• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111

RIE TA ES PARA RECUPERA 2 ETAPA

CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Origem do Universo e da Vida: identificar e entender as evidências e o fenômeno do Big Bang; entender a cronologia da sequência da evolução química; compreender as teorias da evolução dos seres vivos.

Características dos Seres Vivos: identificar e compreender os aspectos que classificam um ente ser classificado como vivo ou não vivo.

Criacionismo, Lamarckismo e Darwinismo: identificar e entender as teorias criacionistas, lamarckistas e a teoria da evolução de Darwin e seus postulados.

Seleção Natural e Especiação: compreender a seleção natural e seus impactos no processo evolutivo; compreender os processos de especiação.

Taxonomia e Classificação dos Seres Vivos: identificar os diversos táxons; saber classificar um ser vivo; identificar a nomenclatura correta de um nome científico; compreender cladogramas.

Habilidades exigidas

• Construir, corretamente, conceitos básicos.

• Aplicar os conceitos biológicos às diferentes situações propostas. • Analisar gráficos, tabelas e esquemas.

• Identificar em esquemas e/ou desenhos, estruturas específicas fornecendo suas respectivas funções. Material de Estudo • Livro-texto. • Caderno de Biologia. • Avaliações anteriores. • Arquivos de PowerPoint. • Exercícios realizados em sala. • Atividades dos Estudos Autônomos.

Monitoria de Biologia: quinta-feira das 14h às 14h45. Avaliação

Valor: 35,0 pontos

ATENÇÃO: Os Estudos Autônomos são apenas uma referência para seus estudos. Não estude apenas por eles!

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências da Natureza Disciplina: Biologia

Ano: 1º – Ensino Médio

Professores: Cláudio Mendes e Raquel Lara

Aluno(a): ________________________________________________ No: _____ Turma: _____ Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 2

2 2 2

QUEST

1

(UF G 2005 Adaptada)

Observe esta figura:

De acordo com a figura acima e com seus conhecimentos, EXPLIQUE o aparecimento de lagartas no milho de acordo com as seguintes teorias:

Geração espontânea: _________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ Biogênese: _________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

2

(E!e# 2000)

O gráfico ao lado representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

De acordo com o gráfico, é CORRETO afirmar que: a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência

de O2.

b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.

c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.

d) desde o Pré-Cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.

e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUEST

3

(E!e# 2002)

As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Adaptado de The Random House Encyclopedias, 3rd ed., 1990.

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que: I) não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos. II) as grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. III) o ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É CORRETO o que se afirma em: a) I, apenas.

b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

(4)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 4

4 4 4

QUEST

4

(UFC)

Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa.

a) ANALISE o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e DESCREVA sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.

Etapa 1: A solução nutritiva é colocada no frasco. ________________________________________ Etapas 2 e 3: O gargalo do frasco é curvado em S ao calor da chama e a solução é fervida fortemente durante alguns minutos.

Objetivo: ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. Etapa 4: A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.

Objetivo: ________________________________________________________________________ Etapa 5: O gargalo é quebrado.

Objetivo: ________________________________________________________________________ b) Os experimentos de Pasteur e Oparin foram muito significativos para derrubar a abiogênese e

formular uma hipótese referente à origem da vida na Terra, respectivamente. EXPLIQUE como os experimentos de Oparin se aproximam da teoria da abiogênese.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

5

É comum dizer que todos os organismos são formados por células, estruturas conhecidas como a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Alguns organismos, no entanto, são acelulares e não possuem metabolismo próprio, por isso, alguns autores não os consideram vivos. RESPONDA:

a) CITE o grupo de organismos a que se refere a afirmativa acima.

________________________________________________________________________________ b) CITE as características dos vírus que nos permitem argumentar que são seres vivos.

________________________________________________________________________________

QUEST

6

(UFCE CE)

Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de características que definem os sistemas viventes, duas dessas características assumem maior importância para a preservação da vida no planeta. São elas:

a) capacidade de reprodução e adaptação ao meio.

b) elevado grau de organização celular e execução das funções vitais. c) composição química complexa e estado coloidal.

d) consumo de energia e renovação contínua da matéria. e) realização da homeostase e alto nível de individualidade.

QUEST

7

(PUC RI 2008)

Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é: a) usar carbono orgânico e carbono inorgânico.

b) usar carbono inorgânico e carbono orgânico. c) usar carbono da água e do ar.

d) usar metano e gás carbônico.

e) realizar respiração aeróbia e fermentação.

QUEST

8

As teorias da evolução (não mais consideradas teorias, porém um fato dentro do campo científico da biologia) contradizem as teorias criacionistas. FAÇA ao que se pede:

a) EXPLIQUE, brevemente, no que consiste a evolução.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) DIFERENCIE o Criacionismo do Fixismo.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) CITE os pontos em comum entre as duas principais teorias evolucionistas: o Darwinismo e o

Lamarckismo.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(6)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 6

6 6 6

QUEST

9

Lamarck e Darwin criaram importantes teorias evolucionistas, ou seja, teorias que explicavam como os organismos sofreram modificações ao longo do tempo. Apesar das duas teorias falarem sobre mudanças, o mecanismo como elas ocorriam era diferente. Sobre a teoria proposta por Lamarck, MARQUE a alternativa correta:

a) Lamarck afirmou que os organismos vivos eram selecionados e apenas os organismos mais aptos sobreviviam.

b) De acordo com a teoria de Lamarck, um ser vivo que fazia uso intensivo de determinado órgão sobrevivia, enquanto aquele que não utilizava esse mesmo órgão morria.

c) A teoria da evolução proposta por Lamarck dava a ideia de que os organismos eram capazes de sofrer modificações de acordo com as suas necessidades.

d) Segundo a teoria de Lamarck, as características que surgiam durante a vida do organismo não podiam ser passadas para a geração seguinte.

e) A teoria da evolução proposta por Lamarck é a mais aceita na atualidade e derrubou até mesmo o neodarwinismo.

QUEST

10

(U!ivasf – /u1h3 2008 – Adaptada)

Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações a seguir e responda ao que se pede:

1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.

2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

a) IDENTIFIQUE a citação que possui características darwinistas e qual possui características lamarckistas.

________________________________________________________________________________ b) CITE a principal diferença entre o surgimento das características na teoria Darwinista e na

Lamarckista.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) (Unesp/2007)

Aquecimento já provoca mudança em gene animal. Algumas espécies animais estão se modificando geneticamente para se adaptar às rápidas mudanças climáticas no espaço de apenas algumas gerações, afirmam cientistas.

("Folha de S.Paulo", 09.05.2006.) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

Colégio Santa Dorotéia 7777

QUEST

11

(UFES 2004)

Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.

(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist. Vol. 148: p. 771-786. Adaptado). Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que: a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e

desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho. b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência

diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.

c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

QUEST

12

(UFF 2005)

Diferentes espécies de peixes herbívoros marinhos do mesmo gênero são encontradas nas regiões tropicais do Oceano Atlântico, tanto na costa do Continente Americano, quanto na costa do Continente Africano.

Após estudos sobre este grupo, foi possível elaborar o diagrama e o quadro a seguir, onde espécies supostamente distintas foram representadas por diferentes letras:

(8)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 8

8 8 8

a) Considerando os mecanismos de especiação, EXPLIQUE o surgimento das espécies C e D a partir de uma espécie ancestral.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) CITE qual delas mais se assemelha à espécie ancestral.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUEST

13

(Fuvest 2005)

Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.

a) EXPLIQUE, sucintamente, como as duas populações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira

geográfica, EXPLIQUE o que indicaria que houve especiação.

________________________________________________________________________________

QUEST

14

(UF G)

Analise estes gráficos, em que estão representadas populações de insetos com três tipos de genótipos e fenótipos – insetos com asas longas (SS), insetos com asas curtas (Ss) e insetos sem asas (ss) – em dois ecossistemas diferentes – lagoa permanente e lagoa temporária:

Considerando-se as informações contidas nesses gráficos, é CORRETO afirmar que a seleção natural a) atua favorecendo fenótipos diferentes nas duas lagoas.

b) aumenta a probabilidade de os insetos SS deixarem descendentes nas duas lagoas. c) favorece os indivíduos heterozigotos na lagoa permanente.

(9)

Colégio Santa Dorotéia 9999

QUEST

15

(UFES)

O esquema abaixo se refere a dois modelos de especiação (A e B).

Considere as afirmações a seguir relacionadas ao esquema:

I) O modelo A representa um exemplo de especiação filética, que pressupõe a ocorrência de isolamento geográfico.

II) O modelo A representa especiação por anagênese, que envolve seleção natural e adaptação a modificações graduais nas condições ambientais.

III) O modelo B representa especiação por cladogênese, que envolve isolamento de populações, adaptações a diferentes ambientes e isolamento reprodutivo.

Qual(is) está(ão) CORRETA(S)? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III.

QUEST

16

A ordem Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:

a) à mesma família. b) ao mesmo gênero. c) à mesma espécie. d) à mesma classe.

(10)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 10

10 10 10

QUEST

17

(Vu!esp)

No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

O grupo de aves relacionadas compreende: a) 3 espécies e 3 gêneros.

b) 9 espécies e 3 gêneros.

c) 3 espécies de uma única família. d) 9 espécies de um mesmo gênero. e) 3 espécies de uma única ordem.

QUEST

18

(UF5A Adaptada)

Considerando que o gráfico a seguir corresponde à árvore filogenética de um determinado grupo de organismos e que as linhas pontilhadas e seus respectivos números correspondem à delimitação de categorias taxonômicas hierárquicas, FAÇA o que se pede:

a) ESCREVA, no desenho, possível níveis taxonômicos representados por cada número. b) No exemplo representado, CITE o número que apresenta a maior variedade biológica.

________________________________________________________________________________

QUEST

19

Com base nas regras de nomenclatura, ASSINALE a alternativa incorreta, em seguida INDIQUE as informações contidas em seu nome científico.

a) Homo sapiens sapiens. b) Trypanosoma Cruzi.

c) Rana esculenta marmorata. d) Rhea americana americana.

e) Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi.

Periquito-se-cabeça-azul

Periquito-da-caatinga Periquito-rei

(11)

Colégio Santa Dorotéia 11111111

QUEST

20

Os cinco cladogramas das alternativas ilustram relações filogenéticas entre os táxons hipotéticos 1, 2, 3, 4 e 5. Quatro desses cladogramas apresentam uma mesma hipótese filogenética. ASSINALE a alternativa que contém o cladograma que apresenta hipótese filogenética diferente das demais.

QUEST

21

Técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA permitem estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. O resumo da árvore evolutiva, esquematizado a seguir, apresenta resultados de pesquisas realizadas com primatas utilizando essas técnicas:

Dentre os primatas citados, RELACIONE, na ordem crescente de semelhança ao genótipo do chipanzé, os que tiveram um ancestral que viveu há cerca de 10 milhões de anos. INDIQUE, ainda, o percentual de semelhança.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(12)

Biologia

Colégio Santa Dorotéia 12 12 12 12 GABARIT QUEST 1

Geração espontânea: as lagartas nascem de forma espontânea a partir da matéria orgânica.

Biogênese: as lagartas provêm de outros seres vivos, a partir da reprodução. Ovos depositados por borboletas.

QUEST 2 – Letra A

QUEST 3 – Letra A

QUEST 4

a) Etapa 1: O objetivo era fornecer condições para que os microrganismos, presentes nas mãos, solo e ar pudessem se desenvolver.

Etapas 2 e 3: O objetivo era dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, que foi feita com o objetivo de esterilizar a solução e, ao mesmo tempo que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.

Etapa 4: Em seguida, deixou o frasco esfriar e observou que o líquido permanecia estéril indefinidamente. A entrada de ar com impurezas, no início do resfriamento, é rápida, porém, o líquido ainda próximo de seu ponto de ebulição, impede o desenvolvimento deles. Quando o líquido já se encontra bem mais frio, a ponto de não mais impedir o desenvolvimento de microrganismos, a entrada de ar é bem mais lenta, de modo que os microrganismos nele presentes ficam aderidos à parede recurvada do gargalo.

Etapa 5: Objetivo: Pasteur pôde demonstrar que, apesar de fervido, o líquido ainda possuía a capacidade de manter vida se nele fosse introduzido algum microrganismo, com a quebra do gargalo.

b) Para Oparin a vida iniciou-se a partir de uma evolução química, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais complexas, ou seja a vida iniciou-se de forma abiótica.

QUEST 5

a) Vírus.

b) Capacidade de replicação, presença de material genético.

QUEST 6 – Letra A.

QUEST 7 – Letra A.

QUEST 8

a) Evolução é o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

b) Tradicionalmente, podemos associar o fixismo ao criacionismo. Ou seja, a vida teria sido gerada por um criador (criacionismo) e essas formas criadas não mudam ao longo do tempo (fixismo).

c) As teorias evolucionistas afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais. Todas as teorias evolutivas existentes falam em mudança, diferenciando-se apenas sobre a forma como essas mudanças ocorreram. Para Lamarck o ambiente é o causador da mudança. Para Darwin, o ambiente é o selecionador.

(13)

Colégio Santa Dorotéia 13131313

QUEST 10

a) 1 Lamarck e 2 Darwin.

b) Para Lamarck os gafanhotos tornaram-se verdes para viver na grama. Para Darwin, os gafanhotos eram verdes e foram apenas selecionados por apresentarem vantagens adaptativas.

c) A interpretação é lamarckista, pois sugere que o animal se modifique para se adaptar às mudanças ambientais.

QUEST 11 – Letra D.

QUEST 12

a) As populações da espécie ancestral foram isoladas geograficamente. Depois, as populações isoladas acumularam diferenças genéticas, resultantes de mutações e seleção natural. Por fim, essas diferenças foram acumuladas até que as populações não conseguiram produzir descendentes férteis, ou seja, sofreram isolamento reprodutivo e, portanto, podem ser consideradas espécies distintas.

b) A espécie E.

QUEST 13

a) As modificações observadas nas populações isoladas geograficamente são devido à seleção natural diferencial atuando sobre as variações produzidas por mutações e recombinações gênicas.

b) O processo de especiação é evidenciado pelo isolamento reprodutivo, fenômeno que interrompe o fluxo gênico entre as populações.

QUEST 14 – Letra A.

QUEST 15 – Letra E.

QUEST 16 – Letra D.

QUEST 17 – Letra B.

QUEST 18

a) 1 – Classe; 2 – Ordem; 3 – Família; 4 – Gênero. b) Número 1

QUEST 19 – Letra B.

Nome específico deve ser binominal com a segunda palavra (epíteto específico) em minúscula.

QUEST 20 – Letra B.

QUEST 21

O esquema mostra o seguinte resumo da árvore evolutiva dos primatas:

• há 30 milhões de anos - um ancestral dá origem ao ancestral direto de outros macacos atuais e ao ancestral direto do orangotango;

• há 15 milhões de anos - um ancestral do orangotango dá origem ao próprio orangotango e ao ancestral direto do gorila;

• há 10 milhões de anos - o ancestral do gorila dá origem ao próprio gorila e ao ancestral direto e comum do homem e do chipanzé, que viveu há 7 milhões de anos.

Portanto, o ancestral que viveu há 10 milhões de anos deu origem ao gorila, ao homem e ao chipanzé. A semelhança entre o DNA do chipanzé e o do gorila é de 97,7% e entre o do chipanzé e o do homem é de 98,6%.

Referências

Documentos relacionados

Sabe-se que a expressão “pagar mico” significa passar por uma situação de constrangimento devido a um vexame, ou seja, ela tem o sentido de passar vergonha. EXPLICITE como o nome

Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede.. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a

Nele constam indicações de estratégias de estudo e lista de conteúdos, que consideramos requisitos necessários, para dar continuidade à sua aprendizagem e

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.. b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas