• Nenhum resultado encontrado

1 Abril: Mês da Revista Rotária Mês de Abril de 2014 Carta Mensal 10 Cachoeira do Sul-RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 Abril: Mês da Revista Rotária Mês de Abril de 2014 Carta Mensal 10 Cachoeira do Sul-RS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.distrito4780.com.br 1

Queridos Leitores no nosso décimo mês já foram obtidas muitas

conquistas pela família rotária. Considerando isto, pelo bem da nossa Imagem Pública temos quantidade e qualidade de material a ser divul-gado, seja na internet , palestras, banners, emissoras de Rádio ou na TV. Como argumenta o Gov 10/11 Júlio Kappel, divulgar no mínimo é prestar contas às pessoas da comunidade que acreditam na nossa In-tegridade e prestigiam nossos eventos, deixando nele recurso financei-ro e chancela m nosso trabalho voluntário.

E a nossa Revista Rotária como fica? Nós lemos e enviamos notícias a ela ? Usamos na informação rotária? Doamos ao público ex-terno quando já tivermos lido? Apontamos alguma matéria aos nossos Companheiros? Ou deixamos sobre a mesa para que o responsável re-colha? Se tivermos esta última conduta certamente estaremos perden-do chance única de nos capacitarmos.

Agora em 2014 passamos a ter a opção digital, portanto podere-mos compartilhar parte dela aos nossos contatos, aumentando assim o conhecimento de Rotarianos e do público externo sobre Rotary. Pen-sem nisto e quem sabe aproveitarmos a chance de nos tornarmos mais capacitados e atualizados bem aí no conforto da nossa poltrona?

Abril: “ Mês da Revista Rotária”

Mês de Abril de 2014

Carta Mensal 10

Cachoeira do Sul-RS

Destaques

Interact First Class...p.02

GATS ...p.05

Serviços da Conferência do

Distrito e de Interact e de

Rotaract do D is trito

4780...p.08

Empresas Cidadãs: Fazendo o Bem no mundo

Jaguarão Agrícola Jaguar

Madeirão Materiais de Construção Supermercados Paraíso

Cachoeira do Sul

Horbach & Cia Ltda

Lupa Empreendimentos Imobiliários Screw Indústria Metal Mecânica

“E a nossa Revista Rotária como fica? Nós

a lemos, enviamos notícias a ela ? Usamos na informação rotária?

Doamos ao público externo quando já tivermos lido?

Aponta-mos alguma matéria aos nossos

Companhei-ros? Ou deixamos so-bre a mesa para que o responsável recolha? “

(2)

A força que vem da

Juventude do D 4780

Expediente

““Pertencer é uma atitude de amor, de apego a alguém ou a algo do qual nos sentimos parte.” – Autor desconhecido

ROTARY INTERNATIONAL PRESIDENTE RI 2013-14 Ron D. Burton (USA) SECRETÁRIO GERAL John Hewko

One Rotary Center, 1560 Sherman Ave, Evanston, IL 60201 3698, USA Fone: +1847 866 3000 Fax: +1847 328 8554 www.rotary.org/pt DIRETORA DE RI Zona 19A e 20 - 2013-15 Celia Elena Cruz de Giay giaycelia@yahoo.com.br R.I. BRASIL OFFICE GERENTE ADMINISTRAÇÃO Celso Fontanelli

celso.fontanelli@rotary.org SUPERVISOR DO DEP.

SUPORTE CLUBES E DISTRITOS Débora O. Watanabe debora.watanabe@rotary.org SUPERVISOR DO DEP. FUNDAÇÃO ROTÁRIA Edilson M. Gushiken edilson.gushiken@rotary.org SUPERVISOR DO DEP. FINANCEIRO Carlos Afonso carlos.afonso@rotary.org COORDENADORA DO DEP. PUBLICAÇÕES E MATERIAIS Clarita Urey clarita.urey@rotary.org DISTRITO 4780 GOVERNADOR DISTRITAL

Rubem Beraldo dos Santos e Car-men Lúcia

Rua Liberato Salzano, 807 CEP: 96.508-740 Fone: (51) 3724-1027 Fone Com.: (51) 3723-2903 Cel.: (51) 9714-0832 e 9595-0790 E-mail: ruberaldo@bol.com.br GOVERNADORA ELEITA Cecília Siqueira Amaral

ceciliaamaral@v-expressa.com.br GOVERNADOR INDICADO

Paulo de Jesus Prates Filho paulopratesfilho@yahoo.com.br INSTRUTORA DISTRITAL Gov Dóris Sá de Moraes Vaz dodovaz52@yahoo.com.br SECRETÁRIA

Rosimeri Michels Arreal Fone: (51) 3722-5150 Cel: (51) 8138-2412 rosiarreal@yahoo.com.br TESOUREIRO

Hilton Benjamin de Franceschi hiltonbf@gmail.com

Fone: (51) 3722-1591 Cel: (51) 9805-2100

Rua Saldanha Marinho, 1433 Cachoeira do Sul - RS CARTA MENSAL Celso Rafael Elesbão Dinâmica Press Rua Conde de Poa, 1664 Cachoeira do Sul - RS Fone: (51) 3722-3822 Cel: (51) 9322-9092 celso.rafael@gmail.com SUPORTE AO SITE Luís Renato Herzog

Rua Pinheiro Machado, 1665 CEP: 96.506-611

Fone: (51) 3722-2666 Além de quatro décadas de serviços prestados à

comu-nidade local, a formação para a Cidadania e a formação de novos líderes para servir ao movimento Rotário, o IC de Bagé vai além. Neste mês de março 100% dos Associados do Interact Club de Bagé fizeram doação pessoal à Fundação Rotária, por-tanto é o PRIMEIRO IC FIRST CLASS do Distrito 4780. Estes guris e gurias fazem história no Distrito e em todo o Sul do Brasil, dando invulgar exemplo aos Jovens e aos Rotarianos do Distrito 4780 quanto à conscientização da necessidade de apoio à Fun-dação Rotária. Na linguagem da solidariedade eles estão doando o suficiente para salvar vidas levando centenas de doses de vacina contra a paralisia infantil. Parabéns aos Interactianos

por tão significativa ação. SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA A TERRA.

Rotaracat de Santiago Terra dos Poetas atitu-de e Imagem Pú-lica no Abraço Grátis e junto ao RC dando Capaci-tação para o Ro-taract de São Francisco Querên-cia do Bugio.

INTERACT CLUB DE BAGÉ É

(3)

“ Ler revistas rotárias é

es-sencial para o rotariano,

tanto quanto comparecer

às reuniões do clube. ”

Ler revistas rotárias é essencial para o rotariano, tanto quanto comparecer às reuniões do clu-be. Todas as revistas rotárias cumprem o papel para o qual foram criadas: informar e inspirar seus lei-tores, trazendo notícias sobre o Rotary, ideias para projetos e histórias inspiradoras. Para mim, estas publicações representam de forma tangível o maior ponto forte do Rotary, de que cada clube é uma entidade local ao mesmo tempo em que faz parte de uma rede global.

Apesar do tamanho e diversidade da nossa organização, temos muitas coisas em comum que nos unem no Rotary. Não há uma fórmula mágica que se aplique a todos os casos e lugares, portanto, é natural que tenhamos expectativas culturais e linguísticas diferentes para uma revista. Graças às nos-sas publicações regionais, rotarianos de qualquer lugar ficam sabendo o que está acontecendo no Ro-tary em seu país e em outros lugares do mundo. Por fazerem parte da família de revistas do RoRo-tary, cada publicação é totalmente local, mas contribui à nossa identidade internacional.

Um dos maiores privilégios de servir como presidente do RI é poder falar todos os meses direta-mente a cada um dos nossos 1,2

mi-lhão de rotarianos. Eu fico emocionado ao imaginar vocês lendo minha mensa-gem em casa ou no trabalho, e depois virando a página para saber as novida-des do mundo rotário. Vocês não fa-zem isso porque sentem que é uma obrigação, mas sim, por causa da qua-lidade das nossas revistas rotárias. Es-pero que sintam o mesmo orgulho que eu quando leio nossas publicações.

As revistas rotárias nos lem-bram do motivo pelo qual nos associa-mos ao Rotary. Elas associa-mostram o que podemos alcançar quando entramos em ação e como nossas contribuições à Fundação estão sendo usadas, e nos inspiram a Viver Rotary, Transformar Vidas.

(4)

O significado de pertencer ao Rotary

Diretora Célia Elena de Cruz Giay

Dias atrás, enquanto realizava uma palestra numa reunião rotária, lembrei-me de algo que Armando Castillo Rincón afirmou em seu trabalho Una vida feliz. Ele disse: “Atualmente nosso mundo está com seus valores éticos afetados. Princípios fundamentais com os quais nossos antepassados conviveram e sobre os quais construíram a sociedade contemporânea estão desgastados. Perdemos nosso sentido de unidade e isso nos torna moralmente débeis como indivíduos e vulneráveis como sociedade”.

Não é novidade o fato de que as pessoas vivem cada vez mais distantes de valores, costumes e tra-dições, e que a falta de raiz de grande parte da sociedade é produto da constante mobilidade das pessoas e da falta de participação no desenvolvimento comunitário. Isso faz com que o indivíduo, a família e as comu-nidades (local, nacional e global) sofram os efeitos da realidade que estimula a alienação e a perda de inte-resse por aquilo que não nos afeta diretamente, mas que em longo prazo influencia a vida de todos nós.

Por isso pergunto: como é possível criar uma consciência de pertencimento e de enraizamento de pessoas a grupos, organizações ou institutos que contribuam para promover solidariedade e atenuem a soli-dão que hoje afeta os grandes centros urbanos?

Pertencer significa sentir-se parte de um grupo ou de uma instituição. Significa participar, respeitar seus valores e ideais, como também seus integrantes, assumindo com responsabilidade seus compromissos e reconhecendo a importância dessa instituição para a sociedade.

Nós que aspiramos a uma vida plena criamos consciência de o que significa pertencer quando faze-mos parte de organizações como o Rotary, que geram ações interativas e coletivas com o propósito de que elas sejam úteis a quem nos rodeia. Essa consciência de pertencer nos permite continuar transformando vi-das por meio da nossa ação rotária e beneficiando milhões de pessoas com a Fundação Rotária.

Se considerarmos a necessidade de todo ser humano de ter uma raiz e o fato de que a plenitude da vida moral, intelectual e espiritual é alcançada por intermédio dos grupos dos quais os indivíduos fazem par-te ao longo da vida, valorizaremos como rotarianos a importância de perpar-tencer ao Rotary e ficaremos gratos, porque cada bom resultado que o Rotary alcança não somente nos fortalece como instituição, mas também fortalece cada indivíduo, assim como a sociedade.

(5)

No último dia 8 de março às 9h a Câmara de Vereadores de São Sepé recebeu os 10 Governadores Assistentes 2014/2015, Governador, Governadora Eleita, Governador Indicado e parte da Equipe Distri-tal para o GATS. O RC de São Sepé apoiou a Equipe de treinamento dos novos GAs e desfrutou do Com-panheirismo com os visitantes. A GDE Cecília e a ID Lia avaliaram o encontro como muito proveitoso pa-ra a Capacitação dos Novos Líderes Distritais que as-sumem em 1 de julho.

Notícias do Distrito 4780

Seminário de Treinamento de Governadores Assistentes em São Sepé

Dólar Rotário

R$

2,40

RC de Rosário do Sul Caverá apoian-do a educação das nossas crianças.

79 anos do RC de Bagé

Houve a presença do Casal Go-vernador

Entrega de Bottoms FIRST CLASS

Houve a presença das Novas Gerações Entrega de Título Paul Harris

Houve a presença de Clubes de Rotary de Bagé e de Aceguá e dos Clubes de Lions da Cidade

(6)

Giro pelo Distrito 4780 …

Recep-ção no Marco

Rotário, Visita

à APAE, Casa

da Amizade,

Assembleia

no RC de

Her-val e Família

Rotária

presti-giando a visita

do Casal

Herval

Arroio Grande

Presidente Sandra e

Paulo Vieira

condu-zindo Casal

Governa-dor para promover a

Imagem pública do

Rotary na visita

ofici-al. E explicam o

pro-jeto de

Assem-bleia e apoio

à Educação

Infantil pelo

RC de Arroio

Grande

(7)

São Gabriel

Recepção ao Casal

Governa-dor, visita à Casa da Amizade,

Assembleia no RC de São

Ga-briel, entrega de Laptop de

projeto do Clube e festiva da

visita oficial.

São Sepé

O RC de São Sepé recepciona no Marco Rotário, mostra proje-to na APAE, promove a Imagem pública na en-trevista na Cotrisel, Visita ao projeto Mar-cenaria e entrega de título de hóspede ofici-al pelo Prefeito Léo também Rotariano.

As últimas três

imagens contam um

pouco das visitas à

La-vras, Santiago e

Uru-guaiana, mais na

(8)

“Serviços da Conferência Distrital Transformando Vidas no Pampa

Gaú-cho e II CODIIRC/ 15 a 18 de maio em CaGaú-choeira do Sul”

Frequência do mês de Abril será publi-cada junto a do mês de maio para priorizar a Promoção da Conferência Distrital

Vamos fechar com chave de ouro o ano 2013 2014 use sua liderança e divulgue a campanha nos jornais de sua cidade

Quem acordou cedo dia 22 de março, surpreen-deu-se com uma cena inusitada: havia centenas de sorrisos e frases de felicidade espalhadas pelo centro de Bagé, afim de fazer com que as pessoas começas-sem seu dia mais felizes.

Projeto do Rotaract Bagé Campanha por uma Cidade mais feliz.

COMO SE INSCREVER NA CONFERÊNCIA:

Envie e-mail para conferencia4780@gmail.com, brunalamadril@gmail.com e rosiarreal@yahoo.com.br

Prazo até 1 de maio Somente plenárias :sem custos Dados: Nome Completo

Nome que gostaria que constasse do Crachá Função no Clube ou se cônjuge

Rotary Club e Telefone

Inscrição no Coquetel de sexta dia16/05 Sim( ) Não ( ) valor R$ 15,00 Inscrição no Jantar de sábado dia 17/05 Sim( ) Não( ) Valor R$ 35,00 Inscrição no Almoço de Domingo dia 18/05 Sim ( ) Não ( ) Valor R$ 15,00 IMPORTANTE: Pagamento na retirada dos Crachás e Pastas

TEREMOS 180 VAGAS PARA COQUETEL DE SEXTA DIA 16/05/2014 ás 21h e 30 min na Casa de Pedra Victor Razzera

TEREMOS 480 VAGAS PARA O JANTAR DIA 17 ás 20 h NA SOCIEDADE RIO BRAN-CO

HOSPEDAGEM RECOMENDADA PARA EVENTO:

Hotel Everson Palace Hotel—Júlio de Castilhos, 291

(51) 3722429; hoteleverson@terra.com.br

https://www.facebook.com/pages/Everson-Eventos-Cachoeira-do-Sul/376604409065955

Hamburgo Hotel— R Saldanha Marinho 1001;

(51) 3722 4176; recepção@hamburgohotel.com.br; http://www.hamburgohotel.com.br;

Hotel Jacuí—R. Sete de Setembro, 1485

(51) 3722 3522; http://hoteljacui.com.br; reservas@hoteljacui.com.br;

Hotel Tropical Confort—Rua Bento Gonçalves, 339,

Telefone:(51) 3723-3388

https://www.facebook.com/pages/Hotel-Tropical-Confort-Cachoeira-do-Sul/109486082498041

IDENTIFICAR-SE COMO ROTARIANO PARA LIBERAÇÃO DE ALGUMAS VAGAS

Referências

Documentos relacionados

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,