UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS DE CASTANHAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 MESTRADO

14 

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS DE CASTANHAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA

EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na

Amazônia (PPGSAAM) – Área de Concentração Saúde Animal, de responsabilidade da Universidade Federal do Pará, comunica que as inscrições do Processo de Seleção de Candidatos para a Turma 2011 estarão abertas no período de 25 OUTUBRO 2010 a 26 NOVEMBRO 2010, para um total de 14 (quatorze) vagas, distribuídas entre os orientadores do curso.

Ressalta-se que os candidatos serão selecionados de acordo com a disponibilidade de vagas de cada Professor/Orientador conforme especificado no ANEXO I.

2. Inscrição dos candidatos para Seleção 2011:

Poderão participar da seleção para o Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia os graduados em Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina, Zootecnia, Agronomia e áreas afins. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:

2.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (ANEXO II); 2.2. Cópia do Diploma ou declaração equivalente;

2.3. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

2.4. Comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais; 2.5. Duas fotografias 3 x 4;

2.6. Curriculum Vitae, no modelo LATTES – CNPq, devidamente comprovado através da certificação em cartório ou pela apresentação dos originais junto à secretaria do Curso no ato da inscrição;

2.7. Histórico Escolar de graduação;

2.8. Declaração de dedicação exclusiva ao Curso (ANEXO III);

2.9. Carta de aceitação do provável orientador, ficando o mesmo responsável pela orientação, caso o candidato seja aprovado na seleção (ANEXO IV). 2.10. As inscrições serão realizadas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, localizada na Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

2.11. Serão aceitas inscrições VIA SEDEX, desde que postadas até a data limite anunciada neste edital (26/11/2010) e atendendo as exigências do item 2 deste edital, endereçadas ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, localizada na Rua Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, CEP 68.745-390.

2.12. O candidato poderá inscrever-se por meio de procuração específica para esse fim, sendo necessária autenticação em cartório.

(2)

2

2.14. Para a realização das provas, será necessária apresentação de documento de identidade com foto (RG, CNH, etc.) juntamente com o comprovante entregue no ato da inscrição.

2.15. Os candidatos não aprovados na seleção poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa, após dois meses da divulgação do resultado final. Após quatro meses da divulgação do resultado da seleção os documentos serão descartados.

2.16. Será acatada a inscrição de alunos concluintes da Graduação, os quais deverão apresentar o Diploma de Graduado ou declaração equivalente no ato da matrícula.

3. Processo de seleção:

O processo de seleção será realizado em Castanhal, no auditório do Campus Universitário de Castanhal, Avenida Universitária, s/n, Bairro Jaderlândia, Castanhal- PA, e constará das seguintes provas:

3.1: Das Provas e análise de currículo

3.1.1 Prova de Conhecimento Específico: de caráter eliminatório e classificatório. Para a prova de conhecimento específico o candidato deverá dissertar sobre questões referentes aos temas listados no ANEXO V. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota mínima de 07 (sete). Somente serão corrigidas as provas de inglês e avaliados os currículos dos candidatos que alcançarem a nota mínima 07 (sete) na Prova de Conhecimento Específico.

3.1.2. Prova de Proficiência em Inglês (permitido o uso de até dois dicionários). 3.1.3. Análise do Curriculum Vitae: serão seguidos os critério especificados no

ANEXO VI deste Edital. 3.2. Da classificação final:

A classificação final será resultado da avaliação dos sub-itens 3.1.1 a 3.1.3. deste Processo Seletivo, sendo atribuídos os pesos de acordo com o que segue:

3.2.1. Prova de Conhecimento Específico- peso 5 (cinco); 3.2.2. Prova de Proficiência em Inglês- peso 3 (três); 3.2.3. Análise de Currículo Vitae- peso 2 (dois).

4. Cronograma

a) Período de inscrição: 25/10/2010 a 26/11/2010.

LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, Rua

Hernani Lameira, 254B, Bairro Pirapora, Castanhal- PA, CEP 68.745-390.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00h. b) Prova de Conhecimento Específico: 06/12/2010

LOCAL: Campus Universitário de Castanhal, Auditório Profa. Maria de Nazaré

Espinheiro do Nascimento Sá, Avenida Universitária, s/n, Jaderlândia, Castanhal, Pará.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 h

Observação: Os candidatos deverão comparecer no local de prova no mínimo trinta minutos antes do horário da prova.

c) Prova de Proficiência em Inglês: 07/12/2010

LOCAL: Campus Universitário de Castanhal, Auditório Profa. Maria de Nazaré Espinheiro do Nascimento Sá, Avenida Universitária, s/n, Jaderlândia, Castanhal, Pará.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 h

Observação: Os candidatos deverão comparecer no local de prova no mínimo trinta minutos antes do horário da prova.

(3)

3 d) Análise de Curriculum Vitae: 9/12/2010

e) Divulgação do Resultado: 17/12/2010

LOCAIS: Quadro de Avisos do PPGSAAM e nos sites www.ufpa.br/propesp,

www.campuscastanhal.ufpa.br e www.ufpa.br/ppgsaam.

f) Matrícula dos selecionados para o Curso de Mestrado no PPGSAAM: 01/03/2011 a 11/03/2011. Os alunos selecionados deverão apresentar,

obrigatoriamente, no ato da matrícula o plano de estudo referente ao primeiro semestre letivo, contendo as disciplinas a serem cursadas, cujo calendário será disponibilizado aos selecionados com antecedência.

5 - Julgamento de Curriculum Vitae e Recursos

5.1 Os recursos sobre a avaliação de Curriculum Vitae deverão ser devidamente protocolados, até 48 horas após a divulgação dos resultados e deverão detalhar os pontos considerados insatisfatórios, de acordo com o Anexo VI obrigatoriamente com comprovações. Não serão consideradas eventuais modificações de pontuação em razão de desatualização do

Curriculum Vitae fornecido.

6 - Disposições Gerais

6.1. O edital e seus anexos encontrar-se-ão disponíveis nos endereços www.ufpa.br/propesp, www.campuscastanhal.ufpa.br e www.ufpa.br/ppgsaam. 6.2. Serão considerados reprovados os candidatos que não comparecerem em qualquer uma das etapas do Processo Seletivo.

6.2. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia não se compromete a conceder bolsas de estudos (CAPES ou CNPq) aos candidatos selecionados. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com a classificação final do candidato, respeitando as normas e critérios dos agentes financiadores.

6.3 Junto com o resultado final do processo seletivo serão confirmados o local, a data e horário de matrícula dos aprovados.

6.4 Serão considerados desistentes os candidatos que não comparecerem para efetuar a matrícula ou apresentarem documentação incompleta.

6.5 Serão aceitas matrículas através de terceiros portadores de procuração autenticada em cartório.

6.6 O resultado com a relação nominal dos aprovados no Processo Seletivo será afixado nos murais de comunicação do PPGSAAM e nos sites www.ufpa.br/propesp, www.campuscastanhal.ufpa.br e www.ufpa.br/ppgsaam. 6.7 Será de inteira responsabilidade do candidato a procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo.

6.8 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia.

(4)

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO I – VAGAS DE PROFESSORES ORIENTADORES

Professores/Orientadores do Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia e o número de vagas que estão ofertando. Em caso de ausência de candidato para preenchimento de vaga por Professor/Orientador, a vaga não preenchida poderá ser realocada para outro Professor/Orientador de acordo com a disponibilidade do mesmo.

• Profa. Dra. Alessandra Scofield Amaral - ascofield@ufpa.br Nº de vagas: 01

• Profa. Dra. Carina Martins de Moraes - carinamoraes@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Profa. Dra. Carla Cristina Guimarães de Moraes - ccmoraes@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Prof. Dra. Gabriela Riet Corrêa- griet@ufpa.br Nº de vagas: 03

• Prof. Dr. Gustavo Góes Cavalcante - ggcavalcante@ufpa.br Nº de vagas: 02

• Prof. Dr. José Diomedes Barbosa Neto - diomedes@ufpa.br Nº de vagas: 01

• Prof. Dr. Júlio Israel Fernandes - vetjulio@yahoo.com.br Nº de vagas: 02

• Prof. Dr. Milton Begeres de Almeida - begeres@yahoo.com.br Nº de vagas: 01

(5)

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Solicito a inscrição para o exame de seleção do Curso de Mestrado em Saúde Animal na Amazônia da Universidade Federal do Pará, turma 2011.

Castanhal, _____ de ________________________ de ____.

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (preencher com letra legível)

Nome completo: Lotação/Função: Matrícula Siape:

CPF: Identidade / Passaporte: UF: Data da emissão:

Data nascimento: / / Nacionalidade: Visto permanente: SIM ( ) NÃO ( )

Local de nascimento: UF: Sexo:Masculino ( ) Feminino ( )

Endereço Residencial: Bairro:

CEP: Cidade: UF: Pais:

DDD: Fone: Fax: Endereço eletrônico:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Nome do curso: Início: ___/___ Término: ___/___ Instituição:

Cidade: País: UF:

Obs: O Programa Saúde Animal na Amazônia não poderá garantir Bolsa aos selecionados, ficando claro que a seleção não implicará em compromisso de Bolsa por parte do Programa.

(6)

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE DEDICAÇÃO INTEGRAL AO CURSO - 2011

DECLARAÇÃO

Eu,..., Carteira de Identidade nº ..., CPF: ..., residente no endereço:..., Bairro..., CEP..., Cidade ..., Estado..., declaro junto ao Curso de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, Campus Castanhal, Universidade Federal do Pará, que caso seja selecionado, dedicar-me-ei integralmente à realização do Mestrado, comprometendo-me a cumprir o regulamento do referido Programa.

Data: / /

(7)

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO IV – MODELO DE CARTA DE ACEITE

CARTA DE ACEITE

Eu, Prof. (a) Dr. (a) _______________________ comprometo-me a orientar o (a) candidato (a) __________________________ caso o (a) mesmo (a) seja aprovado (a) para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia, segundo os procedimentos de seleção estabelecidos pelo edital

Castanhal, ___ de _____________ de 2011.

_________________________________ Assinatura do (a) provável Orientador (a)

(8)

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO V – TEMAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO

O candidato deverá responder perguntas sobre todos os temas relacionados abaixo:

1. Traumatologia em pequenos animais;

2. Métodos de diagnóstico em dermatologia de pequenos animais; 3. Zoonoses bacterianas e virais em animais domésticos;

4. Principais microrganismos deteriorantes em produtos de origem animal e Importância dos microrganismos psicrotróficos em alimentos;

5. Hemoparasitoses transmitidas por artrópodes;

6. Epidemiologia e controle das helmintoses em pequenos ruminantes;

7. Deficiência de fósforo, cobre e cobalto em bovinos e bubalinos no estado do Pará.

8. Plantas tóxicas da Amazônia para ruminates e equídeos: Palicourea

marcgravii, Arrabida bilabiata, Bambusa vulgaris, Panicum maximum, Brachiaria spp., Ipomoea asarifolia, Ipomoea carnea subs. fistulosa.

(9)

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

1. Eduardo Tudury e Glória Potier. Tratado de Técnica Cirúrgica Veterinária. Ed. MedVet, São Paulo, 2009.

2. Thereza Welch Fossun. Cirurgia de Pequenos Animais. Ed. Elsevier Brasil, São Paulo, 2008.

3. Ettinger and Feldman. Tratado de Medicina Interna Veterinária

Moléstias do cão e do gato, 2004.

4. Feitosa, F. L. F. Semiologia Veterinária, 2004.

5. Birchard, S. J.; Sherding, R. G. Manual Saunders: Clínica de Pequenos

Animais, 2003.

6. Linda Medleau and Keith Hálica, Dermatologia de Pequenos Animais -

Guia Terapêutico, 2003.

7. Kirk e Miller, Dermatologia de Pequenos Animais, 1996.

8. Pedro N. Acha and Boris Szyfres. Zoonoses and Communicable Diseases

Common to Man and Animals, 3rd edition. Vol. I Bacterioses and Mycoses.

9. Pedro N. Acha and Boris Szyfres. Zoonoses and Communicable Diseases

Common to Man and Animals, 3rd edition. Vol. II Chlamydioses, Rickettsioses

and Viroses.

10. Pedro N. Acha and Boris Szyfres. Zoonoses and Communicable

Diseases Common to Man and Animals, 3rd edition. Vol. III Parasitoses.

11. Manual de Zoonoses. Volume I - 1ª Edição 2009.

www.zoonoses.org.br/.../zoonoses/.../5917_manual_zoonoses_2009_11_04( baixa).pdf

12. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em saúde: zoonoses / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 224 p.: il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n.22) portal.saude.gov.br/www.saude.gov.br-publicacoes.

(10)

10

13. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica – 7. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 372 p.: Il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde). www.saude.gov.br-publicacoes.

14. Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regulamento

de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal -

RIISPOA. Brasília – DF, 1997.

15. Evangelista, J. Tecnología de Alimentos. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 1994, 625p.

16. Gava, A. J. Princípios de tecnologia de alimentos. Editora Nobel, 2002, 284p.

17. Germano, P. M. L. & GERMANO, M. I. S. Higiene e Vigilância Sanitária

de Alimentos. São Paulo: Editora Varela, 2001. 629p.

18. Jay, M. J. Microbiologia de alimentos. Editora Artmed, 2005, 711p.

19. Ordoñez, J. A. Tecnologia de alimentos – Volume 2: Alimentos de

Origem Animal. Editora Artmed, 2007, 279p.

20. Bowman, D. D.; Lynn, R.C.; Eberhard, M.L & Alcaraz, A. (2010)

Parasitologia Veterinária de Georgis. Tradução de 9ª edição (2008). Elsevier.

21. Guimarães e Barros- Battesti, D.M. (2001). Ectoparasitos de Importância

Veterinária. Editora Plêiade/FAPESP.

22. Oliveira-Sequeira, T.C.G. e Amarante, A.F.T. (2002). Parasitologia Animal

- Animais de Produção. 1a edição. Editora de Publicações Biomédicas Ltda., Rio de Janeiro.

23. Rey, L. (2008). Parasitologia. 4ª Edição. Editora Guanabara Koogan. 24. Rey, L. (2002). Bases da Parasitologia Médica. 2ª edição. Editora: Guanabara Koogan.

25. Taylon, M. A.; Coop, R. L. & Wall, R. L. (2010). Parasitologia Veterinária. Tradução da 3ª edição (2007). Editora Guanabara Koogan.

26. Cerqueira, V. D.; Riet-Correa, G.; Barbosa J. D.; Duarte, M. D.; Oliveira, C. M. C.; Oliveira, C. M. C.; Tokarnia, C. H.; Lee S. T.; Riet-Correa, F. Colic caused by Panicum maximum in equidae in northern Brazil. Journal of

Veterinary Diagnostic Investigation, v. 21, p. 882-888, 2009.

27. Barbosa J. D.; Oliveira, C. M. C.; Duarte, M. D.; Riet-Correa, G.; Tokarnia, C. H.. Natural and experimental poisoning of horses by bamboo (Bambusa

vulgaris f. vulgaris) in Northeastern Pará, Brasil. Journal of Equine Veterinary Science, v. 26, p. 393-398, 2006.

(11)

11

28. Barbosa J. D., Oliveira C. M. C., Duarte M. D., Peixoto P. V.; Tokarnia C. H.. Intoxicação experimental e natural por Ipomoea asarifolia (Convulvulacea) em búfalos e outros ruminantes. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 25, p. 231-234, 2005.

29. Barbosa, J. D.; Oliveira, C. M. C.; Torkarnia, C. H.; Peixoto, P. V. Fotossensibilização hepatógena em equinos pela ingestão de Brachiaria

humidicola (Gramineae) no Estado do Pará. Pesquisa Veterinária Brasileira,

Brasil, v 26, p. 147-153, 2006.

30. Oliveira, C. A.; Barbosa J. D.; Duarte, M. D.; Cerqueira, V. D.; Riet-Correa, F.; Riet-Correa, G. Intoxicação por Ipomoea carnea subsp. fistulosa (Convolvulaceae) em caprinos na Ilha do Marajó, Pará. Pesquisa Veterinária

Brasileira (Impresso), v. 29, p. 583-588, 2009.

31. Riet-Correa F., Shild A.L., Lemos A.A. & Borges J.R.. Doenças de

Ruminantes e Eqüídeos, Editora Pallotti, Santa Maria.

32. Tokarnia, C. H.; Dobereiner, J.; Peixoto, P. V. 2000. Plantas Tóxicas do

Brasil. Editora Helianthus, Rio de Janeiro.

33. Tokarnia, C. H.; Döbereiner J.; Peixoto P. V.; Barbosa J. D., Brito M. F., Silva M. F. 2007. Plantas tóxicas da Amazônia a bovinos e outros

herbívoros. 2ª edição. Editora INPA. Manaus, Amazonas.

34. Tokarnia, C. H.; Peixoto P. V.; Barbosa J. D., Brito M. F., Döbereiner J. 2010. Deficiências minerais em animais de produção. 1ª edição. Editora Helianthus. Rio de Janeiro.

35. Tortelli, F. P.; Barbosa J. D.; Oliveira, C. M. C.; Duarte, M. D.; Cerqueira, V. D.; OLIVEIRA, C. A.; Riet-Correa, F.; Riet-Correa, G. Intoxicação por Ipomoea

asarifolia em bovinos e ovinos na Ilha de Marajó. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28, p. 622-626, 2008.

Periódicos:

Parasitology

Parasitology Research

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária Veterinary Parasitology

Pesquisa Veterinária Brasileira Veterinary Pathology Sites: www.agricultura.gov.br www.sciencedirect.com www.periodicos.capes.gov.br www.scielo.br

(12)

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE ANIMAL NA AMAZÔNIA EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2011 – MESTRADO

ANEXO VI - FICHA DE ANÁLISE DE CURRÍCULO – 2011

O Processo de seleção constará de duas etapas distintas: 1) Prova escrita e 2) Prova de proficiência em língua Inglesa e Análise do Curriculum Vitae. Para efeitos de classificação nas duas fases considerar-se-ão os seguintes pesos:

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA PONTUAÇÃO QUANT. TOTAL

A) ARTIGOS PUBLICADOS SEGUNDO O QUALIS DA ÁREA

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO A1, A2 20 ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO B1, B2 15 ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO B3, B4 10 ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO B5 05

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO C 02

ARTIGO COMPLETO EM PERIÓDICO LOCAL COM ISSN (até 20 pontos)

01

B) LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

AUTORIA DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Internacional) 15 AUTORIA DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Nacional) 10 AUTORIA DE CAPÍTULO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição

Internacional)

07

AUTORIA DE CAPÍTULO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Nacional)

05

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Internacional)

02

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO ESPECIALIZADO (Edição Nacional) 01

C) TRABALHOS EM EVENTOS

TRABALHO COMPLETO/RESUMO EXPANDIDO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

05

TRABALHO COMPLETO/RESUMO EXPANDIDO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL

03

TRABALHO COMPLETO/RESUMO EXPANDIDO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL

01

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL

(13)

13

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL

01

RESUMO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL/LOCAL

0,5

PRODUÇÃO TÉCNICA D) EVENTOS

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) internacional

02

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) nacional

01

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTO (Técnico, científico e artístico) regional

0,5

E) ATIVIDADES ACADÊMICAS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (com declaração oficial da Instituição de Ensino)/SEMESTRE

06

Monitoria em disciplina na graduação (com declaração oficial da Instituição de Ensino)/SEMESTRE

04

ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR (A CADA 80 HORAS, com Pontuação máxima 15 pontos)

03

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL 02 PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL 01 PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL 0,5 PARTICIPAÇÃO EM CURSOS (a cada 10 HORAS, com

pontuação máxima de 10 pontos)

0,5

F) ATIVIDADES DE EXTENSÃO

PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE EXTENSÃO PROEX (com declaração oficial da Instituição de Ensino)/SEMESTRE

04

G) ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO DO 3º GRAU (ENSINO NÍVEL SUPERIOR)/SEMESTRE (máximo de 50 pontos)

05

ATIVIDADES DE MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO/ANO (máximo de 15 pontos) 03 ESPECIALIZAÇÃO (MÍNIMO 360h) 06 RESIDÊNCIA (MÍNIMO 1760h) 07 ATUALIZAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO (MÍNIMO 180h) 04 DADOS COMPLEMENTARES

PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA COM RECURSOS EXTERNOS À UFPA (Max. 5 projetos)

04

PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA COM RECURSOS INTERNOS À UFPA (Max. 5 projetos)

03

(14)

14

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO INTERNACIONAL COMO PALESTRANTE (máximo de 25 pontos)

05

PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO NACIONAL COMO PALESTRANTE (máximo de 15 pontos)

03

PARTICIPAÇÃO EVENTO CIENTÍFICO REGIONAL COMO PALESTRANTE (máximo de 5 pontos)

01

PARTICIPAÇÃO COMO PALESTRANTE EM CURSOS DE EVENTOS CIENTÍFICOS (a cada 8 horas com pontuação máxima de 10 pontos).

02

Imagem

temas relacionados :