• Nenhum resultado encontrado

Ecopolítica. Governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ecopolítica. Governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Ecopolítica. Governamentalidade planetária, novas institucionalizações e

resistências na sociedade de controle.

Mapeamento de aplicativos: Sexo e Internet

Aplicativos para celular

Há um número infindável de aplicativos relacionados a sexo. Os enumerados aqui foram selecionados a partir de busca em sites que relatavam o assunto no último ano. É possível distinguir quatro tipos de aplicativos: encontros, desempenho, lugares e jogos e brincadeiras.

De modo geral, os aplicativos são desenvolvidos para facilitar algumas atividades, poupando as pessoas de pensar o que ou como fazer, seja alguma pergunta, seja sobre o próprio corpo, seja em como se aproximar, fazer um agrado, etc.

Atualmente, a marca de camisinha Durex, que já patrocinou um aplicativo (Sex

dices) em 2012, passou a investir em um novo aplicativo que desliga os aparelhos

eletrônicos por um tempo determinado1. A marca está investindo em uma campanha para desligar os aparelhos, a partir da pesquisa de uma universidade inglesa que constatou que pessoas que utilizam menos aparelhos e aplicativos são mais felizes no sexo.

Recentemente, também, o Ministério da Saúde criou perfis falsos em aplicativos de encontros para divulgar sua campanha de prevenção a AIDS. Os perfis criados nos aplicativos Tinder e Hornet, anunciavam “Sexo sem camisinha e sem frescura”, quando eles eram acessados a pessoa se deparava com a campanha do Ministério2.

Os aplicativos de conteúdo sexual/sensual/explícito disponíveis na App Store, para aparelhos da Apple, geraram uma série de medidas desde sua proibição total até a tentativa de inclusão com restrições. Em 2010, todos os aplicativos que contemplavam

1 Disponível em: http://promoview.com.br/mobile/451182-durex-convoca-internautas-para-testar-o-durexlabs/ (acesso em 08/02/2015).

2 Disponível em:

http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/minist%C3%83%C6%92%C3%86%E2%80%99%C3%83%E2%80%9A%C3%82%C2%A9ri o-usa-perfis-falsos-em-aplicativos-para-alertar-sobre-sexo-seguro/ar-AA9aNun?srcref=rss (acesso em 08/02/2015).

(2)

este conteúdo foram retirados da App Store3. Esta medida vai de encontro com a decisão de Steve Jobs de não aceitar este tipo de conteúdo. Entretanto, atualmente, a Apple flexibilizou sua política para poder incorporar aplicativos de conteúdo sexual/sensual/explícito.

Aplicativos de encontros/paqueras

A maioria dos aplicativos direcionados para encontrar pessoas não são explicitamente sexuais, mas o grande objetivo é encontrar pares, seja para um caso rápido ou relacionamento mais duradouro.

Tinder – O maior aplicativo e o mais popular. De acordo com a localização e os

gostos, você marca a pessoa se ela gostar de você, ambos recebem uma mensagem. O aplicativo está em constante atualização/ aperfeiçoamento). http://www.gotinder.com/

3nder – Para ménage à trois. Direcionado tanto para héteros, gays, bissexuais,

pansexuais ou polisexuais. http://www.3nderapp.com/ (atualmente, está entre o mais baixados: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/aplicativo-oferece-ajuda-para-quem-busca-sexo-ou-relacionamento-tres-14090515 ).

Grindr – Para o público gay masculino; também baseado na localização

geográfica. A pessoa pode abrir um bate-papo com aquele que está interessado.

http://grindr.com/

Scruff – Voltado para homens gay ou bi. Permite busca por comunidades, ex.

“universitários”. Tem opção para transgêneros. Encontra o par por localidade.

http://www.scruff.com/pt/

Down – “Antigo e polêmico” Bang with friends. Baseado nos amigos do

facebook, teoricamente não é mais exclusivamente para encontros sexuais entre amigos. O usuário indica os amigos que atraem e se for correspondido os dois são notificados.

https://www.downapp.com/

3 Disponível em: http://blogdoiphone.com/2010/02/apple-explica-a-eliminacao-de-mais-de-5-000-aplicativos-sensuais-da-app-store/ (acesso em 08/02/2015).

(3)

Anomo – Conecta pessoas não apenas baseado na aparência física. Usuários

usam avatar no lugar de fotos. Usam jogos de compatibilidade para se conhecer e só depois que informações e fotos são compartilhadas. http://www.anomo.com/

Anonyfish – Como o Anomo, mas as intenções de marcar encontros casuais e

sexuais é mais claras e mais frequente. https://anonyfish.com/

Twoo – De 5 milhões a 10 milhões de downloads (o contador do site conta mais

de 159 milhões de usuários, as instalações referem-se somente aos aplicativos baixados pelo google play). Perfil com foto e informações pessoais. Pode-se buscar amigos e, portanto, o aplicativo também funciona como um facebook.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.twoo&hl=pt_BR;

http://www.twoo.com/pt/

Brenda – De 500 mil a 1 milhão de instalações. Agora chamado Wapa.Versão

do Grindr para mulheres. O usuário, além das informações tem que permitir a conexão pelo GPS. As mulheres podem ser filtradas pela localização, idade e se estão online.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.benderapp.brenda&hl=pt_BR; v

Dattch – Agora chamado HER, indicado para lésbicas e mulheres queer. Exige

login pelo facebook para assegurar que as pessoas sejam realmente mulheres. Estimula-se o conhecimento mais profundo e não apenas pelas fotos. Quando há interesEstimula-se mútuo abre uma caixa de conversa. Disponível em: UK, Ireland, New York, Los Angeles, San Francisco, Portland, Miami. https://itunes.apple.com/us/app/her-dattch-lesbian-queer-bisexual/id573328837?mt=8; https://weareher.com/

WeChat – Funciona como o Whatsapp, mas além dos seus contatos pode-se

estabelecer conversas com pessoas que estão próximas. O mecanismo “agitar” conecta 2 usuários que sacudiram o celular ao mesmo tempo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tencent.mm&hl=pt_BR

Pegava Fácil – Conecta pessoas pelo facebook, se há interesse mútuo os dois

(4)

Skout - Encontros pela localização geográfica. “random connections” a partir do

dispositivo “Shake chat”. É possível se disponibilizar para todos verem. Tolerância zero para “bad behaviours”. Possui duas comunidade separadas para adolescentes e adultos. “YOU decide if, when and how you want to connect. Unlike other location-based apps, Skout provides general rather than specific location information, empowering you, the user, to decide how you want to interact with a new Skout friend.”

http://www.skout.com/ .

Blendr – Uma versão hétero do Grindr, mas cujo apelo sexual é menos explícito. https://play.google.com/store/apps/developer?id=Blendr&hl=pt_BR; http://blendr.com/

Flert – Apresenta os amigos dos contatos pelo facebook (amigos de amigos). A

proposta é formar casais de longo prazo. O aplicativo cruza características, interessas e amizades em comum com outras pessoas que possuem o aplicativo. http://flert.co/

Namoro on – Gratuito. Para maiores de 17 anos. É necessário realizar um

cadastro, informando seu gênero, estado civil, data de nascimento e onde mora. Para finalizar, digite nome de usuário, e-mail, senha, altura, peso e tipo físico. É possível filtrar os resultados por idade, altura e localização ("Perto de mim", "Estado" ou "Em qualquer lugar"). No perfil dos pretendentes, você tem acesso a fotos e informações pessoais, como formação, religião e renda mensal média.

https://itunes.apple.com/br/app/namoro-on/id658522746?mt=8

e-Harmony – Gratuito. Para maiores de 14 anos. De 1 a 5 milhões de

downloads. Serviço de cupido online que pretende encontrar o par ideal por meio pretende um extenso questionário. Sua versão web existe desde 2010. Com o aplicativo é possível responder questionários, receber análise da sua personalidade e acompanhar quem são as pessoas compatíveis, além de importar fotos do Facebook.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eharmony&hl=pt_BR

Hot or not – Gratuito. Não recomendado para menores de 16 anos. 5 milhões a

10 milhões de downloads. Como o Tinder, em que as pessoas são selecionadas por “hot” ou “not”. Após baixar o programa, é necessário entrar na conta do Facebook,

(5)

Google + ou e-mail.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hotornot.app&hl=pt_BR;

https://hotornot.com/pt/

ParPerfeito – Versão aplicativo do site que faz parte da empresa Match.com. O

site é um dos pioneiros no Brasil. http://www.parperfeito.com.br/ajuda/parperfeito-no-celular/

Badoo – A visita a perfis de qualquer membro da rede é liberada. No cadastro,

são pedidas informações como: idade, região, interesses pessoais e até data de nascimento. Pode se acessar pelo facebook. É possível verificar quem visitou o seu

perfil. Pensado inicialmente como rede social.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.badoo.mobile&hl=pt_BR; http://badoo.com/pt/

Duego – Gratuito. Na tela principal da aplicação, a pessoa pode ver uma lista

com as pessoas próximas da sua localização e o filtro com o perfil de usuário que deseja conversar no serviço. Ao acessar o perfil do usuário, você pode ver nome, idade, fotos, onde mora e descobrir com que tipo de pessoa ele (a) deseja conversar.

http://www.androidlista.com.br/item/android-apps/333102/duego-conhea-a-novas-pessoas/

Eaí – Para evitar perfis falsos só é possível se cadastrar pelo facebook. Diferente

de outros aplicativos do gênero, ele não irá postar nada em sua conta na rede social e, tampouco, fornece informações sobre sua localização. Segue a mesma linha do Tinder.

http://info.abril.com.br/downloads/android/eai

Stepout – Encontra pessoas próximas. Funciona também como o Tinder. http://www.stepout.com

Happn – Aplicativo para smartphones criado por franceses segue um sistema

semelhante ao do Tinder na ideia de definir se acha alguém atraente ou não. A diferença do Tinder é que ele usa o GPS para promover os encontros virtuais.

(6)

OkCupid – O aplicativo se diferencia do Tinder em seus critérios por meio de perguntas variadas. É possível selecionar alguém que não use drogas, que concorde com o casamento gay e que gostam de gatos, ou ainda quem quer um relacionamento sério ou só sexo. Para Hétero, gay, bissexual, asexual, demisexual, heteroflexível, homoflexível, lésbicas, pansexual, queer, em dúvida, sapiosexual. Comporta ainda todos os gêneros, transgêneros, além gêneros, etc. https://www.okcupid.com/

GAY - Hunters BBS – Gratuito. Em árabe, inglês, francês, alemão, italiano,

japonês, português, russo, chines simplificado, espanhol, tailandês, chines tradicional e ucraniano. Recomendado para maiores de 17 anos. Para gays, bissexuais e curiosos.

https://itunes.apple.com/us/app/hunters-bbs-revolutionary/id547098656;

http://tryhunters.com/

Hornet – Gratuito. Em Português, Alemão, Aragonês, Bokmål, Norwegian,

Checo, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Coreano, Dinamarquês, Eslovaco, Espanhol, Finlandês, Francês, Holandês, Indonésio, Inglês, Italiano, Japonês, Malaio, Polonês, Russa, Sueco, Tailandês, Turco, Vietnamita, Árabe. Para maiores de 17 anos. Gay. https://itunes.apple.com/br/app/hornet-rede-social-gay/id462678375?mt=8;

http://gthrnt.com/

SLS Swingers Lifestyle – Gratuito. Recomendado para maiores de 16 anos. 100

mil a 500 mil downloads. Aplicativo destinado a facilitar o encontro de pessoas adeptas do swing.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dashboardhosting.sls&hl=pt_BR; SwingLifeStyle.com

Frases picantes – Gratuito. Em português. Não recomendado para menores de

18 anos. 10 milhões a 50 milhões de downloads. Aplicativo com frases picantes para apimentar a relação. As frases podem ser enviadas por mensagem de celular, facebook ou outros aparelhos. http://android.apppota.com/frases-picantes-10-88994.html

(7)

Aplicativos para desempenho sexual

Lick This – Gratuito. Basta acessar o link de um smartphone e ele propicia

alguns exercícios que visam auxiliar na prática de sexo oral em mulheres. São três exercícios: Up n’ Down, em que a pessoa deve ligar e desligar um interruptor com a língua; circles, em que a pessoa tem que apontar lápis com um apontador circular;

freestyle, em que a pessoa tem que manter um bola no ar com a língua. Não há imagens

sexuais. http://lickthisapp.com/; http://www.tecmundo.com.br/apps/52151-lick-this-app-para-smartphones-ensina-tecnicas-de-sexo-oral.htm; uma demonstração:

https://www.youtube.com/watch?v=JNwMbb_6c4U

69 Position / 69 Position Lite – Pago/ gratuito. Em inglês, francês, alemão,

italiano, japonês, espanhol, turco. Não recomendado para menores de 17 anos. Apresenta posições com descrição completa e imagens do Kamasutra. Há mais opções de posições na versão completa. É possível compartilhar as posições por twitter e facebook.

https://itunes.apple.com/us/app/69-positions-sex-positions/id352702744?mt=8; https://itunes.apple.com/br/app/69-positions-lite-sex-positions/id356098649?mt=8

IKamasutra e IKamasutra Lite – Pago/ Gratuito. Em inglês, francês, alemão,

italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol. Não recomendado para menores de 17 anos. O aplicativo oferece posições, acompanhamento de progresso, jogos por intimidade e complexidade, permite compartilhar o seu desempenho no twitter e facebook. http://ikamasutra.com/iphone.php;

https://itunes.apple.com/us/app/ikamasutra-sex-positions-from/id393344132?mt=8&ign-mpt=uo%3D4

Sex Positions Kamasutra – Gratuito. Não recomendado para menores de 16

anos. 10 mil a 50 mil instalações.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tuscanconcepts.sexpositionsks; http://www.kama-sutra-app.com/

Love sparks – Pago. Em inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano,

português, russo e espanhol. Não recomendado para menores de 17 anos. O aplicativo propõe ideias (criativas, escandalosas, acessíveis, rápidas e clássicas); locais (Do

(8)

interior da casa até céu aberto); conquistas (romântico, representação de papeis, “locations” e intimidade). https://itunes.apple.com/us/app/love-sparks-ideas-places-achievements/id767445719?mt=8

Sex Food – Pago. Em inglês. Não recomendado para menores de 14 anos. 100 a

500 instalações. Dicas sobre alimentos que ajudam a melhorar o desempenho sexual.

https://play.google.com/store/apps/details?id=no.urtegata.childrenbook

Yoga for Better Sex – Pago. Em inglês. “A fulfilling sexual life is quite

necessary and important in order to lead a happy life.” ( http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/yoga-for-better-sex/f66ad0fb-f3f1-4d32-9bef-1bdeb369d8bb). Oferece posições, treinos e exercícios de Yoga. Esteticamente não tem apelo sexual, é mais voltado para uma imagem de atividades físicas zen.

Better Sex Yoga Workout – Pago. Em inglês. Não recomendado para menores de

16 anos. Similar ao anterior, com dicas de alimentação e instrução passo-a-passo. Esteticamente não tem apelo sexual, é mais voltado para uma imagem de atividades físicas zen. (http://www.androidpit.com.br/app/com.wBetterSexYogaWorkout;

http://ultimatesexworkout.com

Free Sex Position – Gratuito. Recomendado para maiores de 16 anos. 100 mil a

500 mil instalações. “We have collected the sex positions for different users so you can choose the variants that suit you perfectly. You will feel the result immediately. Making love works hot and magic!”

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ssnetlab.freesexpositions

Best Sex Position – Pago/Gratuito. Recomendado para maiores de 16 anos. 1

milhão a 5 milhões de instalações. Contém posições, descrições completas e instruções.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.unitesoft.sexposition

Sex Life – Pago. Recomendado para maiores de 17 anos. Em inglês, francês,

alemão, japonês, russo, chinês simplificado e espanhol. Aplicativo com posições diferente do Kama Sutra. “Se você já experimentou todas as posições do Kama Sutra e

(9)

precisa lançar um olhar mais moderno sobre o sexo, este aplicativo é ideal.” São chamadas posições clássicas e experimentais, que se adéquem ao “momento do casal”. O aplicativo também propõe um jogo de maratona com posições aleatórias. Site do aplicativo: https://itunes.apple.com/us/app/sex-life-100+-positions/id330247063?mt=8

Tantric Sex Deck – Pago. Em inglês. Guia de sexo tântrico. http://www.windowsphone.com/en-us/store/app/tantric-sex-deck/d41b8d76-2e37-4714-9083-660230a3768f

Dicas de Sexo para o Rei (Sex Tips for King) – Gratuito. Em inglês e alemão.

Para maiores de 17 anos. Desenvolvido para homens que pensam que sabem tudo de sexo, mas não sabem muito. O aplicativo oferece respostas e dicas de como ter uma vida sexual mais saudável e prazerosa. https://itunes.apple.com/br/app/dicas-de-sexo-para-o-rei-basico/id442145923?mt=8

CarmaSutra Sex Positions – Gratuito. Recomendado para maiores de 16 anos.

“Quer agitar as coisas, mas não sabe como? Então CarmaSutra Sex Positions pode ser o aplicativo perfeito para você. O app revisitou o conceito Kama Sutra e transformou em um guia sobre como praticar em seu carro. O aplicativo fornece fotos e descrições de posições sexuais para serem experimentadas no banco de trás, da frente ou em alguns outros lugares mais aventureiros. Se você não tem um carro, então o CarmaSutra tem a solução: o aplicativo também inclui posições sexuais para fazer na motocicleta.” (Fonte:

http://www.areah.com.br/vibe/sexo/materia/56605/1/pagina_1/aplicativos-de-sexo.aspx). (site do aplicativo: http://deadkittysoftware.com/2012/12/ya-esta-aqui-carmasutra/#more-153)

Better Sex Deluxe – Gratuito. Em inglês. Dicas para aperfeiçoar a vida sexual.

Não indicado para menores de 16 anos. 100 mil a 500 mil instalações.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobilehelden.bs&feature=search_res ult#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5tb2JpbGVoZWxkZW4uYnMiXQ

Sexometer Lite – Grátis. O aplicativo mede a performance do sexo por variáveis

como tempo, barulho e movimento. O celular deve ser colocado na cama, no bolso ou algum lugar que receberá as vibrações e poderá capturar o barulho. O aplicativo também

(10)

permite disponibilizar seu ranking de performance no facebook. Não está mais disponível.

Sex drive – Pago. Em inglês. Para maiores de 17 anos. Técnica sonora binaural

que promete desenvolver os sentidos sensuais. É um estimulante sexual com técnica binaural. https://itunes.apple.com/br/app/sex-drive/id330161949?mt=8

Kindu – Gratuito. Em inglês. Impróprio para menores de 16 anos. 10 mil a 50

mil instalações. Desenvolvido para casais, esse aplicativo que propicia a conversa sobre desejos sexuais entre pares. Cada um seleciona as práticas sexuais que faria, que não faria e que talvez faria (sob a mesma lógica de escolha de pessoas que o Tinder propicia). Se há uma coincidência entre os “farias” e/ou “talvez” os dois são avisados e podem conversar sobre o assunto. O Aplicativo garante que o outro não ficará sabendo sobre o “não faria”. http://www.kindu.us/;

https://play.google.com/store/apps/details?id=us.kindu.kinduforcouples&hl=en

Aplicativos de lugares para sexo

I Just Made Love – Um mapa onde as pessoas marcam o local, com comentários,

onde fizeram sexo. Há um marcador para gay; lésbicas e heterossexuais. Entre as opções de marcadores estão: Gênero; Local; Outros (com camisinha/ primeira vez). No mapa é possível dar zoom para limitar a localização. Por exemplo; Brasil, Alto de pinheiros, São Paulo, Rua Dom Leopoldo I. Ou ainda, eu – que não tenho o aplicativo – sei que no dia 10 de outubro de 2009 um homem recebeu sexo oral, a noite, de uma mulher na mesa de uma sala de aula no campus da Universidade de Berkeley.

http://ijustmadelove.com/

Guia de Motéis – Gratuito. Em português. Não recomendado para menores de 14

anos. 10 mil a 50 mil instalações. Aplicativo oferecido a partir do site de busca e cadastro de motéis por todo o Brasil (mais de 3000). Oferece também descontos, informações, contatos diretos com os motéis e possibilita publicar avaliação.

www.guiademoteis.com.br. Funciona como um 'google maps' de motéis.

(11)

Sexsquare – Gratuito. Disponível em português (e outras línguas). Para maiores

de 18 anos. Aplicativo que permite compartilhar com todo mundo onde e quando a pessoa transou, por meio de um avatar. Semelhante a um aplicativo chamado “Foursquare”. Quem fizer mais “check in” recebe medalhas que vão de “aventureiro” a “sex machine”. “O app funciona como uma rede social sobre sexo, em que utiliza a geolocalização com foco no comportamento sexual dos usuários. Desta forma, qualquer um pode fazer um check-in no local do "namoro".” http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/sexsquare.html

69places – Gratuito. Em inglês. Recomendado para maiores de 17 anos. Do

mesmo desenvolvedor de 69 positions. Oferece foto de locais para sexo; descrição e informações sobre os locais; sempre aberto para atualização de novos lugares pelo mundo todo. Está dividido em categorias ue vão do interior da casa à lugares obscuros.

https://itunes.apple.com/br/app/69-places-sex-locations-fantasies/id421687630?mt=8

Aplicativos de jogos e brinquedos - Jogos de dados

Spice Dice – Pago. Em inglês. Recomendado para maiores de 17 anos. Clássica

brincadeira erótica com jogo de dados, mas virtual. O diferencial com relação aos outros aplicativos similares são as ilustrações, instruções e algumas informações sobre preservativos e lubrificantes. https://itunes.apple.com/br/app/shake!-spice-dice-3d/id592898508?mt=8. Obs: Inicialmente era promovido pela marca de camisinhas DUREX e gratuito. Atualmente a Durex tem uma campanha de aperfeiçoar a vida sexual desligando os aplicativos, a partir de uma pesquisa que mostrava que quem usava mais aparelhos eletrônicos tinha uma vida sexual menos satisfatória.

Sex dices – Gratuito. Não recomendado para menores de 16 anos. Obteve entre

500.000 a 1 milhão de instalações. Jogo de dados.

https://play.google.com/store/apps/details?id=info.androidtop.sexdices&hl=pt_BR

Sexytime Dice Lite – Gratuito. Em inglês. Recomendado para maiores de 17

anos. Jogo de dados. https://itunes.apple.com/br/app/sexytime-dice-lite/id362994124?mt

(12)

Dice Amor – Gratuito. Não recomendado para menor de 16 anos. 100 mil a 500

mil instalações. Há opção de escolher preliminares, local e posição a partir dos dados.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fundices.lovedicefree&hl=pt_BR; há uma versão mais completa que é paga (500 a mil instalações):

https://market.android.com/details?id=com.fundices.lovedice

Suprem sexy dice – Gratuito. Em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e

russo. Sem restrições de idade. 100 mil a 500 mil instalações .

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.StudioEclyptik.SexyDiceEN&hl=pt_ BR

- Vibradores

Ohmibod – Aplicativo desenvolvido para casais em longa distância. Os dois

devem estar conectados pelo Google+, desta maneira um pode controlar as vibrações enviadas para um vibrador que está com o outro. http://www.ohmibod.com/app

iVibro – Gratuito. Em inglês. Produto Ucraniano. 2.460 downloads. 100 tipos de

vibração. Diz transformar o celular em vibrador.

http://m.blappstore.store.aptoide.com/app/market/adndroid.iVibro/3/986307/iVibro%20 -%20vibrator

Myvibe – Em 2009, o MyVibe, foi um dos primeiros (senão o primeiro)

aplicativo para maiores de 18 anos aprovado pela Apple, que até então tinha uma posição de não permitir qualquer aplicativo de conteúdo sexual. ( http://gizmodo.uol.com.br/testamos-o-myvibe-o-primeiro-aplicativo-de-vibrador-aprovado-pela-apple-nsfw/) - aparentemente o aplicativo não existe mais.

Sex time vibrator – A mesma função dos dois aplicativos acima, com a diferença

que é da googleplay store e os outros são da Apple. Também não foi mais localizado.

Vibrator – O aplicativo tem apenas a função de garantir a vibração contínua,

porém se o objetivo é propiciar prazer recomenda-se que seja baixado apenas por quem tem mais de 18 anos. Em inglês. 100 mil a 500 mil instalações. Depende da intensidade

(13)

de vibração do próprio aparelho, apenas garante que a vibração seja contínua.

http://apps.ape-apps.com/vibrator/;

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ape.apps.vibrator&hl=pt_BR

iBrate – Gratuito. Em inglês. Recomendado para maiores de 10 anos. Sugere-se

que ele seja usado como um massageador em qualquer lugar do corpo.

https://itunes.apple.com/br/app/ibrate-vibrate/id303822728?mt=8

Vibration Sweet – Indicado para massagens, porém o símbolo do aplicativo é o

símbolo feminino. http://amazefiles.com/pt/android-apps/vibration-sweet/

Sexy vibes – “Banido da apple store, agora disponível aqui”. Mesmo com 2

milhões de downloads. Agora ele é vendido a 1 dólar.

http://www.sexyvibesvibrator.com/. Além de vibrar, o aplicativo permite que se conecte com outras pessoas em “chat rooms”, de modo a possibilitar também a brincadeira a dois. Indicado também para pessoas que namoram a longas distâncias. O aplicativo também permite que se crie tipos de vibrações e as disponibilize para outros usuários por meio das comunidades.

- Outros jogos

Couple sex game – Pago. Não recomendado para menores de 16 anos. Em

inglês, italiano, coreano, japonês e espanhol. 100 a 500 instalação. Jogos para apimentar a vida do casal com medidor de desempenho.

https://play.google.com/store/apps/details?id=it.sharklabandroid.CoupleSexPro&hl=pt_ BR

Fifty Shades of Grey Sex Game – Inspirado (mas não afiliado) na série 50 tons

de cinza. Não está mais disponível.

Adult wheel of foreplay – Gratuito. Para maiores de 17 anos. Funciona como

uma roda da fortuna que pode ser jogada entre duas ou mais pessoas. Lembra o jogo “verdade ou desfio”. Duas pessoas são selecionadas e uma deve fazer algum tipo de ação para a/ na outra. Não está mais disponível para download.

(14)

Truth or dare – Gratuito. Recomendado para maiores de 12 anos. Funciona

como o jogo 'verdade ou desafio'. A pessoa selecionada deve escolher uma das opções (V ou D) e o aplicativo lança a pergunta ou a ação.

https://itunes.apple.com/br/app/truth-or-dare!!!-free/id332568551?mt=8 De mesmo nome há também o jogo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mangoes.truthordare&hl=pt_BR; http://truthordare.mangobird.com/ (Pago. Mais de 10 milhões de downloads.)

wank-0-meter – O aplicativo 'masturbatório', mede o desempenho das

masturbações, compara os desempenhos e propões desafios. O aplicativo calcula a partir do movimento da punheta.

http://m.wagn.store.aptoide.com/app/market/me.mga.parquimetro/237/2278120/Wank-o-meter

Sex Toy Guide by Adam and Eve – Adam and Eve é uma marca de brinquedos

eróticos. Como o nome diz é um guia para consumidores dos produtos,. Há outros aplicativos similares. http://www.9apps.com/android-apps/Sex-Toys-by-Adam-and-Eve/

Outros aplicativos

Free Sex Coupons – Gratuito. Para maiores de 17 anos. https://itunes.apple.com/br/app/free-sex-coupons/id339145945?mt=8. Oferece cupons enviados para o parceiro/a com mensagens personalizadas.

Condom Size – Pago. Em alemão e inglês. Recomendado para maiores de 17

anos. O aplicativo define que tipo e tamanho de camisinha usar, além de tutoriais. O aplicativo também localiza o tamanho do pênis em relação ao resto do planeta.

True Love Tester – Gratuito. Sem limite de idade. 100 mil a 500 mil downloads.

A maioria das calculadoras de compatibilidade utilizam o nome e a data de nascimento, este aplicativo seleciona 10 pperguntas para testar a compatibilidade.

(15)

lulu – Gratuito. Para maiores de 16 anos. 1 milhão a 5 milhões de downloads.

Aplicativo desenvolvido para garotas. Por meio do aplicativo é possível avaliar a performance dos parceiros sexuais. O parceiro tem acesso à sua avaliação. As garotas podem trocar experiências para tomar “decisões inteligentes”. As garotas respondem um questionário de múltipla escolha sobre os garotos. Os garotos podem promover seus perfis para serem avaliados e descobrir o que as garotas que eles conhecem pensam

sobre sexo e relacionamento.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.luluvise.android&hl=pt_BR;

https://onlulu.com/

Sex Facts (Kaufcom GmbH) – Gratuito. Em inglês. Recomendado para maiores

de 17 anos. Oferece fatos sobre o sexo em 4 categorias: Sex laws; Sex facts about woman; Sex facts about man; Amazing facts. https://itunes.apple.com/br/app/sex-facts/id476559063?mt=8

SexyBooth – Este aplicativos afirma que é possível ver a pessoa a sua frente nua.

Entretanto o que o aplicativo faz, e de maneira precária (segundo este site:

http://applenapps.com/laugh-at-apps/sexybooth-sexy-cam.html#.VQ5J7-EkVU8) é colar a imagem de um corpo de homem sarado ou mulher sarada sobre o corpo da pessoa a sua frente. O SexyBooth é pago. Em Inglês. Para Maiores de 17 anos.

https://itunes.apple.com/br/app/sexy-booth/id500188703?mt=8.

Sex with Glass – O aplicativo foi desenvolvido para o google glass. Sex with glass era o nome do projeto, o aplicativo atual se chama Glance. Ele permite que o casal

tenha acesso a visão dos dois simultaneamente. O vídeos não ficam hospedados em nenhum servidor, mas no aparelho de cada um, se salvos, de modo que não possam ser compartilhados e nem capturados. http://www.glanceapp.info. Até o momento é gratuito, mas o anúncio é de que em breve se tornará pago.

Snapchat – Para envio de fotos.

Além deste há outros aplicativos que afirmam manter as imagens íntimas seguras, para que não aconteçam vazamentos na internet. A estratégia é colocar senhas e “disfarçar” os aplicativos. Os mais seguros (de acordo com este site:

(16)

http://doutissima.com.br/2014/11/28/conheca-os-6-mais-seguros-aplicativos-para-fotos-intimas-14665714/) são: Gallery Lock; Best Secret Folder; Private Photo Vault; KYMS;

Vaulty; KeepSafe.

Natural Cycles – Gratuito. Em inglês e alemão. Para maiores de 12 anos.

Aplicativo para controle do período fértil da mulher. Além de avaliar o ciclo da mulher, o aplicativo também se baseia na temperatura corporal.

https://itunes.apple.com/us/app/naturalcycles-fertility-monitor/id765535549?mt=8;

https://itunes.apple.com/us/app/naturalcycles-fertility-monitor/id765535549?mt=8;

https://www.naturalcycles.com/#!ncprevention

Sex Offenders Search – Pago. Para maiores de 14 anos. Disponibiliza

informações completas sobre “criminosos sexuais” nos EUA. As buscas podem ser feitas por local, nome, localização atual.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fibercode.sexoffenderssearch

Overcoming Sex Addiction – Pago. Para maiores de 14 anos. De 100 a 500

downloads. Ensina superar o vício em sexo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.koolappz.EP77708470001

Outros produtos de interação virtual

Wakband – Pulseira geradora de energia durante a masturbação. Criada pelo

portal de vídeos pornôs “pornhub”. A pulseira gera energia com o movimento da punheta. A energia serve para carregar celulares e outros aparelhos.

http://www.pornhub.com/devices/wankband

Real touch – Sexo interativo por meio de aparelhos. O Cliente compra um

masturbador que simula uma vagina, boca ou ânus e que é conectado ao computador. No próprio site do real touch o usuário escolhe uma das mulheres contratadas pela empresa que possui um objeto em formato fálico, também ligado ao computador. Os objetos das duas partes transmitem os movimentos ao seu oposto respectivo. O aparelho também funciona com vídeos gravados, de modo que o usuário sente os movimentos realizados no vídeo. O site anuncia o serviço apenas para homens hétero, mas entre os

(17)

produtos parece haver um para mulheres hétero e outro para gays, no entanto, não há mais informações sobre isso. No ano passado a empresa anunciou que não venderia mais os aparelhos que simulavam a vagina/boca/ânus em função custos e licenças. http://www.realtouch.com/

Sites de encontros

Match.com: ParPerfeito - http://gg.parperfeito.com.br/app/registration/1

Divino Amor (para cristãos)- http://www.divinoamor.com.br/ Gencontros (gays e lésbicas) - http://www.gencontros.com.br/ Ashley Madison: para casados (em especial, mas não exclusivamente)

(18)

Bibliografia

Sites consultados

“Aplicativo do google glass ajuda a apimentar o sexo”. In: Vila Mulher. Disponível em: http://vilamulher.com.br/sexo/aplicativo-do-google-glass-ajuda-a-apimentar-o-sexo-7990.html (acesso em 08/02/2015).

“Conheça dez apps de sexo para apimentar sua relação”. ObaOba. Disponível em: http://www.obaoba.com.br/brasil/magazine/conheca-cinco-apps-de-sexo-para-apimentar-sua-relacao (acesso em 08/02/2015).

“Aplicativos sexuais para celular”. ObaOba. Disponível em: http://www.obaoba.com.br/brasil/magazine/aplicativos-sexuais-para-celular (acesso em 08/02/2015).

“Amor e sexo: 5 apps para fugir da monotonia e apimentar a relação”.

CatracaLivre. Disponível em: https://aoquadrado.catracalivre.com.br/dia-a-dia/amor-e-sexo-5-apps-para-fugir-da-monotonia-e-apimentar-a-relacao/ (acesso em 08/02/2015).

“Dia do Sexo: conheça os melhores apps para conhecer novas pessoas”. In: R7. Disponível em: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/dia-do-sexo-conheca-os-melhores-apps-para-conhecer-novas-pessoas-06092014#!/foto/1 (acesso em 08/02/2015).

“Os melhores aplicativos para apimentar a sua vida sexual”. In: AndroidPit Disponível em: http://www.androidpit.com.br/melhores-aplicativos-vida-sexual (acesso em 08/02/2015).

“Conheça 10 aplicativos para apimentar a relação”. In: Lifestyle/Geek. Disponível em: http://virgula.uol.com.br/lifestyle/geek/quer-apimentar-relacao-conheca-10-apps-que-te-ajudarao-com-isso/#img=3&galleryId=75923 (acesso em 08/02/2015).

“10 apps para melhorar a sua vida sexual”. In: El hombre. Disponível em:

http://www.elhombre.com.br/10-apps-para-melhorar-sua-vida-sexual/ (acesso em 08/02/2015).

“5 aplicativos de smartphone para melhorar sua vida sexual”. In: Dicas de

mulher. Disponível em: http://www.dicasdemulher.com.br/aplicativos-de-smartphone-para-melhorar-sua-vida-sexual/ (acesso em 08/02/2015).

“APPs para apimentar a vida sexual”. In: Love sex (Durex). Disponível em:

http://temqueserincrivel.ig.com.br/apps-para-apimentar-a-vida-sexual/ (acesso em 12/02/2015).

“Aplicativos para apimentar sua relação”. In: Divando. Disponível em:

http://divando.pop.com.br/aplicativos-apimentar-relacao/ (acesso em 12/02/2015). “8 aplicativos que ajudam a apimentar a vida sexual”. In: Gazeta online.

Disponível em:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/09/entretenimento/vida/1496243-oito-aplicativos-que-ajudam-a-apimentar-a-vida-sexual.html (acesso em 12/02/2015).

“Cinco aplicativos safadinhos para apimentar a relação”. In: Vila Mulher. Disponível em: http://teste.vilamulher.com.br/sexo/cinco-aplicativos-safadinhos-para-apimentar-a-relacao-13921.html (acesso em 12/02/2015).

(19)

“Cinco aplicativos picantes que esquentam a relação e você precisa ter no

celular”. In: CBN Foz .Disponível em:

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/02122012-1926-cinco-aplicativos-picantes-que-esquentam-a-relac%C3%A3o-e-voce-precisa-ter-no-celular (acesso em 12/02/2015).

“Conheça os aplicativos que promovem encontros casuais”. In: Na telinha. Disponível em: http://natelinha.ne10.uol.com.br/mulher/2014/09/27/conheca-os-aplicativos-que-promovem-encontros-casuais-80346.php (acesso em 12/02/2015).

“10 aplicativos para pegar mulher”. In: Manual do homem moderno. Disponível em: http://manualdohomemmoderno.com.br/tecnologia/aplicativos-para-pegar-mulher

(acesso em 12/02/2015).

“10 melhores aplicativos para paquerar”. In: Bolsa de Mulher. Disponível em:

http://www.bolsademulher.com/amor/10-melhores-aplicativos-para-paquerar (acesso em 12/02/2015).

“Apple adiciona nova categoria para 'conteúdo explícito' na app store”. In: Blog

do iPhone. Disponível em: http://blogdoiphone.com/2010/02/apple-adiciona-nova-categoria-para-conteudo-explicito-na-app-store/ (acesso em 12/02/2015).

“Apple passa a bloquear conteúdo abertamente sexual na App Store”. In:

ItouchBR. Disponível em: http://www.itouchbr.com.br/noticias/apple-passa-a-bloquear-conteudo-abertamente-sexual-na-app-store (acesso em 12/02/2015).

Referências

Documentos relacionados

Na camada de controle de acesso a autenticação e controle de acesso RBAC são modularizados por um mecanismo – intitulado Heimdall – criado para este fim,

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

  O  estudo  concentrou‐se  na  descrição  ampla  do  site  da  Conseg  (www.conseg.gov.br),  com  a  leitura  e  sistematização  dos  documentos  postados 

O condicionamento das pesquisas no Google não é um segredo, tampouco uma artimanha para enganar seus usuários, ao contrário, o condicionamento de preferências, a partir da conduta

nacionais de desenvolvimento não podem ser subestimados. Reafirmamos que os países em desenvolvimento necessitam de recursos adicionais para o desenvolvimento

A Operadora poderá realizar a coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção de meus dados pessoais e dados pessoais dos meus dependentes, incluindo, mas não se limitando as

As teses centrais que serão desdobradas no RDH são: a vulnerabilidade como ameaça ao desenvolvimento humano, devendo ser abordada de forma sistemática por meio