• Nenhum resultado encontrado

1. Complete as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada uma delas o termo adequado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Complete as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada uma delas o termo adequado."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

BIOLOGIA E GEOLOGIA | 11º ANO ANO LECTIVO | 2012/2013

NOME DO ALUNO N.º _____

PROFESSORA: Isabel Dias

Ficha de Trabalho | Evolução biológica

1. Complete as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada uma delas o termo adequado.

1.1. Os primeiros organismos vivos que povoaram a Terra eram seres ________________________. Estes seres não apresentam ________________________ membranares e o ________________________ é uma molécula circular localizada no ________________________.

1.2. São fundamentalmente dois os modelos que pretendem explicar a origem das células eucarióticas a partir

dos ________________________: o modelo ________________________ e o modelo

________________________.

1.3. Os seres ________________________ não têm organelos ________________________ e o DNA é uma molécula circular simples. Já os seres ________________________ têm o material genético encerrado no

núcleo e apresentam organelos ________________________, como, por exemplo,

________________________.

1.4. Segundo o modelo ________________________, as células eucarióticas terão surgido por associação entre células ________________________. Os cloroplastos, por exemplo, ter-se-iam originado a partir de ________________________ que possuíam pigmentos ________________________, que se associaram a outros. Estas associações mostraram-se benéficas tanto para as células ________________________ como para as células hóspedes.

1.5. Os seres multicelulares ter-se-ão originado a partir de seres que apresentavam várias células estruturalmente interdependentes, mas sem que houvesse fenómenos de ________________________ entre elas.

2. Selecione a letra que, em cada uma das situações, corresponde à opção correta. 2.1. Os procariontes:

a) São seres pluricelulares. ____ b) Não têm mitocôndrias. ____ c) São seres nucleados. ____ d) Têm vários cromossomas. ____ 2.2. Na hipótese endossimbiótica:

a) Um procarionte capta uma célula eucariótica. ____

b) Nos procariontes ocorreram invaginações da membrana plasmática. ____ c) Procariontes capturaram outros procariontes. ____

d) Explica-se a origem da multicelularidade. ____ 3. Quem sou eu?

a) Sou um cientista que defende a todo o custo o modelo endossimbiótico. ____________________________ b) Sou um ser unicelular tão simples que todo o meu DNA se resume a uma simples molécula circular.

____________________________

c) Sou um agregado de células eucarióticas da mesma espécie que estabelecem relações estruturais entre elas, mas mantiveram-se iguais. ____________________________

(2)

4. O esquema da figura mostra uma hipotética via de evolução seguida pelas células procarióticas até às células eucarióticas.

4.1. De acordo com o esquema da figura, indique como surgiu o núcleo.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4.2. O aparecimento do organelo referido na pergunta anterior explica-se de acordo com o modelo:

a) Endossimbiótico. ____

b) Autogenético e endossimbiótico. ____ c) Autogenético. ____

d) Colonial. ____

4.3. Na figura estão representadas duas linhagens de células eucarióticas. Refira-as.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4.4. Explique o aparecimento das mitocôndrias e dos cloroplastos das células eucarióticas de acordo com a figura. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4.5. Indique o modelo que explica o aparecimento dos organelos referidos na pergunta anterior.

(3)

5. Na figura seguinte, encontra-se representada e o esquema de uma mitocôndria e a ultraestrutura.

5.1. Explique o facto das mitocôndrias possuírem duas membranas, uma externa e uma interna, de acordo com o modelo endossimbiótico. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5.2. Que diferenças entre as duas membranas poderão ser explicadas de acordo com o mesmo modelo?

Justifique a sua resposta.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5.3. De acordo com o modelo endossimbiótico, as mitocôndrias tiveram origem em:

a) Células procarióticas autotróficas. ____

b) Células eucarióticas heterotróficas e anaeróbias. ____ c) Células procarióticas heterotróficas e anaeróbias. ____ d) Células procarióticas heterotróficas e aeróbias. ____

(4)

5.4. A ATP sintetase é uma enzima das mitocôndrias constituída por polipéptidos codificados por genes do genoma mitocondrial e por polipéptidos codificados por genes do genoma nuclear. Dê uma explicação para esta situação, tendo em conta a origem das mitocôndrias, de acordo com o modelo endossimbiótico.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 6. Os seres vivos de maior tamanho não apresentam células maiores do que os seres vivos mais pequenos; esses

seres vivos têm, simplesmente, um maior número de células.

6.1. Explique por que razão as células não podem aumentar indefinidamente de tamanho.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 6.2. Refira duas características que se desenvolveram nas células dos organismos multicelulares.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 7. A figura seguinte mostra o grau de complexidade em três algas verdes coloniais (A, B e C).

7.1. Indique de que resultou a formação das colónias de algas verdes.

_________________________________________________________________________________________ 7.2. Compare as colónias das três algas verdes em relação a:

a) Número de células.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Interligação entre as células.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(5)

c) Grau de especialização das suas células.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7.3. Explique de que modo o estudo dos seres coloniais é importante para compreender o aparecimento dos

seres multicelulares.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 7.4. Refira três vantagens do aparecimento da multicelularidade.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 8. Das seguintes características, selecione aquelas cujo aparecimento terá permitido a transição da

unicelularidade para a multicelularidade.

a) Formação de um verdadeiro núcleo, individualizado pelo invólucro nuclear. ____ b) Diferenciação das células, que se especializam em determinadas funções. ____ c) Coesão entre as células, que se mantêm unidas após a divisão celular. ____ d) Aumento do tamanho das células. ____

e) Desenvolvimento de compartimentos internos. ____

f) Cooperação entre diferentes células na realização da mesma tarefa. ____

9. A origem e a diversidade dos seres vivos têm sido explicadas de diferentes modos ao longo do tempo. Faça corresponder uma letra da chave a cada uma das afirmações que se indicam de seguida.

Chave A – Fixismo B – Lamarckismo C – Darwinismo D – Neodarwinismo Afirmações

1 – As mutações e a recombinação génica estão na origem da variabilidade das populações. ____

2 – Os indivíduos com características mais aptas num determinado ambiente deixam mais descendentes. ____

3 – As espécies de seres vivos foram criadas independentemente umas das outras. ____ 4 – Os olhos da toupeira atrofiaram-se por falta de uso. ____

5 – As sucessivas mutações sofridas pelo vírus da gripe levam à necessidade da constante modificação da vacina que previne esta doença. ____

6 – As borboletas que se assemelham a outras espécies que são venenosas escapam mais facilmente à predação e deixam mais descendentes. ____

7 – As longas pernas do flamingo desenvolveram-se pela necessidade de caminhar em terrenos húmidos à procura de alimento. ____

8 – As espécies fósseis são vestígios de criações anteriores e não têm qualquer relação com as espécies atuais. ____

(6)

9 – As variedades albinas de certas raças de cães seriam eliminadas pela seleção natural em ambiente selvagem, uma vez que apresentam características desfavoráveis à sua sobrevivência. ____

10 – As espécies com reprodução sexuada apresentam um maior potencial evolutivo do que as espécies que se reproduzem assexuadamente. ____

11 – De entre os ancestrais de girafa, aqueles que apresentavam um pescoço mais comprido alimentavam-se melhor e atingiam, com maior probabilidade, a idade de se reproduzirem. ____

10. A família das orquídeas conta com 35 mil espécies descritas, além das aproximadamente 65 mil formas híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. Existem orquídeas das mais variadas dimensões, desde pequenas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, até plantas que chegam a ter três metros de altura.

Cada tipo de orquídea é atraente para um tipo de insecto, e as formas, tamanhos e cores das flores variam de acordo com a espécie que as poliniza. A espécie Ophrys ciliata produz flores com órgãos reprodutores semelhantes em forma e odor a uma vespa Campsoscolia ciliata fêmea, o que leva os machos desta espécie a tentar acasalar em várias flores, realizando a polinização de forma muito eficiente e dirigida.

Ophrys ciliata Vespa macho

10.1. Nas questões seguintes selecione a opção que permite completar de forma correcta as afirmações.

10.1.1. Lineu descreveu pela primeira vez a orquídea Ophrys ciliata, classificando-a de “perfeito exemplo da capacidade divina de criação”. Esta visão revelava uma perspectiva:

(A) Transformista. ____ (B) Fixista. ____

(C) Catastrofista. ____ (D) Evolucionista. ____

10.1.2. Lamarck explicaria a evolução da orquídea Ophrys ciliata como o resultado de ____ seguido de ____. (A) Selecção do meio […] uso e desuso. ____

(B) Esforço individual […] transmissão das características adquiridas. ____ (C) Mutação […] transmissão das características adquiridas. ____

(7)

10.1.3. As asas das vespas e as asas das aves são estruturas:

(A) Homólogas pois têm origem embrionária diferente. ____ (B) Análogas pois desempenham funções diferentes. ____ (C) Homólogas pois revelam evolução convergente. ____ (D) Análogas pois apresentam funções semelhantes. ____ 10.2. O conceito de ser mais apto é relativo e temporal.

Justifique esta afirmação, referindo-se ao método reprodutor da orquídea Ophrys ciliata.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 11. Das afirmações seguintes, assinale as que estão de acordo com as ideias de Lamarck.

I – O ambiente das cavernas provoca modificações nas espécies que aí vivem. II – A falta de luz determina a cegueira nos peixes das cavernas.

III – Nas cavernas são seleccionados os peixes mais bem adaptados à escuridão. IV – Mutações genicas podem dar origem a peixes cegos.

a) I e II. ____ b) I e III. ____ c) II e III. ____ d) II e IV. ____ e) III e IV. ____

(Assinale com um X a opção correcta)

12. O principal predador de uma espécie de caramujo é um pássaro turdídeo. Os caramujos da mata têm carapaças escuras, enquanto que os que vivem sobre a relva têm carapaças amarelas, menos visíveis contra o fundo mais claro.

Baseados na Teoria Darwinista, podemos dizer que:

a) os caramujos amarelos surgiram como defesa ao ataque dos turdídeos. ____ b) os caramujos amarelos facilitam a ação predadora dos turdídeos. ____

c) o ambiente claro da relva determina o aparecimento de caramujos amarelos. ____ d) as condições ambientais actuam favorecendo caramujos amarelos. ____

e) as variações do caramujo amarelo são “necessidades” impostas pelo ambiente. ____ (Assinale com um X a opção correcta)

(8)

13. No estudo da evolução animal, os termos analogia e homologia são usados muito frequentemente. Assinale com um X a opção correcta.

a) “Homólogos” é o nome dado aos órgãos que têm uma função comum. ____ b) “Análogos” é o nome dado às estruturas que têm uma origem comum. ____

c) Diz-se que dois órgãos homólogos são também análogos quando, por terem a mesma função, têm, necessariamente, a mesma origem. ____

d) Todos os órgãos homólogos são análogos, mas nem todos os órgãos análogos são homólogos. ____ e) “Análogo” refere-se a um órgão com função semelhante, mas com origem diferente. ____

14. As afirmações que se seguem dizem respeito à influência das alterações ambientais na biodiversidade ao longo da história da Terra, segundo uma perspectiva evolucionista.

Selecione a alternativa que as avalia correctamente.

1. Alterações ambientais bruscas podem ser responsáveis pela sobrevivência de alguns indivíduos de uma população.

2. Populações de uma mesma espécie sujeitas a condições ambientais distintas tendem a acumular, ao longo do tempo, características genéticas diferentes.

3. A homogeneidade genética de uma população aumenta a probabilidade de sobrevivência perante alterações bruscas do ambiente.

(A) 1e 3 são verdadeiras; 2 é falsa. ____ (B) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. ____

15. A figura seguinte representa três estruturas que, quando presentes, permitem que os organismos voem.

15.1. Indique duas estruturas análogas.

(9)

15.2. Formule uma hipótese que permita explicar as semelhanças entre as estruturas consideradas. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 15.3. Porque pode afirmar-se que os membros dos Vertebrados têm o mesmo plano de organização?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 16. Os gráficos seguintes ilustram a modificação de uma população de ratos numa determinada área geográfica

onde foi instalada uma cimenteira. Em A está representada a frequência de cores dos ratos antes da instalação da cimenteira. Três anos depois da instalação da cimenteira, verificou-se a alteração da frequência de cores que está representada em B.

16.1. Refira qual terá sido o principal fator que conduziu à alteração da frequência de cores da população de ratos.

_______________________________________________________________________________________ 16.2. Explique a alteração verificada na população de ratos pelo efeito da seleção natural.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(10)

17. A hemoglobina é uma proteína das hemácias constituída por quatro cadeias polipeptídicas, com 146 aminoácidos cada uma. A figura seguinte representa o número de aminoácidos diferentes da cadeia β da hemoglobina, em relação à hemoglobina humana em diferentes espécies.

17.1. Os dados representados constituem argumentos que apoiam a evolução das espécies. Refira de que tipo de argumentos se trata.

_______________________________________________________________________________________ 17.2. Explique as diferenças na sequência de aminoácidos da hemoglobina de diferentes animais, partindo do

princípio que esta molécula foi herdada de um ancestral comum.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(11)

17.3. Refira qual o animal representado na figura que partilha com o ser humano um ancestral comum mais recente. ________________________________________________________________________________ 17.4. Justifique a sua resposta à alínea anterior.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 18. Os Cetáceos constituem uma ordem de mamíferos aquáticos que inclui animais como as baleias e os

golfinhos. A figura seguinte representa uma possível relação filogenética entre os Cetáceos e um ancestral terrestre tetrápode.

Nota: as barbas são lâminas córneas, localizadas na boca, através das quais é filtrado o alimento.

18.1. Faça corresponder V (afirmação verdadeira) ou F (afirmação falsa) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, relativas aos dados da figura.

A – O início da exploração do ambiente aquático pelos ancestrais dos Cetáceos ocorreu há menos de 50 milhões de anos. ____

B – As diferenças encontradas entre os dois grupos de Cetáceos atuais estão relacionadas com a ocupação de diferentes nichos ecológicos. ____

(12)

C – Ambulocetus natans corresponde a uma forma intermédia entre o ancestral terrestre e os Cetáceos atuais. ____

D – A seleção natural privilegiou animais com corpo hidrodinâmico. ____

E – Na evolução dos Cetáceos, os membros anteriores deixaram de ter significado morfofuncional. ____ F – Ao longo da evolução, foram preservados os conjuntos génicos que determinaram a regressão dos membros posteriores. ____

G – Os ossos da pélvis das baleias atuais são exemplos de estruturas vestigiais. ____

H – É possível reconstituir inequivocamente a filogenia dos Cetáceos a partir do registo fóssil. ____ 18.2. Faça corresponder a cada uma das afirmações uma das letras da chave.

Chave

A – Divergência evolutiva B – Homologia

C – Analogia Afirmações

1 – Enquanto as baleias com barbas são animais filtradores, as baleias com dentes capturam ativamente as suas presas. ____

2 – Os membros anteriores dos Cetáceos e as barbatanas peitorais dos tubarões são estruturas utilizadas na locomoção. ____

3 – As barbas das baleias e as brânquias dos bivalves são estruturas filtradoras. ____

4 – Os membros anteriores dos Cetáceos e os membros superiores do Homem apresentam idêntica organização estrutural e idêntica posição relativa. ____

18.3. Explique a existência de estruturas vestigiais nos Cetáceos atuais, de acordo com a teoria darwinista. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 18.4. Refira dois fenómenos responsáveis pela evolução das espécies, comuns às teorias darwinista e

neodarwinista.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(13)

19. Em 1960, em Banguecoque, soluções de DDT a 0,05% mataram 50% dos mosquitos. Em 1967, em Banguecoque, soluções de DDT a 5,0% mataram 50% dos mosquitos e, em 1969, já foi necessária uma solução de DDT a 15,0% para matar os mesmos 50% de mosquitos.

19.1. “Os mosquitos adquiriram individualmente, com o tempo, resistência ao DDT”. Comente a afirmação. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 19.2. Indique o tipo de seleção referido no texto.

_______________________________________________________________________________________ 19.3. Refira o papel do Homem nas alterações sofridas pela população de mosquitos.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 20. No início do século XX, com o objetivo de controlar uma praga em citrinos, foi utilizado um inseticida

contendo cianeto. Posteriormente, estudos genéticos efetuados em insetos sobreviventes revelaram a presença de um gene que lhes possibilita a decomposição do cianeto em compostos inofensivos. Pouco tempo depois, verificou-se que toda a população era resistente ao inseticida.

20.1. Indique o fenómeno que originou o gene responsável pela decomposição do cianeto, nestes insetos. _______________________________________________________________________________________ 20.2. Explique a importância do fenómeno, referido na alínea anterior, para o neodarwinismo.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 20.3. Refira possíveis consequências do facto de a população de insetos se ter tornado resistente ao inseticida.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(14)

21. Nos hospitais é frequente ocorrer a morte de pacientes devido a infeções generalizadas provocadas por estirpes de bactérias resistentes aos antibióticos que as destroem.

21.1. Formule uma hipótese explicativa para o aparecimento destas bactérias multirresistentes nos hospitais. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 21.2. Como explicaria Darwin o aparecimento destas estirpes bacterianas?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 21.3. Indique os desafios que coloca à Medicina o fenómeno descrito no enunciado da pergunta.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 22. Atualmente, a mera delimitação de pequenas áreas isoladas, como sejam parques ou reservas naturais, com

o objetivo de conservação da Natureza, tem vindo a ser posta em causa por especialistas que defendem a necessidade de, em simultâneo, se estabelecerem corredores ecológicos entre as diferentes áreas protegidas.

Relacione a criação dos referidos corredores ecológicos com a capacidade de adaptação das espécies em vias de extinção a ambientes em mudança.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(15)

23. O vírus da imunodeficiência humana, HIV, é um vírus com um genoma de RNA que possui uma taxa de mutação muito elevada e um tempo de geração muito curto. Num indivíduo com SIDA, originam-se 1010 novos vírus por dia. Os tratamentos de doentes com SIDA com uma única droga, ou mesmo com uma combinação de duas drogas, perdem rapidamente a eficácia, razão pela qual os doentes são tratados com um cocktail de drogas.

23.1. Baseie-se no Neodarwinismo e procure explicar por que razão apenas os cocktails de drogas conseguem ser eficazes. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 24. A bomba atómica lançada em Hiroshima, em 1945, submeteu a população daquela região a níveis

excessivamente elevados de radiatividade. Atualmente, os descendentes dos indivíduos dessa população ainda nascem com malformações originadas por esse acontecimento.

24.1. Será que a lei da herança dos caracteres hereditários de Lamarck é verdadeira nesta situação? Fundamente a sua resposta. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 25. A espécie humana é capaz de produzir Ciência e desenvolver Tecnologia, o que lhe permite substituir,

antecipar ou contornar a atuação da seleção natural. Comente o papel do ser humano em relação à seleção natural, nas seguintes situações:

25.1. Doentes hemofílicos controlados por medicação e submetidos a transfusões sanguíneas, sempre que necessário. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(16)

25.2. Ecografias pré-natais que possibilitam a deteção de malformações no feto, as quais constituem um motivo previsto na lei para a interrupção voluntária da gravidez.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Alexy refere-se à sugestão de que sua distinção entre princí pios e regras apresentaria "uma certa afinidade" com a diferença entre programa e valores

Os participantes do Programa LeME são estudantes de um dos oito cursos profissionalizantes (Manicure, Culinária, Panificação, Informática, Recepcionista, Auxiliar

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

As medidas antiparasitárias devem está voltadas principalmente para os animais jovens de até 2 anos de idade, com tratamento a cada 30, 60 ou 90 dias conforme infestações.

Como no homem o objeto a tem forma de fetiche, para alcançar o passe clínico, o homem tem que resolver a questão de sua fantasia, a forma fetiche que impõe

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

Complete as frases que se seguem, fazendo corresponder a cada uma delas o termo adequado. Os primeiros organismos vivos que povoaram a Terra eram seres procariontes. Estes seres