• Nenhum resultado encontrado

TEMA TRIMESTRE: VAMOS CONHECER JESUS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEMA TRIMESTRE: VAMOS CONHECER JESUS?"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

REVISTA MATERNAL - CPAD

TEMA TRIMESTRE: VAMOS CONHECER JESUS? LIÇÃO 9 – “OS PRIMEIROS AJUDANTES”

LEITURA BÍBLICA: MARCOS 3.13-19 OBJETIVO:

QUE A CRIANÇA SAIBA QUE JESUS TEVE AMIGOS.

A primeira pergunta que faço hoje é para nós professores de EBD e Ministério Infantil:

Que tipo de ajudante você tem sido na igreja?

Aquele ajudante que faz de qualquer maneira ou aquele que busca a excelência?

Vamos dar o nosso melhor para o Senhor sempre, é para Ele que nos fazemos todas as coisas. E Ele capacita todos os seus chamados, sirva ao Senhor com alegria.

1º passo – faça o seu planejamento da aula, organize a sala, deixe tudo preparado e receba as crianças carinhosamente e cumprimente-as com a sua mão.

2º passo – faça a ORAÇÃO INICIAL, apresentando cada criança ao Senhor, dizendo: Senhor eu entrego em suas mãos o seu amiguinho, (nome da criança).

3º passo – tire a OFERTA e fale sobre como é bom ofertar.

(2)

4º passo – cante um LOUVOR sobre amizade Sugestões:

Jesus É Bom Demais - Jessyca Kids

https://www.youtube.com/watch?v=FFvyNFKzDPk

É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil

com legenda)

https://www.youtube.com/watch?v=ldNnCXWZtOg

5º passo – FRASE DO DIA:

“EU QUERO SER AMIGO E AJUDANTE DE JESUS”!

Estimule a amizade entre os pequeninos, isso é muito importante para que tornem adultos mais amigos e ajudadores.

Mais do que buscar amigos é SER amigo e ajudar o próximo.

DINAMICA: faça uma atividade com eles que não consigam fazer sem um ajudante.

SUGESTÃO:

 Abraçando amigos

Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.

(3)

Exemplo: “Abraço de três” e todos começam a se abraçar em grupo de três; “abraço de cinco”, “abraço de um”, “abraço de todo mundo.” É importante que o professor esteja atento para que todos participem.

 O Mestre Mandou

Escolha uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

(4)

6º passo – PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:

Pergunte as crianças: quem aqui quer ser amigo de Jesus? Ser amigo de Jesus é muito bom porque Ele nunca nos abandona, nunca nos deixa sozinhos, nunca se muda para outra cidade. Ele está sempre juntinho da gente.

SUGESTÃO: faça um quebra cabeça bem grande com esse versículo e convide de dois em dois para monta-lo.

(5)

7º passo - HISTÓRIA

Inicie perguntando: Quem aqui tem amigos? Quantos amigos você têm?

Um ou mais de um?

Para que servem os amigos? Deixe-os responderem.

Assim como vocês, todas as pessoas precisam ter amigos para serem mais felizes. O amigo nos ajuda quando

precisamos nos faz companhia, divide as tarefas, brinca, ri e chora junto com a gente.

(6)

Quando a gente está alegre, nosso amigo se alegra conosco.

Quando estamos tristes, cabisbaixos e chorando, o nosso amigo está do nosso lado, sofrendo conosco, tentando nos alegrar.

Todo mundo precisa de alguém para compartilhar seus sentimentos.

Com Jesus não foi diferente. Quando Ele começou a fazer o trabalho que o Papai do Céu mandou, Ele viu que tinha muita coisa para fazer em tão pouco tempo.

Ele precisava, então, de ajudantes para ajuda-lo na tarefa que precisava ser feita.

Por isso, Ele chamou 12 ajudantes. Isso mesmo, 12 pessoas.

(Conte até 12 com as crianças e depois repita mostrando de um em um os 12 discípulos).

Quantos amigos têm aqui? Não são 10? Não são 13? Muito bem, são 12!

Quem sabe o nome deles? Vamos falar o nome deles? Pedro

André Tiago

(7)

João Filipe Bartolomeu Mateus Tomé Outro Tiago Simão Judas Judas Iscariotes.

SUGESTÕES: para contar a história, fiz 3 recursos diferentes.

1º recurso – 12 discípulos feitos com rolinho de papel higiênico e 1 boneco Jesus, feito com cone de linha + bola de isopor.

(8)
(9)

2º recurso – 1 Avental com um coração de EVA no centro e 12 discípulos feitos com EVA e mais 1 JESUS, também feito de EVA.

(10)
(11)
(12)
(13)

3º recurso – 12 discípulos feitos com grampos de roupas (madeira) e 1 boneco maior de Jesus, feito com Eva

(14)
(15)

A sugestão da revista é fazer 12 discípulos usando 12 pratinhos de papelão, enfeitados com lã para o cabelo e olhos, boca e nariz para fazer o rosto com papel.

(16)
(17)

Lembrancinha: pirulito decorado com um coração de EVA.

CONHECENDO UM POUCO MAIS:

Jesus chamou e escolheu os seus doze discípulos para ficarem com ele e serem enviados para anunciar a mensagem da salvação. Jesus também deu a eles

(18)

autoridade para expulsar espíritos maus de dentro das pessoas e curar todas as doenças e enfermidades.

Aprendendo um pouco mais: • A palavra apóstolo significa "alguém enviado", "mensageiro".

As qualificações de um apóstolo incluem: (1) ter visto o Senhor e ser testemunha de sua ressurreição [ At1.22; 1Co 9.1].

(2) ser investido com dons miraculosos que são sinais [ At5.15 e 16; Hb2.3 e 4].

(3) ter sido escolhido pessoalmente pelo Senhor ou pelo Espírito Santo [ Mt10.1 e 2; At1.26].

1. SIMÃO PEDRO - Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão;Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; Morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo;

2. ANDRÉ - Também era de Betsaida; Era sócio de seu irmão Pedro na indústria da pesca;Foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo;Foi quem apresentou Pedro à Jesus. Um dos primeiros discípulos e também o primeiro missionário no estrangeiro; Morreu martirizado na Acássia, onde pregou. Foi crucificado em uma cruz em forma de “X’’.

3. TIAGO - Era de Betsaida, onde trabalhava com a pesca; Tinha personalidade forte e ambiciosa; Foi um dos mais íntimos discípulos de Jesus. Pregou na Judéia; Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I.

4. JOÃO - Também era de Betsaida e trabalhava com seu irmão Pedro na pesca; A princípio era de espírito exaltado e indisciplinado; Fazia parte, também do rol dos discípulos mais chegados ao Mestre. Trabalhou pregando em Jerusalém. Escreveu o evangelho e as epístolas que levam seu nome, e também o Apocalipse. Terminou seu ministério em Éfeso e Ásia Menor; Morreu de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi martirizado.

5. FILIPE - Nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador; Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo; Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frigia; Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.

6. BARTOLOMEU - Era de Caná da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Foi uma pessoa em quem não se via dolo, fraude, era honesto (Jo 1:47); Acredita-se que tenha trabalhado na Índia e na Grande Armênia;De acordo com o martirológio romano, ele foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.

(19)

7. TOMÉ - Originário da Galiléia, onde era pescador por profissão; Foi uma pessoa determinada, mas no momento propício não creu na ressurreição de Jesus; Trabalhou pregando o evangelho na Síria, na Pártia, na Pérsia e na Índia; Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturado próximo a Madras.

8. MATEUS - Era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos (publicano). Podemos observar sua humildade quando seu nome aparece na lista dos Apóstolos após Tomé (Mt 10:3), em outras listas aparece antes de Tomé. O fato de ter abandonado a sua profissão que apesar de ser mui desprezada, também, demonstrava sua humildade. Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais. Esteve no cenáculo em Jerusalém (At 1:13 e 14) após a ascensão de Jesus ao céu. Escreveu o evangelho que leva o seu nome. Ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia. A igreja ocidental o alista entre os mártires.

9. TIAGO, de Alfeu - Originário da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Era o mais jovens dos apóstolos; Escreveu a epístolas que leva o seu nome, pregou na Palestina e no Egito;Há duas versões sobre sua morte, uma é que os judeus o expulsaram do templo e o apedrejaram, morrendo por fim através de um golpe de paulada; a segunda hipótese é de que foi

crucificado no Egito.

10. JUDAS, o Tadeu - Nascido na Galiléia, a sua profissão também é desconhecida; Era bastante temeroso e um pouco incrédulo; Escreveu a epístola que leva o seu nome, pregou em Edessa na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia; Morreu martirizado na Pérsia.

11. SIMÃO, o Zelote - Originário da Galiléia, a sua profissão está também entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério; Pregou o evangelho na Pérsia; Morreu crucificado.

12. JUDAS ISCARIOTES - Nasceu na Judéia, provavelmente em Queriote-Hesrom; Sua profissão é desconhecida, mas é provável que tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico; Suicidou-se após ter traído Jesus.

Referências

Documentos relacionados

Quando o SoundNav identifica uma conversa e um tipo específico de ruído de fundo, o Sound Conductor administra dinamicamente as funções correspondentes, para que a voz seja mais

Os daímones são a parte terrestre e bestial que sobrou de Dioniso, após este ter seus aspectos e funções transformados a partir dos governos tirânicos do período arcaico. Pã é um

 Refletir sobre as práticas pedagógicas adequadas à aprendizagem da Enfermagem;  Compreender os processos de aprendizagem em contexto clínico;..  Compreender os processos

Depois da Ressurreição de Jesus, os apóstolos lideraram a Igreja de Jesus e continuaram a pregar Seu evangelho. Os apóstolos viajavam

Como já ficou dito, o interesse do modelo de análise exposto passa, em larga medida, pela possibilidade de articular descrição de textos e descrição de géneros, sem

federativo, observadas as competências da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e da Casa Civil da Presidência da República. A SE também dispõe

O uso das partidas SIRIUS 3RM1 com a função de parada de emergência em con- junto com relés de segurança SIRIUS 3SK1 facilita a implementação de aplica- ções de segurança.

De acordo com os resultados, pôde-se concluir que os menores valores de patinagem e consumo específico de combustível e os maiores valores de potência na barra de tração foram