• Nenhum resultado encontrado

Deverão ser tidas em conta as recomendações oficiais relativas ao uso apropriado de agentes antibacterianos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Deverão ser tidas em conta as recomendações oficiais relativas ao uso apropriado de agentes antibacterianos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Miocacin 600 mg comprimido revestido

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por comprimido revestido:

Diacetil midecamicina quantidade correspondente a diacetil midecamicina 100% actividade ……600 mg Excipientes, ver 6.1. 3. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos revestidos. 4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS 4.1 Indicações terapêuticas

Infecções do adulto e criança, provocadas por microorganismos sensíveis à diacetil midecamicina:

- Superinfecção bacteriana de bronquite aguda - Exacerbações de bronquite crónica

- Pneumonia adquirida na comunidade em doentes sem factores de risco, sem sinais clínicos de gravidade ou sugestivos de etiologia pneumocócica

- Amigdalite, faringite, amigdalofaringite, escarlatina, em alternativa ao tratamento de referência, particularmente quando este não é possível (a penicilina durante 10 dias constitui o tratamento de referência nas amigdalites agudas estreptocócicas)

- Sinusite aguda (tendo em conta o perfil microbiológico deste tipo de infecção, os macrólidos são indicados nas situações em que é impossível o tratamento com beta-lactâmicos)

- Otite média aguda

- Infecções cutâneas (furunculose, piodermite, abcesso cutâneo, fleimão) - Infecções estomatológicas

- Infecções urogenitais não gonocócicas - Infecções das vias biliares

Deverão ser tidas em conta as recomendações oficiais relativas ao uso apropriado de agentes antibacterianos.

4.2 Posologia e modo de administração Adultos:

(2)

Nas infecções leves ou de gravidade moderada, a dose média é de 1200 mg diários em duas administrações: 1 comprimido de 600 mg cada 12 horas.

Nas infecções graves, a dosagem diária pode ser aumentada a 1800 mg em três administrações: 1 comprimido de 600 mg em cada 8 horas.

Crianças:

A posologia diária na criança é de 35-50 mg/Kg/dia, subdividida em 2 e 3 administrações. Nas infecções de leve ou moderada gravidade: 35 mg/Kg/dia, subdividida em 2 administrações por via oral, embora nas infecções graves, o médico possa aumentar a posologia para 50 mg/Kg/dia, subdividida em 3 administrações. A formulação de Miocacin comprimidos não está indicada para crianças, pelo que deverá ser indicada outra formulação como o Miocacin granulado para suspensão oral.

A duração do tratamento é normalmente de 5 a 10 dias, sendo que este período pode ser alargado dependendo da natureza, local e gravidade da infecção.

Nas infecções cutâneas o tratamento deverá ser no mínimo 10 dias. 4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer dos excipientes. Hipersensibilidade individual demonstrada a antibióticos macrólidos. Associação à dihidroergotamina.

Insuficiência hepatobiliar grave.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

O tratamento com a diacetil-midecamicina, tal como com outros antibióticos pode dar lugar a sobreinfecções de agentes bacterianos resistentes e de fungos, que requerem a interrupção do tratamento, e a instituição de uma terapêutica adequada.

No caso de insuficiência hepática descompensada, a administração da diacetil-midecamicina não é recomendada. Se necessária, justifica-se uma vigilância clínica e biológica dos testes hepáticos e uma eventual redução da posologia.

A ausência de eliminação renal do produto permite não modificar as posologias em caso de insuficiência renal. No entanto, a experiência nos doentes com insuficiência renal crónica é muito limitada. Se a administração de diacetil-midecamicina for necessária, justifica-se uma vigilância clínica e laboratorial da função hepática.

4.5 Interacções medicamentosas e outras

Não se deve administrar simultaneamente a diacetil-midecamicina com antibióticos beta-lactâmicos, pois pode diminuir a eficácia por antagonismo do mecanismo de acção.

A diacetil-midecamicina poderá diminuir os níveis plasmáticos de teofilina, mas não altera de forma clínica significativa a depuração da mesma. A diacetil-midecamicina pode aumentar as concentrações plasmáticas da carbamazepina e da ciclosporina. Como tal, é recomendável a monitorização dos níveis plasmáticos destes fármacos durante o tratamento concomitante com a diacetil-midecamicina.

(3)

Em caso de utilização conjunta de bromocriptina e de ciclosporina, reduzir a metade a posologia destas últimas e vigiar as taxas plasmáticas de ciclosporina.

Está contra-indicado o uso de diacetil-midecamicina em associação com a dihidroergotamina. 4.6 Gravidez e aleitamento

Gravidez:

Não se dispõem de dados sobre a administração deste medicamento durante a gravidez. Como tal não se recomenda a sua administração a mulheres grávidas.

Aleitamento:

Foi detectada a presença deste fármaco no leite materno, como tal, não se recomenda a administração da diacetil-midecamicina durante o aleitamento.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas Não descritos.

4.8 Efeitos indesejáveis

A maioria dos efeitos indesejáveis observados para a diacetil-midecamicina são de carácter leve e transitório.

Doenças gastrointestinais:

Gastralgias, náuseas, vómitos, diarreia e anorexia. Afecções dos tecidos cutâneos e sub-cutâneos: Manifestações cutâneas alérgicas.

Doenças do sistema nervoso: Cefaleias.

Doenças do sangue e sistema linfático: Hipereosinofilia.

Afecções Hepatobiliares:

Elevação das transaminases SGOT e SGPT e da fosfatase alcalina. 4.9 Sobredosagem

Não foram observados casos de sobredosagem. Não é conhecido nenhum antídoto específico.

Em caso de sobredosagem, recomenda-se um tratamento sintomático e uma eliminação rápida do fármaco não absorvido.

(4)

5.1 Propriedades farmacodinâmicas Código ATC: J01F A03

Grupo farmacoterapêutico: 1.1.8 – Antibacterianos - Macrólidos

O diacetil de midecamicina é um antibiótico semi-sintético pertencendo à família dos macrólidos. O seu mecanismo de acção baseia-se na inibição da síntese proteíca bacteriana, por fixação à sub-unidade 50S dos ribossomas.

Este produto é totalmente metabolizado no organismo dando rapidamente origem a 3 metabolitos principais (Mb 12, Mb 6 e Mb 9a) responsáveis pela actividade antibacteriana do produto. A midecamicina apresenta resistência cruzada com a eritromicina, resistência essa transferida pelo plasmídeo R nos streptococcus D e nos estaphylococcus. É ainda conhecida resistência cruzada partilhada com a espiramicina e as lincosamidas.

O espectro anti-bacteriano natural do diacetil de midecamicina é o seguinte: Espécies habitualmente sensíveis (CMI < µg/ml)

Bactérias aeróbias

Estreptococos A (Estreptococos pyogènes) Estreptococos B (Estreptococos agalactiae) Estreptococos não agrupáveis (mitis, sanguis) Estreptococos pneumoniae (Pneumococo) Bacilos Gram + Listeria monocytogenes Corynebacterium diphteriae Cocos Gram – Neisseria meningitidis Neisseria gonorrhoeae Branhamella catarrhalis Bacilos Gram – Legionella pneumophila Bordetella pertussis Campylobacter Bactérias anaeróbias Bacilos Gram + Clostridium sp. Bacteróides fragilis Outros

Mycoplasma pneumoniae, Ureoplasma urealyticum Chlamydia trachomatis, Chlamidia psittaci

Treponema, leptospires

(5)

Staphilococcus aureus Haemophilus influenzae Streptococos do grupo D Víbrio cholerae

Principais espécies naturalmente resistentes in vitro Enterobacteriaceae

Pseudomonas

Quando, para uma dada espécie, a noção de uma sensibilidade constante das espécies não está estabelecida, só um estudo in vitro da espécie em causa permite confirmar se ela é sensível, resistente ou intermediária.

A eficácia antibacteriana dos principais metabolitos do diacetil de midecamicina foi igualmente estudada. Estes estudos mostraram que as CMI do metabolito Mb12 são praticamente iguais aos do diacetil de midecamicina enquanto que a eficácia dos metabolitos Mb6 e Mb9a representa apenas respectivamente, 45% e 24% da do Mb12.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

A diacetil-midecamicina é absorvida de forma rápida e extensamente através do tracto

gastrointestinal.

Após administração por via oral, o diacetil de midecamicina não modificado não é

detectável no plasma ou nas urinas. Só são encontrados os metabolitos responsáveis pela

actividade antibacteriana do produto assim como o provaram os resultados das dosagens

praticadas tanto pelo método microbiológico como pelo método cromatográfico.

1/ No adulto são A absorção

Esta é rápida, o Tmax da actividade antibacteriana é de cerca de 1 hora (o Tmax dos

principais metabolitos, compreendido entre 15 e 45 minutos para o Mb12 e entre 45

minutos e hora para os metabolitos Mb6 e Mb9a, confirma a rapidez dos processos de

absorção e de metabolização do produto).

Após toma única de 800 mg de diacetil de midecamicina a concentração sérica máxima é de cerca de 1,5 mcg/ml, quer as dosagens tenham sido praticadas pelo método microbiológico ou por cromatografia.

Após tomas repetidas todas as 12 horas durante 6 a 8 dias a Cmax eleva-se a cerca de 2 mcg/ml. O estudo das concentrações plasmáticas dos metabolitos mostra, além disso que:

A absorção do diacetil de midecamicina administrado sob a forma de comprimidos é

significativamente aumentada quando estes são tomados durante a refeição ou nos trinta minutos que precedem;

Pelo contrário, a absorção do produto administrado sob a forma de suspensão oral não é modificada pela toma de alimentos.

(6)

A distribuição

As concentrações tecidulares máximas elevam-se a:

- 2,4 mcg/ml nas secreções brônquicas, 2,3 mcg/g no tecido pulmonar, 3,9 mcg/g nas amígdalas, 1,4 mcg/g e 1 mcg/g respectivamente, nas mucosas nasais e laríngeas.

A difusão extravascular dos 3 principais metabolitos foi igualmente verificada por

dosagem CLHP, especialmente nas secreções brônquicas e na saliva. Estes estudos

mostraram que as taxas de Mb12 e de Mb6 eram mais ou menos equivalentes às taxas

plasmáticas tanto após toma única, como após tomas repetidas.

A ligação às proteínas dos diferentes metabolitos do diacetil de midecamicina é fraca (sempre inferior a 30%).

A eliminação

O diacetil de midecamicina é muito rapidamente metabolizado no organismo em numerosos metabolitos, a via metabólica principal procedente de Mb1 (não doseável no sangue) a Mb9a, via Mb12 depois Mb6. Não se encontram produtos não modificados no sangue e nas urinas.

A excreção renal dos 3 principais metabolitos é muito fraca.

Os valores das semi-vidas aparentes de eliminação são de cerca de 1 hora para actividade antibacteriana total e, respectivamente 1,3 – 1,7 e 2,2 horas para cada um dos 3 metabolitos Mb12, Mb6 e Mb9a.

Após tomas repetidas, as semi-vidas aparentes de eliminação aumentam ligeiramente para atingir 1,5 horas.

2/ No adulto idoso

As velocidades de eliminação dos 3 principais metabolitos são diminuídas em relação

à dos adultos jovens com aumento das semi-vidas e das áreas sob a curva.

Mas estas modificações não parecem suficientes para justificar uma modificação de posologia. 3/ Na criança

As taxas plasmáticas médias obtidas após administração de 20 mg/Kg 2 vezes por dia

são comparáveis às obtidas no adulto são após administração de 800 mg 2 vezes por

dia, após uma dose única como após doses repetidas.

4/ No insuficiente renal

Os estudos realizados permitem excluir a possibilidade de modificações

farmacocinéticas significativas nos indivíduos com a função renal alterada.

5/ No insuficiente hepático

(7)

Uma vigilância clínica e biológica dos testes hepáticos deverá ser assegurada quando

os tratamentos de doses repetidas devido à metabolização hepática do produto.

5.3 Dados de segurança pré-clínica

A toxicidade experimental da diacetil-midecamicina é muito baixa. A DL50 por via oral e intra-peritoneal em ratos é superior a 5000 mg/Kg. No coelho a diacetil-midecamicina não demonstrou efeitos embriotóxicos ou teratogénicos.

A midecamicina não apresentou actividade mutagénica no teste de Ames. Estudos complementares ao teste de Ames permitiram concluir a ausência de poder mutagénico e clastogénico; em particular, uma dose tão elevada como 5 g/Kg ou 2 x 5 g/Kg por via oral, no rato, não demonstrou genotoxicidade.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS 6.1. Lista dos excipientes

Núcleo do comprimido: glicinato de alumínio, hidroxipropilmetilcelulose, carboximetilamido sódio, Celulose microcristalina 102, estearato de magnésio

Revestimento: hidroxipropilmetilcelulose, polioxietelenoglicol 4000, polioxietilenoglicol 6000, sunset yellow (E110), dióxido de titânio (E171), talco.

6.2 Incompatibilidades Não aplicável.

6.3 Prazo de validade 3 anos

6.4 Precauções especiais de conservação Não conservar acima de 25°C.

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

Caixa de 16 ou 32 comprimidos revestidos em blisters de PVC/PVC-Alumínio. 6.6 Instruções de utilização e manipulação

Os comprimidos devem ingerir-se, sem mastigar, com a ajuda de um copo de água ou de outro líquido. Não são adequados para crianças; para estas, a forma farmacêutica mais indicada é a suspensão oral.

(8)

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO SANOFI-AVENTIS – Produtos Farmacêuticos, S.A.

Empreendimento Lagoas Park Edifício 7 – 3º Piso

2740-244 Porto Salvo

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO 9647503 – embalagem de 16 unidades

4649497 – embalagem de 32 unidades

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

01-07-1986

Referências

Documentos relacionados

Por motivos de segurança, quando o aluno sair do Colégio com alguém, que ainda não tem autorização, é preciso encaminhar e-mail para a Assistente de

Diante da relevância da atividade turística para o Nordeste e para a cidade de João Pessoa, e da possível necessidade de que os profissionais de hotéis e pousadas

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A análise do processamento da leitura foi realizada comparando a porcentagem média de respostas corretas (RC) e a média de tempo de reação (RT), para as

z De acordo com Krumbein &amp; Sloss (1963), entre os principais processos diagenéticos tem-se: autigênese, cimentação, compactação, desidratação, diferenciação

Trail Files Thread Thread Thread Thread SQL SQL SQL SQL Um único Replicat configurado automaticamente paralelizado O Oracle GoldenGate coordena a aplicação

Participou no dia 15 de abril de 2015 e concluiu com sucesso o treinamento de “Segurança na Operação de Empilhadeiras” da. empresa Agua Limpa Extração e Comércio de Pedras

A respeito da relação entre a qualidade de vida e voz de estudantes dos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelados em Musicoterapia e Música