• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DIRIGIDO. 01. Relativamente ao reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é correto afirmar:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DIRIGIDO. 01. Relativamente ao reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é correto afirmar:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Trajano Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Orientadora: MSc. Patrícia Fontanella

Acadêmico (a): _______________

ESTUDO DIRIGIDO

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil. Família. São Paulo: Saraiva, 2010.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. 3 ed., Rio de Janeiro, 2010.

MADALENO, Rolf. Curso de direito de família. São Paulo: Gen/Método, 2011. RODRIGUES, Silvio. Direito civil: parte geral. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. TATURCE, Fernanda. Processo civil aplicado ao direito de família. São Paulo: Gen/Método, 2011.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil: parte geral. São Paulo: Atlas jurídico, 2011.

01. Relativamente ao reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é correto afirmar:

a) O filho havido fora do casamento sempre poderá residir no lar conjugal do genitor que o reconheceu.

b) O reconhecimento de filho realizado por testamento pode ser revogado. c) O filho maior pode ser reconhecido mesmo sem o seu consentimento.

d) O reconhecimento de filhos é irrevogável e pode ser feito no registro de nascimento, por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório, por testamento, ainda que incidentalmente manifestado e por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém.

02. Assinale a alternativa correta:

a) O menor reconhecido pode impugnar a paternidade nos dois anos subseqüentes à maioridade ou emancipação.

b) A pretensão à investigação de paternidade, mesmo para o maior, é imprescritível.

c) Os primos irmãos são parentes em terceiro grau.

d) São excluídos da comunhão, no regime da comunhão parcial, os frutos dos bens particulares que sejam percebidos na constância do casamento.

e) O prazo prescricional para a cobrança dos alimentos fixados e não pagos é de três anos.

(2)

03. (MP/PR 2002) É correto afirmar sobre a disciplina jurídica das relações de filiação:

a) É vedada a investigação de paternidade por filho extramatrimonial quando o suposto pai for casado.

b) É lícito o reconhecimento de filho incestuoso na ata do casamento.

c) Nos termos do Código Civil, a presunção pater is est não incide com relação aos nascidos dentro dos 250 dias subseqüentes à separação judicial.

d) Os filhos ilegítimos, à exceção dos incestuosos, têm os mesmos direitos sucessórios que os legítimos.

e) Na averiguação oficiosa de paternidade, o silêncio do suposto pai, após o recebimento da notificação para que se manifeste sobre a paternidade que lhe é atribuída não gera qualquer presunção legal.

04. Considere as seguintes informações em matéria de alimentos:

I - O filho menor, que em razão de divórcio consensual ficar sob a guarda da mãe, perde o direito aos alimentos a que o genitor houver se obrigado, caso a mãe venha a contrair segundas núpcias com pessoa que possa sustentá-lo.

II - O ascendente que houver se despojado de seus bens a favor da prole, se, na velhice, ficar sem condições de prover o próprio sustento, tem direito a reclamar alimentos dos filhos maiores e capazes até em caráter provisional.

III - Dissolvida a união estável, será devida assistência material por um dos conviventes ao que dela necessitar, a título de alimentos.

IV - O pai que tiver suspenso o pátrio poder por decisão judicial fica desobrigado de pagar alimentos ao filho menor, enquanto durar a suspensão.

SOMENTE é correto o que se afirma em: a) I e II

b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

05. (Magistratura/SP – 174 – adaptada) Quanto aos alimentos, é correto dizer que: a) As prestações periódicas das pensões alimentícias fixadas por sentença ou

convencionadas entre as partes prescrevem em cinco anos.

b) As prestações periódicas das pensões alimentícias fixadas por sentença ou convencionadas entre as partes prescrevem em dois anos.

c) O direito a alimentos só é prescritível em relação aos capazes. d) Nenhuma das alternativas.

06. (MP/SP 80º) O casal divorciou-se e o varão vinha pagando pensão regularmente à varoa. Esta remaridou-se. Pergunta-se: qual a ação que o marido poderá mover diante do fato novo?

a) Nenhuma.

b) Ação revisional para reduzir encargo.

c) Ação de revisão da cláusula que estipulou a ação de alimentos. d) Ação anulatória do divórcio.

(3)

e) Ação de exoneração de pensão.

07. (MP/SP 81º) O encargo alimentar e o direito sucessório, em linha colateral, vão respectivamente:

a) O segundo grau e o quarto grau. b) O quarto grau e terceiro grau. c) O terceiro grau e o quarto grau. d) O quarto grau e o segundo grau. e) O quarto grau e o terceiro grau.

08. (OAB/AL- 2004) Quanto ao reconhecimento dos filhos, pode-se afirmar que: a) Nunca pode ser feito postumamente, ou seja, após a morte do filho.

b) É inteiramente eficaz a aposição das modalidades acessórias dos negócios jurídicos, a exemplo do termo.

c) A ação de prova de filiação compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros somente se ele morrer menor.

d) Pode preceder-lhe ao nascimento, por expressa disposição legal.

09. De acordo com a lei civil pátria, presume-se concebidos na constância do casamento:

I. Os filhos nascidos 200 dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivência conjugal.

II. Os havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que tenha prévia autorização do marido.

III. Os havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido. IV. Os havidos, a qualquer tempo, quando se tratar de embriões excedentários,

decorrentes de concepção artificial homóloga. Alternativas:

a) Apenas I, III e V estão corretas. b) Apenas II e IV estão corretas. c) Apenas II, III e IV estão corretas. d) Apenas II e III estão corretas e) Todas estão corretas.

10. (MP/MS – XXI) A pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se venceu, prescreve em qual prazo? Assinale a resposta correta.

a) Em 1 ano a contar da distribuição da ação. b) Em 2 anos do vencimento.

c) Em 3 anos da citação. d) Em 5 anos da intimação.

(4)

11. Sobre o Direito aos Alimentos, assinale a alternativa correta:

I. Os irmãos são responsáveis de forma divisível pelos alimentos devidos ao irmão que necessite de alimentos.

II. Os parentes até o terceiro grau na linha colateral podem ser obrigados a prestar alimentos ao parente que deles necessite, ainda que isso implique desfalque do necessário ao seu sustento.

III. A obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor levando em consideração a herança por ele deixada.

IV. O devedor de alimentos terá que prestá-los em forma de pensionamento. V. Pela jurisprudência do STJ, é possível ao alimentante ingressar com ação

de prestação de contas em face do alimentado, a fim de verificar se o valor pago está sendo bem utilizado.

Alternativas:

a) Apenas as alternativas I e II estão corretas. b) Apenas as alternativas I e III estão corretas. c) Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas. d) Apenas as alternativas II e IV estão corretas. e) Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.

LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA DA FORMA MAIS COMPLETA POSSÍVEL, A PARTIR DO AUTOR DE SUA PREFERÊNCIA.

A PRECISÃO, CONCISÃO, CLAREZA, OBJETIVIDADE E COERÊNCIA DEVERÃO SER OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DE SEU COMENTÁRIO.

12. (TJ/SP – 2004/2005 – Exame Oral) É possível a transação de alimentos? 13. (MP/SP – 2006 – Exame Oral) Sobrinho poderia pleitear alimentos aos tios?

Sucessão. Linha colateral. Quanto aos alimentos há limites na relação de parentesco? 14. (MP/RJ – XXIV – 2001) Maria propôs ação de alimentos em face de João, seu marido, requerendo a fixação de alimentos em 20% dos vencimentos líquidos do Réu. O juiz fixou os provisórios no percentual de 15%. Na sentença de mérito, os alimentos definitivos foram fixados em 10%. As partes interpuseram recursos de apelação, Maria visando a majorar os alimentos definitivos para 20% e João pretendendo reduzi-los para 5%. Durante a tramitação dos recursos, Maria pretende executar os provisórios fixados no início da lide. João requer que prevaleça, para a execução, o percentual de 10% fixado na sentença de mérito. Analise as questões de direito.

15. (TJ/SP – 174º - 2002) Direito Civil – Dissertação. Dos Alimentos. 16. O nascituro possui direito a alimentos? Explique.

17. Os alimentos devidos entre parentes são solidários? Explique.

18. (Defensor Público/SE – 2ª fase/2005) Mário, brasileiro, comerciante, residente e domiciliado em Aracaju/SE, foi casado durante três anos com Beatriz, brasileira, costureira, residente e domiciliada em Aracaju/SE, no período de dezembro de 1999 a

(5)

fevereiro de 2003, quando se separaram judicialmente. Em 23/3/2002, ocorreu o nascimento de Plínio, que foi registrado como filho biológico do casal. Posteriormente, Mário tomou conhecimento de que era portador de uma doença congênita, que não lhe permite procriar, conforme atestado médico. Dessa forma, Mário concluiu não ser o pai biológico de Plínio e decidiu questionar, em juízo, a paternidade e o registro de nascimento do filho da ex-esposa. Por ser juridicamente pobre, procurou a Defensoria Pública. Atualmente, Plínio encontra-se sob a guarda e responsabilidade de sua genitora. Diante dessa situação hipotética, proponha a medida judicial cabível para proteção dos interesses de Mário.

19. (MP/MG – 2ª fase - 2006) Discorra sobre a paternidade socioafetiva.

20. (I Concurso da Defensoria Pública de SP – 2ª fase – 2006) A Sra. Alice compareceu à Defensoria Pública para que fosse efetuada defesa em ação promovida por seu ex-marido contra seus filhos menores, Thales e Victor, gêmeos de 12 anos de idade. Na petição inicial, alega o autor que se casou com Alice quando ela já estava grávida, proveniente de relacionamento anterior. Ao nascerem os filhos da esposa, resolveu registrá-los como seus. Quando as crianças completaram 10 anos, porém, o casal separou-se. O autor pretende ver anulados os Assentos de Nascimento no que se refere à paternidade, por não ser o pai biológico dos infantes, apesar de sempre ter considerado as crianças como filhos verdadeiros e ter por eles grande afeição. Assim:

a) Conceitue paternidade socioafetiva.

b) Como Defensor Público, exponha os argumentos que utilizará para defesa.

21. Paulo e Joana namoraram por três anos. Após três meses do término do namoro, Joana procurou Paulo informando que estava grávida. Este se recusou a ajudá-la, informando que só auxiliará após exame de DNA comprovando a paternidade. Diante do exposto, pergunta-se:

a) O ordenamento jurídico possui medida que possa “forçar” Paulo a auxiliar Joana durante a gestação? Qual?

b) Se, após o nascimento da criança, ficar comprovado que Paulo é o pai biológico, como se encaminha a questão?

c) Se, após o nascimento da criança, ficar comprovado que Paulo não é o pai biológico da criança, caberá repetição dos alimentos pagos durante o período de gestação?

22. Marcos foi reconhecido aos dois anos de idade por José, homem que conviveu com sua mãe por dez anos, muito embora não fosse ele seu pai biológico. Após doze anos de convivência, o relacionamento entre sua mãe e José terminou e Marcos perdeu o contato com ele. Agora, aos 19 anos, Marcos deseja “retirar” o nome de José de seu registro, tendo em vista não ser seu pai biológico e com ele não ter mais convivência. Diante do exposto, pergunta-se:

a) O sistema jurídico acolhe a pretensão de Marcos? Justifique.

23. Qual o critério atualmente utilizado pelos Tribunais para julgar procedente um pedido de negatória de paternidade realizado pelo marido? Explique.

Referências

Documentos relacionados

Não classificado como substância tóxica para órgãos-alvo específicos após uma exposição única.. Toxicidade para órgãos-alvo específicos - exposição repetida Toxicidade

seleção do On Screen Display (OSD) Menu principal Submenu Descrição INSTALAÇÃO RTC Se definir ON (LIGADO), activa a função de Controlo de Tempo de Resposta e reduz a

Ampliar a compreensão acerca da vida da criança e de seu espaço social, ainda que indispensável à concepção de políticas e práticas, é insuficiente se não endereçar uma

são efetivados pelos órgãos de proteção federal, estadual e municipal. Com a revisão do Plano Diretor Estratégico em 2004, foram incorporados novos instrumentos como o

“Escrevi cartinhas e pra acertar a mão, li Elvira a Morta Virgem/ (Romance primoroso e por tal forma comovente que ninguém pode lê-lo sem derramar

O estudo teve como por objetivo o levantamento do estado-da-arte da pesquisa sobre o empreendedorismo no âmbito dos eventos organizados pela Associação Nacional de Pós-Graduação

Algumas técnicas de irrigação é um exemplo, apesar das grandes dificuldades enfrentadas devido às políticas de expansão beneficiarem somente os grandes

A consequência da desregulação promovida pela Reforma, no âmbito da jornada de trabalho, será o agravamento do sofrimento que o trabalhador já enfrenta, o que