várias outras doenças comumente neglicenciadas. O comité de honra também interviu no evento partilhando com a comunidade o seu conhecimento sobre a TB e testando também o grau de percepção da comuni-dade.

Ainda neste evento, foi lançada oficial-mente pelo representante do Governador da Provincia de Maputo a figura do Ofi-cial da Tosse, figura esta que tem como propósito identificar pessoas com poten-ciais sintomas de tuberculose nas unida-des sanitárias, de modo a tratar atempa-damente se a suspeita for confirmada.

11 Por ocasião do dia 18 de Maio, o CISM

re-cebeu o convite do Conselho Municipal da Vila distrital de Manhiça para participar nas festividades alusivas ao aniversário que se assinala neste dia.

O evento iniciou com uma cerimónia de deposição de corôa de flores no monu-mento dos heróis moçambicanos, na vila do Distrito, seguida de uma marcha públi-ca com destino ao lopúbli-cal das festividades. Tal como em edições anteriores, teve lugar uma feira de exposição de produtos e ser-viços produzidos no distrito da Manhiça. O Centro esteve representado pela Equi-pa de formação e comunicação e do labo-ratório, que contou com a participação do CISM na qual expôs suas actividades de investigação nas várias áreas prioritárias

Participação do CISM nas comemorações do dia da Vila de Manhiça

de saúde pública. De referir que nestas celebrações destacaram--se as comemorações dos 20 anos do Centro.

(13)

Visitas ao CISM

O CISM recebeu nos meses Abril e Maio as visitas do Director do Instituto de

Hi-giene de Medicina Tropical de Lisboa (13.04), do Conselho de Administração da

FDC (18.04), da Administradora do Distrito da Manhiça (25.05) e do Presidente da

Fundação Manhiça (26.05).

As visitas tinham como objectivo conhecer o CISM e as actividades de pesquisa

em Saúde nele desenvolvidas. E tiveram a oportunidade de visitar as instalações

do Centro nomedamente, o Departamento de Demografia, o Centro de Dados, o

Laboratório e o Hospital Distrital da Manhiça, acompanhados pelos responsáveis

pelos departamentos e pela Direção do Centro.

(14)

Na ocasião da visita ao Centro, o Director do Instituto de Higiene de Medicina Tropical de Lisboa, Prof Doutor Paulo Ferrinho, proferiu uma Sessão Científica sobre o funcionamento da Medicina Tropical nas Áreas de pes-quisa.

De referir que o Instituto de Higiene e Medicina Tropi-cal (IHMT) é uma Unidade Orgânica da Universidade NOVA de Lisboa que visa o desenvolvimento do co-nhecimento científico dos problemas de saúde ligados ao meio tropical e intertropical.

13 de Abril

Durante a visita o Conselho de Administração da Funda-ção para o Desenvolvimento da Comunidade esteve re-presentado pela Sra. Graça Machel (Presidente da FDC), Dom Dinis Sengulane, Dr Eneas Comiche, Eng. Júlio Car-rilho, Dra Zélia Menete (Directora Executiva) e outros colaboradores da FDC.

Na ocasião a Presidente da FDC agradeceu o Centro e deixou as seguintes palavras: “Como vos vejo hoje quero

dizer-lhes obrigado pela vossa dedicação, muito obriga-do continuem a ser o modelo que o país precisa, quem aposta no conhecimento tem na mão o futuro.

A FDC vai pensar numa forma criativa de mobilizar os parceiros nacionais a apoiarem o CISM.”

Para além de visitar o Centro, a Administradora do Dis-trito da Manhiça, Exma. Sra. Cristina Mafumo, efec-tuou uma visita ao campo, concretamente ao Bairro de Ribangua no Distrito da Manhiça, acompanhada pelo Director do Centro e pelo Responsável pelo Departa-mento de Demografia (Sr. Charfudin Sacoor).

Durante a visita a Administradora deixou as seguin-tes palavras: Saudar o que o CISM faz elevando o bom

nome do distrito a nível nacional e internacional. Po-liticamente, o nosso cartão de visita é ter o CISM na Manhiça. Alguns dos pontos aqui apresentados fazem parte do programa do Governo. “

Na ocasião da visita, o recém eleito Presidente da Fundação Manhiça, Dr. Leonardo Simão, agradeceu pela eleição ao cargo e deixou as seguintes palavras:

“Saudar as apresentações feitas sobre as actividades de pesquisa, projecto de Eliminação da Malária e do Cen-tro no geral; Fico satisfeito por ver que são uma equipa jovem e multidisciplinar, isso ajuda a compreender os desafios que o país tem. Pediram me para juntar-me a vós para dar vos apoio moral e ajudar a seguirem em frente. Encorajar que não fiquem a espera que venha, convidem-me, darei o apoio dentro do possível, mais uma vez muito obrigado”.

18 de Abril

25 de Maio

26 de Maio

Visita do Director do IHSM

Visita do Conselho de Administração da FDC

Visita da Administradora do Distrito da Manhiça

(15)

Visita da GAVI Alliance

No dia 15 de Março, uma delegação representante da GAVI Alliance visitou o CISM. A visita, que se enquadra-va no âmbito da aenquadra-valiação do financiamento completo da GAVI ao país, tinha como principal objectivo acompanhar a efectividade e impacto da vacina PCV10.

De inicio a delegação visitou o campo para inteirar-se das actividades desenvolvidas pelo Departamento de Demo-grafia do CISM e esteve acompanhada pelo responsável de Demografia. De seguida a delegação fez uma breve vi-sita ao Hospital Distrital da Manhiça, acompanhada pelo responsável de Clínica do Centro (Dr. Hélio Mucavele) que fez uma breve apresentação sobre o recrutamento de ca-sos PCV10 naquele hospital.

Por último a delegação visitou o Centro, especificamen-te o Laboratório e o Centro de Dados. Após a visita aos Departamentos, a delegação assistiu a uma sessão de apresentação do CISM e das actividades de pesqui-sa desenvolvidas no âmbito PCV10. Durante a sessão, fez-se a apresentação geral do Centro (por Dr. Iná-cio Mandomando, Director Adjunto Científico), apre-sentação do Projecto de pesquisa em Pneumococos

(por Dr. Betuel Sigaúque e Dr Hélio Mucavele) e por fim a apresentação das regras do PVC para Moçambique (por Dr. Baltazar Chilundo, Investiga-dor da UEM).

A delegação era composta por 14 elementos, nomeadamente, Gilbert Asiimwe (Uganda, Infec-tious Diseases Research Collaboration), Abdallah Bchir (Geneva, GAVI – Head, evaluation), Baltazar Chilundo (Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane), Sarah Gibmel (Moçambique: Health Alliance Internacional), Joanne Goetz (Geneva: Gavi-Head, Governance), Peter Hansen (Geneva: Gavi-director, Monitoring and Evaluation), Steve Lim (IHME, Sesttle), Felix Masiye (Zambia: Univer-sity of Zambia), Rob Moodie (EAC Chair – Indepen-dent Expert), Cyril Nogier (Geneva: GAVI – Senior Country Manager), Jessica Shearer (PATH, Seattle), Jasim Uddin (iccdr,b, Bangladesh), Alba Vilajeliu (Geneva: GAVI – Programming Officer, Evaluation), Wieneke Vullings (EAC – Board Alternate).

(16)

Formação

Programa de Formação de Investigadores (Training Fellowship Program-TF)

Encontram se em formação de pós graduação no programa TF cinco investigadores do CISM nomeadamente: Arsenio Nhacolo, Matemático em estudos de Doutoramento na Alemanha

Salesio Macuacua, Médico, investigador em estudos de mestrado em Saúde Pública na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos de América

Sozinho Acacio, Médico em estudos de Doutoramento em Saúde internacional na Universidade de Bar-celona, na Espanha

Tacilta Nhampossa, cursando a especialidade de Pediatra no departamento de Pediatria do Hospital Cen-tral de Maputo.

Estágios/rotações

No âmbito do acordo de colaboração entre CISM e Faculdade de medicina da UEM

No âmbito da colaboração entre o ISGLOBAL e o CISM

Estiveram no CISM 9 estudantes de medicina, para o cumprimento do estágio rural integrado por um período de 2 meses nomeadamente :

O CISM fez e em alguns casos está a fazer o acompanha-mento de 4 estagiários entre estudantes de medicina, licenciados em biologia, médicos residentes da especiali-dade de pediatria nomedamente:

Elsa Garcia, médica interna residente do 3º ano de pediatria, no Hospital Materno Infantil da Unidade de Barcelona, Hospital Sant Joan de Deus (29.03 - 29.04) Sara Camarero, Licenciada em Biologia na Espanha (03.05 - 30.06)

Raquel Catalao, médica residente em pediatria em Londres (02.05 - 23.06)

Sara Brenner, Fellow de Doenças Infeciosas da Univer-sidade de California em San Diego (27.06 - 28.08) Lubínia Mussagy

Meque Madida Micas Mazuze

Sara Ali (de Fevereiro á Abril) Anastencina Franscisco Fonseca Aniva Assado

Rubão João Bila Salvador Tivane

Sónia da Graça Muiocha

Participaram na formação cerca de 10 represen-tantes de instituições dentre elas, coordenadores do estudo de cada local de estudo (DSS) de África e Asia, nomeadamente: Moçambique, Gana, Áfri-ca do Sul, Vietnam, Bangladesh e Tailândia. Mo-çambique foi representado por Olga Cambaco e Teresa Nunes. A formação teve lugar no Gha-na/Dodowa research centre, nos dias 24 a 26 de Maio.

Formações técnicas Cientificas

Frequentou na British Council o Curso de Ingles, o Delino Nhalungo, o nível de Upper Intermediate

Formação para pilotagem de ferramentas de recolha de dados qualitativos

Curso de Inglês

15 No dia 29 de Junho, Sergio Massora, Biólogo e Investigador finalizou os estudos de Mestrado em Investigação Clínica, especialidade de Microbiologia Clínica, pela Universidade de Barcelona, em coordenação conjunta com a Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. A Tese teve como título: INVASIVENESS OF STREP-TOCOCCUS PNEUMONIAE SEROTYPES AMONG CHILDREN, IN SOUTHERN MOZAMBIQUE e contou com a

(17)

Plataforma Elearning

No âmbito desta plataforma tem havido encontros de gestão “Management Meeting” e “ advisory meeting” organizadas pela Fundação Aga Khan (AKF).

Neste contexto teve lugar no dia 15 de Junho mais um encontro de gestão “ MM – Management Meeting” do Juntos!, no Hotel Polana e teve a duração de 3 ho-ras de tempo.

No encontro estiveram presentes 14 das 17 organiza-ções da sociedade civil e o CISM esteve representa-do pela responsável de Formação, Teresa Machai. No total estiveram 22 participantes representando as 15 organizações presentes no encontro e 2 representan-do a AKF.

Na agenda foram abordados vários temas dentre eles Inclusão de novos parceiros; Memorandum de enten-dimento Financeiro, Planificação Trimestral; Próximos Cursos; Criação dos Cursos; Entrega dos Cursos e visi-bilidade.

Fazem parte da iniciativa Associação PROGRESSO, Fórum das Organizações da Sociedade Civil Para os Direitos das Crianças, Fórum Nacional das Rádios Comunitárias; Hope for African Children Initiative; N´weti Comunicação Para a Saúde; UNIDOS - Rede Nacional Contra Droga; UP - Universidade Pedagó-gica - Faculdade de Ciências da Educação e Psico-logia; AMODEFA - Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família; REDE CAME; CESC; Centro de Investigação em Saúde de Manhica (CISM) - FUNDAÇÃO MANHIÇA; CAICC - Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária; CAICC - Centro de Apoio à Informação e Comuni-cação Comunitária; ECOSIDA, REDE DA CRIANÇA, FORUM Mulher; MASc e FDC.

Estão em cursos inscrições para elaboração e en-trega de cursos no âmbito desta plataforma.

Edição no 25

Edição e desenho gráfico:

Teresa Eduarda Machai, Enga MBA (Responsável de Formação e Comunicação)

Vágner Ermelindo Pene (Web Designer) teresa.machai@manhica.net

www.manhica.org

Propriedade: Centro de Investigação em Saúde de Manhiça © 2016

FICHA TÉCNICA

Formação de activistas no âmbito do estudo CLIP

Foram formadas 4 activitas sobre conteúdos de mobilização comunitária no contexto do estudo Clip conforme Regina Jeremias, Inês Cumbe, Leonor Machava, Anselma Tivane e estiveram presentes nesta formação por parte do CISM Helena Boene, co-coordenadora do estudo, Felizarda Amosse, Oficial de Ligação Comunitária, e 3 mobilizadoras Rosa Pires, Analisa Matavele, e Marta Macamo. A formação teve lugar no CISM dias 20 e 21 de Junho.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o