• Nenhum resultado encontrado

TI VERDE: ESTUDO DE CASO SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TI VERDE: ESTUDO DE CASO SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TI VERDE: ESTUDO DE CASO SOBRE O CONSUMO DE

ENERGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Carlos Alfredo Weissheimer Júnior ∗∗ Carlos Herique Schwartzhaupt

RESUMO

Esse trabalho deseja apresentar um estudo sobre o consumo de energia em alguns modelos de desktops em diferentes estágios. Será utilizado um multímetro e um software para coleta de dados. A partir do levantamento foi possível comprovar que equipamentos mais modernos, com mais desempenho, também consomem menos energia.

Palavras-chave: TI – Verde; informática; sustentabilidade;

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar os principais pontos relacionados à Tecnologia da informação e sustentabilidade ambiental com o intuito de tornar relevante uma pesquisa sobre tais assuntos. Durante o mesmo, será utilizada a abreviatura TI para designar Tecnologia da informação como forma de agilizar a leitura em constantes referências à expressão citada em alíneas.

TI Verde está fortemente posicionada entre as tendências para este ano e também para o próximo. Ao longo de 2009, dois dos seis pré-requisitos de compras em TI serão referentes a produtos e serviços que respeitem o meio ambiente, como menor consumo de energia. Sendo assim um ótimo assunto para estudo.

1 DEFINIÇÃO DO ASSUNTO

1.1 TEMA

TI verde é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o nosso uso da computação.

Acadêmico do Curso de Especialização em Gestão Empresarial do Centro Universitário Feevale, Graduado

em Ciência da Computação e Analista de Suporte em Informática.

∗∗

(2)

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Entre os fatores abordados pela “TI - Verde” ressalta-se a importância do gerenciamento e utilização da TI sustentável que se define como o modo em que uma empresa gerencia seus ativos na área de Tecnologia da Informação. Isso inclui comprar desktops, notebooks, servidores e outros equipamentos eficientes em termos de energia; bem como gerenciar o consumo de energia dos seus produtos e equipamentos.

1.3 JUSTIFICATIVA

Desde o curso de Ciência da Computação acompanho as evoluções tecnológicas do mundo que cada vem se preocupa mais com o desenvolvimento e menos com o meio ambiente. Quando iniciei minha graduação não se tinha uma projeção do que os avanços tecnológicos nos trariam, porém um fato era indiscutível: para ter desenvolvimento era necessário investir em tecnologia. Contudo, esse desenvolvimento custava alto e nem todas as organizações e pessoas físicas estavam dispostas a investir.

Hoje através de projetos sociais, com redução de impostos etc. a informática se tornou extremamente acessível. Porém como o desenvolvimento urbano que agride o meio ambiente através do desmatamento, o avanço da computação o ataca de diferentes formas, seja pelo lixo eletrônico que gera, pelo consumo de energia ou ainda pela emissão de carbono na atmosfera. Assim pode-se dizer que a área computacional tem o dever de preservação atrelado em suas funções.

Na área computacional foi adotado o termo TI - Verde. Através dela pode-se dizer que no futuro as ações tecnológicas irão prejudicar o mínimo possível o meio ambiente e serão mais sustentáveis. Quando discutido sobre TI – Verde o consumo de energia sempre vem em primeiro lugar, pois é o fator que mais gera despesas dentro dos abordados por ela. Logo a preocupação é mutua para achar técnicas de se fazer as mesmas coisas gastando menos energia como, por exemplo: A virtualização de servidores ou até mesmo a troca do parque tecnológico.

A contribuição desta pesquisa para a Instituição de Ensino Superior pesquisada evidencia-se em poder demonstrar que a substituição de equipamentos obsoletos não está apenas ligada a produtividade e satisfação dos funcionários e dos alunos, mas também com a redução nos gastos com energia e com a preservação ambiental.

(3)

Sendo acadêmico, sei que possuo um desafio pela frente, pois estarei pesquisando em um ambiente real. No entanto, torna-se fundamental explorar essa área, buscando contribuições para as pesquisas que possam contribuir com a redução no consumo de energia por parte da tecnologia da informação trazendo o conceito de TI – Verde para as empresas.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Estudar a teoria da TI – Verde e fazer uma comparação entre equipamentos de informática quanto ao consumo de energia. Além disso, deseja evidenciar a preocupação que a área de TI tem com o meio ambiente.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar o consumo de energia de equipamentos de informática; • Medir quais consumem mais energia e por que;

• Avaliar em que período esses equipamentos utilizam mais potência. • Demonstrar a utilidade da TI na preservação do meio ambiente. 4 METODOLOGIA

A metodologia pode ser definida como uma inquirição científica que depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que os métodos científicos, linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa, possam ser alcançados. (PRODANOV; FREITAS, 2009).

4.1 TIPOS DE PESQUISA

4.1.1 Quanto aos Objetivos

O tipo de pesquisa utilizado quanto aos objetivos será a explicativa, que conforme (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 140) “Procura identificar os fatores que causam um determinado fenômeno, aprofundando o conhecimento da realidade”. Com este estudo será possível se deparar com fatores que podem contribuir para o consumo de energia mais elevado, radicando o conhecimento da realidade em um estudo de caso.

(4)

4.1.2 Quanto aos procedimentos técnicos

Quanto aos procedimentos técnicos, desenvolver-se-á uma pesquisa bibliográfica para dar fundamentação ao estudo teórico. Além de um estudo de caso para que a teoria possa ser contextualiza na vida real.

A pesquisa bibliográfica é definida por (ESPIRITO SANTO, 2009. p. 1) como: “Pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de um tema.” Tendo um grande valor para que o trabalho atinja o seu objetivo.

A importância para que os resultados do estudo de caso tornem-se relevantes passa por uma pesquisa bibliográfica, pois através de materiais já publicados é possível delimitar o assunto e definir o caminho á ser seguido tornando a parte prática do trabalho mais estruturada.

O segundo procedimento adotado será o estudo de caso, pois, segundo Gil (1999), este permite um conhecimento amplo e detalhado acerca do objeto de estudo. Já para Yin afirma que:

"O estudo de caso é uma inquirição empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, quando a fronteira entre o fenômeno e o contexto não é claramente evidente e onde múltiplas fontes de evidência são utilizadas". Yin (2001, p. 32)

Assim, este trabalho será realizado em uma Instituição de Ensino Superior, situada no Vale dos Sinos onde os computadores comparados se encontram. A escolha pela instituição se deu pelo fato de ser um ambiente propício a pesquisa e pela diversidade nos modelos dos equipamentos de informática e suas diferentes tecnologias.

4.1.3 Quanto à abordagem

A abordagem será quantitativa que é definida (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 141) como: “[...] significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las [...]”. Essas informações serão obtidas através de recursos tecnológicos vistos no item coleta de dados.

4.2 DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO A SER PESQUISADO

A pesquisa será realizada em uma Instituição de Ensino Superior, situada no município de Novo Hamburgo, região do Vale do Sinos.

(5)

4.3 TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS:

Para a coleta de dados, será necessário um multímetro e um software chamado Appa que irá gravar, a cada minuto durante seis horas, a variação da amperagem dos diferentes tipos de equipamentos de informática um de cada vez. Ele ainda irá medir a variação na rede elétrica.

Esse registro será feito através do multímetro, onde suas ponteiras serão unidas no meio de um cabo de força que terá uma ponta ligada na tomada e outra ligada no equipamento a ser medido. O software será instalado em outro equipamento e ligado ao multímetro pela porta serial, para que a execução do programa não comprometa o resultado final.

A coleta será realizada em três estágios, são eles:

• Parado: Equipamento ligado, porém sem executar atividade alguma.

• Em execução: Equipamento ligado e executando tarefas. Para esse estágio foram rodadas apenas as tarefas de antivírus e desfragmentador de disco, pois se diferentes tarefas fossem realizadas nas máquinas os resultados poderiam não ter validade.

• Desligado: Equipamento desligado, com o cabo de força conectado a ele e na tomada.

Assim como os computadores, os monitores também terão a sua coleta dividida em três estágios, são eles:

• Ligados e com uma tela de fundo branca. • Ligados e com uma tela de fundo escura. • Desligados.

Já o registro dos switches será feito apenas em um único estágio, que é ligado e com todas suas portas em uso. Optou-se apenas por esse estágios pois são equipamentos que tem a função de ficar ligados vinte quatro horas por dia e sendo assim a necessidade de se medir o consumo do mesmo em outras formas se tornar meramente ilustrativa.

4.7 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Com base nos resultados obtidos na pesquisa, far-se-á a análise e interpretação dos dados, com vistas a identificar os objetivos e as hipóteses levantadas. Toda informação coletada será importada para o MSExcel e partir disso poderá ser calculada a potência que cada equipamento consome através da formula P = I * A. “[...] a análise e a interpretação dos dados da pesquisa constituem processos estreitamente relacionados. [...]” (GIL, 1999, p. 185).

(6)

Como técnica para análise e interpretação dos dados da pesquisa será utilizada a análise de conteúdo, pois “[...] através da análise de conteúdo, podemos encontrar respostas para as questões formuladas e também podemos confirmar ou não as afirmações estabelecidas antes do trabalho de investigação. [...]” (MINAYO, 2001, p. 74).

RESULTADOS

Os resultados obtidos a partir da metodologia e são apresentados a seguir.

Figura 1.1: Consumo de energia em Desktops.

Os equipamentos testados tiveram seus consumos de energia representados na figura 1, onde se tem o equipamento Lince no início da escala, porém ele representa a configuração do DELL 240. O restante dos equipamentos segue uma seqüência da configuração mais baixa com menos recursos, DELL 110, até a máquina de maior desempenho, DELL 755.

Pode se observar quando comparada com outra marca a DELL se mostrou mais eficiente quanto ao consumo de energia como o representado pelos computadores, Lince e seu equivalente DELL 240. Além disso, os monitores dos respectivos computadores foram testados como mostra a figura:

Figura 1.2: Consumo de energia em Monitores

Os monitores de CRV apresentaram um consumo bem maior do que o monitor de modelo DELLE177FP LCD. Ainda observava-se que o monitor Lince de 15’ tem um consumo maior do que DELL E773c 17’.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados obtidos nessa pesquisa é possível afirmar que no valor agregado a esses equipamentos de alta performance não está atrelado apenas desempenho e a satisfação do cliente, mas sim, a redução com gastos de energia.

(7)

Ainda pode-se dizer que a contribuição das organizações para com o meio ambiente é cada vez maior, e são ações como as de TI – Verde que irão traçar o caminho para a sustentabilidade ambiental e tornar os processos de desenvolvimento tecnológicos menos agressivos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOGHI, Cláudio; SHITSUKA, Ricardo. Sistemas de informação: um enfoque dinâmico. 1. ed. São Paulo, SP: Érica, 2002. 282 p.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1999; reimpressão 2007 169 p.

NOW!DIGITAL, equipe editorial. TI – Verde negócio em dia com o planeta. Executive Briefing. ago. 2009.

ELKINGTON, J. BURKE, T. The green capitalists. Londres. Gallancz, 1989. ESPÍRITO SANTO, Eniel do. Pesquisa Bibliográfica. Disponível em:

<www.heliorocha.com.br > Acessado em: 20 ago. de 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

YIN, Robert. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre, Bookman, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 19.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. 80 p.

MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Economia ambiental: gestão de custos e investimentos. 2. ed., rev. e atual. São Paulo, SP: Juarez de Oliveira, 2003. 232 p. O L IV E IR A , M a yc o n . E n t e n d a o c o n c e i t o : T I – V e r d e . D i s p o n í v e l

e m :<http://hardlinkware.blogspot.com/2009/04/entenda-o-conceito-ti-verde.html> Acessado em: 23 ago. 2009.

PADUAN, Roberta. Eu quero ser verde. Exame, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009, 288 p.

REIS, Lineu Belico dos; FADIGAS, Eliane A. Amaral; CARVALHO, Cláudio Elias.

Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2005. 415 p.

VEIGA, José Eli da; Desenvolvimento sustentável: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2008 3° ed.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. 6. ed. rev. ampl. Curitiba, PR: Positivo, 2004. 817 p.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Assim, o que se pretende com a utilização de simulações em Realidade Virtual é proporcionar momentos de reflexão nos quais os conceitos são elaborados e relaborados, utilizados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos