• Nenhum resultado encontrado

5 Discussões dos resultados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5 Discussões dos resultados"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

5

Discussões dos resultados

Neste capítulo foi feita uma comparação dos resultados da análise estratégica sob a ótica tradicional e sob a ótica relacional. Nele são apresentados os dois passos finais propostos pelo modelo SNA de Macedo Soares (2002): a avaliação da adequação estratégica e as sugestões dos possíveis ajustes na estratégia.

A partir deste capítulo as análises são feitas com as três empresas em conjunto, conforme apresentado na Figura 3.1 – Método do estudo de caso do capítulo 3. É importante reforçar que não faz parte do objetivo deste estudo a comparação das estratégias e resultados das empresas entre si.

5.1.

Passo 7 – Avaliação da adequação estratégica, comparativo entre a análise “tradicional” e a “relacional”

O objetivo desta seção é apresentar a avaliação da adequação estratégica segundo o que foi definido no Passo 7, apresentado no Capítulo 2 e transcrito abaixo:

Avaliação da adequação estratégica, ou seja, verificação, à luz dos indicadores de desempenho das empresas, da capacidade de suas estratégias atuais, declaradas ou não, de maximizar as forças e de minimizar as fraquezas tanto organizacionais quanto relacionais, explorando assim as oportunidades e reduzindo as ameaças constituídas pelos atores estratégicos, pelos fatores macroambientais e relacionais.

No Quadro 0-1 encontra-se a comparação dos resultados obtidos pela análise

tradicional e pela análise relacional. São apresentadas também as implicações que podem influenciar o planejamento estratégico do grupo formado pelas empresas estudadas, além da definição das oportunidades e ameaças sob a ótica relacional, por meio do modelo SNA.

(2)

198

Quadro 0-1 Comparação das implicações estratégicas sob a ótica tradicional e relacional – análise das oportunidades e ameaças

Análise Tradicional Análise Relacional

Fatores Macroambientais /

Atores da Rede de Valor Intensidade

Fatores Macroambientais /

Atores da Rede de Valor Intensidade

Implicação Resultante

1. Ameaça Real

Falta de definição da estrutura do mercado de multimídia no Brasil pode atrasar lançamento de serviços e produtos.

ALTA

1. Oportunidade Potencial

A formação de alianças estratégicas entre as empresas do setor através de associações apóiam o desenvolvimento do mercado para novas tecnologias tanto no mundo como no Brasil

ALTA OPORTUNIDADE

POTENCIAL ALTA

2. Oportunidade Potencial

A abertura de importantes mercados mundiais como a China, Índia e Brasil.

ALTA

2. Oportunidade Real

Alianças de co-produção e P&D com fornecedores e complementors agilizam o desenvolvimento de produtos com eficiência de custos permitindo conquistar novos mercados de forma mais ágil.

ALTA OPORTUNIDADE

REAL ALTA

3. Ameaça Real

Desaceleração da economia e dos retornos sobre investimentos em telecomunicações.

ALTA

3. Oportunidade Potencial

Desenvolvimento de alianças estratégicas através de fusões e aquisições de empresas que complementem a cadeia de valor estratégica. Essas alianças permitem o desenvolvimento de soluções integradas que criam novas oportunidades de negócios e aproximação com os clientes.

ALTA OPORTUNIDADE

POTENCIAL ALTA PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611999/CA

(3)

199

Análise Tradicional Análise Relacional

Fatores Macroambientais /

Atores da Rede de Valor Intensidade

Fatores Macroambientais /

Atores da Rede de Valor Intensidade

Implicação Resultante

4. Ameaça Real

Sem novas rupturas tecnológicas, o setor precisa criar novas oportunidades de negócios com estratégias diferentes. Oportunidade Real

Necessidade de soluções completas de convergência.

ALTA MÉDIA

4. Oportunidade Real

As alianças estratégicas das empresas do setor com clientes, fornecedores e complementors favorecem e agilizam inovações e desenvolvimento de soluções fim-a-fim.

ALTA OPORTUNIDADE

REAL ALTA

5. Oportunidade Real

Crescimento de demanda, principalmente para serviços móveis e de acesso a banda larga

MÉDIA

5. Oportunidade Real

Alianças de P&D e de implantação conjunta com concorrentes, clientes e complementors permitem a disponibilização do serviço de telecomunicações em regiões

economicamente subdesenvolvidas com um custo diluído entre as participantes.

ALTA OPORTUNIDADE

REAL ALTA

6. Ameaça Real

Equipamentos de rede são vistos pela indústria quase como commodities. Novos entrantes são empresas chinesas que apresentam custos baixos.

ALTA

6. Oportunidade Potencial

Alianças estratégicas entre as concorrentes estão sendo construídas com o objetivo de estabelecer acordos de patentes, na tentativa de diminuir o impacto dos novos entrantes no mercado. Exemplificando, temos a aliança entre a NokiaSiemens e a Huawei e a OPA-Open Patent Alliance com a participação da Cisco.

MÉDIA

OPORTUNIDADE POTENCIAL

MÉDIA PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0611999/CA

(4)

200

Ao observar o Quadro 0-1 percebe-se como é positiva a contribuição da ótica relacional. Várias ameaças identificadas sob a ótica tradicional são minimizadas por oportunidades criadas pelas alianças e redes estratégicas. A seguir, detalha-se cada item apresentado no quadro.

O item 1 aponta para a situação atual da regulamentação no Brasil dos produtos relacionados à IPTV, que são denominados pelo setor como produtos de quarta geração (4G). Os produtos 4G estão relacionados com os serviços de vídeo e de geração de conteúdo, a evolução natural dos serviços de dados e acesso à Internet. No Brasil ainda não existe uma regulamentação clara da prestação desses serviços aos clientes finais.

Percebe-se que as empresas fornecedoras de equipamentos de rede participam de associações cujo objetivo é fomentar os mercados para as novas inovações tecnológicas. Transforma-se então a ameaça em uma oportunidade

potencial alta. Nestas associações, competidores, clientes e fornecedores se unem

em busca de novas oportunidades de mercado, tendo em vista que as operadoras de telefonia móvel não definiram como oferecerão esses serviços e ainda não existe a regulamentação dos produtos.

O item 2 aponta as oportunidades de crescimento dos mercados emergentes como China, Índia e Brasil – países com economias emergentes, geografia extensa e penetração baixa de serviços de telecomunicações. Esses mercados apresentam oportunidades potenciais altas, porém precisam de alto investimento para garantir uma boa cobertura dos serviços de telecomunicações na sua geografia extensa. As alianças com fornecedores e complementors para co-produção e P&D surgem como uma alternativa de viabilizar novos negócios nas economias emergentes, tornando esse ponto uma oportunidade real alta.

As oportunidades encontradas nos mercados emergentes e a desaceleração da economia nos países desenvolvidos impactam nos retornos sobre investimento da indústria de telecomunicações e também no setor de equipamentos de redes,

item 3. Como apresentado neste estudo, as empresas do setor neste momento

procuram um novo posicionamento estratégico em busca de melhores retornos financeiros. Para isso, estabelecem alianças estratégicas com complementors por meio de fusões e de aquisições, agregando competências que são necessárias para atuar nos novos segmentos de mercado, criando, assim, uma oportunidade

potencial alta.

(5)

201

Um dos pontos interessantes desta pesquisa é perceber que a indústria de telecomunicações está amadurecendo, deixando de ter uma visão exclusiva de produtos e de inovações tecnológicas para ter uma visão voltada ao cliente. Especialistas e participantes da indústria de telecomunicações e do setor de equipamentos de redes não esperam novas rupturas de mercado originadas por inovações tecnológicas como foi, por exemplo, a descoberta da telefonia celular,

item 4. A tecnologia continua importante para a indústria, porém agora mais

como meio do que como fim.

Por essa razão, existem produtos e competências importantes que precisam ser agregadas às empresas estudadas. Observa-se que as empresas optaram por estabelecer alianças estratégicas para minimizar esses gaps, criando

oportunidades reais altas. Pode-se citar, por exemplo, a aquisição da Redback

Networks pela Ericsson no final de 2006. Segue abaixo a transcrição de uma parte do Press Release da Empresa sobre esta aquisição.

Ericsson adquire Redback Networks - 20 de dezembro de 2006

Ericsson (NASDAQ:ERIC) e Redback Networks Inc. (NASDAQ:RBAK) anunciaram hoje a assinatura de um acordo para aquisição da Redback.

A Redback se encontra numa posição de destaque com a tecnologia de roteamento de múltiplos serviços, uma área que auxilia as operadoras na hora de transmitir serviços de mobilidade, TV, telefonia e banda larga por meio de infra-estrutura baseadas na Internet. As vendas da empresa cresceram 33% em 2005 e 87% nos três primeiros trimestres de 2006, alcançando US$ 197 milhões.

Carl-Henric Svanberg, Presidente e CEO da Ericsson, disse: ‘A combinação das duas empresas cria valor para clientes e acionistas e abre uma série de possibilidades interessantes para os funcionários. A velocidade de desenvolvimento de tecnologias IP está aumentando com a migração das operadoras para redes IP de convergência, nas quais a qualidade de serviços depende cada vez mais de roteadores inteligentes de alta capacidade’.

A performance dos equipamentos de telecomunicações é a essência da oferta fim-a-fim da Ericsson e a crescente importância de serviços IP, cria a necessidade de uma tecnologia própria de roteamento IP para a empresa.

(PRESS RELEASE da pagina de internet oficial da Ericsson - http://www.ericsson.com/br/ericsson/sala_imprensa/press/2006/dezembro/061220_ redback_networks.shtml)

(6)

202

Outra oportunidade real é o desenvolvimento de produtos e projetos voltados a prover serviços móveis e de acesso a banda larga em lugares antes sem acesso (item 5). A oportunidade é potencializada por meio de alianças entre clientes, complementors e fornecedores, quando reduz substancialmente o custo de implantação. O texto abaixo sobre o projeto “Expedição Conectando o Brasil” mostra um exemplo dessa aliança. O texto foi traduzido de um press release disponível no site da Nokia Siemens.

NokiaSiemens Networks, em parceria com a Oi, Nokia, Intelsat e Hughes, hoje inicia uma expedição para o interior do Brasil, onde exibirá o potencial de sua solução inovativa Village Connection, usando aparelhos Nokia para levar serviços de comunicação móvel a comunidades antes sem serviços de rede.

... 'Além de disponibilizar serviços de comunicação e tecnologia GSM com custo eficiente às cidades, esse modelo de negócio oferece um caminho para o crescimento econômico e desenvolvimento deles e uma promessa de aplicações que podem elevar a qualidade de vida das pessoas’, disse Mario Baumgarten, Diretor corporativo de negócios para a América Latina da NSN. 1

(PRESS RELEASE da página de internet oficial da NSN -

http://www.nokiasiemensnetworks.com/global/Press/Press+releases/news-archive/Nokia+Siemens+Networks+kicks+off+the+Connecting+Brazil+expedition. htm)

Por último, o item 6 analisa as conseqüências dos novos entrantes no mercado. A entrada das empresas chinesas no setor de equipamentos de redes, com posicionamento de preços baixos, constitui uma ameaça real para as empresas lideres. Os equipamentos de redes passam a ser tratados como commodities pela indústria, com os clientes priorizando preços no momento da compra. Alianças estratégicas entre empresas concorrentes estabelecendo acordos de patentes minimizam essa ameaça, tornando-a uma oportunidade, pois buscam proteger as pesquisas e inovações do setor.

1

No original: Nokia Siemens Networks, in partnership with Oi, Nokia, Intelsat and Hughes, today sets off on an expedition into rural Brazilian where it will showcase the potential of its innovative Village Connection solution, using Nokia devices to bring mobile communications services to communities previously unserved by networks.

“In addition to providing cost-efficient GSM technology and communications services for these towns, this business model offers a path to economic growth and development for them and a promise of applications that can raise living standards,” said Mario Baumgarten, corporate affairs director for Nokia Siemens Networks Latin America.

(7)

203

A Figura 0-1 mostra a comparação gráfica das análises sob a ótica tradicional e sob a ótica relacional, considerando os itens apresentados no Quadro 0-1. Os itens da análise tradicional estão representados por meio de círculos de linhas tracejadas, com o número do item no centro. Por sua vez, os itens da análise relacional estão representados por círculos de linhas cheias com o número do item no meio. O tamanho dos círculos representa a intensidade das implicações estratégicas (baixa, média e alta).

Figura 0-1 Comparação gráfica das análises tradicional e relacional

Observa-se facilmente, por essa representação gráfica, o impacto positivo das alianças estratégicas no setor. Ameaças reais identificadas na análise tradicional podem transformar-se em oportunidades reais ou potenciais quando analisadas de forma relacional (itens 1, 3 e 4).

(8)

204

Oportunidades potenciais passam a se configurar como oportunidades reais (item 2) e oportunidades reais podem ser potencializadas sob a visão relacional (item 5); ou ameaças reais podem ser suavizadas para ameaças potencias (item 6).

No próximo capítulo apresenta-se a conclusão desta pesquisa, comparando os resultados com o objetivo principal e as dúvidas descritas no capítulo 1. Além de sugerir novos estudos sobre o tema.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Porém, a presente pesquisa não tem o propósito de avaliar a (in)eficácia do procedimento de fiscalização dos órgãos públicos, mas sim ressaltar, nos projetos

Já para os países em desenvolvimento (Brasil, China Índia e Rússia) a questão é mais delicada. Um compromisso mais elevado pode criar um obstáculo ao desenvolvimento.

Considerando-se principalmente as diretrizes para relatórios de sustentabilidade para o setor de mineração e metais (GRI, 2010), a análise dos relatórios de

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a