• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INDIVIDUAL – PTI

CURSO: LICENCIATURAS

ADQUIRA ESTE TRABALHO CONOSCO –

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WHATSAPP: (91)988309316

(2)

Curso:

LICENCIATURA Semestre: 8º semestre

Disciplinas: • Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

• Educação e Diversidade.

• Estrutura e Organização da Educação Brasileira.

• Fundamentos Filosóficos e Sociologia da Educação.

• Tecnologias Aplicadas a Educação.

Competências: • Desenvolver a aprendizagem interdisciplinar a partir dos

conteúdos abordados por áreas específicas;

• Reconhecer possibilidades de ações pedagógicas a serem

desenvolvidas em espaços educativos;

• Refletir sobre as contribuições da tecnologia na educação

escolar;

• Conhecer os elementos necessários para a construção

de textos científicos.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá

desenvolvido as seguintes habilidades:

• Capacidade de adaptar-se para desenvolver trabalho

individual ou em grupo.

• Familiarizar-se com a vivência concreta em instituições

escolares, por meio de atitude investigativa facilitada

pela formação teórico-prática.

• Desenvolver autonomia no sentido de tomar decisões

complexas com ética e responsabilidade.

• Reconhecer por meio de aprendizagem interdisciplinar os

conteúdos abordados nas disciplinas do semestre, para

posterior utilização, durante elaboração e execução de

propostas a serem desenvolvidas no espaço educativo.

(3)

• Reconhecer os elementos necessários para a construção de práticas pedagógicas e textos científicos.

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino Objetivos da

aprendizagem que tem por objetivos: Aprendizagem:

• Oportunizar por meio de estudo dirigido, o acesso ao saber científico.

• Refletir sobre os desafios e possibilidades da prática pedagógica em espaço educativo, seguindo a legislação. • Promover a aplicação da teoria, como elemento essencial

que auxilia na aplicação prática de conteúdos interdisciplinares.

• Elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT.

Estimado/a aluno/a,

Seja bem-vindo/a as atividades indicadas nesse semestre!

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar (PTI) destaca como temática: “A organização

do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo a perspectiva de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental”. Escolhemos essa temática com objetivo de possibilitar a você

acadêmico, maior compreensão sobre o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional do professor na escola, ao se deparar com a atual organização da educação básica, mais especificamente envolvendo a fase de transição porque passa o aluno do ensino fundamental.

Valorizada no contexto da diversidade, a educação escolar além de demonstrar preocupação com a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, também indica que os professores devam estar atentos ao acolhimento dos novos alunos no início do ano letivo. Outras questões não menos importante, também merecem atenção especial, tais como: os fundamentos que irão orientar a organização do trabalho pedagógico, a necessidade de adaptação de materiais didáticos, as questões metodológicas, quais tecnologias/ferramentas, poderão contribuir para que a prática

(4)

pedagógica alcance êxito diante do ensinar e aprender, além dos critérios e instrumentos de avaliação que serão utilizados pelo professor, durante todo o processo.

Seguindo essa perspectiva, as disciplinas do semestre, permitem a você acadêmico (a), compreender sob quais fundamentos, a educação escolar organiza sua estrutura curricular e pedagógica. É importante que, como futuro professor, você compreenda como essa organização acaba por influenciar o planejamento e as práticas realizadas em sala de aula, observando-se as responsabilidades de diferentes instâncias, inclusive as instâncias governamentais.

No que se refere à dinâmica que envolve o processo inclusivo, “respeitando-se as diferenças”, fica sob responsabilidade da equipe escolar e, mais especificamente do professor, planejar uma acolhida que, desde o início do ano letivo, favoreça acesso, permanência e êxito de todos os alunos, ao mesmo tempo em que se busca promover o desenvolvimento de forma integral.

Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de pensar para além do contexto da diversidade, pensar na acolhida dos alunos que até então, ainda não tinham tido nenhum contato com a escola; em tempo anterior à efetivação de sua matrícula.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Organização da Atividade:

Inicia-se pela Leitura e interpretação da SGA - Situação Geradora de Aprendizagem

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema, (ambas destacadas logo abaixo), você, futuro docente, deverá elaborar uma produção textual (autoria própria), com respaldo teórico disponibilizado pelas disciplinas cursadas ao longo deste semestre. O texto deverá ser estruturado seguindo as normas da ABNT.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para refletir sobre “a implementação do ensino fundamental de nove anos”, tomem como exemplo, a situação que apresentamos logo abaixo:

No que se refere as políticas educacionais que orientam o funcionamento do sistema educacional brasileiro e a organização do trabalho na escola, atualmente é necessário que o professor tenha domínio sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos. Os elementos

(5)

centrais que tratam sobre tal implementação, passaram a ser exigidos a partir da aprovação da Lei n.

11.114/2005.

A aprovação dessa lei, permitiu alteração de artigos da LDBEN n. 9394/96, que tornou obrigatória a oferta/matrícula da criança no ensino fundamental na escola pública aos seis anos de idade. A lei trata ainda, sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental. Com a

implantação do ensino fundamental de nove anos, escolas públicas de cerca de 5.565 municípios, em todo país, tiveram que se adequar ao proposto na lei e, efetivar a matrícula de crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. O indicado à princípio, continua impactando até hoje, nas diferentes etapas da educação básica, de acordo com pesquisa e relato, disponível em: ( http://jornalceleiro.com.br/2017/12/ensino-fundamental-de-nove-anos-apresenta-reflexos-no-ensino-medio/)Acesso em: 15/01/2021.

Situação-problema (SP)

Genoveva é professora recém-chegada, para trabalhar com turmas de anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano), do ensino fundamental, em uma escola de periferia, no interior do Estado do Paraná, mais especificamente na cidade de Centenário do Sul. Em reunião com a equipe pedagógica, no início do ano letivo, ficou sabendo que a escola atende alunos de Distritos e cidades circunvizinhas. Segundo a equipe pedagógica, várias crianças, cujos pais efetivam sua matrícula no 6º ano, chegam à escola, envoltas em um misto de sentimentos, por não conhecerem a estrutura física da escola, nem seus professores.

Muitas crianças nos primeiros dias de aula, acabam demonstrando em suas atitudes; insegurança, ansiedade, ainda temerosas pela acolhida, enquanto outras aparentam tranquilidade e confiança. Esse período de acolhida, que têm chamado atenção dos profissionais da escola, passou a ser tratado por todos como “período de transição”, no espaço escolar. Importante considerar, que mais especificamente, na fase de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, já existe “parceria”, integrando professores do Estado e do Município, com objetivo de refletirem sobre a situação.

(6)

O grupo de professores se preocupa em entender o trabalho desenvolvido pelas escolas de anos iniciais (1º ao 5ºano), sob responsabilidade do município e dos colégios estaduais responsáveis pelos anos finais (6º ao 9º ano), do ensino fundamental, assim como também se preocupam em viabilizar uma prática que consiga dar continuidade ao desenvolvimento integral do aluno, respeitando os conhecimentos já adquiridos pelo mesmo, em anos anteriores. Essa experiência levou Genoveva a ter uma ideia: criar um projeto em parceria com os demais professores e pais ou responsáveis pelos alunos, com objetivo de facilitar a acolhida das crianças no espaço escolar, assim como, a promoção de atividades que favorecessem a socialização e o engajamento de todos com a escola.

A primeira ação consiste em redigir um texto que apresenta o projeto e justifica sua importância diante da garantia dos direitos à educação, estabelecida em legislação própria. Esse texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de sensibilizar a mesma para posterior envolvimento com algumas atividades escolares.

Dada a situação, agora é sua vez de você acadêmico: 1) colocar-se no lugar da Genoveva, 2) realizar a leitura e o estudo do material proposto, 3) pesquisar outras referências e a partir do exposto, 4) elaborar uma produção textual que represente o informativo que será divulgado para a comunidade, a partir do tema: “A organização do trabalho pedagógico no espaço educativo, seguindo a perspectiva de transição por que passa o aluno do 5º para o 6º ano do ensino fundamental”.

Você deverá seguir as instruções indicadas logo abaixo:

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Para auxiliar na elaboração do texto, você deverá realizar as seguintes etapas:

1) Pesquisar e realizar a leitura de materiais sobre promulgação da lei, implantação e implementação do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas.

2) Para subsidiar a atividade disponibilizamos os seguintes materiais:

BRASIL, Lei n. 11.114/2005, que trata sobre promulgação da lei, implantação e implementação do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas. realize a leitura do

material disponível em:

(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9_perfreq.pdf) Acesso em: 15/01/2021.

(7)

BRASIL, Lei n. 11.274/2006, disponível em: (https://www.gov.br/mec/pt-br). Acesso em: 15/01/2021.

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Ensino Fundamental: Proposições para a transição do 5º para o 6º ano no município de Curitiba. Curitiba, 2015. Disponível em:(

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/ens_fun_transicao_5ano_6ano .pdf )

Acesso em: 15/01/2021.

GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012. Disponível em(http://www.galvaofilho.net/mestre.pdf ) Acesso em 15/01/ 2021.

3) Após o processo de reflexão, você deverá dar início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios:

Passo 1: Com base nas leituras indicadas, nos materiais pesquisados e nos materiais das

disciplinas desse semestre desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 8 laudas.

Passo 2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e

referências.

Passo 3: Para a elaboração do texto, considere os itens indicados abaixo e os relacione com os

materiais indicados. O texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas. Os itens indicados abaixo, apenas auxiliam na compreensão do proposto, ou seja, a produção do texto:

Diante da possibilidade de atendimento ao aluno, desde a efetivação de sua matrícula, até o posterior acompanhamento de práticas pedagógicas, envolvendo ensino e aprendizagem em sala de aula, discorra sobre:

A) Como a legislação trata sobre a estrutura, organização e implementação do ensino fundamental de nove anos nas escolas?

Esse texto pode auxiliar você:

BRASIL, Lei n. 11.114/2005, que trata sobre promulgação da lei, implantação e implementação do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas. Realize a leitura

do material disponível em:

(http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9_perfreq.pdf) Acesso em: 15/01/2021.

(8)

BRASIL, Lei n. 11.274/2006, disponível em: (https://www.gov.br/mec/pt-br). Acesso em: 15/01/2021.

B) Quais são as atribuições do professor, ao atender o aluno, recém-chegado ao espaço escolar, logo em seus primeiros dias de aula?

Esse texto pode auxiliar você:

PARANÁ. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Ensino Fundamental: Proposições para a transição do 5º para o 6º ano no município de Curitiba. Curitiba, 2015. Disponível em:(

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/ens_fun_transicao_5ano_6ano

.pdf )Acesso em: 15/01/2021.

C) As tecnologias, podem ser um importante aliado para o professor desde o momento em que esse, começa a planejar e organizar seu trabalho em sala de aula. Sendo assim, discorram sobre as possibilidades e contribuições das tecnologias para o desenvolvimento da prática pedagógica no ambiente escolar.

Esse texto pode auxiliar você:

GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012. Disponível em(http://www.galvaofilho.net/mestre.pdf) Acesso em 15/01/ 2021.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico:

1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o acadêmico poderá utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre.

2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua

realização.

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar um texto entre 4 a 6 páginas

respondendo aos itens reflexivos propostos acima. O desenvolvimento da produção textual é parte dos elementos-textuais na qual se concentra a fundamentação teórica e o desenvolvimento das

(9)

ideias. Nessa parte você precisa ser o mais claro possível. Não é necessário ser breve, as ideias podem ser explicadas com calma e em detalhes, para que o entendimento dos leitores, aconteça. Lembre-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma reflexão ao invés de respostas diretas.

4º) Para finalizar, você deverá apresentar suas Considerações finais, em até 1 página. Apresenta a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos em seu próprio texto. Manifeste seu ponto de vista, suas opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentado nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para seu aprendizado enquanto acadêmico.

5º) Referências Bibliográficas: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho.

Orientações importantes 1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.

2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. O trabalho deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT.

4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word.

A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual:

• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas.

• Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

(10)

• Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente

citados.

Lembre-se que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.

Bom trabalho!

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, através da desidratação induzida em ratos no período pós-natal, análise da ingestão induzida de água, sódio, pressão arterial e freqüência

I- As empresas comunicarão ao Sindicato com antecedência mínima de 70 (setenta) dias da eleição, a realização de eleições para a CIPA, mencionando o período

– Não há tempo determinado para a execução dos exercícios, que poderão ser realizados de forma rápida ou lenta, desde que respeitada a constância no ritmo das repetições;

Esta informação, conjugada com outras, essencialmente, de índole geofísica, foi utilizada por cientistas para mapear a área potencial de rotura sísmica na zona de subdução

Sujeito poético, povo português, figura mítica deixaram o seu espaço natural e as paisagens natais para longo tempo andarem errantes por diversas terras e povos e por fim

Alicerçando-se no pensamento de Habermas, explicita a possibilidade de uma forma nova de educa- ção ética das novas gerações, como processo social e com base na razão comunicativa.

Segundo Ana Leal Cardoso o convite feito por Ramiro, e aceito pelo pai de Raquel, pode ser encarado do ponto de vista Junguiano como a mensagem enviada pelo

A principal alternativa para a abordagem junguiana dos sonhos continua sendo o modelo psicanalítico (freu- diano), embora os teóricos psicanalistas cada vez mais abracem ideias