• Nenhum resultado encontrado

1. Identifica e avalia os riscos do seu actual modelo de consumo de produtos florestais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Identifica e avalia os riscos do seu actual modelo de consumo de produtos florestais."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. O que é a Rede Ibérica de Comércio Florestal?

A Rede Ibérica de Comércio Florestal é o projecto da WWF que apoia as empresas, estabelecidas em Portugal e Espanha, na adopção de politicas, esclarecidas e responsáveis, de compra de produtos de origem florestal, como sejam madeira, papel e cortiça. Este é um instrumento eficiente que reforça a competitividade e a imagem corporativa das empresas que nos ajudam a combater a exploração florestal ilegal, a desflorestação e as alterações climáticas.

2. Quem promove a WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal?

Graças ao compromisso de empresas portuguesas e espanholas que apostam no consumo responsável de madeira, papel e cortiça, a WWF promove a gestão florestal sustentável das florestas do planeta por forma serem certificadas por sistemas credíveis, como o FSC (Forest Stewardship Council).

3. Como funciona a WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal?

As empresas que participam na Rede Ibérica de Comércio Florestal desenvolvem e implementam, com o apoio da WWF, um Programa de Compra Responsável de Produtos Florestais, que:

1. Identifica e avalia os riscos do seu actual modelo de consumo de produtos florestais. 2. Estabelece medidas que minimizam a sua pegada ecológica, discriminando os produtos de

origem ilegal e não sustentável.

3. Aumenta progressivamente o abastecimento de produtos de origem social e ambientalmente responsável, certificados por sistemas credíveis, como o FSC (Forest Stewardship Council). Através da Rede Ibérica de Comércio Florestal, a WWF proporciona:

1. Apoio na elaboração e aplicação de Programas de Compra Responsável de Produtos Florestais e Responsabilidade Corporativa.

2. Informação sobre o fornecimento de produtos florestais certificados por marcas credíveis, como o FSC.

3. Assessoria sobre a comunicação do seu compromisso de compras responsáveis de produtos florestais aos seus fornecedores, clientes e partes interessadas.

4. Contactos e relações comerciais com outros participantes do GFTN. 5. Liderança corporativa a favor das florestas e das pessoas.

4. Porque é importante que as empresas consumam produtos florestais de forma responsável? Em 2007, 17% da madeira importada pelo mercado ibérico foi proveniente de países onde os cortes ilegais de madeira são um problema reconhecido por organismos internacionais, sendo Portugal um País identificado como tendo insuficiente aplicação de politicas publicas de combate ao comércio de madeira ilegal, de acordo com o Barómetro WWF.

(2)

• Ainda que esta percentagem pareça relativamente baixa em comparação com o volume total consumido, o impacto social, ambiental e económico nos países produtores, como o Congo e África Ocidental, Amazonia e Borneo, é muito significativo.

• Segundo o Banco Mundial os cortes ilegais originam percas anuais de 10.000 milhões de euros para os países produtores. O mercado português e o mercado espanhol desempenham um papel de grande importância no Congo e África Ocidental; na Amazonia e Borneo e Sudeste asiático, regiões do planeta onde a exploração ilegal e a má gestão florestal estão a degradar de forma alarmante as florestas.

• Como exemplos:

o Em Portugal, as importações de madeira redonda da República Democrática do Congo, representaram 56 mil m3 em 2006.

o Em Espanha, apenas na República Centroafricana, país de que a Espanha é terceiro cliente, importaram-se em 2006 mais de 33.000 metros cúbicos de madeira no valor de 10,62 milhões de euros. Isto supõe um valor equivalente a 10% de todas as exportações.

o Nos Camarões, principal fornecedor de Espanha de madeira tropical, exploram-se por ano 50.000 hectares para abastecer o mercado espanhol de madeira, uma superfície

correspondente à média de floresta que arde todos os anos em Espanha. No caso Português, em 2006, os Camarões representaram cerca de 10% das importações portuguesas de madeira tropical em toro.

• Os seguintes dados mostram o peso do consumo Português segundo a origem da compra da madeira:

Importações de madeira tropicais em toro: - África: 98,2%

- Europa: 1,7% (madeira proveniente de África, via portos Europeus) - Outras regiões: 0.1%

Em 2006, as importações portuguesas de madeira, por espécies, foram: - Folhosas tropicais: 126 mil m3, sobretudo de África - Folhosas temperadas: 148 mil m3, sobretudo da Europa - Coníferas: 62 mil m3, também da Europa

• O seguinte gráfico mostra o peso do consumo espanhol segundo a origem da compra da madeira e papel:

(3)

• Apenas 6% da superfície florestal Portuguesa, correspondente a 200.000 ha, é gerida de acordo com sistemas de gestão florestal sustentável credíveis, como o FSC; em Espanha apenas 13% da superfície florestal conta com plano de gestão e apenas 1% é certificada pelo FSC;

• Portugal é o principal produtor e transformador mundial de cortiça. Com uma área florestal de sobreiro de 736.000 hectares, extraem-se, anualmente, 137 mil toneladas de cortiça / ano, o que corresponde a cerca de 54% da produção mundial do sector. A maior parte da cortiça transformada em Portugal é exportada (90%), representando 2,7% das exportações anuais do país. A certificação FSC assegura a gestão sustentável deste recurso natural de elevado valor ambiental, social e económico.

(4)

5. Negócios a favor das florestas

A WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal é o grupo para Espanha e Portugal da Global Forest and

Trade Network (GFTN), uma rede mundial na qual participam mais de 300 entidades em cerca de 30 países

da Europa, África, América e Ásia.

A WWF GFTN facilita as relações comerciais entre produtores florestais e consumidores responsáveis em todo o mundo favorecendo as condições de mercado que ajudam a conservar as florestas e proporcionam benefícios económicos e sociais às empresas e pessoas que delas dependem.

6. WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal: Empresas líderes na conservação das florestas As empresas que participam na Rede Ibérica de Comércio Forestal da WWF desenvolvem e

implementam um Programa de Compra Responsável de Produtos Florestais (madeira, papel e cortiça), o que aumenta progressivamente a oferta de produtos de origem social e ambientalmente responsável, certificados por sistemas credíveis como o FSC.

Empresas fundadoras em Portugal

AMBIODIV - http://www.ambiodiv.com/pt

A AmBioDiv ~ Valor Natural é uma consultora especializada no desenvolvimento de projectos no âmbito da Filosofia de Gestão "Business and Biodiversity". Desenvolve estratégias de Sustentabilidade

Corporativa e de Desenvolvimento Regional, através da integração das questões ambientais como parte dos processos de negócio em áreas como a agricultura, floresta, energias renováveis, biocombustíveis, construção sustentável, ordenamento do território, turismo, conservação de áreas naturais, marketing ambiental e comunicação, entre outras.

AMORIM REVESTIMENTOS– http://www.amorim.com

A Amorim Revestimentos, empresa do Grupo Amorim, formada em Janeiro de 1996 e constituída actualmente por duas unidades industriais localizadas em Portugal (concelho de Santa Maria da Feira), disponibiliza produtos de alta qualidade, que proporcionam soluções de pavimentos inovadoras e de qualidade inigualável. Ao combinar métodos tradicionais de produção com a mais recente tecnologia, a Amorim Revestimentos produz pavimentos distintos, elegantes, resistentes e confortáveis, utilizando um material cujas características a ciência não consegue superar – e sem prejuízo do ambiente – a cortiça. A utilização da matéria-prima cortiça torna os seus pavimentos inconfundíveis quando comparados com quaisquer outros existentes no mercado.

CORK SUPPLY – http://www.corksupply.pt

O Grupo Cork Supply (GCS) está empenhado em ser, na indústria vinícola, o parceiro de maior confiança e credibilidade, fornecendo os melhores produtos da classe, empregando especialistas excepcionais e actuando sempre orientado para a qualidade dos seus produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes. Com empresas abrangendo a Europa, a América do Norte, a América do Sul, a Austrália e a África, o GCS especializou-se na produção e distribuição de produtos e serviços vinícolas de qualidade superior. O GCS está empenhado numa gestão florestal responsável e numa responsável compra de produtos

(5)

florestais, detém certificação FSC (Cork Supply Portugal, SA) e tem em curso mais certificações FSC (outras empresas do Grupo).

LEROY MERLIN – http://www.leroymerlin.pt

As Lojas da Leroy Merlin são grandes superfícies especializadas em artigos de bricolage, construção, decoração e jardim. No mesmo espaço, queremos oferecer a maior variedade de produtos, ao melhor preço e com atendimento profissional. Todos os dias trabalhamos para ajudar os nossos clientes a realizarem a casa dos seus sonhos.

LISTOR – http://www.listor.com

O objectivo global da LISTOR é continuar a ser uma empresa especialista e líder no mercado dos pavimentos flutuantes (Engineering / Floating Floor), partilhando conhecimento com os seus parceiros comerciais e criando valor adicional para estes parceiros, tornando-se, cada vez mais, uma empresa socialmente responsável e amiga do ambiente, assumindo um papel activo na protecção e defesa do Planeta.

SUSDESIGN – http://www.susdesign.org

é uma entidade que desenvolve actividades de Design (Projecto e Edição), Investigação, Consultadoria e Formação no âmbito do Design para a Sustentabilidade. O seu objectivo é integrar a eco-eficiência como factor de inovação nos produtos que desenvolve e nos serviços que presta.

Em Espanha:

ANIDA DESARROLLOS INMOBILIARIOS S.L – www.anida.es

ANIDA é a filial imobiliária do Grupo BBVA. A política de gestão de qualidade e meio ambiente da imobiliária reconhece a compra responsável de produtos florestais que se traduz no uso de madeiras certificadas FSC nas suas promoções.

BENITO SISTEMAS DE CARPINTERÍA S.A. - www.benito-sdc.es

Fabricantes de janelas de madeira e de madeira-aluminio. O compromisso de Benito Sistemas com o meio ambiente e a sua exigência de sustentabilidade reflecte-se na certificação da Cadeia de Custódia pelo FSC. Benito Sistemas de Carpintería oferece aos seus clientes a possibilidade de realizar todos os modelos de janelas em madeira FSC.

EDICIÓN E IMPRESIÓN LA TREBERE - www.latrebere.com

Gráfica pioneira na utilização de papel FSC en Espanha. Imprime com tintas de origem vegetal, para além de ter uma especial sensibilidade na recolha de resíduos e eliminação de procesos químicos em todas as suas áreas de produção. O papel que sobra dos trabalhos de impressão é recuperado para posteriormente ser reciclado.

FUNDACIÓN COPADE - www.copade.org

A Fundación COPADE é uma ONGD que tem como prioridade o estabelecimento de relações comerciais com pequenos produtores do Sul sob os princípios do Comércio Justo e certificação florestal FSC. A COPADE tem com uma loja própria em Madrid e distribui os produtos importados das Honduras e Bolivia a outras lojas de Comércio Justo e ao sector do mobiliário.

(6)

LAFARGE CEMENTOS S.A.U. - www.lafargecementos.es

Lafarge Cementos é uma companhia que produz e vende materiais e serviços para a construção e que pertence ao Grupo Lafarge, multinacional líder em materiais de construção e primeiro produtor mundial de cimento. Lafarge Cementos é a primeira empresa do mundo do seu sector a utilizar sacos de papel e paletes certificados pelo FSC.

LEROY MERLIN ESPAÑA S.L.U. – www.leroymerlin.es

Leroy Merlin é a empresa líder em artigos para casa (decoração, bricolage, jardim e construção) em Espanha e oferece os seus produtos e soluções a mais de 22 milhões de clientes através de 43 lojas. Graças ao profissionalismo de mais de 8.500 colaboradores, Leroy Merlin oferece nas suas lojas uma ampla gama de produtos com certificação FSC.

OSMA GRUPO J, S.L. - www.osmagrupo.com

Osma Grupo J, S.L. é uma empresa dedicada à distribuição de produtos de madeira maciça certificada FSC para bioconstrução, entre os quais portas, portões, janelas e balcões.

PROMOCIONES HABITAT S.A. - www.habitatinmobiliaria.com

Empresa dedicada à promoção imobiliária, construção e venda de imóveis. Nos últimos anos a sua actividade alargou-se ao sector hoteleiro e às vivendas de arrendamento. A sua política de compras responsáveis de produtos florestais dá prioridade aos produtos certificados pelo FSC.

PUERTAS PUIG OLIVER S.L.- PUERTAS LUVIPOL - www.luvipol.com

Luvipol tem dedicado os últimos 40 anos à fabricação de portas de madeira, abarcando o ciclo completo de fabricação, comercialização e instalação de portas e complementos de madeira e derivados. Desde 1999, é a primeira empresa em Espanha com uma gama de produtos exclusivos com certificado de cadeia de custódia para produtos mistos FSC. Dispõe de vários modelos de portas com este certificado.

SOLUCIONES PARA LA BIOTECTURA, S.L. - www.biotectura.com

Sociedade especializada en I+D+i; integradora de outras empresas e profissionais que oferecem as suas soluções de Investigação, Desenvolvimento e Engenharia para qualquer problema no âmbito da

Bioconstrução e desenvolvimento sustentável, aposta em produtos florestais certificados pelo FSC.

TOP TIMBER - www.top-timber.com

Top Timber converteu-se em 2004 na primeira agência de importação de madeira a colaborar com a WWF e, em conformidade com este compromisso, proporciona constantemente produtos certificados FSC.

7. Certificação Florestal FSC

O FSC (Forest Stewardship Council) é o único sistema de certificacão florestal que proporciona uma verificação independente e credível da boa gestão das florestas, com compromissos com a natureza, vantajosos para a sociedade e económicamente viáveis.

(7)

Todo o processo de tomada de decisões do FSC e suas iniciativas nacionais e regionais baseiam-se no equilíbrio dos interesses ambientais, sociais e económicos. Por esta razão, conta com o apoio das

principais ONG ambientais, sindicatos, grupos sociais, povos indígenas, propietários privados, públicos e estatais, indústrias madeireiras, investigadores e numerosos cidadãos, de mais de 60 países de todo o mundo.

O FSC é uma organização sem fins lucrativos, aberta a todos os grupos de interesse, de âmbito global, regional, nacional e local.

Web sites relacionados:

- WWF Rede Ibérica de Comércio Florestal: www.wwf.pt; www.wwf.es/rediberica

- Global Forest and Trade Network http://gftn.panda.org/ - FSC-España: www.fsc-spain.org

- FSC Portugal – www.fscportugal.org

- Lista de certificadoss FSC (mundo): www.fsc-info.org

Para mais informações:

Ângela Morgado

WWF Mediterrâneo Portugal

Communications and Fundraising Officer Mobile (+351) 91 842 88 29

E-mail: amorgado@wwfmedpo.org Luis Neves Silva

WWF Mediterranean Portugal Forest Programme Coordinator Mobile (+351963970796) E-mail: lnsilva@wwfmedpo.org

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Desse modo, a escola e a mídia são significadas como um lugar de consolidação de imagens sobre a língua, através do ensino de língua portuguesa, estabilizando-as a

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Consequentemente, baseando-se nas posições dos ranks resultantes das combinações das diferenças de acurácia com os testes estatísticos aplicados nos gráficos ilustrados, quando