• Nenhum resultado encontrado

RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL AJUDÂNCIA GERAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

E DA

DEFESA SOCIAL

POLÍCIA MILITAR

QUARTEL DO COMANDO GERAL

AJUDÂNCIA GERAL

ADITAMENTO AO BOLETIM GERAL Nº 107

Natal/RN, 11 de Junho de 2014.

(Quarta-feira)

COMANDANTE GERAL:…...Cel PM Francisco Canindé de Araújo Silva SUBCOMANDANTE E CH. DO EMG: Cel PM Francisco Belarmino Dantas Júnior DIRETOR DE FINANÇAS:...Cel PM Durval de Araújo Lima

DIRETOR DA DAL:...Cel PM Ângelo Mário de Azevedo Dantas DIRETOR DE PESSOAL:...Cel PM Edilson Fidélis da Silva

DIRETOR DE SAÚDE: …...Cel QOSPM Roberto Duarte Galvão DIRETOR DE ENSINO:...Cel PM André Luiz Vieira de Azevedo DIRETOR DO CES:...Cel PM Elias Cândido de Araújo COMANDANTE DO CPI:...Cel PM Francisco Reinaldo de Lima COMANDANTE DO CPRE:.…...Cel PM Francisco Canindé de Freitas COMANDANTE DO CPM: …...Cel PM Wellington Alves Pinto

(2)

Para conhecimento e devida execução, torno público o seguinte: 1ª P A R T E (Serviços Diários) Sem alteração 2ª P A R T E (Ensino e Instrução)

II - CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA O USO DO BASTÃO RETRÁTIL “ASP” (AMERICAN STICK POLICE) E USO DO EQUIPAMENTO DE INCAPACITAÇÃO ATRAVÉS DE AGENTES QUÍMICOS

PLANO DE CURSO Nº 007/2014. 1. FINALIDADE DO PLANO

Normatizar e regulamentar no âmbito da Polícia Militar, as ações pertinentes à realização do Curso de Capacitação para o Uso do Bastão Retrátil “ASP” (American Stick Police) e Uso do Equipamento de Incapacitação Através de Agentes Químicos, curso este de Extensão nos termos do art. 9º da NPCE/2008, disciplinando a execução, organização e coordenação das atividades pedagógicas e de docência, o estabelecimento de diretrizes administrativas, bem como o conteúdo programático a ser desenvolvido para a capacitação de profissionais de Segurança Pública na área do policiamento ambiental.

2. REFERÊNCIAS

- Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB);

- Lei nº. 4.630, de 16 de dezembro de 1976, Lei Ordinária Estadual que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Militar;

- Decreto Nº 8.330, de 02 de fevereiro de 1982, que dispõe sobre a movimentação de Oficiais e Praças da PMRN;

- Decreto nº. 12.514 de 15 de fevereiro de 1995, que cria no âmbito da PMRN, a Diretoria de Ensino;

- Portaria nº. 003/95 – GCG, de 22 de outubro de 1995, que aprova o Regimento Interno da Diretoria de Ensino;

- Portaria nº. 108/DE datada de 16 de julho de 2010, publicada no BG Nº. 144 de 04 de Agosto de 2010, que dispõe sobre as Normas para Instrutoria e Monitoria nos Eventos de Ensino a âmbito da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (NIMEns/PMRN);

- BG n.º 228, de 07 de dezembro de 2006, Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (RCFAPM);

- Diretrizes preconizadas pelo Comando Geral da PMRN;

- Normas para o Planejamento e Conduta de Ensino – NPCE/2008;

- Matriz Curricular Nacional para Formação dos Profissionais de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP/MJ, 2009.

(3)

3. OBJETIVOS DO CURSO 3.1 – GERAL

Habilitar o agente de segurança pública para o uso do bastão retrátil “ASP” (American Stick Police) e uso do equipamento de incapacitação através de agentes 1uímicos no exercício de suas funções observando os aspectos legais, técnicos e científicos.

3.2 – ESPECÍFICOS

- Identificar e conhecer os equipamentos objetos do curso;

- Conhecer a legislação para o emprego legal e técnico dos equipamentos de menor letalidade;

- Adquirir habilidades e atitudes para o manuseio e emprego correto do Bastão Retrátil “ASP” (American Stick Police) e do equipamento de incapacitação através de Agentes Químicos.

- Aprimorar as técnicas de defesa pessoal, de modo a capacitar o aluno a utilizar-se dos equipamentos, com autoconfiança, eficiência e equilíbrio.

4. METODOLOGIA

A metodologia empregada terá como base a fixação do aprendizado através do método participativo, sempre buscando contextualizar a realidade vivenciada no cotidiano do policial federal aos exercícios teóricos e práticos vivenciados em sala de aula, bem como nas oficinas e simulações realizadas no decorrer do curso.

Os conteúdos serão trabalhados utilizando-se estratégias de ensino/aprendizagem constantes dos manuais já consagrados, primando por adotar procedimentos pedagógicos direcionados para cada tema específico. Os entes envolvidos com a aplicação metodológica devem direcionar o processo de ensino-aprendizagem de forma a atender os objetivos do curso, sempre corroborando com os princípios adotados pela SENASP inseridos na estrutura curricular do curso.

5. EXECUÇÃO DO CURSO

5.1 Será desenvolvido com base na previsão de Quadro de Trabalho Semanal (QTS), produzido pela coordenação do curso, regendo-se ainda pela conduta preconizada nas normas pertinentes.

5.2 Condições de funcionamento: a). Local de Funcionamento - BPCHOQUE.

b). Duração:

- Início: a ser definido em Nota suplementar, publicada em BG. - Término: a ser definido em Nota suplementar, publicada em BG. c). Cronograma de execução das disciplinas:

- A cargo da coordenação do curso, conforme planejamento em Quadro de Trabalho Semanal (QTS), inserido no presente Plano.

d). Público Alvo:

- Operadores de segurança pública do RN(PM, BM e PC), bem como Policiais federais, Rodoviários Federais e Guardas Municipais.

e). Distribuição de vagas: a ser definido em nota suplementar, publicada em BG. f). Horário de Aulas/Instruções: Estabelecido em QTS pela Coordenação do Curso. g). Período: a ser definido em nota suplementar, publicada em BG.

(4)

6. PROCESSO SELETIVO a) Requisitos e Condições:

- Documento de indicação do superior imediato. - Preenchimento de ficha de inscrição.

- Se Praça policial e bombeiro militar, estar classificado no mínimo no bom comportamento.

b) Documentação exigida:

- Os exigidos na alínea “a” através de parte ou ofício. 7. DESENVOLVIMENTO DO CURSO

7.1 O Curso será desenvolvido com base na previsão de Quadro de Trabalho Semanal (QTS), produzido pela Coordenação do Curso, regendo-se ainda pela conduta preconizada nas normas pertinentes e conforme a Matriz Curricular e Carga Horária do Curso - Anexo I.

7.2 Cada disciplina deverá ser ministrada de forma contínua até o cumprimento total de sua carga horária.

7.3 O corpo docente será constituído por Policiais Militares da PMRN, voluntários, e professores convidados, sem ônus para a Corporação, condição esta exigida para a execução do curso por motivos de ordem administrativa.

7.4 Poderá haver necessidade de exigência de documentação suplementar para instrutores e monitores, caso haja condições para pagamento da hora/aula, informado previamente através de nota suplementar, em virtude da realização de convênio com entidades patrocinadoras, etc.

7.5 Os instrutores pertencentes à PMRN deverão ficar à disposição do Curso até o termino da carga horária de sua disciplina.

8. CONDUTA a) Regime Escolar:

1 - Carga Horária Diária: 08 (oito) horas/aula 2 - Carga Horária Total: 16 (dezesseis) horas/aula;

3 - Tempo de aula e intervalo: O tempo de aula será de 45 (quarenta e cinco) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos após o 2º e o 4º tempo.

b) Orientação Pedagógica:

A orientação pedagógica será de acordo a NPCE/2008, e de competência da Coordenação do Curso.

c) Frequência Escolar:

- O controle de frequência do corpo discente, ficará a cargo da coordenação, sendo exigida a frequência de 100% (cem por cento) do total da carga horária de cada disciplina.

d) Métodos e Técnicas de Ensino:

- Serão utilizados os preconizados pela metodologia do ensino, devendo os instrutores e monitores dirigir seus trabalhos de forma a atender os objetivos do Curso, em especial às diretrizes emanadas da SENASP/SESGE/MJ.

e) Currículo do Curso:

De acordo com a Matriz curricular do referido Plano. f) Atividades Extra Classe:

Serão desenvolvidas de acordo com a programação elaborada pela Coordenação do Curso.

(5)

9. AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM 9.1 Avaliação do ensino e da aprendizagem

- Ocorrerá de acordo com as normas vigentes na Corporação, em especial, o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (RCFAPM), que em caráter transitório, pelo tempo em que perdure o evento, servirá de base norteadora dos assuntos relacionados ao ensino, para a OPM encarregada de promover o Curso, além das Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino (NPCE/2008), atentando-se para que sejam aplicados os fundamentos da “Medida” e da “Verificação” no referido processo.

9.2 Tipo de Instrumento de Avaliação - Avaliação Contínua.

9.3 Atividade extraclasse e ensino complementar

- Serão desenvolvidos de acordo com a programação elaborada pela Coordenação do Curso.

9.4 Avaliação das Matérias do Curso

9.4.1 O sistema de avaliação será aplicado conforme o RCFAPM e o previsto neste Plano de Curso, sendo o instrutor responsável pela elaboração e aplicação de suas avaliações, submetendo-a antes à consideração da Coordenação do Curso.

9.4.2 Para mensuração da média final de cada aluno do curso, será realizado o somatório das notas de cada matéria e verificada a média aritmética.

9.5 Média de Aprovação

- A média para aprovação em cada disciplina será igual ou superior a 6,0 (seis), conforme inciso II, do art. 41 do RCFAPM, publicado no BG nº. 228 de 07 de dezembro de 2006.

9.6 Avaliação do curso

9.6.1 Ao final, o Curso será avaliado levando-se em consideração os pontos a seguir descritos a partir das opiniões dos professores e dos alunos: aplicação no serviço policial; conteúdos; metodologia; meios auxiliares de ensino; avaliação do processo de ensino/aprendizagem; material didático/pedagógico; local de funcionamento do curso; escolha dos participantes; qualidade dos professores; desempenho dos organizadores; relação entre as metas do curso e os objetivos alcançados; e apoio logístico, através de e-mail fornecido pela DE.

9.6.2 A Coordenação do Curso se encarregará de fazer constar no relatório de final de curso o resultado das avaliações do curso e do desempenho de cada professor/instrutor e remeter à Diretoria de Ensino para análise, visando melhorias em cursos vindouros.

10. MATRÍCULA E DESLIGAMENTO 10.1. Matrícula:

a) As matrículas deverão ser efetivadas pela Coordenação do Curso.

b) Terão suas matrículas homologadas no curso, pelo Diretor de Ensino, os candidatos inscritos dentro do número de vagas estabelecidas.

10.2. Desligamento do Curso:

- Será desligado do curso o aluno que:

a) Solicitar desligamento do curso por motivo devidamente justificado; b) Não ter 100% de frequência;

c) Contrariar normas previstas no respectivo Plano de Curso;

d) For afastado do cargo em decorrência do que prevê o Estatuto da PMRN ou legislação pertinente;

e) Incorrer em falta de natureza grave e, em decorrência, ter contraindicada sua permanência no curso;

(6)

f) Utilizar meios ilícitos para realização de qualquer trabalho ou tarefa escolar;

g) For considerado incapaz fisicamente (temporária ou definitivamente) para o serviço ou prosseguimento do curso, devidamente comprovado em inspeção de saúde pela Junta Médica da Corporação;

h) Ingressar nos comportamentos: insuficiente ou mau para os policiais militares e bombeiros militares.

10.3. Nos casos de desligamento do aluno do curso, compete ao Coordenador (a) do curso o seguinte:

a) Efetivar o desligamento do aluno, conforme os casos previstos neste Plano de Curso; b) Informar, incontinenti, ao Diretor de Ensino sempre que ocorrer casos de desligamento para que haja a devida homologação em BG; e

c) Apresentar aos respectivos comandantes, diretores e/ ou chefes, os alunos desligados do curso conforme o motivo.

11. ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO

a) Responsável pela administração e fiscalização do ensino:

- A Coordenação do Curso terá todo encargo relativo à parte pedagógica;

- Do Corpo Docente: O corpo docente é formado por Oficiais e Sargentos da PMRN possuidores de certificado de cursos na área;

- Da Frequência: Aula é a atividade escolar de caráter técnico pedagógico, com duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, a qual o aluno deve assistir ou participar integralmente;

- É obrigatória a pontualidade e a frequência dos Alunos a todas as atividades escolares deste, devendo em caso de faltas, as mesmas serem contabilizadas.

12. APOIO ADMINISTRATIVO: a) Órgãos Administrativos:

- Seções do Estado Maior da Corporação da PM. b) Instalações Disponíveis:

- BPCHOQUE E BOPE.

13. PRESCRIÇÕES DIVERSAS: a) Regime Disciplinar:

- As faltas serão apuradas pela coordenação do curso. b) Material necessário:

- 30 (trinta) bastões por turma; - 30 Espargidores por turma. c) Conclusão do Curso:

- Ao término do evento, a Coordenação providenciará a Ata de Conclusão, nos termos legais, assinada pelo Comandante da OPM executora, pelo Coordenador e o Secretário do Curso.

- Compete à Coordenação providenciar os certificados de conclusão do Curso, conforme modelo padrão, enviá-los à DE para Registro, e entregá-los aos concluintes.

- O uso de BREVÊ do Curso está condicionado à apreciação do Projeto de Confecção pela Comissão do EMG e à sua aprovação pelo Comando Geral.

b) Os casos omissos serão decididos pelo Comandante da CIPAM em consonância com a Diretoria de Ensino.

Quartel em Natal, 06 de junho de 2014. João Batista da Silva, Cap QOPM Chefe DE/3.

(7)

ANEXO I

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA O USO DO BASTÃO RETRÁTIL “ASP” (AMERICAN STICK POLICE) E USO DO EQUIPAMENTO DE INCAPACITAÇÃO ATRAVÉS DE AGENTES QUÍMICOS

MÓDULO DISCIPLINAS CH

1 Técnicas de defesa pessoal, aplicadas à atividade operacional 02

2 Técnicas de luta de solo e algemação 02

3 Técnicas de contenção, condução e extração do agressor 02

4 Defesa contra armas brancas 02

5 Técnicas de emprego de bastão retrátil 02

6 Agentes químicos 02

7 Empregabilidade de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo – I.M.P.O. 02

8 Oficina de treinamento prático 02

CARGA HORÁRIA DO CURSO POR TURMA 16

3ª P A R T E

(Assuntos Gerais e Administrativos) Sem alteração

4ª P A R T E (Justiça e disciplina)

Sem alteração

Francisco Canindé de Araújo Silva, Cel PM Comandante Geral

POR DELEGAÇÃO:

Francisco Belarmino Dantas Júnior, Cel. PM

Referências

Documentos relacionados

193 Nicolino Tsiprã Uratsé Xavante Nossa Senhora da Guia Eliminado 194 Nilson Tserewatsa Tsa e omo wa Xavante São Marcos APROVADO 195 Nivaldo Dzutsurwerê Xavante Maria

35 - A Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer, manterão uma Comissão Disciplinar, composta por 05 (cinco) membros desta Secretaria, e um Corpo

h) Protestos serão aceitos até 24 horas após o jogo e mediante o pagamento de uma taxa de R$ 300,00. OBS: As provas serão de responsabilidade da equipe que protesta. 11 –

Analisaram-se os parâmetros biométricos de altura (H), diâmetro do colo (DC), número de folhas, massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca da raiz (MSR), massa seca total (MST),

O atrito é um conceito físico de difícil modelagem, existindo diversos modelos mate- máticos ( Olsson et al. O atrito em válvulas de controle tem sido modelado usando duas

Neste capítulo vamos apresentar o conceito de atos de fala, que está relacionado ao estatuto dos enunciados utilizados cotidianamente nas in- terações entre os falantes.

d) a palavra significa “à maneira de Ruy Barbosa”, sendo usada como um advérbio de modo, inventado pelo autor do texto para se referir a um autor que não deveria servir como

Em termos gerais, e como se a cada ponto sobre uma borda na imagem re etida da cornea correspondesse uma esfera cujo valor do raio deve estar situado na curva de