• Nenhum resultado encontrado

u m d o s m e l h o r e s m b a s d o pa í s, e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "u m d o s m e l h o r e s m b a s d o pa í s, e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

u m d o s m e l h o r e s m b a

s

d o pa í s , e m u m a d a s m a i s r e c o n h e c i d a s

e s c o l a s d e n e g ó c i o s d o m u n d o

(2)

a fundação dom cabral é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificada como uma das vinte melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking do jornal inglês Financial Times. unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a fdc busca construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo.

para alcançar esse objetivo, a fundação dom cabral tem como premissa trabalhar com o cliente, e não apenas para o cliente, na busca constante pela renovação do conhecimento.

alianças e parcerias internacionais com as melhores business schools do mundo são outra característica da fdc. escolas da china, frança, estados unidos e canadá compõem essas alianças e parcerias que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas e programas de ensino com o enfoque internacional tão desejável na atual realidade das empresas.

e é assim, unindo prática e teoria, que a fdc trabalha para a capacitação de executivos e empresários que se tornarão agentes do crescimento sustentável não só das empresas, mas de toda a nossa sociedade.

conheça a fundação dom cabral

(3)

mba empresarial

professores que aliam experiência acadêmica e empresarial

e um programa que se encaixa na sua agenda.

o mba empresarial da fdc é um programa elaborado para profissionais com carreira em ascensão. a produção do conhecimento é baseada em análises de casos, estudos teóricos e troca de experiências. e o retorno é obtido tanto pela empresa como pelo executivo: liderança e visão estratégica que fazem a diferença que todo profissional almeja.

o mba da fdc conta com módulos presenciais e a distância, o que permite a dedicação do executivo ao processo de aprendizagem sem que ele precise se afastar integralmente das atividades profissionais.

ao longo do programa, o profissional desenvolve um projeto empresarial com o objetivo de aplicar na empresa, de forma integrada, os conteúdos aprendidos.

p a r t i c i p a n t e s

profissionais com carreira em ascensão e experiência mínima de cinco anos que buscam formação aprofundada em gestão empresarial.

(4)

c o m p r o m i s s o c o m

a p r á t i c a

o mba empresarial da fdc tem foco na realidade das organizações e visa transformar conhecimento em resultados práticos para as empresas. o programa se insere na realidade dos executivos e combina o amplo conteúdo conceitual com a contínua reflexão sobre a realidade empresarial de cada participante.

r e s u l t a d o s

Mais que gestores, formamos líderes

• formação aprofundada em gestão empresarial, resultando em uma visão abrangente da empresa e do ambiente de negócios.

• desenvolvimento do indivíduo e da empresa, favorecido pela forte integração entre teoria e prática.

• rica bagagem de experiência, obtida pela troca com grupo de participantes formado por profissionais de alto nível.

• alavancagem da carreira.

o b J e t i v o

o objetivo do mba empresarial é auxiliar na formação de líderes com espírito crítico, que atuem como agentes transformadores em seus ambientes empresariais.

(5)

e s t r u t u r a

o programa está estruturado em seis módulos presenciais, etapas de autodesenvolvimento a distância e elaboração de um projeto empresarial. essa intensa carga de estudos e trabalhos possibilita um processo de desenvolvimento da capacidade de aprender continuamente.

a elaboração de trabalhos nas etapas presenciais e a distância desenvolve nos participantes a capacidade de argumentação, a solução conjunta de problemas, o trabalho em equipe e a apresentação de idéias.

durante o programa, os participantes também trocam experiências entre si, o que resulta em uma visão ampliada do ambiente de negócios e na criação de uma forte rede de relacionamentos.

o sistema de avaliação, tanto nas etapas a distância como nas presenciais, assegura a efetiva assimilação dos conteúdos e a capacitação dos participantes para aplicá-los na solução de questões empresariais.

(6)

Módulo I – Contexto empresarial presente

O indivíduo

concentra-se no autoconhecimento e no

autodesenvolvimento dos indivíduos, subsidiando a reflexão sobre os projetos de vida e carreira.

Economia

desenvolve com os participantes conceitos de economia que impactam as atividades empresariais. são abordadas questões relativas aos mecanismos das flutuações econômicas entre nações, empresas e mercados, inflação, desemprego, competitividade e outras.

Finanças básicas e contabilidade gerencial

visa posicionar os participantes quanto a conceitos

e terminologias básicos de finanças corporativas, facilitando o entendimento do modelo global de avaliação de decisões no campo econômico-financeiro.

Módulos II, III e IV – Competências empresariais

Finanças

este módulo desenvolve as competências necessárias para o desempenho das funções financeiras, como gerenciamento estratégico de custos, análise de investimento sob enfoque do risco, processos que envolvem decisão de investimento de capital, análise do valor da empresa e agregação de valor econômico.

As organizações

estruturada em torno da discussão dos fundamentos e das variáveis críticas das organizações, a disciplina estabelece as bases para sua gestão e desenvolvimento.

Cultura organizacional

focaliza a relação entre cultura organizacional e liderança, buscando a melhor compreensão dos grandes pilares da formação, desenvolvimento e mudança de cultura nas organizações. discute os grandes mitos, desafios e oportunidades da gestão da cultura, correlacionando-a à estratégia empresarial.

Gestão de pessoas e liderança

aumenta a competência do participante em atuar como líder de pessoas e interagir com sua equipe, seus pares e superiores. são abordadas questões como credibilidade, visão, motivação, liderança de equipes, carreira e resultados. foca também o líder como gestor de mudança e do processo transformador: liderando mudanças, passos principais, identificando o foco impulsionador da mudança e trabalhando a resistência.

Gestão de operações e logística

apresenta e discute com os participantes estratégias de operações, como qualidade e ciclo de serviços, e estratégias de suprimentos, como logística e redes de suprimento e distribuição física.

Gestão de marketing

marketing como instrumento estratégico de relacionamento com clientes e mercado. o conteúdo abordado visa

desenvolver nos participantes uma visão aplicada da segmentação e do posicionamento no mercado e com clientes.

Estratégia empresarial

apresenta e discute as relações entre estratégia, organização, processos e cultura organizacional. são examinados conceitos e práticas de estratégia competitiva e estratégia corporativa, como estratégia estendida (alianças, joint ventures)

e competências empresariais.

c o n t e Ú d o

(7)

Módulo V – Processos empresariais

Negócios internacionais

inserção internacional das empresas envolvendo o impacto do desenvolvimento mundial nos negócios, internacionalização de empresas, mercados internacionais, vantagens competitivas das nações e investimentos estrangeiros no brasil.

Simulação empresarial

o executivo participa de uma atividade para simular a gestão de uma empresa industrial, competindo em ambiente de incerteza e utilizando de forma integrada os conhecimentos adquiridos.

Módulo VI – Contexto empresarial futuro

Indivíduo, organização e sociedade

apresenta e discute as diversas maneiras – atitudes, habilidades e competências – pelas quais os executivos poderão ser inseridos em um contexto de futuro, em que cada participante é um dos construtores.

Governança corporativa

conceitua e analisa as questões cruciais da governança corporativa: conflitos e custos de agência, alinhamento de interesses de stakeholders e forças internas e externas de controle das corporações. são analisados modelos internacionais, em comparação com o do brasil.

destacam-se, ainda, as tendências mundiais de governança.

Macroambiente

sistema global: multipolaridade e reconstrução político-ideológica. américa latina: mudanças e tendências. brasil: mudanças estruturais e transições em médio prazo. economia mundial e cenário econômico.

Apresentação do Projeto Empresarial

momento em que cada participante apresenta o seu

projeto empresarial. nesse encontro, além dos participantes, estarão presentes o sponsor da empresa, professores da fdc e convidados especiais.

(8)

O teste de fogo da qualidade de ensino FDC

o projeto elaborado pelo participante deve abordar um tema relevante para a sua empresa e para o seu desenvolvimento como gestor. o tema é aprovado pelo sponsor

do participante e pela fdc. durante o desenvolvimento do projeto, cada participante terá o apoio metodológico e conceitual de um professor orientador da fdc.

p r o J e t o e m p r e s a r i a l

Formando cidadãos do mundo

como executivos de nível estratégico conseguem tempo para conciliar, durante meses, trabalho e estudo? tarefa difícil. mas capacitação é indispensável e requer tempo e dedicação. aqui está um dos grandes diferenciais do mba empresarial da fdc.

a metodologia de ensino a distância do mba empresarial permite a construção da inteligência coletiva dos grupos, sem que a dedicação ao estudo prejudique as atividades profissionais. ao mesmo tempo, reúne executivos das mais diversas regiões geográficas, formando uma rede diversificada de culturas e experiências. o compartilhamento resulta na ampliação dos conhecimentos individuais e na construção de uma grande rede de aprendizagem.

a u t o d e s e n v o l v i m e n t o

a d i s t  n c i a

Preparação consistente para cada módulo presencial

no mba empresarial o autodesenvolvimento a distância se equipara em importância, no processo de aprendizagem, às atividades presenciais. os momentos a distância que antecedem cada módulo têm como prioridade possibilitar aos participantes acesso aos conhecimentos fundamentais sobre temas a ser abordados nas atividades presenciais. fóruns permanentes e privilegiados propiciam

o esclarecimento de dúvidas, a discussão de casos e a reflexão sobre a realidade e a prática empresarial, com acompanhamento dos professores.

o programa mba empresarial pode ser realizado também em consórcio. nessa modalidade são formados grupos com participação de quatro a sete executivos por empresa. estudos de casos de sucesso e relatos de experiências das empresas participantes possibilitam o entendimento e o aprofundamento de soluções específicas, aliando teoria e prática. permitem também o acesso às realidades

das empresas participantes, ampliando a possibilidade de compartilhar problemas e de aplicar soluções já testadas.

(9)

e Q u i p e t É c n i c a

a fdc conta com uma equipe técnica experiente, formada por professores, especialistas em educação a distância e profissionais de apoio administrativo. cada turma é acompanhada individualmente por um gerente de projetos da fdc. o corpo docente do mba empresarial é composto de professores da fdc e professores convidados de instituições brasileiras e estrangeiras. todos combinam experiência empresarial, embasamento conceitual e excelência didática.

O indivíduo

Kedma mano nascimento mário sérgio cortella

reivle mano nascimento de melo

A organização

aldemir drummond Júnior anderson de souza sant’anna

Economia e macroambiente

José paschoal rossetti

Finanças

agostinho rocha sant’ana

eduardo da silveira sardinha pinto erico coelho ribeiro

geraldo sardinha pinto filho sérgio eustáquio pires virgínia izabel de oliveira

Estratégia empresarial

alexandre teixeira dias álvaro bruno cyrino dalton penedo sardenberg ecléa Zugnan hauber

georges blanc

helvídio prisco ricardo de albuquerque rosiléia das mercês milagres

Juliana salvador ferreira de mello silvana prata camargos

Gestão de marketing

áurea helena puga cleusa satico Yamamoto iêda lima pereira leonardo araújo

paula matos marques simões

Cultura organizacional

betânia tanure

Gestão de pessoas e gestão de mudanças

marly sorel campos marta demattos pedro mandelli filho shirlene ribeiro

Gestão de operações e logística

anderson moura vale mota carlos alberto corrêa

paulo tarso vilela de resende regina célia nazar fialho

marcos paulo valadares de oliveira

Gestão da inovação

carlos arruda

luis antônio capanema pedrosa

Sustentabilidade

maria raquel grassi ferreira marques cláudio boechat

Projeto Empresarial

heitor leopoldo nogueira coutinho ricardo José Jacobina silva

Negócios internacionais

hellmut schutte subramanian rangan

Simulação empresarial

mário pinheiro de andrade

Coordenação geral

(10)

6h45 às 7h30 Caminhada 8h30 às 12h30 Sessão de trabalho 12h30 às 14h Almoço 14h às 20h30 Sessão de trabalho

a g e n d a d o d i a

MBA Empresarial Aberto – Turma 20

1º módulo – 25 a 30 de março de 2007 2º módulo – 1º a 6 de julho de 2007 3º módulo – 14 a 19 de outubro de 2007 4º módulo – 10 a 15 de fevereiro de 2008 5º módulo – 25 a 30 de maio de 2008

6º módulo – 31 de agosto a 5 de setembro de 2008

MBA Empresarial Aberto – Turma 21

1º módulo – 19 a 24 de agosto de 2007 2º módulo – 25 a 30 de novembro de 2007 3º módulo – 2 a 7 de março de 2008 4º módulo – 8 a 13 de junho de 2008 5º módulo – 21 a 26 de setembro de 2008 6º módulo – 1º a 6 de fevereiro de 2009

MBA Empresarial em Consórcio – Turma 27

1º módulo – 27 de maio a 1º de junho de 2007 2º módulo – 26 a 31 de agosto de 2007 3º módulo – 2 a 7 de dezembro de 2007 4º módulo – 9 a 14 de março de 2008 5º módulo – 22 a 27 de junho de 2008 6º módulo – 5 a 10 de outubro de 2008

MBA Empresarial em Consórcio – Turma 28

1º módulo – 9 a 14 de setembro de 2007 2º módulo – 9 a 14 de dezembro de 2007 3º módulo – 30 de março a 4 de abril de 2008 4º módulo – 22 a 27 de junho de 2008

5º módulo – 28 de setembro a 3 de outubro de 2008 6º módulo – 8 a 13 de fevereiro de 2009

p e r í o d o d e r e a l i Z a ç ã o 2 0 0 7 / 2 0 0 8 / 2 0 0 9

c a r g a h o r á r i a

aprendizagem presencial – 365 horas-aula

aprendizagem a distância/projeto empresarial – 625 horas-aula

l o c a l d e r e a l i Z a ç ã o

(11)

para participar do mba empresarial, o executivo deve ser indicado pela empresa. seu plano de carreira é levado em conta no processo de seleção.

o mba empresarial procura atrair talentos com diversas experiências profissionais de diferentes regiões e empresas do país. o comitê de seleção identifica os candidatos com potencial para atuar em ambientes complexos de negócios, como líderes empreendedores e transformadores.

Desempenho profissional e acadêmico

É fator determinante no processo de seleção o desempenho profissional do candidato, que deve ter pelo menos cinco anos de experiência e atuação relevante e ascendente. esse histórico deve ser confirmado pela empresa e por outras referências. a formação e o desempenho acadêmico também são analisados.

Potencial gerencial e plano de carreira

o potencial gerencial dos candidatos será avaliado a partir da experiência profissional e dos planos de carreira, além das expectativas e intenções apresentadas pelas empresas. serão avaliadas ainda a capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e habilidades para trabalhar em equipe e na liderança.

Selecionando o participante adequado ao grupo

serão selecionados candidatos em harmonia com o perfil do grupo. candidatos com perfil adequado ao programa, mas fora do perfil do grupo, serão aconselhados a aguardar a formação de outros grupos.

Domínio do inglês

É indispensável que o candidato tenha um nível intermediário da língua inglesa para leitura. somente serão selecionados candidatos que comprovem proficiência por meio de certificados definidos pelo comitê de seleção.

Documentos necessários para inscrição

os candidatos devem enviar fichas de inscrição completas,

curriculum vitae, cópia dos certificados de graduação e inglês,

duas cartas de recomendação profissional. recebida a documentação, o comitê de seleção, após análise e avaliação da documentação, agendará, com os candidatos, datas para a entrevista individual.

s e l e ç ã o / i n s c r i ç ã o

Mestrado Profissional em Administração – MPA

a aliança entre a fdc e a puc minas oferece aos ex-participantes dos mbas empresarial e executivo da fdc a possibilidade de fazer o mestrado profissional em administração, com dispensa de até 50% dos créditos reconhecidos, reduzindo, assim, o tempo de conclusão do programa. o mpa tem linha de pesquisa direcionada à gestão empresarial estratégica na competitividade das organizações.

Pós-MBA

o programa dá continuidade aos mbas empresarial e executivo da fdc e é ministrado por professores da Kellogg, com intensa troca de experiências e aprendizagem. são cinco dias na Kellogg (eua), onde o participante tem aulas de temas avançados de marketing e liderança, com visão internacional de negócios.

p a r t i c i p a n t e s

exclusivos para ex-participantes dos programas

o u t r a s v a n t a g e n s

d o m b a f d c

(12)

www.fdc.org.br • atendimento@fdc.org.br • 31 3589 7300

Unidade BH

rua bernardo guimarães, 3071 - santo agostinho 30140-083 - belo horizonte - mg - brasil

Centro Alfa - Campus Aloysio Faria

av. princesa diana, 760 - alphaville lagoa dos ingleses 34000-000 - nova lima - mg - brasil

Referências

Documentos relacionados

A RE- VISTA AMAZÔNIA MODERNA surgiu do SAMA através do Núcleo AMA, que é composto por diferentes Grupos de Pesquisa e Laboratórios interessados na temática na Ama- zônia Legal

De acordo com Naparstek (2008), se o sujeito está casado com seu órgão em detrimento do Outro sexo, ele faz a fuga do gozo fálico e pode encontrar dois caminhos para sair

APOSTILAMENTO DO CONTRATO FIRMADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE GUANAMBI E ALIFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA., RELATIVO AO FORNECIMENTO ORIUNDO DO CREDENCIAMENTO Nº 003/09

Assim, Petrolina/PE fechou com 1.175 novos casos, um recorde para dados semanais e Juazeiro/BA com 554, o segundo valor mais alto para uma semana, desde o início da

Eu, ...(nome do candidato), portador do RG nº ...e inscrito no CPF sob o nº ..., declaro, sob as penas da lei, para fins de pedido de isenção do pagamento do valor da

Ao ingerirem a mesma quantidade de alimentos fonte de vitamina D e serem expostos à luz solar, os indivíduos obesos apresentam uma menor elevação da quantidade da vitamina

aumentou de 8 para 10 % e que a atual pandemia mundial de COVID-19 sem precedentes terá consequências económicas e financeiras ainda maiores, o que terá um impacto direto no

Barsi avaliou nesta análise que nesta época BBAS3 encontravase com um valor patrimonial por ação (VPA) de R$ 25,34 e uma relação P/VPA (Preço/VP) de 1,12, indicando que