• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ROTA DE FUGA SEDE DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ROTA DE FUGA SEDE DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

MEMORIAL DESCRITIVO

SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ROTA DE FUGA

(2)

ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO. ...

2- DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS ... 2.1INSTALAÇÕES DE ALARME DE INCÊNDIO

2.1.1 Escopo dos Serviços: ... 2.1.2 Infraestrutura da rede: ... 2.1.3 Especificações de Montagem: ... 2.1.4 Descrição dos Serviços: ... 2.1.5 Especificação dos Materiais de Detecção e Alarme de Incêndio: ... 2.2INSTALAÇÕES DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ROTA DE FUGA

2.2.1 Escopo dos Serviços: ... 2.2.2 Especificação de Materiais de Iluminação de Emergência e Rota de Fuga: ...

3 – NORMAS TÉCNICAS ABNT APLICÁVEIS. ...

4 – RELAÇÃO DE DESENHOS ...

(3)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

1 – INTRODUÇÃO.

O presente memorial descritivo de procedimentos estabelece as condições técnicas mínimas a serem obedecidas na execução dos serviços; fixando, portanto os parâmetros básicos a serem atendidos para materiais, serviços e equipamentos, que constitui parte integrante dos contratos de serviços.

Todas as obras e serviços deverão ser executados rigorosamente em consonância com os projetos executivos fornecidos pela Fundação Padre Anchieta, parte integrante das documentações fornecidas em que compõe o projeto do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, como também das instalações da iluminação de emergência e rota de fuga, que serão realizadas na Sede da Fundação Padre Anchieta.

Os projetos foram elaborados em conformidade com as prescrições contidas nas normas brasileiras vigentes da ABNT, citadas neste memorial, e pelas normas e regulamentos estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Quando não houver descrição do tipo de serviço a ser executado, material ou equipamento a ser utilizado, seguir orientação da fiscalização e dos respectivos projetistas de cada área em questão.

No caso de discrepâncias ou falta de especificações de marcas e modelos de materiais, equipamentos, serviços, acabamentos, etc., deverá sempre ser observado que estes itens deverão ser de qualidade extra, e que as escolhas deverão sempre ser aprovadas antecipadamente pela fiscalização e/ou pelos projetistas.

A Proponente dos referidos serviços, deverá antes de qualquer formulação da proposta, vistoriar e checar as informações contidas no projeto, tais como; cotas e dimensões que deverão ser conferidas no local, negando-se a qualquer intento as medidas tiradas de escala, trajetos, viabilidade de execução em período de horário comercial, interferências com outras instalações, necessidade de serviços complementares (ex.: quebra e recomposição de pisos e paredes, confecção de suportes, etc.).

As especificações, os desenhos dos projetos e os memoriais descritivos destinam-se a descrição e a execução das obras e serviços completamente acabados nos termos deste memorial, e com todos os elementos em perfeito funcionamento, de primeira qualidade e bom acabamento. Portanto, estes elementos devem ser considerados complementares entre si, e o que constar em um dos documentos é tão obrigatório como se constasse em todos os demais. Igualmente, com relação a quaisquer outras partes das obras e dos serviços apenas uma parte estiver desenhada, todo o serviço deverá estar de acordo com a parte assim detalhada e deverá ser considerado para continuar através de todas as áreas ou locais semelhantes, a menos que indicado ou anotado diferentemente.

(4)

2- DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

O objeto do escopo dos serviços mencionados neste memorial, se refere às instalações do sistema de Detecção e Alarme de Incêndio e da Iluminação de Emergência e Rota de Fuga, na Sede da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, localizada na Rua Cenno Sbrighi, nº 378 – Água Branca – São Paulo – SP.

O presente documento trata da especificação do Sistema Central de Detecção e Alarme de Incêndio e sistemas integrados, abrangendo: definições de perfil tecnológico, requisitos funcionais, normas e recursos de integração com as restantes instalações de segurança existentes no edifício.

2.1 – Instalações de Detecção e Alarme de Incêndio.

2.1.1 – Escopo dos Serviços

Os seguintes itens de fornecimento estarão incluídos no Escopo das instalações de detecção e alarme de incêndio:

 Equipamentos e componentes do sistema de detecção e alarme de incêndio do presente projeto;

 Central de Alarme, Estações Repetidoras e Terminal de Controle com periféricos;  Configuração geral da central;

 Software de interface gráfica entre Central de Alarme e Terminal de Controle;

 Telas gráficas por pavimento, incluindo todos os componentes de supervisão, animação gráfica e recursos de memorização de funções e alarmes, incluindo:

o Acionadores de Alarme o Alarmes sonorovisuais

o Monitoramento de chaves de fluxo de água dos controles setoriais o Monitoramento de alarmes por aspiração do Data Center (*)

o Monitoramento do sistema de combate a incêndio do Data Center (*) o Monitoramento das bombas de incêndio (*)

o Controle de dampers de ar condicionado / ventilação (*)

 Serviços de execução das instalações de fiação para laços, tensão auxiliar, alimentação, etc;  Serviços e instalações de infra-estrutura, quando requeridos ajustes e complementações, para laços, tensão auxiliar, alimentação, sensores, módulos de endereçamento e controle, etc;

 Serviços de supervisão permanente de engenheiro de obra, até a entrega das instalações;  Serviços de configuração e testes de aceitação final da instalação;

 Documentação do Projeto Executivo e, posteriormente, do projeto “Conforme Construído”;

 A documentação técnica da instalação (dossiê de equipamentos de fábrica e catálogos de componentes);

 Documentação do Curso de Treinamento;

(5)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

2.1.2 Infraestrutura da rede

A Proponente deverá analisar o projeto de infraestrutura fornecido e, se necessário, atualizar, alterar ou complementar a instalação da rede. É da responsabilidade da Proponente a execução da rede de infraestrutura, e considerar no escopo tais providências. A rede de infraestrutura deverá ser fornecida com arame guia, visando facilitar a instalação da fiação de laços e de circuitos de alimentação auxiliar.

2.1.3 Especificações de Montagem

O método de instalação e montagem da central de incêndio e componentes seguirá a sistemática e procedimentos dos respectivos manuais de instalação dos fabricantes, atendendo as normas técnicas do Item 3 da presente especificação. Especial atenção será dada ao arranjo (tipo e estilo de conexão) dos laços e dispositivos auxiliares.

A FPA fornecerá a Proponente, todos os projetos básicos e com diretrizes para a execução das instalações, referentes ao Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, objeto do escopo deste memorial, cabendo a Proponente apresentar o projeto executivo e detalhado o para aprovação pela FPA, antes do início das instalações. O projeto será composto por:

 Plantas em escala 1:100 ou 1:50 por pavimento;  Memorial descritivo com especificações técnicas;

 Tabela de dispositivos de detecção e alarme de incêndio;  Relação de equipamentos e componentes;

 Diagramas de conexão dos laços de detecção;  Detalhes de execução.

2.1.4 Descrição dos Serviços

Para todas as edificações do Complexo da Sede da FPA, foram projetados sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio,na qual consiste de 1 Central de Detecção e Alarme de Incêndio, projetada para ser instalada no pavimento superior da Portaria / Recepção, na sala de segurança, e com uma Central Repetidora desta Central, prevista para ser instalada na Sala dos Bombeiros. A Central Repetidora terá as mesmas funções da Central de Alarme. Para todo o Complexo, forma previstos 8 laços de detecção que sairão da Central de Alarme e caminharão pelo mesmo caminho da rede externa existente de CFTV, devendo a Proponente considerar no escopo, a instalação de toda a infraestrutura para a passagem dos cabos de detecção, prevendo algumas intervenções de obras civis, tais como quebras e recomposição de pisos, confecção de caixas de passagem em alvenaria, etc. Foi adotado sistema de detecção por Classe A, isto é o caminho de retorno do laço é diferente do caminho do laço de alimentação.

(6)

Os laços se dividiram da seguinte maneira nos prédios do Complexo da FPA: Laços 1 e 2 : Segurança e Recepção + Prédio Administrativo

Laço 3 : Restaurante + CAG + Estúdio H + Sala dos Bombeiros + Teleposto + Assertec + Cabine Primária 01 (Entrada e Medição Eletropaulo) + Operações e Marketing + Rádios Laços 4 e 5 : Estúdios C, D, E, F e G + Cabine Primária 02 (Subestação)

Laço 6 : Estúdios A e B E Técnica TV

Laço 7 : Transporte e Manutenção + Marcenaria + Univesp e Eng / Ilhas Laço 8 : Tecas

A infraestrutura da rede externa e interna deverá ser através de eletroduto de aço galvanizado à fogo de 1”. Nas redes externas seguir o caminhamento existente da rede de CFTV e utilizar as caixas de passagens existentes.

Os cabos dos laços deverão se do tipo com blindagem eletrostática 2x2,5 mm², tanto na redes externas como nas redes internas.

Nos locais onde tiverem forros removíveis, as instalações da infraestrutura deverão ser embutidas no entreforro, já nos locais que não contiverem forros removíveis, as instalações deverão ser aparentes, em eletroduto de aço galvanizado de 1” e conduletes de passagem.

Os indicadores audio-visuais (sirenes) deverão ser alimentadas por fonte auxiliar endereçável de corrente continua através de baterias de 24 Vcc.

Para as sirenes e acionadores manuais foram previstos as instalações de módulos endereçáveis a fim de se poder identificar os alarmes acionados.

Não foram previstas as instalações de detectores nos entreforros em virtude de que algumas áreas não seria possível esta instalação, pois são forros de gesso acartonado. Também não foram previstas as instalações de sistema de detecção por aspiração e nem combate à incêndio por gás FM 200 ou HFC220ea.

A Proponente deverá considerar no seu escopo todos os equipamentos e materiais novos, pois não serão reaproveitados nenhum material existente.

Na entrega final das instalações a Proponente deverá elaborar o As Built (conforme construído) e efetuar testes dos sistemas instalados e treinamento para os usuários e bombeiros da FPA.

(7)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

Os testes de comissionamento serão realizados em etapas: 1ª Etapa:

Através da verificação dos laços de detecção via display da central, na qual serão identificados e comissionados todos os componentes endereçáveis instalados; tais como:

 Sensores de fumaça  Sensores de temperatura  Módulos de monitoramento  Módulos de controle  Módulos de sinal  Módulos de isolação

 Módulos de relés programáveis  Acionadores manuais

 Sirenes de alarme  Sinalizadores luminosos

Nestes componentes serão verificados os seguintes itens, via central de incêndio:  Endereço

 Número de série  Histórico de eventos  Status

2ª Etapa

Testes funcionais dos laços:

 Acionamento de sensores e módulos de controle  Acionamento de sirenes e indicadores luminosos  Acionamento de dampers corta-fogo e comuns  Acionamento de módulos de controle

 Acionamento de módulos de isolação e de sinal

 Acionamento dos módulos de relés (Alarmes do Data Center)  Alarmes sonoros

 Alarmes Visuais

 Acionamentos de intertravamentos através de módulos de controle (se aplicáveis) 3ª Etapa

Testes funcionais da central:

 Sinalização e anunciadores de alarmes através do display LCD  Carga e recarga de baterias

4ª Etapa

Testes funcionais dos detectores de temperatura e fumaça:

 Testes de fumaça e de temperatura conforme norma NBR 9441 para 10 % dos sensores da instalação.

(8)

PROGRAMA DE SEGURANÇA – LÓGICA DE ALARMES (Sugestão- A FPA deverá programar uma rotina) Verificar (*) Comando de elevadores e monta carga (descida) Fechamento de Damper Corta-fogo Desligamento de Ar Cond. e ar externo + 1 minuto + 3 minutos Evento de Alarme Alarme na Central Sirenes acionadas no andar Sirenes acionadas no prédio Abandono do Edifício Alarme Real Disparo alarme geral Brigada acionada Inspeção da brigada Alarme falso Resetar alarme Desligamento dos alarmes

(*) Verificações na central de incêndio, após o alarme confirmado:

 Bomba Jockey funcionado

 Bomba Principal funcionado

 Fluxo de Água no Controle Setorial

Notas: Os comandos de desligamentos de ar condicionado, tomada de ar externo, exaustão e comando de elevadores em operação de descida, serão implementados através de módulos de controle nos laços e locais respectivos.

(9)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

2.1.5 Especificações de Materiais do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

2.1.5.1 Central de Incêndio NFS2-3030

 Central Digital com CPU Modular: Integrada para funções de alarme de fogo e de segurança predial.

 Anunciador: Visor LCD (8 x 20 caracteres - 160) para funções de sinalização de alarmes, falhas operacionais, monitoramento de operação, etc.

o Indicações da 1a linha de escrita: data, hora e número do alarme.  Sinalizações básicas: o Ligado o Teste o Falha CPU o Falha a terra o Desligado o Reset o Silenciador de alarme o Defeito

 Facilidades de comunicação em rede: Rede Peer-to-Peer (Token Ring) via RS-485, com tempo de resposta de 3 segundos.

 Acesso remoto: Software de comunicação externa e conexão por Modem (previsão).

 Sensores: Inteligentes endereçáveis e convencionais com módulos de endereçamento analógicos.

 Número de laços endereçáveis: 10; número de endereços por laço: 318 sensores/módulos.

 Sistema de programa de manutenção, ajuste de sensibilidade variável.  Bloco de terminais removíveis para isolação de fiação de campo.  Laços para módulos de isolação de linha aberta e curto-circuito.  Configuração: Classe A (supervisão do laço).

 Senhas de acesso de operador.

 Funções programáveis para segurança e de controle de acesso a configurações.  Funções e ferramentas de diagnóstico.

 Baterias e carregador de baterias com unidade de reserva.  Autonomia de 4 horas.

 Alimentação elétrica: 24 VCC e 120 VCA

(10)

2.1.5.2 Central Repetidora LDU-80

Será fornecida 01 Central Repetidora, com display alfa-numérico e autonomia de 4 horas, e será instalada na Sala dos Bombeiros.

2.1.5.3 Terminal de Controle e Periféricos:

Terminal de Controle com CPU

Placa (Som+Vídeo+Rede) 2,8 GHz, 533 MHz Gateway para rede 512 MG RAM – HD 80 GB Drive 1 ¼”

Drive CD/DVD Monitor LCD 19” Teclado

Mouse ótico

Impressora matricial 80 colunas

Software e licenças para sistema de interface gráfica

2.1.5.4 Outros componentes do Sistema

Configuração e componentes da instalação por pavimento:

 Acionadores manuais (endereçáveis) para todos os pavimentos e subsolos  Sensores de Fumaça Fotoelétricos (exceto áreas abertas dos subsolos)

 Sensores de Temperatura Termovelocimétricos (nas áreas abertas dos subsolos)  Sirenes de alarme endereçáveis

 Alarme sonorovisual

 Outros recursos necessários aplicáveis aos laços: o Módulos de Controle, para:

 Fechamento de Dampers de Ar Condicionado e Ventilação o Módulos Monitores, para:

 Chaves de fluxo (controles setoriais)

 Status de bombas de incêndio: Sprinklers e Hidrantes  Contatos secos de alarme

o Módulos Isoladores, para:  Divisão de laços o Módulos de Sinal, para:

 Acionamento de sirenes e sinalização luminosa 2.1.5.5 Sensores de Fumaça Fotoelétricos: FSP-851

o Micro-processados (Inteligentes) o Tipo sensoriamento diferencial

(11)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

o Faixa de obscurecimento: 0.60-3.7 o Modelo aprovado pela UL e FM o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Ajuste automático de sensibilidade e/ou programado (dia e noite) o Pré-alarme (75 % do ajuste de alarme)

o Funções de Auto-diagnóstico

o Base de instalação com contato seco de supervisão o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Tipo de Detector  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação  Sinal do evento de alarme

 Tempo passado do último alarme  Identificação do tipo de falha  Última manutenção

o Aplicação geral:

 Locais de escritórios e áreas de trabalho, abertas ou salas fechadas. 2.1.5.6 Sensores de Temperatura Termovelocimêtricos (combinado) FST-851R

o Termovelocimêtrico e de regulagem fixa o Atuação: 9o

C x minuto (mínimo) e 57o C (fixo) o Micro-processados (Inteligentes)

o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Ajuste de sensibilidade e/ou programado o Funções de Auto-diagnóstico

o Base de instalação com contato seco de supervisão o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Tipo de Detector  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação  Sinal do evento de alarme

(12)

 Tempo passado do último alarme  Identificação do tipo de falha  Última manutenção

o Aplicação geral:

 Locais de estacionamentos.

2.1.5.7 Acionadores Manuais de Alarme NBG-12LX

o Micro-processados (Inteligentes) o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Funções de Auto-diagnóstico o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Tipo de Estação  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação  Sinal do evento de alarme

 Tempo passado do último alarme  Identificação do tipo de falha  Última manutenção

o Aplicação geral:

 Locais de circulação com distanciamento definido. 2.1.5.8 Módulos de Monitoramento FMM-1

o Para monitoramento de contatos secos de supervisão o Dupla entrada para circuitos NA, Classe A ou B o Micro-processados (Inteligentes)

o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Funções de Auto-diagnóstico o Informação de histórico (log):

 Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação

(13)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

 Número de alarmes e falhas  Tempo passado do último alarme o Aplicação geral:

 Monitoramento de status de contatos secos de dispositivos críticos. 2.1.5.9 Módulos de Controle FRM-1

o Para acionamentos de dispositivos o Saída de contatos NA ou NF o Micro-processados (Inteligentes) o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Funções de Auto-diagnóstico

o Comunicação regular do status do relé o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação

 Número de alarmes e falhas  Tempo passado do último alarme o Aplicação geral:

 Acionamentos remotos desde a central de alarme em sistemas críticos. 2.1.5.10 Módulos de Sinal FCM-1

o Para acionamentos de alimentação de dispositivos de áudio ou visuais; tais como alto-falantes, telefones de brigada de incêndio, sinalizadores sonorovisuais, via laço. o Saída de contatos de controle

o Micro-processados (Inteligentes) o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Funções de Auto-diagnóstico o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação

(14)

 Número de acionamentos

 Tempo passado do último acionamento o Aplicação geral:

 Acionamentos de dispositivos de áudio ou visuais para sistemas de comunicação críticos.

2.1.5.11 Módulos de Isolação ISO-X

o Para isolação e configurações de laços de detecção. o Saída de contatos de controle

o Micro-processados (Inteligentes) o Autônomos

o Memória não volátil o Endereçáveis

o Funções de Auto-diagnóstico o Leds de sinalização:

 Comunicação com o laço: verde (polled)  Alarme: vermelho (acionado)

o Informação de histórico (log):  Número de Série  Endereço

 Horas de operação  Data de Fabricação  Número de acionamentos

 Tempo passado do último acionamento o Aplicação geral:

 Operação de isolação de laços (lances) nas ocasiões de ruptura ou curto-circuito na linha de comunicação do laço.

2.1.5.12 Laços de Detecção LCM-320 ou LEM320

A Central será modulada e terá capacidade para a instalação de, no máximo, 10 Laços Endereçáveis; Cada Laço Endereçável deverá ter a capacidade de 159 endereços de detectores e mais 159 endereços de módulos, perfazendo um total de 318 endereços por laço. Entretanto, o número de pontos de reserva para detectores será de no mínimo 20 % e de 25 % para módulos endereçáveis.

2.2 – Instalações de Iluminação de Emergência e Rota de Fuga.

2.2.1 Escopo dos Serviços

Instalar iluminação de emergência com seta adesiva indicativa de saída de emergência nos locais indicados em projeto. Todas as saídas de emergência, circulação e saída dos ambientes terão iluminação de emergência tipo bloco autônomo, instaladas de acordo com o projeto.

(15)

Newmac do Brasil Ltda. – Rua Juari nº 166 – Jardim Sabará – São Paulo – SP – CEP 04446-160 – F.: (11) 2507-6500

Todos os alarmes, saídas de emergências e rotas de fuga deverão possuir sinalização indicativa tipo adesiva nas dimensões e cores conforme projeto e normas pertinentes.

Em todas as instalações, as marcas que não foram contempladas neste memorial ou nos projetos deverão ser aprovadas pela FISCALIZAÇÃO.

Todas as tubulações, conexões, cabos, fios, etc. deverão ser montadas, de modo que a marca fique visível para inspeção da FISCALIZAÇÃO.

Deverão ser feitos enchimentos previstos ou não nos projetos, em alvenarias, pisos, estruturas, tetos, etc., para embutir instalações e quadros diversos, quando não indicados como aparentes nos respectivos projetos.

2.2.2 Especificações de Materiais de Iluminação de Emergência

2.2.2.1 Luminária de emergência tipo bloco autônomo

Alimentação: 100 a 240Vca – 50/60Hz, com proteção através de fusíveis e varistores. Consumo do Sistema de Carga: Aproximadamente 0,06 A em 127V e 0,12 A em 220V.

Recarga da Bateria: Recarregador/Flutuador automático de 7,2V, automático com proteção contra sobrecarga. Corrente 60mA em 127V e 140mA em 220V.

Tempo de recarga: No máximo 48hrs em rede 127V e 24hrs em 220V.

Bateria: Recarregável de chumbo-ácido selada livre de manutenção de 6V – 4 A/h. Corrente de consumo do sistema em emergência: 1A

Desligamento Automático: Circuito interno de proteção contra descarga excessiva da bateria (tensão de corte aprox. 4,3V).

Sinalização: Led verde indica a presença de rede elétrica.

Chave Liga/Desliga: Pulsadora (não há a possibilidade de esquecer o aparelho desligado) e com função de botão-teste.

Material da Caixa: Base em chapa de aço com pintura eletrostática branca, ponteira em plástico branco e difusor em acrílico monocril.

Grau de proteção: IP30 (uso interno)

Uso: Fixo na parede ou no teto sobreposto ou embutido com uso de acessórios. Peso: IPF96 = 1,4 Kg, IPF186 = 1,5 Kg, IPF186-NE = 1,6 Kg.

Dimensões: 198x110x110 mm (C x L x A).

Normas técnicas: Atende a norma técnica nacional da ABNT – NBR 10.898, decreto estadual de SP no 46.076, Instrução Técnica nº18 do Corpo de Bombeiro.

Observações:

O modelo Normal e Emergência (NE) utilizam reatores bivolt automático convencionais, para o acendimento da lâmpada que trabalham em condição normal.

A edificação constará de sistema de iluminação e sinalização de emergência, conforme indicado no projeto básico fornecido e a ser executado pela CONTRATADA.

(16)

2.2.2.2 Sinalização de Saída.

Deve ser fotoluminescente e conter a palavra “saída” e uma seta indicando o sentido, ter um nível de iluminação que garanta eficiente visibilidade, as letras e a seta de sinalização deve ter cor verde sobre fundo branco, a iluminação da sinalização de saída deve ter fonte alimentadora própria que assegure um funcionamento mínimo de 01 hora, para quando ocorrer falta de energia elétrica na rede pública.

3 - NORMAS TÉCNICAS DA ABNT APLICÁVEIS.

As normas abaixo e ou suas sucessoras, bem como as demais citadas ou não citadas neste e nos demais itens a seguir e que se referem aos serviços, materiais e ou equipamentos objeto da obra deverão ser os parâmetros mínimos a serem obedecidos para sua perfeita execução.

Os casos não abordados serão definidos pela FISCALIZAÇÃO e ou projetistas, de maneira a manter o padrão de qualidade previsto para a obra em questão e de acordo com as normas vigentes nacionais ou internacionais, e as melhores técnicas preconizadas para o assunto.

NBR13434-1 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 1: Princípios de projeto NBR13434-2 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 2: Símbolos e suas formas,

dimensões e cores

NBR13434-3 Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio

NBR-9441 Execução de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio

NBR-11836 Detectores Automáticos de Fumaça para Proteção Contra Incêndio - Especificação

4 – RELAÇÃO DE DESENHOS

RTVC-EL-ALA-PLA-001-R0 Detalhes e Informação do Sistema

RTVC-EL-ALA-PLA-002-R0 Implantação

RTVC-EL-ALA-PLA-003-R0 Segurança e Recepção

RTVC-EL-ALA-PLA-004-R0 Prédio B, C, D ,E, F e Transporte RTVC-EL-ALA-PLA-005-R0 Estúdios A e B , Técnica TV RTVC-EL-ALA-PLA-006-R0 Distribuição e Caixa d’ Água

RTVC-EL-ALA-PLA-007-R0 Marcenaria e Tecas – Pavimento Térreo

RTVC-EL-ALA-PLA-008-R0 Marcenaria e Tecas – Pavimento Intermediário

RTVC-EL-ALA-PLA-009-R0 Marcenaria e Tecas – Pavimento Superior

RTVC-EL-ALA-PLA-010-R0 Univesp e Eng / Ilhas RTVC-EL-ALA-PLA-011-R0 Estudios C, D, E, F, G

RTVC-EL-ALA-PLA-012-R0 Rádios

RTVC-EL-ALA-PLA-013-R0 Operações e Marketing

RTVC-EL-ALA-PLA-014-R0 Estúdio H

RTVC-EL-ALA-PLA-015-R0 Restaurante

RTVC-EL-ALA-PLA-016-R0 Administração

(17)

Referências

Documentos relacionados

Os dados obtidos a partir das biópsias renais realizadas no Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e analisados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

Em relação a morfometria dos neurônios do plexo mientérico da curvatura gástrica maior do estômago glandular, verificamos que houve diferença estatisticamente

Durantes nove dias, 30 de abril a 11 de maio, a CEDEAO for- mou em Eurotrace SQL quatro colaboradores do INE, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, um do Depar- tamento

ThyssenKrupp Steel, Duisburg/ Alemanha Preparação da carga, AF1 e 2 Schwelgern Unidade de britagem e peneiramento interligado aos pátios de homogeneização e plantas de

Estamos, então, produzindo uma narrativa textual da história do terreiro Ylê Asé Ayara Onydancor, a partir da memória oral e de fragmentos deixados pelas pessoas e

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

O trabalho foi conduzido no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, pertencente à UFSC, em Araquari-SC, com o objetivo de determinar o rendimento do milho para