• Nenhum resultado encontrado

OPERADOR DE MÁQUINAS PROVA TIPO 1 CONHECIMENTOS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPERADOR DE MÁQUINAS PROVA TIPO 1 CONHECIMENTOS GERAIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OPERADOR DE MÁQUINAS – PROVA TIPO 1 CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUÊS

Responda às questões de 1 a 5 de acordo com o texto abaixo. O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.

Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.

Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.

O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.

1. O nome científico do disfarce dos bichos, de acordo com o texto, chama-se: a) Disfarce. b) Mimetismo. c) Truque. d) Graveto. e) Folha.

2. O bicho-pau se parece com: a) Florzinha seca.

b) Folhinha verde. c) Galhinho seco. d) Raminho de planta. e) Galhinho verde.

3. As palavras: galhinho (linhas 2 e 4) e raminhos (linha 7)são _______________ e estão no grau _____________:

Complete os espaços em branco acima, com a alternativa correta: a) adjetivos, aumentativo.

b) substantivos, normal. c) adjetivos, aumentativo. d) substantivos, diminutivo. e) adjetivos, diminutivo.

(2)

a)Vo - ou. b) Cap -tu - rar. c) Ten - to – u. d) Is - so. e) A - briu.

5. A expressão “isto é” (linha 11) introduz: a) Uma fala. b) Uma citação. c) Uma conclusão. d) Uma tradução. e) Uma explicação. MATEMÁTICA

6. Gustavo tem 27 bolinhas de gude, já seu amigo João tem o dobro, por sua vez Pedro tem a terça parte do que Gustavo tem. Os três amigos decidem juntar todas as bolinhas de gude e repartir igualmente entre os três, desta maneira quantas bolinhas de gude cada um ficou?

a) 27. b) 28. c) 29. d) 30. e) 31.

7. Em um aviário de postura de ovos foram recolhidos 480 ovos em 5 dias. Se em todos os dias foram recolhido à mesma quantidade de ovos então quantas dúzias foram recolhidas em cada dia?

a) 12. b) 13. c) 14. d) 16. e) 17.

8. Certo pecuarista tem um lote de 40 bois todos de mesmo peso. Se o peso total deste lote é de16800 kg. Desta forma quantas arrobas tem cada boi?

a) 27. b) 28. c) 29. d) 30. e) 31.

9. Qual a quantidade de algarismos usados para escrever o número três mil quinhentos e sessenta?

a) 5. b) 4. c) 3.

(3)

d) 2. e) 1.

10. Ao observar o número 4786, podemos afirmar que: a) o valor posicional do 8 é 8. b) o valor posicional do 7 é 786. c) o valor posicional do 8 é 800. d) o valor posicional do 6 é 0. e) o valor posicional do 4 é 4000. ESTUDOS SOCIAIS

11. Qual foi o primeiro Prefeito Eleito no município de Guaraciaba? a) Otto Ghelen.

b) José Cavazini.

c) Armando Domingos Montagna. d) João Batista Gasperin.

e) Armando Otto Ghelen.

12. São símbolos do município de Guaraciaba:

a) O Brasão Municipal; A Bandeira Municipal; O Hino Municipal.

b) O Brasão Municipal; O Monumento da Praça Municipal; O Pórtico da Cidade. c) A Bandeira Municipal; A Bandeira da Câmara de Vereadores; O Hino Municipal.

d) O Hino Municipal; O Monumento da Praça Municipal; O Pórtico da Cidade. e) O Brasão Municipal; A Bandeira Municipal; O Pórtico da Cidade.

13. Lançado em 1994, completou 20 anos em 2014 e teve como objetivo equilibrar a inflação. Foi um episódio importante na história do Brasil, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Esse plano é chamado de:

a) Plano Cruzado. b) Plano Cruzeiro. c) URV.

d) Plano Real. e) Cruzeiros Reais.

14. Em 1839, uma grande Revolução marcou a história do Estado de Santa Catarina. Teve como principal objetivo transformar Santa Catarina em uma República, separada do restante do país. A cidade tomada foi Laguna. Como ficou conhecida essa Revolução?

a) Revolução Farroupilha. b) Guerra do Contestado. c) Guerra Fria.

d) Revolução Federalista. e) Revolução dos Maragatos.

(4)

15. A Região Sul, é um grande polo turístico, econômico e cultural, com grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região é também a mais alfabetizada, 95,2% da população, e a com menor incidência de pobreza. Quais são os estados que fazem parte da região Sul?

a) Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná. b) Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. c) São Paulo, Paraná e Curitiba.

d) Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. e) Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16. Você é um operador de máquinas e recebe uma ordem de serviço de seu superior para realizar um nivelamento de terreno em uma estrada rural do município. Para realizar essa atividade, qual dos equipamentos abaixo é o mais indicado. a) Empilhadeira. b) Motoniveladora. c) Retro-escavadeira. d) Escavadeira hidráulica. e) Rolo compactador.

17. Quando da manutenção de um automóvel, devemos verificar e, se necessário, realizar a troca do filtro de combustível. Qual das opções a seguir representa a função do filtro de combustível de um veículo automotor?

a) Auxilia no aumento do fluxo de combustível para o motor.

b) Retém as impurezas existentes no combustível, não deixando que estas cheguem ao motor.

c) Tem a função de controlar a pressão do combustível no tanque. d) Sua principal função é diminuir o consumo de combustível do veículo.

e) Serve para limpar as impurezas existentes no ar, para evitar o desgaste do filtro de ar.

18. No painel de instrumentos de um veículo automotor, a luz de alerta com o símbolo abaixo indica:

a) Pressão de óleo do sistema de transmissão. b) Temperatura de óleo do sistema de transmissão. c) Temperatura da água do sistema de arrefecimento. d) Temperatura ambiente.

(5)

19. Assinale a alternativa correta com relação aos indicadores do painel de um veículo.

a) Tacômetro: indica a carga do alternador e a descarga da bateria. b) Manômetro: indica o nível de água do radiador.

c) Velocímetro: indica o número de volta das rodas. d) Termômetro: indica a temperatura do motor. e) Odômetro: indica a rotação do motor.

20. Você está dirigindo um trator da Prefeitura Municipal de Guaraciaba por uma via e caso se depare com a sinalização abaixo, qual o procedimento correto a realizar?

a) Parar o veículo e aguardar. Após diminuir o fluxo de veículos, seguir normalmente.

b) Ligar o pisca alerta e seguir normalmente.

c) Procurar seguir por outro caminho, pois a placa significa que é proibido o trânsito de caminhões.

d) Seguir normalmente, pois não há restrição quanto à circulação de tratores. e) Nenhumas das alternativas estão corretas.

21. Observe as figuras abaixo e assinale a alternativa correta.

A B C

a) a) Virabrequim; b) Bobina; c) Pistão. b) a) pistão; b) junta amocinética; c) biela

c) a) Catalisador. b) Disco do alternador; c) Cilindro mestre. d) a) Cabeçote de motor; b) Biela; c) Conjunto de embreagem. e) a) Pistão b) Biela c) Disco de freio.

22. São partes integrantes do sistema de alimentação de combustível das retroescavadeiras.

a) Bateria, pedal de freios, bomba injetora.

b)Bomba de combustível, bomba injetora, reservatório de combustível. c) Bomba injetora, bomba de combustível, alternador.

d) Filtro de ar, radiador, bomba de água. e) Bomba hidráulica, buzina, filtro de ar.

(6)

23. As retroescavadeiras são compostas por diversos sistemas de peças, entre eles podemos citar: sistema elétrico, sistema de transmissão, sistema hidráulico. Quais das peças abaixo fazem parte apenas do sistema elétrico?

a) Motor de partida, alarme de ré, radiador. b) Alternador, bateria, bomba injetora. c) Alternador, bateria, luzes e faróis.

d) Motor de partida, alternador, filtro de combustível. e), Bateria, alternador e tanque de combustível.

24. Na função de operador de máquina, é necessário ter cuidado na manutenção dos veículos. Qual a finalidade do sistema de lubrificação do motor em um veículo de combustão interna?

a) Auxiliar na mistura do óleo com o ar para melhorar o desempenho do veículo. b) Possibilitar o aquecimento do motor e a consequentemente transformação do combustível do estado líquido para o estado gasoso.

c) Lubrificar com óleo o carburador do veículo para evitar o entupimento. d) Evitar o desgaste, o atrito e o superaquecimento do motor.

e) Nenhuma alternativa esta correta.

25. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para a sinalização de trânsito a seguir.

a) É uma placa de regulamentação que determina a altura máxima e mínima aos veículos em circulação no local sinalizado.

b) É uma placa de regulamentação que determina a altura máxima aos veículos em circulação no local sinalizado.

c) É uma placa de advertência que regulamenta a altura máxima aos veículos para circularem nas vias públicas.

d) É uma placa de advertência, denominada “altura limitada” e adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de posto para a fiscalização da largura dos veículos.

e) É uma placa de advertência, denominada “altura limitada” e adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de posto para a fiscalização da largura dos veículos.

26. Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Baseada na noção de que, em todo acidente, sempre está presente uma falha humana relacionada a negligência, imprudência, ou imperícia. A direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. Baseado nisso, os cinco elementos básicos da direção defensiva são:

(7)

b) Conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

c) Conhecimento, sinalização, manutenção do veículo e habilidade. d) Estrada, trânsito, veículo, motorista e sorte.

e) Chuva, neblina, pista irregular, sono e mau uso do veículo.

27. Quando cometemos infração de trânsito, estamos sujeitos a ter que pagar um valor em dinheiro referente à multa, assim como poderemos ter acrescidos pontos no prontuário de nossa CNH. Em relação à pontuação, tipo de multas existentes, assinale a alternativa correta.

a) Média 3 pontos; Leve 4 ; Grave 5; Gravíssima 6. b) Leve 3 pontos; Média 5; Grave 6; Gravíssima 7. c) Grave 3 pontos; Média 4; Leve 5; Gravíssima 7. d) Leve 3 pontos; Média 4; Grave 5; Gravíssima 7. e) Média 3 pontos; Leve 4; Grave 6; Gravíssima 7.

28. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização de advertência abaixo indica:

a) Área escolar.

b) Passagem sinalizada de escolares c) Passagem sinalizada de pedestres. d) Crianças.

e) Trânsito de pedestres.

29. A figura abaixo é uma das partes do motor denominada :

a) Carter. b) Cilindro. c) Cabeçote. d) Bloco do motor. e) Pistão.

30. Em um atendimento de primeiros socorros em que a vítima apresenta sangramento abundante, o procedimento correto a ser adotado é: a) Fazer compressão do ferimento com firmeza e usando um pano limpo. b) Retirar a vítima rapidamente do local do acidente.

(8)

c) Dar bastante líquido para a vítima tomar. d) Limpar o ferimento e jogar água limpa. e) Deixar a vítima como está e pedir ajuda.

Referências

Documentos relacionados

A etapa 1, de revisão, busca o reconhecimento de elementos e estruturas já estabelecidas; a etapa 2, promove a seleção de obras de arquitetura que permitam

Esta dissertação tem como objectivo uma análise crítica sobre a utilização das novas tecnologias de comunicação através da Internet, realçando a importância dos mundos virtuais

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

Embora muitas crianças permanecessem em casa, não tinham tempo para brincar e viver a infância, na medida em que os pais lhes solicitavam ajuda; trabalhavam muitas horas diariamente

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Esse pessimismo parte do princípio segundo o qual não adianta entender a mecânica quântica (Feynman, na verdade, segue Bohr), bastaria instrumentalizá-la. Na última citação de