• Nenhum resultado encontrado

Plano Plurianual de Gestão Etec de Itanhaém

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano Plurianual de Gestão Etec de Itanhaém"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

Plano Plurianual de Gestão 2017 - 2021

Etec de Itanhaém

De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão - PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000)

Município: Itanhaém INTRODUÇÃO

Nome: ETEC DE ITANHAÉM

E-mail: eteitanhaem@yahoo.com.br

Telefone: (13) 3427-1601

Endereço: Avenida José Batista Campos, 1.431 CEP 11740-000

Homepage: http://www.etecitanhaem.com.br

Prédio da ETEC de Itanhaém

A Comunidade Escolar da ETEC de Itanhaém, tendo o firme propósito de oferecer um ensino de qualidade e infra-estrutura adequada aos diversos cursos em funcionamento na Unidade, apresenta seu Plano Plurianual de Gestão abrangendo o período de 2017 a 2021, atendendo ao estabelecido pela LDB 9394/96, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Decreto Federal 5154/2004 de 23/07/2004 publicado em 26/07/2004, Resoluções CNE/CEB 04/1999 e 01/2005 e Indicação 08/2000 que regulamentam o Ensino Técnico e Parecer 105/98, publicado no DOE de 02/04/1998 e Indicação 09/2000 que regulamentam o Ensino Médio; e também o Regimento Interno Comum das Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS. Elaborado pela Equipe de Direção da Escola, Professores, Alunos, Pais de Alunos, Representantes dos Empresários, Prefeituras Municipais da Região e Representante de Segmentos Assistenciais.

Neste trabalho, encontram-se os objetivos, metas e projetos a serem alcançados e trabalhados nos próximos anos, além de contemplar informações estratégicas, que foram identificadas nas reuniões realizadas pelas diversas partes que compõem a estrutura organizacional da Escola. O presente documento servirá como ferramenta fundamental para a construção de um alicerce sólido para o futuro e indicará um caminho seguro a ser trilhado no dia a dia das ações produtivas dentro e fora da unidade escolar.

(2)

PARTICIPANTES

Diretor Fabiana Golz Ribeiro

Mauro Celso Monteiro Sonia Maria Tridento Silva

Conselho de Escola

Nome Segmento que representa I Etapas do processoII III IV

André Barbosa Representações de organizações nãogovernamentais André Olímpio M. Du Chenoy Castro Representante Dos EmpresáriosVinculado Em Um Dos Cursos,

Diretor De Projetos Da Acai

Ederson Augusto Teixeira Servidor Técnico Administrativo

Maria Inês Adão Aluno Egresso atuante em sua áreade formação técnica Regina Célia Luz Vieira de Morais Coordenador de Curso - Técnico emAdministração Rosana Filippini Bifulco Oliveira Representante do poder públicomunicipal Simone Aparecida Pires Representante de orgão de classe (conselho tutelar)

Viviane Barbosa Rasga Aires Professora

Outros Colaboradores

Nome Função/Cargo I Etapas do processoII III IV

ALEX MARCELO DOS SANTOS Professor

ALEX PAULO DE ARAÚJO Professor

AMANDA RODRIGUES LAMEIRA Professor

AMAURI RODRIGUES DE SOUZA Coordenador do Curso Técnico em MeioAmbiente

ANDRÉ LUIZ FERRAZ Professor

ARLETE DO CARMO TEIXEIRA ATAÍDE Professora

ARMANDO SIMITAN JUNIOR Professor

CLÁUDIO LOPES FERRINI GARCIA Professor

DIÓGENES LEANDRO LEITE PEREIRA Coordenador do Curso Técnico deInformática para Internet

EDUARDO F. PEREIRA DE SOUZA Professor

ELIAMAR GUTIERRES AUGUSTO Professora

ELISANGELA XAVIER P. DOS SANTOS Professora

ELISSÂNGELA FREITAS LEITE Coordenadora Pedagógica

FERNANDO JOSÉ PEREIRA Professor

JOÃO BOSCO GIANOTTI Professor

JOÃO GONÇALVES MACEDO Professor

JOELMA LUCIA SARTORI RIBEIRO Professora

JOSÉ ADRIANO DE BARROS Professor

JOSÉ WELLINGTON DA COSTA SILVA Professor

JULIO CESAR MENEZES BORGES Professor

JUSSIMAR NASCIMENTO LEAL Professor

LUCAS LIMA FURIÓ Professor

LUIZ FERNANDO MOSOLINO DE OLIVEIRA Professor

MARCELO GAZZO Professor

MARCIO ROBERTO DA FONSECA Professor

MARÍLIA RODRIGUES LAMEIRA Professor

MICHELLE BARBOSA ARAÚJO Professora

MOEMA SETUBAL DE SOUZA Professora

MURILO PEREIRA SANTOS DA SILVA Professor

NALITA GOMES DA SILA Orientadora Educacional

OSWALDO LUIZ PAQUIER BERTOLI Professor

REGINA CÉLIA LUZ VIEIRA DE MORAIS Coordenador de Curso Técnico emAdministração

(3)

RODRIGO FERRAZ Professor

RONALDO FERNANDO LIMA Professor

ROSELI ANTONIETA ZIZKA Professora

ROSIMEIRE DA SILVA JARDIM Professor

TADEU DANTAS DE SOUZA Professor

THIAGO PELLEGRINI DA SILVA Coordenador do Ensino Médio - ETIM

VALDEMAR CARDOSO JUNIOR Professor

VIVIANE BARBOSA RASGA Professora

WILLIANS SOUZA DE OLIVEIRA Professor

Legenda das etapas

I Levantamento de Dados e Informações II Análise dos Indicadores

III Definição de prioridades; IV Definição de Metas / Projetos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO

O planejamento leva em conta a realidade pela qual a escola está inserida, a realidade da cidade, da região, os dados levantados como: informações que tratam indícios de relevância para comunidade escolar, perfil do aluno, banco de dados da escola e das Avaliações Institucionais: Observatório Escolar e SAI e análises do Regimento Interno Comum, do REDESP e da legislação vigente.

É realizado um levantamento prévio pela Direção Acadêmica, baseado na real situação escolar, bem como, são levantados os principais aspectos de desenvolvimento da cidade e região.

Em Reunião de Planejamento, no início de cada semestre, todos os dados levantados são demonstrados aos docentes e funcionários, que passam a realizar a Análise Estratégica participativa em conjunto, onde todos indicam os pontos fortes e fracos internos e as ameaças e oportunidades externas. As reuniões com a direção são sempre reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras e a partir de oficinas que estimulam a participação de todos com temas variados.

Após a Análise dos indicadores levantados, cada Coordenador de Curso reúne-se com seu corpo docente e diante da análise SWOT elaborada para seu curso, decidem quais são as metas e projetos que integrarão as ações do ano letivo.

Após este momento é realizado o replanejamento das aulas, considerando os semestres anteriores. Após esta etapa a Direção e a Coordenação Pedagógica reúnem-se com os Coordenadores de Curso para apontar e ou modificar algumas ações.

Os projetos serão acompanhados pelo portfólio e durante todo o ano a Coordenação Pedagógica e a Direção reúnem-se uma vez por semana para acompanhamento dos projetos e rotinas da escola.

Este acompanhamento também é feito através da “Agenda do Coordenador”, instrumento elaborado para verificar e ou modificar ações dos projetos, bem como acompanhamento das rotinas de coordenação.

Planejamento 2016

(4)

Professores em Reunião de Planejamento por área

REUNIÃO PEDAGÓGICA INÍCIO ANO LETIVO 2017 DIREÇÃO E SUPERVISÃO

REUNIÃO PEDAGÓGICA INÍCIO ANO LETIVO 2017

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO INÍCIO ANO 2017

COORDENADORA PEDAGÓGICA PROF.ª ELISSÂNGELA FREITAS LEITE

ENTREGA DOS PLANOS DE TRABALHO DOCENTE PELO NSA.

(5)

A informatização dos Planos de Trabalho Docente em site vem para socializar o planejamento de cada professor e para garantir que todos professores façam suas atualizações necessárias de uma maneira mais ágil, prática e democrática. 

Este ano de 2016 os professores irão receber o material digital em mãos para elaboração do PTD e de outros conteúdos pertinentes ao trabalho docente, como por exemplo, Plano de Curso, Resultado do SAI, Calendário Escolar, Regimento Interno Comum e dicas para preenchimento do plano com orientações específicas. Todos os planos serão enviados pelo sistema acadêmico NSA e acompanhado pelos coordenadores que fazem uma análise detalhada de cada plano de Curso, esta análise é on-line, o coordenador acompanha a entrega, e analisa e devolve para o professor caso precise ser corrigido algum item. Os planos corretos são encaminhados para impressão.

Tela do NSA - Novo Sistema Acadêmico Envio de PTD.

 

RECEPÇÃO DE NOVOS ALUNOS

No momento da matrícula de todos os semestres, os alunos recebem orientações por escrito dos procedimentos da escola, como segue abaixo:

O que é o Centro Paula Souza – quantas ETECs e FATECs Administra; Organização Escolar – da direção aos estagiários;

Os horários de atendimentos dos diversos setores;

Procedimentos internos de: saída antecipada, uso de laboratórios, proibições de equipamentos e orientação sobre limpeza e patrimônio; Artigos na íntegra do Regimento Interno Comum: 95-Direitos, 97-Deveres, 98-Proibições do Corpo Docente;

Como serão avaliados – Menções;

O que é Competência, Habilidade, Bases Tecnológicas, Progressão Parcial, Reclassificação, Aproveitamento de Estudos; Frequência exigida;

O que o aluno deve fazer ao conseguir um estágio; Avaliações Institucionais: SAI e OBSERVATÓRIO ESCOLAR; Porque é importante contribuir com APM.

No primeiro dia de aula, a Direção juntamente com a Equipe gestora, Coordenador pedagógico e coordenadores de curso, preparam uma recepção aos novos alunos, com apresentação do curso, da escola, professores e regimento interno. O combate a discriminação e o dever de respeitar todos os envolvidos é tema bastante explorado, nesta ocasião. Em relação ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, alguns alunos dos 2ºs e 3ºs anos são convidados a participarem desta recepção, com vídeos, depoimentos e brincadeiras para integrar a turma em um ambiente descontraído e acolhedor. Este ano a escola promoveu o dia da Integração, onde todos os alunos tiveram atividades integradoras com os novos alunos e também alunos de outras turmas.

(6)

Reunião com Pais Alunos Ingressantes - ETIM

Recepção alunos Modulares Noturno.

INÍCIO DE CADA SEMESTRE

Durante as primeiras semanas de aula, cada professor informa aos alunos sobre as competências a serem trabalhadas durante todo o semestre, através de planilhas que são assinadas com ciência dos alunos e posteriormente fixadas no diário de classe para consultados alunos.

No primeiro mês é escolhido o representante de classe de cada turma, através de eleição, com direito a cédula e comissão eleitoral. Logo após a escolha de todos os representantes, começamos o trabalho de reunir a Coordenação de Curso com representantes de sala.

 

Professor Rodrigo Ferraz

Explicação sobre o Curso de Meio Ambiente

(7)

Explicação para os ETIM - Ensino Técnico Integrado ao Médio

CONSELHO DE ESCOLA

Para escolha dos membros do Conselho de Escola é realizada uma eleição para todos os representantes de todos os segmentos da Comunidade Escolar. Os assuntos de reunião são divulgados previamente para todos os membros participantes através de comunicado fixados no mural ou convocação para reunião.

Exemplo de Convocação para Reunião de Conselho de Escola

CONSELHO DE CLASSE INTERMEDIÁRIO E FINAL

A Direção e a coordenação pedagógica , através de capacitação, faz uma preparação para que todos os Coordenadores falem a “mesma língua” e direcionem as discussões para um ponto sério com propósitos e orientações, para que o Conselho de Classe seja um momento valioso para enriquecimento de informações e melhorias do processo de ensino-aprendizagem. É utilizado no conselho apontamentos que ficam registrados em um caderno representado por uma ficha individual do aluno e registrado no NSA, contendo foto e procedimentos avaliativos de seu desempenho, o objetivo é acompanhar a postura e envolvimento do aluno em relação as atividades em sala de aula e fora dela. Nos Conselhos de Classe Intermediários a Direção apresenta uma série de gráficos e índices para análise do grupo de professores, como por exemplo:

Gráfico com porcentagem de MB, B, R e I por componente – com esta informação analisamos uma série de fatores, inclusive problemas de avaliação. Exemplo: Se 100% dos alunos aparecerem com uma única Menção em certo componente curricular.

Gráfico de Evasão;

Gráfico com porcentagem de alunos frequentes (com mais de 75% de frequência) e não frequentes; Gráfico com porcentagem de faltas por componentes;

Gráfico com porcentagem de Progressões Parciais – Conselho Final; Gráfico com porcentagem de Aprovados – Retidos.

Os professores juntamente com os coordenadores e a orientadora educacional analisam os gráficos, as opiniões e considerações de todos e refletem juntos sobre aspectos como:

Quando o índice de evasão ultrapassa 10% é realizada uma análise pelos professores das principais causas; Quais ações que devem ser preservadas;

O que deve ser modificado; Quais são as prioridades; Sugestões diversas.

Essas reflexões são manuscritas pelo Coordenador que as utiliza em reuniões de área e no Conselho de Classe posterior.

REPOSIÇÃO DE AULAS

Uma vez ao mês a Diretoria Acadêmica notifica por escrito e fixa no mural da Sala de Professores a quantidade de aulas para serem repostas por componente e professor.

(8)

No dia da reposição o professor passa a lista de presença e faz um relatório sobre as atividades desenvolvidas na reposição e entrega tudo (planilha de ciência, lista de presença e relatório) para Diretoria Acadêmica para cômputo das aulas dadas.

A Diretoria Acadêmica passa a informação para a Diretoria Administrativa, para fins de pagamento e arquiva todas as planilhas. 

PLANO DE ATIVIDADES EXTRAS

Plano que o professor utiliza para cumprir com as competências previstas em sua ausência. São elaboradas com atividades de pesquisa ou práticos ou relatórios, para que o aluno utilize na aula que o professor não está presente, sem prejuízos em seu aprendizado, sempre acompanhado de um responsável. É utilizado pela Unidade Escolar, principalmente quando os professores precisam se ausentar para realizar capacitações.

REUNIÃO PEDAGÓGICA  

A grande preocupação em relação a reunião pedagógica é incentivar a participação de todos os professores, para isso preparamos sempre um ambiente descontraído e produtivo para prática de aprendizado dos professores, regado de gentilezas (guloseimas/petiscos) e repleto de conhecimentos pertinentes ao dia-a-dia do docente.

As reuniões pedagógicas são sempre muito bem planejadas e elaboradas para que haja intensa reflexão e provoque impacto sobre ações dos professores e influenciem para melhorias. Há também um espaço para troca de experiências entre professores.

Em todas as reuniões são utilizados: vídeos pedagógicos, material elaborado pela direção e disponibilizado para professores, além de apresentação em Power Point realizada pela Diretora.

Reunião Pedagógica 2015. Apresentação dos Resultados

INTEGRAÇÃO DOS COMPONENTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO

Estamos no quinto ano de implantação do Ensino Técnico Integrado ao Médio, e as reuniões sempre são com o propósito de que os professores da Base Nacional Comum e os professores do Ensino Técnico possam organizar suas reflexões e estudos em relação ao plano de ensino, gerando sua aplicabilidade e eficácia, conforme cita nos documentos de atualização da proposta de Currículo por Competências para o Ensino Médio do Centro Paula Souza. Sempre trabalhando o mais próximo possível a efetividade da integração ensino médio e técnico.

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO

As oportunidades de estágios são divulgadas em murais pela escola.

Os alunos estagiários recebem orientações individualmente do Professor Orientador de Estágio no horário de seu curso.

Desde o ano de 2011 foram intensificadas as ações de parcerias para busca de estágios, junto com os coordenadores de área e assistente técnico administrativo.

Agora com o aprendiz paulista, a demanda por estágio aumentou em nossa unidade, possibilitando oportunidades maiores para quem está estudando.

(9)

A Etec de Itanhaém tem dentro da própria unidade um Laboratório Pedagógico.

São dez computadores interligados em rede, espaço para atividades em grupo, leitura, sala de TV com DVD, tudo destinado a formação contínua do professor.

O objetivo do laboratório é prestar apoio aos professores da unidade, visando a melhoria da qualidade de ensino e aperfeiçoamento de métodos e processos de ensino, através de reflexões sobre a prática diária, estudo de novos métodos e técnicas, compartilhamento de experiências e conhecimentos. Toda formação que o docente realizar no Centro Paula Souza ele usará o espaço para multiplicar o conhecimento com seus colegas.

Há cerca de dois anos a então Diretora Fabiana Golz, teve a ideia de criar este espaço na escola, pois acredita que com as mudanças constantes na tecnologia, os alunos passam a sentir novas necessidades que se ignoradas podem trazer graves prejuízos a toda comunidade escolar, o mais comum, desinteresse do aluno pelas aulas ou mesmo pela escola, o que pode acarretar em uma total desmotivação do professor. Ensinar é além de repassar conteúdos, é criar condições para que o aluno se transforme ativo em sua própria aprendizagem. Iniciamos em outubro de 2012, o Projeto "Aula MB" http://www.aulamb.blogspot.com.br/ que vem de encontro com o espaço físico do laboratório.

Com a inauguração realizada pelo Prefeito Marco Aurélio, o primeiro passo foi dado, agora temos trabalho redobrado, para atender a demanda de formação para professores e funcionários.

No ano de 2015, foram realizados 10 cursos/oficinas de formação pedagógicas. Tendo capacitado aproximadamente 30 pessoas entre docentes e funcionários em diferentes cursos. Contamos também com 09 professores voluntários para ministrar estes cursos e oficinas.

Logotipo do Laboratório Pedagógico da Etec de Itanhaém

(10)

Capacitação NSA.

INCENTIVO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AÇÕES DA UNIDADE.

Através das reuniões pedagógicas com a Direção e Coordenação Pedagógica, os Coordenadores de área recebem orientações para estimular professores e alunos em ações que incentivem o voluntariado e a consciência ambiental. Existem ações voluntárias, algumas permanentes, como por exemplo, “Campanha do Agasalho” e “Natal Solidário”. As fotos que mostram o trabalho de incentivo a participação dos alunos podem ser visualizadas no site: http://www.etecitanhaem.com.br/album_fotos.html

Além de ações voluntárias que ajudam em alguma tragédia ocorrida, como por exemplo, as vitimas de temporais do país.

Campanha Natal Solidário 2016

Cada curso utiliza sua particularidade para propor o envolvimento dos alunos, mas há em todos os cursos, uma semana de exposição e palestras, que em seu planejamento são montadas comissões de alunos destinadas a organização, recepção e finalização do evento. Cabe ao coordenador orientar essas comissões. Os alunos são estimulados a participar de feiras de exposições, com projetos de relevância que possam auxiliar a comunidade com ações inovadoras de auxílio social. Alunos de projetos anteriores realizam palestras para a comunidade escolar, incentivando e expondo suas experiências durante a FETEPS (Feira tecnológica do Centro Paula Souza) do referente ano.

Através de seus coordenadores de área e professores orientadores de trabalho de conclusão de curso, os alunos são incentivados a elaborar seus trabalhos em acordo com necessidades da realidade escolar e da sociedade como um todo. Alguns grandes projetos foram realizados através de TCCs, como por exemplo, Sala de Oficina de Reciclagem, Auditório climatizado, iluminado e sonorizado, Viveiro de Mudas, Captação de água de chuva todos dentro da própria unidade. Além de Separação de Óleo de Motor de Carro e Água, confecção de sabão e incentivo a Educação Patrimonial.

Projetos para a participação e motivação da comunidade escolar, também são de interesse constante dos alunos, como o projeto do ensino médio radio.com, onde no horário dos intervalos existe música de gosto de todos e informações rápidas.

A produção de Textos, incentivo a Redação e Leitura, é outro ponto tratado com muito empenho pela direção e por professores do ensino médio. Prova desta dedicação é o grande número de participantes em nossos concursos internos, e os resultados alcançados por tais dedicações. Um destes destaques é a aluna Tamires Pratt, ela é uma das finalistas do Concurso Nacional das Olimpíadas de Língua Portuguesa, concorrendo com 21.786 alunos de todo Brasil.

·

Thamires Pratt – Finalista das Olimpíadas da Língua Portuguesa - 2012

Em nossa escola tivemos projetos escolhidos no Parlamento Jovem Paulista , em 2011, o projeto de Lei elaborado pelo aluno Edinan Silvano Angelo, do 1º ano do Ensino Médio. O estudante participou como Deputado Estadual de uma sessão plenária, no dia 4 de novembro, no Palácio Nove de Julho, em São Paulo.

(11)

O aluno ocupou a cadeira legislativa do Plenário Juscelino Kubitschek durante um dia, e aproveitou para conhecer o Poder Legislativo, o cotidiano da Casa de Leis, funções e atividades dentro do princípio legislativo, além de apresentar e defender suas propostas.

Itanhaém teve o projeto vencedor no Partido da Educação, que propõe a inclusão da Educação Financeira no currículo escolar das Instituições Públicas e Privadas de Ensino Fundamental II e Médio. A obrigatoriedade na grade fará com que os alunos compreendam as finanças, desenvolvam conceitos de como usar o dinheiro e aprendam a fazer orçamentos e análises sobre o consumo demasiado.

·

Edinan Silvano Angelo - Aluno participante Parlamento Jovem 2011

Depoimento do aluno:

“Estou nervoso e ansioso para esse grande dia. Essa Lei seria importante para a Cidade, porque as aulas ajudariam as pessoas a aprenderem a administrar o dinheiro desde cedo”, confessa o aluno Edinan Silvano Angelo.

No ano de 2013, tivemos uma participação de todos os cursos na FETEPS, tendo dois projetos selecionados do Curso Técnico em Meio Ambiente e um no Integrado ao Médio em Administração. Tendo nesta 7ª edição da FETEPS um projeto vencedor na Categoria 3 - Ciências Biológicas e Agrárias - com o projeto Antibiótico Vegetal.

 

7ª FETEPS : Projeto Vencedor da FETEPS - " Antibiótico Vegetal"

10ª FETEPS - PROJETO DE LEITURA PROJETO MÊS DO AUTOR:

(12)

No ano de 2015 o grande destaque para o incentivo a leitura foram os projetos relacionado ao Mês do Autor, onde os alunos leem os livros correspondentes ao vestibular (no caso dos 3º anos). E livros de gosto popular para os alunos dos 1º e 2º anos. Após está leitura do autor escolhido os alunos elaboram uma pesquisa sobre o autor e fazem uma apresentação teatral sobre a história do livro e sobre o autor.

Projeto de Leitura - Mês do Autor Ensino Médio

Projeto de Incentivo a Leitura. Biblioteca Ativa

MEDIDA DISCIPLINAR

Os alunos que cometem alguma infração que não condiz com o bom comportamento na unidade escolar, seja por uma conduta errada ou uma atitude que exija uma medida mais severa, a escola toma a iniciativa de fazer com que o aluno cumpra uma medida disciplinar.

O programa que a Direção vem desenvolvendo na escola, que conscientiza alunos que cometeram algumas ações inapropriadas para o ambiente escolar, leva o aluno a refletir sobre seus atos através de pesquisas e posteriormente dissemina a informação para todos os alunos da escola através de palestras, cartazes, vídeos e etc.

Um exemplo é quando um aluno que desmereceu um professor ou a escola através das redes sociais, durante a aula, na própria escola. Ao invés de punir com repreensões, suspensões ou advertências, foi aplicado um método educativo para que o próprio aluno visualize seus próprios erros, os corrija e seja multiplicador da conscientização.

SISTEMA DE RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES 

Espalhado pelo pátio, corredores e secretaria da escola, está exposta uma caixa de sugestões e ou reclamações. Toda segunda-feira o Assistente Técnico Administrativo analisa as reclamações e sugestões e encaminha para Direção, que avalia e dá retorno para todas, mesmo as que não há identificação. Colocamos no mural o que a Comunidade Escolar escreveu (O que for pertinente a todos), bem como sua resposta. Todos os papéis colocados na caixa de sugestões, colamos em um livro ata, juntamente com a cópia da resposta que fixamos no mural. Além disso, anotamos os itens necessários para utilizarmos em reuniões, planejamento e replanejamento. Uma vez ao ano, providenciamos também uma pesquisa de satisfação de alunos, professores e funcionários, onde questionamos sobre procedimentos, estrutura, relacionamento, qualidade das aulas, qualidade do ambiente de trabalho. Esta pesquisa serve como referencial para replanejar todas nossas ações.

Atualmente existem outros canais de comunicação para o sistema de Reclamações e Sugestões pelo site da etec Itanhaém, onde existe um espaço para sugestões e fale conosco.

(13)

Caixa de Sugestões espalhadas pelo prédio

Site da Etec de Itanhaém - Fale Conosco

RECEPÇÃO DE NOVOS DOCENTES E FUNCIONÁRIOS  

Sempre que um novo professor ou funcionário começa a trabalhar na escola, entregamos em mãos um manual para que ele comece se habituar a realidade. Nesse manual contem:

Comunicado da Direção de Escola;

O que é o Centro Paula Souza – quantas ETECs e FATECs Administra; Organização Escolar – da direção aos estagiários;

Os horários de atendimentos dos diversos setores;

Procedimentos internos de: saída antecipada uso de laboratórios, proibições de equipamentos e orientação sobre limpeza e patrimônio; Artigos na íntegra do Regimento Interno Comum: Direitos, Deveres, Proibições e Avaliação;

O que é Competência, Habilidade, Bases Tecnológicas, Progressão Parcial, Reclassificação, Aproveitamento de Estudos; Frequência exigida;

O que é SAI E OBSERVATÓRIO ESCOLAR; Participação em reuniões;

Atribuição de aulas – pontuação; Reserva de equipamentos; Quantidade de dias letivos; Vestibulinho;

Comunicado da Direção de Serviço Administrativo:

Documentação; Crachá; Livro Ponto; Reuniões; Atrasos;

Materiais para aulas; Professores Fumantes; Estado Civil Alterado; Dependentes; Imposto;

Contribuição Sindical; Faltas

(14)

Comunicado da Coordenação de Área:

Curso; Plano de Curso;

Plano de Trabalho Docente; Diário de Classe; Lista de Chamada; Relacionamento.

Rotina de Trabalho Além disto, o professor é capacitado pela Coordenação Pedagógica quanto a Plano de Trabalho Docente, Diário de Classe, Perfil dos Alunos, Regimento Interno e assuntos de interesse geral.

Reunião com novos Professores da Unidade.

DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES

Todas as Ações da Unidade são divulgadas através de Cartazes, facebook e pelo site da unidade. www.etecitanhaem.com.br

CALENDÁRIO ESCOLAR

O Calendário Escolar, após sua homologação é divulgado para toda comunidade escolar, através dos murais dos alunos, sala dos professores, sala da coordenação e diário de classe e site da ETEC de Itanhaém. www.etecitanhaem.com.br.

site da unidade com calendário disponível on-line

(15)

ATIVIDADES - HORÁRIO DE TRABALHO

A Direção da Escola, Direção de Serviços Administrativo, Acadêmico, Coordenação Pedagógica, Assistente Técnico Administrativo desenvolvem suas atividades contemplando os três períodos de funcionamento da escola.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Em 2013, houve continuidade ao trabalho realizado com as disciplinas projeto nos 2º e 3º anos, com a implementação do Ensino Médio Integrado os primeiros anos passaram a ter aulas de Sociologia e Filosofia, abordando conhecimentos tais como: Identificar os principais problemas da sociedade brasileira, inclusive as questões ambientais, ser capaz de reconhecê-los em sua comunidade e utilizar os conhecimentos adquiridos para agir como cidadão solidário, participante e crítico.

Nos projetos do 2º e 3º ano na área Técnica Científica, os alunos estão realizando experimentos de laboratório, análises de sangue, urina e fezes com o objetivo da investigação científica, e os alunos junto com o professor recebem a visita de outras escolas do ciclo II para repassar os conhecimentos em forma de mini – cursos inclusive de primeiros socorros.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO     

Os Trabalhos de Conclusão de Curso são incentivados a serem elaborados com temas voltados para a realidade e necessidade da escola e região. A Direção, Coordenação Pedagógica, Coordenadores de Curso e Professores Orientadores de TCCs reúnem-se todo início de semestre para atualizar o regulamento interno de TCCs. Nestas reuniões criamos juntos formulários, fichas de avaliação e validação. Além de criamos alternativas diferenciadas para incentivar e melhorar a prática.

Atualmente as apresentações de TCC são feitas através de Feira, onde contamos com mostra de trabalhos de todos os Cursos Técnicos da Unidade. Os trabalhos são avaliados através das fichas elaboradas na reunião onde são aprovados, reprovados ou parcialmente aprovados. Estes avaliadores são professores de nossa unidade, professores convidados de outras unidades e empresários ou especialistas da região.

1ª Mostra de TCC - 1º Semestre de 2012.

(16)

3ª Mostra de TCC - 1º Semestre de 2013.

4ª Mostra de TCC- 2º Semestre de 2013.

5ª Mostra de TCC - 1º Semestre de 2014.

(17)

7ª Mostra de TCC - 1º Semestre de 2015.

8ª Mostra de TCC- 2º Semestre de 2015.

(18)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO

No ano de 2009 a ETEC de Itanhaém iniciou um trabalho sistemático nesta unidade sobre avaliação, com o projeto “Novo Olhar no Avaliar”, com este projeto os professores puderam se conscientizar sobre as diferenças entre examinar e avaliar. Através de experimentos de maneiras diferenciadas de avaliação, diagnosticam onde devem modificar suas práticas e melhor o processo de ensino-aprendizagem, incluindo a recuperação contínua que está cada vez mais clara e inserida no cotidiano das aulas. Porém este processo não parou em 2009, ele é algo continuo. Em 2012 trabalhamos com o site aula MB, um espaço para o professor melhorar e aperfeiçoar suas aulas através de técnicas e dicas. Hoje a preocupação da nossa unidade também é com a formação do professor, pois a capacitação continua do profissional reflete de forma direta na qualidade das aulas. Desde o ano de 2013 contamos com um espaço em nossa escola para esta formação contínua o Laboratório Pedagógico. Neste ano as formações serão mais intensificadas e direcionadas.

BUSCA DE PARCERIAS       

A Direção da Escola procura por parceiros para oferecimento de alunos estagiários. Além disso, busca parcerias para melhorar o acervo da biblioteca e para auxiliar em projetos da escola, como por exemplo, criação do projeto de voluntariado, semana de palestras, entre outros. A escola mantém um cadastro dessas empresas e divulga para toda comunidade escolar através do site.

A direção da Escola faz parte da Comissão de Empregos da cidade que proporcionou em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém, ACAI e Universidades, No ano de 2012 o I Fórum de Empreendedorismo e Empregabilidade. Incentivando a reflexão sobre o desenvolvimento da região. No ano de 2014 a busca por parceiras foi intensificada incluindo os Coordenadores de Área nesta procura, o que aumentou as ações para aumentar o nosso cadastro de parceiros.

No ano de 2015 intensificou- se as parcerias com a Secretaria de meio Ambiente da Cidade de Itanhaém e ACAI de Itanhaém Neste ano a escola continuará intensificando suas parcerias e buscando novos parceiros.

ATENDIMENTO A COMUNIDADE

 

No ano de 2014 iniciamos o projeto de plantio e horta, onde professores de Meio Ambiente e alunos voluntários participam junto com a comunidade, ensinando-os a fazer hortas comunitárias nas regiões carentes ou até mesmo em suas residências, melhorando e enriquecendo a alimentação diária sem grandes custos. No ano de 2015 o projeto continuou em andamento trabalhando a compostagem e a distribuição de legumes e verduras orgânicas. Em 2016 o projeto tem sua continuidade.

BOAS MANEIRAS NA INTERNET

Pesquisa realizada pela MITI Inteligência, capturou em apenas 5 dias, mais de 38 mil interações em redes sociais em que usuários utilizavam palavras de baixo calão para se referirem a pessoas, empresas, marcas, etc.

A pesquisa concluiu que cada vez mais os internautas estão usando termos pejorativos para expressarem suas opiniões, sem se importarem com as consequências morais e legais de seus atos.

Esse mal comportamento em redes sociais, chegou nas escolas. Por este motivo a Direção da ETEC Itanhaém promove palestras instruindo alunos sobre as Boas Maneiras na Internet, seus Direitos e Deveres.

As boas Maneiras estão explicados de forma simples e direta no manual do aluno.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS         

O direito ao Aproveitamento de Estudos, bem como a documentação necessária e prazos para requerê-lo, são divulgados no início de cada semestre pela Secretaria Acadêmica, através de informativos entregues no momento da matrícula e também através dos murais da escola. Os alunos interessados comparecem na Secretaria no período estipulado, com a documentação exigida e preenchem o requerimento próprio fornecido pela escola, variando de acordo com o curso. O requerimento e os documentos comprobatórios anexos são anexados ao impresso para registro do processo de A. E. Deixando em branco os campos para:

Indicação dos professores para comporem a Comissão de Avaliação de Competências que será preenchido pela Diretora; Descrição dos procedimentos de avaliação e parecer conclusivo que será preenchido pela Comissão;

(19)

Os casos de Aproveitamento de Estudos deferidos, são registrados na lista Piloto, no diário da classe, na ficha individual do aluno e posteriormente no Histórico Escolar. O expediente completo é arquivado no prontuário do aluno.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS        

Todos os alunos da escola são informados através do informativo geral e manual do aluno que é fornecido no momento da matrícula, sobre todos os direitos e deveres, bem como apresentar suas reclamações e pedidos, requerer ou representar ao Diretor sobre assuntos de sua vida escolar, na defesa dos seus direitos. Todo pedido é protocolado via requerimento na Secretaria da Escola e as respostas (deferimento ou indeferimento) repassado ao aluno após dois dias úteis da data solicitada. Os documentos específicos, como certificados, históricos, diplomas, têm datas preestabelecidas diferentes para entrega.

DIVULGAÇÃO DAS FALTAS  

A Secretaria Acadêmica monitora o controle de faltas semanalmente e no final de cada mês é divulgado aos alunos através dos diários de classe para ciência dos mesmos. No caso dos alunos menores de idade, a ciência é dada pelo responsável legal.

O levantamento é realizado também para a reflexão nos Conselhos de Classe Intermediários, através de índices, toda equipe tenta buscar alternativas para suprir possíveis problemas.

O levantamento de faltas é feito por disciplina de cada curso, facilitando ao professor na hora do conselho acompanhar o aluno por disciplina.

ESCRITURAÇÃO DA VIDA ESCOLAR DO ALUNO

A Secretaria Acadêmica realiza a escrituração da vida escolar dos alunos através dos boletins escolares, certificados modulares, fichas do aluno, históricos, diplomas. Todos os documentos são realizados a cada semestre para os alunos da escola.

Os boletins são realizados para as menções parciais e finais e entregues aos alunos na sequência. Neles estão contidas as menções e porcentagem de faltas, onde o aluno e/ou seus responsáveis poderão ter um controle maior de seu andamento no curso. Os certificados modulares são feitos no término de cada módulo e entregues aos alunos do início do semestre seguinte; os históricos são realizados no término do curso e entregues após três meses da data de conclusão e os diplomas ficam prontos após seis meses da data de término do curso.

ÍNDICES DE FREQUÊNCIA ÀS AULAS, ÍNDICE MENSAL DE AULAS NÃO DADAS E ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR

São criados gráficos que evidenciam os índices de frequência às aulas, índice mensal de aulas não dadas e índice de evasão escolar semanalmente. Estes gráficos são repassados aos coordenadores de área para discussão com seus professores e também divulgados nas reuniões de Conselho Parcial e Final para análise geral de todo o corpo docente. Os grupos de professores, separados por curso, respondem questões específicas, relacionadas aos índices expostos nos gráficos, que servem para aperfeiçoamento e melhorias para o curso.

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

Em 2011, fomos contemplados com uma reforma de toda Unidade Escolar, que inclui reforma da parte elétrica, reformulação do espaço destinado à Biblioteca, reparos nas instalações hidráulicas, troca e reparo dos revestimentos de piso e parede dos banheiros, colocação de piso no laboratório e salas de aula, além da construção da quadra poliesportiva coberta com arquibancada.

Todo setor administrativo foi reformulado. A coordenação ganhou uma sala ampla que concentra também um espaço para reuniões. O estacionamento foi pavimentado e toda escola foi pintada e recebeu uma nova apresentação visual. Foi colocado um elevador no prédio para atender as pessoas com necessidades especiais.

Em todo início de semestre, a Diretoria de Serviços, através de anotações das necessidades ocorridas durante períodos anteriores, reorganiza os espaços com a finalidade de otimizar os usos de todas as habilitações para docentes e alunos, além de atender as necessidades de funcionários administrativos e estagiários. Sempre que necessário, redefinimos as instalações elétricas para a implantação de novos laboratórios de informática, novos pontos com conexão a internet sem fio, alterações nos laboratórios de biologia e química para que possam receber novos equipamentos, assim como os Layouts do auditório, sala de vídeo e dos professores, com a finalidade de melhorar a utilização pelos usuários.

MANUTENÇÃO

A manutenção de todos os ambientes (troca de lâmpadas, vidros, pintura) é feita sempre que constatamos a necessidade através de vistorias visuais feitas pela Diretoria de Serviços ou por outros servidores que utilizam os ambientes, e comunicam a direção da unidade. A limpeza é efetuada diariamente em escalas que contemplam todos os períodos, pela Empresa de Serviços Terceirizados e controlados por planilhas pela

(20)

Gestora do Contrato. As áreas externas são mantidas em ordem, através da limpeza diária e roçadas quinzenais. A vegetação rasteira (grama) em todo o entorno que compreende o lote da ETEC é podada e rastelada com frequência. Há ainda que se denotar a preocupação com a parte estética, com o plantio de vegetação ornamental em jardins e vasos, em diversas áreas da escola. Quando algum equipamento apresenta defeito, acionamos a assistência técnica para o conserto (quando está dentro do prazo de garantia). No caso de estar fora do prazo de garantia, são efetuadas três cotações para o conserto, e analisado a viabilidade. As manutenções nos equipamentos de informática são solicitadas pelo Centro de Informática e encaminhadas para a Diretoria de Serviços para aquisição de peças, quando necessário.

SEGURANÇA E MONITORAMENTO

Os serviços de vigilância são executados por empresa contratada pelo CEETEPS e contempla postos de vigilantes no período diurno e noturno. As empresas terceirizadas, após aprovadas as planilhas mensais dos serviços efetuados, encaminham as Notas Fiscais, Guias de Recolhimento de tributos trabalhistas para que seja efetuado o Termo de Recebimento e inspeção e Gerada guia de ISS municipal, para posterior pagamento do valor mensal pelo CEETEPS.

Para maior segurança, existem câmeras instaladas em todos os laboratórios de informática e corredores de acesso, com gravação das imagens por um período de 30 dias. Todos os ambientes monitorados são sinalizados e contamos ainda, com sistema de alarme, nos ambientes que possuem equipamentos de maior valor.

Os extintores são testados periodicamente e a manutenção é efetuada por empresa especializada, dentro do período de validade da recarga. As luminárias de emergência são mantidas com bateria carregada e em locais estratégicos.

AQUISIÇÕES             

Os materiais consumíveis (papelaria, copa, suprimentos, informática) e serviços de gráfica, utilizados pela da Direção, Secretaria Acadêmica, Coordenações de Cursos, pelos Docentes e pela Classe Descentralizada do município de Peruíbe, quando for algo mais específico que não seja habitual uso a todos, são solicitados para a Diretoria de Serviços para que possam entrar nas cotações e serem adquiridos com a Verba de Adiantamento Mensal. Quando necessitamos de algum material ou equipamento que seja patrimôniado, consultamos o SIAFÍSICO, assim o equipamento é cotado e com as informações técnicas e orçamentos, consultamos a Diretoria de Material e Patrimônio do Centro Paula Souza sobre a possibilidade de aquisição. Havendo a possibilidade de compra do equipamento, encaminhamos a documentação para que seja adquirido através de pregão ou licitação pelo CEETEPS. Caso contrário, consultamos a APM para que seja pauta em reunião e discutidos as prioridades para as aquisições. O recebimento definitivo de materiais e equipamentos adquiridos pelo CEETEPS é efetuado após a conferência do material recebido com as especificações descritas no Contrato. Quando há alguma especificidade no equipamento, é efetuado um recebimento provisório e a conferência é feita posteriormente por servidor com conhecimento específico para que então seja encaminhado o TRIL. Há também algumas atividades pedagógicas que são realizadas pela Coordenação dos cursos e que envolvem capacitação profissional, conscientização ambiental, segurança, higiene e saúde em campanhas e incluem toda a comunidade escolar e está diretamente ligada à Diretoria de Serviços no que diz respeito a aquisição de materiais para elaborar tais ações.

CONTRATAÇÕES E VIDA FUNCIONAL      

Sobre a tramitação das vantagens pessoais, há uma tabela contendo as informações pessoais e funcionais de todos os servidores lotados na ETEC, para que se tenha um controle das vantagens pessoais e dos prazos de cada contrato de servidor. Os cadastros no CAGED são mantidos atualizados na entrada e saída de cargos, assim como no sistema da PRODESP. Há ainda o controle de frequência de todos os servidores, administrativos, docentes, estagiários e das empresas terceirizadas de limpeza e vigilância, através de livro de ponto. As contratações de docentes são efetuadas de acordo com as necessidades, da disponibilidade de candidatos aprovados em concursos ou processos seletivos, e de acordo com o quadro de vagas de docentes da unidade da nossa unidade de ensino. Todos os servidores são comunicados sobre Prazos para entrega de documentos, Recadastramentos, Reuniões, Atribuições e demais assuntos pertinentes a sua vida na Escola através de comunicados fixados na Sala dos Professores ou através de lista de ciência. As atualizações e anotações na CTPS são efetuadas nos meses de janeiro para anotações referentes à férias , em abril para anotação da contribuição sindical e sempre que houver alteração de cargo ou salário, ou ainda em casos de mudança de sede ou licenças/afastamentos.

(21)

DOCUMENTOS E ACERVO 

A guarda de todos os documentos da Responsabilidade da Diretoria de Serviços da área Administrativa, como prontuários de servidores, Notas fiscais de equipamentos, processos de adiantamento, Expediente das Empresas Terceirizadas, Livros-Atas, Livro de Registro de Funcionários, cadastros do CAGED, Boletim de Dados para Pagamentos, Livros de Patrimônio, Orçamentos, entre outros documentos, são organizados e guardados em local seguro, seco, e livre de umidade, e de acesso exclusivo aos funcionários da Direção.Os materiais de consulta da biblioteca sempre é organizado de modo a facilitar para os usuários, e o acervo é constantemente ampliado em campanhas de doações de doações de livros e por aquisições pela APM ou CEETEPS.

REUNIÕES COM FUNCIONÁRIOS

A Direção da ETEC Itanhaém esta sempre promovendo reuniões com seus respectivos funcionários. Estas reuniões são para discutir assuntos corriqueiros elaborar estratégias e melhorias para o bom funcionamento da escola e capacitação dos funcionários, pois muitas vezes por falta de um conhecimento especifico o trabalho poderá não ser realizado com a eficiência que o mesmo deveria ter.

Nas reuniões os funcionários participam das decisões as quais serão membros ativos e participantes, assim como situações do trabalho, professor e aluno.

Reunião com funcionarios - Técnico Administrativo e Estagiários

Palestra para funcionários sobre "EQUILÍBRIO EMOCIONAL" - Março/2017

 LÍNGUA ESPANHOLA.

Em nossa unidade não é oferecido a língua espanhola em nosso currículo, pois o mesmo já é oferecido pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Prefeitura de Itanhaém, na Escola Estadual Benedito Calixto, onde As vagas são destinadas aos alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas estaduais do Município.

 

(22)

PRINCÍPIOS E VALORES PEDAGÓGICOS QUE NORTEIAM TODAS AS AÇÕES DA ESCOLA: 

Comprometimento com a qualidade de ensino;

Gestão democrática e participativa; Integração;

Valorização do professor;

Respeito às diferenças individuais e às diversidades culturais; Convívio ético e solidário;

Procura da qualidade de vida e Responsabilidade social.

ATOS LEGAIS DE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Ato Legal de Criação da Escola

Ato de Criação: Decreto nº. 51.500 de 24/01/2007.

Modalidades de Ensino

CURSOS OFERECIDOS:

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: Lei Federal n.º 9394,

de 20-12-1996; Lei Federal n.º 11741/2008; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-9-2012; Resolução CNE/CEB n.º 2, de 30-1-2012; Resolução CNE/CEB n.º 4, de 13-7-2010; Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008; Decreto Federal n.º 5154, de 23-7-2004. Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec – 735, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 – Poder Executivo – Seção I – página 53.

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em  Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio:Lei Federal n.º 9394, de 12-1996; Lei Federal n.º 11741/2008; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-9-2012; Resolução CNE/CEB n.º 2, de 30-1-2012; Resolução CNE/CEB n.º 4, de 13-7-2010; Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008; Decreto Federal n.º 5154, de 23-7-2004. Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec – 739, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 – Poder Executivo – Seção I – página 53.

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio:Lei Federal n.º 9394, de 20-12-1996; Lei Federal n.º 11741/2008; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-9-2012; Resolução CNE/CEB n.º 2, de 30-1-20-9-2012; Resolução CNE/CEB n.º 4, de 13-7-2010; Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008; Decreto Federal n.º 5154, de 23-7-2004. Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec – 771, de 21-9-2015, publicada no Diário Oficial de 22-9-2015 – Poder Executivo – Seção I – página 38.

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Administração – Ato Legal: Lei Federal n.º 9394, de 20-12-1996 (e suas respectivas atualizações), na Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014, na Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-9-2012, na Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008, no Decreto Federal n.º 5154, de 23-7-2004. Plano de Curso aprovado pela portaria CETEC – 733, de 10-09-2015, publicado no diário oficial de 11-09-2015. – Poder Executivo – Seção I – Páginas 52-53

(23)

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática Para a Internet – Ato Legal: Lei Federal n.º 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5-12-2014;Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20-09-2012; Resolução SE n.º 78, de 7-11-2008; Decreto Federal nº 5154, de 23-07-2004. Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec - 738, de 10-9-2015, publicada no DOE de 11-9-2015, Poder Executivo - Seção I, página 53.

· Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Meio Ambiente - Ato Legal: Lei Federal n.º 9394, de 20-12-1996, Resolução CNE/CEB nº.1, de 05-12-2014; Resolução CNE/CEB n.º 06, de 20-09-2012; Resolução SE nº.78, de 7-11-2008; Decreto Federal n.º 5154, 23-7-2004. Plano de Curso aprovado pela Portaria CETEC - 770, de 21-9-2015, publicada no DOE de 22-09-2015, Poder Executivo- Seção I, página 38.

DISTRIBUIÇÃO:

CURSO

TURNO

ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio em

Administração Integral – Diurno e Vespertino

ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio em

Informática para Internet Integral – Diurno e Vespertino ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio em Meio

Ambiente Integral – Diurno e Vespertino

Técnico em Administração Noturno

Técnico em Informática para Internet Noturno

Técnico em Meio Ambiente Noturno

 

HISTÓRICO DA ESCOLA

A ETEC de Itanhaém iniciou suas atividades em 01/08/2006, como Classe Descentralizada da ETEC “Adolpho Berezin” de Mongaguá, através de um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a atual administração da Prefeitura Municipal de Itanhaém.

O convênio foi assinado em 2006 pelo Governador Sr. Geraldo José Rodrigues Alckmin e Prefeito Sr. João Carlos Forssell, esta parceria viabilizou o prédio da Unidade Escolar, que era ocupado por alunos da Rede Municipal de Ensino.

No início, compartilhamos o mesmo prédio com os alunos da Rede Municipal e tínhamos apenas dois cursos Técnicos em Recursos Hídricos e Saneamento, ambos com 40 alunos, no período noturno.

Na ocasião, esses dois cursos foram escolhidos pelo Prefeito da cidade, para suprir futuras necessidades de um Projeto de Saneamento Básico em toda Região Metropolitana da Baixada Santista, chamado onda limpa.

Em 24 de Janeiro de 2007 o então Governador Eleito Sr. José Serra declara a ETEC de Itanhaém como unidade própria e independente (Decreto nº 51.500). Deixando de ser Classe Descentralizada da ETEC “Adolpho Berezin” de Mongaguá.

No segundo semestre de 2007, implantamos mais dois cursos Técnicos em Administração e Web Design, ambos com quarenta alunos, o último no período vespertino. No final de 2007 não compartilhávamos mais o prédio da escola, o que nos possibilitou a ampliar novos cursos. Em 2008 a escola ganhou uma nova cara, uma nova identidade, iniciaram as aulas do Ensino Médio, com oitenta alunos no período diurno. Em fevereiro de 2009 iniciamos mais um curso no período da tarde, Técnico em Secretariado, com quarenta alunos. Ganhamos uma Classe Descentralizada de Peruíbe com dois

(24)

cursos Técnicos em Contabilidade e Logística. Em 2010 a classe descentralizada de Peruíbe recebeu mais um curso, Técnico em Modelagem para o Vestuário.

Em 2012 iniciamos duas turmas de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio com os cursos de Administração e Informática para Internet e em 2013 iniciamos o Curso Técnico em Meio Ambiente no período noturno. Em 2016 iniciamos a primeira turma de Ensino Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, aproveitando toda a infraestrutura que a escola possuia.

Hoje nossa unidade conta com os cursos técnicos Modulares e ETIM em Meio Ambiente, Administração e Informática para Internet.

A escola desenvolve um projeto pedagógico, pensando no aprimoramento humano consciente da cidadania, dos valores de reconhecimento, da importância da comunicação nas relações interpessoais e pelo prazer do aprender. A escola possui uma característica relacionada ao desenvolvimento dos conhecimentos através da realização de projetos. A missão da unidade escolar é de formar e capacitar cidadãos conscientes de seu papel social e profissional, garantindo a sustentabilidade no mundo globalizado, fazendo com que a Comunidade escolar explore o interesse pela pesquisa e o conhecimento da realidade, através das diferentes possibilidades nos diferentes projetos conduzidos.

A escola já é referência pedagógica na Região, possibilita a recepção de outras escolas na Unidade, através de grupos de alunos, para conhecer o trabalho do qual desenvolve. Esta ação é realizada através de agendamento. Participam deste projeto alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, contudo a presença maior é dos alunos da rede pública.

A unidade escolar valoriza as habilidades do qual os discentes demonstram possuir ao chegar à escola e são estimulados a participarem de projetos específicos como: festivais de música, concurso de desenhos, vídeos, fotografia, redação e o projeto rádio.

 PROJETOS E EVENTOS CULTURAIS  

Feira de Ciências 2015.  

 

(25)

Show de Talentos - 2015.  

Mostra de TCC 2015.

Dia de Limpeza de Rios e Praias 2015

Projeto Mês do Autor - Projetos de Incetivo a Leitura

Todos estes projetos desenvolvem nos alunos a conscien zação do seu papel social como cidadão, entregando-os a formação cultural. A educação Polí ca é es mulada através de projetos como o Parlamento Jovem, os alunos do Ensino Médio par cipam desde 2009 e já são dois projetos que foram escolhidos para ser apresentados na Câmara dos Deputados em São Paulo, dois de nossos alunos foram deputados por um dia e defenderam suas ideias sociais de auxilio a sociedade. Este projeto começa com

(26)

oficinas para todos os alunos do Ensino Médio e recebem orientações da Coordenadora Pedagógica para confecção do projeto de lei, que deve seguir padrões que são estabelecidos como regra para apresentação do mesmo.

 

Aluna Carolina Borges - Palestra sobre sua Experiência no Parlamento Jovem 2009  

 

Site da Prefeitura de Itanhaém - Parlamento Jovem 2011.

 

A Escola estimula a leitura, com projetos de Leitura e Concurso de Redação, muitos alunos são estimulados e

instruídos a participarem de concursos de Nível Nacional, tanto na área de extas como de humanas. No ano de 2012, tivemos alunos que participaram e estiveram como finalistas nas olimpíadas da Língua Portuguesa.

  

Viviane Rasga, Professora de Lingua Portuguesa e Thamires, Aluna Finalista da Lingua Portuguesa 2012.

   

2008: Medalha de Bronze na Olimpíada de Matemática (Obmep); 2009: Medalha de Bronze na Olimpíada de Matemática (Obmep); 2009: Medalha de Bronze na Olimpíada de Astronomia (Oba); 2010: Medalha de Prata na Olimpíada de Matemática (Obmep); 2010: Medalha de Prata e Bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa; 2011: Medalha de Bronze na Olimpíada de Física;

2012: Medalha de Prata na Olímpiada de Língua Portuguesa; 2013: Medalha de Bronze na Olimpíada de Física (Obmep); 2014: Participação na Olímpiada de Língua Portuguesa;

(27)

2016: Medalha de Bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa.

Os nossos alunos também são estimulados a participarem anualmente da FETEPS, tendo este como meta do nosso plano politico pedagógico. No ano de 2013, todos os cursos técnicos de nossa unidade tiveram projetos inscritos, e três deles selecionados. E nesta 7ª edição da FETEPS, tivemos a honra de ter um projeto vencedor na Categoria 3 - Ciências Biológicas e Agrárias - com o projeto Antibiótico Vegetal. No ano de 2014, os Cursos de Informática para Internet e Administração (ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio) também participaram e tiveram destaque em seus projetos. Em 2016 os alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio tiveram destaque e participação na 10ª FETEPS com um projeto de leitura.

Projeto vencedor da 7ª Edição da FETEPS - Antibiótico Vegetal.(2013)

Projeto ETIM Administração - 2014 - 8ª FETEPS

(28)

Projeto ETIM Administração - 2016 - 10ª FETEPS

Solidariedade é outro ponto forte da escola, desde a implantação desta ETEC foi criado o projeto chamado "NATAL SOLIDÁRIO" que conta com a participação de todos da Unidade Escola e Comunidade, a escola se organiza para receber crianças de um bairro carente de recursos , eles tem um Natal na escola, professores, funcionários e alunos auxiliam com atividades diversas proporcionando um dia de muita emoção, todo ano um dos professores se veste de papai Noel , para entrega dos presentes.

      Natal Solidário - 2008       Natal Solidário - 2009   Natal Solidário - 2010  

(29)

    Natal Solidário - 2011     Natal Solidário - 2012 Natal Solidário - 2013      Natal Solidário - 2014  

(30)

Natal Solidário - 2015 

 

Natal Solidário - 2016 

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO

Modalidade: Médio

Descrição:

ETIM - ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO.

A ETEC DE ITANHAÉM, foi contemplada com duas salas de Ensino Médio no período diurno no ano de 2008,com 40 alunos em cada sala que somavam 35 alunos do sexo masculino e 45 alunos do sexo feminino, totalizando 80 alunos, como primeira turma da ETEC de Itanhaém nesta habilitação. Houve um plano de expansão do ensino médio nas Escola Técnicas, devido a bons resultados no ENEM, (Exame Nacional do Ensino Médio) colocando as Etecs em um padrão favorável ao desenvolvimento do educando que está inserido nesta Instituição; com isso fez com que o Centro Paula Souza, considerasse estes dados.

O Ensino Médio passou por organizações de currículo, onde foi apresentado a todas as escolas Técnicas da Instituição em 2006, é, portanto, resultado de um trabalho coletivo, que se iniciou em 2001, com a participação de um grupo pequeno de educadores, em atendimento à metodologia adotada para os laboratórios de currículo dos diferentes cursos, que era constituído por 4 docentes da Coordenadoria de Ensino Técnico (CETEC) e 7 docentes representando 6 das nossas Escolas Técnicas Estaduais (ETE).

Este trabalho envolveu, em 2005, com a participação, no curso promovido pela CETEC para apresentação da Proposta, de 87 Coordenadores de Ensino Médio, representando 81 Unidades Escolares. Os quais se responsabilizaram pela capacitação também de seus colegas de curso para implantação da mesma em suas respectivas Unidades Escolares.

Muitas reflexões e experiências foram introduzidas para formação e construção do currículo do Ensino Médio do Centro Paula Souza. Em 2013 as duas últimas turmas de Ensino Médio se formaram e a ETEC de Itanhaém ficou somente com as turmas de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e Ensinos Técnicos Modulares a noite.

Habilitações associadas:

Ensino Médio

Modalidade: Técnico

Descrição:

CURSOS TÉCNICOS

A organização dos cursos e horários ficaram dispostos da seguinte forma: O Ensino Médio Integrado com Administração, com Informática para internet e Meio Ambiente esta no período da manhã e tarde (Integral).

(31)

Os Cursos Técnicos de Informática para Internet, Administração, e Meio Ambiente. Estão todos no período noturno.

Técnico em Meio Ambiente: O curso propõe o cuidado com o meio ambiente, incentivando os alunos nas pesquisas relacionadas. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos

Técnico em Administração: O curso abrange um conjunto a caracterização de atender o mercado de trabalho executam as funções de apoio administrativo do qual exige o plano de curso, sendo apoiado na unidade escolar projetos que envolvem a prática administrativa, para dinamizar e estimular o conhecimento.

Técnico em Informática para Internet: Os Cursos do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação trabalham a questão de desenvolvimento de tecnologias ferramentas de desenvolvimento de projetos para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônico.

Habilitações associadas:

Administração Meio Ambiente

Informática para Internet

Modalidade: Integrado

Descrição:

ETIM - ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO.

A ETEC DE ITANHAÉM iniciu em 2012 o Ensino Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio com 1 sala de 40 alunos e o Ensino Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio com 1 sala também de 40 alunos.

Em 2016 iniciamos o Ensino Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio com 1 sala com 40 alunos. Neste ano de 2017 a Escola Técnica de Itanhaém está com 8 salas de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, contendo 40 alunos em cada sala. Sendo:

1º Ano 2º Ano 3º Ano ETIM

1MAD 2MAD1 3MAD1 ETIM – Administração

1MIN1 2MIN1 3MIN1 ETIM – Informática para Internet

1MAM1 2MAM1 - ETIM – Meio Ambiente

Habilitações associadas:

Administração (Etim) Meio Ambiente (Etim)

Informática para Internet (Etim)

AGRUPAMENTO DISCENTE (1º Semestre) - 2017

Habilitação Série/Módulo Turno Qtd. Classes Qtd. Alunos

Administração 1º Módulo Noite 40 01

Administração 2º Módulo Noite 40 01

Administração 3º Módulo Noite 32 01

Administração (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Administração (Etim) 2ª Série Manh? 38 01

Administração (Etim) 3ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet 1º Módulo Noite 40 01

Informática para Internet 2º Módulo Noite 36 01

Informática para Internet 3º Módulo Noite 31 01

Informática para Internet (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet (Etim) 2ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet (Etim) 3ª Série Manh? 38 01

Meio Ambiente 1º Módulo Noite 40 01

Meio Ambiente 2º Módulo Noite 36 01

Meio Ambiente 3º Módulo Noite 33 01

(32)

Soma total 16 604

AGRUPAMENTO DISCENTE (2º Semestre) - 2017

Habilitação Série/Módulo Turno Qtd. Classes Qtd. Alunos

Administração (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Administração (Etim) 2ª Série Manh? 38 01

Administração (Etim) 3ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet (Etim) 2ª Série Manh? 40 01

Informática para Internet (Etim) 3ª Série Manh? 38 01

Administração 1º Módulo Noite 40 01

Administração 2º Módulo Noite 40 01

Administração 3º Módulo Noite 32 01

Informática para Internet 1º Módulo Noite 40 01

Informática para Internet 2º Módulo Noite 40 01

Informática para Internet 3º Módulo Noite 36 01

Meio Ambiente 1º Módulo Noite 40 01

Meio Ambiente 2º Módulo Noite 40 01

Meio Ambiente 3º Módulo Noite 36 01

Meio Ambiente (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Soma total 16 620

CLASSES DESCENTRALIZADAS

RECURSOS HUMANOS 2017

QUADRO TOTAL DE FUNCIONÁRIOS

Direção (Diretora Etec, Acadêmica , Serviços e ATA) 04

Administrativos 06 Auxiliar Docente 01 Docentes 39 Estagiários 04 Vigias 06 Limpeza 03

Nome: ALEX MARCELO DOS SANTOS

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: ALEX PAULO DE ARAÚJO

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: ALINE ALBUQUERQUE FONSECA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: AMANDA RODRIGUES LAMEIRA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

(33)

Cargo/Função: Docente Atividades:

Nome: Ana Paula da Costa Santos

Cargo/Função: Outros

Atividades: Limpeza

Nome: Anali Rodrigues dos Santos

Cargo/Função: Administrativo Atividades:

Nome: Antônio Felipe Antunes Lopes

Cargo/Função: Auxiliar de Docentes

Atividades: Auxilia Professores - CI - Cento de Informática

Nome: ARLETE DO CARMO TEIXEIRA ATAÍDE

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: ARMANDO SIMITAN JÚNIOR

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: BEATRIZ CRISTINA DA ROCHA FRANCO

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: Bruna Michelli dos S. Soares

Cargo/Função: Estagiário Atividades: Apoio a Secretaria.

Nome: CLÁUDIO LOPES FERRINI GARCIA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: Cristiane dos Santos B. Pintadinho

Cargo/Função: Estagiário Atividades: Apoio a Secretaria

Nome: Débora Cravo da Silva Morais

Cargo/Função: Administrativo Atividades: Auxiliar Administrativo

Nome: DIMORIE SILVA DE OLIVEIRA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: DIOGENES LEANDRO LEITE PEREIRA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: Ederson Augusto Teixeira

Cargo/Função: Administrativo Atividades: Auxiliar Administrativo

Nome: Edson Tito da Silva

Cargo/Função: Outros

(34)

Nome: EDUARDO FRANCISCO P. DE SOUZA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: ELIAMAR GUTIERRES AUGUSTO

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: ELISÂNGELA XAVIER P.DOS SANTOS

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: HARALDO SILVIO RAMALHO MARQUES

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: ATA - Assistente Técnico Administrativo.

Nome: Irene Souza Santos Bispo

Cargo/Função: Outros

Atividades: Limpeza

Nome: Jairo Malta Miranda da Silva

Cargo/Função: Administrativo Atividades:

Nome: Jean Carlos da Silva

Cargo/Função: Estagiário Atividades: Apoio a Secretaria.

Nome: JENIFFER SIMÕES PEIXOTO KOKI

Cargo/Função: Administrativo Atividades: Diretora de Serviços

Nome: JOÃO BOSCO GIANOTTI

Cargo/Função: Docente

Atividades: Coordenador de Saneamento.

Nome: JOELMA LÚCIA SARTORI

Cargo/Função: Docente

Atividades: Coordenadora de Informática Para a Internet / Web Design.

Nome: JOSÉ ADRIANO DE BARROS

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: José Alves de Oliveira Junior

Cargo/Função: Outros

Atividades: Vigilância

Nome: JOSÉ WELLINGTON COSTA SILVA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: JULIO CESAR MENEZES BORGES

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: LUCAS LIMA FURIÓ

Cargo/Função: Docente

(35)

Nome: Lucymilia de Campos R. Pajaro

Cargo/Função: Administrativo Atividades: Auxiliar Administrativo

Nome: LUIZ FERNANDO MOSOLINO DE OLIVEIRA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: MARCELO GAZZO

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: Marcelo Monteiro da Silva

Cargo/Função: Outros

Atividades: Vigilância

Nome: MARÍLIA RODRIGUES LAMEIRA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: Márcia Cristina de Lima Silva

Cargo/Função: Estagiário

Atividades: Apoio a Diretoria Acadêmica

Nome: MICHELLE BARBOSA ARAUJO

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora - Coordenadora Pedagógica da Unidade

Nome: MILENA BIAZZUS DA SILVA RIBEIRO

Cargo/Função: Administrativo Atividades: Diretora Acadêmica

Nome: MOEMA SETUBAL DE SOUZA

Cargo/Função: Docente

Atividades:

Nome: MURILO PEREIRA SANTOS DA SILVA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: NAIÁ ROCHA DA SILVA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor

Nome: NALITA GOMES DA SILVA

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora - Orientadora Educacional da Unidade

Nome: Nilton Fazolin

Cargo/Função: Outros

Atividades: Vigilância

Nome: Noemia Tomoko Toyogochi

Cargo/Função: Administrativo Atividades:

Nome: OSWALDO LUIZ PAQUIER BERTOLI

Cargo/Função: Docente

Referências

Documentos relacionados

Considerando que os objetivos deste estudo foram identificar as ideias dos estudantes sobre a constituição interna da matéria inerte e na matéria viva, bem como das partes que

Por outro lado, a heterogeneidade constitutiva da enunciação da autora, pensada a partir de seus exteriores: o dialogismo de Bakhtin e a psicanálise lacaniana,

In this study, we analyzed the relationship of ant species richness with oceanward edge dis- tances to inland sand dunes, testing the predic- tion that ant species richness,

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

modo favorável; porem uma contusão mais forte pode terminar-se não só pela resolução da infiltração ou do derramamento sanguíneo no meio dos. tecidos orgânicos, como até

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Nosso material de pesquisa foi recolhido de atendimentos psicanalíticos em grupo realizados pelos participantes do núcleo de atendimento psicanalítico Digaí-Maré, em projeto