• Nenhum resultado encontrado

Sumário. Mensagem do Presidente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário. Mensagem do Presidente"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

2 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 3

sumário

É gratificante observar que, a cada novo ano, o Sescoop São Paulo tem aprimorado a prestação de serviços às coopera-tivas, auxiliando-as de forma mais efetiva na gestão e nos resultados de seus negócios, assim como na divulgação do cooperativismo e no rela-cionamento com as suas comunidades.

Nossos programas e ações estão contribuindo para que as cooperativas reforcem sua impor-tância como empreendimentos econômicos que realmente promovem avanços sociais. Temos or-gulho de afirmar que ajudamos as cooperativas a melhorar a vida de milhões de famílias no Estado de São Paulo.

Em 2012, com programas de formação profis-sional e promoção social, o Sescoop/SP benefi-ciou 166.677 pessoas ligadas a cooperativas ou das comunidades de seu entorno. O resultado foi 185% maior do que no ano anterior. Na área de monitoramento, realizamos, em 2012, mais de 14 mil atendimentos para apoiar a gestão das cooperativas.

Os bons resultados do Sescoop/SP se devem, em grande parte, à importância que dedicamos ao planejamento de nossas ações. E isso não é de hoje. Para subsidiar o planejamento de 2006, por exemplo, lançamos mão de amplas pesqui-sas com as cooperativas. Em 2010, nos base-Mensagem do Presidente

Pelo desenvolvimento do cooperativismo paulista Direcionamento Estratégico

Linha do Tempo

Diretrizes do Sescoop Nacional

Árvore Estratégica do Sescoop/SP – 2014-2017 Objetivos Estratégicos, Linhas de Ação e Projetos Os projetos estratégicos do Sescoop/SP Anexos Ficha Técnica

03

04

05

06

08

10

12

19

26

31

amos nas diretrizes do Congresso Brasileiro do Cooperativismo e contratamos a expertise da Fundação Getúlio Vargas para aprimorar o nosso trabalho.

Desta vez resolvemos ir além. Queríamos uma participação mais abrangente das cooperativas. Estivemos no interior do Estado para ouvir pes-soalmente dos dirigentes as dificuldades e as re-ais necessidades de suas cooperativas. Depois, realizamos um Congresso, onde as cooperativas puderam opinar sobre as ações elencadas e vali-dar o planejamento. Houve participação de repre-sentantes dos dez ramos de cooperativas. É desta forma, ouvindo as nossas cooperativas, que va-mos adequar ainda mais o trabalho do Sescoop/ SP pelo efetivo desenvolvimento do cooperativis-mo paulista.

Esta cartilha apresenta os resultados compilados do planejamento do Sescoop/SP para os próxi-mos quatro anos. Tepróxi-mos um norte a nos orien-tar. O que não quer dizer que nada será alterado. Planejamento é um artifício vivo da gestão, que tem de ser revisto periodicamente para conside-rar as mudanças de cenários e as novas realida-des das cooperativas. Assim faremos.

Saudações cooperativistas!

Edivaldo Del Grande - Presidente do Sescoop/SP

(3)

4 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 5 O modelo cooperativista apresenta soluções

para as mais diversas atividades econômicas. Reunidas numa cooperativa, as pessoas não ape-nas reduzem custos como ganham maior poder de negociação, uma vez que podem adquirir bens e serviços de forma coletiva, negociar em grupo o seu produto ou organizar seus serviços para se inserir e competir no mercado.

Outro ponto positivo desse modelo de negócio é a melhor distribuição de renda. A cooperati-va não tem o objetivo do lucro para poucos, não acumula capital. Gera e distribui renda a todos os cooperados de forma proporcional ao trabalho ou participação de cada um. Uma pesquisa da USP mostra que municípios com forte atuação de co-operativas têm um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhor. Ou seja, as cooperativas contribuem para maior justiça social.

De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade de representação que reúne or-ganizações de cooperativas de 92 países, quase 1 bilhão de pessoas no mundo são associadas a cooperativas. No Brasil, as cooperativas são re-presentadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com sede em Brasília, e por suas unidades estaduais. Na OCB, existem 6.603 cooperativas distribuídas em 13 ramos distintos, com mais de 11 milhões de cooperados e 321 mil empregados.

Em São Paulo, desde 1970, as cooperativas con-tam com o suporte e apoio da Organização das

Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), braço estadual da OCB. A instituição representa, promove e defende os interesses das cooperativas dos 10 ramos organizados no Estado. Atualmente, a Ocesp conta com 949 cooperativas que reúnem 3,4 milhões de cooperados e 48 mil empregados. No final dos anos 90, o cooperativismo brasi-leiro ganhou outro forte aliado para se desen-volver: o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). Organismo do Sistema S, o Sescoop atua, principalmente, para aprimorar a gestão e melhorar os resultados das cooperativas. Criado por meio da Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999, o Sescoop tem como missão organizar, administrar e executar:

• o ensino de formação profissional cooperativista para cooperados,

empregados de cooperativas e familiares; • a promoção social dos cooperados,

empregados de cooperativas e familiares; • e o monitoramento das cooperativas

em todo o território nacional.

O Sescoop São Paulo foi implantado em 1999. Desde então, trabalha pelo desenvolvimento do cooperativismo paulista em parceria com a Ocesp, formando um verdadeiro sistema de pres-tação de serviços.

Pelo desenvolvimento

do cooperativismo paulista

Direcionamento estratégico

O Planejamento Estratégico do Sescoop/SP é uma continuação natural do Planejamento do

Sescoop Nacional. Ao longo de 2013, houve encontros regionais e um congresso para levan-tar informações das cooperativas, priorizar as ações e validar o plano do Sescoop/SP relativo ao período 2014-2017.

Os trabalhos se iniciaram em maio, com a primeira oficina da equipe interna do Sescoop/SP, que abordou desafios, ameaças e oportunidades para o cooperativismo paulista. No final de maio e durante o mês de junho, houve três encontros de lideranças cooperativistas – em Marília, Ribeirão Preto e São Paulo – para levantar com as cooperativas os principais desa-fios, ameaças e oportunidades. Esses eventos contaram com a participação de 94 dirigentes e gestores que representaram 61 cooperativas.

Entre julho e agosto, a equipe interna se reuniu em mais duas oficinas. Tomando por base as informações das cooperativas, funcionários do Sescoop/SP definiram os objetivos e as linhas de ação do planejamento e, por fim, os projetos a serem desenvolvidos.

Ainda no mês de agosto, o Sescoop/SP promoveu o Congresso Paulista do Cooperativismo. Na presença de 147 dirigentes de 106 cooperativas, abrangendo todos os 10 ramos, foi apresentado o trabalho final do Planejamento Estratégico 2014-2017, conforme o que segue nesta cartilha.

(4)

6 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 7 Maio/2013 ...

Encontro de Lideranças

em Marília

Maio/2013 ...

I Oficina Interna

Definição com a equipe interna sobre desafios, ameaças e oportunidades Julho/2013 ...

II Oficina Interna

Definição de objetivos e Linhas de Ação Agosto/2013 ...

III Oficina Interna

Definição dos projetos

Agosto/2013 ...

Congresso Paulista do

Cooperativismo

Junho/2013 ...

Encontro de Lideranças

em Ribeirão Preto

Junho/2013 ...

Encontro de Lideranças

em São Paulo

(5)

8 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 9

DIRETRIZES DO SESCOOP

NACIONAL

A missão revela a razão de ser do Sescoop/SP. Descreve a sua identidade, seus atributos de de-sempenho e o seu papel perante cooperativas, cooperados, empregados e familiares.

Missão

Promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua compe-titividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.

Razão de ser

Promover o desenvolvimento do cooperativismo

Meios para concretização

• Formação profissional • Promoção social

• Monitoramento das cooperativas

Atributos de desempenho

• De forma integrada e sustentável • Respeitando sua diversidade

• Contribuindo para sua competitividade • Melhorando a qualidade de vida dos

cooperados, empregados e familiares

Visão de Futuro

Ser reconhecido como referência em coopera-tivismo, por sua excelência em formação profis-sional cooperativista, como promotor da susten-tabilidade e da autogestão e da responsabilidade social das cooperativas e como indutor da quali-dade de vida e bem-estar de cooperados, empre-gados e familiares.

Objetivos Estratégicos

Finalísticos

Os objetivos estratégicos do Sescoop/SP revelam as principais escolhas da instituição para os pró-ximos quatro anos e são orientados ao alcance da Visão de Futuro. Seu desdobramento constitui--se nas Linhas de Ação, que são estratégias es-pecíficas altamente relevantes e indicam como o Sescoop/SP alcançará cada objetivo e, por conse-quência, a Visão de Futuro.

O Sescoop Nacional definiu 13 objetivos estratégi-cos, sendo oito finalísticos e cinco administrativos e de apoio.

Os objetivos Estratégicos Finalísticos, resu-midos no quadro a seguir, estão divididos em três grandes áreas de resultado, quais sejam: Cultura da Cooperação; Profissionalização e Sustentabilidade; e Qualidade de Vida.

Cultura da Cooperação

1. Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo em todo o Brasil

Profissionalização e Sustentabilidade

2. Ampliar o acesso das cooperativas à educação em gestão cooperativista, alinhada às suas reais necessidades, como foco na eficiência e na

competitividade e na sucessão. 3. Contribuir para viabilizar soluções

para as principais demandas das cooperativas na formação profissional

4. Promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas 5. Monitorar desempenhos e resultados com

foco na sustentabilidade das cooperativas

Qualidade de Vida

6. Incentivar as cooperativas na promoção da segurança no trabalho

7. Promover um estilo de vida saudável entre cooperados, empregados e familiares 8. Intensificar a adoção da responsabilidade

social, ambiental e econômica na gestão das cooperativas brasileiras.

Objetivos Estratégicos Administrativos e de

Apoio

9. Intensificar o desenvolvimento de competências alinhadas à estratégia do Sescoop/SP

10. Desenvolver e implementar a gestão do conhecimento no Sescoop/SP 11. Gerar sinergias e integração

do Sistema Sescoop

12. Assegurar adequada utilização da tecnologia de informação e comunicação 13. Promover a divulgação do sistema

(6)

ÁRV

ORE ES

TRA

TÉGIC

A DO SESC

OOP/SP

2014-2017

MISSÃ

O DO SESCOOP

VISÃ

O DE FUTUR

O

OB

JETIV

OS ES

TRA

TÉGICO

S FINALÍS

TICO

S

PR

OPO

ST

A DE V

AL

OR

OBJETIV O 1 COOPERA TIV AS COOPERA TIV AS COOPERADO S COOPERADO S FAMÍLIASFAMÍLIAS EMPREGADO S DAS COOPERA TIV AS EMPREGADO S DAS COOPERA TIV AS CUL TURA DA COOPERAÇÃ O PROFISSIONALIZAÇÃ O E SUSTENT ABILIDADE QU ALIDADE DE VIDA

OB

JETIV

OS ES

TRA

TÉGICO

S DE ADMINIS

TRAÇ

ÃO E APOIO

Promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando

sua

diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando

a

qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares. Gestão profissionalizada Envolvimento maior dos cooperados com suas cooperativas Sensibilização para a responsabilidade socioambiental Ambiente propício à cooperação Padrões de qualidade em gestão e governança cooperativistas.

Educação cooperativista em gestão cooperativa Desenvolvimento de lideranças cooperativistas Transparência da gestão

Ser reconhecido como referência em cooperativismo no

Estado

de S

ão

Paulo, por sua excelência em ações de formação

profissional

, promoção

social e monitoramento

.

Conhecimento da cultura da cooperação e exercício do empreendedorismo

Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo em todo o Brasil

OBJETIV

O 6

Incentivar as cooperativas na promoção da segurança no trabalho OBJETIV

O 8

Intensificar a adoção da responsabilidade social, ambiental e econômica na gestão das cooperativas brasileiras

OBJETIV

O 7

Promover um estilo de vida saudável entre cooperados, empregados e familares

OBJETIV

O 2

Ampliar o acesso das cooperativas à formação em gestão cooperativista, alinhada às suas reais necessidades, com foco na eficiência, na competitividade e na sucessão

OBJETIV

O 4

Promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas

OBJETIV

O 9

Intensificar o desenvolvimento de competências alinhadas à estratégia do SESCOOP

OBJETIV

O 10

Desenvolver e implementar a gestão do conhecimento no SESCOOP

OBJETIV

O 12

Assegurar adequada utilização da tecnologia de informação e comunicação

OBJETIV

O 13

Promover a divulgação do sistema cooperativista, suas ações e resultados

OBJETIV

O 14

Monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade e promover a integração entre as cooperativas e o SESCOOP através da gestão estratégica

OBJETIV

O 3

Contribuir para viabilizar soluções para as principais demandas das cooperativas na formação profissional

OBJETIV

O 5

Monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas Formação profissional de qualidade Conhecimento da cultura da cooperação e exercício do empreendedorismo Melhores condições de saúde e segurança no trabalho Transparência da gestão

(7)

13

Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017

AO fINAL DOS TRAbALhOS, fORAm DEfINIDOS

40 Projetos

DO SESCOOP/SP, quE ATENDEm

34 Linhas de ação

E

13 objetivos

estratégicos do sescooP nacionaL

.

Objetivos

1. Promover a cultura da

cooperação e disseminar a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo em todo o Brasil

Linhas de Ação

1. Organizar conteúdos e preparar

instrutores e multiplicadores para a disseminação da cultura da cooperação e do cooperativismo

2. Intensificar o trabalho de

disseminação da cultura da cooperação com jovens e crianças

3. Sensibilizar cooperados,

empregados e famílias para intensificar a participação na OQS (Organização do Quadro Social)

4. Promover a campanha

institucional, de abrangência nacional, em parceria com a OCB, para divulgação da cultura da cooperação e da doutrina, dos princípios e dos valores do cooperativismo

5. Disseminar doutrina, princípios

e valores do cooperativismo em todas as atividades do Sescoop

Projetos

Cooperjovem Mosaico Teatral A União faz a Vida Mosaico na Estrada

POC (Programa de Orientação Cooperativista)

Coopero por um Mundo Melhor

2. Ampliar o acesso das

cooperativas à educação em gestão cooperativista, alinhada às suas reais necessidades, com foco na eficiência, na competitividade e na sucessão

1. Analisar as demandas

diagnosticadas das cooperativas, referente à formação em gestão cooperativista e desenvolver programas; 2. Desenvolver programas de governança corporativa estimulando as boas práticas cooperativistas;

3. Fornecer base de pesquisa para

o desenvolvimento e difusão do conhecimento cooperativista;

(8)

14 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 15

Objetivos

3. Contribuir para viabilizar

soluções para as principais demandas das cooperativas na formação profissional

Linhas de Ação

1. Analisar as demandas das

cooperativas para a construção de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências de seus profissionais e otimização de seus recursos físicos;

2. Desenvolver e capacitar

instrutores para a viabilização das demandas das cooperativas na formação profissional;

3. Aperfeiçoar programas de

formação para o trabalho em atendimento às exigências legais;

Projetos

Cursos Livres Cursos In Company Especificidades dos Ramos Programa Aprendiz Cooperativo

4. Promover a adoção de

boas práticas de governança e gestão de cooperativas

5. Monitorar desempenhos

e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas

1. Implantar programa de

identificação e disseminação de boas práticas de gestão e governança em cooperativas (intercâmbios, fóruns, publicações, etc.)

2. Orientar e incentivar a adoção

de boas práticas de gestão e governança nas cooperativas

1. Disponibilizar para as

cooperativas monitoradas suas respectivas informações sobre planejamento estratégico, gestão e governança para o apoio à autogestão

2. Realizar e disponiblizar

estudos comparativos sobre o desempenho das cooperativas, inclusive por ramos.

PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativa) PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas)

Missões Internacionais dos Ramos Consumo, Crédito e Saúde Eventos dos Ramos

Agropecuário, Crédito, Saúde e Educacional Eventos Jurídicos Encontro de Contadores SAC (Sistema de Acompanhamento Cooperativista) ADH (Agente de Desenvolvimento Humano) Estudos Setoriais / Cadeia do Leite

Objetivos

6. Incentivar as cooperativas na promoção da segurança no trabalho

7. Promover um estilo de vida

saudável entre cooperados, empregados e familiares

Linhas de Ação

1. Desenvolver competências

internas para disseminar conceitos e informações que apoiem as cooperativas na segurança do trabalho

2. Viabilizar programas de

educação e conscientização para prevenção de acidentes

1. Desenvolver programas

orientados para apoiar as cooperativas na prática de atividades físicas e na promoção da saúde e lazer dos cooperados, empregados e familiares

Projetos

Cultura Ergonômica SIPAT (Semana Interna de Prevenção dos Acidentes do Trabalho)

Cooperatividade Promoção à Saúde

(9)

16 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 17

Objetivos

Linhas de Ação

Projetos

Objetivos

Linhas de Ação

Projetos

12. Assegurar adequada

utilização da tecnologia de informação e comunicação

13. Assegurar qualidade e

transparência na divulgação das ações e na comunicação dos resultados

14. Monitorar desempenhos

e resultados com foco na sustentabilidade e promover a integração entre as cooperativas e o Sescoop/SP através da gestão estratégica

1. Estabelecer e garantir padrões

mínimos de tecnologia de informação e comunicação em todo o Sescoop, inclusive para o atendimento à estratégia de comunicação com as cooperativas

2. Integrar processos e

sistemas corporativos

1. Estabelecer política de

transparência e meios de divulgação de ações e resultados

2. Implementar ações de

marketing institucional

3. Implementar ações de

divulgação dos produtos e serviços institucionais

1. Alinhar as necessidades

das cooperativas à estratégia de gestão do Sescoop

2. Mapear e desenvolver

mecanismos que promovam a sustentabilidade econômica e financeira do Sescoop

PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) Identidade Divulgação Planejamento Estratégico Arrecadação do Sescoop/ SP 10. Desenvolver e implementar a gestão do conhecimento no Sescoop

1. Mapear, analisar e desenvolver

a gestão por processos

2. Analisar e rever dentro

das possibilidades legais o Plano de Cargos e Salários

3. Atuar em conjunto

com o Sescoop Nacional no desenvolvimento e alinhamento de resoluções MAP (Mapeamento e Análise de Processos) 9. Intensificar o desenvolvimento de competências alinhadas à estratégia do Sescoop 1. Mapear e desenvolver as competências necessárias ao cumprimento da missão e da estratégia do Sescoop 2. Garantir a estrutura organizacional e o quadro de pessoal adequado para o cumprimento dos objetivos do Sescoop

3. Desenvolver e incentivar

a promoção da qualidade de vida dos colaboradores

T&D (Treinamento e Desenvolvimento) Segurança no Trabalho Qualidade de vida Ações RH 8. Intensificar a adoção da

responsabilidade social, ambiental e econômica na gestão das cooperativas brasileiras

1. Desenvolver diretrizes e

programas de responsabilidade socioambiental no cooperativismo

2. Identificar e disseminar

conceitos e boas práticas de reponsabilidade social do cooperativismo

3. Incentivar e orientar práticas

de geração de renda e inclusão socioeconômica de Pessoas com Deficiência (PCD)

Educação Ambiental PCD (Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência)

(10)

19

Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017

os projetos estratégicos do sescoop/sP

CONhEçA OS 40 PROjETOS DO SESCOOP/SP:

1. ADH (Agente de Desenvolvimento Humano) 2. Arrecadação do Sescoop/SP

3. Ações de RH 4. Cadeia do Leite 5. Cooperatividade

6. Coopero por um Mundo Melhor 7. Cursos In Company

8. Cursos Livres

9. Divulgação do Cooperativismo

10. Encontro com Presidentes do Ramo Crédito 11. Encontro de Contadores

12. Encontro do Ramo Educacional 13. Especificidades dos Ramos 14. Eventos do Ramo Agropecuário 15. Eventos do Ramo Saúde 16. Eventos Jurídicos 17. Identidade

18. Intercâmbio do Ramo Consumo 19. Intercâmbio do Ramo Crédito 20. Intercâmbio do Ramo Saúde

21. MAP (Mapeamento e Análise de Processos) 22. Mosaico na Estrada

23. Mosaico Teatral

24. PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista)

25. PCD (Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência)

26. PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas)

27. PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação)

28. Planejamento Estratégico 29. Pós-Graduação

30. Programa Aprendiz Cooperativo 31. Programa A União Faz a Vida 32. Programa Cooperjovem

33. Programa de Educação Ambiental

34. POC (Programa de Orientação Cooperativista) 35. Programa de Promoção à Saude

36. Programa de Saúde e Segurança 37. Qualidade de Vida

38. Segurança do Trabalho

39. SAC (Sistema de Acompanhamento Cooperativista)

(11)

20 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 21

Agente de Desenvolvimento

Humano - ADH

Com o projeto Agente de Desenvolvimento Humano (ADH), o Sescoop/SP capacita um pro-fissional indicado pela cooperativa para identificar as necessidades de desenvolvimento profissional e social dos funcionários e cooperados. Esse pro-fissional também é responsável pela interlocu-ção com o Sescoop/SP e execuinterlocu-ção das ações de desenvolvimento. Por meio do projeto, torna-se possível identificar com mais precisão as necessi-dades das cooperativas e oferecer respostas mais adequadas aos empreendimentos.

Arrecadação do Sescoop/SP

O objetivo deste projeto é identificar as coopera-tivas que não estejam recolhendo corretamente com o código de outras entidades na GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações a Previdência Social). Este procedimento minimiza o risco de autuação Fiscal Previdenciária nas referi-das cooperativas, aumenta a disponibilidade finan-ceira do Sescoop/SP e, consequentemente, amplia a oferta de serviços, além de melhorar o relaciona-mento com as cooperativas.

Ações de RH

Promover eventos e ações de acordo com calendá-rio de datas comemorativas ao longo do ano, com a finalidade de proporcionar integração, melhorar o relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, entre todos os colaboradores.

Cadeia do Leite

Estudo técnico sobre tributação estadual inci-dente sobre cooperativas de laticínios paulistas e sobre benefícios fiscais concedidos em outros es-tados. Subsídio a ações técnicas junto às coope-rativas para resolução das ameaças identificadas.

Cooperatividade

O programa busca incentivar indivíduos sedentá-rios a serem ativos fisicamente através da prática do esporte. Ele conta com assessoria esportiva individualizada, orientação para a organização de eventos esportivos, como Torneio Esportivo ou Provas de Rua nas modalidades de Caminhada, Corrida e Ciclismo para cooperados, funcionários e comunidade.

Coopero por um Mundo Melhor

O projeto apresenta o cooperativismo como mo-delo de negócio viável economicamente, vanta-joso socialmente e importante para o desenvol-vimento do País. Por meio de eventos abertos à população e campanha multimídia que valori-za histórias de pessoas ligadas a cooperativas, o Coopero por um Mundo Melhor aproxima o Sescoop/SP e o cooperativismo da comunidade.

Cursos Livres e Cursos In

Company

Com uma programação diversificada, que contri-bui para o aprimoramento da gestão e dos resul-tados das cooperativas, os Cursos Livres e Cursos In Company buscam atender necessidades

espe-cíficas dos diferentes ramos do cooperativismo e oferecem oportunidades de aperfeiçoamento profissional em diversas áreas de conhecimento.

Divulgação do Cooperativismo

O projeto tem por objetivo divulgar as cooperati-vas como um modelo de negócio viável social e economicamente, além de seus valores e princí-pios. Suas ações são voltadas ao público coope-rativista, órgãos públicos, entidades de classe e membros da sociedade. Ele também dissemina as ações pelo Sescoop/SP nas áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento.

Encontro com Presidentes do

Ramo Crédito

Fórum de discussão entre presidentes de coo-perativas de crédito paulistas sobre práticas de integração e mecanismos de participação efetiva no SFN (Sistema Financeiro Nacional). Retomada das experiências conhecidas nas cooperativas e nos bancos cooperativos, tanto nacionais quanto internacionais, incorporando práticas e modelos em projetos de desenvolvimento integrado reali-zados pelas próprias cooperativas.

Encontro de Contadores

Realizar encontros com temas relacionados às áreas contábil e tributária, com o objetivo de infor-mar e capacitar os contadores e os profissionais envolvidos nos temas que serão abordados, pro-movendo debates e compartilhando informações entre as cooperativas.

Encontro do Ramo Educacional

Encontro pedagógico de professores, gestores e dirigentes de cooperativas educacionais do esta-do de São Paulo. Elaboração e atualização de pla-nejamento pedagógico integrado, buscando edu-cação de qualidade para as escolas cooperativas.

Especificidades dos Ramos

Ampliar o acesso das cooperativas paulistas à educação em gestão cooperativista, alinhado às suas reais necessidades, oferecendo soluções educacionais sob medida que viabilizem a sua profissionalização e ampliem a abrangência das ações do Sescoop/SP dentro do Estado.

Eventos do Ramo Agropecuário

Workshop com produtores rurais cooperados e di-rigentes de cooperativas agropecuárias para a re-alização de cursos de autogestão e de tecnologias produtivas e para apresentação das iniciativas de monitoramento e promovidas de cooperativas de-senvolvidas pelo Sescoop/SP.

Eventos do Ramo Saúde

Participação institucional em eventos promovidos por cooperativas do ramo saúde ou entidades li-gadas ao cooperativismo, com o intuito de divul-gar os produtos e serviços do Sescoop/SP.

(12)

22 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 23

Eventos Jurídicos

O Fórum de Aspectos Legais promove debates com o intuito de levar os participantes, principalmente advogados, a refletir e compartilhar boas práticas relacionadas ao direito cooperativo. O Sescoop/ SP também patrocina a participação no Fórum de Aspectos Legais – Módulo Internacional, com intui-to de levar as lideranças das cooperativas, a refle-tir sobre assuntos voltados ao Direito Cooperativo em âmbito Internacional, assim como compartilhar boas práticas de outros países. O projeto também contempla a realização de seminários direcionados a cooperativas de trabalho, a partir das mudanças e particularidades que surgiram com a aprovação da Lei 12.690/2012.

Identidade

O projeto busca o desenvolvimento e padroniza-ção dos atributos da marca do Sescoop/SP (aten-dimento, materiais institucionais e de divulgação do cooperativismo, ferramentas de comunicação e comunicação visual da instituição). Com o projeto Identidade, além de estabelecer um padrão visual do Sescoop/SP, serão desenvolvidos materiais para divulgar todos os seus produtos e serviços.

Intercâmbio do Ramo Consumo

Ações efetivas visando à organização e ao desen-volvimento das cooperativas de consumo paulis-tas. Realização de intercâmbio técnico para co-nhecer experiências de sucesso de organização do cooperativismo de consumo em outros países (Inglaterra, Suécia e Itália) e a subsidiar o aprimo-ramento dos modelos de negócios das cooperati-vas de consumo paulistas.

Intercâmbio do Ramo Crédito

Fomentar o aprimoramento contínuo dos modelos de negócios das cooperativas de crédito paulistas, por meio de fóruns técnicos integrados e do conhe-cimento de experiências e práticas em cooperativas em outros países.

Intercâmbio do Ramo Saúde

Desenvolvimento e implementação de projetos ino-vadores em saúde nas cooperativas, com destaque para projetos-piloto de reforma do modelo assisten-cial dos sistemas Unimed e Uniodonto. Foco em as-pectos como atenção primária à saúde, segurança do paciente, inovações em tecnologia da informa-ção em saúde, inovações para incentivar a qualida-de assistencial e reforma do pagamento a prestado-res com incentivo à qualidade.

Mapeamento e Análise de

Processos – MAP

Mapeamento, análise e redesenho de 11 (onze) pro-cessos administrativos do Sescoop/SP, abrangendo todas as áreas funcionais. Realização do diagnóstico da situação atual, gerando identificação das oportu-nidades de melhoria de curto, médio e longo pra-zos e o estabelecimento de indicadores de gestão. Implementação das soluções aprovadas de curto prazo, elaboração dos manuais de procedimentos, focando sempre eficiência, efetividade e aderência às leis aplicáveis à entidade.

Mosaico na Estrada

Projeto que divulga o programa Mosaico Teatral e amplia o atendimento a lugares onde só há uma cooperativa, abrindo possibilidade para trabalhar todos os tipos de arte: teatro, música, cinema, cir-co, artes plásticas, intervenções artísticas, espe-táculos sobre o cooperativismo, dentre outros.

Mosaico Teatral

O programa fortalece a intercooperação e incen-tiva o exercício da responsabilidade social e do marketing cultural entre as cooperativas paulistas. Nas cidades participantes, são formadas equipes de Promotores de Cultura que recebem orienta-ções sobre a produção cultural, a fim de realizar um evento sociocultural que congregue coopera-tivas, comunidade, poder público, iniciativa priva-da, instituições beneficentes e mídia local.

Programa de Acompanhamento

da Gestão Cooperativista –

PAGC

Monitorar 40 cooperativas regulares, com ne-cessidades de melhorias quanto às característi-cas de sociedade cooperativa, conforme Diretriz Nacional Monitoramento.

Programa de Inclusão de

Pessoas com Deficiência – PCD

O programa busca promover a inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas e na sociedade por meio de sensibilização, orientação, troca de

ex-periências, acessibilidade e informação constante sobre o tema. Além de auxiliar as cooperativas no cumprimento da Lei 8.213/91, nosso objetivo é que as pessoas com deficiência façam parte do coope-rativismo com todo apoio a que têm direito. Por meio do projeto, o Sescoop/SP pretende oferecer toda a orientação para as cooperativas que precisam con-tratar pessoas com deficiência.

Programa de Desenvolvimento

da Gestão Cooperativista –

PDGC

Busca orientar, incentivar e promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas do Sistema OCB, auxiliando a busca-rem a sua autogestão, conforme Diretriz Nacional de Monitoramento.

Plano Diretor de Tecnologia da

Informação – PDTI

Criar um Plano Diretor (PDTI) que auxilie a área de Tecnologia da Informação do Sescoop/SP a se tornar mais efetiva e eficiente na prestação de serviços à instituição e às cooperativas, fazendo assim com que a instituição alcance suas metas estabelecidas no Plano Estratégico. Assim pode ser resumido o objetivo do projeto PDTI.

(13)

24 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 25

Planejamento Estratégico

Tem como objetivo a construção do Planejamento Estratégico (2015-2020), consolidando a visão institucional, as diretrizes, objetivos estratégicos, linhas de ação e projetos do Sescoop/SP às dire-trizes do Planejamento Estratégico do Sescoop Nacional.

Pós-Graduação

Proporcionar a evolução organizacional das coo-perativas, tornando-as mais competitivas, como resultado do aumento das competências estraté-gicas e operacionais dos seus quadros, por meio do fomento à participação de dirigentes, coopera-dos e empregacoopera-dos em cursos de pós-graduação focados em gestão, melhoria dos negócios e sus-tentabilidade do empreendimento.

Programa Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que esta-belecem cota obrigatória de contratação de jo-vens aprendizes. O Aprendiz Cooperativo oferece formação cidadã pautada nos valores cooperati-vistas. Isso possibilita ao jovem o seu desenvolvi-mento integral e inserção no mundo do trabalho.

Programa A União Faz a Vida

O programa busca construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adoles-centes. Com atividades direcionadas a

educado-res, educandos, funcionários de cooperativas e cooperados, o programa A União faz a Vida é de-senvolvido em parceria com o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo).

Programa Cooperjovem

Com o objetivo de incentivar a prática da coo-peração e disseminar conhecimentos a respeito do cooperativismo nas escolas, o Cooperjovem é desenvolvido em parceria com Secretarias Municipais de Educação e cooperativas educa-cionais. O programa capacita educadores por meio do curso “Educar na cooperação, para a cooperação e o cooperativismo”, visando à op-ção consciente por uma educaop-ção cooperativa. A partir da formação, os educadores desenvolvem Projetos Educacionais Cooperativos nas escolas.

Programa de Educação

Ambiental

O Sescoop/SP desenvolve projetos direcionados ao ensino, conscientização e sensibilização sobre a necessidade da preservação ambiental, com foco na manutenção da qualidade de vida. Fazem parte do programa eventos, workshops, oficinas e formações que abordem as temáticas da pre-servação ambiental e da responsabilidade socio-ambiental. Por meio do programa, o Sescoop/SP também apoia programas e projetos de educação ambiental e responsabilidade social desenvolvi-dos pelas cooperativas.

Programa de Orientação

Cooperativista – POC

Atender demanda dos grupos interessados em ob-ter informações sobre constituição de cooperativa, por meio de uma metodologia que permita transferir aos interessados o conhecimento sobre o coope-rativismo. Este projeto visa a aumentar os níveis de conhecimento desses grupos, preparando-os para enfrentar o mercado de maneira consciente e res-ponsável, seja pelo modelo societário cooperativo ou não.

Programa de Promoção à Saúde

Ensinar, conscientizar e sensibilizar os participan-tes sobre a necessidade da preservação da saúde e prevenção a doenças. O Programa de Promoção à Saúde participa de eventos, workshops, oficinas e formações que trabalhem temáticas ligadas à pre-venção de doenças, alimentação saudável, quali-dade de vida, prática de exercícios físicos e outros temas relacionados à saúde pessoal e coletiva.

Programa de Saúde e

Segurança

O programa de Saúde e Segurança no Trabalho engloba os projetos Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e Cultura Ergonômica. As ações contribuem com as coo-perativas no desenvolvimento de ações para a realização da Sipat e possibilitam desenvolver competências através de aprendizagem efetiva e elaboração de projetos para incentivar mudanças transformadoras de atitudes e hábitos de saúde e segurança no trabalho, além de melhorar a quali-dade de vida de cooperados e funcionários.

Qualidade de Vida

Estimular os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis, no que diz respeito à saúde, ali-mentação, práticas esportivas, culturais, sociais, lazer, etc. Valorização do colaborador através da promoção do bem estar e melhoria no clima organizacional.

Segurança do Trabalho

Promover e preservar a saúde dos colaboradores, prevenir doenças e acidentes de trabalho, orien-tar sobre a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual), condições do ambiente de trabalho, ergonomia e prevenção a incêndio.

Sistema de Acompanhamento

Cooperativista – SAC

Implantar o Sistema de Acompanhamento Cooperativista (SAC), visando subsidiar as coope-rativas paulistas e o Sescoop/SP com informações estratégicas.

Treinamento e Desenvolvimento

O objetivo deste projeto é treinar e capacitar os colaboradores do Sescoop/SP, objetivando inte-grar a gestão estratégica por competências à me-lhora da produtividade e do desempenho indivi-dual e das equipes.

(14)

26 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 27

ANEXOS

Matriz SWOT – Forças

• Dirigentes da base cooperativista • Regionalização e relacionamento

• Equipe interna capacitada e comprometida • Liberdade de manifestação

• Infraestrutura

• Garantia de recursos do SESCOOP • Rigor no registro de novas cooperativas • Planejamento Estratégico do sistema OCESP • Produtos e serviços

• Ações de Integração e capacitação para os colaboradores

Matriz SWOT – Fraquezas

• Comunicação externa deficiente • Deficiências em ferramentas de gestão

e comunicação(TI, SAC e CRM) • Alinhamento interno deficiente

• Burocratização e morosidade dos processos • Interpretações diversas nas

contratações (Produtos e serviços)

• Renovação / atualização produtos e serviços • Ausência de programas de

desenvolvimento de gestores

Matriz SWOT – Ameaças

• Dependência de parceiros Públicos e Privados • Desorganização estrutural e

segmentar das cooperativas • Falta de preparação de novos

dirigentes (sucessão) • Não retenção de talentos

(funcionários), formação e educação não compatíveis com a realidade • Mudança de gestão pública.

Preservação de política de estado. • Políticas governamentais e aumento de

exigências de órgãos fiscalizadores • Ausência de relações intercooperativas

- relacionamento

• Falta de ferramentas de gestão de cooperativas • Não divulgar a marca do

cooperativismo para a sociedade • Atuação protecionista do governo

contrária ao cooperativismo

Matriz SWOT – Oportunidades

• Fortalecimento da cultura cooperativista • Modelo de Gestão/Resultados

• Parcerias e negócios com outras cooperativas e outras entidades • Qualificação profissional (gestores, foco

na sucessão, novas profissões e cursos)

• Desenvolver ações de sustentabilidade como a reciclagem/reaproveitamento do óleo, transformando-o em biocombustível, reutilização do papel, PET, etc.

• Conscientização de preservação sócio ambiental

• Ações de Marketing - divulgação dos

diferenciais do cooperativismo (mídias sociais, eventos internacionais no País e outros) • Buscar novas oportunidades de

produtos e serviços para melhorar as condições dos cooperados • Criação da disciplina

“cooperativismo” nas escolas • Criar novas dinâmicas de promoção

das cooperativas (continuidade das ações decorrentes do Ano Internacional das Cooperativas)

Desafios Cooperativistas

Econômico

• Certificação de cooperativas “reais” que apresentam qualidade em seus produtos e serviços

• Consultorias específicas por ramo e região com ações customizadas • Vencer a concorrência gerando

resultados positivos

• Buscar o crescimento do negócio cooperativo • Redução de custos de produção/

serviços – redução de despesas administrativas e operacionais

• Criar indicadores consistentes de acordo com o seguimento, criação de cenários, possibilitando avaliação de resultados • Parcerias com outras instituições

para desenvolvimento de estratégias de mercado e negócios

• Diminuição dos custos de logística de armazenagem e distribuição de mercadorias e estoque

• Acompanhamento de legitimidade das cooperativas.

• Manter a sustentabilidade das cooperativas garantindo melhor renda para o cooperado • Fortalecimento econômico, social

e ambiental das cooperativas • Enxergar o cooperativismo como um

modelo econômico e não somente como filosofia/doutrina

• Estudar fusões e incorporações entre cooperativas

Social

• Fomentar, difundir e fortalecer a cultura do cooperativismo para os funcionários, cooperados, sociedade em geral. • Crescimento de número de

cooperados e cooperativas

• Inclusão de Pessoas com Deficiência

Comunidade

• Trabalhar o Marketing com o objetivo de fortalecer e consolidar a imagem do cooperativismo (marca, produtos e serviços)

(15)

28 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 Planejamento estratégico sescooP/sP| 2014 - 2017 29

Tecnologia

• Buscar maior utilização tecnológica

Cooperativas

• Promover ações de educação socioambiental • Orientação na elaboração do estatuto

social com proteção para cooperativa

• Manter íntegros os princípios cooperativistas; • Buscar agilidade nos processos

internos das cooperativas

• Fidelização dos cooperados, objetivando maior participação na cooperativa (assembleias, produtos e serviços) • Profissionalização dos colaboradores

e cooperados das cooperativas • Trabalhar continuamente na

qualidade do atendimento

• Quebra do paradigma de credibilidade em relação as cooperativas através da Governança Cooperativa

• Encontro de líderes do cooperativismo com regularidade

• Fomentar e fortalecer a intercooperação (negócios) • Profissionalização dos dirigentes,

cooperados e empregados

• Aperfeiçoamento do processo de governança • Perenização das cooperativas

(trabalhar a sucessão e atrair mais jovens para o cooperativismo)

• Gestão Profissional pensando no processo sucessão • Utilizar as boas práticas no

processo de sucessão

Governo

• Melhorar e fortalecer a comunicação entre as cooperativas, entre os órgãos reguladores e de representação (OCB). • Minimizar exigências burocráticas • Inserir o cooperativismo na grade

escolar, graduação e pós-graduação das instituições de ensino.

• Padronização da legislação e normas de acordo com a atividade

• Atuar para melhorar, conseguir incentivo e diminuir a carga tributária dando um tratamento adequado ao Ato Cooperativo • Revisão da Lei Geral das Cooperativas

• Linhas de crédito direcionadas às cooperativas • Aumentar a representatividade

política do cooperativismo

• Sensibilizar políticos, candidatos, entidades e lideranças sobre conceito de cooperativa. • Fortalecimento político junto ao governo

com a finalidade de defender os interesses da cooperativa nas 3 esferas de poder e Agências Regulatórias

muito obrigado, líder cooperativista!

A participação das cooperativas paulistas foi fundamental para o sucesso deste Planejamento Estratégico. O Sescoop/SP agradece a todos os líderes de cooperativas que participaram dos Encontros de Lideranças e do Congresso Paulista do Cooperativismo ao longo do ano de 2013. A proximidade com as cooperativas é de funda-mental importância para se estabelecer a direção correta para os programas, projetos e ações do Sescoop/SP.

M a r í l i a

R i b e i r ã o P r e t o

(16)

FICHA TÉCNICA

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP)

Conselho Administrativo Presidente: Edivaldo Del Grande

Membros Efetivos: José Alves de Souza, Marcelo Barbosa Avelar, Marcio

Francisco Blanco do Vale e Luiz Eduardo de Paiva.

Membros Suplentes: Milton Marcon, Raimundo Macedo Viana e Renato

Nobile.

Conselho Fiscal

Efetivos: João Bosco Ribeiro, Lavínia de Alvarenga Vieira e Hélio Ferraz

de Almeida.

Suplentes: Antonio Carlos de Souza e Sérgio Brito.

Superintendência: Aramis Moutinho Junior, José Henrique da Silva

(17)

Rua Treze de Maio, 1376 | Bela Vista | São Paulo - SP | CEP 01327 002 (11) 3146 6200

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,