• Nenhum resultado encontrado

V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SISTEMA CONECTEDU

Rodrigo C. Alcantara1, Alexandre S. do Nascimento1, Loidnéia P. Oliveira1 1Techdog Soluções de Internet Ltda. 


Estrada de Jacarepaguá, 7221 – Sala – 22.753-033 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil rodrigo@techdog.com.br, alexandre@techdog.com.br, neia@techdog.com.br

Resumo. O sistema ConectEdu tem por objetivo unificar e dinamizar o gerenciamento de informações da instituição de ensino, facilitando consideravelmente a rotina de trabalho do professor e da instituição de ensino, além de proporcionar um canal de comunicação entre a escola e a família, permitindo um acompanhamento rotineiro e diário do desempenho acadêmico de seus filhos. Benefícios: 1.) Para os

professores: um diário de Classe completo na palma da mão, com a ferramenta a professora pode informar

a frequência dos alunos, criar avaliações, tarefas de casa, Trabalhos e desafios através do Quiz (Jogo Educacional), 2.) Para os pais e alunos: um acompanhamento da rotina escolar completa, permite aos pais e alunos conhecer em tempo real as notas, frequências, eventos da escola, data das provas, trabalhos e tarefas de casa. Além de permitir que os alunos estudem com uma super ferramenta pedagógica, direcionada pelo professor e 3.) Para a administração da escola: um sistema de gerenciamento escolar e pedagógico completo, exibindo pontos de atenção, permitindo intervenção em tempo por parte da escola.

1. Cenário de uso

A ferramenta foi desenvolvida, afim de promover uma integração real e completa entre a escola e a família, além de um gerenciamento pedagógico consistente e completo, resultando nos seguintes benefícios:

a) Minimiza os índices de evasão;

b) Aumenta o senso de responsabilidade e o rendimento acadêmico do aluno; c) Inserir os pais na rotina escolar diária dos seus filhos;

d) Proporciona um compartilhamento de responsabilidade na formação do aluno entre a escola e a família;

e) Informa aos pais diariamente, quando ocorrer, sobre a ausência do filho à aula;

f) Otimiza a rotina de trabalho dos professores, eliminando rasuras, erros de cálculos de médias e frequências e retrabalho;

g) Permite o planejamento de aula, onde os professores inserem o plano diário de aula, permitindo a equipe pedagógica um acompanhamento real dos conteúdos aplicados;

h) Agrega tecnologia aos estudos, pois permite ao professor aplicar, de forma personalizada, avaliações, tarefas de casa, trabalhos de classe e desafios para sua turma através de um super jogo educacional, gerando um ranking permitindo uma avaliação do conhecimento dos alunos em determinado assunto; i) Um canal de notícias, comunicação, mural de atividades (fotos) e notificações em tempo real da

escola com os pais e alunos;

(2)

k) Jogo educacional em forma de QUIZ, com base pedagógica consistente, composto por perguntas de conteúdos que acompanham a etapa escolar do aluno. O banco de perguntas é colaborativo, sendo enriquecido à medida em que os professores, de qualquer instituição do país, acrescentem perguntas ao banco;

l) Otimiza o trabalho da secretaria da escola quanto ao gerenciamento pedagógico (gráficos de rendimento, desempenho e painéis controladores das turmas e professores), impressão de relatórios, históricos, boletins, entre outros;

m) Permite um gerenciamento macro consolidado de várias escolas, ideal para secretarias e grandes redes de ensino, informa instantaneamente o desempenho das escolas nos aspectos pedagógicos (gráficos de rendimento, desempenho, pontos de fragilidade e painéis controladores das instituições); n) Fácil implantação, interface amigável e intuitiva

A ferramenta pode ser utilizada em qualquer etapa escolar (ensino fundamental até o ensino médio), ensino superior, cursos livres (idiomas, informática, técnicos, preparatórios, entre outros). A ferramenta atende redes de ensino privadas e públicas.

2. Desenvolvimento

Durante o ano de 2015 o produto foi idealizado e diversas pesquisas foram realizadas para viabilizar a melhor experiência no uso, Para viabilizar o desenvolvimento do aplicativo/sistema utilizamos as tecnologias descritas abaixo:

No Sistema Web ASP.NET C#

Entity Framework como proxy de dados SQL Server como Banco de Dados Bootstrap como Framework Front End Html, Javascript e Css

No App

Tecnologia de desenvolvimento Híbrido com Cordova + HTML 5

3. Apresentação do Software

O sistema ConectEDU contempla aplicativo versão pais, alunos e professores; Sistema WEB versão professores e administrativo (abaixo segue uma breve explanação sobre a ferramenta, para o manual completo acesse: http://sysescola.techdog.com.br/manual/MANUAL_CONECTEDU_Rev00.pdf, para a licença de uso, vide o documento com mesmo nome, para ver o vídeo demonstrativo acesse o link: https:// www.youtube.com/watch?v=5RmgUFyvMUE.

(3)

Aplicativo – Versão Pais e Alunos

Tela inicial do aplicativo “Home”: nesta tela serão exibidas informações como: eventos escolares, banner de campanhas, aulas que o aluno terá no dia, desempenho escolar, acesso ao jogo educacional, local para relato de bullying, score de notas e frequência. A opção de mensagem será exibida apenas para os pais (comunicação entre escola e pais).

(4)

Aplicativo – Versão Professores (Diário de Classe na palma da mão)

Tela inicial do aplicativo “Home”, nesta tela o Professor pode configurar tudo sobre sua rotina de trabalho. Nessa página, professor recebe as notícias da escola em tempo real, acessa a agenda escolar, programa atividades diárias, provas, testes, trabalhos, informa freqüência dos alunos, acompanha a sua agenda diária, seleciona as turmas e escolas que ele leciona e ainda interage com os alunos através do mural de eventos da escola.

Configurando Escola, Turma, Mensagens

recebidas da Menu lateral para

Botões de navegação,

(5)

Sistema web

Possui um painel de gerenciamento, onde os usuários, terão acesso a um painel de gerenciamento geral da escola, composta por informações como quantidade total de : alunos, responsáveis, mensagens enviadas, usuários conectados através do aplicativo (responsáveis e alunos), notificações, professores, funcionários, posts no mural gerenciadas pelo sistema; resumos gráficos informando índices por turma, como: frequências, vagas disponíveis, rendimento, utilização do sistema, permitindo comparar e identificar as fragilidades das escolas, bem como ações de intervenção por parte da equipe pedagógica.

4. Considerações finais

Qual o papel da Família e da Escola na educação da criança? A questão é antiga e vem sendo discutida por pais, educadores, psicólogos e filósofos, a resposta encontrada é simples, “Vamos integrar a Família com a Escola”, muito vem se tentando, mas até agora não conseguimos encontrar uma forma eficiente de resolver esse problema.

Pesquisas realizadas em todo o mundo, descobriu-se que grande parte dos professores reclamam da ausência dos pais na vida escolar de seus alunos, em contra partida os pais reclamam que não recebem as informações sobre a rotina escolar dos seus filhos. O que todos concordam é que o desenvolvimento do aluno/filho, seria mais eficiente com a interação entre escola e família.

Como inserir os Pais na vida acadêmica dos filhos? Como criar mecanismos capazes de aproximar a Família da escola? Com o fracasso do filho, como identificar os fatores que estão prejudicando a Criança?

Os alunos que são acompanhados pelos pais apresentam melhor rendimento acadêmico e maior senso de responsabilidade, fatores que contribuem para a formação de um indivíduo melhor.

Buscando solucionar estas questões, desenvolvemos uma ferramenta simples e de fácil utilização que promove de forma natural e intuitiva a integração entre a família e a escola, sendo um dos principais pontos

(6)

A ferramenta tem por objetivo promover de forma simples e intuitiva a integração da escola com as famílias, aumentando exponencialmente o comprometimento de ambas as partes resultando na melhoria da educação do aluno, buscando garantir maior empenho nas atividades acadêmicas.

Sabíamos que precisávamos desenvolver uma ferramenta capaz de informar aos pais itens importantes como frequência e boletim, criando uma cumplicidade entre os pais e a escola.

Fomos adiante, criamos uma ferramenta capaz de gerenciar itens como: Frequência, Boletim, Agenda Escolar, Gráficos de Rendimento, Mural de Eventos, Notificações, Notícias da Escola, Mensagens Diretas, Corpo Docente, Bullying, Jogos Educacionais, etc…

Estamos trabalhando para melhorar a experiência de uso, outras ferramentas pedagógica estão sendo incorporadas para ajudar ao professor no processo educacional.

References

Bhering, E. & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação entre escola- pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106, 191-216.

Bock, A. M. B. (2003). Psicologia e educação: cumplicidade ideológica. Em M. E. M. Meira & M. A. M. Antunes (Orgs.), Psicologia escolar: teorias críticas (pp. 70-104). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bost, K. K., Vaughn, B.E., Boston, A. L., Kazura, K. L. & O’Neal, C. (2004). Social support networks of African-American children attending a Head Start: A longitudinal investigation of structural and supportive network characteristics. Social Development, 13, 393-412.

Bronfenbrenner, U. (1999). Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. Em S.L. Friedman & T.D. Wachs (Orgs.), Measuring environment across the life span: Emerging methods and concepts (pp. 3-28). Washington, DC: American Psychological Association.

Carvalho, M. E. P. (2000). Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, 110, 143-155.

Referências

Documentos relacionados

Ele é projetado especificamente para ser montado diretamente em sistemas, onde medições ou análises contínuas são necessárias e onde o espaço e os custos são

Para cada válvula é fornecido um certificado de conformidade, incluindo pressão de abertura, materiais construtivos, vedação e pressão de teste hidrostático.São

•explicar como é o processo de criação e configuração das ferramentas do AVEA Moodle de edição e inserção de conteúdos Midiáticos (Links Internos e Externos;rogerio

CONTRATANTE: PREFEITUA MUNICIPAL DE ADUSTINA, CONTRATADA: FERREIRA ANDRADE EMPREENDIMENTOS TUCANENSE LTDA-ME ,Objeto execução de parcela remanescente de obra de construção de um

A busca da clareza na linguagem não é questão apenas de clamor social, ela tem amparo legal, presente em princípios constitucionais e em dispositivos de leis, espalhados em

- até 30 de junho de 2021: data limite para usufruto de todos os vouchers (voucher do sorteio, voucher funcionário da CMF, voucher escolas e voucher desconto)

soluções criativas para aplicar no dia a dia.. Você sabia que o plástico foi criado no final do século XIX como uma alternativa aos produtos feitos com o marfim dos elefantes? Pois

Para passar para cima ou para baixo na lista de funções do menu, pressione o botão < > ou < >. Pressione o botão <Enter> para confirmar o item de menu realçado,