• Nenhum resultado encontrado

Como funcionam cooperativas e associações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como funcionam cooperativas e associações"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o

Como funcionam

cooperativas e associações

Adriana Ventola Marra

Aula

(2)

Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 153

Meta

Apresentar os principais documentos que contêm as leis que regem o dia-a-dia de uma associação ou cooperativa, dando destaque ao Estatuto Social, Regi-mento Interno e à Ata das Assembléias.

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

1. identificar o Estatuto Social de uma cooperativa e uma associação;

2. descrever os direitos e os deveres dos membros associados;

3. identificar o Regimento Interno dessas organizações; 4. descrever os procedimentos necessários para a

(3)

Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 153

Estatuto Social

O primeiro grande documento de uma cooperativa e uma associação é o seu Estatuto Social. No decorrer das aulas anteriores, referimo-nos, várias vezes, a esse documento. Então, vamos relembrar: Estatuto Social é o documento que equivale ao “contrato social” em empresas comerciais. Ele é necessário para a constituição de uma cooperativa ou associação e tem como conteúdo todas as normas que estruturam e regem o funcionamento dessas organizações. O Estatuto Social também descreve os direitos e os deveres dos associados.

(4)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 154 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 155

Por esses motivos, na Aula 4, em que estudamos a constituição de uma coope-rativa, vimos que a primeira ação do grupo escolhido para coordenar os trabalhos foi elaborar a minuta (rascunho/proposta) do Estatuto, e só depois apresentar essa proposta para a Assembléia, pois o Estatuto deve ser formulado pelo conjunto dos associados.

Os principais itens de um Estatuto Social são:

1. descrição geral da entidade, contendo denominação, local da sede adminis-trativa, área de atuação, exercício social e prazo de duração;

2. objetivos da entidade, ou seja, quais são as principais metas que os associados pretendem atingir com a formação da entidade;

3. direitos e deveres dos associados, o que cada um pode fazer e o que eles têm a obrigação de fazer;

4. regras para a escolha de seus dirigentes, ou seja, a Diretoria Executiva, o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal;

5. tempo estipulado para o mandato de cada dirigente, que pode ser de até quatro anos para a Diretoria e o Conselho Administrativo e de até um ano para o Conselho Fiscal;

6. funções dos diferentes órgãos administrativos, ou seja, quais são as atribuições de cada um dos órgãos estudados na Aula 8;

7. punições a desvios de conduta e formas de julgamento, ou seja, o que deve ser feito quando um dos membros desrespeita o que está determinado pelo Estatuto; e

8. demais orientações que os membros julgarem importantes para o funcionamento da entidade, pois, apesar de existirem itens mínimos que compõem o Estatuto, não existe fórmula única. Tudo o que for relevante para aquele grupo deve ser colocado no Estatuto; por exemplo, se o grupo acha importante destacar a qualidade do produto que irá ser vendido na cooperativa, esse item deve ser incluído.

Ao final deste curso, apresentamos um modelo de Estatuto de uma cooperativa agropecuária (Anexo II) que abrange os itens anteriormente listados, a fim de ilustrar a sua realização.

(5)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 154 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 155

No Estatuto Social de uma associação, que é bem mais simples, as diferenças mais aparentes encontram-se nos objetivos e nos aspectos relacionados à gestão financeira da entidade. Em suma, percebemos que o Estatuto Social se compara com a certidão de nascimento de uma pessoa física; é ele que registra e documenta o início da vida de uma cooperativa ou associação.

Quando um grupo de pessoas decide constituir efetivamente uma cooperativa ou uma associação, deve buscar os Estatutos de outras entidades que tenham o mesmo objeto social pretendido por quem está fundando essa nova associação. A partir desses exemplos, devem-se fazer adaptações ou ajustes necessários àquela realidade específica. Por exemplo, a associação de moradores de uma cidade pode tomar como exemplo o Estatuto da associação de moradores de outra cidade, mas deve fazer as adaptações necessárias à realidade daquela cidade.

Atenção! Sa nj a Gj en er o Fonte: www.sxc.hu

(6)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 156 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 157

Direitos e deveres dos membros

da entidade

Como já ressaltamos em outras aulas, o sucesso ou fracasso de uma cooperativa ou associação está direta-mente condicionado ao nível de participação de seus as-sociados. É de extrema importância que o envolvimento do associado vá além da utilização dos serviços oferecidos pela entidade e de sua freqüência em reuniões e assemblé-ias. Ele deve participar de encontros, seminários e outros eventos que permitam o melhor conhecimento de sua cooperativa ou associação.

Atende ao Objetivo 1

Atividade

1

O que é e para o quê serve o Estatuto Social de uma empresa cooperativa?

Vamos conhecer os direitos e os deveres dos

cooperados!

Figura 9.2: Os associados devem conhecer e cobrar

(7)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 156 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 157

Estão listados no Estatuto Social (ver Anexos I e II) da entidade os direitos e deveres dos associados, que têm por obrigação praticá-los e sugerir mudanças quando necessário. Esse conjunto de direitos e deveres não varia muito de entidade para entidade, pois segue os princípios do cooperativismo já apresentados nas em aulas anteriores. A Tabela 9.1 resume alguns desses direitos e deveres.

Tabela 9.1: Direitos e deveres dos cooperados e associados

Direitos Deveres

Receber retorno proporcional das sobras

de capital, no caso das cooperativas. Respeitar as decisões votadas nas assembléias gerais.

Denunciar, sempre, os procedimentos

indevidos. Freqüentar e votar nas assembléias gerais.

Examinar os livros e documentos da empresa e solicitar esclarecimentos aos dirigentes, conselheiros e funcionários.

Pagar a cota de capital necessária ao ingresso na cooperativa.

Convocar Assembléia extraordinária, caso se faça necessário, conforme estabelecido no Estatuto.

Votar e ser votado para cargos

administrativos, fiscais ou outras funções. Obter, antes da realização da

Assembléia Geral, balanços financeiros, demonstrativos e relatórios.

Zelar pelo interesse comum e pela autonomia da sociedade.

Retirar seu capital ao sair da sociedade, de acordo com o estabelecido no Estatuto, apenas no caso das cooperativas.

Participar das atividades econômicas, sociais e educativas.

Zelar e exigir que cuidem do patrimônio

moral e operacional da entidade. Colaborar no planejamento, funcionamento, avaliação e fiscalização

das atividades.

Desligar-se quando quiser. Debater idéias e decidir pelo voto os

objetivos e as metas de interesse do grupo.

Buscar capacitação profissional para o desempenho de suas atividades.

(8)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 158 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 159

Regimento Interno

Existem aspectos determinantes no funcionamento de uma cooperativa e de uma associação que requerem maior detalhamento e, em geral, são muito específicos de cada tipo de entidade, ou seja, dependem de seu ramo de atuação, de seu produto ou serviço prestado e, algumas vezes, seguem um desejo peculiar dos associados. Para solucionar tais problemas específicos, a entidade pode elaborar um Regimento Interno.

Da mesma forma que o Estatuto, o Regimento Interno, como o próprio nome indica, é um documento que regula as atividades realizadas no interior da enti-dade. Tudo o que estiver escrito no regimento deve estar sempre em harmonia com o Estatuto Social. Ele não é um documento obrigatório, mas é uma forma de facilitar a gestão e melhorar o funcionamento da cooperativa ou associação. Procure, na internet, um Estatuto de associação ou cooperativa, identifique os direitos e deveres dos associados e faça uma comparação entre os que foram listados na Tabela 9.1 e os listados nos modelos de Estatutos. Anote aqueles direitos e deveres que não estavam evidenciados na tabela.

Atende ao Objetivo 2

(9)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 158 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 159 Saiba mais...

Veja a notícia a seguir, sobre a aprovação do Regimento Interno da Coopnatural, veiculada em 13/6/08, no site http://fiepb.com.br/noticias. A Coopnatural é uma cooperativa de produção têxtil e afins do algodão do Estado da Paraíba.

(...) O Regimento Interno da Coopnatural é o documento que auxilia o Estatuto que rege a cooperativa. A reunião, que contou com a participação do analista de mercado do Parque Tecnológico, Marly Medeiros, foi conduzida pela presidente Maísa Gadelha. Ela explicou o que representa o documento aprovado pela Assembléia. ‘Podemos exemplificar o Estatuto de uma cooperativa como se fosse a Constituição de um país. O Regimento Interno, por sua vez, é um documento mais flexível, que pode ser adequado e modificado, conforme a realidade vivenciada pela instituição em seu dia-a-dia’, disse. A Coopnatural busca fortalecer a cadeia têxtil do algodão colorido, comercializando produtos ecológica e socialmente corretos, através da valorização da agricultura familiar e do artesanato local. (...)

No final das aulas, encontraremos um modelo completo de Regimento Interno para uma associação de moradores, mas lembramos que, como o Regimento Interno é algo extremamente particular de uma entidade, o exemplo serve apenas como referencial para a melhor compreensão das diferenças entre Regimento Interno e Estatuto Social. Destacamos aqui a parte inicial:

Outra vantagem do Regimento Interno é aumentar a vida útil do Estatuto, evitando que este último seja freqüentemente modificado em função de mudanças ocorridas na administração das entidades. Dessa forma, todas as normas e os procedimentos administrativos que estão mais sujeitos a alterações em função de modificações ambientais devem ser definidos no Regimento Interno.

Existe, ainda, a possibilidade de se estabelecer um regimento específico para cada assunto. Por exemplo, uma cooperativa agropecuária pode ter um regimento que trate apenas de assuntos vinculados à produção e outro que trate dos assuntos relativos às questões de assistência social da cooperativa.

(10)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 160 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 161

Fonte: Modelo de Regimento Interno adaptado do site sp.unmp.org.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_download&gid=30.

MODELO DE REGIMENTO INTERNO DE ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ASSOCIAÇÃO

Art. 1°. Para o cumprimento do conjunto de diretrizes e princípios previstos nos Estatutos Sociais e demais documentos da entidade, ficam estabelecidas as seguintes regras de organização e funcionamento, aplicáveis ao conjunto de associados:

Art. 2°. São instâncias consultivas e deliberativas da ASSOCIAÇÃO: I. a Assembléia Geral;

II. a Coordenação Geral ou Executiva; III. o Conselho Fiscal;

IV. as coordenadorias temáticas; V. Grupos de Origem.

Parágrafo primeiro: as instâncias de deliberativas são a Assembléia Geral e a Coordenação Geral ou Executiva.

Parágrafo segundo: as instâncias de caráter consultivo são Conselho Fiscal e Coordenadorias Temáticas e Grupos de Origem.

Art. 3º. A Assembléia será coordenada pelo Coordenador-Geral ou Presidente, por alguém indicado pela Coordenação da Entidade.

Art. 4º. Os trabalhos nas Assembléias obedecerão à seguinte ordem: I. Aprovação e discussão da Pauta do dia.

II. As decisões serão tomadas pela maioria simples dos membros presentes, exceto para os casos em que haja previsão diversa nos Estatutos.

(11)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 160 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 161

Como registrar as assembléias em atas

Pesquise, na internet, e selecione o Estatuto de uma associação (associações de produtores rurais, de preferência) e um regimento, destacando os principais pontos de cada um.

Atende ao Objetivo 3 Atividade

3

Gostaríamos de saber a opinião de vocês sobre este assunto.

(12)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 162 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 163

Mas o que é uma Ata? Como mostra a Figura 9.3, é o registro oficial de tudo o que aconteceu e foi decidido em uma reunião de Assembléia Geral. A Ata é um documento de extrema importância para as entidades, pois é por meio dela que verificamos qual foi a opinião das pessoas sobre determinado assunto e o que foi, exatamente, decidido.

Então, quem deve fazer a Ata e como deve ser feita?

A pessoa responsável pela elaboração da Ata é o secretário-geral, membro da diretoria executiva. Ele deve proceder realizando os seguintes passos:

1. durante a reunião, anotar os pontos relevantes para a elaboração da Ata; 2. após a reunião, elaborar a Ata de reunião dentro das normas estabelecidas no

Estatuto;

3. informar aos associados sobre o conteúdo da Ata para verificar se existem possíveis alterações;

4. no caso de alterações, proceder às correções;

5. não havendo mais alterações ou sugestões, lavrar (registrar) a Ata em livro próprio.

O conteúdo de uma Ata também tem que seguir algumas regras básicas, pois toda Ata da Assembléia deve conter:

a. preâmbulo: hora, dia, mês, ano e local da realização; b. nome do presidente e do secretário;

c. quantidade de pessoas presentes na primeira convocação e, se houver, a quantidade na segunda;

d. transcrever a pauta do dia, ou seja, os assuntos a serem tratados na reunião e que estavam no anúncio convocando as pessoas;

e. deliberações tomadas, ou seja, as decisões daquela reunião;

f. fecho: leitura e aprovação da Ata lavrada no livro de Atas de Assembléias, colhidas as assinaturas do presidente, do secretário e dos demais membros quando necessário, como no caso da Ata para a constituição da associação ou cooperativa.

(13)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 162 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 163

Alguns outros cuidados devem ser tomados na elaboração das Atas:

1. não deixar espaço muito grande entre as palavras, para que não haja acrésci-mos posteriores;

2. as Atas são escritas numa seqüência única, sem parágrafos; 3. tudo deve estar escrito por extenso, inclusive números e datas;

4. se houver algum erro de redação, quando manuscrita, o secretário não deve apagar (rasurar). Ele deve escrever, logo após a palavra errada, a expressão “digo”, “ou melhor” ou “em tempo”;

5. colher todas as assinaturas dos presentes, ou apenas do presidente e secretário. Vejamos um modelo de Ata para a constituição de uma cooperativa. Ele contém todos aqueles itens anteriormente explicitados, adaptado do site http:// www.geranegocio.com.br.

MODELO DE ATA PARA CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA

Aos dias ... do mês de ... do ano de 20..., às ... horas, em ... (indicar a localidade), Estado de ..., reuniram-se com o propósito de constituírem uma sociedade cooperativa, nos termos da legislação vigente, as seguintes pessoas: (nome por extenso, nacionalidade, idade, estado civil, RG, CPF, residência, número e valor das quotas-parte subscritas de cada fundador). Foi aclamado para coordenar os trabalhos o Senhor ... (nome do coordenador), que convidou a mim ... (nome do secretário), para lavrar a presente Ata, tendo participado ainda da Mesa as seguintes pessoas: (nome e função das pessoas). Assumindo a direção dos trabalhos, o coordenador solicitou que fosse lido, explicado e debatido o projeto de Estatuto da sociedade, anteriormente elaborado, o que foi feito artigo por artigo. O Estatuto foi aprovado pelo voto dos cooperantes fundadores, cujos nomes estão devidamente consignados nesta Ata. A seguir, o Senhor Coordenador determinou que se procedesse à eleição dos membros dos órgãos sociais, conforme dispõe o Estatuto recém-aprovado. Procedida a votação, foram eleitos para comporem o Conselho de Administração (ou Diretoria, conforme o caso) os seguintes cooperantes: Presidente: (colocar os

(14)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 164 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 165

Após o estudo dos documentos mais importantes que registram e regulam o dia-a-dia de uma cooperativa e uma associação, podemos perceber a importância de termos um sistema organizado, em que tudo está devidamente documentado, para garantir os princípios e os valores cooperativistas, como a eqüidade dos membros e a valorização das pessoas.

demais cargos e respectivos ocupantes); para membros do Conselho Fiscal, os Senhores...; para seus suplentes, os cooperantes (nome de cada um deles)... todos já devidamente qualificados nesta Ata. Prosseguindo, todos foram empossados nos seus cargos e o Presidente do Conselho de Administração, assumindo a direção dos trabalhos, agradeceu a colaboração de todos nessa tarefa e declarou definitivamente constituída, desta data para o futuro, a cooperativa (escrever o nome da cooperativa) com sede em (localidade), Estado de ..., que tem por objetivo: ... (acrescentar um resumo do objetivo transcrito no Estatuto). Como nada mais houvesse a ser tratado, o Senhor Presidente da sociedade deu por encerrados os trabalhos e eu, (nome do secretário), que servi de Secretário, lavrei a presente Ata que, lida e achada conforme, contém as assinaturas de todos os cooperantes fundadores, como prova a livre vontade de cada um de organizar a cooperativa (local a data).

(Assinatura do Secretário da Assembléia)

(Assinatura de todos os cooperantes fundadores)

Identifique as principais partes que compõem uma Ata após a análise do modelo apresentado e a leitura do texto sobre como registrar as assembléias em atas.

Atende ao Objetivo 4

(15)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 164 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 165 Resumindo... No decorrer desta aula, você viu que:

• O Estatuto Social é necessário para a constituição de uma cooperativa ou associação, e tem como conteúdo todas as normas que estruturam e regem o funcionamento dessas organizações.

• Os principais itens de um Estatuto Social são: a descrição geral da entidade; seus objetivos; os direitos e deveres dos associados; as regras para a escolha de seus dirigentes; o tempo estipulado para o mandato de cada dirigente; as funções dos diferentes órgãos administrativos; as punições aos desvios de conduta e as formas de julgamento; e demais orientações que os membros julgarem importantes para o funcionamento da entidade. • Os deveres do associado vão além da utilização dos serviços oferecidos

pela entidade e de sua freqüência em reuniões e assembléias. Ele deve participar efetivamente de encontros, seminários e outros eventos que permitam o melhor conhecimento de sua cooperativa ou associação. • Os direitos dos associados também estão diretamente ligados à questão

da participação e enfatizam aspectos como denunciar procedimentos indevidos, convocar assembléias e zelar pelo patrimônio da entidade. • O Regimento Interno, apesar de não ser obrigatório, é um documento

muito importante para as entidades.

• É no Regimento Interno que estão descritos detalhes do Estatuto e todos os princípios que explicitam as atividades da entidade.

• Todas as reuniões das Assembléias Gerais são registradas em Atas pelo secretário da entidade.

• A elaboração da Ata requer vários procedimentos legais quanto à sua forma e ao seu conteúdo para ser válida.

(16)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 166 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 167

Informações sobre a próxima aula

Na próxima aula, estudaremos os aspectos financeiros de associações e coopera-tivas, como os principais tributos a serem pagos e o que deve ser feito para um efetivo controle financeiro.

Atividade 1

Estatuto Social é o documento que equivale ao “contrato social” em empresas comerciais. Ele é necessário para a constituição de uma cooperativa ou associação e tem como conteúdo todas as normas que estruturam e regem o funcionamento dessas organizações. Tais normas englobam: a descrição geral da entidade e seus objetivos; os direitos e deveres dos associados; as regras para a escolha de seus dirigentes; as funções dos diferentes órgãos administrativos; as punições aos desvios de conduta etc.

Atividade 2

Os deveres dos cooperados que não estavam listados podem variar, mas os mais comuns são: satisfazer pontualmente seus compromissos com a cooperativa, dentre os quais o de participar ativamente da sua vida societária e empresarial; prestar à cooperativa as informações relacionadas com as atividades que lhe facultaram associar-se; cobrir as perdas do exercício, quando houver, proporcionalmente às operações que realizou com a cooperativa; e levar ao conhecimento do Conselho de Ética, se houver, ou ao Conselho de Administração e/ou Conselho Fiscal, a existência de qualquer irregularidade que atente contra a lei, o Estatuto e o código de ética. Por sua vez, os direitos foram todos contemplados na tabela apresentada no texto.

Atividade 3

Após sua pesquisa, você deve ter percebido que o Estatuto traz o conjunto de normas genéricas e princípios de como funcionará a entidade. As regras do Estatuto seguem a legislação vigente para associações e cooperativas. Por sua vez, o Regimento Interno é um regulamento interno, particular, que detalha Respostas das Atividades

(17)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o 166 Aula 9 – Com o fun ci on am cooper ativas e associ ações 167

o Estatuto e todos os princípios nele contidos explicitando as atividades da associação. Portanto, o regimento, apesar de não ser obrigatório, é altamente recomendável por sua especificidade e maior facilidade de alteração.

Atividade 4

Ao redigir uma Ata, você deve colocar hora, dia, mês, ano e local da realização; o nome do presidente e do secretário; a quantidade de pessoas presentes; a pauta do dia; as decisões tomadas; e o fecho: leitura e aprovação da Ata lavrada no livro de Atas de Assembléias, colhidas as assinaturas do presidente, do secretário e dos demais membros, quando necessário.

Referências bibliográficas

AGRONEGÓCIO: o portal do pequeno negócio. Disponível em: <http://www. geranegocio.com.br>. Acesso em: 14 nov. 2008.

BATALHA, M. O. et al. Gestão agroindustrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001. v. 1. BIALOSKORSKI NETO, S. Agribusiness cooperativo: economia, crescimento e estrutura de capital. 1998. 257 f. Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1998.

BRASIL. Lei n. 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 dez. 1971. Disponível em: <http://www.ocb.org.br/>. Acesso em: 28 dez. 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário eletrônico Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

GAWLAK, A.; RATZKE, F. A. y. Cooperativismo: primeiras lições. Brasília: Sescoop, 2004.

JUVÊNCIO, F. de C.; ANDRADE, G. V. de; PANZUTTI, R. Cooperativismo ao alcance de

todos. São Paulo: OCESP, 2000. 120 p. (Coleção Orientação 1/2000.)

PINHO, D. B. O cooperativismo no Brasil: da vertente pioneira à vertente solidária. São Paulo: Saraiva, 2003. 357 p.

(18)

e-T ec Br asil - A ssoci ativism o e Cooper ativism o

168 SISTEMA indústria. Notícias. Disponível em: <http://fiepb.com.br/noticias/>.

Acesso em: 28 dez. 2007.

UNIÃO dos movimentos de moradia. Modelo de regimento interno da associação

da organização e funcionamento da associação. Disponível em: <sp.unmp.org.br/

index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=30/>. Acesso em: 28 dez. 2007.

Site consultado

SESCOOP, São Paulo. Portal do Cooperativismo. Disponível em: <http://www.port aldocooperativismo.org.br/sescoop/>. Acesso em: 28 dez. 2007.

Referências

Documentos relacionados

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Diz ele: “a primeira forma de relação entre imaginação e realidade consiste no fato de que toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado em Finanças e

Como fatores controláveis têm-se o equipamento de mistura (misturador de eixo vertical e betoneira de eixo inclinado) e a ordem de mistura dos materiais (tradicional e

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

O sensor não deve ser montado a menos de 150 mm a considerar do centro do sensor para os lados do tanque, defletores ou outras intrusões.. Use apenas em tanques com uma

8 A Ford, a OAK, a Open Society, entre outras, são fundações que financiam, de modo institucional, o jornalismo independente. O dinheiro repassado pode ser usado para pagamento