• Nenhum resultado encontrado

Manual Do Aikido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Do Aikido"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)
(2)

UMÁRIO UMÁRIO 

::

1.

1. O

O QUE

QUE É

É AIKIDÔ?

AIKIDÔ?

33

2.

2. O

O AIKIDÔ

AIKIDÔ NO

NO BRASIL

BRASIL

55

3.

3. O

O DOJÔ

DOJÔ

77

4.

4. ASPECTOS

ASPECTOS TÉCNICOS

TÉCNICOS

11

11

5.

5. LISTAS

LISTAS DE

DE KATAS

KATAS PARA

PARA EXAME:

EXAME:

23

23

6.

6. KATAS

KATAS DE

DE JÔ

JÔ –

– BASTÃO

BASTÃO :

: (

( JÔ

JÔ NO

NO SUBURI

SUBURI )

)

25

25

7.

7. KATAS

KATAS DE

DE BOKKEN

BOKKEN –

– ESPADA

ESPADA :

: (

( KIHON

KIHON AIKI

AIKI KENPO

KENPO ).

).

25

25

8.

(3)

UMÁRIO UMÁRIO 

::

1.

1. O

O QUE

QUE É

É AIKIDÔ?

AIKIDÔ?

33

2.

2. O

O AIKIDÔ

AIKIDÔ NO

NO BRASIL

BRASIL

55

3.

3. O

O DOJÔ

DOJÔ

77

4.

4. ASPECTOS

ASPECTOS TÉCNICOS

TÉCNICOS

11

11

5.

5. LISTAS

LISTAS DE

DE KATAS

KATAS PARA

PARA EXAME:

EXAME:

23

23

6.

6. KATAS

KATAS DE

DE JÔ

JÔ –

– BASTÃO

BASTÃO :

: (

( JÔ

JÔ NO

NO SUBURI

SUBURI )

)

25

25

7.

7. KATAS

KATAS DE

DE BOKKEN

BOKKEN –

– ESPADA

ESPADA :

: (

( KIHON

KIHON AIKI

AIKI KENPO

KENPO ).

).

25

25

8.

(4)

UMA PEQUENA HISTÓRIA

UMA PEQUENA HISTÓRIA

Quando em um

Quando em um dojôdojô (local de treino) de um famoso mestre de artes marciais do Japão os seus(local de treino) de um famoso mestre de artes marciais do Japão os seus discípulos exaustos de treinar arduamente e não poderem competir entre eles ou com outros discípulos exaustos de treinar arduamente e não poderem competir entre eles ou com outros perguntaram ao mestre:

perguntaram ao mestre:

- Para que treinar tanto se não temos competições e não vamos lutar para ver quem é o - Para que treinar tanto se não temos competições e não vamos lutar para ver quem é o melhor?

melhor?

No que o mestre respondeu: "Eu criei uma arte onde se possa resolver conflitos, não No que o mestre respondeu: "Eu criei uma arte onde se possa resolver conflitos, não começá-los".

los".

Essa fábula é atribuída ao Grão Mestre Morihei Ueshiba, o criador do

Essa fábula é atribuída ao Grão Mestre Morihei Ueshiba, o criador do AIKIDÔ AIKIDÔ e traduz toda suae traduz toda sua filosofia e também sua vida.

(5)

1.

1.

O

O QUE

QUE É

É AIKIDÔ?

AIKIDÔ?

 AIKIDÔ

 AIKIDÔ é uma arte marcial japonesa criada pelo Grão Mestre Morihei Ueshiba na primeiraé uma arte marcial japonesa criada pelo Grão Mestre Morihei Ueshiba na primeira metade do século. Em um nível puramente físico, o

metade do século. Em um nível puramente físico, o AIKIDÔ AIKIDÔ pode ser definido como uma artepode ser definido como uma arte que envolve arremessos e chaves derivados do

que envolve arremessos e chaves derivados do Ju-Jitsu Ju-Jitsu  e outras técnicas derivadas doe outras técnicas derivadas do Kenjutsu 

Kenjutsu ..

Baseada nas técnicas da antiga escola de

Baseada nas técnicas da antiga escola de   Aikijujutsu Daito Ryu   Aikijujutsu Daito Ryu e na escola de esgrimae na escola de esgrima Shinkage Ryu 

Shinkage Ryu , além de escolas de técnicas de bastão, o, além de escolas de técnicas de bastão, o  AIKIDÔ AIKIDÔ visa a harmonização dovisa a harmonização do praticante com o adversário na realização das técnicas.

praticante com o adversário na realização das técnicas. O

O AIKIDÔ AIKIDÔ utiliza a própria energia do adversário (utiliza a própria energia do adversário (ukêukê) para ganhar controlá-lo ou arremessá-lo.) para ganhar controlá-lo ou arremessá-lo. Trata-se de uma arte com grande ênfase nas dinâmicas do movimento.

Trata-se de uma arte com grande ênfase nas dinâmicas do movimento.

Seus movimentos são circulares aproveitando a energia do adversário contra ele mesmo, Seus movimentos são circulares aproveitando a energia do adversário contra ele mesmo, podendo desde simplesmente desviar seu ataque a até causar um grande traumatismo podendo desde simplesmente desviar seu ataque a até causar um grande traumatismo articular, dependendo da energia empregada por ambos.

articular, dependendo da energia empregada por ambos. Além das técnicas de

Além das técnicas de Taijtsu Taijtsu (técnicas corporais), estuda também espada ((técnicas corporais), estuda também espada ( Aikiken Aikiken) e bastão) e bastão (( Aikijo Aikijo) como formas de aprimorar o movimento corporal e o controle do adversário.) como formas de aprimorar o movimento corporal e o controle do adversário.

BREVE HISTÓRICO 

BREVE HISTÓRICO 

O fundador do

O fundador do AIKIDÔ AIKIDÔ, Morihei Ueshiba, nasceu em 14 de dezembro de 1883, em, Morihei Ueshiba, nasceu em 14 de dezembro de 1883, em TanabeTanabe,, província de

província de WakaymaWakayma, Japão, filho de um próspero proprietário de terras e negociante, Japão, filho de um próspero proprietário de terras e negociante respeitado e participante na comunidade. Quando jovem, tinha problemas de saúde e o pai, respeitado e participante na comunidade. Quando jovem, tinha problemas de saúde e o pai, para fortalecê-lo, incentivava a prática de artes marciais. Em 1903, alistou-se no 37º Regimento para fortalecê-lo, incentivava a prática de artes marciais. Em 1903, alistou-se no 37º Regimento da Quarta Divisão de

da Quarta Divisão de OsakaOsaka, sendo apelidado de “Rei dos Soldados” por sua habilidade com, sendo apelidado de “Rei dos Soldados” por sua habilidade com baioneta, por seu árduo trabalho e grande honestidade.

baioneta, por seu árduo trabalho e grande honestidade.

No ano seguinte lutou na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e foi promovido ao posto de No ano seguinte lutou na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e foi promovido ao posto de sargento. Ainda no exército aprendeu esgrima

sargento. Ainda no exército aprendeu esgrima Yagyu-ryu-ju-jutsu Yagyu-ryu-ju-jutsu  na escolana escola GotôGotô e viroue virou instrutor.

instrutor.

Depois de um período colonizando as terras inóspitas do norte (ilha de

Depois de um período colonizando as terras inóspitas do norte (ilha de HokkaidoHokkaido) conheceu) conheceu Onisaburo Deguchi, mestre religioso da seita

Onisaburo Deguchi, mestre religioso da seita Omoto- kyu Omoto- kyu derivada doderivada do ShintoShinto que se tornou seuque se tornou seu orientador espiritual. Onisaburo era famoso por suas técnicas de meditação

orientador espiritual. Onisaburo era famoso por suas técnicas de meditação chinkon kishinchinkon kishin (acalmar o espírito e retornar ao divino).

(acalmar o espírito e retornar ao divino).

Foto do Fundador, Morihei Ueshiba Foto do Fundador, Morihei Ueshiba

(6)

Começa uma vida inteiramente dedicada ao BUDÔ (caminho das Artes Marciais) tendo aprendido a arte da espada da escola Shinkage, Jujutsu  nas escolas Kito e Daito e outras, tendo inclusive recebido o mais alto certificado da escola Daito das mãos do mestre Sokaku Takeda considerado um dos últimos samurais.

A denominação de oficial de AIKIDÔ data de fevereiro de 1942. Antes dessa data, a arte era conhecida pôr vários nomes, embora a substância permanecesse sempre a mesma. Quando o Fundador do  AIKIDÔ chegou a Hokkaido (ilha ao extremo norte do Japão), em 1910, após haver participado da Guerra Japão-Russia e já ser graduado em jujutsu e esgrima encontrou o Mestre Sokaku Takeda do Daito-ryu aikijujutsu , homem de baixa estatura e grande força, bastante rude e severo, de difícil convivência.

A escola Daito data da era Kamakura (1187-1333) e acredita-se que foi desenvolvida por  Minamoto Yoshimitsu que transmitiu à sua família e foi passando de geração a geração até que com o correr dos tempos chegou ao clã Takeda.

O aprendizado de O-Sensei (grande mestre, como é chamado M. Ueshiba) com Takeda foi árduo, as aulas eram dadas a mercê da vontade de Takeda que ainda submetia O-Sensei a trabalhos caseiros como cortar lenha, preparar suas refeições e banhos.

Assim com a idade de 33 anos, Mestre Ueshiba recebeu o título de mestre em Daito-ryu , que foi à base da criação do AIKIDÔ, substituindo o termo “ jutsu ” (arte para guerra) pelo de “do” (caminho espiritual).

Como a influência religiosa sobre o Mestre Ueshiba era grande, principalmente a religião Omoto e seu líder, Onisaburo Degushi, ele começou a trilhar um caminho não só preocupado em aperfeiçoar sua técnica, mas também seu espírito.

Um fato interessante na vida de O-Sensei dentre vários que ilustram sua vida foi o que aconteceu um dia em 1925 quando um oficial da Marinha perito em espada veio visitá-lo. A conversa termina em discussão e eles decidem acertar a diferença em um duelo com espadas de madeira. O oficial ataca seguidamente, mas Ueshiba evita, esquivando-se de cada golpe do adversário (mais tarde Ueshiba falou que captava sinais luminosos que indicavam para onde a espada do seu oponente iria bater!), e o homem acabou desistindo. Mestre Ueshiba foi para o  jardim de sua cabana, e ao olhar para o céu, subitamente tem uma estranha vibração, o que

ele mesmo disse é que:

“Tive a sensação de que o Universo inteiro entrava em vibração e uma energia de cor dourada se elevava da terra e se desenrolava como um novelo no meu corpo, transformando-o em dourado. Nesse instante meu corpo e meu espírito tiveram a clara consciência do pensamento de Deus, o criador do Universo”.

Assim O-Sensei experimentava o Sumi-Kiri , a claridade do corpo e da mente. Depois de lecionar em várias cidades e para pessoas da elite do governo e das artes marciais, o Fundador decide a se fixar em Tóquio e monta o Hombu-Dojo (academia central) sede da AIKIKAI, a fundação que cuida do AIKIDÔ no Japão e no mundo.

A partir daí o AIKIDÔ começa a se expandir pelo mundo, principalmente por causa da ocupação aliada pós Segunda grande Guerra que tornou o AIKIDÔ acessível aos ocidentais. Vários alunos graduados (shidoin) são enviados aos continentes para divulgar a arte.

Ao longo dos anos foi divulgando a arte pelo Japão inclusive tendo o reconhecimento de vários mestres de outras artes entre eles Jigoro Kano fundador do Judô que aclamou a arte do  AIKIDÔ como BUDÔ ideal e até enviou-lhe alguns de seus melhores alunos.

(7)

Recebendo o título de TESOURO NACIONAL VIVO no Japão, mestre UESHIBA, o “O’  SENSEI ” (Grande Professor), como ficou conhecido, divulgou o  AIKIDÔ em seu país e no mundo até seu falecimento, em 26 de abril de 1969, dizendo ser sua arte uma forma de unir  todos os povos do mundo em uma só nação.

2.

O AIKIDÔ NO BRASIL

Assim que chega ao Brasil, em 1960, o Shihan Reishin Kawai (8° Dan) começa a ministrar  aulas na colônia japonesa de São Paulo e para algumas tradicionais famílias paulistas. Kawai nasceu em Shimane, Yassugi-shi, Japão, em 28 de fevereiro de 1931. Em virtude da fragilidade de sua saúde, iniciou muito cedo a prática de budo, destacando-se entre eles o Sumo e Kenjutsu.

Um de seus primeiros alunos foi o Shihan Keizen Ono (7° Dan), um dos maiores divulgadores do AIKIDÔ no Brasil, líder da Associação Pesquisa de AIKIDÔ (APA) com sede em São Paulo e supervisor técnico do AIKIDÔ no Espírito Santo vindo constantemente a esse estado para ministrar seminários e exames de grau.

Keizen Ono Sensei nasceu em 1º de outubro de 1927 em Tóquio, Japão e chegou ao Brasil em 27 de julho de 1934, desembarcando no porto de Santos. Interessado dedsde cecdo pelas artes marciais, começou a treinar Judô em 1958 com Hiraki Kurashi Sensei, que o orientou até obter o grau de Shodan.

Encerrou a prática de judô em 1963 e se matriculou no Aikidô, uma nova arte marcial trazida do Japão, tendo como sensei Mestre Kawai Sensei. Começou a ministrar aulas de Aikido no ano de 1966 e hoje é o mais antigo aluno de Kawai Sensei em atividade.

Fundou, em 11 de julho de 1982, a Associação Pesquisa de Aikidô no Bairro da Liberdade, São Paulo. Em 1995, a APA transferiu-se para sua nova sede, na rua Paula Ney, 652, Aclimação, onde se encontra até hoje.

A ligação do Shihan (um dos maiores títulos em arte marcial) Ono com Vitória foi através do Sensei Francisco Takuji Sano (3° Dan) um senhor de 80 anos falecido em 1995 que foi o pioneiro no Estado.

Shihan Keizen Ono

(8)

Os que o conheceram sempre terão boas saudades de sua presença e lamentam por não terem podido desfrutar de mais tempo em sua companhia, já que ele ainda tinha muito a ensinar. Sempre exigente nos treinos (no começo os alunos iniciantes só faziam as técnicas básicas durante meses sem ao menos ver outras técnicas) Sano Sensei superava sua idade realizando técnicas que até os jovens tinham dificuldades, sem nunca reclamar exigia de si mesmo mais que seus alunos e sempre; sempre terminava o treino com uma rindo com seus alunos.

Hoje todos os professores de AIKIDÔ no Estado do Espírito Santo devem gratidão a Sano Sensei e sua família que apesar de todas as dificuldades conseguiram solidificar as bases do AIKIDÔ no Espírito Santo e a bondade e seriedade do Shihan Keizen Ono que nunca nos faltou e sempre esteve aberto a nos receber e ensinar as técnicas e tradições do AIKIDÔ.

A ASCAI (Associação Capixaba de Aikidô) iniciou seus trabalhos na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em março de 1999, com a 1ª Turma de Introdução ao AIKIDÔ, tendo como responsáveis Sensei Fábio Colatto (Diretor Técnico da ASCAI) e Sensei Adelino (Professor da UFES e Sensei de Judô), tendo como mestre Fábio Sensei e como monitor  Roberto Rabello (1º kyu).

O curso introdutório vem sido oferecido todos os semestres para os alunos da UFES e para a comunidade em geral e por ele já passaram mais de 200 alunos, dos quais muitos permanecem como alunos do dojô da UFES.

Sensei Francisco Takuji Sano

 Alunos da UFES em treino realizado em DomingosMartins

(9)

3.

O DOJÔ

É normal sentir-se constrangido ao entrar em um dojô de artes marciais tradicionais devido às reverências e às demais formas de etiqueta. As mesmas podem parecer exageradas, superficiais e desnecessárias. No entanto, cada ponto de etiqueta tem sua origem na preocupação pela segurança pessoal e o bem estar de todos.

A vida cotidiana exige comportamentos sociais e costumes que permitem que as pessoas se comuniquem sem haver mal entendidos. Isso se revela ainda mais importante numa sociedade de guerreiros, onde a violência só é temperada por um rigoroso código de honra e uma severa estrutura social. A etiqueta é o elemento controlador, e, nas sociedades feudais, constituía freqüentemente a estreita linha entre a vida e a morte.

Quando se entra em um dojô, entra-se em um mundo diferente, num mundo de guerreiros. Pode ser um lugar de respeito e amistosa camaradagem ou um covil de paranóia e desconfiança. No tatame do  AIKIDÔ, atacamos e somos atacados, aprimorando a nossa capacidade de responder instintivamente. É a corrente subjacente de etiqueta e comportamentos sociais que nos permite praticar em segurança, disciplinar e redirecionar as reações agressivas e desenvolver compaixão e respeito.

 AIKIDÔ não é um esporte.  AIKIDÔ é uma disciplina, um processo educacional para o adestramento da mente, do corpo e do espírito. A técnica física não constitui o verdadeiro objetivo, mas apenas uma ferramenta para o aprimoramento pessoal e a evolução do espírito. Um dojô de AIKIDÔ não é um ginásio ou uma academia. É o lugar onde as lições do Fundador  são estudadas. Ali não se exibe o ego, mas se exalta e limpa o corpo, a mente e o espírito. A correta atitude de respeito, sinceridade e modéstia, bem como a atmosfera adequada, são essenciais para o processo de aprendizado; e, como o AIKIDÔ é uma arte marcial, constituem ingrediente imprescindível para a segurança de cada indivíduo.

REGRAS DO DOJÔ 

1. Nosso dojô segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta.

2. Incube a cada estudante cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito

3. A limpeza é prece de ação de graças. Todos deverão participar da limpeza do dojô, mantendo igualmente limpos os próprios corações e mente.

4. O dojô não será utilizado para nenhum propósito, que não as aulas regularmente marcadas, sem a direta permissão do Sensei .

5. É prerrogativa do Sensei decidir se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra. A taxa mensal de contribuição garante o local do treinamento e dá a você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas. O estudante deve pagar  a contribuição na data marcada.

6. Respeite o Fundador e seus ensinamentos tais quais transmitidos pelo Sensei . Respeite o dojô, respeite o seu material de treinamento, respeite os colegas.

(10)

REGRAS DE TREINAMENTO 

1. É necessário respeitar os ensinamentos e a filosofia do Fundador, bem como a maneira como ele os veiculou.

2. O estudante tem a responsabilidade moral de NUNCA se valer de técnica do  AIKIDÔ para ferir outra pessoa ou exibir-se. Não se trata de uma técnica de destruição, mas de criação. Constitui um meio de edificar uma sociedade melhor graças ao aperfeiçoamento do caráter do indivíduo.

3. No tatame, não haverá conflitos egoísticos. O AIKIDÔ não é briga de rua. Você está no tatame a fim de transcender e purificar as suas reações agressivas, e encarnar o espírito do samurai pela descoberta da responsabilidade social.

4. Não haverá competição no tatame. O objetivo do  AIKIDÔ não consiste em lutar e derrotar um inimigo, mas em lutar e derrotar os próprios instintos agressivos. O poder do  AIKIDÔ não está na força física e sim na flexibilidade, comunicação, sincronia, controle e

modéstia.

5. Não se tolerará a insolência. Todos temos de conhecer as nossas limitações.

6. Cada pessoa tem diferentes habilidades físicas e diferentes razões para o estudo. Isso deve ser respeitado. O verdadeiro Aiki é a aplicação adequada e flexível às mudanças de situação. Você fica responsável por não provocar ferimentos. Deve proteger a si mesmo e ao parceiro.

7. Acate as instruções do Sensei  e aplique as suas sugestões a fim de treinar  sinceramente e tirar o melhor de sua capacidade. Não há lugar para discussões.

8. Todos os alunos estudam os mesmos princípios. Evitar-se-ão os conflitos entre grupos e a escolha de lados. Os membros do dojô perfazem uma família: na harmonia reside o segredo que faz o AIKIDÔ.

Se você não concordar com essas regras, não estará habilitado a estudar o AIKIDÔ neste dojô.

ETIQUETA DO DOJÔ 

1. Ao entrar na área de treinamento do dojô ou sair, faça uma reverência de pé.

2. Ao pisar no tatame ou sair dele, faça uma reverência em direção ao shomen e ao retrato do Fundador.

3. Respeite o seu material de treinamento. O gi (quimono) deve estar sempre limpo e em ordem. As armas devem estar em boa condição e no lugar certo quando fora de uso.

4. Nunca use o gi ou as armas de outra pessoa.

5. Poucos minutos antes do início da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditação silenciosa. Esses minutos são para você esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo.

6. A aula começa e termina com uma cerimônia formal. É importante que você não se atrase e participe dessa cerimônia. Mas, se houver motivo de força maior, deverá esperar, sentado formalmente ao lado do tatame, até que o Sensei  lhe dê permissão para juntar-se à turma. Faça uma reverência prostrado ao chegar ao tatame. Evite com isso perturbar a aula.

(11)

7. O modo correto de sentar-se no tatame é em seiza (posição formal sentada). Se tiver  alguma lesão no joelho, poderá sentar-se de pernas cruzadas, mas nunca estiradas, nem com as costas apoiadas na parede.

8. Não abandone o tatame durante a prática, exceto em caso de ferimento ou doença. 9. Durante a aula, quando o Sensei  demonstrar uma técnica a ser exercitada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do Sensei  e de um parceiro, e inicie a prática.

10. Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se depressa aos outros estudantes.

11. Não perambule pelo tatame. Deve-se estar praticando ou, se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez.

12. Se, por alguma razão, for absolutamente preciso fazer uma pergunta ao Sensei , vá até ele (nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu assentimento.(A reverência de pé é apropriada.)

13. Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao Sensei quando ele terminar. Se o Sensei estiver  instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar. Sente-se formalmente e faça uma reverência quando ele terminar.

14. Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica. 15. Você está aqui para praticar. Não impinja suas idéias aos outros.

16. Se você conhecer o movimento que está sendo estudado e o seu parceiro não, conduza-o, mas nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo se não for sênior do nível yudansha.

17. No tatame, fale o mínimo possível. O AIKIDÔ é experiência.

18. Não ande pelo tatame antes ou depois da aula. O espaço é para estudantes que querem treinar. Há outras áreas no dojô para o convívio social.

19. O tatame deve ser varrido todos os dias, antes e depois da prática. É responsabilidade de todos manter o dojô sempre limpo.

20. Nada de comida, bebida, cigarro ou goma de mascar no tatame ou fora dele, durante a prática; e nunca no tatame.

21. Não se usa nenhuma jóia durante a prática.

(12)

Aos visitantes do dojô:

Você é bem-vindo para sentar-se e assistir à aula a qualquer tempo, mas as regras de etiqueta que se seguem devem ser observadas.

1. Sente-se respeitosamente, sem apoiar os pés nos móveis ou em posição reclinada. 2. Nunca fale com uma pessoa que estiver no tatame.

3. Não coma, não beba e não fume durante a aula.

4. Não fale nem fique andando enquanto o instrutor estiver demonstrando ou fazendo palestra.

5. Na abertura e encerramento da aula, sente-se formalmente em seiza ao lado do tatame e participe da cerimônia com a classe. Fique sentado até o Sensei determinar o início da prática ou deixar o tatame no final.

PARTES DO DOJÔ 

-Kamiza: local onde fica o Kamiza (Santuário) -Joseki : região esquerda de quem olha do Kamiza -Shimosek i: região direita de quem olha do Kamiza -Shimoza: parte oposta ao Kamiza

POSICIONAMENTO DOS ADEPTOS DENTRO DO DOJÔ 

Sensei: representado pelo círculo sozinho, se situa de costas para o kamiza e de frente para os alunos.

Alunos: dispostos mais próximos do shimoza, de frente para o kamiza e em ordem decrescente de graduação (ver Graduações).

OBS: É importante ressaltar que, na disposição dos alunos, a ordem de graduação vem com a mudança de fila, ou seja, os mais graduados à frente e os menos graduados atrás.

Se você estiver inseguro quanto ao que fazer em determinada situação, consulte um aluno avançado ou simplesmente siga os passos de seu sênior.

 Kamiza

 Joseki Shimoseki

(13)

Embora pareça haver muitas formas de etiqueta a lembrar, elas lhe ocorrerão naturalmente à medida que você for treinando. Por favor, não se aborreça se tiver a atenção chamada para um ponto de etiqueta, pois cada um deles é importante para sua segurança e a sua experiência de aprendizado.

O AIKIDÔ não é uma religião, mas a educação e o refinamento do espírito. Ninguém lhe pedirá para aderir a este ou àquele credo, bastando que permaneça espiritualmente aberto. A reverência não é um gesto litúrgico e sim a mostra de respeito pelo mesmo espírito de Inteligência Criativa Universal que existe dentro de nós.

A cerimônia que abre e fecha cada prática do AIKIDÔ representa uma reverência formal ao shomen, seguida de um bater de palmas repetidos três vezes; depois, faz-se outra reverência ao shomen e uma última entre o instrutor e os alunos. As reverências ao shomen simbolizam a unidade, MUSUBI.

4.

ASPECTOS TÉCNICOS

GIRI (Honra)

Um dos aspectos do treinamento em artes marciais tradicionais é a honra, o compromisso. Quando uma pessoa entra em um dojo tradicional ela deve pensar muito antes de fazê-lo. Isso porque ela estará assumindo um compromisso que vai durar a vida inteira. O Sensei (professor) ira ensinar ao dechi (aluno) não somente técnicas, mas um compromisso com seus colegas, com sua escola, com seu professor e com os superiores a ele.

No Japão antigo essas técnicas eram guardadas a sete chaves e só eram dadas àqueles que mereciam total confiança, já que a vida de pessoas e a continuação de uma linhagem dependiam disso. Hoje em dia, apesar de não vivermos em guerra, esse respeito com o compromisso deve ser incentivado. Não pense vocês que um dojo de AIKIDÔ é uma academia onde você paga a mensalidade e faz o que quiser, pulando de uma em outra a seu bel-prazer. No  AIKIDÔ, como em outras artes tradicionais, pessoas que ficam vulgarmente trocando de dojôs não são bem vistas e são indignos de confiança, e Senseis de outros dojôs que forem sérios não aceitam indiscriminadamente alunos que freqüentam outros dojôs, a não ser com carta de apresentação do seu antigo Sensei.

O Sensei de Aikidô é responsável pela saúde de seus dechi em cima do tatame, deve respeitá-los e zelar por eles, sempre confiando e dando preferência àqueles que demonstram maior  fidelidade e tem mais tempo de casa (sempai ). Em troca os dechi  devem ter respeito pelo Sensei , não se dirigindo a ele de forma vulgar dentro ou fora do tatame, e sempre comunicando quando algo não vai bem nas práticas. Os estudantes devem ler isso atentamente e refletir profundamente sobre as conseqüências desses atos.

COMO TREINAR 

A importância de uma sólida compreensão das técnicas básicas não pode deixar de ser  enfatizada. Muitas escolas de AIKIDÔ ensinam principalmente KI NO NAGARE (técnicas com fluidez de Ki). Neste tipo de treinamento, as técnicas são executadas dispensando totalmente, desde o início a prática básica, onde você permite ser agarrado firmemente. Este tipo de prática pré-arranjada é bem sucedido somente quando ambos os parceiros cooperam completamente. Problemas ocorrem, contudo, quando estudantes acostumados somente à este tipo de treinamento são confrontados com um oponente forte e não cooperativo. Treinando somente KI NO NAGARE, fica-se totalmente despreparado para a energia e ferocidade de um ataque real. Os ataques fracos e não diretos deste tipo de treinamento, são comuns no moderno AIKIDÔ, no entanto este modo de treinamento é totalmente contrário aos princípios marciais ensinados pelo Fundador.

(14)

Aqueles que praticam as técnicas básicas, opostamente a aqueles que enfocam exclusivamente as técnicas em KI NO NAGARE , aprendem como lidar com ataques fortes progressivamente. A fim de fazer isso, você deve estar certo de que quando agarrando seu parceiro de treinamento, esteja fazendo-o firmemente e com real intenção. Se seu parceiro é incapaz de mover-lhe, então diminua a força de seu ataque até que ele seja capaz de executar  uma técnica apropriada. Sempre regule a intensidade de seu ataque para o nível de seu parceiro.

No treinamento básico, todas as técnicas começam a partir de um HANMI  (postura preparatória). Hanmi  no  AIKIDÔ é uma postura triangular, com o pé da frontal voltado para frente, e o pé de trás perpendicular ao da frente, voltado para o lado. A capacidade de mudar  de posição rapidamente mantendo-se estável e girando os quadris completamente, depende de um apropriado hanmi . As duas posições mais comuns são GUIAKU HANMI  (posição reversa) e AI HANMI (posição igual). Em guiaku hanmi você e seu parceiro têm os pés opostos à frente, enquanto que em ai hanmi , vocês têm o mesmo pé à frente. Esta distinção é muito importante, e na maioria dos casos seu sucesso na execução das técnicas do  AIKIDÔ dependera de iniciá-las no hanmi apropriado.

Uma deficiência comum no treinamento de hoje, é a falta da prática de ATEMI  (golpes em pontos vitais). Os atemis são usados para enfraquecer ou neutralizar um ataque do oponente, criando uma situação favorável na qual pode-se executar uma técnica. Em muitas situações é virtualmente impossível desequilibrar um oponente forte, suficientemente para aplicar-se uma técnica sem recorrer ao atemi . Aqueles que afirmam que o uso de tais distintos golpes é demasiado violento ou “assim não é AIKIDÔ”, ignoram os conceitos do AIKIDÔ do Fundador, que colocou grande ênfase sobre a necessidade de semelhantes movimentos no treinamento. Os atemis são uma parte essencial das técnicas básicas e avançadas e não devem ser  omitidos de sua prática.

No treinamento do AIKIDÔ nós abrimos nossos dedos para estender o Ki através dos braços. Abrir os dedos é um método de treinamento que permitirá a você executar as técnicas sem usar qualquer força. Abrindo os dedos quando seu pulso é subitamente agarrado torna seu pulso grosso, e oferece uma vantagem.

Outra parte essencial do treinamento dos fundamentos é o domínio da entrada e movimentos girando. Se você decide avançar, deve avançar totalmente. Se decide girar para trás, deve fazê-lo completamente. É difícil avançar depois de aparar um golpe, a menos que você uma vantagem em força. Assim, gire sempre que necessário, como por exemplo, uma situação onde você é incapaz de bloquear. Quando o agressor vir de trás, você deve girar. A prática das técnicas girando, também são necessárias para aprender como se mover livremente.

Vocês devem pensar: se alguém vier a vocês com intenção de agredir é sua obrigação defender-se porque essa agressão poderá atingi-los gravemente e isso vai aumentar o karma do agressor. Agora, você se defendendo, essa intenção não se realizará e, conseqüentemente, vai atenuar o peso desse ato negativo. Defender-se é um ato de benevolência para com nosso agressor. Além disso, quantas pessoas fazem uso de armas de fogo para resolver situações porque simplesmente não sabem como lidar com essas situações sem recorrer a medidas extremas.

(15)

GRADUAÇÕES 

As graduações em AIKIDÔ demonstram a evolução do aluno na prática da arte. Essa evolução não se refere somente a técnica, mas sim a seriedade, dedicação, participação e contribuição do praticante em prol da arte, respeitando a limitação de cada um imposta pela idade, condição física etc. Todos podem praticar  AIKIDÔ, desde crianças até idosos.

Algumas escolas adotam sistemas diferentes de promover seus alunos, tendo aquelas que como a nossa adotam faixas diferentes de graduação como descrito abaixo:

A graduação por faixa/kyu em AIKIDÔ:

INICIANTE BRANCA 5° KYU  AMARELA 4° KYU  ROXA 3° KYU  VERDE 2° KYU  AZUL 1° KYU  MARROM 1° DAN  PRETA

A partir de faixa preta (1° Dan) o yudansha (faixa graduado acima de preta) deverá usar o HAKAMA, espécie de calça larga usada em Budô tradicional. As mulheres acima de 6° kyu  também podem usar o hakama com o objetivo de preservar sua modéstia evitando a exposição demasiada de seus corpos. Outras escolas adotam o hakama para todos sem distinção desde o início, e outros ainda só adotam a faixa branca e a preta, sem intermediárias. É interessante que se tenha conhecimento disso.

A quantidade mínima de aulas que cada aluno deverá ter para prestar exame de faixa é:

BRANCA PARA AMARELA 30 AULAS – 45 hs.

AMARELA PARA ROXA 50 AULAS – 75 hs.

ROXA PARA VERDE 60 AULAS – 90 hs.

VERDE PARA AZUL 100 AULAS - 150 hs.

AZUL PARA MARROM 200 AULAS – 300 hs.

POSTURAS BÁSICAS 

A postura básica de AIKIDÔ é a postura HAMMI (o pé anterior voltado para frente e o de trás voltado para o lado formando um angulo de 90° com o da frente), que em relação ao adversário pode ser de duas formas:

• AI-HAMMI: seqüência 1– o uke e o nague estão ambos com a mesma perna na frente

(direita ou esquerda).

• GYAKU-HAMMI: seqüência 2– o uke e o nague estão ambos com as pernas da frente

(16)

E quando se está em pé chamamos TACHI WAZA ou na tradicional maneira japonesa sentado SUWARI WAZA.

As entradas quando praticamos AIKIDÔ podem ser do tipo:

OMOTE  – quando o nague entra ou executa o golpe pela frente do adversário (uke). URA – quando o nague entra ou executa o golpe pelas costas do uke.

Com o intuito de acrescentar conteúdo e facilitar o aprendizado é que foi incluída nessa apostila a contagem em estilo japonês de um a dez:

1 – Ítchi ou Iti. 6 - Rôku

2 – Ní 7 - Shítchi

3 – San 8 - Hátchi

4 – Shí ou Yon 9 - Kyú

(17)

UKEMI ( ROLAMENTOS )

Os rolamentos no AIKIDÔ podem ser para frente (MAE) ou para trás (USHIRO) e são de extrema importância na prática do AIKIDÔ, e por isso devem ser treinados diariamente.

Rolamento completo para frente MAE KAITEN UKEMI:

(18)

Ainda sobre os tipos de rolamento, o do tipo USHIRO HANTEM UKEMI é executado da mesma maneira que o USHIRO KAITEM UKEMI só que apenas metade do movimento indo para trás e voltando sem dar o giro completo.

Os ataques em AIKIDÔ são vários, podendo ser feitos tanto através de socos e pancadas ou segurando uma parte do corpo ou da roupa. É conveniente dizer que o aikidoka (aquele que pratica AIKIDÔ) nunca agride ninguém. Esses ataques são feitos pelo uke para proporcionar ao praticante uma situação onde ele poderá utilizar as técnicas aprendidas durante seu estudo. Os mais utilizados e cobrados na prática diária são:

Aihammi katate tori. - segurar uma mão. - mesmo lado.

Gyakuhammi katate tori. - segurar uma mão. - lado contrário.

Morote tori.

- segurar com duas mãos, uma única mão.

Katate ryote tori.

- segurar as duas mãos usando também suas duas mãos.

Katate tori.

- segurar com uma mão no ombro.

Ryokata tori

- segurar com duas mãos nos ombros.

Ushiro tekubi (ou) te tori. - segurar as mãos por  trás.

Ushiro hiji tori.

- segurar cotovelos por  trás.

Ushiro kata tori

- segurar ombros por  trás.

Ushiro kubi shime - estrangulamento por  trás.

Ushiro tori

- segurar por trás, braços mais alto.

Ushiro tori 2

- segurar por trás, braços mais para baixo

(19)

Yokomem uchi (uti)

-pancada circular na cabeça, soco em gancho, etc.

Shomen uchi (uti) -pancada no alto da cabeça, soco ou paulada.

Tsuki

- estocada, soco direto, facada. Combinações básicas. -pela frente, segurando, segurando e batendo, batendo continuamente.

Por trás, segurando, segurando e batendo, batendo seguidamente.

(20)

Quando praticamos AIKIDÔ usamos a técnica do kata para desenvolvermos nossa habilidade. O uke entrará com um ataque e o nague prontamente utilizará uma técnica que poderá ser pré-determinada ou não, constituindo assim a execução de um kata.

Cada kata terá seu nome escrito e pedido pôr completo em listas e exames e normalmente seguirá a seguinte fórmula:

AI HANMI KATA TE TORI DAI ITI KYO OMOTE.

posição forma de ataque técnica direção

KATAS BÁSICOS 

Cada faixa tem seu grupo de katas básicos necessários a serem aprendidos e cobrados em exames de mudança de faixa. É claro que o praticante vai utilizar e aprender vários katas. Um treino normal não se restringe somente aos katas de uma faixa. Os katas básicos para a prática do  AIKIDÔ e cobrados no exame de faixa branca para amarela incluindo os três rolamentos são:

USHIRO HANTEM UKEMI. USHIRO KAITEM UKEMI. MAE KAITEM UKEMI.

AI HANMI SHOMEN UTI DAÍ ITI KYO OMOTE. AI HANMI SHOMEN UTI DAÍ ITI KYO URA.

AI HANMI KATA TE TORI SHIHO NAGUE OMOTE. AI HANMI KATA TE TORI SHIHO NAGUE URA. AI HANMI SHOMEN UTI IRIMI NAGUE OMOTE. AI HANMI SHOMEN UTI IRIMI NAGUE URA. SUWARI WAZA KOKYUHO.

(21)

DAÍ ITI KYO (1° grande princípio).

(22)

SHIHO NAGUE (conduzir o braço do parceiro pelas quatro direções) KATA TE TORI SHIHO NAGUE OMOTE

(23)

IRIMI NAGUE (técnica entrando no parceiro) AI HANMI SHOMEN UTI IRIMI NAGUE OMOTE.

O movimento em URA desse kata é iniciado do mesmo modo que o OMOTE , apenas no momento em que o nague encosta-se ao uke preparando para derrubá-lo, ele deverá executar  um giro de 180° em torno de si (tenkan) mesmo conduzindo o uke nesse movimento para desequilibrá-lo e assim entrar para derrubar o parceiro.

(24)

KOKYUHO (técnica da respiração ). SUWARI WAZA KOKYUHO.

Este kata não é propriamente um “golpe” mas sim um exercício de respiração, postura, relaxamento e desenvolvimento de energia vital ( KI ).

(25)

5.

LISTAS DE KATAS PARA EXAME:

Faixa AMARELA para ROXA ( 4 Kyu ): Mae Kaiten Ukemi

Ushiro Kaiten Ukemi Ushiro Hanten Ukemi

Aihanmi Katate-tori Daí-itikyo Omote Aihanmi Katate-tori Daí-itikyo Ura Katasode-tori Daí-nikyo Omote Katasode-tori Daí-nikyo Ura Shomen-uti Daí-sankyo Omote Shomen-uti Daí-sankyo Ura

Gyakuhanmi Katate-tori Daí-yonkyo Omote Gyakuhanmi Katate-tori daí-yonkyo Ura Gyakuhanmi Katate-tori Shiho-nague Omote Gyakuhanmi Katate-tori Shiho-nague Ura Aihanmi Katate-tori Irimi-nague Omote Aihanmi Katate-tori Irimi-nague Ura Suwari Waza Kokyuho

Faixa ROXA para VERDE ( 3 KYU ): Suwari Waza Shomen-uti Daí-itikyo Omote Suwari Waza Shomen-uti Daí-itikyo Ura Suwari Waza Katasode-tori Daí-nikyo Omote Suwari Waza Katasode-tori Daí-nikyo Ura Suwari Waza Shomen-uti Daí-sankyo Omote Suwari Waza Shomen-uti Daí-sankyo Ura

Suwari Waza Gyakuhanmi Katate-tori Daí-yonkyo Omote Suwari Waza Gyakuhanmi Katate-tori Daí-yonkyo Omote Yokomen-uti Kirioroshi Shiho-nague Omote

Yokomen-uti Kirikaeshi Shiho-nague Ura Yokomen-uti Kirioroshi Irimi-nague Omote Yokomen-uti Kirikaeshi Irimi-nague Ura Tsuki Kotegaeshi

Ryote Tori Tenti-nague Omote Ryote Tori Tenti-nague Ura

(26)

Faixa VERDE para AZUL ( 2 KYU ): Shomen-tsuki Daí-itikyo Omote

Shomen-tsuki Daí-itikyo Ura Muna Tori Daí-nikyo Omote Muna Tori Daí-nykyo Ura???

Ushiro Ryokata Tori Daí-sankyo Omote Ushiro Ryokata Tori Daí-sankyo Ura Ushiro Ryote Tori Daí-yonkyo Omote Ushiro Ryote Tori Daí-yonkyo Ura

Hanmi-handati Guiaku-hanmi Katate Tori Shiho-nague Omote Hanmi-handati Guiaku-hanmi Katate Tori Shiho-nague Ura Shomen-tsuki Irimi-nague Omote

Ushiro Kubishime Irimi-nague Ura Katate Tori Sumi-otoshi

Ushiro Ryote Tori Kotegaeshi Ichi- Ni Tati Waza Kokyuho Omote

Tati Waza Kokyuho Ura

Aihanmi Katate Tori Jiuwaza ( 10 golpes ) Faixa AZUL para MARRON ( 1 KYU ) : 12 Waza (5° ao 2° Kyu) Escolhidos pelo juiz

Morote Tori Koshi Nague

Ushiro Ryo Te Kubi Tori Shiho Nague Omote Ushiro Eri Tori Kotegaeshi

Ushiro Ryo Kata Tori Kotegaeshi Ushiro Kakae Tori Kotegaeshi

(27)

6.

KATAS DE JÔ – BASTÃO : ( JÔ NO SUBURI )

1. CHOKU TSUKI. 2. KAESHI TSUKI. 3. USHIRO TSUKI.

4. TSUKI GEDAN GAESHI. 5. TSUKI JODAN GAESHI. 6. SHOMEN UTIKOMI. 7. RENZOKU UTIKOMI.

8. MEN UTI GUEDAN GAESHI. 9. MEN UTI USHIRO TSUKI.

10. GYAKU YOKOMEN USHIRO TSUKI. 11. KATATE GUEDAN GAESHI.

12. TOOMA KATATE UTI.

13. KATATE HATINOJI GAESHI. 14. HASSO GAESHI UTI.

15. HASSO GAESHI TSUKI.

16. HASSO GAESHI USHIRO TSUKI. 17. HASSO GAESHI USHIRO UTI. 18. HASSO GAESHI USHIRO BARAI. 19. HIDARI NAGARE GAESHI UTI. 20. MIGUI NAGARE GAESHI TSUKI.

7.

KATAS DE BOKKEN – ESPADA : ( KIHON AIKI KENPO )

1. MIGUI ASHI MAE SHOMEN UTIKOMI.

2. MIGUI ASHI HAMPO USHIRO SHOMEN UTIKOMI. 3. MIGUI ASHI ÔKIKU USHIRO ATO SHOMEN UTIKOMI. 4. MIGUI ASHI USHIRO ATO RENZOKU UTIKOMI.

5. UKE MEN UTI RENZOKU UTIKOMI.

6. MIGUI ASHI USHIRO MEN UTI CHOKUZUKI UKE RENZOKU.

7. MIGUI ASHI USHIRO MEN UTI HIDARI SHOMENZUKI UKE MIGUI SHOMEN UTI HIDARI TSUKI.

(28)

8.

GLOSSÁRIO DO AIKIDO

A

AI

Harmonia, chegar juntos, unificação, integração. AI

[ideograma diferente com a mesma pronuncia] Amor.

AI HANMI

Parceiros frente à frente, ambos com o mesmo pé adiantado.

AIKI

Combinação de duas (ou mais) energias, harmonização, integração.

AIKI-BUDO

Nome usado para descrever a arte de Morihei Ueshiba no período anterior a segunda guerra.

AIKIEN

Fazenda Aikidô: Nome usado por Morihei Ueshiba para se referir a sua propriedade em Iwama durante um breve período após a Segunda Guerra quando a prática de artes marciais era proibida pelo exército.

AIKIDO

O Caminho da Harmonia, a arte criada por Morihei Ueshiba. AIKIDOKA

O praticante de Aikido.

AIKI JINJA

O templo aiki construído por Morihei Ueshiba em Iwama, na prefeitura de Ibaragi, Japão.

AIKI-JO

Técnicas de bastão segundo os princípios do Aikido.

AIKI-JUTSU/AIKI-JUJUTSU

Sistemas de arte marcial baseados no timing de aiki e no controle. AIKIKAI

A maior organização do Aikido, dirigida por Kisshomaru Ueshiba, filho de Morihei Ueshiba e sucessor como doshu.

AIKI-KEN

Técnicas de espada conforme os princípios do Aikido. AINUKE

Termo do Kenjutsu que se refere a uma situação na qual ambos combatentes não podem nem atacar nem serem atacados pelo outro.

(29)

AIKI-O-KAMI

O grande espírito do Aikido, o todo abrangente espirito do Aikido, o síimbolo supremo dos ideais do Aikido.

AIKI TAISO

Exercícios de aquecimento do Aikido. AI-NUKI

Evasão simultânea, preservação mútua, o objetivo do Aikido. AI-UCHI

Ataque simultâneo, destruição mútua, a negação do Aikido. AITE

Parceiro; oponente.

AME-NO-MURAKUMO-KUKI-SAMUHARA-RYU-O

Este é o nome do anjo guardião de Morihei, o Celestial, Poderoso, Sábio Rei Dragão; o espírito idealizado do próprio Morihei.

AME-NO-UKIHASHI

"A ponte flutuante do céu"; simboliza o elo entre os reinos espiritual e material da existência. ARIGATO GOZAIMASHITA

"Muito obrigado", expressão japonesa utilizada entre instrutores e estudantes ao final do treino.

ASHI

Perna ou pé.

ASHIGARU

Samurai de baixo nível hierárquico.

ATEMI

Golpe, uma pancada direcionada à um ponto anatômico frágil; usado defensivamente no Aikidô.

AWASE

Combinar; atrair a ação do parceiro iniciando a execução da técnica. Freqüentemente usado em Aikidô para evocar a noção de harmonia com o movimento do parceiro.

AYUMIASHI

Forma de caminhar onde as pernas movem-se para frente alternadamente. B

BO

Bastão. Geralmente maior que o JO.

BOKKEN

(30)

BOJUTSU

Técnicas de BO; a arte do BO. BU

Marcial; relacionado a artes marciais.

BUDO

Disciplinas marciais do Japão moderno. BUDOKA

Praticante de arte marcial. BUGUEI

Artes militares. BUJIN

Militar; soldado.

BUJUTSU

Artes marciais japonesas clássicas.

BUKIWASA

Técnicas de armas. No Aikidô, refere-se a técnicas executadas principalmente com o JO e o KEN.

BUSHIDO

Código dos guerreiros do período clássico no Japão. BUSHIN

"Espírito marcial," o nível mais alto de maestria nas artes marciais. C

CHIKON KISHIN

"Acalmando o espírito e retornando a origem", uma técnica de meditação do Aikidô. CHI-NO-KOKYU

"O sopro da terra”, o segundo nível das técnicas respiratórias do Aikidô. CHOKUSEN-NO-IRIMI

Entrando diretamente, e completamente, atrás de um ataque. CHUDAN

Posição intermediária (das mãos, espada, etc.). D

DAITO-RYU AIKIJUJUTSU

Um sistema de arte marcial ensinado por Sokaku Takeda. DAN

Graduação; no Aikido a graduação dos faixas pretas vai de shodan (1o grau) à judan (10o grau).

(31)

DEGUCHI, ONISABURO (1871-1947)

Líder da Oomoto e shaman shintoísta, principal guru de Morihei Ueshiba. DESHI

Discípulo.

DO

Um determinado caminho de refinamento físico e espiritual; um modo de vida.

DO-GI

Uniforme de treinamento usado por praticantes de artes marciais.

DOJO

"Lugar do Caminho" Sala de treino; academia.

DOJO-CHO

Diretor do dojô; Kisshomaru UESHIBA foi o primeiro a ocupar essa posição no AIKIKAI HOMBU DOJO em 1957. O atual Dojo-cho é Moriteru UESHIBA que sucedeu Kisaburo OSAWA in 1986.

DOKA

"Canções do Caminho”, Os poemas didáticos de Morihei Ueshiba. DORI

[também pronunciado tori] Pegar, segurar. DOSA

Movimentos básicos; mais comumente kihon-dosa .

DOSHU

"Centro do Caminho" Grão-mestre; o mais elevado título no Aikikai. Morihei Ueshiba foi o primeiro doshu , e seu filho, Kisshomaru, é o segundo e atual doshu.

E

EN-NO-IRIMI

Entrada circular; entrar atrás de um ataque e controlá-lo num movimento circular.

ERI

Gola do kimono

ERIDORI

Segurar a gola do kimono F

FUDO-NO-SHISEI

Postura "Imutável" (firme e equilibrada). FUDO-SHIN

(32)

FUKUSHIDOIN

Instrutor de primeiro nível. FURI-TAMA

"Sacudindo o espírito”, uma técnica comum de meditação do Aikidô baseada num ancestral ritual do Shinto.

G GAKU

Placa horizontal, mostrando o nome do dojô ou um aforisma filosófico. GASSHUKU

Período intenso de treino durando vários dias. Em português poderia ser traduzido por  "retiro".

GEDAN

Posição de nível inferior (da espada, bastão, etc). GI

Uniforme de treinamento. GODAN

Faixa preta 5o Dan. GOKYO

Técnica de imobilização número cinco.

GOSHIN-JUTSU

Técnicas de autodefesa.

GYAKU

Oposto; reverso.

GYAKU-HANMI

Posição reversa na qual os parceiros têm o pé oposto à frente. H

HACHIDAN

Faixa preta 8o Dan.

HAKAMA

"Saia-calça" samurai usada por praticantes de Aikido e Kendo.

HANMI

Estância triangular.

HANMI-HANDACHI

(33)

HANTAI

Reverso, oposto. HARA

Abdome, centro do corpo.

HARAKIRI

O mesmo que SEPPUKU. HENKA-WAZA

Técnicas explorando variações possíveis. HIDARI

Esquerda.

HOMBU DOJO

Dojo central do Aikikai, localizado em Tóquio. I

IAI-DO

A arte de desembainhar e cortar com a espada.

IKKAJO

Antigo termo emprestado do DAITO-RYU AIKIJUJUTSU que, usado no contexto do AIKIDÔ quer dizer o mesmo que IKKYO. Continua sendo usado no YOSHINKAN AIKIDO.

IKI

Respiração; o ato físico de respirar.

IKKYO

Primeira técnica de imobilização

IRIMI

"Entrar”, fisicamente e espiritualmente, em direção à uma força oposta no sentido de enfraquecê-la e neutralizá-la.

IRIMI-NAGE

"Jogar entrando”, um dos pilares das técnicas do Aikidô. IRIMI-TENKAN

"Entrar e girar”, girar em torno de um centro estável para criar as técnicas do Aikidô.

IWAMA

Cidade na Prefeitura de Ibaragi; local do Templo do Aiki de Morihei Ueshiba, dojo externo e fazenda.

J

JIN-NO-KOKYU

A respiração do ser humano; o terceiro estágio da meditação com respiração. JIYU-WAZA

(34)

JO

Bastão de madeira de 120 cm (4 pés).

JODAN

Posição de nível superior (da espada, bastão, etc).

JODAN NO KAMAE

Refere-se à posição onde a espada é mantida acima da cabeça e pronta para atacar. Comum em artes tradicionais de espada.

JODO

A arte marcial do JO JO-TAI-KEN

Treinamento de bastão contra espada.

JO-TORI

Técnicas para desarmar um oponente armado com bastão. JU

O principio da flexibilidade; o aspecto salgueiro das técnicas e da filosofia do Aikidô.

JUDAN

Faixa preta de décimo Dan (o maior grau concedido). JUDO

Sistema de arte marcial moderno criado por Jigoro Kano (1860-1938).

JUJI-GARAMI

Jogar cruzando os braços do parceiro.

JUJINAGE

O mesmo que JUJI-GARAMI JUJUTSU

Sistemas japoneses de combate desarmado.

JUKEN

Baioneta, usada pelos militares japoneses na Segunda Guerra Mundial. Morihei UESHIBA é visto em um vídeo de 1935 demonstrando técnicas contra essa arma. Raramente usada no AIKIDÔ moderno.

JUMBI TAISO

Exercícios preparatórios, de aquecimento.

JU NO RI

(35)

K KAISO

Fundador; usado em referencia a Morihei Ueshiba, fundador do Aikidô. KAITEN

"Abrir e girar”, o terceiro pilar do Aikidô técnico.

KAITENNAGUE

Técnica onde o uke é arremessado para frente com uma pressão aplicada em sua cabeça ou pescoço enquanto seus braços são levados acima da cabeça.

KAKEJIKU

Um pergaminho pendente.

KAKUTOGI

Arte combativa; técnica de luta.

KAMAE

Atitude; postura "combativa".

KAMI

Deus, divindade, espírito divino, inspiração sagrada, anjo guardião, ser humano iluminado. KAMIZA

A parte do dojo onde pergaminhos, fotografias do fundador, e outras coisas, são mostradas. KANGUEIKO

Treino de inverno. KANSHA

Gratidão profunda e sincera. KARATE

Sistema de arte marcial moderno originado em Okinawa, introduzido ao mundo por Gichin Funakoshi (1868-1957).

KATA

"Forma Padrão”, tipos de práticas pré-determinadas usados como veículo de aprendizado.

KATA-DORI

Ser segurado na região do ombro.

KATAMEWAZA

Técnica de imobilização. KATANA

Espada de aço. Comumente usada na prática de IAIDO.

KATATE-DORI

(36)

KATATE-RYOTE-DORI

Ter o braço segurado por duas mãos. KATSUHAYABI

"Vitória aqui mesmo, agora mesmo"; um dos princípios mais importantes do Aikidô comparável com Masakatsu Agatsu.

KEIKO

Treino; o significado de keiko é: "use a sabedoria acumulada para iluminar o presente”. KEN

Espada. KENDO

Esgrima moderna japonesa, praticada principalmente como um esporte competitivo.

KENJUTSU

Técnicas ou artes de espada combativa. Termo genérico para artes ou técnicas tradicionais de espada.

KI

[Chi em chinês] Energia vital, força da vida; também o aspecto do ki relativo às técnicas e a filosofia do Aikidô.

KIAI

Grito penetrante; aplicação da técnica com emprego total da força espiritual.

KIHONWAZA

Técnica básica. Freqüentemente usada em contraste com o KI NO NAGARE ou técnicas fluídas.

KIKAI TANDEN

O centro físico e espiritual do ser humano, localizado a, mais ou menos, cinco centímetros abaixo do umbigo.

KI NO KENKYUKAI

(Ki Research Society ou Shinshin Toitsu Aikido). Uma organização estabelecida por Koichi TOHEI em Setembro de 1971 que incorpora em suas metodologias de ensinamentos enfatizando o conceito de KI.

KI-NO-NAGARE Técnicas fluídas. KIMUSUBI

O elo do ki, a mistura de energias. KOBUKAN DOJO

O nome da primeira sala de treino de Morihei Ueshiba em Tóquio. KOGI-FUNE-UNDO

(37)

KOHAI

Júnior; alguém com menos experiência de Aikidô; ao contrário de Sempai.

KOJIKI

"Registro de Assuntos Ancestrais”, compilado em 712, relata a história espiritual do Japão. Era um dos livros favoritos de Morihei e em suas palestras havia freqüentes referências a divindades e eventos mencionados no Kojiki.

KOKYU

O sopro da vida, sopro vital do cosmos; tecnicamente, "boa harmonia”.

KOKYU-HO

Exercícios especiais para desenvolver o poder da respiração.

KOKYU-RYOKU

Poder da respiração com algo distinto do poder físico puro. KOKYU-UNDO

Exercícios de movimentos respiratórios, realizados sentados ou em pé. KON

O aspecto diamante das técnicas e da filosofia do Aikidô.

KOSHI-NAGE

Queda de quadril. KOTE-GAESHI

Torção do pulso, uma técnica básica de queda do Aikidô.

KOTODAMA

[também Kototama] "Palavras espirituais”, a ciência esotérica do som e do discurso sagrado. KU

Vazio; o vácuo criado pelos contra movimentos do Aikidô.

KUBI

Pescoço. KUBISHIME

Pegada do AIKIDO que simula um estrangulamento, com uma mão segurando o pulso e a outra a gola do kimono do oponente.

KUDEN

"Ensinamentos secretos”, transmitidos oralmente; implica numa transmissão direta, pessoa-a-pessoa, coração-a-coração.

KUMANO

Distrito antigo na prefeitura de Wakayama, considerado o centro da espiritualidade  japonesa.

KUMI-JO

(38)

KUMI-TACHI

Treino de espada com parceiro.

KUZUSHI

Desequilíbrio. KYOSHU

Líder espiritual. O título usado para o líder da religião Omoto. Nesta tradição, o líder era sempre uma mulher. A primeira KYOSHU foi Nao DEGUCHI.

KYU

Graus iniciais abaixo de dan. KYUDAN

Faixa preta de nono grau. M

MA-AI

Intervalo correto entre os parceiros; distanciamento perfeito. MAE

Frente MANDALA

Diagrama sagrado; mapa cósmico. MASAKATSU AGATSU

“Verdadeira vitória é autovitória”,um dos princípios mais importantes do Aikidô.

MEN

Cabeça

MENKYO

Licença para ensino. Licença atrtibuída a estudantes de muitas artes marciais trradicionais  japonesas.

MENKYO KAIDEN

Certificado de proficiência avançada.

MEN-UCHI

Golpe em direção a cabeça ou face.

METSUKE

Contato “olho-por-olho” sem focar em um único ponto que permite conhecimento do campo de visão total.

MICHI

Caminho. Leitura alternativa do ideograma de DO.

MIGI

(39)

MINAKATA, KUMAGUSU (1867-1941)

Intelectual excêntrico e ambientalista que teve influencia no jovem Morihei Ueshiba. MISOGI

Purificação do corpo e da mente.

MOCHI

Agarrar, segurar.

MOROTEDRI

Ter as duas mãos seguradas.

MUNADORI

Ser segurado na região do peito.

MUSUBI

O conceito de ligação entre o atacante e o atacado permitindo execução suave de técnicas. Mesmo que AWASE.

N

NAGARE

Fluxo; fluxo ininterrupto de ki durante a execução de uma técnica. NAGE

"Aquele que arremessa”, o defensor que aplica a técnica contra o atacante.

NAGINATA

Arma tradicional que pode chegar a 10 pés (aproximadamente 3 metros). Continua a ser  usada até hoje, mais comumente por mulheres.

NANADAN

Faixa preta de sétimo grau; também scichi-dan.

NIDAN

Faixa preta de segundo grau.

NIKAJO

Segunda técnica de imobilização. Trata-se de um termo antigo emprestado do DAITO-RYU AIKIJUJUTSU que, usado no contexto do aikidô quer dizer, essencialmente, o mesmo que NIKYO. Continua sendo usado no YOSHINKAN AIKIDO.

NIKKYO

Segunda técnica de imobilização. NOMA DOJO

Sala de treino de Seiji Noma, uma das primeiras pessoas a apoiar Morihei Ueshiba e um dos mais importantes editores do Japão; muitas das fotografias de técnicas foram tiradas aqui c.1936.

(40)

O OBI

Faixa do uniforme de treino; kuro-obi é faixa preta.

OMOTE

O movimento para frente de uma técnica; o oposto de ura. OOMOTO

A nova religião shamanística fundada por Nao Deguchi e Onisaburo Deguchi no início do século vinte, com sede em Ayabe, perto de Kioto.

ONEGAI-SHIMASU

"Peço a você, por favor”, expressão japonesa usada entre instrutor e estudantes no início do treino. Exprime o sentimento: "Vamos colaborar treinando juntos."

OSAE-WAZA

Técnicas de imobilização, um dos pilares das técnicas do Aikidô.

O-SENSEI

"Grande Professor”, o modo costumeiro dos praticantes de Aikidô se referirem a Morihei Ueshiba.

OYO-WAZA

Técnicas com aplicação prática de defesa pessoal. P

PONTO ÚNICO

Permanecer centrado; um conceito principal no Ki Aikidô. R

RANDORI

Técnicas livres contra diversos atacantes.

REI

Cumprimento, o gesto formal de respeito usado pelos praticantes de Aikidô e de outros budo; também, o comando dado no início do treino.

REIGI

Etiqueta.

ROKUDAN

Faixa preta de sexto grau.

RYOTE-DORI

Ser segurado por d as mãos. RYOKATA-DORI

(41)

RYU

O aspecto fluido das técnicas e da filosofia do Aikido.

RYU

[caracter diferente/mesma pronúncia] Escola, tradição (como em Daito-Ryu). S

SAHO

Etiqueta usada na maneira de se cumprimentar, na maneira de manusear a espada e o bastão, etc.

SAMURAI

Guerreiro. Em japonês, o termo BUSHI é mais usado.

SANDAN

Faixa preta de terceiro grau.

SANKAKU Triângulo. SANKAKU-IRIMI

Entrada triangular (também conhecida como issoku-irimi, "irimi de um passo").

SANKYO

Técnica de imobilização número três.

SATORI

Consciência espiritual ou realização.

SEIKA TANDEN

Ponto central localizado abaixo do umbigo. Usado para se referir ao centro físico e espiritual dos seres humanos.

SEIZA

“Sentar correto e sereno," estilo de sentar samurai com as pernas enfiadas sob as nádegas.

SEMPAI

O mais velho em experiência em Aikidô; oposto a Kohai.

SENSEI

Professor; forma respeitosa usada junto com o nome do instrutor.

SEPPUKU

Ritual suicida.

SHIAI

(42)

SHIAI

[caracteres diferentes com a mesma pronúncia] "Encontro com a morte," um conceito simbolizando a necessidade de uma concentração plena e de uma atenção total quando praticando Aikidô.

SHIDOIN

Instrutor sênior.

SHIHAN

Professor mestre; usado para os instrutores do mais alto grau. SHIHO-GIRI

"Cortar em quatro direções”, os movimentos iniciais do aiki-ken.

SHIHO-NAGE

"Arremesso em quatro direções”, um dos pilares das técnicas do Aikidô.

SHIKKO

Andar ajoelhado; um exercício usado para fortalecer pernas e quadris. SHINBU FUSATSU

"Técnicas divinas não matam”, um princípio básico na filosofia do Aikidô. SHINGON

O Budismo tântrico do Japão. SHINKEN SHOBU

"Lutar até a morte”, usado figurativamente no Aikidô significa: "Empenhar-se incondicionalmente em seu próprio treino."

SHINTO

"O Caminho dos Deuses", religião tradicional do Japão; uma combinação de adoração a natureza, Animismo, Taoismo, e Shamanismo.

SHISEI Postura

SHIZENTAI

Postura natural.

SHODAN

Primeiro Dan; primeiro grau da graduação dos faixas pretas. SHOMEN

A parte frontal do dojo onde está localizado o Kamiza.

SHOMEN-UCHI

Um golpe direto à cabeça. SHUGYO

(43)

SODE

Manga (do kimono).

SODEDORI

Segurar a manga do kimono. SOTO

Por fora; do lado de fora.

SUBURI

Movimentos de espada ou bastão praticados individualmente; também golpes repetitivos de espada ou bastão.

SUMI Canto.

SUMIOTOSHI

Arremessar para o canto. Uma técnica onde o uke é lançado na diagonal pela extensão do braço do nage.

SUMO

Luta livre tradicional do Japão; associado a mitologia Shinto.

SUWAEI-WAZA Técnicas sentadas. T TACHI De pé. TACHI-DORI

Técnicas usadas para responder a um ataque com espada.

TAI-JUTSU

Técnicas desarmadas.

TAIHO-JUTSU

Técnicas de imobilização.

TAI-NO-HENKO

"Pivotear o corpo”, um movimento básico do Aikidô.

TAI-SABAKI

Movimentos corporais.

TAKEDA, SOKAKU (1859-1943)

Grão Mestre do Daito-Ryu e principal professor de budo de Morihei Ueshiba.

TAKEMUSU AIKI

(44)

TAMBO

Pequeno bastão. Às vezes usado pela polícia no Japão. TANABE

Cidade costeira na prefeitura de Wakayama onde nasceu Morihei Ueshiba. TANDEN

Centro do corpo, um pouco abaixo do umbigo; o lugar do "ponto único”.

TANKEN

Sinônimo de TANTO. TANINSU-GAKE

Técnicas em estilo livre usadas contra múltiplos atacantes. TANREN

"Forjar o corpo e a mente," treino intensivo especial.

TANTO

Pequena espada. Normalmente refere-se a uma faca ou punhal. Sinônimo de TANTO. TANTO-DORI

Técnicas usadas para responder a um ataque com faca. TANTRA

Ciência esotérica; um sistema complexo de técnicas voltado para liberar a mente e o corpo.

TATAMI

Colchões usados para cobrir o chão do dojo.

TE Mão.

TEGATANA

A espada da mão; cutelo.

TEKUBI Pulso. TENCHI

Céu e Terra.

TENCHI-NAGE

"Queda do Céu-e-Terra," uma técnica fundamental do Aikido.

TENKAN

Giro. Usado para se referir a um movimento de pivoteamento ou giro executado com movimento inicial ou secundário de uma técnica

TEM-NO-KOKYU

(45)

TOBU-UKEMI

"Rolamento voador”, no qual gira-se no ar antes de (suavemente) aterrisar no tatami.

TORI

"Aquele que recebe" a técnica; o oposto a nage, o defensor. TSUKI

Estocar; pancada em direção à cabeça ou estômago.

TSUGIACHI

Literalmente, “seguindo os passos”. Refere-se ao movimento de deslizar o pé para trás e para frente de forma a permitir movimentos suaves enquanto permite que o equilíbrio seja mantido.

U UCHI

Dentro; por dentro.

UCHI

[caractér diferente com a mesma pronúncia] Golpe ou pancada em direção à cabeça ou ao corpo.

UCHI-DESHI

Discípulo residente que treina em tempo integral sob a direção de um instrutor senior. UCHI-GATAME

"Socar o corpo com os pulsos," um exercício de aquecimento usado para estimular a pele e os músculos.

UDE Braço.

UESHIBA, KISSHOMARU (1921-1999)

Filho de Morihei e Hatsu UESHIBA e atual Aikidô DOSHU. Graduado em Economia na Universidade de Waseda. Tornou-se diretor do KOBUKAN DOJO enquanto estava na faculdade em 1942 depois que seu pai se retirou para IWAMA. Durante a guerra salvou o dojo de ser queimado em várias ocasiões.

UESHIBA, MORIHEI (1883-1969)

Fundador do Aikidô. Também chamado de O’Sensei.

UESHIBA, MORITERU (1951- )

Segundo filho de Kishomaru UESHIBA, neto de Morihei UESHIBA e terceiro herdeiro do Aikidô. DOJO-CHO do AIKIKAI HOMBU DOJO desde 1986.

UESHIBA-RYU JUJUTSU

Estilo de jujutsu de Ueshiba. Um dos primeiros nomes usados para a arte de Morihei UESHIBA's nos anos 20 e 30.

UKE

(46)

UKEMI

Rolamento; mae-ukemi, rolamento para frente; ushiro-ukemi, rolamento para trás. URA

Para trás, reverso; o oposto à omote. USHIRO

Para trás. USHIRO-DORI

Ser pego por trás. USHIRO-KAKAE

Abraçar por trás com os dois braços. USHIRO-RYOTE-DORI

Ser pego pelos dois pulsos por detrás. USHIRO-KATATE-KUBI-JIME

Ser pego por trás por um dos pulsos e pelo pescoço em estrangulamento. USHIRO-WAZA

"Técnicas contra ataques por de trás," um dos pilares das técnicas do Aikido. W

WAKASENSEI

Jovem professor. Comumente refere-se ao filho do mestre de qualquer arte antes do mesmo torná-lo seu sucessor. No Aikidô, o primeiro WAKASENSEI foi Kiyoshi NAKAKURA (Morihiro Ueshiba) que se tornou o filho adotivo de Morihei UESHIBA no meio dos anos 30.O segundo WAKASENSEI foi Kisshomaru UESHIBA enquanto o fundador ainda estava vivo. O atual WAKASENSEI é Moriteru UESHIBA, filho de Kisshomaru.

WAZA Técnicas.  Y YARI Lança YOBI-DASHI

Chamando, um golpe preventivo com a intenção de neutralizar um ataque antes que ele se inicie.

YODAN

Faixa preta quarto Dan; também YONDAN. YOGA

Um sistema de desenvolvimento físico e espiritual originário da Índia.

YOKO Lado.

Referências

Documentos relacionados

Meu interesse em saber sobre os “tempos” dados para a fruição da literatura em sala de aula, sobre a forma como se dá este momento e de que maneira os/as

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro

Ademais, se esse nú- mero sozinho explicasse o fenômeno que exploraremos aqui, o Brasil de hoje seria mais simples de ser governado, pois em 2014 foram eleitos 28 partidos para

Diante de tais fatos, apesar da generaliza~ao de Harris (1991), conclui-se que 0 genero das formas nao-verbais do PB e imprevisivel e idiossincrlitico e e inerente nos itens

O que prevalece é a busca de lucros cada vez maiores, não importando que para isso ela tenha de subornar, colocar centenas de lobistas no Congresso de seus países,

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e