• Nenhum resultado encontrado

A CHAMADA QUE TRANSFORMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CHAMADA QUE TRANSFORMA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Por onde Jesus passava grande multidão o seguia, pessoas de todos os tipos, curiosos, religiosos, acusadores e pessoas sinceras. Durante seu Ministério de três anos ele curou, ressuscitou mortos, confrontou os religiosos e transformou muitas vidas. Todos aqueles que se aproximavam de Jesus se sentiam bem ao seu redor, seus milagres e seus ensinamentos atraiam milhares. Mas ao observar a atitude de muitos daqueles que o seguia podemos claramente entender que eram simplesmente seguidores, gostavam de estar perto dele e ouvir sua mensagem quando na verdade não queriam assumir um verdadeiro relacionamento com Cristo.

Por mais que Jesus tivesse um grande número de seguidores ao seu redor, ele sabia perfeitamente com quem ele poderia contar. Ele veio para deixar um legado, um exemplo a ser seguido e para isso, ele escolheu entre seus discípulos, doze homens que iriam aprender com ele dia após dia a serem seus imitadores, para que através destes, o mundo viesse a receber o dom da vida.

Ser discípulo de Jesus não é ser super herói, pois aos escolher seus alunos Jesus não escolheu nenhum Escriba, Fariseu, Saduceu ou Sacerdote. Nenhum deles veio de um grupo religioso onde eram influentes, mas eram homens simples como todos nós, pessoas com defeitos mas que se colocaram a disposição do Mestre. Esses homens simples foram transformados pelo tempo que passaram com Jesus, aprenderam o valor do sacrifício, do amor, do respeito e entenderam a importância de multiplicar-se levando assim o legado de Jesus adiante.

Vivemos em uma época onde muitos querem ter Jesus como amigo, querem ter ele por perto quando precisam, gostam de dizer que o conhece, que ele faz parte de suas vidas, mas quando chega o momento de assumir a posição de discípulo, muitos desistem. Jesus deu uma ordem aos seus discípulos: “Vão e façam discípulos”. Uma ordem que só poderia ser concluída se eles fossem discípulos, pois nós multiplicamos aquilo que somos.

Ser discípulo é seguir o exemplo de Cristo, é passar tempo com ele, é ser transformado pela sua presença. Jesus chamou seus discípulos para um desafio, para uma escola onde iriam aprender a ser como Ele, para que após sua morte e ressurreição eles pudessem se multiplicar, levando assim o legado de Cristo adiante e trazendo vida para aqueles que vivem na escuridão.

Jesus não nos chamou para sermos simplesmente seguidores, mas discípulos que desejam ser transformados a cada momento afim de como diz Paulo exalar o Aroma de Cristo. Não podemos nos aproximar de Cristo somente quando precisamos de algo ou para pedir socorro, mas sim como um fiel aluno que tem prazer em ouvir seu mestre.

Ser discípulo é assumir uma posição de coragem e determinação, é estar disposto a carregar a sua cruz e pagar o preço que lhe foi proposto. É ter que abrir mão de sua própria vida para viver a vida que Cristo. É amar, perdoar, servir ao próximo e se parecer com Cristo a cada dia.

(2)

A CHAMADA QUE TRANSFORMA

“Basta ao discípulo ser como seu mestre”

Mateus 10:25a

A palavra discípulo, vem do grego (mathetes), ao qual significa aluno, aprendiz, estudante. Discípulo é todo aquele que tem um coração para Deus e uma atitude para aprender. O verdadeiro discípulo de Cristo está disposto a receber o que Jesus tem para oferecer, seu perdão, amor, direção e mandamentos.

A) COMO DISCÍPULO MEU PROPÓSITO É PARECER COM CRISTO.

“O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.”

Lucas 6:40 “Basta ao discípulo ser como seu mestre”

Mateus 10:25a

B) PARA VIVER O PROPÓSITO EU PRECISO ANDAR COM CRISTO.

"Disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.”

(3)

I João 2:6 E) COMO DISCÍPULO DE CRISTO MEU PROPÓSITO É VIVER UMA NOVA VIDA.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.“

Gálatas 2:20

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 5:17

F) COMO DISCÍPULO EU REPRESENTO CRISTO.

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” 2 Coríntios 3:2-2

“Somos embaixadores por Cristo” 2 Coríntios 5:20

SER DISCÍPULO é viver Cristo e refletir sua vida por quer que formos, no mercado, na escola, na vizinhança, na igreja, na praia ou no shopping. Ser discípulo é entender que fomos chamados para uma grande missão: Viver Cristo e o Multiplicar.

(4)

É NECESSÁRIO GERAR FRUTOS

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.”

João 15:16

Jesus deixou bem claro para aos seus discípulos que aquilo que haviam aprendido dele não era para ser guardado com eles, mas que eles deveriam passar adiante e assim como Jesus se multiplicou neles, eles também deveriam se multiplicar gerando assim outros discípulos, pois como o próprio Jesus disse: Pelos seus frutos os conhecereis (Mat.7:20).

A) COMO DISCÍPULO EU DEVO ENSINAR A OUTROS.

“As coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”

2 Timóteo 2:2 “Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo.”

Mateus 10:7 B) EU GERO FRUTOS QUANDO ME CONECTO COM DEUS.

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.”

(5)

coração.”

2 Coríntios 3:3 D) EU MULTIPLICO AQUILO QUE SOU.

“Toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.”

Mateus 7:17,18 “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.”

(6)

O QUE DEFINE UM DISCÍPULO DE CRISTO?

“Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens “comuns e sem instrução”, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.”

Atos 4:13

Durante o tempo que passaram com Jesus os discípulos eram transformados a cada dia, e quanto mais tempo caminhavam juntos, mais se pareciam com Ele. Hoje não é diferente, aqueles que andam com Cristo por onde passam são conhecidos pelas características expressas em suas atitudes. Ao observar a vida dos discípulos, descobrimos algumas marcas que definem um verdadeiro discípulo. Faça uma análise dos versos seguintes e descubra as marcas que definem aqueles que andam com Cristo.

A) - COMO DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEMOS AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Lucas 10:27

"Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo."

Lucas 14:26 B) COMO DISCÍPULO EU PRECISO ACREDITAR.

(7)

qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

"Todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre." Lucas 6:40 E) - O DISCÍPULO É CONHECIDO ATRAVÉS DE SUAS OBRAS.

"Vocês são a luz do mundo.”

Mateus 5:14

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

Mateus 5:16 F) EU DEVO MANTER MINHA MENTE EM CRISTO.

 

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” Colossenses 3:2

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”

2 Timóteo 2:4

G) COMO DISCÍPULO É PRECISO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE OBEDECER. "Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno."

João 15:14 "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."

(8)

O PREÇO DO DISCIPULADO.

"E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo." Lucas 14:27

Ao chamar seus discípulos, Jesus os preparou para um futuro, para viver uma vida diferente do que imaginavam. Ao dizer sim para Jesus, eles não estavam entrando para uma Colônia de férias, mas para uma longa jornada que iria transformar suas vidas para sempre. Jesus os preparou, os fez entender que para ser um discípulo e não um seguidor deveriam estar disposto a abrir mão de suas vidas para viver a vida de Cristo, sabendo que para isso haviam de pagar um preço. Pois assim como Jesus sofreu, todos aqueles que se tornariam discípulos iriam também sofrer.

A) COMO DISCÍPULO, CRISTO É MINHA PRIORIDADE. “Porque para mim o viver é Cristo”

Filipenses 1:21

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”

2 Timóteo 2:4

B) COMO DISCÍPULO DE CRISTO EU DEVO ME RELACIONAR COM O PRÓXIMO.

(9)

Lucas 9:62 D) O DISCÍPULO DE CRISTO DEVE ESTAR PRONTO PARA SERVIR.

“E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” João 12:26

"Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". Marcos 9:35-35

E) O DISCÍPULO TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO.

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos."

1 Pedro 2:2

“E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo." Lucas 14:27

Referências

Documentos relacionados

No entanto, a cultura predominante na gestão das unidades produtivas sucroalcooleiras, influenciada pelas altas taxas de rentabilidade dos mercados de etanol e de açúcar,

o Oxford Practice Grammar with answers – Intermediate Autor: John Eastwood – Editora Oxford ISBN 978-0-19-4579803 (gramática para complementação de estudo (MATERIAL OPCIONAL)

Com efeito, nos países que assim procederam, os juristas interpretavam uma norma segundo a autoridade do direito romano e do direito positivo derivado do monarca, da

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

também, de Augusto Abelaira. Organizado por Paulo Alexandre Pereira. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008. Grandes Romances).. Ensaio de

A metodologia adotada nesta disciplina pressupõe que os alunos do curso não se limitem a comparecer às aulas, mas que utilizem para as atividades extra-classe associadas a

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no prazo de validade de um ano.. 10° O cadastro de reserva terá validade de um ano a contar da data