• Nenhum resultado encontrado

BRASILIANA - CATÁLOGO DIGITAL RADAMÉS GNATTALI: A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRASILIANA - CATÁLOGO DIGITAL RADAMÉS GNATTALI: A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

BRASILIANA - CATÁLOGO DIGITAL RADAMÉS GNATTALI:

A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL BALLESTÉ, Adriana Olinto*

GNATTALI, Roberto**

RESUMO

Radamés Gnattali é um dos mais importantes compositores brasileiros; no entanto, sua obra se encontrava quase que integralmente manuscrita dificultando o acesso por parte dos músicos e desconhecida do público. No presente artigo, é apresentado o projeto Brasiliana - Catálogo Digital Radamés Gnattal, que representou o primeiro passo no resgate não só da obra de Radamés como também de sua biografia, e resultou nas seguintes ações: a criação de catálogo digital multimídia; a digitalização, através de fotografia digital, das partituras originais manuscritas; e a transcrição e editoração eletrônica de sua obra em partitura digital midi.

Palavras-chave: biblioteca digital, digitalização de imagens, edição de partituras, música, musicologia,

sistemas de informações musicais

INTRODUÇÃO

Radamés Gnattali é um dos compositores mais importantes da música brasileira, mas até então se restringia a pequeno universo o conhecimento da dimensão e importância da obra desse músico, tão genial, capaz de inspirar frases como estas, de Tom Jobim: “...Radamés é água alta, é fonte que nunca seca / É cachoeira de amor, é chorão, rei da peteca” ou “Radamés é o pai de todos nós”.

O projeto Brasiliana – Catálogo Digital Radamés Gnattali, selecionado, entre 400 projetos, pelo Programa Petrobrás Música, em 2003, para receber um patrocínio, em dois anos de trabalho atuou em diversas frentes procurando preservar e divulgar a obra do compositor. Três ações principais nortearam o projeto: a criação de catálogo digital multimídia; a digitalização, através de fotografia digital, das partituras originais manuscritas; e a transcrição e editoração eletrônica de sua obra em partitura digital midi.

CATÁLOGO DIGITAL

O catálogo digital, apresentado em CD-ROM multimídia bilíngüe, inclui os seguintes módulos: catálogo de obras, discografia, radamés e seu tempo, galeria de imagens, álbum de recortes, fontes de consulta, sítios relacionados e jogos.

O catálogo de obras reúne 270 registros de músicas de concerto incluindo todas as versões e transcrições de cada obra. É ilustrado com imagens de partituras manuscritas e/ou editadas. Este catálogo é o cerne do trabalho permitindo a organização e a localização tanto do acervo em papel quanto do acervo digital.

*

Doutoranda em música pela UNIRIO e Mestre em Ciências (IME-RJ), Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica.

**

(2)

2

A base de dados foi desenvolvida utilizando o software de catalogação Microisis – Winisis.1 Com o objetivo de possibilitar maior integração, intercâmbio, acesso e interpretação de dados foi adotado o padrão MARC (MAchine Readable Cataloging)2 largamente utilizado. Os dados foram exportados, a partir do Microisis, no formato XML (eXtensible Markup Language)3, para integrarem o aplicativo em CD-ROM.

No CD-ROM a pesquisa ao catálogo de obras, no CD-ROM, pode ser feita por título, por data, por instrumento ou por formação instrumental. No caso de pesquisa por título é apresentada uma caixa de texto e/ou uma lista com o nome das obras. Na pesquisa por data, é apresentada uma lista das obras compostas relacionadas por década. Na pesquisa por instrumento e formação instrumental, é apresentada uma lista de obras para o instrumento ou a formação. Após a escolha da obra, o usuário é remetido para uma tela onde é apresentado o registro catalográfico com os seguintes campos: titulo da obra, data, vozes e instrumentos, notas de conteúdo (movimentos), descrição física, duração, notas gerais, dados de publicação. É possível a consulta a uma lista de abreviaturas utilizadas. São apresentadas, também, imagens de partitura manuscrita e/ou editada, em geral as primeiras páginas de cada movimento.

Figura 1: Janela de pesquisa no catálogo de obras.

1

Microisis – Winisis é um software distribuído pela UNESCO. Disponível em <http://portal.unesco.org/> e BIREME <http://www.bireme.br/>

2

LIBRARY OF CONGRESS. Standards in the Library of Congress Collections. Disponível em <http://www.theblackbook.net/acad/tagg/index.html> Acesso em: 5 set. 2004. 2004.

3

(3)

Figura 2: Imagem de partitura vista no catálogo de obras.

Uma extensa pesquisa foi feita para a elaboração do módulo Radamés e seu tempo, que contempla a cronologia do compositor contextualizada historicamente e ilustrada com fotos, textos, recortes, partituras, trechos de áudios e vídeo. A linha do tempo é dividida em 4 faixas: na primeira, encontram-se informações da vida pessoal e familiar; na segunda, informações profissionais; na terceira, fatos culturais que ocorreram no Brasil e no exterior; e, na quarta, dados políticos e culturais.

Figura 3: Ilustração do módulo Radamés e seu tempo.

Na Galeria de imagens estão expostas 170 imagens entre fotos, pinturas, desenhos, caricaturas e programas de concerto. Foram preparadas legendas que contam ainda mais sobre a vida de Radamés. A ferramenta de visualização de imagens permite ampliá-las, diminuí-las e outras facilidades.

(4)

4

Figura 4: Galeria de imagens

Para o Álbum de recortes foram selecionados 140 recortes de imprensa, de 1924 a 1988, que marcaram a trajetória profissional de Radamés, desde seus primeiros concertos, quando já era considerado um excelente pianista, até os últimos anos, quando, por exemplo, foi homenageado com o prêmio Shell, pela sua prestigiosa carreira.

Figura 5: Álbum de recortes

Os Depoimentos reúnem, em mídias diversas – filme, texto, recortes, opiniões de amigos, músicos, jornalistas e críticos de música sobre Radamés e sua obra.

(5)

Figura 6: Depoimento de Aída Gnattali constante no Álbum de recortes

Na Discografia foram catalogados 128 CD’s e LP’s, privilegiando as composições de concerto. Alguns arranjos e composições populares também mereceram registro por sua importância histórica.

No CD-ROM a pesquisa à discografia pode ser feita de duas formas: tanto se pode percorrer uma lista de títulos ou fazer uma busca por palavra em qualquer campo. Após a escolha do disco, é apresentada uma ficha catalográfica com os seguintes campos: descrição física, dados editoriais, notas, título, intérpretes e compositores de cada faixa. As imagens da capa do disco são apresentadas em pequenos ícones que, ao serem selecionados, abrem uma janela onde se pode ver a imagem ampliada.

(6)

6

Figura 7: Discografia – ficha catalográfica e imagem da capa de um disco

Foi preparada também uma bibliografia básica de música brasileira - Fontes de consulta, incluindo referências de trabalhos acadêmicos sobre a vida e a obra de Radamés.

A partir de uma lista de Sítios é possível o acesso na Internet a instituições culturais e de pesquisa, escolas de música, rádios, periódicos virtuais.

E, para relaxar, estão disponíveis dois divertidos Jogos de quebra-cabeças, um com uma imagem do compositor em um momento descontraído e outro, para os mais experientes, com uma partitura manuscrita.

(7)

Figura 8: Imagem de um quebra-cabeça

Além dos itens principais descritos, também estão presentes no multimídia informações sobre o projeto, créditos e um glossário fundamental para compreensão das formações instrumentais e termos não muito comuns utilizados pelo compositor.

DIGITALIZAÇÃO DAS PARTITURAS

As partituras de Radamés Gnattali estão, em sua maioria, manuscritas, escritas a lápis e em papel amarelado e de grande formato, dificultando enormemente a leitura e mesmo a cópia. Portanto, a digitalização foi uma medida imprescindível. Após vários estudos, a fotografia digital se mostrou o método mais eficaz. Além das partituras constantes no acervo principal, que se encontra em poder dos herdeiros, foram digitalizadas, também, partituras de outros acervos permitindo a reunião digital de partituras. A tecnologia DOCPRO Criação de Biblioteca Virtual4 foi adotada para a digitalização das partituras e organização do acervo digital.

Para se obter uma entrada única para cada obra e uma navegação lógica pelo acervo digital, estabeleceu-se um critério em três níveis baseado na formação instrumental de cada obra. O primeiro nível refere-se à formação instrumental propriamente dita (ex. solo, duo, trio). O segundo nível refere-se aos instrumentos que compõe determinada formação instrumental (ex. duo de flauta e piano). No terceiro nível, é referenciado título da obra. O acesso às partituras pode ser feito a partir de uma lista organizada pelo critério descrito acima ou através de uma busca pelo título da obra. Uma vez localizada a obra, pode-se navegar seqüencialmente através das páginas ou acessar diretamente um determinado movimento. Ferramentas de visualização permitem, entre outras coisas, o controle de ampliação e ajuste da imagem à tela.

4

DOCPRO - Criação de Biblioteca Virtual. Disponível em <http://www.docpro.com.br/> Acesso em: 12 set. 2005.

(8)

8

Figura 9: Banco de imagens de partituras.

TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DAS PARTITURAS

A leitura de partituras manuscritas é uma tarefa árdua para os músicos, especialmente quando se trata de partituras antigas e escritas a lápis; por isso, outra ação fundamental para garantir o repasse do legado artístico de Radamés Gnattali às futuras gerações foi a transcrição e edição das partituras.

A transcrição e edição é uma tarefa trabalhosa e lenta. Exige que um músico, com bastante experiência em edição de partituras, leia com atenção cada nota da partitura e digite no computador, por meio de uma interface midi e um programa especial. A revisão e edição final também é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado.

Foram editadas 87 partituras, selecionadas entre peças para instrumentos solistas, conjuntos de câmara e grande orquestra. O critério de escolha levou em conta os seguintes aspectos: obra já gravada; obra mais solicitada e ainda que não gravada; obra inédita de interesse imediato; obra em estado precário de conservação; e obra relevante.

(9)

Figura 10: Brasiliana nº 6 – Concerto para piano e orquestra. Rio 1954. Imagem digital em versão manuscrita e em versão editada.

CONCLUSÃO

O projeto Brasiliana é um marco inicial e fundamental para uma efetiva preservação e divulgação da obra musical de Radamés Gnattali. O catálogo em CD-ROM atuará como um fator de apresentação e difusão da vida e obra do compositor. A digitalização das partituras permite a preservação do original, na medida em que tira de circulação o manuscrito. E a edição terá o papel de garantir não só a preservação como também a difusão e permanência da obra do compositor, instrumentista e maestro.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos especialmente à Petrobras que patrocinou o projeto; à equipe do projeto sob a coordenação geral de Roberto Gnattali, coordenação de tecnologia da informação de Adriana Olinto Ballesté, coordenação de catalogação de partituras de Nelly Gnattali, coordenação de edição de partituras de Jayme Vignoli, coordenação administrativa de Luiz Boal; às empresas Midiarte, Docpro e Discover Studio; e também ao apoio das seguintes entidades: Conservatório Brasileiro de Música; Fundação Biblioteca Nacional; Laboratório Nacional de Computação Científica; Museu da Imagem e do Som; Sala Cecília Meireles; Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo geral deste estudo foi caracterizar o nível sócio-comunicativo de crianças com transtorno do espectro do autismo quanto à classificação em níveis sócio-comunicativos,

Em relação ao segundo corte da estação chuvosa as características ALT e DC apresentaram significância em nível de 1% de probabilidade pelo teste F, no entanto

Os autores trouxeram como exemplo de reação a utilização de óleo de soja e DMC na razão molar de 3:1 DMC:óleo, 0,3% m/m de metóxido de sódio em relação ao óleo adicionado na

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar como que, nas últimas décadas com a revisão bibliográfica, Dom Rodrigo deixa de ser “louvado”, como fizeram seus

Prateleira em grelha e tabuleiro para assar /tabuleiro para grelharem conjunto: Introduza o tabuleiro para assar / tabuleiro para grelhar entre as barras- guia dos apoios

Os materiais do grupo do Catucaí Catucaí Amarelo 24/137 C.O, Catucaí Vermelho 24/137 C.O, Catucaí Vermelho 20/15 cv 476 e Catucaí Vermelho 19/18 cv 221, do grupo Sarchimor

O passeio na Vila da Glória contempla a travessia de balsa de Joinville para a Vila da Glória, pela Baia da Babitonga, e a estrada em meio a Mata Atlantica, com opção

A importância do banco de sementes para a regeneração das florestas tropicais relaciona-se ao estabelecimento de grupos ecológicos, como o das pioneiras, e com a restauração da