• Nenhum resultado encontrado

NiQuitin pastilhas é utilizado para ajudar a deixar de fumar. Este tipo de tratamento é denominado por Terapia de Substituição Nicotínica ou TSN.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NiQuitin pastilhas é utilizado para ajudar a deixar de fumar. Este tipo de tratamento é denominado por Terapia de Substituição Nicotínica ou TSN."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Folheto Informativo: Informação para o utilizador NiQuitin 4 mg comprimidos para chupar

Nicotina

Pastilhas com sabor a menta

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informações importantes para si.

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

- Conserve este folheto. Pode necessitar de o ler novamente.

- Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. - Se tiver quaisquer efeitos secundários , inlcuindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

- Ao longo deste folheto os comprimidos para chupar NiQuitin são referidos como NiQuitin pastilhas

O que contém este folheto:

1. O que é NiQuitin pastilhas e para que é utilizado 2. Antes de utilizar NiQuitin pastilhas

3. Como utilizar NiQuitin pastilhas 4. Efeitos secundários possíveis 5. Conservação de NiQuitin pastilhas

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é NiQuitin pastilhas e para que é utilizado

NiQuitin pastilhas é utilizado para ajudar a deixar de fumar. Este tipo de tratamento é denominado por Terapia de Substituição Nicotínica ou TSN.

É a nicotina presente nos cigarros a substância responsável pela dependência física do tabaco.

Niquitin pastilhas ajuda-o a deixar de fumar por fornecer alguma da nicotina que obtinha ao fumar cigarros.

A nicotina alivia alguns dos sintomas desagradáveis que os fumadores experimentam quando tentam deixar de fumar. Estes incluem mal-estar ou irritabilidade.

A nicotina pode também aliviar o desejo incontrolável por um cigarro e ajuda-o a resistir ao impulso de fumar.

Niquitin pastilhas não tem para a saúde os perigos do tabaco, devido ao facto de não conter alcatrão, monóxido de carbono ou outras toxinas do fumo do tabaco. Alguns indivíduos preocupam-se com o facto de, depois de deixarem de fumar, poderem ficar dependentes das pastilhas de nicotina. Isto é muito raro mas, se acontecer, é menos prejudicial para si do que continuar a fumar. Também é um hábito mais fácil de quebrar.

(2)

As suas hipóteses de deixar de fumar aumentam se entrar num programa de apoio. Este tipo de programas é conhecido por apoio comportamental. Para informação sobre este tipo de programas, consulte um profissional de saúde.

Não existem benefícios para a saúde associados ao acto de fumar. É sempre melhor deixar de fumar. Utilizar uma Terapia de Substituição Nicotínica (TSN) como NiQuitin pode ajudar. De um modo geral, qualquer efeito secundário possível associado à TSN é substancialmente ultrapassado pelos perigos bem estabelecidos de continuar a fumar.

2. O que precisa de saber antes de utilizar NiQuitin pastilhas Não utilize NiQuitin pastilhas

• se é alérgico à nicotina ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (indicados na secção 6);

se é alérgico ao amendoím ou proteína de soja • se é não fumador tiver menos de 12 anos; Advertências e precauções

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Niquitin pastilhas: se teve recentemente um ataque cardíaco ou AVC, se sofre de problemas de ritmo cardíaco graves ou angina instável ou agravada (dor no peito) ou angina de repouso deve tentar deixar de fumar sem recorrer a quaisquer TSN excepto se o seu médico o tiver

aconselhado.

se tem diabetes deve vigiar o seu nível de açúcar no sangue com maior frequência quando inicia o tratamento com a película de Niquitin pastilhas. As suas necessidades de insulina ou de outros medicamentos podem alterar.

se já teve reacções alérgicas que causassem inchaço dos lábios, rosto e garganta

(angioedema) ou erupção na pele com comichão (urticária). Usar TSN por vezes provoca este tipo de reação.

se tem crianças com menos de 12 anos uma vez que a dose de nicotina para um adulto não são adequadas para crianças com menos de 12 anos.

Não alterne Niquitin pastilhas com gomas de nicotina durante a tentativa para deixar de fumar.

Se está grávida ou a amamentar, o melhor será deixar de fumar sem recorrer à TSN. No entanto, é melhor deixar de fumar usando a TSN do que continuar a fumar (ver secção sobre gravidez, amamentação e fertilidade para mais informações)

Aconselhe-se com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver:

problemas de rins ou de fígado graves uma vez que é mais provável que venha a ter efeitos secundários;

(3)

a tiróide descontrolada, hiperactiva ou feocromocitoma (um tumor da glândula adrenal que pode afectar a pressão arterial) – informação que deverá ser transmitida pelo seu médico – pois a nicotina pode agravar os sintomas.

úlceras estomacais ou duodenais ou então o esófago ou garganta inflamada (a passagem entre a boca e o estômago) porque a nicotina ingerida pode agravar os sintomas. Também poderá causar mais úlceras na boca. Se os sintomas se agravarem, consulte o seu médico. Poderá querer usar uma forma não oral de TSN, tal como os adesivos de nicotina.

Crianças (com menos de 12 anos)

Não use este medicamento em crianças com menos de 12 anos uma vez que poderá causar-lhes intoxicação grave e causar a morte.

Outros medicamentos e Niquitin pastilhas:

Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Deixar de fumar pode alterar o efeito de outros medicamentos que possa estar a tomar. Se tem dúvidas ou está preocupado com isto, consulte o seu médico, farmacêutico ou

enfermeiro.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Fumar durante a gravidez tem riscos para o bebé. Estes incluem baixo crescimento antes do parto, parto prematuro ou o nascimento do bebé morto. Deixar de fumar é a medida mais eficaz para melhorar a sua saúde e a do seu bebé. Quanto mais cedo deixar de fumar melhor.

Se está grávida, o ideal é deixar de fumar sem recorrer à TSN. Contudo, se já tentou e não conseguiu, a TSN poder-lhe-á ser recomendada por um profissional de saúde para ajudar a deixar de fumar. Isto porque para o seu bebé em desenvolvimento é melhor do que

continuar a fumar. A decisão sobre o uso da TSN deve ser tomada durante a gravidez o mais cedo possível. O seu objectivo deverá ser o seu uso durante apenas 2 a 3 meses. Lembre-se que o mais importante é deixar de fumar. Os medicamentos como as pastilhas de nicotina podem ser preferíveis aos adesivos de nicotina pois assim não vai receber nicotina durante todo o tempo. No entanto, os adesivos podem ser preferíveis se tiver náuseas ou mal-estar.

Se está a amamentar, o fumo do tabaco pode causar dificuldades respiratórias e outros problemas em bebés e crianças. O ideal é deixar de fumar sem recorrer à TSN. Contudo, se tentou e não conseguiu, a TSN poderá ser-lhe recomendada por um profissional de saúde. Se necessita da TSN para deixar de fumar, a quantidade de nicotina que chega ao seu bebé é reduzida. É muito menos prejudicial do que o fumo respirado passivamente. É melhor usar TSN em determinadas alturas do dia (como a pastilha de nicotina em vez dos

adesivos). Também é melhor amamentar imediatamente antes de usar a TSN. Isto ajuda o seu bebé a receber a menor quantidade de nicotina possível.

(4)

Não são conhecidos os efeitos da pastilha Niquitin na capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. No entanto, saiba que deixar de fumar pode causar alterações comportamentais que podem afectar a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Niquitin pastilhas contém

- Sódio - Cada pastilha contém cerca de 17 mg de que deve ser tomado em consideração se está a seguir uma dieta com baixo teor de sódio.

- Aspartamo – uma fonte de fenilalanina. Poderá ser-lhe prejudicial se sofrer de fenilcetonúria.

3. Como utilizar NiQuitin pastilhas

Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Durante qualquer tentativa para deixar de fumar usando as pastilhas NiQuitin , é muito importante que faça o maior esforço para deixar de fumar totalmente.

No entanto, se fumar um cigarro enquanto estiver a usar a TSN, deve continuar a sua tentativa de cessação tabágica. Se continuar a sentir dificuldade em deixar de fumar, poderá ajudar falar com o seu médico, enfermeiro, especialista em cessação tabágica ou

farmacêutico.

Deve-se colocar uma pastilha na boca e, de tempos a tempos, movê-la de um lado para o outro da boca até estar completamente dissolvida. Isto deve levar cerca de 20 a 30 minutos. A pastilha não deve ser mastigada nem engolida inteira. Não deve comer nem beber com a pastilha na boca, pois isso pode reduzir a absorção de nicotina.

Não use mais de 15 pastilhas por dia. Se tiver necessidade de usar Niquitin Menta por mais de 9 meses, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico.

Adultos (18 anos ou mais)

Nas primeiras 6 semanas use pelo menos 9 pastilhas por dia.

Para ajudá-lo a manter-se livre de fumar ao longo das 12 semanas seguintes pode usar 1 a 2 pastilhas por dia em situações em que sentir um desejo intenso de fumar.

Quando estiver a usar apenas 1 a 2 pastilhas por dia, pare totalmente o seu uso. Fase 1 Da 1ª à 6ª semana Fase 2 Da 7ª à 9ª semana Fase 3 Da 10ª à 12ª semana Período inicial do tratamento Período intermédio do tratamento Período final do tratamento 1 pastilha cada 1 a 2 horas 1 pastilha cada 2 a 4 horas 1 pastilha cada 4 a 8 horas

(5)

Adolescentes (12 – 17 anos, inclusive)

Deve seguir a recomendação de deixar de fumar imediatamente e só deve usar as pastilhas durante um máximo de 12 semanas. Se sentir necessidade de usar NiQuitin Clear durante mais de 12 semanas, deve consultar o médico ou o farmacêutico.

Não exceda a dose recomendada. Siga as instruções cuidadosamente e não use mais de 15 pastilhas por dia (24h)

Crianças (com idade inferior a 12 anos)

Crianças com menos de 12 anos não devem usar Niquitin pastilhas.

Este medicamento é para via bucal. Isto significa que a nicotina das pastilhas é lentamente libertada para a boca a partir de onde é absorvida para o organismo.

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se está: - preocupado que possa voltar a fumar

- a ser difícil parar de usar completamente as pastilhas,

Se voltar a fumar, poderão aconselhá-lo sobre como obter melhores resultados de futuros ciclos de tratamento com TSN.

Se utilizar mais NiQuitin pastilhas do que deveria

Se usar demasiadas pastilhas Niquitin poderá começar a sentir enjoos, tonturas e mal-estar. Pare de usar as pastilhas Niquitin e procure assistência médica imediatamente. Se possível mostre ao médico a embalagem ou este folheto.

A pastilha Niquitin não está indicada para crianças com idade inferior a 12 anos ou para não fumadores. Se as pastilhas de nicotina forem usadas por crianças ou não fumadores, estes poderão mostrar sinais de sobredosagem de nicotina. Estes incluem dor de cabeça, enjoo, dor de estômago e diarreia. Se uma criança usar ou engolir uma pastilha de nicotina, contacte imediatamente o seu médico ou o hospital mais próximo. Se possível mostre ao médico a embalagem ou este folheto.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Nas doses recomendadas, não foram descritos efeitos secundários graves com NiQuitin pastilhas.

Deixar de fumar por si só pode causar alguns sintomas como dor de cabeça, tonturas, aumento da tosse ou constipação. Sintomas como depressão, irritabilidade, ansiedade e

(6)

insónia também poderão ser relacionados com os sintomas de privação associados à suspensão do hábito de fumar.

Outros efeitos secundários são descritos a seguir - são agrupados com base na sua probabilidade de ocorrência.

Muito frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas): - sentir-se enjoado

- soluços - flatulência

Frequentes (podem afetar até 1 em 10 pessoas):

- garganta irritada, irritação ou ulceração da boca/língua - boca seca, dificuldade em engolir

- mal-estar, arrotos, obstipação - diarreia, indigestão, azia.

Nenhum dos efeitos secundários acima referidos é grave e normalmente desaparece após alguns dias de tratamento.

Pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas):

- perturbações sensoriais, problemas de respiração, catarro, dificuldade em respirar - caimbras no estômago, regurgitação ácida

- pesadelos, enxaqueca, inquietação, alterações do apetite - letargia, sensação de mal-estar, dor ou aperto no peito

- perturbações do paladar, dormência da boca, sangramento das gengivas, mau hálito, aumento da salivação

- erupção na pele, comichão, acessos de calor Muito raros (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas):

- sintomas de reações alérgicas graves que poderão incluir asma súbita ou aperto no peito, erupção na pele e sensação de desmaio.

Se tiver algum dos efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não mencionados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Niquitin pastilhas

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não use este medicamento depois do prazo de validade impresso na embalagem de cartão. O prazo de validade refere-se ao último dia do mês indicado.

Não conservar acima de 25ºC

(7)

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já nãoutiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de NiQuitin pastilhas

A substância ativa é a nicotina.

Os outros componentes são: manitol (E 421), alginato de sódio (E401), goma xantana (E415), bicarbonato de potássio (E501), policarbofilo de cálcio, carbonato de sódio anidro (E500i), aspartamo (E 951), estearato de magnésio (E470b) e aroma de menta (contém lactose e proteína).

Qual o aspecto de NiQuitin pastilhas e conteúdo da embalagem Pastilhas brancas e redondas de superfície convexa.

Niquitin pastilhas 4mg tem a gravação num dos lados: NL4S.

O NiQuitin Pastilhas está disponível em embalagens de 12, 36 e 72 pastilhas. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante GlaxoSmithKline Consumer Healthcare

Produtos para a Saúde e Higiene, Lda. R. Dr. António Loureiro Borges, n.º3 Aquiparque Miraflores

1495-131 Algés Fabricante:

Catalent UK Swindon Zydis Ltd Frankland Road Blagrove Swindon Wiltshire SN5 8RU Reino Unido GlaxoSmithKline Dungarvan Ltd, Knockbrack,

Dungarvan, Co. Waterford, Irlanda FAMAR A.V.E. ANTHOUSSA PLANT Anthoussa Avenue 7,

Anthoussa Attiki 15344

(8)

Grécia

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Bélgica, Luxemburgo: Niquitin Mint 2mg Eslováquia: NiQuitin 2mg

Hungria: Niquitin Mentolos 2mg Szopogató Tabletta Irlanda: NiQuitin 2mg Mint Lozenges

Itália: NiQuitin 4mg Pastigle Gusto Menta

Portugal: NiQuitin 4mg Comprimidos para chupar Reino Unido: Nicabate 4mg Mint Lozenges Data da revisão do folheto:

Outras fontes de informação

Está disponível informação pormenorizada sobre este medicamento sítio da internet do Infarmed.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Não haverá jamais maior dor que a de perda um ente querido, e a ele ter de dizer o defenitivo adeus, e não existem quaisquer palavras ou gestos que algo possam contra o sofrimento

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Após isso, com a aceleração não prevista de novos óbitos no país, em especial no estado de São Paulo, a média móvel observada (dados oficiais) descolou de nossa

Art. Desmembramento é o parcelamento de imó- vel em lotes destinados à edificação com aproveitamento do sistema viário oficial. § 1º No desmembramento, as

Aos dez dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e dez, nesta Vila de Redondo, no edifício dos Paços do Concelho e sala de sessões, realizou-se a reunião ordinária da