• Nenhum resultado encontrado

Nuvem Privada Microsoft Uma comparação sobre funcionalidade, benefícios e economia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nuvem Privada Microsoft Uma comparação sobre funcionalidade, benefícios e economia"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Nuvem Privada Microsoft

Uma comparação sobre

funcionalidade,

benefícios e economia

Publicado em

Janeiro/2012

(2)

Índice

Sumário executivo ... 4

O que é uma Nuvem Privada? ... 4

Nuvem Privada Microsoft – direitos de virtualização ilimitados ... 5

Nuvem Privada VMware – licenciamento por VM... 6

Nuvem Privada Microsoft – benefícios para as organizações ... 7

A aplicação é tudo... 7

Suporte a múltiplas plataformas, desde o hardware... 8

Fundação para o futuro ... 9

A nuvem nos seus termos ... 9

Comparação de recursos da Nuvem Privada ... 10

Economia da Nuvem Privada ... 14

Comparação de licenciamento da Nuvem Privada ... 14

Comparações de custos da Nuvem Privada ... 18

Monte sua Nuvem Privada (digamos, com 500 VMs) ... 18

Seis meses depois: Conquiste maior eficiência e aumente a densidade de VMs em sua Nuvem Privada ...

20

(3)

Informações de direitos autorais

© 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Este documento é fornecido “no estado”. Informações e conceitos expressos neste documento, inclusive URLs e outras referências a sites da Internet, podem mudar sem aviso prévio. Você assume o risco de usá-lo. Este documento não concede nenhum direito legal a nenhuma propriedade intelectual de qualquer produto Microsoft. Você pode copiar e usar este documento para fins internos de referência. Você pode modificar este documento para fins internos de referência.

(4)

Sumário executivo

Neste whitepaper, comparamos soluções de nuvem privada da Microsoft e VMware. Fazemos isso definindo nuvem privada com base nos conceitos padrão da indústria, explicamos os produtos necessários da Microsoft para se criar uma solução de nuvem privada e depois definimos os benefícios de tecnologia que uma solução de nuvem privada da Microsoft proporciona. Também examinamos como os modelos de licenciamento diferem entre a Microsoft e a VMware e, em particular, como eles afetam o ROI (retorno sobre o investimento) de investimentos feitos hoje e a longo prazo. As soluções de nuvem privada da Microsoft são licenciadas por processador, assim os clientes recebem os benefícios de escala da computação na nuvem com virtualização ilimitada e custos mais baixos – de maneira uniforme e previsível ao longo do tempo. As soluções de nuvem privada da VMware são licenciadas pelo número de máquinas virtuais ou pela memória virtual alocada àquelas máquinas virtuais – cobrando mais conforme o crescimento. Essa diferença de abordagem significa que, com a Microsoft, o ROI de sua nuvem privada aumenta conforme a densidade da carga de trabalho dela cresce. Com a VMware, seus custos aumentam junto com a densidade da carga de trabalho.

Nossa análise mostra que uma solução de nuvem privada da VMware pode custar de cinco a

quinze vezes mais que uma solução comparável da Microsoft em um período de um a três anos.

A razão para essa diferença de custo expressiva é o licenciamento por VM da VMware para produtos de nuvem privada como o VMware vCenter Operations Management Suite, que cobra US$ 34.250 por 25 VMs (edição Enterprise Plus, preço sugerido de lista de licença).

Economia sempre foi uma força poderosa na geração de transformações no setor e, conforme mais e mais clientes avaliam investimentos em computação em nuvem que afetarão significativamente o ROI, este é o momento de fornecer as informações de que eles precisam para tomar decisões bem informadas, tanto para hoje como para amanhã..

O que é uma Nuvem Privada?

Nuvem privada é um modelo de computação que usa recursos dedicados a uma organização. Uma nuvem privada compartilha muitas das características da computação em nuvem pública, inclusive pools de recursos, elasticidade de autoatendimento e pagamento conforme o uso fornecidos de uma forma padronizada com o controle e personalização adicionais disponíveis em recursos dedicados.

(5)

Embora a virtualização seja um componente tecnológico importante da nuvem privada, o principal diferencial é a abstração contínua de recursos de computação da infraestrutura e as máquinas (virtuais ou não) usadas para fornecer aqueles recursos. Apenas através do fornecimento dessa abstração os clientes podem alcançar os benefícios da nuvem privada – inclusive maior agilidade e capacidade de resposta, TCO reduzido e maior alinhamento e foco dos negócios. Mais importante: uma nuvem privada promete superar a eficiência em termos de custo de uma infraestrutura virtualizada através de maior densidade de carga de trabalho e maior utilização de recursos.

Nuvem Privada Microsoft – direitos de virtualização ilimitados

Soluções de nuvem privada da Microsoft são criadas usando o Windows Server com Hyper-V e System Center – combinação que proporciona virtualização de classe corporativa, gerenciamento de serviços fim a fim e percepção profunda de

aplicações para que se possa concentrar mais atenção agregando valor aos negócios. Soluções de nuvem privada da Microsoft são distribuídas através de nosso amplo ecossistema de parceiros e fornecidas como ofertas personalizadas, pré-configuradas ou hospedadas – assim, não importa a necessidade da empresa: existe uma solução de nuvem privada da Microsoft para ela.

As soluções de nuvem privada da Microsoft são licenciadas através do programa Microsoft Enrollment for Core

Infrastructure1 (ECI). O ECI é uma inscrição no Microsoft Enterprise Agreement (EA), disponível em duas edições (Datacenter e Standard), que permite uma opção de licenciamento por processador simples e flexível.

O ECI Datacenter é altamente recomendado para clientes explorando soluções de nuvem privada.

O ECI Datacenter inclui o Windows Server Datacenter, que dá suporte a direitos de virtualização ilimitados. Isso significa

que o cliente licencia por processador, com a capacidade de ter máquinas virtuais baseadas no Windows Server ilimitadas em um determinado processador físico. Além disso, o ECI Datacenter também inclui o System Center 2012 Datacenter

Edition, que concede direitos para gerenciar um número ilimitado de ambientes de sistema operacional físicos ou virtuais. Os componentes do ECI Datacenter são mostrados abaixo.

Fig. 2: Componentes e proposta de valor do Microsoft ECI Datacenter

(6)

Nossa abordagem enfoca fornecer os benefícios de escala – através de direitos de virtualização ilimitados e licenciamento significativamente simplificado para o Windows Server e System Center. Uma análise de custos mais profunda é fornecida na seção Economia da Nuvem Privada deste whitepaper.

Nuvem Privada VMware – licenciamento por VM

Em 2011, a VMware anunciou a última versão de sua plataforma de virtualização, o vSphere 5.0, junto com versões atualizadas de tecnologias circundantes: vCenter Site Recovery Manager, vShield Security e vCloud Director. A referência coletiva a esses produtos é Cloud Infrastructure Suite. A VMware também lançou vários produtos de gerenciamento, como o vCenter Operations Management Suite e o vFabric Application Performance Manager (APM), para fornecer capacidades como monitoramento, gerenciamento de desempenho de aplicações e de configurações. Para se montar uma solução de nuvem privada comparável usando tecnologias VMware, são necessários produtos do VMware Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e vFabric APM, já tal solução precisa de capacidades como monitoramento, configuração, automação, orquestração e segurança, combinadas com a plataforma de virtualização. Exploramos as comparações de produtos mais adiante no whitepaper.

Diferentemente do Microsoft ECI Datacenter, o VMware Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e o vFabric APM não podem ser licenciados como uma única SKU; precisam ser licenciados separadamente para produtos individuais. Além disso, os produtos de nuvem privada da VMware seguem uma combinação de três esquemas de licenciamento diferentes:

O vSphere 5.0 é licenciado por processador com direitos de RAM virtual2

O vCenter é licenciado por instância3

Produtos de infraestrutura de nuvem - vCloud Director, vCenter Site Recovery Manager e vShield são

licenciados por VM3

O vCenter Operations Management Suite e o vFabric APM são licenciados por VM5

Essa diferença fundamental na abordagem ao licenciamento de nuvem privada implica que escolher VMware para a solução pode custar até US$ 4.730 por VM (licença de três anos e custos de suporte incluídos). Mais adiante forneceremos uma explicação sobre como esse custo é calculado.

Fig. 3: Diferenças em abordagem do licenciamento de nuvem privada

2 Informações de licenciamento do vSphere 5 e vCenter 5 do site da VMware em janeiro de 2012

3 Informações de licenciamento do vCloud Director, vCenter SRM, vShield, vCenter Operations Management Suite, vFabric APM do site

(7)

Antes de entrarmos em uma análise detalhada dos custos imediatos e de longo prazo de cada solução de nuvem privada, vamos explorar a nuvem privada da Microsoft e o valor de negócios que ela proporciona – em detalhes.

Nuvem Privada Microsoft – benefícios para as organizações

A Nuvem Privada Microsoft é uma oferta exclusiva e abrangente, construída sobre quatro “pilares” principais:

A aplicação é tudo: Plataforma de nuvem centrada na aplicação que ajuda a enfocar o valor de negócios.

Entre plataformas, do hardware adiante: Suporte entre plataformas para ambientes multi-hipervisor, sistemas operacionais e estruturas de aplicações.

Fundação para o futuro: A Nuvem Privada Microsoft permite ir além da virtualização para uma verdadeira plataforma de nuvem.

A nuvem nos seus termos: Capacidade de consumir a nuvem nos seus termos, oferecendo escolha e flexibilidade de um modelo de nuvem híbrido através de gerenciamento, virtualização, identidade e ferramentas de

desenvolvimento comuns.

A Microsoft oferece uma nuvem privada que proporciona valor real hoje E posiciona a empresa a tirar proveito de maiores benefícios da nuvem pública no futuro. Vejamos cada um desses pilares em detalhes.

A aplicação é tudo

Aplicações são a alma de seus negócios. A capacidade de implantar novas aplicações mais rápido e mantê-las funcionando com mais confiabilidade é a missão central do TI como um diferencial competitivo. Para se obter uma vantagem real, é necessário ir além do simples gerenciamento da infraestrutura.

(8)

Com a Nuvem Privada Microsoft, você pode:

 Otimizar o ciclo de vida de aplicações com modelos de serviço e autoatendimento

 Melhorar a disponibilidade e desempenho com monitoramento e diagnósticos profundos das aplicações

 Corrigir problemas de aplicações com mais rapidez e melhorar SLAs

A Nuvem Privada Microsoft permite fornecer aplicações como um serviço. Podem-se implantar aplicações novas e legadas para autoatendimento e gerenciá-las em ambientes de nuvem privada e pública. Podem-se até mesmo virtualizar aplicações de servidor para simplificar a implantação e atualizações. E, com uma nova forma de ver o que está acontecendo dentro do desempenho das aplicações, é possível remediar aplicações mais rápido – antes que elas interrompam o serviço. O resultado são melhores SLAs, maior satisfação dos clientes e um novo nível geral de agilidade.

A Nuvem Privada Microsoft proporciona percepção de aplicações e gerenciamento de serviços e

máquinas virtuais mais profundos.

Suporte a múltiplas plataformas, desde o hardware

Nenhum datacenter é uma ilha. As chances são de que se execute e gerencie um ambiente de TI hoje que é altamente heterogêneo, com uma variedade de SOs, hipervisores e ferramentas de desenvolvimento. Todos querem obter as vantagens da computação em nuvem privada, mas não se isso significar afastar-se dos investimentos de TI existentes ou aumentar as camadas de complexidade. A Microsoft toma uma abordagem aberta e abrangente que coloca as necessidades do cliente à frente de qualquer determinada tecnologia.

Estudo do caso da cidade de Milwaukee Com a Nuvem Privada Microsoft, você pode:

 Gerenciar vários hipervisores (Microsoft, VMware e Citrix)

 Executar e monitorar vários sistemas operacionais

 Gerar automação e configuração de processos entre plataformas e conjuntos de ferramentas

 Desenvolver aplicações utilizando vários conjuntos de ferramentas de aplicações

A Nuvem Privada Microsoft permite manter o que se tem e avançar agora para um novo tipo de agilidade Isso porque ela é projetada do hardware em diante para permitir automação e configuração de processos entre plataformas e ambientes. Como a Nuvem Privada Microsoft fornece gerenciamento abrangente de ambientes de TI heterogêneos, pode-se colocar as

necessidades da empresa à frente das necessidades de qualquer determinada tecnologia ou fornecedor.

(9)

Fundação para o futuro

A computação em nuvem oferece a promessa de libertar inovações e transformar a função do TI na geração de sucesso da empresa. O jogo não se trata mais de virtualização e consolidação de servidores. Uma nuvem privada fornece capacidades essencialmente novas que representam uma mudança fundamental na computação. A aposta que se faz hoje terá implicações a longo prazo para o futuro da empresa.

Estudo do caso da Voith IT Solutions Com a Nuvem Privada Microsoft, você pode:

 Fornecer o melhor desempenho da classe para suas principais cargas de trabalho Microsoft

 Potencializar a economia da nuvem privada sem as limitações do licenciamento por VM

 Integrar totalmente sistemas de gerenciamento, de recursos de hardware a serviços de aplicações

Por mais de quinze anos a Microsoft operou alguns dos maiores e mais avançados datacenters do mundo, e impulsionamos a evolução de importantes serviços de Internet, como o Windows Live, Hotmail e Bing. Nossa experiência é ímpar no setor e colocamos tudo que aprendemos na alma de nossos produtos.

Cargas de trabalho Microsoft (incluindo-se o SharePoint, Exchange e SQL Server) funcionam melhor na Nuvem Privada Microsoft. Mas a história é muito maior que isso. Projetamos nossa plataforma e nossa abordagem ao gerenciamento para serem abrangentes e profundamente integradas, abarcando cenários de nuvem privada e pública. Nosso objetivo é levar nossos clientes além da virtualização – e do licenciamento por VM desnecessário – e avançar com confiança na construção de uma nuvem privada segura e gerenciável que proporcione ótimo desempenho e economia atraente.

A Nuvem Privada Microsoft permite ir além da virtualização para uma verdadeira plataforma de nuvem.

A nuvem nos seus termos

A mudança para a computação em nuvem envolve mais que apenas a criação de uma nuvem privada. Os benefícios inegáveis da computação em nuvem pública – escalabilidade por demanda, flexibilidade e economia, como já discutimos – também prometem vantagens competitivas expressivas. O desafio é potencializar os investimentos, infraestrutura e conjuntos de habilidades existentes para criar a combinação certa de soluções de nuvem privada e pública para a empresa – uma que funcione hoje e no futuro.

(10)

Estudo do caso da Fujitsu Com a Nuvem Privada Microsoft, você pode:

 Usar ferramentas comuns de gerenciamento, identidades, virtualização e desenvolvimento que abrangem nuvens privadas e públicas

 Construir e gerenciar nuvens em vários datacenters, infraestruturas e provedores de serviços

 Conceder autoridade delegada e ferramentas para permitir autoatendimento nos ambientes

 Reter o controle em suas nuvens privada e pública para conformidade e segurança

Com a Microsoft, existe a liberdade de escolha. Como as soluções Microsoft compartilham um conjunto comum de tecnologias comuns de gerenciamento, identidades, virtualização e desenvolvimento, pode-se distribuir o TI entre modelos de computação física, virtual e na nuvem. Nossas soluções são criadas para oferecer o poder de construir e gerenciar nuvens em vários datacenters, infraestruturas e provedores de serviços - em termos que você controla. Isso significa que é possível manter o controle sobre a conformidade, segurança e custos. E pode-se deixar que as necessidades de negócios conduzam a estratégia do TI, em vez de deixar o TI limitar as opções.

A Nuvem Privada Microsoft permite distribuir o TI entre modelos de computação em nuvem pública e privada.

Comparação de recursos da Nuvem Privada

Nesta seção, examinamos a comparação de recursos entre os produtos de nuvem privada da Microsoft e da VMware. Como vimos anteriormente, as soluções de nuvem privada da Microsoft são construídas usando o Windows Server com Hyper-V e System Center e licenciadas através do ECI, uma opção de licenciamento por processador simples e flexível. Para se montar uma nuvem privada comparável usando VMware, são necessários componentes do Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e vFabric APM.

Vamos discutir as capacidades necessárias para fornecer Ti como um serviço usando um modelo de computação em nuvem privada.

Primeiro, é necessária uma experiência de autoatendimento “simples” para permitir que os proprietários da aplicação especifiquem seus requisitos.

 Depois, é necessária uma forma de entender a topologia e a arquitetura do serviço de aplicação em questão. Uma aplicação implantada em um modelo de computação abstraído ou em nuvem é chamado de “serviço”. Isso exige um “modelo de serviço” que vincule com precisão a arquitetura da aplicação aos recursos subjacentes de onde será hospedado.

É necessário um conjunto de capacidades de automação de processos para desmembrar a solicitação de provisionamento da aplicação para as solicitações de alterações corporativas que precisam ser implementadas. Isso

(11)

pode incluir configurar a infraestrutura subjacente e depois um conjunto de solicitações de configuração/liberação de aplicações que precisam ser rastreadas (e, idealmente, implementadas com automação orquestrada).

A seguir, é necessário um conjunto de ferramentas de provisionamento que realmente configure e implante a infraestrutura e as camadas de aplicação.

Uma vez implantados a infraestrutura subjacente e a aplicação, elas precisam ser imediatamente “descobertas” e monitoradas para relatórios e rastreamento de integridade.

O gráfico abaixo mostra como os componentes do System Center 2012 oferecem essas capacidades de gerenciamento do ciclo de vida combinadas para ajudar a fornecer o TI como um serviço conforme os requisitos da organização.

Fig. 4: Capacidades do System Center 2012 que permitem fornecer o TI como um serviço

Se pensarmos em todos os processos envolvidos no fornecimento do TI como um serviço, eles podem ser enquadrados em três categorias:

Gerenciamento de aplicações: Implantação e operação de aplicações de negócios

Fornecimento e automação de serviços: Padronização e automação de serviço e provisionamento de recursos, gerenciamento de alterações e controles de acesso, etc.

Gerenciamento de infraestrutura: Implantação e operação de toda a infraestrutura subjacente na qual as aplicações e serviços de negócios são executados.

A tabela abaixo mostra os produtos necessários para fornecer o TI como um serviço utilizando um modelo de computação em nuvem privada. Como se vê abaixo, para a criação de uma nuvem privada comparável baseada em VMware, seriam necessários componentes como produtos do Cloud Infrastructure Suite (vSphere, vCenter, vCloud Director, vCenter Site Recovery Manager), vCenter Operations Management Suite e vFabric, entre outros.

(12)

Fig. 5: Comparação de produtos de Nuvem Privada Microsoft e VMware

Com o System Center 2012, produtos autônomos se tornam componentes da licença integrada de gerenciamento de produtos, o que significa que os clientes podem receber todos os componentes da nuvem privada com uma única licença, simplificando a compra e o gerenciamento.

(13)

Além da vantagem do licenciamento, a Microsoft oferece várias vantagens competitivas sobre a VMware para nuvem privada como mostrado abaixo:

Nuvem Privada Microsoft

Nuvem Privada VMware

Operations Manager

• Fornece um único painel transparente para monitorar infraestrutura, rede, aplicações, transações e código

• Fornece um único painel transparente para monitorar aplicações executadas em nuvem privada ou pública (Windows Azure)

• Fornece um único painel transparente para monitorar infraestrutura física e virtual • Fornece um único painel transparente para

monitorar plataformas Microsoft ou não, inclusive Unix, Linux e VMware

vCenter Operations Manager Suite (vCOPs), vFabric APM

• O vCOPs é necessário para monitorar infraestrutura e rede. O vFabric APM é necessário para monitorar aplicações e código. Esses produtos não são completamente integrados.

• O vCOPs não pode monitorar aplicações e o vFabric APM não consegue monitorar aplicações executadas no Cloud Foundry, a plataforma de PaaS da VMware

• O vCOPs não pode monitorar infraestrutura física. A VMware vende outro produto, o Hyperic, que é necessário para monitorar aplicações executadas em infraestrutura física, mas ele pode monitorar apenas um conjunto limitado de aplicações.

Diferentemente do Operations Manager, ele não pode monitorar aplicações críticas, como SQL, Exchange e SharePoint

• O vCOPs Enterprise Plus Edition pode integrar-se com produtos de terceiros, mas seu preço é de US$ 34.250 para 25 VMs

Orchestrator

• Produto maduro com os melhores fluxos de trabalho e automação da classe

• Fornece um verdadeiro ambiente de autoria para profissionais de TI

• Fornece automação em todo o datacenter (físico e virtual)

• Mais de 30 pacotes de integração, na maioria focados em ferramentas de terceiros

vCenter Orchestrator

• Lifecycle Manager rebatizado

• Complicado ambiente de autoria focado no desenvolvedor • Automatiza apenas o ambiente virtual no

datacenter

• Somente 13 plug-ins, na maioria focados em produtos VMware (5 centrados em VMware)

Configuration Manager

• O Configuration Manager é a ferramenta de gerenciamento de ciclo de vida mais amplamente usada no mercado e existe desde 1996

• Capacita usuários – possibilita liberdade de dispositivo e autoatendimento de aplicações • Ajuda a aumentar a satisfação do usuário e libera

recursos de suporte técnico através da integração do gerenciamento de serviços

vCenter Operations Manager Suite (vCOPs), vFabric APM

• Produto novo, lançado em 2011

• Sem conceito de autoatendimento de aplicações • Integração limitada com o VMware Service Manager para

tarefas de gerenciamento de serviços

Virtual Machine Manager

• Oferece suporte multi-hipervisor (Microsoft, VMware, Citrix)

• Integração com Server App-V, modelos de serviço • Fornece resiliência integrada

vCenter

• Não pode gerenciar hipervisores diferentes de ESXi/ESX • Nada comparável com tecnologia Server App-V

• Compre separadamente o produto vCenter Heartbeat para resiliência

(14)

Windows Server 2008 R2 Hyper-V

• Virtualização embutida com direitos de virtualização ilimitados

• Potencializa a familiaridade com o Windows • O Hyper-V é a melhor opção para virtualizar cargas de

trabalho Microsoft

vSphere 5

• Compre como um produto separado: o vSphere 5 impõe licenciamento baseado em memória

• Aprenda uma tecnologia totalmente nova

• Lide com complicados modelos de suporte quando virtualizar cargas de trabalho Microsoft no vSphere

Economia da Nuvem Privada

Nesta seção, primeiro comparamos as diferenças de licenciamento de nuvem privada entre a Microsoft e a VMware. Em seguida, ilustramos as diferenças de custo através de um exemplo simples de uma nuvem privada com 500 VMs. Por fim, analisamos o impacto das diferenças de licenciamento em cenários de crescimento futuro e mostramos que, conforme a densidade da carga de trabalho aumenta, os custos em VMware crescem significativamente.

Comparação de licenciamento da Nuvem Privada

Como mencionado anteriormente, você pode usar o Windows Server e o System Center para criar soluções de nuvem privada baseadas em Microsoft. Para se montar uma solução de nuvem privada comparável usando tecnologias VMware, são necessários componentes do VMware Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e vFabric APM. Diferentemente do Microsoft ECI, esses produtos não podem ser licenciados como uma única SKU, mas têm de ser licenciados separadamente para produtos individuais. Além disso, os produtos de nuvem privada VMware seguem uma combinação de três diferentes esquemas de licenciamento:

O vSphere 5.0 é licenciado por processador com direitos de RAM virtual

O vCenter é licenciado por instância

Produtos de infraestrutura de nuvem - vCloud Director, vCenter Site Recovery Manager e vShield são licenciados por VM

O vCenter Operations Management Suite e o vFabric APM são licenciados por VM

A comparação de licenciamento e preços entre soluções de nuvem privada da Microsoft e da VMware é mostrada abaixo. Esses valores incluem licenciamento e preços de suporte por três anos com base em preços de lista sugeridos para a VMware e a Microsoft publicados nos Estados Unidos. Nós incluímos Microsoft Software Assurance4 (SA) para o Microsoft ECI Datacenter5 e VMware Production Support and Subscription6 (SnS) para todos os produtos VMware. O Apêndice A fornece detalhes sobre os preços de lista sugeridos para a Microsoft e a VMware nos Estados Unidos.

(15)

O System Center 2012 introduz as seguintes melhorias em licenciamento:

 Produtos “autônomos” tornam-se componentes de licenças integradas de Gerenciamento de produtos

 Software Assurance está incluído em todas as licenças

 Licenças de gerenciamento de servidor alinham-se ao modelo “baseado em processador”, cada licença cobrindo dois processadores

 O direito de executar software de gerenciamento de servidor e o suporte a SQL Runtime estão agora

incluídos em todas as licenças de gerenciamento. Licenças de servidor de gerenciamento foram descontinuadas. A maioria dos produtos de nuvem privada da VMware é licenciada por VM e esses produtos são vendidos em pacotes de 25 licenças de máquinas virtuais7. O custo de licenciamento de nuvem privada da VMware para uma única VM é calculado como mostrado abaixo:

Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM = ∑ preços de lista de licença (Cloud Infrastructure Suite + vCenter Operations Management Suite + vFabric APM)/25

Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM =∑ (US$ 21.656 + US$ 14.332 + US$ 6.562 +

US$ 5.469 + US$ 15.750)/25 = US$ 2.551. Isso é ilustrado através de um gráfico simples abaixo.

4 informações sobre o Microsoft Software Assurance aqui

5 Preços para o ECI Datacenter disponíveis no Apêndice A, preços do Windows Server 2008 R2 e System Center 2012 disponíveis aqui 6 A maioria dos produtos VMware exige um mínimo de 1 ano de SnS. O valor do serviço para Production SnS é de 25% do preço de lista

vigente para o produto.

(16)

Fig. 7: Licenciamento e preços (em US$) de Nuvem Privada VMware

No gráfico acima, incluímos a edição Advanced do vCenter Operations Management Suite, que é ideal para clientes SMB, mas não para corporativos. Como mostrado abaixo, uma nuvem privada viável exige configuração, conformidade e patches nos sistemas operacionais e VMs. Essas capacidades são fornecidas através das edições Enterprise e Enterprise Plus8 do vCenter

Operations Management Suite. Incluímos apenas a edição Enterprise Plus em nossos cálculos para clientes corporativos, já que as capacidades de gerenciamento de configuração da Enterprise estão limitadas a hosts vSphere apenas.

Fig. 8: SKUs e componentes do vCenter Operations Management Suite

(17)

vCenter Operations Management Suite – a edição Enterprise Plus tem preço de US$ 34.250 (preço de lista

da licença para 25 VMs sugerido nos Estados Unidos). Adicionar o Production SnS (a 25% do preço base da licença por ano) por 3 anos resulta em um total de US$ 59.938 por 25 VMs. (US$ 34.250 + 3*(US$ 34.250*.25))

Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM = ∑ preços de lista de licença (produtos de

infraestrutura de nuvem + Cloud Infrastructure Suite + vCenter Operations Management Suite + vFabric APM)/25

Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM =∑ (US$ 21.656 + US$ 14.332 + US$ 6.562 + US$ 59.938 + US$ 15.750)/25 = US$ 4.730 .

Isso é ilustrado através de um gráfico simples abaixo. Note que o vCenter Operations Management Suite – edição Advanced foi substituído pela edição Enterprise Plus.

Fig. 9: Licenciamento e preços da Nuvem Privada VMware com vCenter Operations Management Suite – Enterprise Plus

Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM para uma empresa de médio porte = US$ 2.551 Custo de licenciamento de nuvem privada VMware por VM para uma empresa de grande porte = US$ 4.730

Dependendo do cenário de empresa de médio ou grande porte, pode-se precisar pagar US$ 2.551 ou US$ 4.730 por VM executada na nuvem privada, no caso de uso de tecnologias VMware. Por outro lado, com o Microsoft ECI Datacenter,

há o benefício de direitos de virtualização ilimitados para VMs Windows Server, com gerenciamento (monitoramento, configuração, automação, orquestração, backup, gerenciamento virtual e de serviços) para um número ilimitado de VMs. Nosso modelo de licenciamento proporciona benefícios de custo imediatos e acompanhando o crescimento – ajudando a atingir os benefícios econômicos da computação em nuvem. Ilustramos isso abaixo através de um exemplo simples.

(18)

Comparações de custos da Nuvem Privada

Em nossa análise dos custos da nuvem privada entre Microsoft e VMware, consideramos apenas os custos de aquisição de software e suporte, incluindo licenças para virtualização, nuvem privada, gerenciamento e sistemas operacionais convidados. Não fornecemos uma análise completa do TCO (custo total de propriedade) de datacenter ou de nuvem privada, pois estimar custos operacionais, de capital e outros, relacionados ao datacenter, exige cálculos complexos e fora do escopo deste whitepaper. Além disso, comparações de custo completas do TCO do datacenter podem tornar-se enganosas, em virtude de diferentes pressuposições em torno de custos operacionais e de capital.

Monte sua Nuvem Privada (digamos, com 500 VMs)

Digamos que se queira montar uma nova nuvem privada com um número fixo de VMs. Em nosso exemplo, consideramos uma configuração inicial da nuvem privada com 500 VMs. Os custos abaixo não incluem custos de hardware, armazenamento ou operacionais. Consideramos tanto cenários de médio como de grande porte.

Cenário de empresa de médio porte

Neste caso, usamos a edição Advanced do vCenter Operations Management Suite, já que é voltada para o segmento de SMB. A nuvem privada da Microsoft é licenciada através do ECI Datacenter e a da VMware através do Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e vFabric APM.

Como mostrado abaixo, com uma taxa de consolidação bastante conservadora de 6 VMs por processador físico, uma solução de nuvem privada VMware pode custar 5 vezes mais que uma solução de nuvem privada Microsoft em um período de um a três anos. À medida que somamos os custos de hardware, a diferença em custo tende a subir devido à limitação imposta pelo licenciamento baseado em memória do vSphere 5.0, o que encarece cenários de expansão e o comprometimento excessivo de memória para implementar em nuvens privadas baseadas em VMware.

Fig. 10: Empresa de médio porte: Comparação de custo de nuvem privada - Microsoft e VMware para 500 VMs

(19)

Pressuposições

 Supõe 42 hosts físicos com 2 CPUs e seis núcleos cada

 Supõe 500 VMs a uma taxa de consolidação de 6:1, o que significa a execução de 6 VMs por processador físico

 Custos mostrados para 3 anos para licença e manutenção; o custo da VMware inclui o Windows Server 2008 R2 Datacenter Edition para executar convidados; o custo não inclui custos de hardware, armazenamento ou de mão-de-obra de TI

 O cálculo utiliza preços de licenciamento e suporte baseados em preços de lista sugeridos publicados nos Estados Unidos para VMware e Microsoft em janeiro de 2012

Cenário de grande porte

Neste caso, estamos usando a edição Enterprise Plus do vCenter Operations Management Suite. Como acima, a nuvem privada da Microsoft é licenciada através do ECI Datacenter e a da VMware através do Cloud Infrastructure Suite, vCenter Operations Management Suite e vFabric APM.

Como a edição Enterprise Plus do vCenter Operations Management Suite é significativamente cara, para uma empresa grande com 6 VMs por processador físico, uma solução de nuvem privada da VMware pode custar 8 vezes mais que uma solução comparável da Microsoft em um período de um a três anos.

Fig. 11: Empresa de grande porte: Comparação de custo de nuvem privada - Microsoft e VMware para 500 VMs

vCOPs significa vCenter Operations Management Suite. Mesmas suposições do cenário de empresa de médio porte acima

Nos cálculos acima, levamos em conta 6 VMs por processador físico, uma taxa de consolidação bastante típica e conservadora usada pela maioria dos clientes hoje em dia. Mas já vemos vários clientes que executam densidades de VM muito mais altas, e 12 ou 15 VMs por processador não é uma situação inédita. A eficiência da computação de nuvem privada em termos de custo depende de economias de escala, maior densidade de cargas de trabalho e gerenciamento dinâmico de recursos que garantam níveis de serviço. Custos ideais são obtidos quando todos os recursos em um pool podem ser alocados a cargas de trabalho específicas, de modo que é provável que se considerem densidades mais altas de VMs.

Como visto anteriormente, o Microsoft ECI Datacenter permite direitos de virtualização ilimitados, o que significa que, conforme as densidades de VMs aumentam, os custos de licenciamento permanecem previsíveis. Com VMware, conforme as densidades de VMs aumentam, os custos sobem significativamente, já que acaba pagando um preço de licença separado para cada VM.

(20)

Seis meses depois: Conquiste maior eficiência e aumente a

densidade de VMs em sua Nuvem Privada

Uma vez montada sua rede privada, nos 6 a 12 meses seguintes, você quer ficar agressivo em eficiência para reduzir os custos de TI. Essa eficiência é alcançada através da maximização da utilização de hardware e aumento da densidade de cargas de trabalho através de maior virtualização. Como resultado, os custos devem diminuir conforme a densidade de VMs aumenta. Abaixo, fazemos um modelo dessa situação, em que começamos com 6 VMs por processador físico (a configuração com que se monta uma nuvem privada) e passamos a 15, aumentando a densidade de VMs ao adicionar mais uma VM por processador físico. Como se pode ver no quadro abaixo, os custos da Microsoft permanecem previsíveis – neste caso, fixos, pois estamos aumentando a densidade de VMs nos hosts físicos de 6 para 15 por processador físico e não aumentamos o número de hosts ou processadores físicos.

Para o cliente, essa é a estratégia típica de consolidação e permite que se atinja um TCO melhor. Como o ECI Datacenter permite direitos de virtualização ilimitados, não importa se 6 ou 15 VMs são executadas por processador físico. Acaba-se pagando apenas pelo número de processadores físicos usados. A VMware, por outro lado, cobra por processador físico e também individualmente por todas as VMs usadas. Essa cobrança por VM, que é incremental e diretamente relacionada com o número de VMs, leva a um diferencial de custo significativo entre uma solução de nuvem privada da Microsoft e uma solução comparável da VMware.

Como mostrado abaixo, para uma empresa com 15 VMs por processador físico, uma solução de nuvem privada VMware pode custar 16 vezes mais que uma solução Microsoft comparável em um período de um a três anos. Essa diferença de custo é gerada principalmente pelo licenciamento por VM de produtos VMware.

Fig. 12: Empresa de grande porte: Comparação de custo de nuvem privada - Microsoft e VMware para densidades de VMs crescentes

(21)

Pressuposições

 Supõe 42 hosts físicos com 2 CPUs e seis núcleos cada.

 O número de hosts e processadores físicos permanece constante e o número de VMs aumenta

 O número de VMs por processador varia de 6:1 a 15:1, o que significa que 6 a 15 VMs são executadas por processador físico

 Custos mostrados para 3 anos para licença e manutenção; o custo da VMware inclui o Windows Server 2008 R2 Datacenter Edition para executar convidados; o custo não inclui custos de hardware, armazenamento ou de mão-de-obra de TI

 O cálculo utiliza preços de licenciamento e suporte baseados em preços de lista sugeridos publicados nos Estados Unidos para VMware e Microsoft em janeiro de 2012

Como se vê no exemplo acima, conforme se dobra a eficiência (passando de 6 para 15 VMs por

processador físico), os custos VMware dobraram, enquanto os Microsoft permaneceram os mesmos. Com Microsoft, o ROI da nuvem privada aumenta junto com a densidade de VMs. Com VMware, os custos da nuvem privada aumentam junto com a densidade de VMs. Basicamente, a VMware “cobra” quando se faz um bom trabalho em aumentar a eficiência da nuvem privada.

Conclusão

Nossa análise demonstra claramente que, com Microsoft, o ROI da nuvem privada aumenta acompanhando a expansão. A abordagem da VMware à nuvem privada garante que você seja “cobrado” conforme virtualiza mais cargas de trabalho, expande a nuvem privada e escalona aplicações de negócios críticas da camada 1.

A computação em nuvem, seja privada ou pública, está mudando fundamentalmente o setor de TI e um motivador primário dessa tendência é a economia. Clientes que implementam soluções de nuvem privada da Microsoft estão bem posicionados para colher muitos benefícios. Eles poderão potencializar um modelo de nuvem híbrido e escolher um modelo de nuvem privada ou pública, dependendo de qual se ajusta melhor a seus requisitos. Para qualquer modelo de nuvem privada (no local ou hospedada) que escolherem, terão acesso às capacidades de gerenciamento completas e integradas do System Center e obterão um único painel transparente para gerenciar ambientes físicos e virtuais e de nuvem privada e pública. Isso permitirá que eles gerenciem sua infraestrutura com mais eficiência que com soluções de nuvem privada da VMware. Finalmente, nossa história e nosso compromisso permanente de ajudar os clientes a se beneficiarem da tecnologia – em escala – continuará.

Nossa abordagem enfoca você - suas aplicações, seus ambientes heterogêneos, sua necessidade e uma solução que se dimensione com uma nuvem pública que é real hoje. Nossa abordagem à nuvem – é nos seus termos – e ela crescerá com você – não contra você.

(22)

Apêndice A: Lista de preços VMware e Microsoft sugeridos nos Estados Unidos

Lista de preços de produtos de nuvem privada VMware (preços de lista sugeridos nos Estados Unidos) Todos os preços por VM calculados para pacotes de 25 VMs.

Produto Componentes Tipo de licença

Preço de licença base Production SnS por 1 ano* Production SnS por 3 anos Custo total (licença + 3 anos de SnS) Clou d In fra st ru ctu re Su ite vSphere 5 (Enterprise Plus) Por processador com vRAM

US$ 3.4959 US$ 874 US$ 2.621 US$ 6.117

vCenter 5 (Standard) Por instância US$ 4.99510 US$ 1.249 US$ 3.746 US$ 8.741

vCenter Site Recovery

Manager 5 (Enterprise) Por VM US$ 12. 37511 US$ 3.094 US$ 9.281 US$ 21.656 vShield 5

Por VM Calculado somando-se Licença de borda e ponto de extremidade de aplicação + 3 anos de SnS

US$ 14.33212

vCloud Director 1.5 Por VM US$ 3.75013 US$ 937 US$ 2.812 US$ 6.562

vC O Ps - A dva nc ed vCenter Operations Management Suite – Advanced Por VM

US$ 312514 US$ 781 US$ 2.343 US$ 5.469

vC O Ps - Ent erpr ise Pl

us vCenter Operations Management Suite

– Enterprise Plus Por VM

US$ 34.25015 US$ 8.562 US$ 25.688 US$ 59.938

vF ab ric A PM vFabric Application Performance Manager (APM) Por VM US$ 36016 por VM ou US$ 9.000 por 25 VMs

US$ 2.250 US$ 6.750 US$ 15.750

* O valor do Production SnS é de 25% do preço de licença base por ano

Todos os produtos de nuvem VMware, exceto o vFabric APM, licenciados por VM são vendidos em pacotes de 25 licenças de máquina virtual.

9

Preço de lista sugerido para o vSphere 5 no site da VMware para os Estados Unidos em janeiro de 2012 10

Preço de lista sugerido para o vCenter no site da VMware para os Estados Unidos em janeiro de 2012 11

Preço de lista sugerido para o vCenter SRM Enterprise no site da VMware para os Estados Unidos em janeiro de 2012 12

Preço de lista sugerido para o vShield no site da VMware para os Estados Unidos em janeiro de 2012 13

(23)

14 Preço de lista sugerido para o vCenter Operations Management Suite – Advanced no site da VMware para os Estados Unidos em janeiro de 2012

15 Preço de lista sugerido para o vCenter Operations Management Suite – Enterprise Plus nos Estados Unidos da apresentação

de janeiro de 2012 da VMware

16

(24)

Lista de preços de produtos de nuvem privada Microsoft

(Lista de preços de varejo estimados da Microsoft Open License em US$ - preços de revendedores podem variar)

Produto Componentes Tipo de licença

Preço de licença base por

processador

SA por 1 ano SA por 3 anos Custo total (licença + 3 anos de SA) Sy st em Cen te r 20 12 Operations Manager Por process ad or

US$ 1.206 US$ 302 US$ 904 US$ 2.111

Configuration Manager Orchestrator

Data Protection Manager App Controller

Virtual Machine Manager Service Manager Endpoint Protection W in do w s Se rv er 20 08 R 2 Windows Server 2008 R2 Datacenter Por process ad o r

US$ 2.405 US$ 601 US$ 1.803 US$ 4.208

EC

I D

at

ac

en

ter System Center 2012

Datacenter

Windows Server 2008 R2

Datacenter Por process

ad

o

r

US$ 5.056

Cada licença do ECI e System Center 2012 cobre até 2 processadores físicos. O ECI exige uma compra inicial mínima de 25 licenças. Os esquemas simplificados de licenciamento para o ECI e o System Center 2012 são mostrados abaixo.

O System Center 2012 introduz as seguintes melhorias em licenciamento

 Produtos “autônomos” tornam-se componentes de licenças integradas de Gerenciamento de produtos

 Software Assurance está incluído em todas as licenças

 Licenças de gerenciamento de servidor alinham-se ao modelo “baseado em processador”, cada licença cobrindo dois processadores

 O direito de executar software de gerenciamento de servidor e o suporte a tempo de execução de SQL estão agora incluídos em todas as licenças de gerenciamento. Licenças de servidor de gerenciamento foram descontinuadas.

(25)

Apêndice B: Empresa de médio porte: Comparação de custo de

nuvem privada - Microsoft e VMware para 500 VMs

Ambiente de nuvem privada

Número de hosts físicos 42

Número de processadores físicos (2 por host) (42*2) = 84

Número de VMs por processador físico 6

Número total de VMs (Vms por processador físico*número de processadores físicos) 500

Produto Componentes Tipo de licença

Custo total (licença + 3

anos de SnS) Cálculo Custo final

Cl oud In fr as tr uc tu re Sui te

vSphere 5 (Enterprise Plus) Por processador

com vRAM US$ 6.117 =US$ 6.117*84 US$ 513.828

vCenter 5 (Standard) Por instância US$ 8.741 =US$ 8.741*1 US$ 8.741

vCenter Site Recovery

Manager 5 (Enterprise) Por VM US$ 21.656 =US$ (21.656*500)/25 US$ 433.120 vShield 5 Por VM US$ 14.332 =US$ (14.332*500)/25 US$ 286.640

vCloud Director 1.5 Por VM US$ 6.562 =US$ (6.562*500)/25 US$ 131.240

vC OP s-A dvan ced vCenter Operations Management Suite – Advanced Por VM

US$ 5.469 =US$ (5.469*500)/25 US$ 109.380

vF

ab

ric

AP

M vFabric Application Performance Manager

(APM) Por VM

US$ 15.750 =US$ (15.750*500)/25 US$ 315.000

W in do w s Ser ver 20 08 R 2 Windows Server 2008 R2

Datacenter Por processador

US$ 4.208 =US$ 4.208*84 US$ 353. 472

Custo total de nuvem privada VMware para 500 VMs US$ 2.151.421

Produto Componentes Tipo de licença

Custo total (licença + 3

anos de SA) Cálculo Custo final

EC I D at ac en

ter System Center 2012 Datacenter

Windows Server 2008 R2 Datacenter

Por processador

US$ 5.056 =US$ 5.056*84 US$ 424.704

Custo total de nuvem privada Microsoft para 500 VMs US$ 424.704

(26)

26

Apêndice C: Empresa de grande porte: Comparação de custo de

nuvem privada - Microsoft e VMware para 15 VMs por processador

Ambiente de nuvem privada

Número de hosts físicos 42

Número de processadores físicos (2 por host) (42*2) = 84

Número de VMs por processador físico 15

Número total de VMs (Vms por processador físico*número de processadores físicos) 1250

Produto Componentes Tipo de licença

Custo total (licença + 3

anos de SnS) Cálculo Custo final

Cl oud In fr as tr uc tu re Sui te vSphere 5 (Enterprise Plus) Por processador com vRAM

US$ 6.117 =US$ 6.117*84 US$ 513.828

vCenter 5 (Standard) Por

instância US$ 8.741 =US$ 8.741*1 US$ 8.741 vCenter Site Recovery

Manager 5 (Enterprise) Por VM US$ 21.656 =US$ (21.656*1250)/25 US$ 1.082.800 vShield 5 Por VM US$ 14.332 =US$ (14.332*1250)/25 US$ 716.603

vCloud Director 1.5 Por VM US$ 6.562 =US$ (6.562*1250)/25 US$ 328.125

vC O Ps - Ent erp ri se Pl us vCenter Operations Management Suite –

Enterprise Plus Por VM

US$ 59.938 =US$ (59.938*1250)/2 5 US$ 2.996.900 vF ab ric A PM vFabric Application Performance Manager (APM) Por VM

US$ 15.750 =US$ (15.750*1250)/25 US$ 787.500

W ind ows Se rv er 2008 R 2 Windows Server 2008

R2 Datacenter Por processador

US$ 4.208 =US$ 4.208*84 US$ 353. 472

(27)

Produto Componentes Tipo de licença

Custo total (licença + 3

anos de SA) Cálculo Custo final

EC I D at ac en

ter System Center 2012 Datacenter

Windows Server 2008 R2 Datacenter

Por processado r

US$ 5.056 =US$ 5.056*84 US$ 424.704

Custo total de nuvem privada Microsoft para 15 VMs por processador físico US$ 424.704

Referências

Documentos relacionados

usar as medidas antropométricas habituais como perímetro cefálico e comprimento para o cálculo dos índices: relação peso e comprimento, índice de massa corporal, relação

A gestão da manutenção é essencial para o suces- so e a eficiência no trabalho de qualquer colaborador e empresa, afinal, manutenções mal organizadas podem atrasar a sua empresa

Aliás, uma característica interessante desse pigmento é que ele não perde suas propriedades químicas ou medicinais quando concentrado ou cozido por longo tempo,

Evaporação: mais moléculas deixa a superfície água do que aderem Condensação: mais moléculas aderem a superfície água do que deixam Pressão de vapor (e): pressão exercida

Quando copia ficheiros MP3 utilizando o Explorador do Windows e não o software Digital Voice Editor, pode reproduzir os ficheiros MP3 normalmente, mas não pode adicionar/sobrepor

Compreender a importância da formação do biólogo licenciado para uma atuação responsável e criativa na escola básica e em todos os campos de atividade educacional, bem como

Quando o túnel VPN estiver configurado na nuvem privada, você poderá verificar a conectividade acessando o console do VMware Cloud on AWS e o vCenter Server implantado no seu

Fatores importantes que podem levar a diferenças significativas entre os resultados reais e as declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros