• Nenhum resultado encontrado

1.1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Rua Frei Paulino, 30 – Cep.: 38.025-180 – UBERABA – MG

Fone: (34) 3318- 5000 – Home-page: www.uftm.edu.br

EDITAL Nº 03/2015 – CAP/PIBID, DE 12 DE MARÇO DE 2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE SUPERVISÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFTM A Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP), no uso de atribuições previstas no artigo 56 e no artigo 64, inciso VI, da Portaria 096/2013, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para seleção de professor supervisor, bolsista, nas áreas de Ciências Biológicas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Língua Espanhola e Interdisciplinar, para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFTM.

1. DOS OBJETIVOS DO PIBID

1.1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; 1.2. contribuir para a valorização do magistério;

1.3. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

1.4. - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

1.5. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; 1.6. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

1.7. contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. 2. DAS CARACTERÍSTICAS DO PIBID

2.1. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, doravante denominado Pibid, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010 e a Portaria 096/2013.

2.2. O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

2.3. Os projetos apoiados no âmbito do Pibid são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores de educação básica e

(2)

orientação de professores das IES.

2.4. O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades.

2.5. A oferta é de vinte (20) vagas para cadastro reserva para professores do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) e Médio. A distribuição do número de vagas está previsto no item 9.1 deste edital. 2.6. O PIBID pode incluir atividades nos diferentes turnos dos dias letivos, desde que não comprometam as atividades de sala de aula das Escolas Participantes. São previstas atividades nessas instituições e nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro envolvendo,

obrigatoriamente, todos os bolsistas (professores coordenadores, professores supervisores e

licenciandos) e, em situação especial, outros membros da comunidade escolar que queiram colaborar com a execução do PIBID/UFTM.

3. DOS RECURSOS FINANCEIROS E DURAÇÃO DAS BOLSAS

3.1. Os recursos financeiros do PIBID destinam-se, exclusivamente, ao pagamento de bolsas para os licenciandos da graduação da UFTM, os professores coordenadores, os professores supervisores e, ainda, ao custeio das atividades do PIBID.

3.2. O valor da bolsa para os supervisores está fixado em R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) a ser concedida mensalmente, diretamente aos beneficiários, pela CAPES, durante a execução do Projeto.

3.3. Para os subprojetos participantes deste edital, a duração da bolsa será de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por igual período.

3.4. Independentemente de seu prazo de duração, as bolsas terão vigência apenas durante a execução do projeto/subprojeto.

3.5. Durante a execução do projeto, será permitida a substituição do supervisor que descumprir as exigências do PIBID ou deste edital, ou que solicitar, por vontade própria, o seu desligamento do subprojeto.

4. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DOS SUPERVISORES

4.1. Requisitos para concorrer a Professor Supervisor (candidato a bolsista): 4.1.1. Ser brasileiro ou naturalizado.

4.1.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.1.3. Ser, preferencialmente, professor efetivo do magistério da Educação Básica, em efetivo exercício no Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) ou Médio, na rede pública.

4.1.4. Ser professor na escola participante do projeto Pibid e ministrar disciplina ou atuar na área do subprojeto.

4.1.5. No caso de o professor ministrar aulas em mais de uma escola, deverá possuir maior carga horária disponível na escola onde será realizado o projeto.

(3)

4.1.7. Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos de magistério na educação básica. 4.1.8. Ser aprovado pela comissão de seleção do Pibid da UFTM, constituída para esse fim. 4.1.9. Não ser cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de Coordenadores de Área, Coordenadores de Gestão e Coordenador Institucional.

4.1.10. Para o caso de o professor atuar em mais de uma disciplina, inscrever-se apenas na área em que possua maior experiência.

4.1.11. Dispor, no mínimo, de 32 horas mensais e 8 semanais para as atividades do PIBID (além das atividades escolares) para dedicar às atividades do PIBID.

4.1.12. As 8 horas semanais deverão atender a uma das seguintes possibilidades de distribuição: a) uma manhã e uma tarde; b) duas manhãs; c) duas tardes. Cada um dos períodos (manhãs ou tardes) deve perfazer um total de 04 horas seguidas, sem contabilizar horários para refeições e outros intervalos existentes nos dias letivos.

4.1.13. Não estar licenciado/afastado, a qualquer título, da Instituição, durante o período de execução do projeto.

4.1.14. Não possuir relação empregatícia com a UFTM. 4.2. Compromissos do Professor Supervisor PIBID/UFTM

4.2.1. Elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência, participando integralmente das atividades de acordo com o cronograma PIBID, promovendo a socialização de resultados e outras atividades previstas no plano de trabalho do coordenador do subprojeto.

4.2.2. Fazer registros semanais em caderno de campo e/ou diário de registro para composição de relatórios mensais a serem entregues ao professor coordenador do subprojeto.

4.2.3. Atentar-se à utilização do português de acordo com a norma culta, quando se tratar de comunicação formal do programa ou demais atividades que envolvam a escrita.

4.2.4. Acompanhar o plano de atividades dos licenciandos bolsistas PIBID, com emissão de parecer, adaptando-o conforme a realidade escolar e em concordância com o professor coordenador do subprojeto.

4.2.5. Reunir-se com a equipe executora do PIBID ordinariamente conforme previsto no plano de trabalho institucional.

4.2.6. Participar de seminários de iniciação à docência do Pibid promovidos pelo projeto do qual participa, procurando apresentar, juntamente com os alunos bolsistas e os professores coordenadores do PIBID/UFTM, comunicações e pôsteres em congressos e outros eventos similares, com o objetivo de divulgar os resultados alcançados pelo PIBID/UFTM.

(4)

4.2.7. Comunicar, por escrito, ao coordenador do subprojeto o descumprimento ou o impedimento do aluno bolsista na execução de tarefas.

4.2.8. Controlar a frequência dos alunos bolsistas na escola, repassando, por escrito, essas informações ao Coordenador do subprojeto.

4.2.9. Receber, semanalmente (no mínimo 8 horas extraclasses), os licenciandos bolsistas do PIBID, viabilizando sua participação nas atividades do projeto sem, contudo, permitir que o licenciando assuma isoladamente as ações de responsabilidade do docente como, por exemplo, elaboração de avaliações, aulas, preenchimento de diários e outras.

4.2.10. Ser pontual e assíduo na escola e em todas as atividades do projeto PIBID a que está vinculado.

4.2.11. Mobilizar a direção da escola, os professores e a comunidade escolar, quando necessário, para possibilitar a realização das atividades previstas no PIBID.

4.2.12. Comunicar, com antecedência, ao coordenador de subprojeto as atividades previstas no calendário escolar que poderão impedir a realização das atividades do PIBID na escola. 4.2.13. Informar ao coordenador de área eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram participação no Pibid.

4.2.14. Enviar ao coordenador institucional quaisquer documentos de acompanhamento das atividades dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação, sempre que solicitado. 4.2.15. Participar das atividades de acompanhamento e avaliação do Pibid definidas pela Capes.

4.2.16. Manter seus dados atualizados na Plataforma Freire, do MEC. 4.2.17. Assinar termo de desligamento do projeto, quando couber.

4.2.18. Compartilhar com os membros do colegiado de curso e seus pares as boas práticas do Pibid na perspectiva de buscar a excelência na formação de professores.

4.2.19. Elaborar e desenvolver, quando possível, projetos interdisciplinares que valorizem a intersetorialidade e a conexão dos conhecimentos.

4.2.20. Restituir à Capes eventuais benefícios recebidos indevidamente do programa, a título de bolsa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

4.2.21. Restituir, por meio de depósito direto na conta bancária do Pibid-UFTM, recursos recebidos a título de diárias, passagens e inscrição quando da desistência de participar do evento acadêmico a que os recursos recebidos foram destinados.

4.2.22. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de iniciação à docência e outros previstos no projeto institucional e promovidos pela UFTM.

(5)

4.2.23. Produzir, a cada 02 anos, ao menos dois trabalhos (artigo e/ou relato sobre experiências didáticas, produção de materiais didáticos e desenvolvimento de propostas metodológicas) para socialização dos resultados do PIBID/UFTM.

5. DOS PRAZOS E LOCAL DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS À BOLSA DE PROFESSOR SUPERVISOR

5.1. O professor candidato à bolsa deverá efetuar sua inscrição na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - Cep.: 38.025-050 – UBERABA – MG

Fone: (34) 3318- 5523 nos dias 06 e 07 de abril de 2015, nos seguintes horários: ● Manhã: 8h30 às 11h00

● Tarde: 14h30 ás 17h00

5.2. Os interessados também poderão obter informações pelo e-mail: secretariapibid@gmail.com; ou pelo fone: 3318-5523.

6. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

6.1. Para a inscrição dos professores candidatos à bolsa, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

● Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (Anexo I).

● Currículo do professor, conforme Anexo II, com documentos comprobatórios. ● Cópia do CPF, carteira de identidade e comprovante eleitoral.

● Comprovante de cargo de professor em exercício na rede pública.

● Comprovante de que está em exercício da docência (com a data de início do exercício) na escola que acolherá os bolsistas PIBID.

● Declaração emitida pela direção da escola para qual concorrerá à vaga de supervisor bolsista sobre a condição contratual (se efetivo, efetivado ou designado) em que está exercendo a docência na rede pública de ensino.

● Declaração do (a) diretor(a) informando a localização da escola (se urbana ou rural), a nota IDEB e se participa de Programa de Inclusão Social e Mais Educação.

● Carta de intenções com ações a serem desenvolvidas na escola. Esse documento deve ser elaborado pelo próprio candidato, assinado por ele e pelo gesto r da escola, e entregue no ato da inscrição com os demais documentos.

● Anexo III com a coluna TOTAL preenchida.

6.2. A apresentação incompleta da lista de documentos descritos acima implicará na não homologação, pela banca avaliadora, da inscrição do candidato para participação nas demais etapas do processo seletivo.

(6)

7. DA COMPOSIÇÃO DAS BANCAS DE SELEÇÃO

7.1. O processo de seleção do professor supervisor será conduzido pela coordenação institucional, em conjunto com os coordenadores de gestão, e pela coordenação de área de cada subprojeto.

7.2. As bancas para seleção dos candidatos serão compostas por 03 (três) professores da UFTM, assim distribuídos:

● 01 membro da coordenação institucional do PIBID/UFTM 2013. ● 01 coordenador de área do subprojeto do PIBID/UFTM 2013. ● 01 professor externo ao PIBID/UFTM 2013.

8. DAS ETAPAS DE SELEÇÃO DOS SUPERVISORES 8.1. O processo de seleção terá as seguintes etapas:

8.1.2. Entrevista, com valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos (Eliminatória).

8.1.3. Na entrevista, para avaliar o candidato, a banca fará perguntas sobre os seguintes temas: conhecimento sobre os objetivos do Pibid; motivações para participar do Pibid; disciplina(s) que leciona; carga horária em sala de aula na escola para qual concorre a bolsa; metodologias do ensino usadas pelo candidato para ensinar os conteúdos da sua disciplina; formas de avaliação usadas em sala de aula. Além desses temas, outras perguntas poderão ser feitas pela banca avaliadora.

8.1.4. Carta de intenções, com valor de 0 (zero) a 100 pontos, tem caráter classificatório e deverá conter, com base nos objetivos do Pibid descritos na Portaria 096/2013, uma descrição fundamentada das ações possíveis de serem desenvolvidas na escola pelos bolsistas.

8.1.5. Prova de título. Na apreciação de títulos, que tem caráter classificatório, serão distribuídos até 100 pontos entre as seguintes categorias de documentos: títulos acadêmicos (até 30 pontos); atividades didáticas (até 25 pontos), atividades profissionais (até 25 pontos) e produção científica e/ou técnica (até 20 pontos). Na pontuação dos títulos acadêmicos será considerado apenas o título de maior grau.

8.2. Não serão considerados, para efeito de avaliação dos currículos, os itens que não forem devidamente comprovados por documentos assinados e carimbados pelos dirigentes das escolas ou representante legal.

8.3. Não serão considerados, para efeito de avaliação dos currículos, os documentos apresentados após a inscrição.

8.4. Será considerado aprovado, na entrevista, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 07 (sete). A nota final da entrevista é o resultando da média simples das notas atribuídas por cada um dos avaliadores.

8.5. A nota da prova escrita será o resultado da média simples das notas atribuídas por cada membro da banca.

(7)

8.6. A nota final, para classificação dos candidatos, será a média simples das notas da entrevista, carta de intenções e análise de títulos.

9. DO NÚMERO DE BOLSAS POR SUBPROJETOS

9.1. Somente serão considerados aprovados, obedecendo a ordem de classificação, o número de candidatos necessários para o preenchimento do número de vagas para entrada imediata e cadastro reserva, conforme descrito no quadro abaixo, para cada subprojeto participante deste edital: SUBPROJETO N. de vagas para prof. do Ensino Fundamental N. de vagas para prof. do Ensino Médio TOTAL (entrada imediata) Cadastro de reserva Ciências Biológicas 01 02 01 (E. Médio) 02 Letras – Inglês -- -- -- 01 Química -- 03 -- 03 Língua Espanhola -- -- 01 06 Interdisciplinar (poderão se inscrever professores das áreas Geografia, História, Letras-Português e Biologia)

-- -- 01 04

9.2. Para desempate, considerar-se-ão os seguintes critérios:

● candidatos pertencentes à escola com projetos de inclusão social. ● candidatos pertencentes à escola da zona rural.

● candidato pertencente à escola participante do Programa Mais Educação.

9.3. Se persistir o empate entre candidatos, considerar-se-á o maior tempo de atuação na escola a qual concorre à bolsa.

10. DO CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO

10.1. Divulgação da lista de candidatos com inscrição homologada: dia 08/04/15, a partir das 16 horas, no mural localizado na área de entrada da Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia – UBERABA – MG.

10.2. Realização da entrevista: nos dias 09 e 10 de abril de 2015, dentro do período das 8h30 às 17h00, nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com local a ser informado na divulgação da lista de inscritos.

10.3 Considerando o horário geral e o dia previsto no item 10.2, cada subprojeto participante deste edital definirá os horários específicos (matutino e/ou vespertino) para realização das

(8)

suas entrevistas.

10.4. A entrevista de cada candidato poderá ter duração de até 30 minutos.

10.5. Divulgação do resultado final no dia 13/04/15 – no mural localizado na área de entrada da Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia – UBERABA – MG. 10.6. A lista final dos aprovados no processo seletivo deverá conter as seguintes informações: a) o nome do candidato; b) a nota final; c) e a escola a que pertence o candidato.

11. DOS RECURSOS

11.1. O candidato poderá interpor recurso relativo ao processo seletivo, desde que apresentado por escrito, devidamente fundamentado e dirigido à Presidente da Comissão de Acompanhamento do PIBID-UFTM.

11.2. Os recursos deverão ser protocolados na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - Cep.: 38.025-050 – UBERABA – MG, Fone: (34) 3318- 5523, no dia

14/04/15, nos seguintes horários:

● Manhã: 8h30 às 11h30

11.3. O resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 15/04/15, a partir das 16 horas, no mural localizado na área de entrada da Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia – UBERABA – MG.

12. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

12.1. Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito, junto à Pró-Reitoria de Ensino, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados de sua publicação.

12.2. Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal.

12.3. Os pedidos de impugnação inconsistentes serão indeferidos. 12.4. Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo. 13. DA CONVOCAÇÃO

13.1. Os candidatos aprovados, quando convocados pelas coordenações de áreas dos subprojetos participantes deste edital, deverão protocolar na secretaria do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhôa, 582 – Bairro Abadia - Cep.: 38.025-050 – UBERABA – MG, Fone: (34) 3318- 5523, a seguinte documentação:

● cópia do comprovante de residência.

● cópia impressa e escaneada (e armazenada em CD e com arquivo identificado pelo nome do bolsista) do comprovante Bancário – Conta Corrente.

(9)

secretaria do Pibid).

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. Este edital foi elaborado levando-se em consideração as disposições previstas no Edital PIBID Nº 011/2012/CAPES e Portaria nº 96, DE 18 de julho de 2013, que regulamentam o PIBID (disponíveis em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid).

14.2. Os casos omissos no presente edital serão solucionados pela Comissão de Acompanhamento do PIBID/UFTM.

Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa Coordenadora Institucional do Pibid-UFTM

(10)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

O(a) Professor(a) abaixo assinado... Brasileiro(a), Estado Civil ..., Graduado(a) em:... Data de Nascimento: .../ .../ ..., Naturalidade: ...Residente e domiciliado na Rua/Av...

Bairro: ...CEP: ..., na Cidade:

... Estado:..., Telefone:... Celular: ..., e-mail...

Portador(a) dos seguintes documentos:

CPF: ..., RG: ..., Org. Exp:...

Apresentando documentação inclusa, vem requerer a V. Sa., a inscrição no Processo de Seleção de

Professor Supervisor para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na área de: ... Ainda pelo presente declara: 1) Conhecer o Edital nº 01/2015 e Portaria Nº 96, DE 18 de julho de

2013, expedidos pela CAPES, especificando requisitos mínimos exigidos para o presente processo

seletivo; 2) Saber que a documentação apresentada no ato da Inscrição será submetida a uma pré-análise para posterior deferimento ou não da Coordenação Institucional do PIBID/UFTM; 3) Declara ter entregue a documentação exigida no Edital, bem como ter anexado ao Curriculum Vitae (de acordo com modelo) todos os documentos comprobatórios mencionados na parte descritiva; 4) Declara, ainda, ter disponibilidade de no mínimo 08 horas semanais e 32 mensais extraclasse para se dedicar às atividades do PIBID/UFTM. Assim sendo e, estando ciente de todos os termos do Processo Seletivo, declara submeter-se integramente a ele para todos os efeitos avaliativos e seletivos do Edital.

No quadro abaixo, marque com um (X) todo seu tempo livre para dedicar-se ao PIBID. DIAS DA SEMANA Manhã (8h às 12h) Tarde (14h às 18h)

Segunda-feira Terça-feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira

Nestes termos, pede deferimento.

Uberaba ,... de ... de 2015. ...

(11)

... Assinatura do Diretor da Escola

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

(a ser preenchido pelo recebedor da inscrição na secretaria do Pibid)

Nº da Inscrição: ...

Data... Horário... Descrição dos documentos entregues conforme item 6 deste edital:

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Nome completo (e legível) do recebedor... Assinatura (legível) do recebedor ...

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

(a ser preenchido pelo recebedor da inscrição na secretaria do Pibid)

Nº da Inscrição: ...

Data... Horário... Descrição dos documentos entregues conforme item 6 deste edital:

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Nome completo (e legível) do recebedor... Assinatura (legível) do recebedor ...

(12)

ANEXO II

MODELO SIMPLIFICADO DE CURRÍCULO1 1) DADOS PESSOAIS:

NOME: _______________________________________________________________________ ENDEREÇO PROFISSIONAL: ____________________________________________________ CPF:___________________________________RG: ___________________________________

2) FORMAÇÃO ACADÊMICA (Anexar cópia do diploma):

GRADUAÇÃO: ________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: _________________________________________________________________ ANO DE OBTENÇÃO DO TÍTULO: _______________________________________________ PÓS-GRADUAÇÃO (Anexar cópia de diploma ou certificado de conclusão)

( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado.

3) TÍTULOS ACADÊMICOS (anexar cópia dos documentos comprobatórios).

4) PUBLICAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (anexar cópia da capa e

contracapa da publicação e cópia da primeira e da última página do texto publicado).

5)ATIVIDADADES DE MONITORIAS E PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS

EDUCACIONAIS (Anexar documento comprobatório emitido e assinado pela direção da escola;

apenas dos últimos cinco anos).

6)PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (anexar cópia de documento comprobatório;

apenas dos últimos cinco anos)

7)PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (livros, apostilas, roteiros experimentais etc.; anexar

documento comprobatório emitido e assinado pela direção da escola; apenas dos últimos cinco anos).

8)ATIVIDADES PROFISSIONAIS (consultorias educacionais, atividades administrativas,

orientação ou supervisão escolar etc. – anexar documento comprobatório emitido pela direção)

_____________________, ______de _____________________de 2015.

__________________________________________________________

1 O currículo deve listar APENAS as atividades que forem documentadas e comprovadas. A documentação deve se numerada e apresentada obedecendo a ordem de descrição neste formulário

(13)

Assinatura

ANEXO III

TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DO SUPERVISOR

*Neste item, deverão ser inseridos os comprovantes/certificados de projetos desenvolvidos, organização de feiras culturais e científicas realizadas, atividades administrativas, dentre outros. Não serão consideradas simples declarações de tempo de trabalho.

ATIVIDADES PONTUAÇÃO POR ITEM MÁXIMO DE PONTOS TOTAL Participação em eventos científicos Ouvinte 0,5 1 Apresentação de Trabalho 1 3 Apresentação de Oficinas ou minicursos 1 2 Publicação e produção de material didático Resumo em Anais 0,5 2

Resumo expandido em Anais 1 2

Publicação de atividades/material didático 1 2 Trabalho em Anais 1 2 Artigo em periódico 1,5 3 Capítulos em livro 1,5 3 Atividades didáticas Monitorias e participação em projetos acadêmicos 1 10

Participação em Projetos na área de educação 3 15 Títulos acadêmicos Acadêmica (Será dado 25 pontos ao título de maior grau ) Graduação 25 25 Especialização Mestrado Doutorado Complementar 5 5 Atividades* profissionais

Na escola pela qual se

inscreveu(por ano trabalhado)

4 20

Em outras escolas/instituições educacionais(por ano

trabalhado)

(14)

ANEXO IV

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÕES

ITENS A CONSIDERAR MÁXIMO DE PONTOS PONTOS

OBTIDOS Estruturação textual (Introdução,

desenvolvimento e conclusão)

20 Abordagem do tema: conhecimento dos

objetivos do Pibid, nível de relevância das propostas de ação.

50

Coesão e coerência do texto 15

Adequação à norma padrão da língua portuguesa

Referências

Documentos relacionados

6º Para contabilizar pontos para o Ranking Brasileiro Sênior 2015, os organizadores dos abertos internacionais, a serem realizados no Brasil, deverão solicitar

Devido ao aumento dos casos de COVID-19 nas comunidades do Grande Danbury, a partir de 30/10/2020, não é permitido visitantes para nenhum paciente no Hospital New Milford, a menos

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

Em estudos mais aprofundados, tem-se a análise dinâmica não linear geométrica de estruturas laminadas modeladas com elementos tridimensionais de barra considerando o efeito

Conforme pode ser observado na Figura 9, o Centro de Gravidade de cada ano para a produção de lenha não apresentou grandes variações ao longo do tempo, tornando evidente que o

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1