• Nenhum resultado encontrado

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 004 ( 04//2017) em conformidade com a NBR 14725:2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 004 ( 04//2017) em conformidade com a NBR 14725:2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1 - IDENTIFICAÇÃO

NOME COMERCIAL: ALVEJANTE SEM CLORO ZAVASKI Fornecedor: Indústria e Comércio de Sabão Zavaski Ltda.

Endereço: Rua Estevão Macieski, 270 – Braço do Norte – SC Tel/Fax: (48) 3658-2079

E-mail: zavaski@zavaski.com.br

Telefone de emergência CIT/SC: 0800 643 5252

2 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Classificação do produto e elementos da rotulagem do sistema GHS: não se aplica. Perigos mais importantes: nocivos por ingestão.

Efeitos adversos a saúde humana: CONSERVE FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS. ALVEJANTE SEM CLORO ZAVASKI CONTÉM ÁGUA OXIGENADA QUE PODE CAUSAR O EFEITO DE ESBRANQUECIMENTO TEMPORÁRIO E REVERSÍVEL NA PELE. USE LUVAS. Não ingerir. Evite a inalação ou aspiração, contato com os olhos, contato com a pele. Em caso de contato com os olhos e pele, lave imediatamente com água em abundância. Em caso de ingestão acidental, não provoque vômito e consulte imediatamente o Centro de Intoxicações (CIT/SC 0800-6435252) ou o serviço de saúde mais próximo, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Evite o contato prolongado com a pele. Depois de utilizar este produto, lave e seque as mãos. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Mantenha o produto em sua embalagem original e não reutilize a embalagem vazia para outros fins.

Efeitos ambientais: pode contaminar solos e rios.

3- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE INGREDIENTES Mistura

Composição: Peróxido de Hidrogênio, tensoativo não iônico, branqueador óptico, coadjuvante, corante, essência e veículo.

MODO DE USAR:

Na máquina: Antes de colocar a roupa na máquina, adicione o sabão em pó ou líquido de sua preferência, observando a dosagem do fabricante, adicione 100 ml do Alvejante sem cloro Zavaski, agite bem até dissolver, mergulhe a roupa e prossiga com a lavagem.

(2)

Lavagem manual: Antes de colocar as roupas no tanque ou balde, adicione o sabão em pó ou líquido de sua preferência, observando a dosagem e as instruções recomendadas pelo fabricante, e adicione 100 ml para cada 10 litros de água, agite bem até dissolver e após mergulhe as roupas e prossiga com a lavagem.

De molho: para cada 5 litros de água, adicione 100 ml de Alvejante sem cloro Zavaski, agite até dissolver e mergulhe a roupa, deixe agir por 4 horas, lave e enxágüe normalmente.

Validade: 12 meses após a data de fabricação.

4-MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

CONSERVE FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS. ALVEJANTE SEM CLORO ZAVASKI CONTÉM ÁGUA OXIGENADA QUE PODE CAUSAR O EFEITO DE ESBRANQUECIMENTO TEMPORÁRIO E REVERSÍVEL NA PELE. USE LUVAS. Não ingerir. Evite a inalação ou aspiração, contato com os olhos, contato com a pele. Em caso de contato com os olhos e pele, lave imediatamente com água em abundância. Em caso de ingestão acidental, não provoque vômito e consulte imediatamente o Centro de Intoxicações (CIT/SC 0800-6435252) ou o serviço de saúde mais próximo, levando a embalagem ou o rótulo do produto. Evite o contato prolongado com a pele. Depois de utilizar este produto, lave e seque as mãos. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Mantenha o produto em sua embalagem original e não reutilize a embalagem vazia para outros fins.

Inalação: remover a pessoa exposta para um lugar ventilado. Se não estiver respirando, acionar serviço médico imediatamente e iniciar respiração artificial.

Contato com a pele: retirar a roupa contaminada. Lavar as partes atingidas com grande quantidade de água até a remoção completa do produto. Se houver irritação, procurar auxílio médico e apresentar embalagem/rótulo do produto.

Contato com os olhos: lavar imediatamente com água corrente em abundância, por no mínimo 15 minutos mantendo as pálpebras abertas. Chamar um médico caso o desconforto persista e apresentar embalagem/rótulo do produto.

Ingestão: o atendimento médico deve ser imediato. Não dê nada via oral a uma pessoa inconsciente. Vômito não deve ser induzido sem orientação médica. Caso ocorra vômito, manter a cabeça mais baixa do que o tronco para evitar aspiração do produto. Proteção para o prestador de socorros: utilizar os equipamentos de proteção indicados na seção 8.

(3)

Efeitos de exposição:

Exposição aguda: irritação da pele, olhos e membrana da mucosa. Exposição crônica: irritação da pele, olhos e membranas da mucosa.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Produto não inflamável.

Meios de extinção: Caso ocorra, utilizar jato neblina, pó químico seco, dióxido de carbono ou espuma, os quais devem ser aplicados de acordo com as técnicas especificadas pelos fabricantes.

Procedimentos especiais de combate ao fogo: Não deve ser aplicado jato de água diretamente sobre fontes energizadas no local (se houver). Permanecer no local somente as pessoas estritamente necessárias e devidamente protegidas.

Medidas de proteção da equipe de combate à incêndio: em espaços fechados utilizar equipamentos de respiração autônomos.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções Pessoais: isolar e sinalizar a área. Utilizar equipamentos de proteção individual: óculos de segurança, luvas e botas de PVC.

Precauções especiais: O produto é escorregadio, tomar cuidado com quedas.

Precauções ao meio-ambiente: Procurar evitar que o produto atinja cursos d’água e redes de esgoto. Notificar as autoridades e alertar a vizinhança se necessário.

Métodos de limpeza: Recolher a maior quantidade possível em um recipiente para posterior descarte ou utilização. Cobrir o material residual com absorvente inerte (areia) para eliminação.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO MANUSEIO

Medidas técnicas apropriadas:

-Prevenção de exposição ao trabalhador: usar luvas e lavar as mãos após manuseio do produto.

(4)

-Prevenção de incêndio e explosão: o produto não é inflamável e nem explosivo.

ARMAZENAMENTO Medidas técnicas:

-Condições adequadas: armazenar em lugar seco, de preferência sobre pallets. A umidade pode romper as caixas. A altura de empilhamento recomendado é de cinco caixas.

-Condições que devem ser evitadas: evitar exposição do produto à luz solar e locais com altas temperaturas.

Materiais para embalagem:

-Recomendados: manter o produto em sua embalagem original. Não reutilizar a embalagem.

8- CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Parâmetros de controle específicos:

-Limites de exposição ocupacional: não determinado. -Indicadores biológicos: não determinado.

Medidas de controle de engenharia: não determinado. Equipamentos de proteção individual apropriado:

-Proteção dos olhos/face: utilizar óculos de segurança. -Proteção da pele e do corpo: luvas de PVC.

Higiene pessoal:

Evitar contato com olhos e roupas. Valor limite de exposição: Não estabelecido.

9- PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Estado físico: Líquido.

Cor: Compatível com o produto. Odor: Característico ao produto.

(5)

PH 10% em água: 4 (produto puro)

Solubilidade em água: Solúvel em qualquer proporção. Inflamabilidade: produto não inflamável

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade química: o produto é estável sob condições corretas de uso e estocagem (de acordo com instruções de rotulagem).

Possibilidade de reações perigosas: não se aplica.

11- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Informação de acordo com as diferentes vias de exposição: Toxidade aguda: Não determinada.

Principais sintomas:

Corrosão/irritante da pele: pode ocasionar irritação se tiver contato prolongado. Lesões oculares graves/irritação: Provoca irritação com lacrimejamento.

Sensibilidade respiratória ou á pele: Em contato prolongado com o produto pode causar ressecamento na pele e não é esperado que o produto provoque sensibilização respiratória.

Mutagenicidade em células germinativas: não determinado. Carcinogenicidade: Não classificado como carcinogênico.

Toxidade à reprodução: Não classificado como tóxico à reprodução.

Toxidade para órgãos – alvos específicos – exposição única: Não esperado. Toxidade para órgãos-alvo específicos - exposição repetida: não determinado. Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente perigo por aspiração. Sensibilidade: Irritante aos olhos.

(6)

Efeitos Ambientais, comportamento e impacto do produto

Não determinado, porém não é esperado toxidade para os organismos aquáticos. Persistência e degradabilidade: não determinado.

Potencial bioacumulativo: Não esperado.

Mobilidade do solo: Não determinado, porém pode produzir contaminação do solo e lençol freático.

Outros efeitos adversos: Não conhecidos outros efeitos ambientais para este produto.

13- CONSIDERAÇÃOES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL

Restos do produto: a disposição deve ser realizada conforme legislação.

Embalagens usadas: não reutilize embalagens vazias, dispor como resíduos ou enviar para recuperação em locais credenciados.

14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Não possui classificação nacional para transporte de produtos perigosos. Classificação de perigo: produto não classificado como perigoso na ONU. Nome apropriado para embarque: produto não classificado como perigoso. Classe de risco: produto não classificado como perigoso.

Número de risco: Produto não classificado como perigoso.

15 – INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÕES Produto notificado na ANVISA/MS.

16 - OUTRAS INFORMAÇÕES:

A INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA recomenda a cada cliente ou usuário que receber esta ficha de Informações de Segurança de Produto

(7)

Químico (FISPQ) que a estude cuidadosamente a fim de conhecer os perigos associados ao produto.

As informações aqui contidas são originadas de fontes confiáveis, contudo, nenhuma garantia expressa ou implícita é dada.

As informações aqui apresentadas são pertinentes apenas ao produto em sua embalagem original. Uma vez que as condições de uso do produto não estão sob o controle da INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA, é de responsabilidade do usuário determinar as condições necessárias para o uso seguro do mesmo.

______________________________________ Ivolir Salete Souza CRQ 13400182 – 13ª Região

Referências

Documentos relacionados

REVISTA DO SISTEMA - REDE ESTADuAL E REDES MuNICIPAIS 21 Desejável Básico Elementar II Elementar I - - 03 - - - Não Avaliadas RECIFE SUL RECIFE NORTE METROPOLITANO

Por m, é feito o uso de uma reta de regressão linear, o método dos mínimos quadrados e o cálculo do vértice de uma parábola para solucionar o problema de duas maneiras

Na explicação da resposta é aceitável se as crianças referirem que a carga maior vai para o barco colocado no recipiente com água com sal, porque dos três líquidos é o que faz

Na seção 4, será descrito um modelo para avaliação multicritério de riscos no transporte e distribuição de gás natural através de gasodutos, sendo consideradas algumas

O principal objetivo do estudo de “ m arketing" é desenvolver a capacidade do participante para tom ar decisões no campo mercadológico, possibilitando-lhe o

As quedas e o medo de quedas são condições que podem gerar desfechos graves à saúde dos idosos e possuem fatores de risco compartilhados, podendo levar os indivíduos com

FINANCIAMENTO DE VEÍCULO. VEREDICTO DE PROCEDÊNCIA, DECLARANDO A NULIDADE DA DECISÃO ADMINISTRATIVA. INSURGÊNCIA DO MUNICÍPIO. NULIDADE ABSOLUTA CONSTATADA. IMPEDIMENTO DO

Materia CL é um centro de trabalho de 5 ei- xos com arquitetura de ponte móvel, projetada e realizada para processamentos em alta ve- locidade de materiais avançados, compósitos