• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Fiscal de Transito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Fiscal de Transito"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE 2016. CADERNO DE PROVAS

CARGO: Fiscal de Transito

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados antes do início da prova;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público; 8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se

acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o verso de todos os cartões resposta, bem como, o envelope lacrado contendo todos os cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

(2)
(3)

3

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Das alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde á fronteiras do Rio Grande do Sul: a) Uruguai

b) Argentina c) Paraná

d) Santa Catarina

2. Sabendo-se que o saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Onde ele não ocorre, pode ser verificada a seguinte doença:

a) pneumonia b) verminose c) osteoporose d) varíola

3. A Lei Seca, refere-se a Lei 11.705, como uma forma para reduzir os acidentes de carro provocados por motoristas alcoolizados no Brasil. Ela alterou o Código de Trânsito Brasileiro e foi uma medida para reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por bebidas alcoólicas que causaram milhares de mortes nas estradas no país. Ela passou a vigoras a partir do ano de:

a) 2008 b) 2009 c) 2010 d) 2011

4. Analisando a charge a seguir, julgue as afirmativas com V para verdadeira e F para falso:

(..,..)Temos definitivamente um país que diz não ao trabalho infantil.

(...)O trabalho infantil pode deixar marcas que a criança leva para a vida adulta.

(...)A imagem faz as pessoas refletirem sobre o trabalho realizado por crianças.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. a) V– F–F

b) F–V–V c) V– F–V d) V–V–V

(4)

4

5. O significado da palavra Caçapava, que faz parte do nome do município Caçapava do Sul, deriva da língua Tupi-Guarani e significa:

a) ―Mata fechada‖ b) ―Montanha elevada‖ c) ―Clareira na Mata‖ d) ―Campo limpo‖

6. Sobre as Olimpíadas de 2016, analise as proposições assinalando a incorreta: a) O evento conta com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes.

b) A cidade do Rio de Janeiro venceu a votação por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na decisão que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro.

c) O Brasil é o segundo país sul-americano a sediar uma Olimpíada.

d) O evento é um desafio para o país, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em várias modalidades.

7. Segundo o site http://www.cacapava.rs.gov.br/, Caçapava do Sul é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de:

a) ametista, caulim e ouro. b) cobre, cal e caulim. c) ferro, carvão e cobre. d) cal, nióbio, bauxita.

8. No ano de 2015, vimos os meios de comunicação divulgar notícias como a que segue: ―Governo diz ao Congresso que dívida com 'pedaladas fiscais' soma R$ 57 bilhões, valor representa dívida a ser quitada pela União até dezembro deste ano.‖ Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia.

A partir do exposto, são características das chamadas ‗pedaladas fiscais‘, exceto:

a) É uma expressão que se popularizou em 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff.

b) Foi o nome dado à prática do Tesouro Nacional de atrasar o repasse de dinheiro para bancos (públicos e também privados) e autarquias.

c) É uma pratica legal, contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000), que regulamenta todas as movimentações de finanças feitas por entidades federais, estaduais e municipais.

d) Tem o objetivo de ―aliviar‖, momentaneamente, as contas do governo.

9. Sobre o fenômeno El niño, que se mostrou muito presente no ano de 2015 no Brasil, é correto afirmar, exceto:

a) São consequências do El niño no Brasil: abundantes chuvas na região sul, secas severas no nordeste, no norte, as queimadas são intensificadas.

b) No sudeste há um aumento da temperatura, assim como na região centro oeste, porém com chuvas acima da média.

c) Em espanhol quer dizer ―o menino‖, mas na meteorologia esse é o nome dado ao fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico. O El niño é o aquecimento das águas do pacífico, mais precisamente nas porções central e leste, ocorrendo assim alterações na atmosfera.

d) Em anos de El niño o s ventos alísios se fortalecem, portanto os ventos quentes ascendentes do oceano pacífico formam nuvens. Essas correntes de ar quentes se deslocam para o pacífico equatorial leste, e também na direção oeste.

(5)

5

10. A figura abaixo mostra o Monte Aconcágua, que se localiza na Cordilheira do(s), da(s): a) Himalaia

b) Alpes

c) Montanhas Rochosas d) Andes

LINGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e depois responda às questões 11, 12 e 13: A assembleia dos ratos

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa

velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o

estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

— Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe

atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil - fazer é que são elas!

(LOBATO, Monteiro). In Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.)

11. Das alternativas abaixo, a que não está de acordo com o texto é:

a) A assembléia foi realizada numa noite em que Faro –Fino não se encontrava na casa; b) Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia de atar um guizo ao pescoço de Faro-Fino;

c) Apenas um rato meio casmurro, pediu a palavra e prontificou-se a amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino;

d) A assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação porque ninguém tinha coragem de amarrar o guizo ao pescoço de faro-Fino.

(6)

6

12. ―Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão‖. A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a)

Seção;

b)

Cessão;

c)

Sessão;

d)

Secção.

13. Com o Novo Acordo Ortográfico, assim como a palavra ASSEMBLEIA, não devem ser acentuadas, pelo mesmo motivo, as palavras da alternativa:

a) Colmeia, geleia, ideia, heroi; b) Ideia; heroi, cauboi, heroico;

c) Paranoia, heroico, asteroide, Odisseia. d) Odisseia, ideia, fieis, chapeu.

14. ―Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repetir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidades artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração‖.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira.)

Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos entender que:

a) Gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.

b) É possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado. c) Amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.

d) Se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao ator em questão.

15. Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos ALTERA o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples. / Era uma simples poesia.

b) Possuía um sentimento vago. / Possuía um vago sentimento. c) Olhava uma parasita mimosa. / Olhava uma mimosa parasita. d) Havia um contraste eterno. / Havia um eterno contraste.

(7)

7 MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 16. Observe a imagem ao lado:

Se neste trapézio a base maior (B) mede dois metros a menos que a altura, e a base menor (b) mede quatro metros a menos que a altura, e sabendo que este apresenta uma área de 40m2, qual é o tamanho da base maior (B) deste trapézio?

a) 8 metros; b) 6 metros; c) 5 metros; d) 4 metros;

17. O triplo da altura de Pedro mais 35 cm é igual a 560 cm. Neste contexto, qual é a altura de Pedro?

a) 1m75cm; b) 1m68cm; c) 1m59cm d) 1m51cm;

18. Na escola municipal de Caçapava do Sul foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos para saber qual era o esporte praticado pelos pais nos finais de semana. Foram encontrados os resultados abaixo:

 100 pais praticam corrida;  150 pais praticam futebol;

 20 pais praticam os dois esportes;

 110 pais não praticam nenhum dos dois esportes;

Partindo destas informações é correto afirmar que o número total de país entrevistados na pesquisa foi de?

a) 380 pais; b) 360 pais; c) 340 pais; d) 270 pais;

19. Felipe recebeu um premio de R$ 22.000,00 da loteria no final de 2014, em janeiro de 2015 aplicou o dinheiro da seguinte maneira:

 40% do valor em poupança;

 35% do valor emprestou ao seu irmão Pedro, a uma taxa de juro simples de 1,3% ao mês;  25% do valor aplicou em ações na bolsa de valores;

Agora, após uma ano, em Janeiro de 2016 Felipe resgatou os valores com o intuito de comprar um carro. Sabendo que a poupança teve um rendimento médio de 0,8% ao mês (juro simples), e que a bolsa de valores teve uma queda de 7% no ano, qual foi o valor que Felipe conseguiu resgatar para comprar seu carro?

(8)

8 a) R$ 23.661,00

b) R$ 24.564,00 c) R$ 25.258,00 d) R$ 26.387,00

20. Maria recebe um salário de R$ 2.135,00 da prefeitura de Caçapava do Sul. Deste valor gasta 2/7 com o aluguel e 1/5 com o plano de saúde. Após efetuados estes pagamentos quanto sobra para Maria? a) R$ 427,00

b) R$ 610,00 c) R$ 958,00 d) R$ 1098,00

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21 – Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art. 56 - A receita e a despesa pública obedecerão às seguintes leis de iniciativa do Poder Executivo. Assinale a alternativa correta.

a) O plano plurianual;

b) As diretrizes orçamentárias; c) Os orçamentos anuais;

d) Todas as alternativas estão corretas;

22 – Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art 104 - Fica instituído o regime jurídico único e plano de carreira para os servidores públicos municipais, nos termos da lei. PARÁGRAFO ÚNICO - Confere-se aos servidores municipais os seguintes direitos, exceto:

a) Remuneração do serviço extraordinário, superior, no mínimo, em cinqüenta por cento (50%) à do normal;

b) Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; c) Repouso semanal remunerado;

d) Licença remunerada para fins eleitorais;

23 – Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art. 27 - Poderão ser criadas, mediante requerimento de _______ dos membros da Casa, Comissões Parlamentares de Inquérito, para a apuração de fato determinado e por prazo certo.

a) Um terço; b) Dois terços; c) Três terços;

d) Nenhuma das alternativas;

24 – Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art. 18 - As deliberações da Câmara Municipal, salvo disposições em contrário nesta Lei Orgânica, serão tomadas por maioria de votos, individuais e intransferíveis, presente a maioria de seus membros. § 1° O Presidente da Câmara vota apenas quando houver empate nas votações, quando a matéria exigir deliberação por ____________ dos membros do Legislativo Municipal e nas votações secretas.

a) Um terço; b) Dois terços; c) Três terços;

(9)

9

25 – Segundo Lei Orgânica Municipal do município de Caçapava do Sul, em seu Art. 11 - Ao município é vedado, exceto?

a) Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, Impedir-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

b) Realizar operações ou acordos e contrair empréstimos externos, de qualquer natureza, sem a prévia autorização do Senado Federal;

c) Instituir ou aumentar tributos sem que a lei o estabeleça.

d) Prover sobre a defesa da flora e da fauna, assim como dos bens e locais de valor histórico, turístico ou arqueológico.

26 – Segundo o Art. 87 do Código de Transito Brasileiro, os sinais de transito classificam-se em:

a) Verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor;

b) Horizontais, digitais, verticais, luminosos e gestos do agente de trânsito;

c) Por gesto do agente de transito, por radio frequência, sonoros e por frequência modulada; d) Todas as alternativas estão corretas;

27 – Segundo o Art. 96, item I, do Código de Transito Brasileiro, os veículos classificam-se quanto à tração, conforme disposição abaixo, exceto no caso da alternativa:

a) Automotor; b) Elétrico;

c) De tração animal; d) Por força gravitacional;

28 - Segundo o Art. 99, do Código de Transito Brasileiro, somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo:

a) DETRAN; b) CONTRAN;

c) DEPARTAMENTO DE TRANSITO ESTADUAL; d) INMETRO;

29 – Qual o significado da placa ilustrada ao lado: a) Proibido estacionar dois veículos;

b) Proibido parar lateralmente; c) Proibido ultrapassar;

d) Proibido veículos automotores;

30 – Vejamos a definição, segundo a resolução 302 de 18 de dezembro de 2008, do CONTRAN. ―É a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.‖ Esta definição refere-se a:

a) Área de estacionamento para carga e descarga; b) Área de estacionamento de viaturas policiais; c) Área de estacionamento rotativo;

(10)

10

31 – De acordo com a resolução 302 de 18 de dezembro de 2008, do CONTRAN, no seu Art. 2º - Para efeito desta Resolução são definidas as seguintes áreas de estacionamentos específicos...

Assim, marque V para verdadeira e F para falso:

I – ( ) Área de estacionamento para veículo de aluguel é a parte da via sinalizada para o estacionamento exclusivo de veículos de categoria de aluguel que prestam serviços públicos mediante concessão, permissão ou autorização do poder concedente;

II – ( ) Área de estacionamento para veículo de portador de deficiência física é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículo conduzido ou que transporte portador de deficiência física, devidamente identificado e com autorização conforme legislação específica;

III – ( ) Área de estacionamento para veículo de idoso é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículo conduzido ou que transporte idoso, devidamente identificado e com autorização conforme legislação específica, não sendo permitido o idoso estacionar em vagas comuns;

IV – ( ) Área de estacionamento de ambulância é a parte da via sinalizada, próximo a hospitais, centros de atendimentos de emergência e locais estratégicos para o estacionamento exclusivo de ambulâncias devidamente identificadas;

Assinale a alternativa correta: a) V, F, F e V;

b) V, V, F e V; c) F, V, V e V; d) F, V, F e V;

32 - As placas de regulamentação têm por finalidade informar os usuários sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração. São características destas placas as alternativas abaixo, exceto:

a) São circulares, tem fundo branco e borda em vermelho e letras preta; b) São octogonal, tem fundo branco e borda em vermelho;

c) São amarelas, quadradas, com símbolos em preto;

d) São circulares, tem fundo vermelho, borda preta e letras preta;

33 – A Resolução 303 de 18 de dezembro de 2008 dispõe sobre as vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas. O Art. 1º trata: As vagas reservadas para os idosos serão

sinalizadas pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via utilizando o sinal de regulamentação R-6b “Estacionamento regulamentado” com informação complementar e a legenda “IDOSO”, conforme Anexo I desta Resolução e os padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN. Além

da vaga, terá o idoso que apresentar/exibir no painel de seu veículo qual documento: a) Carteira Nacional de Habilitação;

b) Carteira de Identidade ou documento com foto; c) Credencial;

(11)

11

34 - Em 17 de julho de 2014, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Emenda Constitucional nº 82/2014, a qual tem sido chamada, por alguns, de Emenda dos Agentes de Trânsito, ou Emenda da Mobilidade urbana, e incluiu o § 10 no artigo 144 da Constituição Federal o qual trata sobre a Segurança Pública. O inciso I do 10 trata das três áreas de atuação essenciais dos órgãos competentes, para que se promova a segurança viária. Quais são elas:

a) Educação, Responsabilidade e Segurança; b) Responsabilidade, Segurança e Planejamento; c) Segurança, Planejamento e Fiscalização; d) Educação, Engenharia e Fiscalização;

35 – Qual a Resolução que dispõe sobre as vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. Assinale a alternativa correta:

a) Resolução 301, de 18 de dezembro de 2008; b) Resolução 302, de 18 de dezembro de 2008; c) Resolução 303, de 18 de dezembro de 2008; d) Resolução 304, de 18 de dezembro de 2008.

36 – Identifique o significado da placa ao lado: a) Proibido retornar;

b) Proibido retornar a esquerda; c) Proibido retornar a direita;

d) Proibido mudar de faixa ou pista de transito;

37 - As placas de ________________________________ têm por finalidade informar os usuários sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração. Complete a frase com a alternativa:

a) Advertência; b) Regulamentação; c) Orientação; d) Sinalização;

38 - A vida agitada, os congestionamentos, o aumento considerável de carros nas vias, enfim, esses elementos fizeram com que muitas pessoas passassem a utilizar a buzina exageradamente. Essa atitude além de irritar os demais usuários, chegando a causar conflitos, pode acabar em multa e perda de pontos na carteira. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a buzina deverá ser usada de forma breve, somente para alertar os demais. Identifique qual das alternativas é passivo de multa:

a) Em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;

b) Prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto; c) Entre as vinte e duas e as seis horas;

d) Todas as alternativas estão corretas.

39 – Quando o condutor ouvir três silvos breves, emitidos pelo agente de transito ele deve: a) Diminuir a velocidade;

b) Parar o veículo e apresentar a documentação; c) Acender os faróis;

(12)

12

40 – De acordo com a Resolução 304, de 18 de dezembro de 2008, o uso de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção em desacordo com o disposto nesta Resolução caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB. Sobre esta infração aponte a alternativa que representa corretamente as sanções:

a) Infração – Grave, Penalidade – Multa, Medida Administrativa – Remoção do Veículo;

b) Infração – Leve, Penalidade – Multa, Medida Administrativa - recolhimento do documento de habilitação;

c) Infração – Grave, Penalidade – Multa, Medida Administrativa – recolhimento do documento de habilitação;

d) Infração – Média, Penalidade – Multa, Medida Administrativa – Remoção do Veículo e e recolhimento do documento de habilitação.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Os vários modelos analisados mostram consistência entre as diferenças de precipitação do experimento do século vinte e os experimentos com cenários futuros, no período de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”