• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTO

Propriedade e uso exclusivo da GENPRO Engenharia S.A. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorização expressa desta empresa.

PE-SMS- 013 Rev. A

ELABORAÇÃO E CONTROLE DE PPRA, PCMSO, LTCAT E PPP

Fl. 1/6

Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado

0 A

18/07/07 02/02/08

Emissão Inicial

Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

CGS CGS JMn JMn NDF NDF

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO

AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

(2)

PE-SMS-013 Rev. A SUMÁRIO Folha 1 OBJETIVO 3 2 APLICABILIDADE 3 3 ABREVIATURAS 3 4 RESPONSABILIDADES 3 5 DIRETRIZES 4 6 DESENVOLVIMENTO DO LTCAT 5 7 DESENVOLVIMENTO DO PPP 5

8 IMPLANTAÇÃO E COORDENAÇÃO DA CIPA ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

(3)

PE-SMS-013 Rev. A 1 OBJETIVO

Este procedimento define a sistemática de elaboração e controle dos seguintes programas e laudos técnicos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional da GENPRO Engenharia:

• PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

• PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional • LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

2 APLICABILIDADE

Este procedimento aplica-se a todos os PPRAs, PCMSOs, LTCATs e PPPs a serem elaborados pela GENPRO, quer sejam gerais, quer sejam específicos a um determinado Contrato ou Cliente.

3 ABREVIATURAS

Para os efeitos do presente procedimento, aplicam-se as seguintes abreviaturas: ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

CLT – Consolidação da Legislação Trabalhista CRM - Conselho Regional de Medicina

EPIs – Equipamentos de Proteção Individual EPCs – Equipamentos de Proteção Coletiva MTE – Ministério do trabalho e Emprego IN – Instrução Normativa

NR – Norma Regulamentadora

4 RESPONSABILIDADES

A responsabilidade pela elaboração do PPRA, LTCAT e PPP é do SESMS (Setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional).

A elaboração do PCMSO é responsabilidade do Médico Coordenador do Programa. Compete a GEACO enviar ao SMS cópia do novo contrato da GENPRO, para análise e definição das diretrizes para elaborar os laudos técnicos.

(4)

PE-SMS-013 Rev. A Compete aos gerentes dos novos contratos solicitar ao cliente as informações básicas necessárias para o desenvolvimento dos Laudos que serão elaborados pelo SESMS. A Administração da GENPRO fornecerá todo o apoio necessário ao atendimento deste programa.

Nos escritórios da Genpro, a responsabilidade de elaboração do PPRA é do SMS e da elaboração do PCMSO do Médico coordenador do PCMSO, cuja clínica médica contratada será definida pelo SMS, bem como os laboratórios de analises clínicas, no sentido de viabilizar os exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e os demissionais.

Compete ainda ao SESMS, planejar, elaborar, divulgar, treinar e fiscalizar o atendimento destes programas.

5 DIRETRIZES

Todo contrato onde houver colaboradores CLT deverão ser efetuados os laudos: PPRA, PCMSO, LTCAT e PPP, conforme disposto nas NR7 e NR9 do MTE, bem como as IN nº 11 e nº 99 da Previdência Social.

Compete a GEACO enviar ao SMS cópia do novo contrato da GENPRO, e seus anexos onde constam às informações básicas de Saúde, Segurança e de Proteção ao Meio Ambiente.

O SMS da Genpro, de posse do contrato, efetuará análise técnica no sentido de verificar quais são as exigências legais solicitadas e providenciar as diretrizes para a elaboração dos laudos.

Os gerentes de contrato da Genpro, de posse do contrato com o cliente onde consta o pedido de elaboração do PPRA e PCMSO, solicita ao cliente cópia das análises de riscos dos setores onde as atividades dos colaboradores da Genpro serão elaboradas e encaminha-as ao SMS.

De posse das planilhas de risco do cliente, o SMS da Genpro elabora o PPRA e solicita a elaboração do PCMSO ao médico coordenador.

Diante dos riscos descritos no PPRA e respectivas exposições, o médico coordenador do PCMSO poderá solicitar exames complementares e de laboratório, emitindo os ASOs e encaminhando duas cópias para a empresa, juntamente com o PCMSO.

Tanto o PPRA como o PCMSO tem validade de um ano, sendo que na vigência do contrato, as renovações desses documentos serão controladas pelo SMS, que providenciará a atualização do PPRA e encaminhará cópia ao coordenador do PCMSO no sentido de renovação. Assim sendo, todo processo se repete, desde o exame clínico até os possíveis exames complementares e laboratoriais.

Uma vez escolhido a clínica médica que terá em seu corpo clínico um médico do trabalho que será o coordenador do PCMSO, preferencialmente os exames médicos deverão ser elaborados na mesma clínica, salvo raras exceções previamente analisadas e aprovadas pelo SMS.

(5)

PE-SMS-013 Rev. A Para o PPRA dos escritórios da Genpro, o SMS efetuará os monitoramentos ambientais e encaminhará cópia para o médico coordenador do PCMSO. De posse do PPRA, os exames médicos que estiverem em validade poderão ser apropriados para uso, sendo que cabe ao GEACO encaminhar os colaboradores para a renovação periódica, como também os admissionais, de mudança de função, de retorno ao trabalho e os demissionais, sem prévio aviso ao SMS, exceção ao exame demissional que deverá ser elaborado o PPP em conjunto com o médico coordenador do PCMSO.

Para a realização de qualquer um dos exames médicos indicados anteriormente, deverá ser emitida uma guia de encaminhamento contendo autorização para a realização de exame médico emitida pelo GEACO que o encaminhará ao centro médico indicado pelo SMS.

Para alguns contratos em que os trabalhos serão efetuados na maior parte do tempo nos escritórios da Genpro, e a exposição aos riscos ambientais quando dos levantamentos de campo acontecerem de forma ocasional e intermitente, e os riscos considerados de superficiais a leves e que não tragam conseqüências para os colaboradores quando expostos a esses riscos e fazendo uso de EPIs e EPCs específicos, em comum acordo e com a aprovação do SMS do Cliente, o PPRA e o PCMSO do escritório poderão ser utilizados, sem a necessidade de laudos específicos.

O PCMSO deverá obrigatoriamente ser coordenado por um Médico do Trabalho que poderá, a seu critério, designar médicos de outras especialidades para realizarem exames complementares sob sua coordenação.

No caso da existência de um projeto estar desobrigado de manter em seu quadro de colaboradores um Médico do Trabalho, de acordo com a NR 4, deverá ser indicado Médico do Trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO.

Inexistindo médico do trabalho na localidade onde poderá se desenvolver um projeto, poderá ser contratado um médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

6 DESENVOLVIMENTO DO LTCAT

O LTCAT deverá será elaborado pelo SESMS com base no PPRA, adequando as informações exigidas pela NR 9 do MTE às solicitações e exigências da Previdência Social de maneira a conter além dos monitoramentos ambientais, as informações para elaboração do PPP.

7 DESENVOLVIMENTO DO PPP

O PPP deverá ser elaborado em conjunto com o GEACO e o SESMS.

O GEACO, com a informação do desligamento do colaborador do quadro de pessoal, solicita entre outros, exame médico demissional ao médico coordenador de PCMSO preenchendo as informações básicas contratuais constantes no anexo XV da IN 99 (formulário do PPP) e encaminha posteriormente ao SMS para informações constantes do LTCAT e PCMSO, onde mais uma vez retornará ao GEACO que assinará o documento e entregará um via ao colaborador desligado, coletando assinatura com data de recebimento na segunda via do informe do PPP e arquivando-a em prontuário.

(6)

PE-SMS-013 Rev. A Recomenda-se para os ex-colaboradores a serem homologados registro de recebimento do PPP quando da homologação da rescisão, além de assinatura de recebimento na segunda via que tem por destino “arquivo” em prontuário.

8 DOCUMENTOS A CONSULTAR

Os documentos relacionados a seguir devem ser consultados, pois contêm disposições que devem ser atendidas em conjunto com o presente documento:

- Portaria 3214/78 do MTE: NR 7– Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. - Portaria 3214/78 do MTE: NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - Portaria 3214/78 do MTE: NR 15 – Atividades e Operações Insalubres

- Instrução Normativa INSS nº 99 de 05/12/2003 - Instrução Normativa INSS/PR nº 11 de 20/09/2006

Referências

Documentos relacionados

Êste artigo compreende três partes distintas: 1.": a norma geral proibitiva: é vedada a acumulação de quaisquer cargos; 2.’ — a enu- meração taxativa das exceções:

The fatigue study presented in this work was a first approach to the mixed-mode crack propagation behaviour using a mixed-mode apparatus that analyses the mode I and

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

 Random storage - refere-se à alocação de um espaço de stock de forma aleatória, segundo o espaço disponível no momento de chegada dos produtos (Petersen e Aase,

Também surgiu a oportunidade de explorar as plataformas Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) e Sistema de Informação do Plano de Aprovação e Controlo

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais