• Nenhum resultado encontrado

MBA Gerenciamento de Projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Gerenciamento de Projetos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MBA Gerenciamento de Projetos

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização

(2)

Coordenação Acadêmica: Prof. Agliberto Alves Cierco

Concluindo o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, na linha de Inteligência Artificial com ênfase em Gerenciamento de Projetos na COPPE, UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção na COPPE - UFRJ com concentração de estudos em Administração da Qualidade, Engenheiro Mecânico com ênfase em Engenharia de Produção. Tem cursos de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu, em Análise de Sistemas na UFJF e MBA em Engenharia Econômica & Administração Industrial na UFRJ. É certificado pelo PMI com o titulo de PMP ( profissional de gerenciamento de projetos ). É auditor líder da Qualidade pela Batalas ( Inglaterra ). Tradutor do livro Administração de Projetos, de Meredith & Mantel pela LTC, co-autor do livro Gestão da Qualidade pela Editora da FGV e critico de livros de tecnologia da informação no site de origem norte americana Computing Reviews ( www.reviews.com ). Foi examinador no PNQ nos anos de 1996, 2001 e 2002 e é examinador senior do Prêmio da Qualidade SESI. Foi coordenador Estratégico da Qualidade na Construtora OAS ltda até 2005. Tem vivência de 27 anos em análise e avaliação de projetos de investimentos, produção, logística, planejamento, gestão de áreas de suporte e TI, tendo atuado na DeMillus, Redley, Alexander Proudfoot, Siderurgica Mendes Junior, CNI, Telemar e FGV, onde atuou como coordenador adjunto de área até 2003. Desenvolveu projetos de consultoria, envolvendo melhoria de processos, TI e treinamento na Schrack, NISA, Casa Masson, DOVE, CVRD, Siderurgica Belgo MIneira, Mecanica Pesada, Varig, Arsenal da Marinha, Aeronáutica e Petrobras entre outras, além de ser professor e coordenar MBAs desde 1998 na FGV.

(3)

PRÉ-REQUISITO BÁSICO

Curso superior completo

CARGA HORÁRIA TOTAL

432 horas-aula

DIAS DAS AULAS

Uma vez por mês

Quintas e sextas – feiras: 18:00 às 23:00 horas Sábados: 07:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00 horas Quartas-feiras: 19:00 às 22:00 horas (prova)

Disciplinas com 12 horas-aula: aula somente aos sábados: 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00 DURAÇÃO PREVISTA 20 meses DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 1 fotos 3 x 4;

Curriculum vitae resumido;

Cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior; Cópia do CPF e Identidade;

(4)

OBJETIVO:

Proporcionar uma visão dos projetos dentro do contexto das estratégias de negócios alinhando o produto da empresa com a sua estratégia.

As cadeiras são interligadas tendo como sustentáculo a visão da organização, dando aos alunos uma visão estratégica que auxiliará na disponibilização das informações que serão a base das tomadas de decisão e do controle dos projetos.

As aulas serão ministradas com ênfase em simulações de situações ocorridas no “mundo real” das empresas dentro da sala de aula, analisados à luz dos conhecimentos adquiridos em cada módulo.

O aluno estará capacitado para definir prioridades de projetos, identificar os seus riscos, criar estruturas interligando todas as fases do projeto dentro de um contexto organizacional, apoiado pela condução do trabalho de conclusão de curso, que será um estudo de caso real acompanhado por profissionais experientes na condução de projetos.

O curso segue a metodologia do PMI ( Project Management Institure e o orientador é certificado como PMP – Project Management Professional )

PÚBLICO ALVO:

Profissionais graduados, preferencialmente com experiência gerencial, desejosos em adquirir conhecimento na gestão de projetos.

METODOLOGIA DO TCC

Os alunos deverão formar grupos de até cinco componentes para realizar o trabalho de conclusão de curso, TCC. Tal trabalho será um projeto empresarial a ser apresentado a possíveis investidores, sob a forma de um plano de negócios. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado à realidade profissional dos alunos participantes, e ser de interesse dos componentes do grupo. O trabalho terá acompanhamento (e apoio) do professor orientador e/ou do coordenador acadêmico do curso.

(5)

MÓDULOS:

Gestão de Pessoas:

1 - Comunicação Interpessoal

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Princípios de Comunicação.O processo da comunicação - comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal.Barreiras à comunicação eficaz.O processo de comunicação em grupo.A importância da inteligência emocional no processo da comunicação.

2 - Gerenciamento de Pessoas em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Interfaces na Empresa.Papéis e Responsabilidades.Solução de Conflitos.Teorias da Motivação.Planejamento de pessoas no projeto.Formação da equipe.Desenvolvimento da equipe.Gerenciamento da equipe do projeto..

Estratégia Organizacional

3 - Desenvolvimento de Produtos – Stage-Gate ( Tópicos Especiais I )

Carga Horária:24 Horas-aula

Ementa:

Fundamentos de marketing. Fundamentos de Planejamento estratégico de marketing. Inovação e Desenvolvimento de novos produtos. Processo Stage-Gate.

4 - Economia Empresarial ( Tópicos Especiais II )

Carga Horária:24 Horas-aula

Ementa:

Ambiente econômico e o sistema financeiro nacional. O comportamento do consumidor. Entendendo a demanda. O preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidades e discriminação de preços. Custos e escala de produção. O princípio da dualidade: a ligação entre tecnologia e custo. A função lucro. As restrições de mercado. Estruturas de mercado.

(6)

5 - Liderança e Trabalho em Equipe

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Liderança versus gerência.Liderança nas diversas fases de evolução das equipes.Características dos líderes.Estilos de liderança.Liderança situacional.Liderança transformacional.Poder e conflito nas organizações.Motivação e empowerment.As vantagens do trabalho em equipe.Senso de propósito.Comunicação aberta.Confiança e respeito mútuo.Liderança compartilhada.Criação a partir das diferenças.Flexibilidade e adaptabilidade.Procedimentos eficazes de trabalho.Aprendizagem contínua.Estágios de evolução de equipes.Planejamento organizacional.Montagem da equipe.Desenvolvimento da equipe.Times de trabalho auto-dirigidos.

6 - Estratégia de Empresas

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Planejamento/Gerenciamento Estratégico: Conceitos, Processos e Escolas.Desenvolvimento de Visão Estratégica.Análise de setor industrial e de posição competitiva.Modelo SWOT.Estratégias Competitivas Genéricas.Análise da Concorrência.Gestão de Portfólio e Alocação de Recursos.Desenvolvimento da Estratégia Corporativa, de Negócios (SBU) e Funcional.Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.

Inicio do Projeto

7 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definição de Projeto.Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos.As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK.: iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento.Ciclo de Vida dos Projetos.Estruturas Analíticas de Projetos (EAP).Diagrama de Gantt.Método PERT/CPM.Caminho Crítico.Cronograma Físico e Financeiro.Alocação de recursos humanos e financeiros.Planejamento, Acompanhamento e Controle do Projeto.Lições Aprendidas.

(7)

Planejamento do Projeto

8 - Análise de Viabilidade de Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido.Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleção de Projetos. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go.Avaliação de projetos em condições de incerteza.Análise de sensibilidade.

9 - Gerenciamento de Escopo em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Iniciando o projeto.Project Charter.Planejamento de escopo.Declaração de escopo.Deliverables.Definição do escopo.WBS – Work Breakdown Structure.Verificação do escopo.Controle do escopo.Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

10 - Gerenciamento de Riscos em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Riscos – definição e histórico.Planejamento do gerenciamento de riscos.Fontes, Identificação e Categorização de riscos.Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos riscos.Simulação de Monte Carlo.Estratégias e Plano de resposta aos riscos.Planejamento de Reservas.Controle de riscos.Gerência de Riscos como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

11 - Contabilidade Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado.DOAR e o fluxo de caixa.Análise dos demonstrativos financeiros.: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.

(8)

12 - Gerenciamento de Tempo em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Definição de Atividades.Interdependência de atividades.Estimativa de recursos físicos.Estimativa de duração de atividades.Desenvolvimento do

Cronograma.Milestones.Controle de cronograma.Earned Value Management no controle do cronograma.Tempo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.

Execução do Projeto

13 - Gerenciamento da Qualidade em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

O que é qualidade em projetos.Planejamento da qualidade.Qualidade de produto.Qualidade de processo.Qualidade do projeto.Garantia da qualidade.Controle da qualidade do projeto.Processo de auditorias e inspeções.Certificação.

14 - Gerenciamento de Aquisições em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Planejamento de aquisições/ contratação.SOW – Statement of work.Solicitação de respostas de fornecedores.RFP (Request For Proposal), RFI, RFQ.Avaliação e seleção de fornecedores.Tipos de contratos e Licitações.Administração de contratos.Encerramento de contratos.

Monitoramento e Controle

15 - Gerenciamento de Custos em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Plano de Contas.Custos Diretos e Indiretos.Estimativa de Custos dos Recursos.Orçamento.Controle do Custo.Composições de Custos Unitários.Custos Unitários de Serviços, Equipamentos, Materiais e Mão-de-obra.Diagrama de Pareto.Atualização de Custos.Técnica do Valor Agregado “Earned Value”.

(9)

16 - Negociação e Administração de Conflitos ( PMI )

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Negociação como instrumento gerencial.Principais tipos e modelos de negociação.Planejamento e organização.Estratégias e táticas de negociação.Maximização de resultados/relacionamento com as partes.O uso da informação, do tempo e do poder.

17 - Gerenciamento de Comunicação em Projetos ( PMI )

Carga Horária: 12 Horas-aula

Ementa:

Planejamento da comunicação do projeto.Gerenciamento de stakeholders.Documentação do projeto: procedimentos, padrões, formulários, especificações.Distribuição de informações – formato e periodicidade.Relato de desempenho.Earned Value no relatório de desempenho.Encerramento e documentação final do projeto.

Integração das disciplinas

Tópicos Especiais III

18 - Jogo de Negócios ON-LINE ( FGV Management Business Simulation )

Carga Horária: 72 Horas-aula Ementa:

A simulação de negócios apresentada no FGV Mgm BS é complexa, uma vez que envolve o participante em uma série de situações encontradas no mundo executivo de empresas de grande porte. Como diretor de uma empresa montadora de automóveis, o participante terá de tomar decisões em áreas que abrangem produção, finanças, marketing, recursos humanos, entre outras. O processo decisório não é individual - mas sim de grupo. O consenso terá de ser procurado a todo o momento. Decisões da equipe se confrontarão com as das demais equipes concorrentes. Definições quanto a preços, mercados, logística, investimentos em propaganda, pesquisa e desenvolvimento, capacidade fabril, participação dos empregados nos lucros, entre tantas outras decisões da equipe podem fazer daquela empresa um sucesso ou um fracasso. As equipes se comunicam com a administração do FGV Mgm BS sempre pela internet. Serão simulados cerca de três

Referências

Documentos relacionados

A) Pré-colisão. 21) Quando o acidente acontece em cruzamento de vias ou derrapagem do veículo, são grandes as chances de termos colisões laterais. Nestes casos,

A partir da análise Termogravimétrica foi possível verificar a temperatura de desidratação da Gibsita e comprovar em conjunto com a análise por Difração de raios X

Informe-se sobre o 6º Festival Mundial Uchinanchu que ocorrerá na Ilha de Okinawa de 26 a 30 de outubro de 2016.. Chegada ao Aeroporto Internacional de Narita às 17h35, recepção

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Esta etapa compreende: (i) análises paramétricas, com objetivo de avaliar a redução da força última das barras quando submetidas a elevadas temperaturas para alguns valores

Desse modo, passando pelas formas de governo e poder sobre a vida no final do século XIX e início do século XX até chegar ao atual Estatuto da Criança e do Adolescente

RESUMO: O propósito desta comunicação é socializar uma proposta de Ensino Religioso mediado pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs),

Outra questão a ser levantada é que o índice de falso-negativo para o carcinoma papilífero (malignos à histologia, porém categorizados como benignos