• Nenhum resultado encontrado

Perfil socioeconômico demográfico O questionário enviado aos 87 egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração PPAD da Universidade da

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil socioeconômico demográfico O questionário enviado aos 87 egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração PPAD da Universidade da"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Perfil socioeconômico demográfico

O questionário enviado aos 87 egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração PPAD da Universidade da Amazônia, em janeiro de 2017, teve uma taxa de retorno de 46%, com 40 respondentes. Cabe ressaltar que durante esse período foram formados apenas mestres. O Programa não titulou doutores, uma vez que a primeira entrada ocorreu no ano de 2014.

A amostra de egressos participante da pesquisa encontra-se distribuída entre os discentes que ingressaram no PPAD nos anos de 2009 a 2015 e com isso garante-se representatividade para todos os sete anos do período. Com efeito, tem-se que os indicadores agregados obtidos na pesquisa refletem a situação dos egressos no mercado de trabalho, a opinião deles em relação a satisfação com o curso realizado e o quanto de conhecimento absorvido no programa contribuiu para alavancar a sua carreira profissional. O Quadro 1 demonstra o número de participantes por ano de entrada no curso.

Quadro 1 – respondentes por ano de entrada no curso, 2016

Fonte: dados da pesquisa.

A idade média do egresso no momento da pesquisa foi 33,95 anos com desvio padrão de 6 anos, em que 50% dos entrevistados tinham até 38 anos e a idade mais frequente foi de 33 anos. A amplitude das idades de 37 anos, com a menor idade 27 anos e a maior de 64. Esse resultado evidencia que a amostra de egressos pesquisados é composta por adultos jovens e de meia idade na faixa etária de 27 a 40 anos com 57,5%. Essa distribuição mostra que o PPAD oferece oportunidades para jovens recém-formados, profissionais em carreira e Seniors que desejam se titular mestres. A maioria dos egressos da pesquisa é formada por homens (52,5%). Entre os respondentes da pesquisa 65% são casados ou vivem em situação de união estável e 57,5% deles têm filhos.

Dos egressos pesquisados 72,5% são residentes em Belém, cidade onde se localiza o Programa, 15% em outros municípios do Estado do Pará e 12,5% de estados do Brasil. Cabe ressaltar que a elevada demanda reprimida da região metropolitana de Belém foi, em parte, atendida ao longo dos últimos anos e, na medida em que o Programa se consolida com a formação dos primeiros doutores, espera-se uma elevação da demanda pelos cursos de mestrado e doutorado da Unama,

Ano Nº de egressos % 2009 4 10,0 2010 5 12,5 2011 10 25,0 2012 7 17,5 2013 5 12,5 2014 4 10,0 2015 5 12,5

(2)

principalmente por alunos de outras localidades/estados que fizeram contatos na secretaria do PPAD sobre os cursos.

Esses números demonstram que o programa atende seus objetivos propostos no que tange a formação de profissionais com um conjunto de conhecimentos teóricos e empíricos no campo dos estudos organizacionais o que contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Quando se avalia a classe social do egresso e sua realidade estudantil, observa-se a predominância de alunos oriundos da rede privada de ensino fundamental e médio (55%), em que 87,5% afirmaram não ter trabalhado concomitantemente com os estudos durante o ensino fundamental e 65% com o ensino médio, respectivamente. Durante o ensino médio, 22,5% dos egressos afirmaram trabalhar em parte do tempo e 12,5% trabalharam em tempo integral.

Assim, a maioria dos participantes da pesquisa afirmou ter realizado seus estudos nas séries do ensino básico, fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino, em escolas de elevada qualidade, em tempo integral para o estudo sem a preocupação com a necessidade dividir o tempo de estudo com o trabalho.

Ressalta-se que durante a fase de graduação, 62,5% dos mestres do programa realizaram a graduação em instituições privadas de ensino, sendo que a maioria (65%) no turno da noite e 47,5% trabalharam no período da graduação. Em síntese, o egresso do mestrado em Administração da Unama dividiu o tempo útil do dia entre o trabalho e o estudo, com tempo limitado para aprofundar nos conteúdos da graduação.

Quando se avalia a formação superior dos egressos participantes da pesquisa, observa-se a predominância da graduação em administração de empresas (47,5%), seguido por egressos formados em contabilidade, direito, serviço social, ciências econômicas, tecnologia de alimentos, psicologia, engenharia de produção, arquitetura e urbanismo, tecnologia agroindustrial, ciências sociais, processamento de dados e licenciatura em matemática. Essa multiplicidade de graduações dos egressos do PPAD que atuam nas mais diferentes atividades produtivas, mostra que os objetivos do Programa foram atendidos no que tange ao “avanço das fronteiras do conhecimento científico, tecnológico e de inovação das questões inter-relacionadas sobre organização, sociedade, meio ambiente e desenvolvimento territorial sustentável” e “formar pesquisadores com background em administração para examinar problemáticas científicas das organizações contemporâneas dentro dos diferentes contextos do desenvolvimento das sociedades e territórios, em particular da Amazônia brasileira”.

A pesquisa revelou que 90% dos nossos egressos também realizaram outros cursos de pós-graduação, antes ou após a conclusão do mestrado, sendo que a maioria 40% cursou em gestão empresarial e áreas afins e os demais em áreas como logística, projetos, gestão do conhecimento, gestão em recursos humanos, docência superior, qualidade, gestão florestal, engenharia da produção e redes de computadores. Essas informações ratificam a heterogeneidade do curso e seus múltiplos saberes no campo da gestão. Ressalta-se que 100% dos alunos que afirmaram realizar a pós-graduação também afirmaram que trabalharam durante o curso de pós-graduação lato sensu.

(3)

Quando se avaliou a dedicação ao programa de mestrado, os resultados da pesquisa mostram que 70% dos egressos trabalharam durante toda a realização do curso, 25% em parte do curso e 5% não trabalharam no período. Essa realidade difere de outros Programas em Administração que exigem o tempo integral ao Mestrado. Isso impõe aos professores e gestores do PPAD reflexões contínuas sobre metodologias de ensino, didática dos professores e processos avaliativos, de maneira a encontrar a melhor combinação entre a exigência de domínio de conteúdos, domínio de habilidades e formação de competências dos alunos. Diante de tal situação a partir de 2014 foi solicitado ao candidato do processo seletivo do PPAD a disponibilidade de 30 horas para estudos semanais dedicados ao Programa.

Quando questionados sobre auxílio financeiro fora da família para realizar o curso de mestrado, 40% afirmaram ter recebido algum auxílio, de agências como CAPES, FIDESA, FAPESPA e ainda de suas empresas de origem.

Por fim, quando questionados sobre o doutorado, 02 egressos afirmaram já serem doutores (5%); 22,5% afirmaram estar cursando o doutorado; 65% não estão cursando o doutorado, mas possuem interesse em fazer o curso; 7,5% não estão cursando o doutorado e nem tem interesse, por questões profissionais. Dos egressos pesquisados quatro deles cursam o doutorado no próprio PPAD.

Satisfação e o Impacto do mestrado na vida dos egressos

Considerando as expectativas iniciais, os egressos pesquisados foram questionados sobre o atingimento de suas expectativas com o curso, no qual 77,5% deles declararam que tiveram suas expectativas alcançadas e 22,5% parcialmente alcançadas. Com efeito, nenhum respondente se mostrou insatisfeito.

Na sequência foram levantadas as principais expectativas dos respondentes quando decidiram ingressar no curso e os itens com maior frequência foram: ampliar oportunidades de trabalho, ingressar na carreira docente; ingressar na atividade de pesquisador. Esses dados revelam maturidade por parte dos egressos que demonstraram entender os principais objetivos do programa de mestrado acadêmico oferecido pela Instituição.

Ao se investigar os principais benefícios percebidos pelos egressos pesquisados, tem-se com maior frequência: ampliação dos conhecimentos de forma geral; obtenção de novas oportunidades de trabalho; capacitação para a pesquisa. Isso evidencia o cumprimento dos objetivos do Programa de Mestrado na percepção dos egressos, em que se têm uma análise positiva da percepção dos entrevistados, uma vez que eles mostraram ter conhecimento dos objetivos do Programa e se autodeclararam satisfeitos com o conhecimento adquirido, com as competências e capacidades absorvidas e os efeitos positivos na busca por novas oportunidades profissionais.

Caminhando na análise da vida dos egressos, os mesmos foram questionados sobre os setores nos quais exercem as principais atividades remuneradas, em uma análise comparativa antes e depois da realização do curso de mestrado. Assim, o Quadro 2 abaixo apresenta a evolução das atividades: Quadro 2 – atividade profissional por setor de atuação, 2016

(4)

Atividade profissional Antes da entrada (%) Após conclusão (%)

Funcionário público 40,0 47,5

Empregado inciativa privada 50,0 35,0

Autônomo – empresário 10,0 17,5

Total 100,0 100,0

Fonte: dados da pesquisa.

Cabe ressaltar que, entre os egressos, 81% declararam que atuam na Região Metropolitana de Belém.

Os egressos também foram questionados sobre o exercício da docência superior antes e depois de concluído o mestrado. 50% dos egressos afirmaram que já atuavam na docência antes de entrar no curso, sendo que, entre esses, 30% em instituições públicas de ensino e 70% atuam na iniciativa privada, na condição de horistas. Sendo que após a conclusão, devido à grande demanda de professores em IES Públicas no Pará, o percentual de professores de IES Públicas subiu para 35%. Quando questionados sobre a remuneração que percebiam atuando no mercado de trabalho e no exercício da docência, antes e após a conclusão do curso de mestrado, a evolução que ser percebeu está apresentada nos Quadros 3 e 4 abaixo.

Quadro 3 – remuneração de mercado antes e após a conclusão do mestrado,2016

Remuneração de mercado Antes da entrada Após conclusão

Até um salário mínimo 11% 4%

Dois a quatro salários mínimos 43% 33%

Cinco a sete salários mínimos 25% 11%

Acima de oito 21% 52%

Fonte: dados da pesquisa

Quadro 4 – remuneração docente antes e após a conclusão do mestrado.

Remuneração ligada docência Antes da entrada Após conclusão

Até um salário mínimo 13,0% 7,5%

Dois a quatro salários mínimos 56,5% 40,0%

Cinco a sete salários mínimos 21,7% 12,5%

Acima de oito 8,8% 40,0%

Fonte: dados da pesquisa

Cabe ressaltar que 58,3% dos respondentes afirmou que a principal fonte de renda vem do mercado.

(5)

Quando questionados sobre a realização de atividades ligadas à pesquisa, apenas 22,5% afirmaram que suas atividades envolviam pesquisa, ou seja, mesmo aqueles que afirmaram já ser docentes, estavam em sala de aula, não realizavam atividades de pesquisa acadêmica. Observou-se também que um egresso que não trabalhava como docente tinha a pesquisa inclusa em suas atividades. Após a conclusão do curso esse percentual aumentou para 37,5%. Assim, observa-se o aumento do engajamento na docência superior e o aumento do número de pesquisadores, demonstrando mais uma vez o papel e a importância do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Unama para o estado do Pará e região amazônica do Brasil.

Atuação dos egressos em pesquisa e doutoramento

Quanto à atuação em pesquisa e doutoramento, do total de 87 egressos, até dezembro de 2016, 11 ingressaram em cursos de doutorado, em diversos Programas de IES do nosso País ou retornaram ao PPAD. A taxa de continuidade da formação stricto sensu no Programa, 9,1% foi obtida pela razão entre o número de egressos que retornaram ao PPAD (oito) para realizar o Doutorado e o total de egressos, isso mostra que quase um em cada dez egressos do Programa retornaram para completar a sua formação como pesquisador ou docente de ensino superior.

Entre os egressos destacam-se os seguintes casos: Yana Moura de Sousa, que defendeu seu mestrado em 2012, estando atualmente na Universidade Federal da Bahia, sendo orientada pela professora Tânia Fischer, pesquisadora com notável reconhecimento na área; Rosa Ibiapina, discente da primeira turma de 2009, que ingressou em 2014, no doutorado de Ciências Sociais, da UFPA; Carmen Andrade, que iniciou seu mestrado na primeira turma de 2009, finalizando em 2011 e no final de 2013 foi aceita para realizar seu doutorado na Universidade de Alicante na Espanha; Everaldo Marcelo Souza da Costa, que finalizou seu mestrado em janeiro de 2012 no PPAD, se submeteu ao processo seletivo do Doutorado do PPAD, em 2013, e sendo aprovado à primeira turma de Doutorado do PPAD, tornou-se o primeiro ex-aluno do curso a dar continuidade no próprio programa; Cleberson Williams dos Santos, que finalizou seu mestrado em 2014 e no mesmo ano foi aceito no Doutorado da FGV-EAESP, iniciando seu curso em Fevereiro de 2015; Fabrício Noura Gomes ingressou no mestrado do PPAD em 2013 e finalizou em dezembro de 2014, e iniciou no doutorado do PPAD em 2015; Edgar José Pereira Dias, ingressou no mestrado do PPAD em 2010 e concluiu em janeiro de 2013, e iniciou o Doutoramento no PPAD em 2016. Rosinele da Silva de Oliveira, ingressou no mestrado do PPAD em 2010 e concluiu em janeiro de 2012, e foi aprovada na seleção do doutorado do PPAD em 2015 com início em 2016. Três alunos que finalizaram o mestrado no PPAD foram aprovados no processo de seleção de 2017, foram eles: Gilson Scholl Pires, Sandro Luis Gaia Pamplona, Tamara Almeida Damasceno.

Apesar do perfil e direcionamento mais acadêmico do PPAD, diversos profissionais do mercado de trabalho realizaram seus estudos no curso de mestrado, visando o desenvolvimento de estudos aplicados às realidades locais em funções de seus cargos em Secretarias de Estado, de municípios e de órgãos como SEBRAE, Assembleia Legislativa, Associações Privadas, Grupos Empresariais Locais, dentre outros. Atualmente, encontram-se realizando o curso de doutorado no PPAD profissionais da educação, alguns deles da educação básica do Estado, outros de instituições

(6)

privadas de cidades próximas a capital e ainda alguns profissionais da Universidade Federal Rural da Amazônia e da própria UNAMA. Entre os candidatos selecionados para iniciar seus cursos no PPAD em 2017, tem-se discentes dos estados do Maranhão, Amazonas e Amapá e de municípios do estado, isso mostra uma maior capilaridade do Programa com vistas a atender seus objetivos. Neste cenário, a formação multidisciplinar dos discentes do curso de mestrado e doutorado propõe uma contextualização bem diversificada, formando profissionais para a academia, assim como aprimorando profissionais para o governo e empresas privadas, levando a uma experiência e aprofundamento das teorias de gestão organizacional e do desenvolvimento, para a melhoria da região e da sociedade.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento