• Nenhum resultado encontrado

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana conta com uma Comissão Coordenadora constituída por quatro membros docentes e um representante discente e seus respectivos suplentes.

II - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A Seleção de candidatos inscritos para o Mestrado/Doutorado junto ao Programa de Língua e Literatura Italiana seguirá as seguintes etapas:

1) Exame escrito de proficiência em língua italiana (caráter eliminatório): para aprovação, o candidato deverá obter nota mínima 7 (sete) ou (em caso de exames externos) a pontuação minima indicada no item V. Para ingresso no Doutorado será exigida também a proficiência em outra língua estrangeira, de acordo com o especificado no item V.

Os candidatos italianos, graduados em italiano, serão dispensados do exame de proficiência em italiano.

Proficiência em português: os candidatos estrangeiros, além da proficiência em língua estrangeira, farão o exame de proficiência em português. O aluno com aprovação no CELPE-BRAS será dispensado de novo exame, devendo anexar cópia autenticada do referido certificado no momento da inscrição.

2) Análise do Projeto de Pesquisa (caráter eliminatório): com o intuito de aferir a pertinência da escolha e a exeqüibilidade da proposta do candidato, a familiaridade deste com os procedimentos básicos de redação acadêmica e de estruturação de trabalhos científicos, e sua coerência, objetividade e clareza na organização e exposição das idéias. Nota mínima: 7 (sete) 3) Entrevista: a entrevista visa avaliar aspectos relacionados ao projeto de pesquisa apresentado, bem como os conhecimentos em língua italiana e, portanto, será realizada em italiano. Nota mínima: 7 (sete).

O programa, por meio de editalpublicado no Diário Oficial do Estado (DOE), , detalhará a sistemática a cada processo seletivo, especificando os prazos de cada fase.

O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado, deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

(2)

III – PRAZOS

No curso de mestrado o prazo para depósito da dissertação é de 42 (quarenta e dois) meses. No curso de Doutorado, para o portador do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de 54 (cinqüenta e quatro) meses.

No curso de doutorado, sem obtenção prévia do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de 68 (sessenta e oito) meses.

IV - CRÉDITOS MÍNIMOS

Os candidatos ao grau de mestre deverão integralizar, no mínimo, 96 (noventa e seis) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I - no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas; II - 72 (setenta e dois) créditos referentes à dissertação.

Os candidatos ao grau de doutor, portadores do título de mestre obtido na USP ou com equivalência por ela reconhecida, deverão integralizar, no mínimo, 176 (cento e setenta e seis) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I - no mínimo 16 (dezesseis) créditos em disciplinas; II - 160 (centoe sessenta) créditos referentes à tese.

Os candidatos ao grau de doutor, que não têm título de mestre, deverão integralizar, no mínimo, 200 (duzentas) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição:

I - no mínimo 40 (quarenta) créditos em disciplinas; II - 160 (cento e sessenta) créditos referentes à tese.

Podem, a juízo da CCP, ser computados, no total de créditos mínimos, 4 créditos especiais, dentro das atividades descritas no item Outras Normas.

V - LÍNGUA ESTRANGEIRA

Para a inscrição no programa de Mestrado é exigida a proficiência em Língua Italiana; para o Doutorado, é exigida a proficiência em Língua Italiana e numa outra língua estrangeira moderna (inglês, francês, espanhol ou alemão).

O exame de proficiência de língua italiana será realizado no âmbito da FFLCH como parte das provas do processo seletivo.

O exame de proficiência de língua italiana realizado no âmbito da FFLCH terá validade de 2 anos.

Poderão ser aceitos exames externos, com a seguinte pontuação mínima:

Alemão: Groβes Deutches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe. Pontuação mínima: Aprovado.

(3)

eletrônico)

Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes). Pontuação mínima: Nível Intermediário

Italiano: CILS. Pontuação mínima: CILS 4 (equivalente ao B2 (intermediário) na classificação européia).

Francês: Nancy 3 ou DALF (Aliança Francesa); TCF (Cendotec). Pontuação mínima: entre 500 a 699 pontos.

Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: C1 e C2.

VI – DISCIPLINAS

Para análise das solicitações de credenciamento de disciplinas, a Comissão Coordenadora de Programa deve designar um relator, cujo parecer ressalte o mérito e a importância da disciplina junto ao Programa ou área de concentração, bem como a competência específica dos professores responsáveis pela mesma.

Os critérios de credenciamento de disciplina no Programa são:

- o professor responsável deverá ser participante ativo do Programa (permanente).

- a disciplina deverá apresentar ementa com objetivos claros e bem definidos, que justifiquem sua importância para o programa e para a coerência da linha de pesquisa de um lado, e de outro, para a formação do aluno. A bibliografia deve ser pertinente e atualizada e os critérios de avaliação objetivos.

- o recredenciamento da disciplina, além dos critérios anteriores, deve vir acompanhado de uma justificativa na qual se fundamenta a manutenção e a atualidade da disciplina.

VII – CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS

Em casos excepcionais, o cancelamento da disciplina poderá ocorrer por solicitação do docente responsável pela disciplina à Comissão Coordenadora de Programa.

O prazo para o cancelamento de disciplina é até o término das matrículas. No caso de disciplinas ministradas por professores visitantes, o prazo para cancelamento poderá se estender a uma semana antes do início das aulas.

VIII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação é obrigatório para os alunos matriculados em curso de Mestrado e de Doutorado.

É necessário completar os créditos mínimos exigidos em disciplinas para a realização do exame. O aluno deve se inscrever para o exame de qualificação em até 60% do prazo máximo para o depósito da dissertação ou tese.

O Exame deverá ser realizado em até cento e vinte dias contados a partir da data de inscrição. Em caso de reprovação no primeiro exame o aluno deverá submeter-se a novo exame no prazo máximo de 60 dias.

(4)

O Relatório de qualificação deverá obrigatoriamente conter: curriculum acadêmico; relação das disciplinas cursadas e seu aproveitamento para pesquisa; projeto de pesquisa; descrição detalhada do estado atual e bibliografia atualizada do projeto. Poderão também constar do relatório: descrição da pesquisa de campo já realizada ou análise preliminar de material empírico ou bibliográfico a ser utilizado na dissertação ou tese. O Exame de Qualificação consistirá de uma argüição oral do relatório apresentado.

A comissão examinadora, aprovada pela Comissão Coordenadora de Programa, deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor.

Sobre o exame de qualificação Objetivos do Exame de Qualificação

O Exame de qualificação possui importância fundamental para a pesquisa e a reflexão teórica e crítica, e constitui-se em momento privilegiado para a interlocução acadêmica entre o pós-graduando e docentes que atuam em áreas relacionadas a seu tema de pesquisa.

São objetivos específicos do Exame de Qualificação no Mestrado:

a) examinar e discutir o plano de trabalho apresentado pelo pós graduando, observando seus resultados em relação aos objetivos propostos no projeto em desenvolvimento;

b) examinar e problematizar o plano de trabalho, apresentando sugestões bibliográficas, teóricas ou metodológicas relacionadas ao tema da pesquisa em andamento quando necessárias. São objetivos específicos do Exame de Qualificação no Doutorado:

a) analisar e discutir os mecanismos de pensamento, as estratégias argumentativas e o arcabouço teórico e bibliográfico relacionado ao tema proposto para pesquisa;

b) observar e discutir a pertinência do plano de trabalho e sua adequação em relação ao assunto de pesquisa proposto;

c) verificar o grau de ineditismo, a coerência de idéias e a relevância intelectual, acadêmica e social do estudo proposto, fornecendo sugestões, fazendo críticas e indicando complementação teórica, bibliográfica ou iconográfica quando necessária.

O exame consiste na análise crítica do projeto em andamento realizada pelos membros da banca. Cada um dos examinadores terá trinta minutos para tecer seus comentários e observações. O pós-graduando terá trinta minutos para responder ou comentar as observações de cada examinador.

Caso prefiram, os membros da banca poderão estabelecer uma interlocução com o pós-graduando ao invés da exposição seguida de resposta. O examinador que fizer esta opção terá sessenta minutos para seu diálogo crítico com o aluno.

IX – PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO

A partir da aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, e por sugestão da banca examinadora, o aluno poderá solicitar a mudança de curso com anuência do orientador. A CPP analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado emitido por um relator sobre o novo projeto de pesquisa e o desempenho acadêmico do aluno.

(5)

X – DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO

Nada a acrescentar em relação ao regimento.

XI – ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES

O credenciamento e recredenciamento de todos os orientadores, exceto nos casos de credenciamento específico, será válido pelo prazo de três anos, podendo ser renovado por igual período.

O número de orientandos por orientador é de até dez. Adicionalmente o docente poderá co-orientar até três co-orientações.

Credenciamento de orientadores pertencentes à unidade:

Para se credenciar como orientador, o docente deverá credenciar, concomitantemente, uma disciplina de pós-graduação, ou já ter ministrado disciplina de pós-graduação.

O curriculum vitae do solicitante será analisado também em função dos seguintes itens: - publicações em revistas e periódicos renomados;

- orientação em Iniciação Científica;

- participação em projetos e/ou grupos de pesquisa reconhecidos e de interesse para a área com divulgação de resultados.

O solicitante que não atender aos criterios mínimos de credenciamento poderá ter credenciamento específico, cabendo à CCP analisar e deferir ou não a solicitação.

Credenciamento de orientadores externos:

Poderão ser credenciados de forma específica orientadores não pertencentes à unidade, atendendo aos mesmos critérios estabelecidos para os orientadores da unidade. Apenas não será necessário, neste caso, o credenciamento de disciplina.

Do Co-Orientador:

Credenciamento de co-orientadores

Poderão ser credenciados de forma específica co-orientadores externos à unidade, atendendo aos mesmos critérios estabelecidos para orientadores externos. Neste caso também não será necessário o credenciamento de disciplina.

Recredenciamento

Para que o solicitante seja recredenciado no programa, serão analisados criteriosamente, além dos itens estabelecidos para o credenciamento, os seguinte itens:

número de alunos por ele titulados no periodo tempo médio de titulação dos seus alunos

número de alunos egressos no período sem titulação (evasão)

existência de produção derivada de teses ou dissertações por ele orientadas oferecimento de disciplina(s) de pós-graduação

(6)

As regras de recredenciamento para co-orientador são as mesmas estabelecidas para orientador.

XII – PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

Número de Exemplares: Dissertação de Mestrado: 8 (oito). Tese de Doutorado: 10 (dez)

Resumo: Todos os exemplares deverão, obrigatoriamente, conter um resumo em português, em

inglês (abstract) e italiano. Quando o trabalho for composto por mais de um volume os resumos deverão ser encadernados somente no volume I.

Referências Bibliográficas: Segundo as normas da ABNT. Em caso de dúvida, consultar a

bibliotecária ou a secretaria de Pós-Graduação de seu departamento.

Encadernação: É obrigatório no depósito das Dissertações e Teses a apresentação de dois

exemplares (dentre os exigidos), encadernados conforme as especificações abaixo.

Esses exemplares serão depositados, na Biblioteca e no CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa Histórica), que guarda em seu acervo todas as dissertações e teses defendidas na FFLCH desde a criação dos cursos de pós-graduação.

I. Lombada - de acordo com ABNT NBR 12225 e conter os seguintes dados: nome do autor; título da obra e subtítulo (se houver); nível do curso (Mestrado ou Doutorado), sigla da Unidade (FFLCH) e ano da defesa;

II. Capa (de acordo com a ABNT NBR 14724 e conter os seguintes dados: a. Capa Dura, na cor preta e revestida em percalux, letra dourada;

b. Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for o caso); número de volumes (se houver mais de um); local (cidade); ano do depósito do trabalho.

III. Folha de Rosto (de acordo com a ABNT NBR 14724) e conter os seguintes dados: a. Nome da instituição; nome completo do autor; título da obra; subtítulo (quando for

o caso); número de volumes (se houver mais um); local (cidade); ano do depósito do trabalho; natureza do trabalho (dissertação ou tese); grau pretendido (Mestre ou Doutor); Área de Concentração; nome do orientador.

Documentos necessários para o depósito das Dissertações e Teses

1. Guia de Encaminhamento assinada pelo(a) orientador(a);

2. Sugestão de banca assinada pelo (a) orientador (a). Os docentes externos à USP que

não constam da lista de docentes cadastrados, deverão preencher o referido cadastro

(7)

3. Ficha Capes (o resumo exigido nessa ficha pode ser cópia daquele encadernado na tese/dissertação). Entregar no departamento.

4. Versão digital da dissertação ou tese em CD-Rom (texto completo em PDF) incluindo o resumo em português, o abstract, 5 palavras-chave em português e o e-mail para

contato. O CD-Rom deverá vir identificado com o nome do autor e acondicionado em caixa de acrílico transparente ou em envelope plástico transparente.

XIII – NOMENCLATURA DO TÍTULO Mestre em Letras - Língua e Literatura Italiana. Doutor em Letras - Língua e Literatura Italiana. XIV – OUTRAS NORMAS

Créditos especiais: podem, a juízo da CCP, ser computados no total de créditos mínimos, 4 (quatro) créditos dentro das seguintes atividades, cada uma delas correspondendo a no máximo 02 (dois) créditos:

a) Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado;

b) Publicação de trabalho completo em anais (ou similares), do qual o interessado é autor; c) Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento; d) Participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares);

e) Participação no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).

Para fins de atribuição de créditos especiais, as atividades relacionadas deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso.

Os créditos referentes aos itens de a) a e) só serão considerados quando o aluno for autor e o tema for pertinente ao projeto de sua dissertação ou tese. O aluno poderá reunir com as atividades até 4 créditos especiais.

Referências

Documentos relacionados

Para além desta visão geral que conseguimos extrair da investigação efectuada para concretizar a Parte I, foi também possível chegar a algumas conclusões

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Ao analisar a distribuição espacial da renda mensal municipal no Estado (Figura 8), ressalta-se que, além do fato de a capital gaúcha ser a de maior renda em todos os períodos, a

Quanto à solicitação dos biomodelos, este estudo de- monstrou que na cidade de Teresina (PI) especialistas em Ci- rurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Implantodontia e

adstringens foi a espécie que apresentou maior tolerância a maior temperatura de choque térmico, nos dois tempos de permanência, com mais da metade das sementes

Não é fácil conviver com pessoas e muito menos conduzi-las ao alcance dos objetivos a serem atingidos. Portanto, saber motivar um grupo é uma tarefa que exige

cargos: Técnico em Enfermagem, Físico, Médico/Área: Neonatologia, Médico/Área: Cirurgia Geral, Médico/Área: Coloproctologia, Médico/Área: Hematologia, Médico/Área: Cirurgia

RESUMO – O crescimento de mudas de cipó-cravo (Tynanthus fasciculatus Miers), liana com propriedades medicinais, foi avaliado em quatro condições: borda de mata (T1), interior de